participantes

27
PALESTRANTES

Upload: ligia-giatti

Post on 13-Dec-2014

578 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Participantes

PALESTRANTES

Page 2: Participantes

Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede

George SiemensÉ professor e diretor do Centro de Tecnologia da Aprendizagem da Universidade de Manitoba, no Canadá, juntamente com o seu colega Stephen Downes, do Institute for Information Technology’s e-Learning Research Group (Canadá).Siemens tem explorado as possibilidades pedagógicas das novas tecnologias da informação e comunicação a través do conectivismo.

Page 3: Participantes

Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede

Stephen DownesTrabalha no National Research Council, Instituto de Tecnologia da Informação, em Moncton, New Brunswick, Canadá, onde atua como Senior Research desde 2001Downes vislumbra e aspira para um sistema de sociedade e de aprendizagem onde cada pessoa é capaz de alcançar seu pleno potencial!É conhecido por seu nesletter diário, OLDaily, que é distribuída pela web, e-mail e RSS para milhares de assinantes em todo o mundo sobre O Futuro da Aprendizagem Online (1998), Objetos de Aprendizagem (2000), Perfis de Recursos (2003), E-Learning 2.0 (2005).

Page 4: Participantes

Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede

Carolina RossiniMembro do Grupo de Cooperação em Pesquisa do Centro Berkman, onde coordena o Projeto de Cooperação Industrial.Carolina fazia parte do time brasileiro da Creative Commons da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, onde coordenou o Programa de Clínica Legal e do CC América Latina, no capítulo de Open Business, e foi professora nas disciplinas de Propriedade Intelectual e Introdução ao Direito.

Page 5: Participantes

Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede

Diego Ernesto Leal FonsecaDesde 1999 trabalha em temas relacionados com o uso da TIC (tecnologia de informação e comunicação) na EducaçãoSeu objetivo e desejo é ajudar a mudar o mundo, mediante a construção de uma nova forma de relacionarmos, como sociedade, com a aprendizagem e o conhecimento.Este espaço é uma tentativa de experimental e descobrir novas formas de construir uma verdadeira presença on-line.

Page 6: Participantes

Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede

Barbara (Bee) Dieu Professora de inglês no Lycée Pasteur – Casa Santos Dumont, escola bilíngue franco-brasileira em São Paulo. Está online desde 1997, planejando, coordenando e moderando workshops em novas mídias e desenvolvimento profissional de professores. Atualmente está envolvida em aprendizagem em redes, recursos e projetos educacionais abertos, literacia digital e educação informal. É membro do conselho consultivo do New Media Consortium Horizon Project 2009 e 2010, coordenadora do Braztesol EduTech SIG e participa ativamente de várias associações, comunidades de prática e redes nacionais/internacionais, como REA, TESOL, Braztesol, Merlot, Práxis, Webheads in Action, Edublogosfera e FLNW .

Comentarista:

Page 7: Participantes

Painel - Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem em Rede

Nilton LessaCo-criador da Moleque de Ideias, um ambiente de aprendizagem onde, desde 1996, crianças e adolescentes desenvolvem seus próprios projetos, partindo dos seus desejos e ideias e escolhendo seu próprio itinerário formativo: o que desejam aprender, quando e com quem. No mesmo ambiente, de fazer-aprender, as crianças convivem e interagem com adultos também eles envolvidos em projetos reais, como por exemplo, desenvolvimento de sistemas de precificação para o Grupo Pão de Açúcar, e muitas outras ideias que surgiram e que agradaram ao grupo.Desde 1996 está envolvido em pesquisas e aplicações de tecnologias que empoderem os indivíduos em suas capacidades de expressão, reflexão e sociabilização. Sou membro de vários grupos que refletem sobre e estão construindo novos ambientes e práticas de aprendizagem mais adequadas a uma sociedade de indivíduos autônomos. E também desde então vem se envolvendo em projetos variados relacionados à engenharia de software, do desenvolvimento de prontuários médicos eletrônicos a sistemas de auto-gestão de processos de aprendizagem.

Comentarista:

Page 8: Participantes

Painel - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade

Desescolarizada 40 anos depois)

Gil GiardelliEditor do Blog Humanidade 4.0.Editor do Blog Experts na FinancialWeb, organizador do Mundo.com, e do Manifesto DigitalCo-autor dos livros Internet – O encontro de dois mundos, e do livro e-causos.Co-founder Justmail, Gaia Creative.Coordenador dos Cursos de Inovação digital da ESPM, Startups, economia criativa e empreendedorismo na era digital.

Page 9: Participantes

Painel - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade

Desescolarizada 40 anos depois)Rafael Reinehr Médico endocrinologista em Araranguá - SC. Fundador do site literário Simplicíssimo, do portal cultural O Pensador Selvagem e Netweaver da Coolmeia, Ideias em Cooperação, uma incubadora de ideias altruístas. Nos últimos 15 anos, tem estudado o pensamento libertário e planejado modos de trazer para a prática cotidiana modelos, ferramentas e atitudes para aumentar a produção de Capital Social, de bem comum.

