página 3 ruas de jacareí se transformam em rios com a forte … · nem deram conta que eu e meu...

6
Encenação da Paixão de Cristo no Parque da Cidade nesta sexta Primeira Igreja Batista promove Musical de Páscoa neste sábado Missa de Jovens será neste domingo Edição 1268 - 30 de Março de 2018 - Ano 24 - Distribuição gratuita - Venda proibida Conheça a origem da Páscoa e seus símbolos religiosos Terceira ponte em Jacareí deve finalmente sair do papel Prefeitura anuncia obras de drenagem e reformas Página 4 Página 4 Página 4 Página 3 Página 3 Página 3 Áreas importantes como o Parque da Cidade, o Parque dos Eucaliptos e ruas da região central ficaram alagadas, prejudicando o trânsito e afetando pessoas e veículos Ainda dá tempo de garantir o seu lugar para conhecer Petrópolis com os Viajores do Bem. A viagem será na sexta- feira, dia 6, e o valor do passeio é R$990, que pode ser dividido em 10 vezes sem juros. Página 3 Depois de cinco semanas de quaresma o povo é conduzido a celebrar o mistério pascal. O Padre Wag- ner Ferreira da Silva fala sobre a Páscoa do Senhor ressuscitado. Veja no Espaço Aberto na Página 2 Você pode aproveitar o feriado para apreciar deliciosas Paellas no Restaurante das Águas, na Represa de Igaratá. No dia 30 será servida a Paella com Frutos do Mar, e de 31 de março a 2 de abril, a Paella Valenciana. Página 3 Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Canção Nova Fotos: Semanário Ruas de Jacareí se transformam em rios com a forte tempestade Página 6 Foto: Rogério de Souza Júnior

Upload: vannguyet

Post on 28-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Página 3 Ruas de Jacareí se transformam em rios com a forte … · nem deram conta que eu e meu primo Luiz tomamos um porre de vinho e dormimos um dia inteiro sem parar... Eu tinha

Encenação da Paixão de Cristo no Parque da Cidade nesta sexta

Primeira Igreja Batista promove Musical de Páscoa neste sábado

Missa de Jovens será neste domingo

Edição 1268 - 30 de Março de 2018 - Ano 24 - Distribuição gratuita - Venda proibida

Conheça a origem da Páscoa e seus símbolos religiosos

Terceira ponte em Jacareí deve finalmente sair do papel

Prefeitura anuncia obras de drenagem e reformas

Página 4

Página 4

Página 4

Página 3

Página 3

Página 3

Áreas importantes como o Parque da Cidade, o Parque dos Eucaliptos e ruas da região central ficaram alagadas, prejudicando o trânsito e afetando pessoas e veículos

Ainda dá tempo de garantir o seu lugar para conhecer Petrópolis com os Viajores do Bem. A viagem será na sexta-feira, dia 6, e o valor do passeio é R$990, que pode ser dividido em 10 vezes sem juros. Página 3

Depois de cinco semanas de quaresma o povo é conduzido a celebrar o mistério pascal. O Padre Wag-ner Ferreira da Silva fala sobre a Páscoa do Senhor ressuscitado. Veja no Espaço Aberto na Página 2

Você pode aproveitar o feriado para apreciar deliciosas Paellas no Restaurante das Águas, na Represa de Igaratá. No dia 30 será servida a Paella com Frutos do Mar, e de 31 de março a 2 de abril, a Paella Valenciana. Página 3

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Ca

nção

Nov

aFo

tos:

Sem

anár

io

Ruas de Jacareí se transformam em rios com a forte tempestade

Página 6

Foto

: Rog

ério

de

Souz

a Jú

nior

Page 2: Página 3 Ruas de Jacareí se transformam em rios com a forte … · nem deram conta que eu e meu primo Luiz tomamos um porre de vinho e dormimos um dia inteiro sem parar... Eu tinha

2 Edição 1268 - Jacareí (SP), 30 de Março de 2018

Opinião

Distribuição gratuita e dirigida em todos os prédios comerciais e residenciais, condomínios fechados, centro comercial, órgãos públicos, indústrias, pontos de entrega estratégicos, bancas e bairros: Jardim Sta. Maria, Prolongamento do Sta. Maria, Pque. Brasil, Pque Nova América, V. Pinheiro, Jardim Mesquita, Avareí, Jardim Bela Vista, Jardim Liberdade, Jardim Leonídea, Jardim América (Fogaça), Cidade Jardim, Clube de Campo, Jardim Flórida.

Conecte-se conosco! semanario.com.br || facebook.com/semanariodejacarei twitter.com/semanarioonline

Acesse a página Inez Valezi no Facebook:www.facebook.com/InezValeziSociais

O jornal mais lido da cidadede Jacareí e Região

SemanárioAno 24 - Edição 1268 - Jacareí (SP), 30 de Março de 2018

Empresa Jornalística Semanário de Jacareí LTDA – MECNPJ: 20.128.966/0001-16 | Impressão: Gráfica Taiga - SP.Diretora geral: Inez Valezi Diretor Administrativo: Gustavo ValeziJornalista: Tiago Valezi

Rua Armando Salles de Oliveira, 74Jardim Leonídea - Jacareí - SP CEP 12327-080

Tel (12) 3952-188815 mil exemplares

Tel.: 3952-1888

www.semanario.com.br [email protected] | [email protected]

Foto

: Ca

nção

Nov

a

Espaço Aberto

Confissão: eu soltei o peru de Natal

Esther Rosado é psicanalista, professora de Literatura e Reda-ção. E-mail: [email protected]

Sento-me para escrever so-bre a Páscoa, mas estou com tanta saudade que paro na pri-meira linha. Sinto a falta dos quintais cheirosos das casas em que morei, das casas de meus avós, família. Até dos puxões de cabelo que meus primos me davam, os meni-nos, porque eu não tinha medo deles e os chamava para a bri-ga na rua. Dói-me o queixo até hoje por isso.

Mas estou com saudades do chocolate procurado por todos os lugares da casa. Do rastro do coelho feito pela minha mãe, com açúcar e com afe-to...(roubei o Chico Buarque sim, ah se roubei dele um ver-so inteiro...).

