parte 1 cláudia campos

27
Constituição do ser humano e desequilíbrio dos centros de energia

Upload: claudia-barbosa-campos

Post on 15-Jun-2015

1.256 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Parte 1   cláudia campos

Constituição do ser humano e desequilíbrio dos centros de energia

Page 2: Parte 1   cláudia campos

Espírito – Corpo Mental – Perispírito – Corpo Físico

Corpo Mental :Envoltório sutil da mente. Preside a formação do corpo

espiritual.

Page 3: Parte 1   cláudia campos

Perispírito: Corpo estruturado em bilhões de células “condensação do fluido cósmico em torno de um foco de inteligência ou alma”  

Espírito: Princípio inteligente do universo. Mantém a ligação e o equilíbrio de tudo com o comando mental, através das oscilações do pensamento.

Page 4: Parte 1   cláudia campos

Corpo vital: Duplo etérico - elo semimaterial que une o espírito à matéria. Aí circulam as forças radiantes ou ectoplasma. É destruído com a desencarnação.  

Perispírito

Corpo causal: Conta de nosso carma. Desequilíbrios circulam nesse envoltório. Doenças segundo a lei de ação e reação.

Page 5: Parte 1   cláudia campos

Questões em “O Livro dos Espíritos

135 – Há no homem outra coisa, além da alma e do corpo?- Há, o liame que une a alma e o corpo.

Page 6: Parte 1   cláudia campos

135 a - Qual é a natureza desse liame?

Semimaterial: Quer dizer, um meio termo entre a natureza do Espírito e do corpo. E isso é necessário para que eles possam comunicar-se. É por meio desse liame que o espírito age sobre a matéria, e vice-versa.O homem é assim formado de três partes essenciais:

1)O corpo ou ser material, semelhante ao dos animais e animado pelo princípio vital;2)A alma, espírito encarnado, do qual o corpo é a habitação;3)O perispírito, principio intermediário, substância semimaterial, que serve de primeiro envoltório ao espírito e une a alma ao corpo. Tais são, um fruto, a semente, a polpa e a casca.

Page 7: Parte 1   cláudia campos

150 – A alma conserva a sua individualidade após a morte?-Sim, não a perde jamais. O que seria dela se não a conservasse?

150 a – Como a alma constata a sua individualidade, se não tem mais o corpo material?-Tem um fluido que lhe é próprio, que tira da atmosfera do seu planeta e que representa a aparência da sua ultima encarnação: seu perispírito.

Page 8: Parte 1   cláudia campos

186 – Há mundos em que o espírito, deixando de viver num corpo material, só tem por envoltório o perispírito?- Sim, e esse envoltório torna-se de tal maneira etéreo, que para vós é como se não existisse; eles estão no estado de espíritos puros.

Page 9: Parte 1   cláudia campos

Funções do Perispírito

Função de Contenção:

O perispírito conterá ( no sentido de delimitar, de dar contornos e aparência) o espírito, dando-lhe forma à nossa percepção.Quando da necessidade da reencarnação, o espírito precisará delinear, organizar e delimitar o processo morfogenético, presidindo a elaboração das formas e disposições do corpo que será desenvolvido para albergá-lo.(MOB– Modelo Organizador Biológico)

Page 10: Parte 1   cláudia campos

Função de Ligação

O espírito encontra-se numa frequência muito alta enquanto a matéria ( o corpo, portanto) vibra numa frequência muito baixa.

Assim, o elemento de ligação entre eles deverá, forçosamente, ter campos ou zonas que vibrem nessas duas faixas de frequência ou, pelo menos, próximo a elas, para assim poder viabilizar a conexão.

Page 11: Parte 1   cláudia campos

O perispírito, é o eterrno espelho da mente, moldando-se de acordo com seu comando plasticizante. Contudo, tal possibilidade de alterar a indumentária perispiritual é limitada ao padrão evolutivo.O espírito só pode adequar-se perispiritualmente aos moldes que digam com suas vivências pretéritas e atuais, ou seja, com sua realidade intima.

Plasticidade

Page 12: Parte 1   cláudia campos

O perispírito, agente da alma, não deixa de ser matéria, ainda que de natureza quintessenciada. Como tal, apresenta uma certa densidade, que se relaciona com o grau de evolução da alma.A densidade perispirítica varia de indivíduo. “Nos espíritos moralmente adiantados” escreve Kardec, “é mais sutil e se aproxima da densidade dos espíritos elevados. Nos espíritos inferiores, ao contrário, aproxima-se da matéria e é o que faz os espíritos inferiores de baixa condição conservarem por muito tempo as ilusões da vida terrestre.” ( O livro dos médiuns, cap.IV – p. 94).

