para gestÃo de equipe de vendas - simplest...

36
PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS DICAS

Upload: doannhu

Post on 11-Nov-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS

DICAS

Page 2: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

IntroduçãoFazer a gestão de uma equipe de vendas não é tarefa fácil! Manter os vendedores motivados e ainda fazer análises de mercado e dos resultados das vendas exige organização, discernimento e um certo “jogo de cintura”.

Para ajudar nessa tarefa, a Meus Pedidos e o Thiago Concer fizeram uma parceria superespecial para apresentar 101 Dicas para a Gestão de Equipe de Vendas.

Essas dicas estão organizadas em alguns tópicos: gestão de equipe, métricas, remuneração do vendedor, gestão de vendas, tecnologia, prospecção, técnica de vendas, pós-vendas e o gestor. Assim fica mais fácil assimilar as sugestões e colocá-las em prática!

Boa leitura e aproveite!

Page 3: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

ÍndiceGestão de equipe 04

Métricas 09

Remuneração do vendedor 12

Gestão de vendas 15

Tecnologia 17

Prospecção 20

Técnica de vendas 23

Pós-vendas 26

Sobre a Meus Pedidos 32

Sobre Thiago Concer 34

Page 4: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

4

Page 5: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

5

Gestão de equipe

2. Sabe aquele ditado “o combinado não sai caro”? O relacionamento com os vendedores ocorre da mesma forma. Portanto, combine “as regras do jogo” antes de “entrar em campo”. Um documento com as normas da empresa assinado pelo vendedor pode

ajudar a gerar maior comprometimento. 3. Para acompanhar as atividades dos seus vendedores, é interessante estimular o uso de uma agenda compartilhada. Mas atenção, especialmente nos casos de representação comercial sem vínculo empregatício, é importante ter um cuidado adicional sobre como sugerir esse compartilhamento de informações, já que não é possível haver determinadas cobranças. Para entender como estimular esse compartilhamento de informações, confira o texto “Como o uso de uma agenda compartilhada pode potencializar as vendas”.

4. Seja um parceiro do seu representante. Identifique suas principais dificuldades no dia a dia em vendas e ajude-o a superá-las. Esse, se não o mais importante, é um dos principais papéis de um gestor comercial.

1. Após a contratação do vendedor, identifique como a sua empresa está formatada e, a partir disso, defina sua estrutura de força de vendas entre: produto/serviço; perfil de cliente ideal; território ou como estrutura complexa que envolve mais de uma dessas definições.

No livro "Vendas não ocorrem por acaso", Thiago Concer explica as diferentes formas de estruturar sua equipe de vendas. Vale a pena dar uma olhada!

Page 6: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

6

6. Apesar disso, tenha em mente que de nada adianta participar desses eventos se você não buscar utilizar os insights da palestra no seu planejamento e se não acompanhar os vendedoes. Lembre-se que cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o resultado da equipe de vendas é total reflexo das atitudes do gestor.

7. É possível criar formas lúdicas para motivação e interação da equipe de vendas. Utilizar temas para campanhas de vendas como Tropa de Elite, Corrida

de Carros e Super Heróis, por exemplo, permite a criação de diversas atividades e metáforas relacionadas aos negócios, capazes de gerar um engajamento e competitividade na equipe. Mas atenção: é indispensável que as regras fiquem claras e que todos trabalhem acima de tudo com ética e respeito aos demais companheiros de equipe.

8. Os representantes, de um modo geral, detestam fazer relatórios, por isso, você deve pensar em formas de mostrar como essas informações estão ajudando no resultado da empresa. Apenas responder o e-mail com “OK, recebido” pode ser bastante desmotivador.

9. Peça a opinião dos seus vendedores sobre quais informações eles acham que são importantes para as suas vendas e discuta com eles estratégias para otimizar essa questão.

10. Não deixe de perguntar aos seus vendedores: “o que eu posso fazer para deixar você ainda melhor?”, ou

5. Ofereça cursos e treinamentos à sua equipe de vendas e estimule a participação em eventos. Esse tipo de atividade ajuda a renovar a motivação, aprender novas técnicas de vendas e fortalecer o networking.

Se você gostou dessa dica, já pode começar a colocá-la em prática indo junto com a sua equipe ao Alcance - o evento de vendas para sua empresa. Mais informações em: www.eventoalcance.com.br

Page 7: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

7

“quais estão sendo as suas principais dificuldades durante o processo de vendas?”.

11. Ouça as respostas, reflita e busque colaborar com essas demandas quando possível ou, ao menos, dar um retorno sobre a questão levantada.

12. Alinhe as informações, as expectativas e o controle da gestão com seus representantes. Isso permitirá uma relação muito mais harmônica entre as duas partes.

13. O vendedor não gosta de ser controlado, nem de ter chefe, mas precisa ser avaliado de perto e incentivado todos os dias. Por isso, essa parceria entre os dois lados é importante. 14. Lembre-se sempre: seu vendedor precisa confiar muito em você.

15. Ações que funcionam são aquelas que “provocam”, "incomodam" e tiram o vendedor da zona de conforto.

16. Não deixe para falar com seus vendedores apenas uma vez por mês. Procure estabelecer o contato pelo menos uma vez por semana.

17. Se os seus vendedores estiverem em outras localidades, não deixe de entrar em contato por conta disso. Skype e outras plataformas online são grandes aliados nesses momentos.

18. Faça reuniões para motivar, dar exemplos e elogiar. Broncas devem ser dadas individualmente. Elogio a gente faz em público!

