apresentação escolas participantes

29
16º Encontro Regional de Dança 26 de Maio l 21.30 l Auditório dos Pimpões

Upload: evdcr

Post on 23-Jun-2015

1.263 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação Escolas participantes

16º Encontro Regional de Dança

26 de Maio l 21.30 l Auditório dos Pimpões

Page 2: Apresentação Escolas participantes

Escola Internacional de Torres Vedras

Torres Vedras

Page 3: Apresentação Escolas participantes

“Hero l Dream”

Page 4: Apresentação Escolas participantes

Sofia Inácio Nasceu em Lisboa, em 1974. Iniciou os seus estudos em dança na Escola de Dança do Conservatório

Nacional. É Licenciada pela Escola Superior de Dança na área de Produção e Composição Coreográfica. Integrou o Ballet Gulbenkian entre 1996 e 2005 onde trabalhou com inúmeros coreógrafos de renome internacional, destacando Ohad Naharin, Rui Horta, Angelin Preljocaj, Itzik Galili, Meryl Tankard, Didi Veldmanem diversos Em 1996 apresenta “Aqui” e em 2000 “Alam Jadid”. Participa na IX Quinzena da Dança de Almada/Plataforma Internacional para criadores com a peça “Alam Jadid”.

Em 2006 conclui o curso de Gestão e Produção das Artes do Espetáculo do Forumdança. No mesmo ano interpreta Sobre o amor de Sofia Silva, Segredo de Açúcar de Maria Ramos e SofiaBelchior pela companhia Dançarte, All Balance, Silêncio e Cifle de Teresa Simas. Em 2007 interpreta “Sarva” de Ana Rita Barata no Festival Paisagens Urbanas, Produtc de Rita Judas no Lugar à Dança. Trabalhou num novo projeto coreográfico de Sofia Silva “Delicado” estreado no Luxemburgo2007 capital da cultura

Em 2008 dançou Delicado de Sofia Silva apresentado no Contemporary Dance Festival of Ramalla, na Palestina e Corpo e Alma ópera contemporânea de Cristopher Bochman apresentada no Salão Nobre do Teatro S. Carlos. Realiza workshops de dança para crianças na Gulbenkian, Teatro Camões, Orfeão de Leiria, Centro Cultural Vila Flor em Guimarães.

Em 2010 criou e interpretou com Pedro Mendes GNR para inauguração da exposição a Guarda e a República no Convento do Carmo. Criou e interpretou O avesso de Pele para cerimónia de assinatura de protocolo com Unesco da criação da Casa da Terra. Deu aulas de Dança Clássica no Lisboa Ginásio Clube e Centro Helen Keller.

Page 5: Apresentação Escolas participantes

Estúdio de Danças Gecely Lima

Caldas da Rainha

Page 6: Apresentação Escolas participantes

gecely

“Lion”

Page 7: Apresentação Escolas participantes

Gecely Lima RAD RTS

Nasceu em São Paulo (Brasil), onde iniciou os seus estudos de Ballet aos 4 anos de idade. Aos 10 anos depois de ser avaliada e reconhecido o seu potencial talento para a carreira artística, recebe bolsa de estudos da mestra Halina Biernacka, polaca, radicada no Brasil. Aos 14 anos ingressa na Sociedade de Ballet de São Paulo como bailarina clássica profissional, onde dança entre outros Giselle, Les Sylphides, Concerto Nº 5 de Mozart.Com 25 anos ingressa na companhia de Ballet “Decamera” onde dança entre outros “ Valsas Nobres e Sentimentais” e Esquema de Ravel. Ainda com o Decamera Ballet acompanha o bailarino russo Goudounov na sua digressão pelo Brasil. Fez aulas de aperfeiçoamento com renomeados professores como Bill Viscont, Karen Schuwartz, Ismael Guiser, Yoko Okada e já em Portugal com Sofia Neuparth. Participou nos anos de 2005 e 2006 na Escola Superior de Dança do Curso Dança Verão de ballet clássico com a professora Natália Iananis e de dança contemporânea com a professora Sandra Correia e o professor António Carallo. Paralelamente à sua carreira artística lecionou durante 25 anos no seu Estúdio de danças em São Paulo (Brasil) e radicada em Portugal desde 1998, (tendo-lhe sido concedida a dupla nacionalidade Luso – Brasileira) com o seu Estúdio de danças em Caldas da Rainha. Após ter concluído o curso CBTS (Certificate Ballet Teachers Students), tem o direito de utilizar o título RAD RTS após o seu nome e passa a pertencer ao quadro dos professores registados da Royal Academy of Dance de Londres. A partir de 2012 o Estúdio de Danças Gecely é reconhecido como um centro de exames, nível oferecido pelo Conselho de Exames, da Royal Academy of Dance portanto passa a ser um Approved Examination Centre. Isto significa que os exames do método Royal Academy of Dance serão realizados no Estúdio de Danças Gecely, nas Caldas da Rainha tendo as alunas a possibilidade de receberem o certificado de valor internacional através de aprovação nos mesmos.

