parceria otca / mtur ptbc / idsm · o plano de gestão da reserva de desenvolvimento sustentável...

4

Click here to load reader

Upload: vanbao

Post on 14-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Parceria OTCA / MTur PTBC / IDSM · O Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá prevê as normas para a ... - Operador de Vendas e Marketing. ... Até

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá CNPJ: 03.119.820/0003-57 ECOTURISMO – Inscrição Estadual: Isenta

Parceria OTCA / MTur – PTBC / IDSM

Ordenamento territorial onde ocorre a experiência de desenvolvimento do turismo de base comunitária. As atividades turísticas acontecem na Zona de Ecoturismo (ZET) do Setor Mamirauá, definida no Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – RDSM, conforme mapa abaixo:

Plano de manejo da área natural protegida. Detalhar como a experiência trabalhou essa área. O Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá prevê as normas para a Zona Especial de Ecoturismo – ZET, que inclui as seguintes regras gerais:

1. Só é permitida a atividade turística dentro da Zona de Manejo Especial de Ecoturismo, no

sistema de zoneamento da RDSM;

2. Só é permitida a atividade turística quando em companhia de guias locais, que devem ser

previamente treinados por órgão gestor ou co-gestor da RDSM;

3. O número máximo permitido de turistas dentro da Reserva Mamirauá será de 1000

visitantes ao ano, e este número de visitantes só poderá ser modificado mediante os

resultados de um estudo de impacto ambiental específico para este fim;

Page 2: Parceria OTCA / MTur PTBC / IDSM · O Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá prevê as normas para a ... - Operador de Vendas e Marketing. ... Até

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá CNPJ: 03.119.820/0003-57 ECOTURISMO – Inscrição Estadual: Isenta

4. É proibida a coleta de material biológico nas trilhas, lagos e canos da zona de ecoturismo

sem a prévia autorização tanto do IBAMA quanto do órgão gestor de RDSM. As eventuais

coletas para fins científicos devem ser submetidas à análise junto ao órgão gestor ou co-

gestor e autoridades competentes.

5. É proibido agredir ou interferir com qualquer espécie de fauna ou flora locais.

6. Não é permitida a visitação turística na RDSM de forma independente do Programa de

Turismo de Base Comunitária (PTBC) do IDSM, ou sem seu conhecimento, concordância e

supervisão;

7. Não é permitida a entrada de barcos, de “recreios” regionais ou de navios para fins

turísticos na área da Zona de Manejo Especial de Ecoturismo, ou mesmo em outras áreas

da RDSM em concordância com o item anterior.

Para mais informações sobre a Zona de Ecoturismo da RDSM, favor consultar o “Plano de Gestão”

da Unidade de Conservação.

Dispõe de quais recursos? (Recursos de mão de obra, econômicos, entre outros).

O IDSM disponibiliza a seguinte estrutura física para o PTBC e a Pousada Uacari: - Sede da Pousada Uacari na cidade de Tefé; - Instalações da Pousada Uacari, construídas com Recursos do Department for International Development – DFID do Governo Britânico, com obras finalizadas em 2001. Inclui 05 bangalôs com 02 quartos cada, edifício central composto de recepção, cozinha, restaurante, bar, escritório, biblioteca e sala de apresentações, flutuante para hospedagem de funcionários e depósito; - Infra estrutura de apoio logístico e operações. O IDSM disponibiliza a seguinte equipe de pessoal para o PTBC: - Coordenador do programa; - Gestor operacional da Pousada Uacari; - Técnico para qualificação profissional de funcionários e prestadores de serviços da Pousada Uacari; - Técnico em Gestão Comunitária para assessoria à Associação de Auxiliares e Guias de Ecoturismo de Mamirauá – AAGEMAM. - Zelador da estrutura da Pousada Uacari; - 02 estagiários de Ensino Médio e 01 estagiário de Ensino Superior. A Pousada Uacari possui o seguinte quadro de funcionários: - Gerente; - Coordenador de Manutenção e Lazer; - Coordenador de Camararia, Alimentos e Bebidas; - Assistente financeiro; - Assistente de transportes e logística; - Operador de Vendas e Marketing. As posições de guias locais, guias comunitários, cozinheiros, auxiliares de cozinha, camareiras, pessoal de manutenção e de monitoramento ambiental são ocupados por prestadores de serviço residentes nas comunidades ribeirinhas do Setor Mamirauá. Atualmente cerca de 40 pessoas revezam nestas posições.

Page 3: Parceria OTCA / MTur PTBC / IDSM · O Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá prevê as normas para a ... - Operador de Vendas e Marketing. ... Até

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá CNPJ: 03.119.820/0003-57 ECOTURISMO – Inscrição Estadual: Isenta

Além destes, o IDSM também disponibiliza sua equipe de RH, Finanças, Contabilidade e Operações para serviços necessários.

A Pousada Uacari possui seu próprio cronograma financeiro e desenvolveu um Plano de Negócios para os próximos 10 anos que prevê total autonomia financeira para o ano 2022. Durante este período, o IDSM ainda prevê investimentos financeiros além das verbas oriundas de vendas de pacotes turísticos, investimentos estes majoritariamente em infraestrutura.

