parceria no ensino da medicina -...

5
Parceria no ensino da medicina proporciona avanços através da tecnologia de colaboração A Case Western Reserve School of Medicine e um dos seus programas, o Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, estão a inovar através da utilização dos dispositivos de colaboração Microsoft Surface Hub. Os estudantes do Lerner irão trabalhar em equipa em casos que incorporam vídeo, imagens e conteúdos escritos. No campus da universidade, estudantes de medicina e de outras disciplinas irão tirar partido das potencialidades do dispositivo para desfrutarem de um processo de aprendizagem mais interativo. Case Western Reserve University www.case.edu 5.800 colaboradores 10.000 estudantes Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, um programa da CWRU my.clevelandclinic.org 3.000 médicos e cientistas 30.000 colaboradores

Upload: trinhdang

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Parceria no ensino da medicina proporciona avanços através da tecnologia de colaboração A Case Western Reserve School of Medicine e um dos seus programas, o Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, estão a inovar através da utilização dos dispositivos de colaboração Microsoft Surface Hub. Os estudantes do Lerner irão trabalhar em equipa em casos que incorporam vídeo, imagens e conteúdos escritos. No campus da universidade, estudantes de medicina e de outras disciplinas irão tirar partido das potencialidades do dispositivo para desfrutarem de um processo de aprendizagem mais interativo.

Case Western Reserve University

www.case.edu5.800 colaboradores 10.000 estudantes

Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, um programa da CWRU

my.clevelandclinic.org3.000 médicos e cientistas30.000 colaboradores

Sediado em Cleveland, no Ohio (E.U.A.), o Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, um programa da Case Western Reserve University School of Medicine, prepara investigadores na área na medicina através de um método de aprendizagem colaborativo e centrado nos estudantes no campus da Cleveland Clinic. A universidade prepara estudantes de medicina, estomatologia e enfermagem, entre vários outros programas de formação profissional e ensino universitário.

Necessidades de Negócio Enquanto entidades pioneiras no ensino da medicina, a Cleveland Clinic e o Case Western Reserve reconhecem que a preparação dos estudantes das ciências da saúde tem de acompanhar o aumento do caráter colaborativo e interprofissional do setor dos cuidados de saúde. Trabalhando em conjunto para desenvolver um avançado Health Education Campus partilhado, a Cleveland Clinic e a Case Western Reserve University estão a elevar os padrões de preparação de profissionais de saúde através da integração da ciência, da investigação e da medicina clínica num ambiente progressivo.

O Dr. Neil Mehta, Professor Associado de Medicina e Reitor Assistente de Tecnologia Educativa do Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, descreve a forma como o CCLCM está a transformar este princípio fundamental numa realidade para os estudantes de medicina atuais. “Utilizamos um modelo chamado aprendizagem baseada em problemas, ou PBL”, afirma Mehta. “Os estudantes trabalham em grupos para resolver um caso ao longo de uma semana. Cada caso tem vários componentes

“Tínhamos de agrupar vários componentes tecnológicos para obtermos apenas metade das funcionalidades que teremos com o Surface Hub”,

—Brian Yuhnke, Designer Instrucional

da Case Western Reserve University

e os estudantes dedicam duas horas por dia aos casos. Eles criam os seus próprios objetivos de aprendizagem, partilham conhecimentos e desenvolvem soluções em conjunto”.

Embora o CCLCM utilize a tecnologia para experiências colaborativas (como a utilização do Microsoft OneDrive com blocos de notas do OneNote partilhados), algum do hardware poderia ser melhorado. “Os casos são projetados a partir de um portátil e os estudantes anotam as suas ideias e objetivos de aprendizagem num quadro analógico. Por vezes, eles tiram uma fotografia do quadro para consulta posterior, mas precisam de a adicionar a blocos de notas partilhados se a quiserem utilizar posteriormente quando estiverem a investigar os seus objetivos de aprendizagem”, afirma Mehta. “Em circunstâncias ideais, a tecnologia deve ser intuitiva e invisível, permitindo que os estudantes se concentrem na aprendizagem. Cada minuto que os estudantes dedicam à tecnologia é um minuto que poderiam dedicar à aprendizagem”. Embora também existam quadros digitais em cada sala, estes são principalmente utilizados como simples ecrãs porque a sua funcionalidade não é intuitiva.