Page 8: Apresentação Escolas participantes

Estúdio Municipal de Dança de Peniche

Peniche

Page 9: Apresentação Escolas participantes

“Groove”

Page 10: Apresentação Escolas participantes

Ana João Silva

Em 1987 iniciou as aulas de dança no Estúdio Municipal de Dança de Peniche. Tendo mais tarde ingressado na Escola Superior de Dança de Lisboa, onde concluiu a licenciatura em Dança – Ramo Educação. Em 2002 inicia-se como professora de Dança, na Escola extracurricular da Nazaré ( 2003/2006) Atualmente leciona no Estúdio Municipal de Dança de Peniche e na Escola de Ballet do Hóquei Clube da Lourinhã. Em 2010 fez o curso de professores técnica Vaganova 3º e 4º graus com o professor Pedro Carneiro na EDCN. Como bailarina trabalhou com o coreógrafo e ex-bailarino da Gulbenkian Benvindo Fonseca em “Sal-capate” (2001/2002), que contou com várias apresentações em Portugal e Espanha. Com o coreógrafo e ex-bailarino da Gulbenkian César Augusto Moniz em “9Riki”(2003) que contou com várias apresentações em Portugal, Holanda e Bélgica. Como bailarina/atriz participou no musical “o assobio da cobra”(2006 Teatro S. Luiz,Lisboa),encenado por Adriano Luz, do qual faziam parte do elenco; Lia Gama, Diogo Infante, João Cabral, João Reis, entre outros. 2004/2005 fez parte da Companhia de dança de Leiria, tendo trabalhado com a coreógrafa Ana de Castro.

Page 11: Apresentação Escolas participantes

Academia de Dança de Alcobaça

Alcobaça

Page 12: Apresentação Escolas participantes

“Sem Tempo”

Page 13: Apresentação Escolas participantes

Rita Abreu • Iniciou os seus estudos de dança aos 10 anos na Academia de Dança

Contemporânea de Setúbal (ADC). Onde estudou com os professores Irina Stupina, António Rodrigues e Maria Bessa, entre outros. Pertenceu ao elenco da Pequena Companha/Little Company da ADC. Em 97 após ter efectuado o seu Exame de Performance e concluir o Curso de Formação de Bailarinos foi convidada a integrar o elenco do projecto “850 ... uma outra História”. Integrou o elenco da Companhia DançArte até 2004. Em 2004 trabalhou com a companhia de dança do Theater der Stadt Heidelberg, na Alemanha. Desde esse ano, trabalha como freelancer, destacando a sua participação no Werkstatt Tanz Schwetzingen, no projecto “Arte da Fuga” do coreografo Rui Lopes Graça e no espectaculo “Out Palacio” da companhia DançArte. Orientou diversos workshops de dança a crianças de vários níveis de ensino. Na Alemanha, trabalhou na escola Aki Kato (Mannheim) e foi professora convidada em Bensheim, Ludwigshafen e em Schwetzingen. Leccionou também Dança Contemporânea no Büggerhouse de Mannheim. De 2006 a 2010, trabalhou como professora no Lugar Presente em Viseu. Atualmente é professora na Academia de Dança de Alcobaça.

Page 14: Apresentação Escolas participantes

Sociedade Filarmónica Gualdim Pais

Escola Vocacional de Dança

Tomar

Page 15: Apresentação Escolas participantes

“Era um redondo vocábulo”

Page 16: Apresentação Escolas participantes

Margarida Ferreira

Licenciatura em Dança, Interpretação/Criação, na Escola Superior de Dança, pertencente ao Instituto Politécnico de Lisboa (de 2005 a 2008).

Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança na Escola Superior de Dança, com um projeto pedagógico sobre o tema “Dança para bebés” (de 2008 a 2010).

Docente de Técnica de Dança Clássica, Dança Contemporânea e Criativa Centro de Formação Artística, Escola Vocacional de Dança da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais em Tomar

Conferencista no Seminário Internacional DESCOBRIR A DANÇA/DESCOBRINDO ATRAVÉS DA DANÇA (1º encontro) na Faculdade de Motricidade Humana com o tema: “Dança para bebés em contexto de creche” em Novembro de 2011.