Saudades.Sobretudo do almoço do do-

mingo de Páscoa quando está-vamos todos, um batalhão, ao redor de uma longa mesa en-feitada. Naquela época éramos tantos primos, tios e tias que passávamos dos cem. Uma centena de Silveiras comedo-res de chocolate e adoradores dos perus que, logo de véspe-ra, começavam a ser embebe-dados para ficarem suculentos e gostosos.

Sim, senhoras e senhores, assumo aqui: fui eu quem de-samarrou o peru da laranjeira e o deixei ir cambaleando em direção ao portão. Sumiu. Fi-

cou apenas outro peru, mais magro e grugulento, amarra-dinho em nós tão fortes que não consegui desatar... Esse era meu segredo, nunca contei para ninguém da família, se-quer na confissão obrigatório com o padre Carlos, no colé-gio... Meu amigo, parente meu longínquo, padre Carlos me olhava com uns olhos descon-fiados de que eu, a Estherzi-nha do Ari e da Mirinha, meus pais, pudesse estar esconden-do alguma coisa...

“Sua alma ficará preta”, dizia-me alegre. “E você vai gritar-me lá dos fundos do in-ferno.” Meu pai me chamava de um lado e me dizia? “Não acredite em nada do que ele lhe disser. Tudo invenção.”

Meu pai era o ateu mais cristão que já conheci. Levava mendigos para comer em casa, punha a mesa para eles. Minha mãe achava aquilo im-per-do-á-vel. Era assim, com as síla-bas separadas que ela dizia.

Saudades de minha mãe que nas festas de família fazia os bolos, os brigadeiros. Um dia, no aniversário de meu irmão, chegou a desmaiar enchendo os balões.

Minha avó paterna fazia o peru, o leitão, as carnes assa-das. Era tanto leitão e frangos e perus e etc que até hoje me sinto meio zonza de pensar

que, ocupadas, as mulheres nem deram conta que eu e meu primo Luiz tomamos um porre de vinho e dormimos um dia inteiro sem parar... Eu tinha 9 anos. Depois disso, nunca mais coloquei um gole de nada de álcool na boca.

Na Páscoa, ganhávamos presentes desimportantes, flo-rezinhas para colocar no cabe-lo (já vinham com o grampo), um vidrinho de esmalte, essas coisas. Na Páscoa, nos sen-távamos ao redor da grande mesa e orávamos por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Até hoje, sinto vontade de chorar ao me lembrar das ora-ções. Éramos evangélicos, es-píritas, católicos e, pasmem, até judeus. Foi por isso que soltei o peru: por que matar os bichinhos se os evangelhos condenariam isso? Bem que tentei também soltar o outro. Falhei. É à sua alminha que anda por aí, nessa imensa ga-láxia, que eu peço perdão por ter falhado.

Uma feliz Páscoa. Que um coelhinho sapeca e branqui-nho, peludinho e com cheiro de infância, atravesse corren-do a sua sala de jantar.

Abril

semanario.com.br || facebook.com/semanariodejacarei

A Páscoa do Senhor RessuscitadoDepois de cinco semanas (Quaresma) de

intenso convite da Igreja à conversão, à mudança de mentalidade, o povo de Deus é conduzido a celebrar o mistério pascal a partir do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, início da Semana Santa.

Por sua vez, a Semana Santa nos enca-minha para o tríduo pascal, e, finalmente, a noite santa da Vigília Pascal, na qual rompe-se o silêncio da madrugada com o cântico do Aleluia, pois Cristo ressurgiu dentre os mortos. Na manhã do domingo de Páscoa, assumiremos com mais entu-siasmo o dom de uma vida nova, vida de amor e paz.

A parábola sobre o grão de trigo caído por terra, utilizada por Jesus para anunciar sua obra redentora, nos transmite a lógica da Páscoa: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz mui-to fruto!” (João 12,24).

A morte de Jesus na cruz não pode ser compreendida simplesmente como um assassinato. Na realidade, diz o próprio Jesus, “ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade” (João 10,18). A lógica da Páscoa de Cristo é a lógica do amor, de um amor voluntário, amor que se entrega, que se faz oferta, que morre para produzir frutos de vida nova: solidarieda-de, compaixão, justiça e paz.

O papa emérito Bento XVI, em sua ho-milia na vigília pascal de 2012, nos deu uma compreensão preciosa a respeito da graça que nos foi concedida pela ressurrei-ção de Jesus: “Na Páscoa, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Deus disse no-vamente: “Faça-se a luz!”. Antes (da luz) vieram a noite do Monte das Oliveiras, o eclipse solar da paixão e morte de Jesus, a noite do sepulcro. Mas, agora, é de novo o primeiro dia; a criação recomeça inteira-mente nova.”Faça-se a luz!”: disse Deus. “E a luz foi feita”.

Jesus ressuscita do sepulcro. A vida é mais forte que a morte. O bem é mais forte que o mal. O amor é mais forte que o ódio. A verdade é mais forte que a mentira. A es-curidão dos dias anteriores dissipou-se no momento em que Jesus ressuscita do se-pulcro e Se torna, Ele mesmo, pura luz de Deus. Isto, porém, não se refere somente a

Ele, nem se refere apenas à escuridão da-queles dias. Com a ressurreição de Jesus, a própria luz é novamente criada. Ele atrai-nos a todos, levando-nos atrás de Si para a nova vida da ressurreição e vence toda a forma de escuridão. Ele é o novo dia de Deus, que vale para todos nós”.

Somente o dom da fé pode favorecer o nosso encontro com Cristo Ressuscitado, a ponto de nos tornar criaturas novas, pes-soas que vivenciam o evangelho da ale-gria, da luz, da misericórdia e da justiça. Papa Francisco faz um alerta na exortação apostólica Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho, número 6): “há cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quares-ma sem a Páscoa”.

O Santo Padre reconhece que “a alegria não se vive da mesma maneira em todas as etapas e circunstâncias da vida, por vezes muito duras”. Somente a graça do encontro de fé com Cristo vivo nos ofe-rece as condições para viver a alegria do Evangelho mesmo em situações onde tudo concorreria para a tristeza, a desolação e o desespero.