19. Antes de marcar diversas reuniões, tenha bem claro para você e para todos os vendedores o motivo da reunião.

20. Procure mostrar aos seus vendedores que a reunião está ligada a algo que eles sairão ganhando e que mesmo o “puxão de orelha” tem o objetivo de que eles vendam mais e melhor e, por consequência, que eles ganhem mais dinheiro.

Page 8: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

8

21. Gerentes agressivos transformam o relacionamento com os vendedores uma verdadeira guerra em que nenhum dos lados sai ganhando.

22. É necessário que o gestor líder seja uma pessoa assertiva, e uma das principais características desse perfil é saber expressar sua opinião sem tirar o direito de expressão do outro.

23. Para qualquer liderado, é importante perceber que o seu líder se importa com ele, e isso se torna claro nos feedbacks.

24. No feedback, o gestor deve levantar os pontos positivos e negativos do comportamento e dos resultados de cada vendedor e deixar claro como gostaria que ele se comportasse depois da conversa.

25. As pessoas que se sentem mais livres são mais felizes, mas para “libertar” os vendedores é necessário que eles estejam bem preparados e comprometidos com o gestor e com a empresa.

26. O gestor deve falar a mesma “linguagem” dos vendedores e ser um exemplo para eles. Se você quer que seu vendedor seja entusiasmado e focado, por exemplo, você deve ser esse espelho para ele.

27. Vendedores são muito diretos, práticos e não gostam de enrolação. Eles precisam ver e sentir para acreditarem. Bata no peito e assuma algumas “buchas”, isso mostrará que você não “foge da briga” e está com eles.

Page 9: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

9

Métricas

Page 10: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

10

Métricas

29. Não baseie suas decisões apenas no Volume de Vendas. Faça um acompanhamento da Lucratividade e procure analisar também outras métricas para identificar, efetivamente, onde é possível agir para melhorar as vendas.

30. Identifique o Ticket Médio de cada representante

para fazer projeções de venda e acompanhar o desempenho de cada vendedor.

31. Meça o Ciclo Médio de Compras dos clientes para identificar clientes mal atendidos e otimizar a agenda dos seus vendedores.

32. Acompanhe a Taxa de Abertura de Clientes para manter o seu negócio sustentável.

33. Verifique a Positivação de Clientes para identificar a eficiência dos seus vendedores. Se o cliente não comprou de sua empresa, provavelmente comprou do concorrente.

34. Analise também a Positivação de Produtos para estimular um melhor aproveitamento do mix de produtos.

28. Aplique diferentes métricas para gerenciar os resultados dos seus vendedores, acompanhe esses resultados e crie ações a partir deles.

Quer entender como aplicar essas métricas na sua empresa? Então vale dar uma olhada nessa série especial com 8 métricas essenciais para gerenciar sua equipe de vendas.

Clique aqui

Page 11: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

11

35. Acompanhe a Rentabilidade dos Pedidos para obter melhores margens de lucro.

36. Utilize as métricas não apenas para avaliar o desempenho dos seus representantes, mas também para identificar suas dificuldades e realizar uma gestão da sua equipe de forma mais próxima e proativa.

37. Crie ou solicite relatórios periódicos para analisar o desempenho da sua equipe como grupo e também individualmente. 38. Comparar metas e números é interessante para gerar competitividade entre os vendedores, mas pode ser perigoso se for mal trabalhado. Dizer (direta ou indiretamente) que o campeão de vendas é “inalcançável”, por exemplo, pode desencorajar os outros vendedores e criar um desconforto na equipe.

Page 12: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

12

Remuneração do vendedor

Page 13: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

13

Remuneração do vendedor39. A forma de compensação financeira ao vendedor deve estar alinhada à estratégia de marketing da empresa.

40. Os vendedores CLT podem ser remunerados por salário fixo ou misto, ou seja, que inclui uma parte fixa mais a comissão das vendas. Cada modelo tem vantagens e desvantagens, cabe à empresa definir qual a melhor estratégia de acordo com o tipo de produto comercializado e os diversos fatores que influenciam as vendas. 41. Nem sempre o pagamento em dinheiro é a melhor opção de reconhecimento. Bonificações com experiências, como viagens, passeio em carro de fórmula 1 ou a prática de um esporte radical têm um impacto maior na lembrança, por exemplo.

Page 14: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

14

39. A forma de compensação financeira ao vendedor deve estar alinhada à estratégia de marketing da empresa.

40. Os vendedores CLT podem ser remunerados por salário fixo ou misto, ou seja, que inclui uma parte fixa mais a comissão das vendas. Cada modelo tem vantagens e desvantagens, cabe à empresa definir qual a melhor estratégia de acordo com o tipo de produto comercializado e os diversos fatores que influenciam as vendas. 41. Nem sempre o pagamento em dinheiro é a melhor opção de reconhecimento. Bonificações com experiências, como viagens, passeio em carro de fórmula 1 ou a prática de um esporte radical têm um impacto maior na lembrança, por exemplo.

43. O pagamento do representante comercial é feito 100% por comissões que devem ser calculadas sobre o valor de mercadorias vendidas. Caso o seu representante trabalhe com várias marcas, a sua comissão deve ser compatível ou superior a das outras empresas, para que vender o seu produto seja atrativo para ele.

42. Seu modelo de comissionamento (tanto para CLTs quanto para representantes) deve levar em conta a rentabilidade dos pedidos. Pedidos mais rentáveis devem gerar comissões maiores, assim você incentiva vendas com maior margem.

