paisagismo ii

45
CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PAISAGISMO II PAVIMENTAÇÃO ACADÊMICOS KIM POESTCH MÁRCIA BEATRIS FERREIRA ROGÉRIO PETER SETEMBRO 2012 PROFESSOR RICARDO BROD

Upload: arquitetura-e-urbanismo-ucpel

Post on 26-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Seminário - Composição Paisagística

TRANSCRIPT

Page 1: Paisagismo II

CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PAISAGISMO II

PAVIMENTAÇÃO

ACADÊMICOS

KIM POESTCH

MÁRCIA BEATRIS

FERREIRA

ROGÉRIO PETER

SETEMBRO 2012

PROFESSOR

RICARDO BROD

Page 2: Paisagismo II

Pavimentos Urbanos

As vias urbanas constituem-se basicamente de duas partes diferenciadas pelas funções:

- O leito carroçável: destinado ao trânsito de veículos e ao escoamento das águas pluviais.

- Os passeios: adjacentes ou não ao leito carroçável, destinados ao trânsito de pedestres e limitados pelo conjunto meio-fios.

Page 3: Paisagismo II

Tipos de pavimentos

Page 4: Paisagismo II

- Saibro; - Granitina Lavada; - Ladrilho Hidráulico; - Ladrilho Hidrúlico Tátil; - Cubos de Granito; - Basalto; - Pedra Portuguesa; - Pisos Intertravados de Concreto; - Placa Pré-moldada; - Concreto Moldado “in loco”; - Concreto Estampado; - Ecopavimento Permeável; - Ecopavimento Ecológico; - Concreto Permeável; - Pavieco; - Sigisolo; - Pavimento Asfáltico.

Neste trabalho vamos abordar 17 tipos de pavimentos existentes

Page 5: Paisagismo II

Ou terra batida é o nome que se dá a um dos três principais tipos de superfícies que se utiliza. Este tipo de piso é tradicionalmente preparado com uma mistura de areia, pedra e argila e possui uma cor alaranjada, podendo entretanto ser preparado com uso de outras substâncias como o saibro verde utilizado em alguns torneios estadunidenses ou o saibro azul que foi utilizado pela primeira vez no Aberto de Madri. Tradicionalmente é a superfície preferida dos países latinos: França, Argentina, Brasil, Chile, Espanha e Itália.

Saibro

Page 6: Paisagismo II

É utilizada para pisos externos, revestimentos

de paredes e fachadas, ressaltando a elegância e a

versatilidade deste produto, em diversas cores ou

combinações. Possuem como vantagem o aumento de

impermeabilidade e de resistência a intempérie. São

executadas in loco em placas 1,00 x 1,00; 1,50 x 1,50

ou em forma de lajotas, 20x20x2; 30x30x2; 50x50x3;

80x80x3,5, conforme a necessidade do projeto.

Granitina Lavada

Page 7: Paisagismo II

Granitina Lavada

Page 8: Paisagismo II

Ladrilho Hidráulico

Peças produzidas mediante técnica artesanal personalizadas de acordo com escolha prévia de cores e modelos. O ladrilho é constituído por cimento hidráulico em camadas, a primeira, com superfície colorida e decorada, a segunda com granulometria fina e a terceira e última camada de parte inerte, a areia mais grossa. As tintas utilizadas são a base de ferro, e os ladrilhos têm grande durabilidade. Os pisos externos ou de passeio apresentam características antiderrapantes e suportam cargas aplicadas de forma similar ao concreto.

Page 9: Paisagismo II

Aplicação A decoração segue inúmeros padrões, os desenhos podem ser geométricos, estilizados, e com ramagem de flores. Os ladrilhos decorados, por sua vez, permitem a composição de pisos, resultando em belos efeitos decorativos, e por serem artesanais, nunca devem ser comparadas com peças de acabamento industrializado.

Page 10: Paisagismo II

LADRILHO HIDRÁULICO

Tátil

Pisos tatéis, superfície tátil, pavimento

tátil ou podotáteis são faixas em alto

relevo fixadas no chão para fornecer

auxílio na locomoção pessoal de

deficientes visuais.

Page 11: Paisagismo II

MODELOS DE PISOS TÁTEIS

Servem para orientarem o

leitor. Indicam: mudança de

direção, derivação, cruzamento,

obstáculo, bloqueio, e alerta.

Pisos de Alerta

Pisos Direcionais

Pisos de acessibilidade

NBR 9050

Page 12: Paisagismo II
Page 13: Paisagismo II

Cubos de granito Os cubos podem ser utilizados nas mais variadas aplicações e desenhos geométricos existentes. Entre elas podemos citar: paredes, muros, calçadas, caminhos. Em paredes e escadarias sua aplicação dá um toque de requinte ao ambiente e com a vantagem de poder ser combinada com outros tipos de revestimentos.