Quais são os níveis de sustentabilidade da experiência? Nossos esforços de sustentabilidade dividem-se em duas vertentes: - Sustentabilidade Ambiental: tratamento dos dejetos (esgoto), restrição de datas de acesso à reserva para Segundas e Sextas Feiras somente (para redução das consequências de combustível na natureza), monitoramento de fauna constante, buscando fazer contagem de animais vistos nas trilhas de ecoturismo e avaliação dos impactos do ecoturismo no comportamento animal. - Sustentabilidade Sócio-Econômica: Todos os prestadores de serviço são moradores das comunidades locais. A Pousada Uacari também busca comprar frutas, verduras, legumes e peixes provenientes das comunidades da RDSM, estimulando o “fair trade”. Até o ano de 2012, a Pousada Uacari já gerou cerca de R$1,6 milhão de renda para as comunidades locais, beneficiando cerca de 80 famílias anualmente. Qual o grau de respaldo e participação tem a comunidade na gestão das atividades turísticas? (Identificação da comunidade) As comunidades locais são co-gestoras da Pousada Uacari. Semestralmente acontece prestação de contas para as comunidades, em que as contas são abertas e detalhadas, e também neste momento é decidido conjuntamente quais e como devem acontecer os principais investimentos estruturais da Pousada. O IDSM assumiu recentemente o compromisso de transferir 100% da gestão da Pousada Uacari para as comunidades nos próximos anos. Assim, o projeto de qualificação e preparação das comunidades para assumir este desafio já iniciou e então as comunidades terão 100% das decisões e benefícios das atividades de ecoturismo em suas mãos. Quais são os principais atores participantes internos e externos no desenvolvimento da atividade turística? Atores internos: IDSM, Comunidades do Setor Mamirauá da RDSM; Atores externos: instituições financiadoras (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e outros que venham a apoiar projetos esporádicos). Como são compartilhados os benefícios de todas as transações comerciais que vem da atividade turística? A Pousada Uacari possui funcionários e prestadores de serviço oriundos das comunidades da RDSM. Os prestadores de serviço estão organizados em uma associação (AAGEMAM) e esta possui um contrato de exclusividade com a Pousada Uacari para a realização de trabalhos para a prática de ecoturismo na RDSM. Toda a renda de pagamento de salários e diárias de prestação de serviços é monitorada para avaliação do impacto sócio-econômico da Pousada Uacari nas famílias da comunidades locais.

Page 4: Parceria OTCA / MTur PTBC / IDSM · O Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá prevê as normas para a ... - Operador de Vendas e Marketing. ... Até

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá CNPJ: 03.119.820/0003-57 ECOTURISMO – Inscrição Estadual: Isenta

Além disso, como informado anteriormente, a compra de produtos vegetais e peixe dos comunitários possui um impacto de renda importante e que faz com que os benefícios da atividade turística sejam maiores na RDSM. Ainda é cobrada uma taxa por turista para apoio a um fundo comunitário. Esta taxa é dividida ao final de cada ano através de projetos que beneficiem a comunidade como um todo. No desenvolvimento da atividade turística se respeitam as tradições, costumes e práticas locais ancestrais? Como?

Os prestadores de serviço da Pousada Uacari podem trabalhar no máximo 12 dias por mês, de modo que eles continuem com suas atividades tradicionais de pesca e agricultura e mantendo as tradições de subsistência das comunidades locais. Assim, o ecoturismo é uma alternativa de renda somente, e não a atividade principal.

Uma das atividades dos ecoturistas da Pousada Uacari é uma visita às comunidades, onde um guia comunitário está preparado para contar a história de ocupação da região, da formação das comunidades e da organização comunitária, além de mostrar ao turista suas tradições de modos de vida. Esta é uma maneira que se mostra eficiente em promover e valorizar as tradições locais.

Uma manifestação recente de como o ecoturismo em Mamirauá colabora com o resgate cultural ancestral é a organização da Comunidade Vila Alencar em retomar danças indígenas para a apresentação. Com o apoio da Pousada Uacari, o grupo local tem ensaiado suas danças que estavam esquecidas e já realizaram apresentações para ecoturistas. Elaboração de um inventário dos produtos turísticos

Por favor, consulte o inventário em anexo.

A experiência identificada permitiu a criação de uma visão comunitária do futuro do turismo na comunidade? Ao longo dos últimos 15 anos, a turismo foi visto pelas comunidades como uma forma alternativa eficiente de promover a geração de renda e de conservar o meio ambiente. Como co-gestores, dividem as responsabilidades com o IDSM e possuem o apoio técnico da instituição para a maioria das tomadas de decisão. Ao assumir o novo desafio da transferência de gestão integral para as comunidades locais, certamente haverá uma mudança da visão comunitária do futuro do turismo na RDSM. Ao promovermos a saída da “zona de conforto”, propomos às comunidades um grande desafio que ainda deverá ser discutido conjuntamente sobre a melhor forma para que ela aconteça.