A rentabilidade dos pedidos faz a total diferença nos resultados da empresa. Entenda como é fácil e importante cuidar dessa métrica no e-book "Técnicas para aumentar sua margem de lucro".

44. Esse profissional já está acostumado a ganhar por comissionamento e, muitas vezes, atende mais de uma representada. Por não ter vínculo empregatício, você deve tomar cuidado para não fazer cobranças de horários, visitas, etc.

Baixar ebook

Page 15: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

15

Gestão de vendas

Page 16: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

16

Gestão de vendas45. De vez em quando é interessante ligar para alguns clientes para saber como estão. Tem coisas que os clientes não falam para o vendedor, mas falam para o gerente.

46. Informe-se! Leia sobre assuntos relacionados ao seu segmento de atuação e também outras notícias de economia e negócios. Isso pode ser feito em revistas especializadas, jornais e mesmo pelo acompanhamento de sites sobre esses assuntos.

47. A leitura estimula a criação de ideias, a conexão com diferentes temas, a definição de estratégias, entre outros. Por isso, também é interessante “compilar” as principais informações e compartilhar com sua equipe de vendas.

48. Além das informações de mercado, é importante conhecer muito bem a sua empresa, seu nível de atendimento, seus produtos, seus concorrentes, etc. Se não há controle sobre o que nos cerca, não será possível planejar e ter resultados conscientes.

49. Não fique atrás apenas de relatórios. Busque informações práticas e percepções! Uma sugestão é fazer uma visita ao cliente com o seu vendedor ou organizar eventos entre vendedores e clientes.

50. Mostre que você está comprometido com sua equipe de vendas, seus clientes e parceiros. Eles precisam confiar em você!

Page 17: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

17

Page 18: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

18

51. Automatize ao máximo as atividades rotineiras e de organização da sua equipe de vendas para focar no relacionamento com o cliente.

52. Garanta que sua equipe de vendas está bem treinada para usar aplicativos e tecnologias específicas. Afinal, não adianta ter várias ferramentas na mão para otimizar suas vendas se poucos sabem utilizá-la.

54. Como não dá para confiar inteiramente na Internet móvel, utilize um sistema de força de vendas que permita mobilidade e agilidade ao representante, funcionando online e também offline.

55. Adote um sistema de força de vendas que permita a integração com o sistema ERP da sua empresa, para garantir maior agilidade também nos processos administrativos.

56. Na hora de escolher um sistema de força de vendas, opte por um que forneça informações que colaborem na gestão dos representantes, como gráficos em tempo real e agenda compartilhada.

57. Opte por um sistema de força de vendas que permita o controle da rentabilidade dos pedidos automaticamente. Essa função pode gerar um ótimo resultado financeiro para a empresa.

53. Utilize um sistema de força de vendas para garantir pedidos padronizados e a adequação às suas políticas comerciais.

O sistema Meus Pedidos melhora a organização do gestor e do representante. Faça um teste gratuito aqui:www.meuspedidos.com.br

58. Utilize a tecnologia a seu favor! Você pode, por exemplo, enviar o pedido aos clientes por whatsapp com o apoio de um sistema de força de vendas.

Page 19: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

19

51. Automatize ao máximo as atividades rotineiras e de organização da sua equipe de vendas para focar no relacionamento com o cliente.

52. Garanta que sua equipe de vendas está bem treinada para usar aplicativos e tecnologias específicas. Afinal, não adianta ter várias ferramentas na mão para otimizar suas vendas se poucos sabem utilizá-la.

54. Como não dá para confiar inteiramente na Internet móvel, utilize um sistema de força de vendas que permita mobilidade e agilidade ao representante, funcionando online e também offline.

55. Adote um sistema de força de vendas que permita a integração com o sistema ERP da sua empresa, para garantir maior agilidade também nos processos administrativos.

56. Na hora de escolher um sistema de força de vendas, opte por um que forneça informações que colaborem na gestão dos representantes, como gráficos em tempo real e agenda compartilhada.

57. Opte por um sistema de força de vendas que permita o controle da rentabilidade dos pedidos automaticamente. Essa função pode gerar um ótimo resultado financeiro para a empresa.

58. Utilize a tecnologia a seu favor! Você pode, por exemplo, enviar o pedido aos clientes por whatsapp com o apoio de um sistema de força de vendas.

Page 20: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

20

Prospecção

Page 21: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

21

Prospecção59. Uma prospecção bem feita é metade da venda! A história de que um bom vendedor vende para qualquer um é mito, um bom vendedor vende para quem precisa e para quem dá lucro para a empresa!

60. Faça ações de incentivo à prospecção de clientes.

61. Um exemplo de ação de incentivo à prospecção pode ser o pagamento de uma comissão diferenciada na primeira venda a um novo cliente.

62. Uma opção para aumentar a quantidade prospecção é deixar alguém responsável somente por fazer esses contatos iniciais e agendar as visitas.

63. Quanto mais você prospecta, mais a sua empresa se torna conhecida. E as pessoas adoram fazer negócios com pessoas conhecidas.

64. Deixar de fazer a prospecção pode acarretar em problemas como: falta de novos clientes, diminuição da carteira de clientes, o não conhecimento da sua empresa e não acontecimento de “vendas surpresas”.

65. Durante a prospecção, pense também naqueles clientes que faz tempo que não compram com você. Além de fazer um pós-marketing, ali pode haver uma oportunidade adormecida.

66. Feiras e convenções são ótimos lugares para fazer negócios, especialmente se as suas vendas

são segmentadas a setores específicos.