O chamado à conversão do tempo qua-resmal não somente quis ser apenas um apelo para cada cristão, mas também à inteira sociedade brasileira e, por isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Bra-sil (CNBB) protagonizou uma Campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternida-de e superação da violência”. Que os discí-pulos do Ressuscitado sejam corajosos em testemunhar o evangelho da paz, de modo a contribuir com a superação de toda for-ma de violência e promover uma vida so-cial onde se proclame: Ele está no meio de nós!

Padre Wagner Fer-

reira da Silva é doutor em

Teologia Moral e membro da Comunidade

Canção Nova

Dançando com o Coração será dia 6

Almoço Fraterno no Lar da Acácia

Palestra Musical é destaque no aniversário do C. E. Amor e Caridade

Na sexta-feira, dia 6 de abril, a Associação Humani-tária Amor e Caridade pro-move o 6º Dançando com o Coração. No jantar, será servido salmão grelhado na brasa acompanhado de ar-roz com ervas, batata souté e

No domingo, dia 8, o Lar Fraterno da Acácia promove o “Almoço Fraterno”. Como prato principal, será servido carneiro com macarrão. As pessoas também podem con-sumir o prato alternativo, que será frango assado.

O convite individual custa R$40,00 e não inclui bebida. Crianças menores de 12 anos não pagam.

O almoço será servido das 12h às 17h na Rua Cruzeiro, nº 207, Cidade Salvador. In-formações: 39621-994.

Nesta quinta-feira, dia 29, o Centro Espírita Amor e Carida-de comemora 47 anos de fun-cionamento em Jacareí e para as festividades, Paulo e Leya rea-lizam uma palestra musical de

opção de risoto para pessoas que não consomem peixe. Bebidas e sobremesa (bolo com sorvete) estão inclusas no preço.

Os convites estão à venda por R$90,00, mas se fechar uma mesa com 8 lugares, os

convites saem por R$ 80,00 por pessoa.

O jantar será servido às 21h no Clube de Campo Trianon, localizado na Avenida Japão, nº 104, Jardim Marister, Ja-careí. Informações: 3951-0199/ 3951-0012.

aniversário, a partir das 20h.O C. E. Amor e Caridade é

promove palestras, trabalhos mediúnicos, passe, realiza es-tudos tanto para adulto quanto para jovens e no último sábado do mês entrega de cestas bási-cas para as famílias carentes.

O C. E. Amor e Caridade fica na Avenida Santa Cruz

dos Lázaros, nº 525, San-ta Cruz dos Lázaros, Jacareí. Informações pelo site http://ceacja-carei.org/Paulo e Leya realizam palestra musical

A cidade de Jacareí vai completar 366 anos e o mau escoamento de chuvas tam-bém estão fazendo aniversário. Todos os anos a cidade sofre no período de chuvas com alagamentos e inundações e pare-ce que nenhuma providência é resolvi-da pelas autoridades. As tubulações que escoam as águas são muito antigas e na maioria das vezes pequenas demais para um volume grande de água. Na segunda-feira choveu cerca de 30.2 mm em menos de duas horas. Trânsito foi interditado, ruas e parques alagaram e viraram rios. Alunos de uma escola no Jd. Luíza preci-saram ser resgatados pelo corpo de bom-beiros e os moradores do Jardim Ésper sofreram mais uma vez com as águas do Turi, próximo ao UPA 24h.

A população precisa se conscientizar também com relação ao lixo, que muitas vezes é descartado de forma inadequada e com a enxurrada é levado pelas águas e entope as bocas de lobo. Além do ris-co das enchentes existe o perigo das do-enças, em especial a leptospirose, que é uma bactéria presente na urina dos ratos. Com os alagamentos, muitas pessoas se arriscam ao andar pelas áreas alagadas.

Sabemos que esse problema não será

resolvido de um dia para o outro. Será preciso um estudo para priorizar as áreas mais afetadas e mesmo assim pode de-morar muito, quem sabe em um próximo ano de eleições.

Outra reivindicação antiga da popula-ção é a construção da terceira ponte em Jacareí que finalmente deve sair do papel. O governo de São Paulo doou três áreas para Jacareí, sendo que uma delas para a construção de uma avenida para aces-sar a ponte e ligar o Jardim Santa Maria à região do Jardim Flórida. Essa é uma promessa do Prefeito Izaias que deve ser cumprida. Estaremos de olho e iremos cobrar se for preciso.

Chegou a Páscoa, mas a data não é ape-nas para a troca dos ovos de chocolate e doces, mas sim um período de reflexão. Uma época em que as pessoas se lem-bram de que Jesus sacrificou-se pela hu-manidade. O período é celebrado pelos cristãos devido o renascimento de Jesus e sua ascensão ao céu. Missas e ence-nações da via sacra são realizadas pelas igrejas. É tempo de celebrar uma vida nova, semear a paz, permitir que flores-çam os bons sentimentos e lutar por um mundo melhor.

2/abril 1931 –Seguiram, há dias, em viagem de recreio para Caraguatatuba, via Santos os senhores Raul Quina de Si-queira e Gumercinco Quina de Siqueira, comerciantes nesta praça e o senhor Salvador Affa-nato Sobrinho. (Folha da Ma-nhã – 02/4/1931)

3/abril 1933 – O jornal Folha da Manhã, desta data, noticiou: Jacarehy comemora hoje o seu aniversário em que foi elevada à cidade. Em outra parte noticia que “O município é, sem dúvida nessa zona,que produz abundan-temente todos os cereais, e prin-cipalmente o café que chegou aproximadamente a 70.000 ar-robas. É cultivado também com abundância o arroz, contendo o município grande extensão de várzea para o cultivo deste ce-

real que também é exportado para os municípios vizinhos. Dia para dia, vem aumentando a criação de gado, fornecendo leite para duas usinas instaladas nesta cidade.

Quanto a instrução pública contamos com dois grupos es-colares onde se acham matricu-ladas inúmeras crianças.

A Santa Casa local, que é sem orgulho, uma das melhores da

zona, possui naturalmente todos os materiais necessários para tratamento, assim como para operações, tendo corpo médico e operadores hábeis além de um esforçado provedor que traz tais confortos aos doentes.

Obs. Em 1933 as pessoas sa-biam que a data 3 de abril não é a de fundação de Jacareí. Hoje, infelizmente, as pessoas continuam errando.

