papel do profissional da enfermagem do trabalho na saúde do trabalhador

3
Papel do profissional da enfermagem do trabalho na saúde do trabalhador Profª Luana Habibe O Especialista Técnico em Enfermagem do Trabalho dominará o contexto legal da sua prática profissional, informando e orientando pessoas sobre os riscos de doenças ocupacionais e profissionais existentes, e apresentando meios, técnicas e treinamentos adequados à prevenção e controle. Como integrante de uma instituição, desenvolverá suas atividades profissionais participando no desenvolvimento de programas voltados para grupos de risco (hipertensos, alcoólatras, obesos, diabéticos, etc) e em trabalho familiar de forma integrada e ética, em equipes multidisciplinares de saúde e segurança do trabalho e com demais profissionais envolvidos nos ambientes da empresa/instituição. O Especialista Técnico em Enfermagem do Trabalho deverá apresentar bom relacionamento interpessoal, responsabilidade, iniciativa, senso de observação acurado, capacidade de autogestão e autocontrole. A sua prática profissional estará pautada na observação dos princípios éticos e legais da profissão, no respeito ao cliente, à equipe multidisciplinar, nas normas de biossegurança e segurança no trabalho. OBJETIVOS Executar enfermagem do Trabalho através de ações preventivas e curativas de modo técnico e científico, visando à saúde do trabalhador. Participar, com o Enfermeiro, no nível de sua qualificação:

Upload: renata-cristina

Post on 30-Jun-2015

2.722 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Papel do profissional da enfermagem do trabalho na saúde do trabalhador

Papel do profissional da enfermagem do trabalho na saúde do trabalhador

Profª Luana Habibe

O Especialista Técnico em Enfermagem do Trabalho dominará o contexto legal da sua prática profissional, informando e orientando pessoas sobre os riscos de doenças ocupacionais e profissionais existentes, e apresentando meios, técnicas e treinamentos adequados à prevenção e controle.

Como integrante de uma instituição, desenvolverá suas atividades profissionais participando no desenvolvimento de programas voltados para grupos de risco (hipertensos, alcoólatras, obesos, diabéticos, etc) e em trabalho familiar de forma integrada e ética, em equipes multidisciplinares de saúde e segurança do trabalho e com demais profissionais envolvidos nos ambientes da empresa/instituição.

O Especialista Técnico em Enfermagem do Trabalho deverá apresentar bom relacionamento interpessoal, responsabilidade, iniciativa, senso de observação acurado, capacidade de autogestão e autocontrole.

A sua prática profissional estará pautada na observação dos princípios éticos e legais da profissão, no respeito ao cliente, à equipe multidisciplinar, nas normas de biossegurança e segurança no trabalho.

 OBJETIVOS

Executar enfermagem do Trabalho através de ações preventivas e curativas de modo técnico e científico, visando à saúde do trabalhador.

Participar, com o Enfermeiro, no nível de sua qualificação:

1. No planejamento, programação e orientação das atividades de enfermagem do trabalho;

2. No desenvolvimento e execução de programas de controle das doenças transmissíveis e não transmissíveis e vigilância epidemiológica dos trabalhadores;

3. No desenvolvimento e execução de programas de avaliação da saúde do trabalhador;

4. Na execução dos programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e doenças profissionais;

5. Nas inspeções ambientais de trabalho;

Page 2: Papel do profissional da enfermagem do trabalho na saúde do trabalhador

6. Executar todas as atividades de enfermagem do trabalho;

7. Integrar a equipe de saúde do trabalhador.

 

O Profissional

O Especialista Técnico em Enfermagem do Trabalho é o profissional com formação Técnica em Enfermagem que atuará, por força de lei, em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais, como integrante dos serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho, co-participando com o enfermeiro no planejamento, programação, orientação e execução das atividades de enfermagem do trabalho, nos três níveis de prevenção, integrando a equipe de saúde do trabalhador.

O técnico em Enfermagem do Trabalho irá exercer ações de enfermagem nos níveis de promoção, prevenção e reabilitação ao trabalhador, cabendo-lhe:

Controlar o absenteísmo (falta ao trabalho) por motivo de doença; Prevenir doenças ocupacionais; Promover a educação sanitária individual e coletiva dentro do modelo

de atenção à saúde preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS); Compreender o processo saúde-doença para intervir com ações de

preservação e implementação de programas educativos envolvendo a saúde; Fazer uso do conhecimento epidemiológico para atuar na atenção de

uma saúde que propicie melhor qualidade de vida e condição de cidadania; Reconhecer o seu papel técnico, político, social e ético para melhor

desempenharem suas atividades profissionais.

Para atender às necessidades inerentes à sua função, o Especialista Técnico em Enfermagem do Trabalho participará com o Enfermeiro na elaboração de projetos e aplicará análises de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, incluindo estratégias de controle e sugerindo mudanças necessárias para identificar riscos que possam resultar em doenças ocupacionais além de auxiliar a elaboração e execução de projetos para investigação sobre saúde do trabalhador, para promover a educação na prevenção de acidentes, de doenças ocupacionais e de treinamento relacionado à prevenção da saúde do trabalhador.

O Especialista Técnico em Enfermagem do Trabalho dominará o contexto legal da sua prática profissional, informando e orientando pessoas sobre os riscos de doenças ocupacionais e profissionais existentes e apresentando meios, técnicas e treinamentos adequados à prevenção e controle.