67. Antes de fazer uma abordagem, defina qual é o seu objetivo: vender ou agendar uma visita? As duas coisas são diferentes e precisam de momentos próprios.

Page 22: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

22

59. Uma prospecção bem feita é metade da venda! A história de que um bom vendedor vende para qualquer um é mito, um bom vendedor vende para quem precisa e para quem dá lucro para a empresa!

60. Faça ações de incentivo à prospecção de clientes.

61. Um exemplo de ação de incentivo à prospecção pode ser o pagamento de uma comissão diferenciada na primeira venda a um novo cliente.

62. Uma opção para aumentar a quantidade prospecção é deixar alguém responsável somente por fazer esses contatos iniciais e agendar as visitas.

69. Nas ligações, a altura, impostação, firmeza e entusiasmo da voz correspondem a quase 80% do sucesso nos agendamentos.

63. Quanto mais você prospecta, mais a sua empresa se torna conhecida. E as pessoas adoram fazer negócios com pessoas conhecidas.

64. Deixar de fazer a prospecção pode acarretar em problemas como: falta de novos clientes, diminuição da carteira de clientes, o não conhecimento da sua empresa e não acontecimento de “vendas surpresas”.

65. Durante a prospecção, pense também naqueles clientes que faz tempo que não compram com você. Além de fazer um pós-marketing, ali pode haver uma oportunidade adormecida.

66. Feiras e convenções são ótimos lugares para fazer negócios, especialmente se as suas vendas

68. Agendar visitas por telefone é mais trabalhoso, mas muito mais eficiente.

Para garantir resultados ainda melhores no agendamento por telefone, o livro "Vendas não ocorrem por acaso" do Thiago Concer, apresenta várias dicas e roteiros para não perder esses clientes!

são segmentadas a setores específicos.

67. Antes de fazer uma abordagem, defina qual é o seu objetivo: vender ou agendar uma visita? As duas coisas são diferentes e precisam de momentos próprios.

Page 23: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

23

Page 24: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

24

70. Se quisermos obter novos resultados, não podemos usar técnicas antigas.

71. Mude o foco da pergunta de “o que eu posso te vender?” para “o que meu produto/serviço pode trazer de retorno para sua empresa?”.

72. A venda ocorre por um processo de vendas e você pode treinar esse processo com os seus vendedores por meio de simulações de vendas, imaginando diversos cenários.

73. Lembre-se que quando você ou os seus vendedores forem abordar algum cliente, o principal objetivo é criar um diálogo de vendas. Ninguém vende com um monólogo.

74. Tão importante quanto a técnica, seu entusiasmo

e vontade de solucionar o problema do cliente é que irá trazer os melhores resultados.

75. Treine os seus vendedores para que eles ouçam e entendam os seus clientes, lembrando que as pessoas compram pelos motivos dela e não pelos seus motivos!

76. De um modo geral, as pessoas possuem cinco motivadores de compras: busca por lucro ou benefício; medo de perda ou prejuízo; evitar incômodo e sair da zona de conforto; busca de status; realização pessoal. Pense nisso ao treinar os vendedores.

77. Na negociação, é importante ter convicção do que está falando, inclusive na hora de apresentar o preço. Esse é um momento que muitos vendedores

Page 25: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

25

têm dificuldade. Não adianta tentar “justificar” o preço ou logo oferecer um desconto. Fale o preço e espere a reação.

78. Toda negociação é um conflito. Se você fala o preço e o cliente aceita, não existe negociação.

79. Procure não negociar no final do mês. O comprador experiente muitas vezes deixa para comprar no final do mês, pois os vendedores que não bateram a meta costumam fazer concessões maiores.

80. Dar desconto sem ter uma contrapartida não é negociar. Quando você dá desconto sem motivos claros, é difícil voltar a cobrar o preço normal.

81. Em casos de solicitações de desconto, instrua os seus vendedores a sempre pedir algo em troca, como por exemplo para o cliente aumentar o mix de produtos. Lembre-se sempre da primeira lei da negociação: “nunca dê nada por nada”.

82. Cada vez mais os compradores e vendedores estão bem treinados e informados, e as negociações estão ficando mais difíceis e as margens menores. Por isso, é importante se preparar antes de cada negociação.

83. Existem dois tipos de negociação: uma baseada na barganha, que é o clássico “choro”, e outra baseada em princípios, quando existe o interesse das duas partes em solucionar um problema de forma colaborativa. A abordagem em cada uma delas é completamente diferente.

Page 26: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

26

94. Estabeleça metas para as suas atividades diárias e também o porquê de atingi-las. Quanto mais forte o porquê, maior será o seu engajamento e seu sucesso potencial.

95. Seja otimista, mas tenha sempre um plano B. O pensamento positivo é essencial, mas você deve ter em mente que isso não significa que tudo será fácil. Por isso, o plano B é importante, ou seja, identificar diferentes ações que podem ser feitas para alcançar a meta estipulada.

96. Esteja em constante desenvolvimento e aberto a feedbacks. Saiba separar os resultados da sua pessoa quando recebe feedbacks de melhoria.

97. Seja disciplinado e tenha hábitos de sucesso. Isso envolve questões profissionais e também pessoais, como hábitos saudáveis, horário para alimentação e de sono, realização das atividades planejadas, entre outros.

98. Um gestor precisa ter e desenvolver três tipos de habilidades: a técnica, relacionada ao conhecimento técnico de vendas; a humana, para estimular as pessoas e desenvolver equipes; e a conceitual, que consiste na capacidade de elaborar estratégias e planejamentos, analisando as necessidades e consequências em longo prazo.