UM LUGAR NO TEMPOO Largo do “Bão” Sucesso e o Largo da Estação são dois espaços onde, através dos tempos, foram palco de

inúmeros fatos importantes, curiosos; passagem de gente ilustre da nossa História Pátria, artistas e políticos.

Você, com este livro, vai reviver várias épocas, sobrepos-tas sobre um mesmo espaço.

Este livro, com pequena tiragem, estará à venda somente na Livraria Skilo, Avenida Cel. Carlos Porto, a partir do

dia 30 – Sexta-feira.

Page 3: Página 3 Ruas de Jacareí se transformam em rios com a forte … · nem deram conta que eu e meu primo Luiz tomamos um porre de vinho e dormimos um dia inteiro sem parar... Eu tinha

Jacareí (SP), 30 de Março de 2018 - Edição 1268 3Fo

to: A

lex

Brito

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Dois tipos de Paella no Restaurante das Águas

Primeira Igreja Batista promove Musical de Páscoa no sábado dia 31

Celebração Anual da morte de Jesus

Encenação da Paixão de Cristo no Parque da Cidade

Parque da Cidade será palco para shows em aniversário de Jacareí

Viagem a Petrópolis pode ser em 10 vezes sem juros

Neste sábado, dia 31 e domingo dia 1º, a Primeira Igreja Batista (PIB Jacareí) será encenado o Musical de Páscoa. A entrada custa 1kg de alimento não perecível destinado posteriormente a famílias carentes.

No sábado, o musical será apresentado às 19h e no do-mingo serão duas apresen-

No sábado, dia 31, a comuni-dade Testemunhas de Jeová irá promover a celebração anual da morte de Jesus. O evento ajuda as pessoas a entender melhor sobre a morte de Jesus e o quanto ela significou pela humanidade. O convite é gratuito e não haverá nenhuma coleta. O evento come-ça às 19h30, no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, Rua Alaska, 563, Jd. Flórida.

Jacareí comemora 366 anos no dia 3, mas as comemora-ções começam no sábado, dia 31, no Parque da Cidade. O público jacareiense poderá acompanhar o show da ban-da Serial Funkers, apresenta-

Nesta sex-ta-feira, dia 30, a Mis-são Jovem e a Paró-quia Nossa Senhora da Sant íss ima T r i n d a d e promovem a Encenação da Paixão de Cristo, às 19h30 no Parque da Cidade.

A entrada é gratuita e

ção do músico Tuia Lencioni e da cantora paulista Tássia Reis, entre outras atrações. Os eventos têm classificação livre e gratuitos.

No dia 31, a festa tem iní-cio às 16h com Geraldo Sou-

za, seguida da banda FD5 às 18h e Zanhollo e Banda Kadsong, às 20h.

No do-mingo, dia 1, os shows têm início às 14h, com A c a d e m i a do Samba,

tações, uma às 10h e outra às 19h.

A PIB Jacareí está localizada na Avenida Ge-túlio Vargas, nº 2451. Mais i n f o r m a ç õ e s pelo telefone: 3952-7004.

Missa de Jovens será neste domingo

Neste domingo, dia 1, a Paróquia São Francisco de

Assis irá promover a Mis-sa dos Jovens, a partir das

19h.A Paróquia São

Francisco de Assis fica na Rua Luiz de Moura, nº 194, bai-ro Nova Jacareí.

Mais informa-ções pelo telefone: 3956-1271.

Banda Os Traiados às 16h, Banda Luz das Nações às 18h e Comunidade Católica Colo de Deus, às 20h.

Já na segunda, dia 2, Tuia Lencioni se apresenta às 19h e Tássia Reis às 21h. Encer-rando as comemorações, o projeto Elo da Cultura se apresenta às 9h e a banda Serial Funkers encerra as comemorações, às 20h30.

Além dos shows, a banda Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo se apresenta na Sala Ariano Suassuna, no Educamais Parque dos Sinos, no dia 3, a partir das 16h30. A apresentação tam-bém é gratuita e com classi-ficação livre.

Ainda dá tempo de garantir o seu lugar para conhecer Petró-polis com os Viajores do Bem. A viagem será na sexta-feira, dia 6, e o valor do passeio é R$990, que pode ser dividido em 10 vezes sem juros, que já inclui transportes e hospe-dagem no Casablanca Center Hotel, dois cafés da manhã e dois almoços. Os Viajores tam-bém irão passar pela casa de Santos Dumont, conhecerão o Relógio das Flores, construído para comemorar os 150 anos da independência do Brasil e a Catedral de São Pedro de Alcântara, onde se encontram sepultada a família imperial.

Petrópolis está localizada no interior do Rio de Janeiro e con-ta com construções históricas utilizadas em diversas produ-ções para a televisão e cinema. Os viajores também irão co-nhecer a Casa da Princesa Isa-bel, Casa da Condessa Pereira

Carneiro, Solar dos Afonsos, Palácio Rio Negro, Palácio de Cristal, Cassino Quitandinha e o Museu Imperial, construído no estilo neoclássico.

No dia 7, os viajores pode-rão assistir ao espetáculo Luz, Som e Sombra no Palácio Im-perial. Os ingressos serão ad-quiridos no local e custa apro-

ximadamente R$ 30,00 inteira e R$15,00 para crianças e ido-sos. Informações e reservas: 2127-1288.

A casa de Santos Dumont

O relógio da flores

livre para todos os públi-cos.

A encenação conta com a atuação de Leonardo no papel de Jesus e Camila interpretando Maria, mãe de Jesus.

A encenação mostra os últimos momentos de Je-sus antes da crucificação, e os primeiros após a res-surreição, representada com os próprios persona-gens bíblicos.

O Parque da Cidade fica na Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, cen-tro de Jacareí.

Você pode aproveitar o feria-do prolongado de páscoa para apreciar pratos especiais de Pa-ella no Restaurante das Águas, na Represa de Igaratá. No dia 30 será servida a Paella com Frutos do Mar, e de 31 de março a 2 de abril, a Paella Valenciana.

A Paella é um prato típico es-panhol, uma caldeira com fru-tos do mar regada a temperos especiais. Na Paella Valenciana, servida a partir do dia 31, o Res-taurante também inclui carne de frango e de porco ao prato.

