parada cardio respiratória

11
PARADA CÁRDIO- RESPIRATÓRIA É o estado em que o coração ou respiração interrompe seu funcionamento normal, provocando a morte em 3 a 5 minutos. Pode ser causada por choque elétrico, afogamento, asfixia, etc.. Sintomas de Parada Respiratória : Falta de Movimentos que caracterizam a respiração; Inconsciência; Lábios, língua e unhas azulados.

Upload: santos-de-castro

Post on 01-Jun-2015

24.672 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Parada Cardio RespiratóRia

PARADA CÁRDIO-RESPIRATÓRIA

É o estado em que o coração ou respiração interrompe seu funcionamento normal, provocando a morte em 3 a 5 minutos. Pode ser causada por choque elétrico, afogamento, asfixia, etc..

Sintomas de Parada Respiratória: Falta de Movimentos que caracterizam a respiração; Inconsciência; Lábios, língua e unhas azulados.

Page 2: Parada Cardio RespiratóRia

Sintomas de Parada Cardíaca: Inconsciência; Falta de pulsação e batimentos cardíacos; Dilatação das pupilas. Palidez excessiva; Arrocheamento da pele e dos lábios.

Page 3: Parada Cardio RespiratóRia

RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR

O sistema nervoso central (cérebro) se mantém ativo devido a constante irrigação de oxigênio feita através da circulação sanguínea.A circulação sanguínea só é possível através dos movimentos rítmicos do Coração. E a oxigenação do sangue é garantida pela atividade pulmonar.

Page 4: Parada Cardio RespiratóRia

Devido a um dos efeitos da corrente elétricasobre o corpo humano tetanização (paralisia muscular provocada pela circulação da corrente através dos tecidos nervosos que controlam os músculos), poderá ocorrer uma parada cardíaca e/ ou uma parada respiratória, cessando assim o suprimento de oxigênio e sangue ao cérebro. Caso ocorra esta situação, devemos iniciar imediatamente a ressuscitação cardio-pulmonar,na tentativa de evitar danos irreparáveis ao cérebro.

RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR

Page 6: Parada Cardio RespiratóRia

O que fazer:1- Respiração boca a boca, imediatamente;

2 -Deitar a vítima de costas para o chão ou sobre uma superfície dura.

3- Retire objetos, próteses ou quaisquer corpos estranhos da boca e garganta da vítima.

4-Levante o queixo e incline a cabeça para trás.

RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR

Page 7: Parada Cardio RespiratóRia

5- Feche bem as narinas e coloque sua boca com firmeza sobre a boca da vítima. Depois sopre até o peito dela se encher.

6- Deixe o ar sair livremente e repita as operações 5 e 6 entre doze e dezoito vezes por minuto de forma uniforme e sem parar.

Page 8: Parada Cardio RespiratóRia

MASSAGEM CARDÍACA

7-Na falta de pulsação, efetuar a massagem cardíaca.

8-Braços esticados, uma mão sobre a outra, as duas sobre o peito da vítima, os dedos entrelaçados, o apoio é feito dois dedos acima da ponta do osso do centro do peito (osso externo).

Page 9: Parada Cardio RespiratóRia

9- Com o peso do corpo, fazer compressões curtas e fortes comprimindo e aliviando o músculo cardíaco, dentro do tórax, reanimando os batimentos naturais.

RÍTMO:

Para cada 10 a 15 massagens cardíacas, insuflar (soprar) duas vezes a boca da vítima, enchendo-lhe os pulmões de ar. (um socorrista)

MASSAGEM CARDÍACA

Page 10: Parada Cardio RespiratóRia

Quando forem duas pessoas a aplicar o socorro: Uma delas faz 05 compressões cardíacas; A outra faz 01 respiração boca a boca;

MASSAGEM CARDÍACA

O ciclo vai-se repetindo e em caso de cansaço elas podem trocar de posições.

Page 11: Parada Cardio RespiratóRia

BIBLIOGRAFIA

Apostilas de Treinamento CPFL.

Centro de Formação de Condutores de Campinas (LITERATUS Editora)

Corpo Humano – Fundamentos de Anatomia e Fisiologia; Gerard J. Tortora; 4ª Edição

Revista CD ROM nº 92 – Programa; Corpo Humano