99. Busque um mentor. É uma pessoa que pode te orientar, que já passou por algo que

você ainda vai passar e que vai te ajudar a conquistar o que você realmente deseja.

100. Seja grato pelas coisas que você tem, pelas pessoas que se relacionam com você, por tudo que você conseguiu conquistar até hoje e pelas pequenas felicidades diárias. Esse sentimento de gratidão te conecta com o restante do mundo e é um exercício de humildade para se desenvolver e estimular a felicidade.

101. Reflita sobre essas dicas, comece a colocá-las em prática e continue buscando pelo desenvolvimento pessoal e profissional!

Page 27: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

27

84. O pós-vendas é a pré-venda, já que você prepara o seu cliente para a próxima compra. Por isso é importante estar atento às ações relacionadas a essa parte do relacionamento com o cliente.

85. Tenha uma filosofia de excelência em pós-venda. Todos da empresa são responsáveis - direta ou indiretamente - pelo pós-vendas.

86. Após o fechamento, instrua seus vendedores a deixar os números e os meios de contato muito claros para o cliente, caso ele tenha algum problema ou dúvida.

87. Depois da entrega do produto, prepare alguém da equipe para entrar em contato e saber se o cliente recebeu tudo como combinado e se

tem alguma dúvida.

88. Seja um “solucionador de problemas”. Resolva qualquer problema que o cliente possa ter com o produto ou serviço. Se não for possível resolver imediatamente, estipule uma data e a cumpra.

89. Se o cliente entrar em contato muito bravo, escute e deixe-o desabafar. Quase sempre o problema é bem mais simples do que ele descreveu. Procure saber o que ele está pensando e como quer o que o seu problema seja resolvido.

90. Separe a pessoa do problema. Muitas vezes o cliente poderá fazer agressões verbais, calúnias, exageros e generalizações. Tenha em mente que o cliente não está bravo com você, mas com a situação/problema. Por isso, aja com calma e

94. Estabeleça metas para as suas atividades diárias e também o porquê de atingi-las. Quanto mais forte o porquê, maior será o seu engajamento e seu sucesso potencial.

95. Seja otimista, mas tenha sempre um plano B. O pensamento positivo é essencial, mas você deve ter em mente que isso não significa que tudo será fácil. Por isso, o plano B é importante, ou seja, identificar diferentes ações que podem ser feitas para alcançar a meta estipulada.

96. Esteja em constante desenvolvimento e aberto a feedbacks. Saiba separar os resultados da sua pessoa quando recebe feedbacks de melhoria.

97. Seja disciplinado e tenha hábitos de sucesso. Isso envolve questões profissionais e também pessoais, como hábitos saudáveis, horário para alimentação e de sono, realização das atividades planejadas, entre outros.

98. Um gestor precisa ter e desenvolver três tipos de habilidades: a técnica, relacionada ao conhecimento técnico de vendas; a humana, para estimular as pessoas e desenvolver equipes; e a conceitual, que consiste na capacidade de elaborar estratégias e planejamentos, analisando as necessidades e consequências em longo prazo.

99. Busque um mentor. É uma pessoa que pode te orientar, que já passou por algo que

discernimento.

91. Se a sua empresa puder, deixe o vendedor de fora das ações específicas de pós-vendas. Contrate alguém para essa atividade ou crie um departamento para essa função. Sobra tempo para o vendedor vender e caso ocorra algum imprevisto, esse novo contato terá mais facilidade no relacionamento e identificação do problema.

92. Monitorar a satisfação do seu cliente é a melhor maneira de aumentar sua lucratividade, pois é mais fácil e barato vender mais para quem você já conhece do que conquistar um novo cliente.

93. Pesquisas, de satisfação ou para qualquer outra finalidade, devem ser curtas e de resultado. No caso do pós-vendas, uma pergunta simples que tem o poder de medir a satisfação do cliente é: “você nos recomendaria a um amigo?”.

você ainda vai passar e que vai te ajudar a conquistar o que você realmente deseja.

100. Seja grato pelas coisas que você tem, pelas pessoas que se relacionam com você, por tudo que você conseguiu conquistar até hoje e pelas pequenas felicidades diárias. Esse sentimento de gratidão te conecta com o restante do mundo e é um exercício de humildade para se desenvolver e estimular a felicidade.

101. Reflita sobre essas dicas, comece a colocá-las em prática e continue buscando pelo desenvolvimento pessoal e profissional!

Page 28: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

28

84. O pós-vendas é a pré-venda, já que você prepara o seu cliente para a próxima compra. Por isso é importante estar atento às ações relacionadas a essa parte do relacionamento com o cliente.

85. Tenha uma filosofia de excelência em pós-venda. Todos da empresa são responsáveis - direta ou indiretamente - pelo pós-vendas.

86. Após o fechamento, instrua seus vendedores a deixar os números e os meios de contato muito claros para o cliente, caso ele tenha algum problema ou dúvida.

87. Depois da entrega do produto, prepare alguém da equipe para entrar em contato e saber se o cliente recebeu tudo como combinado e se

tem alguma dúvida.

88. Seja um “solucionador de problemas”. Resolva qualquer problema que o cliente possa ter com o produto ou serviço. Se não for possível resolver imediatamente, estipule uma data e a cumpra.

89. Se o cliente entrar em contato muito bravo, escute e deixe-o desabafar. Quase sempre o problema é bem mais simples do que ele descreveu. Procure saber o que ele está pensando e como quer o que o seu problema seja resolvido.