Page 17: Apresentação Escolas participantes

Colégio José Álvaro Vidal

Alverca

Page 18: Apresentação Escolas participantes

“12+1”

Page 19: Apresentação Escolas participantes

Mariana Aguiar Nasceu em 1977 e é natural de Ovar. No ano de 1995 terminou o Curso Profissional de Dança do Ballet Teatro

do Porto, tendo ingressado seguidamente na Escola Superior de Dança de Lisboa onde termina a sua licenciatura, no ramo de espetáculo no ano de 1999. No seu percurso artístico interpretou, como bailarina, peças de Jean-Paul Buchieri, Sofia Silva, Luís Damas, Rui Pinto, entre outros. No ano de 1999 faz parte integrante do Cri.acto Grupo de Dança como fundadora, coreógrafa e bailarina. No ano de 2004 é coreógrafa convidada da Escola Vocacional Dança das Caldas da Rainha, onde compõe a peça “Lírio”. Nos anos de 2009 e 2010 foi coreógrafa e bailarina do Núcleo Coreográfico X Corpos. Desde 1999 até aos dias de hoje leciona aulas de educação artística, dança contemporânea, dança criativa e iniciação ao Ballet, na Fundação CEBI, em Alverca. No ano letivo de 2010-2011 foi coordenadora técnica do Departamento do Desporto e da Cultura no Sociedade Euterpe Alhandrense. Atualmente é professora no Conservatório Regional Silva Marques e coordenadora pedagógica do curso de dança da mesma instituição.

Page 20: Apresentação Escolas participantes

Escola de DançaClara Leão

Leiria

Page 21: Apresentação Escolas participantes

“Duas canções de amor, uma de embalo e outra de bem querer”

“Duas canções de amor, uma de embalo e outra de bem querer”

Page 22: Apresentação Escolas participantes

Clara LeãoNatural do Porto, tem a Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras daUniversidade do Porto.

Diretora da Escola de Dança Clara Leão e da Companhia de Dança de Leiria.

Coreografou todos os espetáculos da Escola, alguns da CDL e um para o GED.

Coreografou também para diversas peças de teatro.

É professora de dança/área das expressões no Instituto Politécnico de Leira.

Mestranda em Arte e Educação na Universidade Aberta.

Page 23: Apresentação Escolas participantes

Orfeão de LeiriaEDOL . Escola de Dança

Leiria

Page 24: Apresentação Escolas participantes

“Sol na Sombra” l “Cordas”

“Sol na Sombra l Cordas”

Page 25: Apresentação Escolas participantes

Catarina Moreira

  Iniciou os seus estudos de dança, aos 9 anos de idade, na Escola de Dança do Orfeão de Leiria com a professora Ana Manzoni. Conclui a Licenciatura em Dança, na Escola Superior de Dança - ramo de espetáculo. Em 1997 participou como bailarina no projeto «Som do Leque» de Vasco Wellenkamp, apresentado em Macau, no âmbito do Festival de Artes de Macau. Em 1997 é admitida como bolseira da Companhia Paulo Ribeiro. Mais tarde Integrou o elenco da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo de Lisboa, sob a Direção de Vasco Wellenkamp. Leciona na Escola de Dança do Conservatório Nacional e na Escola de Dança do Orfeão de Leiria. Paralelamente, desenvolve o grupo Tilt – Núcleo Coreográfico de Leiria, um e bailarina. É neste âmbito que cria em 2004 o espetáculo «H_Tango», no qual conta com a colaboração ao vivo do duo musical Díptico Duo, e em 2005 coreografa «Spot Pot Sport». Através do Tilt, Catarina volta a trabalhar com coreógrafos convidados de renome tais como Benvindo Fonseca. Participação e criação de peças para alunos em competição, nomeadamente “Prix de Lausanne”, “Youth American Grand Prix”, “Tanz Olymp” e “Beijing Dance Competition”, as quais alcançaram vários prémios de mérito.

Page 26: Apresentação Escolas participantes

Escola Vocacional de Dança

das Caldas da Rainha

Caldas da Rainha

Page 27: Apresentação Escolas participantes

“Amnésia”

Page 28: Apresentação Escolas participantes

Isabel BarretoNasceu em Peniche em 1972. Iniciou os seus estudos em Dança aos seis anos com oprofessor José Correia na Casa da Cultura das Caldas da Rainha.É licenciada pela Escola Superior de Dança IP Lx – Ramo Espetáculo. Em 2000, como coreógrafa convidada repõe para FMH “Prelúdio Para Um Soluço” como qual participa no “Prague Danse Festival”, tendo sido a mesma premiada. Em 2002 ,com Vanda Aguiar e em parceria com Pimpões dá início à Escola Vocacional de Dançadas Caldas da Rainha onde assume a Direção Pedagógica.Em 2004, na Faculdade de Motricidade Humana participa como preletora no âmbitodo Ensino Artístico Especializado/ Escolas Vocacionais, no 1ºEncontro Nacional “ADança no Sistema Educativo Português”. Atualmente leciona na EVDCR em regime Livre e Vocacional onde continua a

assegurar Direção Pedagógica. Co-fundadora do GED, Grupo Experimental de Dança da EVDCR.

Page 29: Apresentação Escolas participantes

Agradecimentos:

PimpõesCMCRPaulo Aguiar DesignVictor Marques Lda.Gabinete Rosa BarretoNetcópia