papa francesco cotidie 20150109

2
A Santa Sé PAPA FRANCISCO MEDITAÇÕES MATUTINAS NA SANTA MISSA CELEBRADA NA CAPELA DA DOMUS SANCTAE MARTHAE Corações endurecidos Sexta-feira, 9 de Janeiro de 2015 Publicado no L'Osservatore Romano, ed. em português, n. 3 de 15 de Janeiro de 2015 Um coração endurecido não consegue compreender nem sequer os maiores milagres. Mas «como endurece um coração?». Perguntou o Papa Francisco durante a missa celebrada na manhã de 9 de Janeiro, em Santa Marta. Os discípulos, lê-se no trecho litúrgico do Evangelho de Marcos (6, 45-52), «não compreenderam o milagre dos pães: os seus corações estavam endurecidos». E no entanto, explicou Francisco, «os apóstolos eram os amigos mais íntimos de Jesus. Mas não entendiam». Embora tenham assistido ao milagre, «visto que aquela multidão — mais de cinco mil — comeu com cinco pães» não compreenderam. «Por quê? Porque os seus corações estavam endurecidos». Muitas vezes Jesus «fala da dureza do coração no Evangelho», repreende o «povo de cerviz dura», chora sobre Jerusalém «que não entendeu quem Ele é». O Senhor confronta-se com essa dureza: «Jesus realizou muito trabalho — frisou o Papa — para tornar os corações mais dóceis, sem durezas, amoroso». Um «trabalho» que continua depois da ressurreição, com os discípulos de Emaús e muitos outros. Mas — perguntou o Pontífice — «como endurece um coração? Como é possível que as pessoas que estavam sempre com Jesus, todos os dias, que o ouviam e viam... e os seus corações estavam endurecidos. Mas de que modo um coração se torna assim?». E contou: «Ontem perguntei ao meu secretário: Diz-me, como um coração endurece? E ele ajudou-me a reflectir

Upload: pauloroldao

Post on 25-Sep-2015

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Meditação do Papa

TRANSCRIPT

  • A Santa S

    PAPA FRANCISCO

    MEDITAES MATUTINASNA SANTA MISSA CELEBRADANA CAPELA DA DOMUS SANCTAE MARTHAE

    Coraes endurecidosSexta-feira, 9 de Janeiro de 2015

    Publicado no L'Osservatore Romano, ed. em portugus, n. 3 de 15 de Janeiro de 2015

    Um corao endurecido no consegue compreender nem sequer os maiores milagres. Mascomo endurece um corao?. Perguntou o Papa Francisco durante a missa celebrada namanh de 9 de Janeiro, em Santa Marta.

    Os discpulos, l-se no trecho litrgico do Evangelho de Marcos (6, 45-52), no compreenderamo milagre dos pes: os seus coraes estavam endurecidos. E no entanto, explicou Francisco,os apstolos eram os amigos mais ntimos de Jesus. Mas no entendiam. Embora tenhamassistido ao milagre, visto que aquela multido mais de cinco mil comeu com cinco pesno compreenderam. Por qu? Porque os seus coraes estavam endurecidos.

    Muitas vezes Jesus fala da dureza do corao no Evangelho, repreende o povo de cervizdura, chora sobre Jerusalm que no entendeu quem Ele . O Senhor confronta-se com essadureza: Jesus realizou muito trabalho frisou o Papa para tornar os coraes mais dceis,sem durezas, amoroso. Um trabalho que continua depois da ressurreio, com os discpulosde Emas e muitos outros.

    Mas perguntou o Pontfice como endurece um corao? Como possvel que as pessoasque estavam sempre com Jesus, todos os dias, que o ouviam e viam... e os seus coraesestavam endurecidos. Mas de que modo um corao se torna assim?. E contou: Ontemperguntei ao meu secretrio: Diz-me, como um corao endurece? E ele ajudou-me a reflectir

  • sobre isto. Eis ento a indicao de uma srie de circunstncias com as quais cada um podeconfrontar a prpria experincia.

    Antes de tudo, disse Francisco, o corao endurece-se por experincias dolorosas, duras.Outro motivo que faz endurecer o corao o fechamento: construir um mundo em si mesmo.Trata-se de um fechamento gerado pelo orgulho, pela suficincia, pelo pensamento que somosmelhores do que os outros, ou tambm pela vaidade. Algumas pessoas vivem fechadas eolham s para si mesmas, continuamente. Poderiam ser definidas narcisistas religiosas. Umulterior motivo de endurecimento do corao a insegurana. Atitude tpica de quantos somuito apegados letra da lei. Como acontecia com os fariseus, explicou o Pontfice.

    Eis a resposta pergunta inicial. De facto, o corao endurece-se quando no livre, e se no livre porque no ama. Conceito expresso na primeira leitura da liturgia do dia (1 Jo 4, 11-18),na qual o apstolo fala do amor perfeito que afugenta o temor. Com efeito, no amor no htemor, porque o temor supe um castigo e quem teme no perfeito no amor. No livre. Sentesempre o temor que acontea algo de doloroso, de triste, que o leva a estar mal na vida ou apr em risco a salvao eterna. O corao dos discpulos, explicou o Papa, estava endurecidoporque ainda no tinham aprendido a amar.

    Quem nos ensina a amar? Quem nos liberta da dureza? S o Esprito Santo o pode fazer,esclareceu Francisco. Podes fazer mil cursos de catequese, de espiritualidade, ioga, zen, etc.,mas tudo isto nunca ser capaz de te dar a liberdade de filho.

    E concluiu: peamos ao Senhor a graa de ter um corao dcil. Que ele nos salve daescravido do corao endurecido e nos acompanhe na bonita liberdade do amor perfeito, aliberdade dos filhos de Deus, que s o Esprito Santo pode conceder.

    Copyright - Libreria Editrice Vaticana

    2