90. Separe a pessoa do problema. Muitas vezes o cliente poderá fazer agressões verbais, calúnias, exageros e generalizações. Tenha em mente que o cliente não está bravo com você, mas com a situação/problema. Por isso, aja com calma e

94. Estabeleça metas para as suas atividades diárias e também o porquê de atingi-las. Quanto mais forte o porquê, maior será o seu engajamento e seu sucesso potencial.

95. Seja otimista, mas tenha sempre um plano B. O pensamento positivo é essencial, mas você deve ter em mente que isso não significa que tudo será fácil. Por isso, o plano B é importante, ou seja, identificar diferentes ações que podem ser feitas para alcançar a meta estipulada.

96. Esteja em constante desenvolvimento e aberto a feedbacks. Saiba separar os resultados da sua pessoa quando recebe feedbacks de melhoria.

97. Seja disciplinado e tenha hábitos de sucesso. Isso envolve questões profissionais e também pessoais, como hábitos saudáveis, horário para alimentação e de sono, realização das atividades planejadas, entre outros.

98. Um gestor precisa ter e desenvolver três tipos de habilidades: a técnica, relacionada ao conhecimento técnico de vendas; a humana, para estimular as pessoas e desenvolver equipes; e a conceitual, que consiste na capacidade de elaborar estratégias e planejamentos, analisando as necessidades e consequências em longo prazo.

99. Busque um mentor. É uma pessoa que pode te orientar, que já passou por algo que

discernimento.

91. Se a sua empresa puder, deixe o vendedor de fora das ações específicas de pós-vendas. Contrate alguém para essa atividade ou crie um departamento para essa função. Sobra tempo para o vendedor vender e caso ocorra algum imprevisto, esse novo contato terá mais facilidade no relacionamento e identificação do problema.

92. Monitorar a satisfação do seu cliente é a melhor maneira de aumentar sua lucratividade, pois é mais fácil e barato vender mais para quem você já conhece do que conquistar um novo cliente.

93. Pesquisas, de satisfação ou para qualquer outra finalidade, devem ser curtas e de resultado. No caso do pós-vendas, uma pergunta simples que tem o poder de medir a satisfação do cliente é: “você nos recomendaria a um amigo?”.

você ainda vai passar e que vai te ajudar a conquistar o que você realmente deseja.

100. Seja grato pelas coisas que você tem, pelas pessoas que se relacionam com você, por tudo que você conseguiu conquistar até hoje e pelas pequenas felicidades diárias. Esse sentimento de gratidão te conecta com o restante do mundo e é um exercício de humildade para se desenvolver e estimular a felicidade.

101. Reflita sobre essas dicas, comece a colocá-las em prática e continue buscando pelo desenvolvimento pessoal e profissional!

Page 29: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

29

O gestor94. Estabeleça metas para as suas atividades diárias e também o porquê de atingi-las. Quanto mais forte o porquê, maior será o seu engajamento e seu sucesso potencial.

95. Seja otimista, mas tenha sempre um plano B. O pensamento positivo é essencial, mas você deve ter em mente que isso não significa que tudo será fácil. Por isso, o plano B é importante, ou seja, identificar diferentes ações que podem ser feitas para alcançar a meta estipulada.

96. Esteja em constante desenvolvimento e aberto a feedbacks. Saiba separar os resultados da sua pessoa quando recebe feedbacks de melhoria.

97. Seja disciplinado e tenha hábitos de sucesso. Isso envolve questões profissionais e também pessoais, como hábitos saudáveis, horário para alimentação e de sono, realização das atividades planejadas, entre outros.

98. Um gestor precisa ter e desenvolver três tipos de habilidades: a técnica, relacionada ao conhecimento técnico de vendas; a humana, para estimular as pessoas e desenvolver equipes; e a conceitual, que consiste na capacidade de elaborar estratégias e planejamentos, analisando as necessidades e consequências em longo prazo.

99. Busque um mentor. É uma pessoa que pode te orientar, que já passou por algo que

você ainda vai passar e que vai te ajudar a conquistar o que você realmente deseja.

100. Seja grato pelas coisas que você tem, pelas pessoas que se relacionam com você, por tudo que você conseguiu conquistar até hoje e pelas pequenas felicidades diárias. Esse sentimento de gratidão te conecta com o restante do mundo e é um exercício de humildade para se desenvolver e estimular a felicidade.

101. Reflita sobre essas dicas, comece a colocá-las em prática e continue buscando pelo desenvolvimento pessoal e profissional!

Page 30: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

30

O gestor94. Estabeleça metas para as suas atividades diárias e também o porquê de atingi-las. Quanto mais forte o porquê, maior será o seu engajamento e seu sucesso potencial.

95. Seja otimista, mas tenha sempre um plano B. O pensamento positivo é essencial, mas você deve ter em mente que isso não significa que tudo será fácil. Por isso, o plano B é importante, ou seja, identificar diferentes ações que podem ser feitas para alcançar a meta estipulada.

96. Esteja em constante desenvolvimento e aberto a feedbacks. Saiba separar os resultados da sua pessoa quando recebe feedbacks de melhoria.

97. Seja disciplinado e tenha hábitos de sucesso. Isso envolve questões profissionais e também pessoais, como hábitos saudáveis, horário para alimentação e de sono, realização das atividades planejadas, entre outros.

98. Um gestor precisa ter e desenvolver três tipos de habilidades: a técnica, relacionada ao conhecimento técnico de vendas; a humana, para estimular as pessoas e desenvolver equipes; e a conceitual, que consiste na capacidade de elaborar estratégias e planejamentos, analisando as necessidades e consequências em longo prazo.