Page 14: Paisagismo II

Aplicação

Page 15: Paisagismo II

basalto

O basalto com superfície natural é antiderrapante, sendo uma das rochas mais resistentes à ruptura. Pode ser utilizado como piso interno, externo, em rampas, escadas, soleiras, pingadeiras e bancadas.

Tipos de basalto

Basalto Natural Irregular Basalto Natural Serrado

Page 16: Paisagismo II

Aplicação

Page 17: Paisagismo II

Pedra Portuguesa

O mosaico português é um revestimento utilizado especialmente na pavimentação de calçadas de uma forma geral e em paredes.Consiste em pedras de formato irregular, geralmente de calcáreo, que podem ser usadas para formar padrões decorativos pelo contraste entre as distintas cores. As tonalidades mais tradicionais são o preto e o branco, o marrom e o vermelho, também o cinza, gelo, madeira e verde.

Page 18: Paisagismo II

Aplicação

Page 19: Paisagismo II

Pisos Intertravados de concreto

É mais uma excelente opção de revestimento para pavimentos urbanos. Possuem peças modulares com diversas formas geométricas, cores e espessuras. Além disso, podem ser utilizados na criação de grandes áreas como no caso do piso de concreto sextavado.

O bloquete sextavado é o mais indicado para aplicação em construções de estacionamentos, residências, loteamento entre outros ambientes. Além disso, possui uma superfície totalmente antiderrapante, que possibilita maior segurança e locomoção.

Page 20: Paisagismo II

Aplicação

Page 21: Paisagismo II

Placa pré moldadA

Devem ter superfície regular, contínua, firme e antiderrapante em qualquer condição climática, executados sem mudanças abruptas de nível ou inclinações que dificultem a circulação dos pedestres.

Page 22: Paisagismo II

Concreto moldado “in loco”

A calçada pode ser executada em concreto moldado in loco. Ele pode ser “vassourado” ou receber estampas coloridas.

Page 23: Paisagismo II

Concreto Estampado

Neste caso o piso recebe um tratamento superficial, executado no mesmo instante em que é feita a concretagem do pavimento, enquanto o concreto ainda não atingiu início de pega. O processo consiste em, através do uso de ferramental adequado, formas para estamparia e produtos de acabamento especiais, reproduzir cores e texturas variadas.

Page 24: Paisagismo II

Aplicação

Page 25: Paisagismo II

Pavimentação permeável

Ecopavimento Permeável

Concreto Permeável

Page 26: Paisagismo II

Ecopavimento permeável É um pavimento permeável constituído de grelhas alveoladas de plástico reciclado que se caracteriza por permitir a passagem de água e ar.

Suporta o peso do tráfego evitando a compactação da base permitindo a passagem de água, aumenta a evapotranspiração, diminuindo o calor urbano.

Utilização: Em substituição a pavimentação em locais de trafego lento como: estacionamento de empresas; interno de condomínios; de igrejas; caminhos e pátios de escolas com maior retenção de água; para trânsito de carros de bombeiros; calçada permeável em todos os lugares; acostamento de estradas; acesso de pedestres.

Page 27: Paisagismo II

Ecopavimento Ecológico O pavimento ecológico permeável aumenta a retenção de água da chuva evitando a poluição de rios pelo arraste de partículas e nutrientes por enxurradas.

Utilização: Pavimento ecológico em estacionamento de shoppings e supermercados; bacias de infiltração; trilhas de parques. Ecopavimento com grama, após três meses de instalação

Page 28: Paisagismo II

Concreto Permeável O concreto permeável é uma das opções de pavimentação que auxilia na recuperação da capacidade de infiltração do solo que vem sendo perdida com o avanço das áreas urbanas. É um tipo de concreto com alto índice de vazios interligados, preparado com pouca ou nenhuma areia, o que permite a passagem de grandes quantidades de água. Se utilizado como pavimentação externa, captura a água da chuva e permite que ela infiltre diretamente no solo, aliviando, assim, o sistema público de drenagem.

Page 29: Paisagismo II

Benefícios Ambientais - Infiltração da água em áreas totalmente coberta por cimento. - Reduzir o escoamento superficial da água.

Benefícios Econômicos - O custo com a manutenção quase não existe, uma vez que a

eficiência de absorção é de 20 a 40 anos e com pouca manutenção.

- Redução de gastos com a formação de piscinões, e com bombas, tubulação de drenagem e outros sistemas de drenagem urbana, já que partes das águas que iriam para os córregos e rios infiltram e são retidas pelo solo.

- As águas pluviais (piscinões) podem ser reduzidas ou eliminadas, aproveitando melhor a área útil do solo.

- O concreto é adaptável a diferentes regiões, fazendo uso de materiais locais para os agregados e outros componentes.