Densidade

Page 13: Parte 1   cláudia campos

A intensidade da luz está na razão da pureza do espírito: as menores imperfeições morais atenuam-na e enfraquecem-na. A luz irradiada por um espírito será tanto mais viva, quanto maior o seu adiantamento

Luminosidade

Page 14: Parte 1   cláudia campos

Corporeidade

O corpo perispirítico, resultante de um campo que a alma projeta, Aglutinador de recursos da natureza terrestre, surge como uma estrutura, por assim dizer, quase material, a instrumentá-lo. O espírito, tem condições de corporificar-se materialmente, de forma eventual e transitória. É o que acontece nos processos de materialização em que o espírito aglutina em seu perispírito os recursos ectoplasmáticos disponíveis, assumindo aparência material.

Page 15: Parte 1   cláudia campos

Tangibilidade

O perispírito, com o suporte ectoplasmático que lhe dê expressão física, pode tornar-se materialmente tangível, no topo ou em parte, pois tocando no corpo ectoplasmático, obviamente, toca-se no perispírito que o sustenta.

Page 16: Parte 1   cláudia campos

Os chacras, também conhecidos como "centros de força" por assim ter sido denominados na obra de Chico Xavier "Missionários da Luz" pelo espírito André Luiz, estão localizados no perispírito e duplo etérico interligando-se ao corpo físico através dos plexos nervosos, tendo como função acumular e distribuir energias fluídicas.

São na verdade os pontos de entrada e saída dessas energias, que agem no corpo físico de acordo com o seu teor. No corpo humano estão situados em sete pontos específicos e cada um possui uma determinada função, distribuindo-se na seguinte ordem e nomenclatura:

Os Centros de Força

Page 17: Parte 1   cláudia campos

O primeiro deles é o Centro Coronário – localizado no topo da cabeça, de cor branco/violeta, ligado à glândula pineal tem como função: sediar a consciência do espírito, nos liga com o plano espiritual, supervisiona outros centros vitais e também é um assimilador das energias solares.“...transmitindo aos demais centros da alma os reflexos vivos de nossos sentimentos, ideias, e ações, tanto quanto esses mesmos centros, interdependentes entre si, imprimem semelhantes reflexos nos órgãos e demais implementos de nossa constituição particular, plasmando em nós próprios os efeitos agradáveis ou desagradáveis de nossa influência e conduta.”. XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Valdo. Evolução em dois mundos. 14º ed. FEB. Brasília-DF, 1995

Page 18: Parte 1   cláudia campos

O segundo é o Centro Frontal – está no centro da testa, de cor anil, atua na glândula pituitária, é o centro do raciocínio e da visão, ordena os processos da inteligência, como a palavra, cultura, arte e o saber é responsável pela vidência, intuição, glândulas endócrinas e sistema nervoso.

Page 19: Parte 1   cláudia campos

O terceiro chamado Laríngeo localiza-se na garganta, de cor azul, está ligado à glândula tireóide. Responsável pela saúde da área fonética - auditiva e vias respiratórias, bem como pelo funcionamento da tireóide e estabilizar a voz após a puberdade.

Page 20: Parte 1   cláudia campos

Centro Cardíaco: Localizado no centro do peito é responsável pelas emoções, sentimentos, sendo bastante atingido quando acontece um desequilíbrio emocional.

A sua glândula de relacionada é a Timo.

Page 21: Parte 1   cláudia campos

Localizado na região do estômago está o Centro Gástrico, na cor amarela, regula a entrada de energia vital, a distribuição e circulação do volume sanguíneo e muitas vezes é por meio deste centro de força que temos as energias sugadas pelos obsessores.A sua glândula de relacionada é a Pâncreas.

Page 22: Parte 1   cláudia campos

Quatro dedos abaixo umbigo temos o Centro Sacro na cor alaranjada, ligado às glândulas sexuais é responsável pela assimilação e metabolização dos alimentos densos, quando desenvolvido aumenta a percepção das sensações alheias (telepatia).

Page 23: Parte 1   cláudia campos

Por fim temos o Centro Básico com a cor vermelha e está ligado às glândulas supra-renais. Este centro vital é que coordena as atividades dos órgãos de reprodução e emoções sexuais, atua diretamente na coluna vertebral, no sistema nervoso central e periférico, no aparelho urinário e reprodutor e também é responsável pela sublimação da energia sexual.

Page 24: Parte 1   cláudia campos

Manter os centros vitais em equilíbrio é fundamental para a nossa saúde e desenvolvimento espiritual.Nossos pensamentos contribuem de maneira preponderante para este equilíbrio.

Page 25: Parte 1   cláudia campos

Reorganizar os centros de força, portanto, é reformar-se moralmente, agindo de maneira cristã em todos os momentos da vida.

Page 26: Parte 1   cláudia campos
Page 27: Parte 1   cláudia campos

Muito Obrigada!!!