99. Busque um mentor. É uma pessoa que pode te orientar, que já passou por algo que

você ainda vai passar e que vai te ajudar a conquistar o que você realmente deseja.

100. Seja grato pelas coisas que você tem, pelas pessoas que se relacionam com você, por tudo que você conseguiu conquistar até hoje e pelas pequenas felicidades diárias. Esse sentimento de gratidão te conecta com o restante do mundo e é um exercício de humildade para se desenvolver e estimular a felicidade.

101. Reflita sobre essas dicas, comece a colocá-las em prática e continue buscando pelo desenvolvimento pessoal e profissional!

Page 31: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

31

94. Estabeleça metas para as suas atividades diárias e também o porquê de atingi-las. Quanto mais forte o porquê, maior será o seu engajamento e seu sucesso potencial.

95. Seja otimista, mas tenha sempre um plano B. O pensamento positivo é essencial, mas você deve ter em mente que isso não significa que tudo será fácil. Por isso, o plano B é importante, ou seja, identificar diferentes ações que podem ser feitas para alcançar a meta estipulada.

96. Esteja em constante desenvolvimento e aberto a feedbacks. Saiba separar os resultados da sua pessoa quando recebe feedbacks de melhoria.

97. Seja disciplinado e tenha hábitos de sucesso. Isso envolve questões profissionais e também pessoais, como hábitos saudáveis, horário para alimentação e de sono, realização das atividades planejadas, entre outros.

98. Um gestor precisa ter e desenvolver três tipos de habilidades: a técnica, relacionada ao conhecimento técnico de vendas; a humana, para estimular as pessoas e desenvolver equipes; e a conceitual, que consiste na capacidade de elaborar estratégias e planejamentos, analisando as necessidades e consequências em longo prazo.

99. Busque um mentor. É uma pessoa que pode te orientar, que já passou por algo que

você ainda vai passar e que vai te ajudar a conquistar o que você realmente deseja.

100. Seja grato pelas coisas que você tem, pelas pessoas que se relacionam com você, por tudo que você conseguiu conquistar até hoje e pelas pequenas felicidades diárias. Esse sentimento de gratidão te conecta com o restante do mundo e é um exercício de humildade para se desenvolver e estimular a felicidade.

101. Reflita sobre essas dicas, comece a colocá-las em prática e continue buscando pelo desenvolvimento pessoal e profissional!

Page 32: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

32

94. Estabeleça metas para as suas atividades diárias e também o porquê de atingi-las. Quanto mais forte o porquê, maior será o seu engajamento e seu sucesso potencial.

95. Seja otimista, mas tenha sempre um plano B. O pensamento positivo é essencial, mas você deve ter em mente que isso não significa que tudo será fácil. Por isso, o plano B é importante, ou seja, identificar diferentes ações que podem ser feitas para alcançar a meta estipulada.

96. Esteja em constante desenvolvimento e aberto a feedbacks. Saiba separar os resultados da sua pessoa quando recebe feedbacks de melhoria.

97. Seja disciplinado e tenha hábitos de sucesso. Isso envolve questões profissionais e também pessoais, como hábitos saudáveis, horário para alimentação e de sono, realização das atividades planejadas, entre outros.

98. Um gestor precisa ter e desenvolver três tipos de habilidades: a técnica, relacionada ao conhecimento técnico de vendas; a humana, para estimular as pessoas e desenvolver equipes; e a conceitual, que consiste na capacidade de elaborar estratégias e planejamentos, analisando as necessidades e consequências em longo prazo.

99. Busque um mentor. É uma pessoa que pode te orientar, que já passou por algo que

Sobre a Meus Pedidos

você ainda vai passar e que vai te ajudar a conquistar o que você realmente deseja.

100. Seja grato pelas coisas que você tem, pelas pessoas que se relacionam com você, por tudo que você conseguiu conquistar até hoje e pelas pequenas felicidades diárias. Esse sentimento de gratidão te conecta com o restante do mundo e é um exercício de humildade para se desenvolver e estimular a felicidade.

101. Reflita sobre essas dicas, comece a colocá-las em prática e continue buscando pelo desenvolvimento pessoal e profissional!

Page 33: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

A Meus Pedidos é uma empresa que oferece

solução em vendas para indústrias, distribuidoras

e representantes comerciais.

No mercado desde 2010 e com mais de 4,5 mil

clientes, seu foco é ajudar empresas que

buscam aumentar sua cobertura de mercado e

lucro. Somos apoiados por dois importantes

fundos de investimentos, a Monashees Capital

e a Qualcomm Ventures.

94. Estabeleça metas para as suas atividades diárias e também o porquê de atingi-las. Quanto mais forte o porquê, maior será o seu engajamento e seu sucesso potencial.

95. Seja otimista, mas tenha sempre um plano B. O pensamento positivo é essencial, mas você deve ter em mente que isso não significa que tudo será fácil. Por isso, o plano B é importante, ou seja, identificar diferentes ações que podem ser feitas para alcançar a meta estipulada.

96. Esteja em constante desenvolvimento e aberto a feedbacks. Saiba separar os resultados da sua pessoa quando recebe feedbacks de melhoria.

97. Seja disciplinado e tenha hábitos de sucesso. Isso envolve questões profissionais e também pessoais, como hábitos saudáveis, horário para alimentação e de sono, realização das atividades planejadas, entre outros.