Page 30: Paisagismo II

Modelagem

Page 31: Paisagismo II

pavieco

É um pavimento ecológico intertravado com aplicações diversas, seja como solução ambiental para as mineradoras ou como um produto a ser utilizado em residências, calçadas, ruas, ciclovias e demais aplicações que demandam agilidade na instalação.

É produzido tendo como matéria-prima principal o rejeito sedimentado causado pelo processo de mineração, responsável, muitas vezes, pelo assoreamento de barragens, cursos d'água, córregos, rios e ribeirões e que altera significativamente a vida desses lugares e das comunidades do entorno.

Formato peixe – 4cm

Formato retangular – 6cm 10x20mm

Page 32: Paisagismo II

sigisolo

É um aditivo de solos ecologicamente correto, fabricado e patenteado no Brasil, que apresenta excelentes resultados na pavimentação ecológica. Sua aplicação em pavimento primário, base ou sub-base, deixa um acabamento semelhante à capa asfáltica tradicional, garantindo resultados seguros no suporte e resistência à erosão.

Page 33: Paisagismo II

Um processo ecológico e de baixo custo que permite empresas Privadas e Instituições Públicas pavimentarem suas estradas com pavimentos de qualidade, reduzindo custos de manutenção e garantindo maior vida útil às rodovias. SigiSolo é formulado para condicionar uma extensa gama de solos e agregados. Desta forma, penetra o solo garantindo uma coesão ideal do material e protegendo contra infiltração, mesmo em solos com granulometria fina.

Page 34: Paisagismo II

Aplicação

Uso Estradas vicinais; Ruas de bairros e condomínios; Estradas de parques e reservas; Carreadores de cana; Pátios industriais;

Acostamentos; Diques de contenção e Aterros sanitários.

Page 35: Paisagismo II

Pavimento Asfáltico

O pavimento asfáltico é uma mistura de agregados minerais, que correspondente a 92 - 94%, tem a função de manter uma boa estabilidade dos revestimentos e capacitação para suportar pesos de tráfego, e 4 - 6% de cimentos asfálticos de petróleo(CAP), que age como ligante dos agregados minerais

O pavimento é formado por três ou quatro camadas, e só a de cima é composta de asfalto (5%) e pedras (95%). Trata-se do revestimento asfáltico, feito de petróleo puro que vem da refinaria após passar por dois processos de destilação e que é mantido a uma temperatura entre 150 a 165°C até sua aplicação.

Page 36: Paisagismo II
Page 37: Paisagismo II

custos de pavimentos PRODUTO FORMA DE VENDA VALOR

(R$)

LADRILHO HIDRÁULICO EXTERNO Formato: 20x20, 25x25, 33x33,

40x40

47,30

LADRILHO HIDRÁULICO TÁTIL Cores: Cinza, Amarelo, Vermelho,

Azul

Rendimento: 25 peças/m² (20x20),

9 peças/m² (33x33)

44,90

GRANITINA LAVADA Rendimento: 20x20 = 25 peças/m²,

30x30 = 11 peças/m².

45,20

CUBOS DE GRANITO

Formato: 12x15 e=4,0 à 8,0 cm

Cores: Bege, Vermelho, Cinza,

Branco.

Rendimento: 46 unidades/m²

41,60

BASALTO

Basalto Serrado Natural

46x46

e=4,0cm a 8,0cm

Rendimento: 4 peças/m²

41,60

Basalto Irregular

49,70

PEDRA PORTUGUESA m² 34,90

PISO INTERTRAVADO

Sextavado

0,25 x 0,25 x 0,06m

0,25 x 0,25 x 0,08m

Rendimento: 16 peças p/ m²

33,50

16 faces

0,22 x 0,11 x 0,06m

0,22 x 0,11 x 0,08m

Rendimento: 44 peças p/ m²

BLOCO INT. COLORIDO m² 39,66

Page 38: Paisagismo II
Page 39: Paisagismo II
Page 40: Paisagismo II
Page 41: Paisagismo II
Page 42: Paisagismo II
Page 43: Paisagismo II
Page 44: Paisagismo II
Page 45: Paisagismo II

Referências Bibliográficas

http://fabricademosaicos.com.br/

http://www.livingdesign.net.br/2010/03/passeio-em-ordem.html

http://ladrilhohidraulico.com.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Saibro

http://www.arcomodular.com.br/portugues/piso-tatil-3

http://www.ecotelhado.com.br/Por/ecopavimento/default.aspx

http://www.portaldastelhas.com.br/concregrama_piso_grama.html

http://blogdopetcivil.com/2011/01/27/ecopavimento-e-concreto-

permeavel/

http://www.portaldaspedras.ind.br

http://www.baciaviva.com.br/produtos.html