Junto com a Paella, serão ser-vidos saladas e antepastos além da costela de tambaqui e pirão (bebidas como cerveja, caipiri-nha e sucos à parte).

O Festival da Paella custa-rá R$ 69,80 por pessoa, para comer a vontade (grátis para crianças até 5 anos e meia para crianças de 6 a 10 anos).

Localizado em Igaratá, em

um paradisíaco recanto à beira da represa, o Restaurante das Águas, com suas refeições deli-ciosas, é suces-so há quase 10 anos na região, e tradicional por seus festivais de gastronomia. Além da comida de ótima qua-lidade, o Restaurante e Pousada das Águas proporciona um lo-cal de lazer e descanso para as famílias.

Faça sua reserva: entre em contato pelos telefones: (11) 4658-1327 (Whatsapp) – de sexta-feira a domingo em ho-rário comercial – (11) 94775-6899, ID 120*30163.

O restaurante também possui espaço para as crianças, esta-cionamento e acesso a deficien-tes físicos e idosos. A estrada

de acesso está em ótimas con-dições para receber você e sua família.

O Restaurante das Águas fica na Alameda Prianti, 72 - Canto das Águas – Igaratá/SP. Informações e mapa de acesso: www.restaurante dasaguas.com.br. Marque no Waze “Restaurante das águas Igaratá”, que ele te leva até a porta.

Acompanhe as novidades do Restaurante das Águas pelo www.facebook.com/restau rantedasaguas.

O 15º Encontro de Espi-ritismo em Jacareí será nos dias 8,9 e 10 de junho e irá

15º Encontro de Espiritismo acontece em junhocontar com a participação de vários convidados do país. A entrada é gratuita,

mas quem fizer a ins-crição solidária

por R$30,00, ganha no dia

do evento livros da B a n c a do Li-vro Es-

pírita.Os inte-

r e s s a d o s na inscrição

solidária podem fazer o pa-gamento via depósito e en-viar a ficha com o valor ou cópia do comprovante para a Rua Expedicionário Hen-rique Soares, nº 100, Jar-dim das Industrias – CEP: 12306-050, em nome de Carlos Roberto Monteoliva ou por e-mail [email protected].

A abertura do evento será na sexta-feira, dia 8 de junho, às 19h30, na sala Ariano Suassuna, com a presença do médium José

Medrado. Nos demais dias o encontro será realizado no Centro Espírita Paula Ortiz também a partir das 19h30.

Além de José Medrado, estarão presentes o escri-tor Adrenauer Novaes, Luís Hu Rivas, Maria Lúcia, Ed-son Ramos Siqueira, Jairo Avelar, Marcos Leão, Célia Tomboly e Adão Neto.

Maiores informações so-bre o evento e a inscrição solidária pelo telefone: 99123-1277.

Page 4: Página 3 Ruas de Jacareí se transformam em rios com a forte … · nem deram conta que eu e meu primo Luiz tomamos um porre de vinho e dormimos um dia inteiro sem parar... Eu tinha

Semanário 1268 Jacareí (SP), 30 de Março de 20184

VEN

DA

SEU

IMÓ

VEL

| L

igue

: 395

2-18

88

IMÓVEIS

ALUGA-SE SALAS COMERCIAIS Temos também coworkingTel: 3952.4312/99713.5454________________APTO DUPLEX NOVO Área Nobre do Sta Maria. Sem uso. Área de 138,8 m². C/ 3 dorms, 2 suítes, 1 wc social, sala, sala de jantar, cozinha ampla, área de serviço. Área de lazer, no piso superior c/ churrasqueira, pia e piscina. Garagem p/ 2 carros. Preço de oportunidade.Tel: (12) 98855-9297________________ A L U G A - S E * 01 Comod.S.Terezinha S/G * 02 Comod.P.S.Antônio S/G * 02 Comod.S.Terezinha S/G * 01 Dorm.Pq.S. Antonio S/G * 01 Dorm. Nova Jacareí S/G * 02 Dorms Jdim do Vale C/G* 01 Dorm Pq Meia Lua S/G * Salão Comer. Pq. Meia Lua * Salão Comer. Pq.S.Antônio * Galpão Rodovia Ger.ScavonTel: 3951-5355 / 99713-2945________________CASA NO CENTRO - VENDE-SE 3 dorms, direto c/prop., c/ gar. R$ 188 mil. Fotos no whats:Tel: 99718.1459________________ALUGA-SE APTO MANSÃO DO VALEBloco A - C/coz.planejada.Tel: 3952-2523 / 99768-9838________________ECO VITTA VENDA/LOCAÇÃOVenha conhecer. Imperdível. Aptos 3 dorms, ST, garagem 2 carros. CRECI 53.767Tels: 99713.2330/99630.0101________________ALUGA-SE CASA JD MARCONDES CRECI 177412-F 3 quartos, sala, cozinha, área externa , S/G Tel: 3953-3565/ 97403-0482 / 98707-0104________________

430 pilotos se reúnem em etapa do Paulista de Bicicross em Jacareí

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia Mundial do Teatro termina com workshop na Sala Ariano Suassuna

A origem da Páscoa e seus símbolos

No domingo, dia 25, cerca de 430 pi-lotos participaram da 2ª etapa do Campeo-nato Paulista de Bici-cross, que aconteceu na pista Luciano Bru-ni em Jacareí. O cam-peonato teve como destaque os pilotos Edmilson Gomes o “Bilu” e Marcos “Chokito” Santos, do Jacareí Bicicross Clube e que vence-ram nas categorias cruiser 35/39 anos e 45/49 anos, respecti-

vamente, e também garantiram o tercei-ro lugar nas finais da elite máster e experts 40 anos e mais.

A equipe jaca-reiense também foi destaque com Alice

Matos, Gustavo Tel-les e Allan Farias, segundo colocados nas categorias fe-minino 15/16 anos, experts 17/24 anos e cruiser 17/24 anos. E com os pilotos

Gustavo “Mickey” Santana (novatos 15/16 anos), Natally “Ratinha” Dutra (fe-minino 11/12 anos), Elton Denner Pires (experts 25/29 anos), Jhonatan “PãoDoce” Silva (cruiser 25/29 anos), Melissa Matos Oliveira (Junior Wo-man) e Pedro José de Andrade ( cruiser 50/59 anos).