Page 10: Participantes

Painel - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade

Desescolarizada 40 anos depois)Edilberto SastreMestre em sociologia pela UnB. Foi Secretário de Educação em sua cidade natal. No Brasil tem atuado como professor universitário, consultor e pesquisador. Em 2006 publicou o livro "Encruzilhada da Universidade Particular: caminhos e possibilidades". Para o Ministério da Educação a pesquisa "Panorama da Produção de Conhecimento sobre Violência nas Escolas no Brasil"(2009).

Page 11: Participantes

Painel - Educação na Sociedade em Rede (Releitura de Ivan Illich e a Sociedade

Desescolarizada 40 anos depois)

Luiz de Campos JrParticipa como “netweaver” em redes de aprendizagem colaborativa, como as redes Românticos Conspiradores, a Escola de Redes e a Rede Vivo Educação.Pesquisador autônomo e autodidata da educação democrática e libertária – pai de estudante da EMEF Amorim Lima/SP – atua em grupos de apoio a escolas democráticas e projetos de educação não-formal, como os Arranjos Educativos Locais – AEL.Associado-fundador do Instituto Futuro Educação, ex-professor, ex-educador, ex-formador de professores, desistente-resistente.

Comentarista:

Page 12: Participantes

Painel - Experiências Globais de Aprendizagem em Rede

Sanghamitra IyengarFormada em Psiquiatria Social do Trabalho, tem desenvolvido por 3 décadas trabalhos nas áreas da saúde mental, deficiências e HIV na Índia e em Cingapura. Ela é diretora fundadora da Samraksha, uma organização que tem se envolvido com uma resposta global ao HIV por meio da sua prevenção desde 1993. Ela acredita na força inerente das comunidades para encontrar soluções para seus próprios problemas.O trabalho da Samraksha é desenvolvido com pessoas que trabalham na prostituição, minorias sexuais, populações rurais desfavorecidas e portadoras do vírus HIV. Em especial a Samraksha desenvolve atividades pioneiras em áreas rurais por meio de serviços de cuidados paliativos e facilitação de aprendizagem nas comunidades.

Page 13: Participantes

Painel - Experiências Globais de Aprendizagem em Rede

Wiseman JackÉ o Dean Executivo Interino do Campus Cidade CIDA e responsável por todos os programas acadêmicos, estruturas de apoio e sistemas dentro da CIDA City Campus, em Johanesburgo – África do Sul.Atualmente está doutorando na área de Educação , Formação e Desenvolvimento em North West University, Potchefstroom .Foi Gerente de Aprendizagem para o Desenvolvimento Funcional em Edcon enfocando o desenvolvimento de Pós-Graduação e programas relacionados com a liderança .

Page 14: Participantes

Painel - Experiências Globais de Aprendizagem em Rede

Reinaldo PamponetAdministrador de Empresas, ex-executivo do Citibank e da Microsoft, empreendedor social, fundador da Eletrocooperativa e Fundador-Diretor da Rede Criativa Itsnoon. Fellow Ashoka, líder Avina, membro da Rede Leader’s Quest.

Comentarista:

Page 15: Participantes

Painel - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling)

Jay CrossEstrategista internacionalmente aclamado, palestrante e designer de aprendizagem corporativa e sistemas de desempenho.Graduado da Universidade de Princeton e Harvard Business School.Atualmente é o principal executivo da Internet Time Alliance (Professional Training & Coaching industry).

Page 16: Participantes

Painel - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling)

Paul PangaroCom um background único em cibernética da linguagem, ele elabora as conversações que as pessoas precisam ter para alcançar seus objetivos, além daqueles que as empresas necessitam para se conectar e co-evolir com seus clientes.Executivo da área de tecnologia, analista de conversações, empreendedor e professor.

Page 17: Participantes

Painel - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling)

Luiz AlgarraConsultor organizacional em processos de aprendizagem informal, construção coletiva de inovação e ativação redes sociais.Membro-fundador da Papagallis, um grupo de consultores associados que trabalham pelo bem-estar humano na realização pesssoal-profissional de empresas e organizações.

Comentarista:

Page 18: Participantes

Painel - Comunidades de Aprendizagem em Rede (Communityschooling)

Volney FaustiniAdministrador de empresas, consultor e autor e sócio fundador da FIT – Faustini Inovação e Tecnologia, empresa de consultoria em Educação Corporativa. Volney é estudioso do impacto da internet na sociedade - focando nas dinâmicas sociais - tem realizado palestras e cursos para os mais diferentes públicos. Destacam-se os temas da Inovação no mundo corporativo, a compreensão da geração nascida digital, e o futuro da Administração. Sua presença on-line é percebida tanto pelo twitter, como pelos blogs: Volney Faustini (wordpress) e Meu Filho Digital (blogger). Foi pioneiro do Telemarketing no Brasil e presidente da ABT – Associação Brasileira de Teleserviços.

