equipe shinobii

6
´´ Nosso Patrimônio Cultural ´´ Desafio 2 Grupo Shinobii

Upload: claudia-burihan

Post on 15-Apr-2017

132 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Equipe Shinobii

´´ Nosso Patrimônio Cultural ´´

Desafio 2 Grupo Shinobii

Page 2: Equipe Shinobii

Com 325 metros de altura, o morro oferece uma vista privilegiada de toda a enseada de Caraguatatuba e São Sebastião, além de boa parte de Ilhabela. Há uma plataforma de voo para quem salta de asa delta e parapente e é um dos locais mais apreciados por quem pratica voo livre.

Materiais: Ferro; Concreto; Pedras; tintas branca, vermelha, preto.

Morro do Santo Antônio

Page 3: Equipe Shinobii

O Relógio do Sol que está na Praça Cândido Mota foi construído há 39 anos, quando das comemorações do centenário da cidade. O monumento representa o marco zero da cidade e tem cravado o mapa da cidade. Os dizeres, em latim "Hohas non numero nisi serenas", significa "Só marco as horas serenas da vida“.

Materiais: Ferro; Concreto; Pedras; Tinta branca; Azulejos de época

Relógio de Sol

Page 4: Equipe Shinobii

Na mesma Praça encontra-se um dos mais característicos monumentos da cidade, primeiro da fase republicana e um dos mais significativos para os que aqui residem.

Um obelisco, marco inicial de uma nova fase de saneamento básico em Caraguatatuba, com distribuição de água encanada, ainda que não tratada, cuja inauguração deu-se pelo Presidente do Estado de São Paulo, Altino Arantes, em 1919, em visita ao Litoral Norte Paulista.

A partir de então, os costumes da cidade passaram por uma revolução: “as latas de banha” usadas no transporte de água para as residências foram sendo substituídas pelas torneiras domésticas.

Materiais: Ferro; Concreto; Pedras; Tintas branca, azul; Torneira de metal.

Obelisco Torneira

Page 5: Equipe Shinobii

O primeiro coreto foi construído na década de 1930 por Dona Belmira Nepomuceno. A pracinha necessitava de um espaço para as apresentações dos festejos populares. Em 1971, na gestão do então Prefeito Silvio Luiz dos Santos, o antigo coreto foi demolido e substituído por um novo.

Em 2005, foi reformado ganhando um novo visual. Toda a reforma teve como objetivo preservar um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade que durante décadas tem sido o local de encontro da comunidade, onde ocorrem muitos eventos culturais, como a apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes.

Materiais: Ferro; Concreto; Pedras; tintas branca, azul; Grades de metal; Madeira; Telhas.

Praça do Coreto

Page 6: Equipe Shinobii

Em 1941, juntamente com o término da construção do Grupo Escolar, foram plantadas duas Palmeiras Imperiais, no terreno do antigo Grupo Escolar, hoje Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos, pelo Sr. Francisco D'Onófrio, a pedido do então Prefeito, Bráulio Pereira Barreto.

Atualmente, há somente uma palmeira, que mede mais de 20 metros de altura e é apreciada por quem passa pelo local. A outra, localizada na esquina com a rua Paul Harris, caiu às 9h30 do dia 15 de março de 2010, devido às fortes ventanias em dois dias seguidos (o conhecido Vento Noroeste), que segundo o CPTEC Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) chegaram há 120km/h.

Palmeira Imperial