Solução

O CCLCM pretendia estabelecer um ambiente tecnológico que fomentasse mais eficazmente a aprendizagem baseada em equipas. A instituição decidiu implementar dois dispositivos de colaboração Microsoft Surface Hub (um numa sala de PBL e outro numa sala de conferências geral) no âmbito de um projeto piloto patrocinado pela Microsoft.

O Surface Hub é um dispositivo equipado com um ecrã tátil HD de grandes dimensões, que proporciona funcionalidades integradas de videoconferência (com tecnologia do Skype para Empresas) e um quadro digital baseado no Microsoft OneNote. O dispositivo também possui o browser Microsoft Edge, que os estudantes podem utilizar ao lado do quadro numa vista de ecrã dividido. Eles poderão ver os casos PBL e outros recursos online no Edge, anotá-los e importá-

los de forma totalmente integrada para o OneNote. Trabalhando em equipa num dispositivo Surface Hub, os estudantes poderão tirar apontamentos e anotar conteúdos utilizando o quadro do OneNote, guardando o seu trabalho no armazenamento online do OneDrive para lhe acederem posteriormente em qualquer computador ou dispositivo móvel. “A utilização do Edge e do OneNote nas reuniões permite que os estudantes e o corpo docente consultem, partilhem e utilizem facilmente estes conteúdos mais tarde. Além disso, o Surface Hub suporta WiDi e a tecnologia Miracast, para que os estudantes possam realizar projeções sem fios a partir dos seus portáteis pessoais e partilharem o que aprenderam com a equipa”, afirma Mehta.

A Case Western Reserve School of Medicine está a utilizar o Surface Hub no seu programa IQ, uma sessão de aprendizagem crítica na qual grupos de oito alunos do segundo ano do curso de medicina e um facilitador se encontram periodicamente, ao longo do semestre, para avaliarem e diagnosticarem os casos que lhes são apresentados.

Brian Yuhnke, designer instrucional da universidade, acredita que a funcionalidade do Skype para Empresas que proporciona a experiência de reunião do Surface Hub será bem recebida pelos membros do corpo docente e estudantes. “Os membros do corpo docente poderão participar facilmente nas reuniões, quer estejam a trabalhar noutro local ou

“O facto de possuirmos um dispositivo que satisfaz todas as nossas necessidades de forma totalmente integrada constituirá um enorme avanço relativamente aos nossos ambientes de aprendizagem anteriores. Os estudantes podem entrar na sala de aulas e começar imediatamente a interagir”.

—Brian Yuhnke, Designer Instrucional

da Case Western Reserve University

estejam na sala de aulas”, afirma Yuhnke. No Surface Hub, as câmaras incorporadas e o conjunto de microfones que monitoriza as vozes para eliminar o ruído irão proporcionar uma experiência de alta qualidade aos participantes.

Após anos passados a juntar soluções de videoconferência, quadros digitais e soluções de apresentação, Yuhnke também está ansioso por desfrutar de uma solução que incorpora todas estas tecnologias num dispositivo de fácil utilização. “Tínhamos de agrupar vários componentes tecnológicos para obtermos apenas metade das funcionalidades que teremos com o Surface Hub”, afirma Yuhnke. “Quando a tecnologia é demasiado complicada, os estudantes voltam aos métodos de aprendizagem tradicionais. Se eliminarmos este problema através da utilização de um dispositivo simples e plenamente funcional, os estudantes não terão qualquer problema em adotá-lo para as suas tarefas.”