“A etapa foi um su-cesso. Ficamos um pouco apreensivos pois, até o meio da se-

Joao Pedro F. Siqueira - 3º nov. 15/16 anosLeonardo Paes - 8º cruiser 17/24 anosEverton Dias – 6º crui-ser 30/34 anosRubens Silverio – 7º cruiser 50/59 anosJorge”Jedai”Lucas Teixeira – 6º MTBX

Foto

: Ale

x Br

ito

Foto

: Mar

celo

Cam

argo

Agê

ncia

Bra

sil

A Páscoa é uma das festas mais antigas do mundo e ganhou mui-ta importância após o cristianismo. Suas tra-dições são baseadas no judaísmo que relembra a libertação do povo hebreu.

A celebração possui uma data móvel para a tradição católica, ou seja, é comemorada a cada ano após o perío-do da quaresma e para os cristãos relembra a crucificação e ressur-reição de Jesus. Ao longo dos anos, vários símbolos foram incor-porados na tradição como o coelho e os ovos de Páscoa.

Segundo a fé cristã, Cristo sacrificou-se para salvar a humani-dade do pecado e após três dias a sua cruci-ficação, ele ressusci-tou. A crucificação e ressurreição de Cristo teriam acontecido exa-tamente na época de realização do festival judaico, o que criou um paralelo entre as duas comemorações.

A páscoa encerra a Quaresma, que é ba-sicamente um perío-do de quarenta dias marcado por jejuns. A última semana da Quaresma, chamada de Semana Santa, é iniciada no Domingo

de Ramos, que marca a entrada de Cristo em Jerusalém, passa pela Sexta-feira da Paixão, que faz referência à morte de Cristo e é fi-nalizada no Domingo de Páscoa, que celebra a sua ressurreição.

A data da Páscoa foi instituída pela Igre-ja católica durante o Concílio de Nicéia,

em 325 d.C. A Igreja determinou que a pri-meira lua cheia após o equinócio de prima-vera seria a data para iniciar-se a comemo-ração da Páscoa. O equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte.

Existem controvér-sias sobre o signifi-cado do coelho na

Páscoa, mas muitos acreditam que o ani-mal represente a ferti-lidade por se reprodu-zir rapidamente e em grande quantidade. No Egito Antigo, o coelho significava a o nasci-mento e a esperança.

O surgimento do ovo de Páscoa também gera muitas dúvidas, mas especialistas e histo-riadores acreditam que a tradição veio com o costume dos povos do mediterrâneo do leste europeu e do orien-te que pintavam ovos de galinha e serviam como presente simbó-lico durante o equinó-cio de primavera.

Na segunda-feira, dia 2, é comemora-do o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, doença que ainda é alvo de mui-tas pesquisas e estu-dos.

O reconhecimen-to precoce, assim como as terapias compor tamenta i s , educacionais e fami-liares podem reduzir os sintomas, além de oferecer apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem. Os quadros podem ser classificados em leve, moderado e severo, mas todos os porta-dores podem convi-ver em sociedade.

A fonoaudióloga

Ana Lúcia Duran co-menta que para pro-mover a habilidade da fala, investir neste desenvolvimento ou em outras formas al-ternativas de expres-são é o caminho ideal para a qualidade de vida de um autista. “As manifestações do quadro são muito variáveis e exigem uma compreensão individual para cada caso. É necessário buscar os centros de interesse do autista e a partir daí então elaborar estratégias que possibilitem in-teração com a socie-dade”, fala a especia-lista.

A fonoaudióloga

Nathália Zambotti comenta que a lin-guagem tanto recepti-va quanto expressiva sempre mostra alte-ração. “Os autistas, além da dificuldade de comunicação, têm também dificuldade de compreender o mundo à sua volta. Em geral são abso-lutamente “literais” e não entendem con-ceitos abstratos e pia-das, por exemplo”, diz Nathalia.

Nathália alerta para que a orientação fa-miliar é um dos as-pectos mais relevan-tes no tratamento do autismo. “As estra-tégias utilizadas no ambiente terapêutico

devem ser compar-tilhadas e repetidas em outras situações da vida do paciente, a fim de promover o desenvolvimento dos recursos de comuni-cação”.

Vale lembrar que o diagnóstico deve ser realizado por uma equipe multidisci-plinar composta por médico (neurologista

ou psiquiatra), fono-audiólogo e neurop-sicólogo. Embora o prognóstico varie de acordo com as ca-racterísticas indivi-duais, na maior parte dos casos, os avan-ços com o tratamento adequado contribuem para melhorar a co-municação, inserção social, autonomia do autista.

O Dia Mundial do Teatro foi comemora-do na terça-feira, dia 27. Para celebrar a data, acontecerá nesta quinta-feira, dia 29, em Jacareí, o workshop “Teatro de Origem: treinamento do ator para o teatro de rua”, das 19h às 22h na Sala Ariano Suassuana. A

oficina encerra um ci-clo de workshops ofe-recidos pela Fundação Cultural de Jacareí e a pretensão é colocar em prática algumas técnicas utilizadas na criação do espetáculo “Quixotes”. Para a ofi-cina, os interessados devem fazer a inscri-ção por meio do link https://bit.ly/2pJw7ag. A inscrição é gratuita e a oficina é destinada a maiores de 16 anos.

A data foi criada em 1961 pelo Insti-tuto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris, mas o teatro começou a se formar na Gré-cia Antiga, durante o século VI a.C., como forma de homenagear

os deuses.A cada nova safra de

uva, era realizada uma festa em agradecimen-to ao deus Dionísio, através de procissões. Com o passar do tem-po, essas procissões foram ficando cada vez mais elaboradas e surgiram os “diretores de Coro”, os organiza-dores de procissões. Os participantes can-tavam, dançavam e

apresentavam diver-sas cenas. Thespis é considerado o primei-ro ator do Ocidente, representando pela primeira vez o deus Dionísio.