98. Um gestor precisa ter e desenvolver três tipos de habilidades: a técnica, relacionada ao conhecimento técnico de vendas; a humana, para estimular as pessoas e desenvolver equipes; e a conceitual, que consiste na capacidade de elaborar estratégias e planejamentos, analisando as necessidades e consequências em longo prazo.

99. Busque um mentor. É uma pessoa que pode te orientar, que já passou por algo que

Experimente Grátis

Para fazer um teste gratuito por 15 dias em nosso sistema,

basta clicar abaixo.

você ainda vai passar e que vai te ajudar a conquistar o que você realmente deseja.

100. Seja grato pelas coisas que você tem, pelas pessoas que se relacionam com você, por tudo que você conseguiu conquistar até hoje e pelas pequenas felicidades diárias. Esse sentimento de gratidão te conecta com o restante do mundo e é um exercício de humildade para se desenvolver e estimular a felicidade.

101. Reflita sobre essas dicas, comece a colocá-las em prática e continue buscando pelo desenvolvimento pessoal e profissional!

Page 34: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

34

94. Estabeleça metas para as suas atividades diárias e também o porquê de atingi-las. Quanto mais forte o porquê, maior será o seu engajamento e seu sucesso potencial.

95. Seja otimista, mas tenha sempre um plano B. O pensamento positivo é essencial, mas você deve ter em mente que isso não significa que tudo será fácil. Por isso, o plano B é importante, ou seja, identificar diferentes ações que podem ser feitas para alcançar a meta estipulada.

96. Esteja em constante desenvolvimento e aberto a feedbacks. Saiba separar os resultados da sua pessoa quando recebe feedbacks de melhoria.

97. Seja disciplinado e tenha hábitos de sucesso. Isso envolve questões profissionais e também pessoais, como hábitos saudáveis, horário para alimentação e de sono, realização das atividades planejadas, entre outros.

98. Um gestor precisa ter e desenvolver três tipos de habilidades: a técnica, relacionada ao conhecimento técnico de vendas; a humana, para estimular as pessoas e desenvolver equipes; e a conceitual, que consiste na capacidade de elaborar estratégias e planejamentos, analisando as necessidades e consequências em longo prazo.

99. Busque um mentor. É uma pessoa que pode te orientar, que já passou por algo que

Sobre hiago Concer

você ainda vai passar e que vai te ajudar a conquistar o que você realmente deseja.

100. Seja grato pelas coisas que você tem, pelas pessoas que se relacionam com você, por tudo que você conseguiu conquistar até hoje e pelas pequenas felicidades diárias. Esse sentimento de gratidão te conecta com o restante do mundo e é um exercício de humildade para se desenvolver e estimular a felicidade.

101. Reflita sobre essas dicas, comece a colocá-las em prática e continue buscando pelo desenvolvimento pessoal e profissional!

Page 35: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

35

Thiago Concer é Bacharel em Relações Públicas com

estudos em Comunicação pela Universidade de

Salamanca, na Espanha. Possui estudos pela Academia

Européia de Negócios em Madri (Espanha), extensão em

Formação Executiva em Marketing de Varejo, extensão

em Gestão de Vendas e é Pós-Graduado em Gestão de

Comunicação e Marketing pela USP/ São Paulo.

A experiência de Thiago Concer como representante

comercial, vendedor porta a porta, gerente de marketing e

gerente comercial, aliada à habilidade de comunicação

única e estudos aprofundados em técnicas e

comportamento dos vendedores, transformam seus

cursos e palestras em um dos mais requisitados do Brasil.

94. Estabeleça metas para as suas atividades diárias e também o porquê de atingi-las. Quanto mais forte o porquê, maior será o seu engajamento e seu sucesso potencial.

95. Seja otimista, mas tenha sempre um plano B. O pensamento positivo é essencial, mas você deve ter em mente que isso não significa que tudo será fácil. Por isso, o plano B é importante, ou seja, identificar diferentes ações que podem ser feitas para alcançar a meta estipulada.

96. Esteja em constante desenvolvimento e aberto a feedbacks. Saiba separar os resultados da sua pessoa quando recebe feedbacks de melhoria.

97. Seja disciplinado e tenha hábitos de sucesso. Isso envolve questões profissionais e também pessoais, como hábitos saudáveis, horário para alimentação e de sono, realização das atividades planejadas, entre outros.

98. Um gestor precisa ter e desenvolver três tipos de habilidades: a técnica, relacionada ao conhecimento técnico de vendas; a humana, para estimular as pessoas e desenvolver equipes; e a conceitual, que consiste na capacidade de elaborar estratégias e planejamentos, analisando as necessidades e consequências em longo prazo.

99. Busque um mentor. É uma pessoa que pode te orientar, que já passou por algo que

você ainda vai passar e que vai te ajudar a conquistar o que você realmente deseja.

100. Seja grato pelas coisas que você tem, pelas pessoas que se relacionam com você, por tudo que você conseguiu conquistar até hoje e pelas pequenas felicidades diárias. Esse sentimento de gratidão te conecta com o restante do mundo e é um exercício de humildade para se desenvolver e estimular a felicidade.

101. Reflita sobre essas dicas, comece a colocá-las em prática e continue buscando pelo desenvolvimento pessoal e profissional!

Page 36: PARA GESTÃO DE EQUIPE DE VENDAS - simplest …simplest-marketing.s3.amazonaws.com/ebooks/101-dicas-para-gestao... · cada gestor tem a equipe que merece e que em 80% dos casos o

meuspedidos.com.br thiagoconcer.com.br