Vantagens Aprendizagem colaborativa em tempo real O programa IQ da Case Western Reserve’s School of Medicine utilizará dispositivos Surface Hub para permitir uma maior integração entre os participantes. “A interface multitoque permite que vários membros de um grupo ou do corpo docente interajam em simultâneo, quer estejam junto do Surface Hub ou a utilizar um dispositivo móvel interligado”, afirma Yuhnke.

Os dispositivos Surface Hub darão vida a conteúdos dos casos, como vídeos de ecocardiogramas e imagens de ressonância magnética, afirma Mehta. E ele tem planos para ir ainda mais longe. “Em vez de os estudantes terem de ler um caso, um paciente normalizado [uma pessoa preparada para assumir as características de um paciente real] poderá participar na reunião de grupo através do Skype para Empresas e falar sobre o caso em direto, o que concede uma característica muito mais real à situação”.

Os estudantes apreciam tecnologia direta e flexível A facilidade de utilização e a familiaridade do Surface Hub ajudarão todos os estudantes da Case Western Reserve a concentrarem-se mais na aprendizagem. “A verdadeira aprendizagem só é possível quando damos aos estudantes um dispositivo tecnológico com o qual eles não tenham de se preocupar”, afirma Yuhnke. “O facto de possuirmos um dispositivo que satisfaz todas as nossas necessidades de forma totalmente integrada constituirá um enorme avanço relativamente aos nossos ambientes de aprendizagem anteriores. Os estudantes podem entrar na sala de aulas e começar imediatamente a interagir”.

“Uma das vantagens da utilização deste tipo de tecnologia é a maior aproximação entre as pessoas. É possível ver e falar com todos os participantes, bem como comparar esquemas, ideias e notas em tempo real, diretamente no ecrã”.

—Chris Sheridan, Vice-Presidente de

Marketing e Comunicações da Case Western

Reserve University

A adoção imediata foi notável nos grupos do programa IQ, em que os estudantes utilizam o Surface Hub para tirar apontamentos, interagir com conteúdos baseados na Web e partilhar estas informações digitalmente. A adoção foi tão natural que os estudantes deixaram de utilizar os quadros durante as sessões IQ.

A universidade prevê que os estudantes atuais, habituados a utilizar a tecnologia em todos os aspetos da sua vida, encontrarão formas personalizadas adicionais de utilização dos dispositivos. “Depois de lhes proporcionarmos um ambiente tecnológico, eles irão descobrir formas de utilizarem o Surface Hub e de aprenderem que ultrapassarão o que tínhamos em mente”, afirma Chris Sheridan, Vice-Presidente de Marketing e Comunicações da Case Western Reserve University.

A conectividade totalmente integrada interliga as disciplinas de cuidados de saúde Em linha com a sua abordagem à medicina baseada no trabalho em equipa, o Health Education Campus irá utilizar dispositivos Surface Hub para integrar mais disciplinas na experiência PBL. “Queremos desenvolver casos em que possam participar estudantes de vários programas”, afirma Mehta. “Através da videoconferência, os nossos estudantes poderão trabalham em conjunto com estudantes dos cursos de farmácia e enfermagem para atingirem objetivos de aprendizagem”.

Redução da distância física através das funcionalidades de videoconferência integradas Os estudantes da CCLCM e da universidade podem utilizar a videoconferência do Surface Hub para trabalharem com praticamente qualquer pessoa. “Uma das vantagens da utilização deste tipo de tecnologia é a maior aproximação entre as pessoas”, afirma Sheridan. “É possível ver e falar com todos os participantes, bem como comparar esquemas, ideias e notas em tempo real, diretamente no ecrã”.

Microsoft Surface Hub O Surface Hub é um dispositivo de colaboração, concebido para maximizar as potencialidades dos grupos e equipado com software e serviços da Microsoft como o Windows 10, o OneNote e o Skype para Empresas.

Para obter mais informações sobre o Microsoft Surface Hub, visite: www.microsoft.com/surfacehub

Este caso prático destina-se apenas a fins informativos. A MICROSOFT NÃO EFETUA QUAISQUER GARANTIAS, EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS, NESTE RESUMO. Documento publicado em janeiro de 2016