Os romanos impor-taram da cultura gre-ga o teatro, porém possuíam estilo pró-prio. Tinham como caráter a diversão e o prazer, a comédia tomou o lugar da

tragédia. Os espetá-culos de circo eram violentos e se basea-vam em competições entre romanos e cris-tãos. A preocupação com os cenários veio por volta do século XIX, na Europa. A ascensão da burgue-sia influenciou dire-tamente no teatro e as tragédias passa-ram a ser dramas.

O teatro chegou ao Brasil através dos padres Jesuítas, que usaram a literatura e a interpretação para catequizar os índios e hoje é considerada uma arte rica, com várias ramificações como óperas, musi-cais, teatro de bone-cos e influenciou o cinema e a televisão.

ALUGA-SE LOJAS E SALAS COMERCIAIS CRECI 177412-FRua Antônio Afonso, Centro, Rua XV de Novembro, Centro-Av. José Cândido Porto, Villa Branca.Tel: 3953-3565 / 97403-0482 / 98707-0104________________VENDE-SE - CRECI 177412-4 C a s a 2 d o r m , P a r q u e S a n t o A n t ô n i o , 2 6 0 m i l Apto 2 dorm, Villa Branca, 160mil Apto, 3 dorm, Jd. Vera Lucia, 199mil Tel: 3953-3565 / 97403-0482 / 98707-0104________________

SERVIÇOST I Ã O E L E T R I C I S T A E VENTILADORES Instalação e consertos de ventiladores de teto, troca de rolamentos e serviços elétricos em geral: portões automáticos , conversor de tv e interfones.Tel: 98202-7432 / 99763-6028/ 98809-3426 whats________________

EMPREGOSMANICURE COM EXPERIÊNCIAComissionada. Salão Ponto Hair Vale Sul Shopping Sjc Tel: (12) 3931-7761 / (12) 99645-5942________________

Os monarcas euro-peus na idade média passaram a encomen-dar ovos feitos com jóias, ouro e diaman-te. Peter Carl Faber-gé criou 56 preciosas obras entre 1885 e 1916, considerados os Ovos de Páscoa Im-periais e hoje valem bilhões.

Por volta do século XVIII, os confeitei-ros franceses passa-ram a fazer ovos de chocolate, descoberto duzentos anos antes durante as expedições pela América. Os ovos também significam a origem da vida, nasci-mento e ressurreição.

mana, as chuvas não paravam. Mas graças a Deus, o tempo me-lhorou e conseguimos

realizar o evento com sucesso”, comentou o piloto Jhonatan “Pão Doce” Henrique.

Deivid Andrade – 4º exp. 15 anosMarcio Malaquias – 6º Elit MasterJoão Victor Cornelio F.Silva – 6º Junior ManPaulo Robert – 6º cruiser 25/29 anosNaiara Silva – 4ª Elite Woman

Outros resultados

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Page 5: Página 3 Ruas de Jacareí se transformam em rios com a forte … · nem deram conta que eu e meu primo Luiz tomamos um porre de vinho e dormimos um dia inteiro sem parar... Eu tinha

Jacareí (SP), 30 de Março de 2018 - Edição 1268 5

Todas as fotos dos eventos sociais estão em: facebook.com/InezValeziSociais

A Casa da Amizade “Força Jacareí” em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jacareí, realizou no sábado, dia 23, na Casa Branca Eventos, jantar comemora-tivo ao mês da mulher. Carlos Abranches foi convidade especial para entregar às mulheres o prêmio Destaque Mulher 2018. Receberam o prêmio: Ana Maria Bonfim (Cepac), Cleusa Sandis Sanches (Mantenedora Vicente Decária e Paula Ortiz), Juliana Dualibi (Associação Fênix), Delma Assad (JAM), Eloísa Grecco (Rotary International), Maria Aparecida Siqueira (Ong Espaço Mulher), Marlise Zampieri (Casa do Curativo), Marici Accioly (Batuíra Projeto Renascer) e Telê Rodrigues (Seresteira e Mestre da Cultura Viva). Receberam também: Arlete Toledo, Célia Rizzo, Edna Médici, Esther Rosado, Maria Aparecida Mello, Marta Garboci Esper e Sonia Maria de Oliveira. No sábado aconteceu exposição com as artistas: Nidia, Cyntia, Dalila, Denise, Filomena, Josélia, Lourdes, Lucia, Maria C. Mattos, Maria C. Mazzoca, Monica, Olga, Regina, Rita, Sandra, Silvia, Tania e Telma. As fotos foram feitas por Sandra Barbosa (99722-2400). Veja flashes:

Foi inaugurado na quinta-feira dia 22, o novo espaço de eventos JK Eventos. Os proprietários Junior e Kátia Raad receberam convidados especiais com coquetel, música, champagne e muita alegria. A organização ficou por conta da cerimonialista Fernanda Galvão. As fotos foram feitas por Sandra Barbosa (99722-2400). Veja flashes:

Page 6: Página 3 Ruas de Jacareí se transformam em rios com a forte … · nem deram conta que eu e meu primo Luiz tomamos um porre de vinho e dormimos um dia inteiro sem parar... Eu tinha

Semanário 1268 Jacareí (SP), 30 de Março de 20186

Na tarde de segunda-feira, dia 26, Jacareí foi surpreen-dida novamente com a forte tempestade que atingiu a ci-dade. Diversas ruas do cen-tro, bairros e parques ficaram alagados, sem contar os cór-regos que não suportaram o volume de água e transbor-daram. A chuva começou por volta das 15h30 e durou cerca de duas horas.

De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 40 chamados e choveu cerca de 30.2 mm em menos de duas horas, volume muito supe-rior à média acumulada de 5 a 10mm em três dias. Segun-do o gerente de Defesa Civil, José Luis Martins de Toledo, o monitoramento das áreas de risco na cidade é um trabalho contínuo.

Munícipes que trabalham na Rua Ramira Cabral, regis-tram novamente o estado em que a rua ficou com a chuva. Lojistas comentaram nas re-des sociais que o local virou um rio. Carros parados na rua e em um estacionamento fi-caram com água até mais da metade. O mesmo aconteceu na Avenida Nove de Julho, na altura do parque dos Eucalip-tos que virou um lago.

Pessoas que estavam na Bi-blioteca Municipal ficaram ilhadas até a água abaixar.