Comentarista:

Page 19: Participantes

Painel - Como as Pessoas Aprendem em Casa (Homeschooling)

Cleber NunesDesigner e autodidata, morador da cidade de Timóteo, interior de Minas Gerais, decepcionados com a educação escolar que seus filhos Davi e Jônatas – 13 e 14 anos, na 5ª e 6ª série, respectivamente – estavam expostos há cerca de 6 anos numa escola pública, decidiram renunciar a grande parte das atividades profissionais às quais exerciam e passaram a se dedicar integralmente à função de educadores no lar. Retiraram os filhos da escola e passaram a ensiná-los, diariamente, disciplinas nas áreas de humanas e exatas, incluindo informática, inglês e até hebraico.Como no Brasil a educação em casa não é legalizada e o abandono escolar configura crime para os responsáveis legais, em pouco tempo o Conselho Tutelar notificou o Ministério Público acerca da situação.

Page 20: Participantes

Painel - Como as Pessoas Aprendem em Casa (Homeschooling)

Samantha Hoffmann Shiraishi Jornalista, trabalha na cordenação de projetos online (com ênfase na ativação e produção de conteúdo em mídia social) desde 2006, quando deixou de trabalhar em revistas impressas, área na qual esteve por 10 anos. Escreve o Blog A Vida Como a Vida Quer Ser.

Page 21: Participantes

Painel - Como as Pessoas Aprendem em Casa (Homeschooling)

Claudio Ferraz OliverMestre em Educação pela PUC PR, especialista em Grupos Operativos pelo CEP - PR, intelectual desinstitucionalizado, especialista em gestão estratégica e controladoria, coordenador da Rede do Caminho - América Latina, autor de Economic Conspiracy - relational aspects, Amigos no Caminho - O educador e a educadora nas obras de Ivan Illich, Leo tolstoy e Paulo Freire, co autor de Serving with the Poor in Latin America. Criador do Programa "Nós na Tela" de formação e comunicação audio visual com jovens e crianças em parceria com o Canal FUTURA.

Page 22: Participantes

Painel - Como as Pessoas Aprendem em Casa (Homeschooling)

Luiz Carlos Faria da SilvaProfessor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Educação da UEM – Universidade Estadual de Maringá.Doutor em Educação pela UNICAMP.Tem 54 anos e casado com Dayane Dalquana da Silva. O casal tem dois filhos, Lucas, 12 anos e 3 meses e Júlia, 10 anos e 9 meses, ambos não foram à escola até os sete anos. Foram alfabetizados pela mãe.Aos sete, foram matriculados em escola. Estudaram por dois anos o Lucas e um ano a Júlia.Há 2 anos e meio eles não freqüentam mais a escola regular.Praticam a educação domiciliar.

Page 23: Participantes

Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede

Augusto de FrancoÉ escritor, consultor e um dos netweavers da Escola-de-Redes: uma rede de pessoas dedicada à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving.

Page 24: Participantes

Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede

Luiz AlgarraConsultor organizacional em processos de aprendizagem informal, construção coletiva de inovação e ativação redes sociais.Membro-fundador da Papagallis, um grupo de consultores associados que trabalham pelo bem-estar humano na realização pesssoal-profissional de empresas e organizações.

Page 25: Participantes

Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede

Luis Fernando GuggenbergerAtua com o Terceiro Setor nas áreas pedagógica, social, cultural, comunicação, captação de recursos, desenvolvimento institucional e gestão há 16 anosAtualmente trabalha na Vivo, operadora de telefonia móvel na área de responsabilidade sócio-ambiental, onde um dos principais projetos que netweaver é a Rede Vivo Educação.

Page 26: Participantes

Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede

Nilton LessaCo-criador da Moleque de Ideias, um ambiente de aprendizagem onde, desde 1996, crianças e adolescentes desenvolvem seus próprios projetos, partindo dos seus desejos e ideias e escolhendo seu próprio itinerário formativo: o que desejam aprender, quando e com quem. No mesmo ambiente, de fazer-aprender, as crianças convivem e interagem com adultos também eles envolvidos em projetos reais, como por exemplo, desenvolvimento de sistemas de precificação para o Grupo Pão de Açúcar, e muitas outras ideias que surgiram e que agradaram ao grupo.Desde 1996 está envolvido em pesquisas e aplicações de tecnologias que empoderem os indivíduos em suas capacidades de expressão, reflexão e sociabilização. Sou membro de vários grupos que refletem sobre e estão construindo novos ambientes e práticas de aprendizagem mais adequadas a uma sociedade de indivíduos autônomos. E também desde então vem se envolvendo em projetos variados relacionados à engenharia de software, do desenvolvimento de prontuários médicos eletrônicos a sistemas de auto-gestão de processos de aprendizagem.

Page 27: Participantes

Mega-Aquário: Sistemas Sócio-Educativos - Comunidades de Aprendizagem em Rede

Luiz de Campos JrParticipa como “netweaver” em redes de aprendizagem colaborativa, como as redes Românticos Conspiradores, a Escola de Redes e a Rede Vivo Educação.Pesquisador autônomo e autodidata da educação democrática e libertária – pai de estudante da EMEF Amorim Lima/SP – atua em grupos de apoio a escolas democráticas e projetos de educação não-formal, como os Arranjos Educativos Locais – AEL.Associado-fundador do Instituto Futuro Educação, ex-professor, ex-educador, ex-formador de professores, desistente-resistente.