Bairros como Jardim Lui-za, Jardim Emília, Jardim

Ruas de Jacareí alagam com forte tempestadedas Indústrias, Santa Maria, Parque Itamaraty, Jardim És-per e Vila Pinheiro registram pontos de alagamentos. No Jardim Luiza, um córrego transbordou e alunos e fun-cionários da EMEI Guaraci da Rocha Simplício precisa-ram ser socorridos pelo corpo de bombeiros. As aulas foram suspensas até a quarta-feira, dia 28.

Na terça-feira, dia 27, a secretária municipal de Edu-cação, Maria Thereza Cirino, esteve no local para coorde-nar a limpeza e desinfecção. Máquinas e caminhões das secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente trabalha-ram na remoção de entulhos e móveis que foram destruídos pelas chuvas.

A região do Jardim Ésper, próximo ao UPA 24h, tam-bém ficou alagada. Além de quedas de dois muros, sendo um no Cecap e outro no Cida-de Salvador e, ainda, a queda de barreira na Avenida Davi Monteiro Lino.

O estudante Lucas Vinícius de Azevedo Pereira conta que ficou preso no trânsito com a família. “A subida da [UPA] Dr. Thelmo estava toda ala-gada e não tinha como sair com o carro dali. Fiquei cerca de uma hora parado no trânsi-to”, afirma o estudante.

O operador de telemarke-ting Jailson Dias também fi-

cou preso no trânsito. “Todas as entradas da cidade estavam travadas. O ônibus em que eu estava vem pela Dutra e cos-tuma entrar na altura da Unip, mas por causa do trânsito ele deu uma volta e entrou na Castelo Branco. Tudo Parado também”, comenta Jailson.

Para atender a população, a Prefeitura colocou em ação o PPDC (Plano de Prevenção da Defesa Civil). Conforme o relatório da Secretaria de Assistência Social 95 pesso-as de 33 casas precisaram de atendimento das assistentes sociais em situação de emer-gência.

A Defesa Civil reforça que é fundamental a desinfecção

do imóvel invadido pelas chuvas para evitar conta-minação por doenças como a leptospirose. Nesse caso, mesmo que o morador não tenha necessitado do auxí-lio da Defesa Civil é preciso buscar a orientação na Vigi-lância Sanitária.

Para ajudar os moradores das casas que foram invadi-das pelas chuvas, voluntários se mobilizaram e montaram um posto de arrecadação no Colégio Atenas Paulista, lo-calizado na Rua Tupinambás, nº 315, Jardim Luiza. Estão sendo arrecadados alimentos, vestimentas, roupas de cama, mesa e banho e produtos de limpeza.

Av. Nove de Julho tomada pela água Entrada da Biblioteca Municipal Córrego do Turi não suportou o volume de água

Córrego transbordou no Jardim Luíza

Rua Santa Cecília, próximo à UPA Dr. Thelmo

Rua alagada na região central da cidade

Desejo antigo de Jacareí, a terceira ponte pode finalmente deixar de ser um sonho e se tor-nar realidade. Na quinta-feira, dia 22, foi assinado um termo de doação de três áreas estadu-ais para Jacareí, durante uma reunião entre o prefeito Izaias Santana e o governador do Estado, Geraldo Alckmin, que aconteceu no Palácio do Ban-deirantes. De acordo com o ter-mo, uma das três áreas servirá para a criação de uma avenida que dará acesso a nova ponte.

O trecho fará a ligação en-tre a Avenida Malek Assad e as margens do Rio Paraíba do Sul, até o local planejado para construção da terceira pon-te. Ao todo, a área doada tem 12.950,00 metros quadrados. Além dessa área, Jacareí rece-

Terceira ponte em Jacareí deve finalmente sair do papel

beu outros 23.547,55 metros quadrados para a construção de um parque linear, também às margens do rio Paraíba. Ambos os terrenos pertencem a uma parte da área da Escola Agrícola, que não prejudicará suas atividades.

A terceira área doada pelo Estado é o prédio histórico dos “Quatro Cantos”, situado na esquina entre a Rua XV de Novembro e a Rua Antônio Afonso.

No início de seu mandato, Izaias Santana prometeu du-rante uma entrevista na TV a construção da ponte com o início das obras entre 2019 e 2020. O prefeito comemorou a doação e diz que o projeto é muito importante para a cidade. “É um presente para Jacareí,

são áreas fundamentais para os planos de desenvolvimento da nossa cidade. Um trabalho em conjunto entre município e es-tado que beneficiará toda nossa população”, comemora Izaias.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Ed-gard Sasaki, o secretário de Governo, Celso Florêncio, ve-readores e lideranças políticas da região.

Lucimar Ponciano, Geraldo Alckmin, Izaias Santana e vere-adores na assinatura do termo

Na sexta-feira, dia 23, foi anunciado a abertura da licitação das obras de drenagem e recuperação do pavimento na região central do município e a reforma do prédio públi-co localizado na Rua Luiz Simon. Serão contratadas empresas para a realização das duas obras. A abertura dos dois processos licita-tórios deverá ocorrer no dia 18 de abril.

A obra de reforma do pré-dio tem o valor estimado de R$ 261.257,00. O pra-zo de execução para este serviço é de quatro meses, após a assinatura do con-trato. A obra de drenagem e recuperação de asfal-

Prefeitura anuncia obras de drenagem e reforma de prédio público

to será realizada nas Ruas Santa Cecília, Francisco de Lima Sobrinho, Pedro Guery e Avenida Engenhei-ro Davi Monteiro Lino. O valor estimado da licitação é de R$ 483.360,91. Já o prazo de execução do ser-viço é de dois meses, após a assinatura do contrato.

De acordo com o Se-cretário de Infraestrutura, Antônio Roberto Martins, a execução das obras de drenagem na região central é uma reivindicação antiga e constante dos munícipes. “Vamos fiscalizar as obras, para que o serviço seja exe-cutado da melhor maneira possível e dentro do prazo”, afirma o secretário.

Foto

: Im

agem

do

Face

book

Foto

: Im

agem

do

Face

book

- Lu

Foto

: Lin

o Ja

care

í

Foto

: Sem

anár

ioFo

to: D

ivul

gaçã

o

Foto

: Rog

ério

de

Souz

a Jú

nior

Foto

: Im

agem

do

Face

book