pagamento integral e no 5º dia vocÊ sabia ou se … · mas, afinal, só as criaturas que nunca...

12
INFORMATIVOADEPOL 1 - ALÔ DO PRESIDENTE MANDADO DE SEGURANÇA - PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA ANVISA INSERE A CANNABIS COMO PLANTA MEDICINAL PÁGINA 2 ASSOCIADOS COMEMORAM O DIA DAS MÃES PÁGINA 3 ATUAÇÃO EM BRASÍLIA – PEC 287 PÁGINA 11 NOVA LEI DE CRIMES DE ABUSO DE AUTORIDADE DEIXAM SAUDADES PÁGINA 12 VOCÊ SABIA OU SE LEMBRAVA DE QUE VISITA DO OUVIDOR DA POLÍCIA PÁGINA 9 NOVOS ASSOCIADOS REFORMA DO ESTATUTO PÁGINA 10

Upload: lamnhan

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA VOCÊ SABIA OU SE … · Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram ... no código oficial das plantas que podem ser usadas ... afinal o Dia

INFORMATIVOADEPOL 1-

ALÔ DO PRESIDENTE

MANDADO DE SEGURANÇA - PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA

ANVISA INSERE A CANNABIS COMO PLANTA MEDICINAL

PÁGINA 2

ASSOCIADOS COMEMORAM O DIA DAS MÃES

PÁGINA 3

ATUAÇÃO EM BRASÍLIA – PEC 287

PÁGINA 11

NOVA LEI DE CRIMES DE ABUSO DE AUTORIDADE

DEIXAM SAUDADES

PÁGINA 12

VOCÊ SABIA OU SE LEMBRAVA DE QUE

VISITA DO OUVIDOR DA POLÍCIA

PÁGINA 9

NOVOS ASSOCIADOS

REFORMA DO ESTATUTO

PÁGINA 10

Page 2: PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA VOCÊ SABIA OU SE … · Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram ... no código oficial das plantas que podem ser usadas ... afinal o Dia

- INFORMATIVOADEPOL2

Dr. Mário José Correia SantosPresidente da Adepol-MG

Maria Bethânia – salve a Bahia – ao interpretar MENSAGEM (que teria sido composta pelos cariocas Cícero Nunes e Aldo Cabral, e gravada por Isaura Garcia, em 1946), altiva e apaixonadamente, declama:

“Todas as cartas de amor são ridículas.

Não seriam cartas de amor, se não fossem ridículas.

Também escrevi, no meu tempo, cartas de amor, como as outras, ridículas.

As cartas de amor, se há amor, têm de ser ridículas.

Quem me dera o tempo em que eu escrevia, sem dar por isso, cartas de amor, ridículas.

Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram cartas de amor é que são ridículas”.

E a Adepol-MG, desde os primórdios de sua existência – e aí se vão mais de 58 anos – tem escrito “cartas de amor” a seus associados. E, como tais, e a rigor da “Mensagem”, nem sempre contiveram notícias das mais alvissareiras. Contudo, jamais fugiu à luta.

Recentemente, em único dos tantos vetos examinados pela Assembleia Legislativa, exatamente aquele, em

Mais agora ainda, em decisão do TJMG, por julgamento da Ação de Mandado de Segurança nº 0286225-46.2016.8.13.000, foi cassada a liminar que determinava o pagamento integral aos associados, até o quinto dia útil. Foi interposto Agravo, com o que esperávamos continuar recebendo, ao menos por enquanto, como vinha ocorrendo. Não foi o que aconteceu no mês de maio. Além de não recebermos no quinto dia útil - razão por que foi enviado ofício ao advogado patrono da causa, para as providências possíveis -, não recebemos a terceira parcela na data aprazada pelo governo, mas somente no dia seguinte, à noitinha, é que houve os créditos nas respectivas contas. Uma lástima.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária inseriu a erva no código oficial das plantas que podem ser usadas para fins terapêuticos. A medida foi oficializada com a publicação da Resolução nº 156, no dia 5 de maio de 2017. Agora, a maconha é uma substância reconhecida dentro do país, o que permite às agências reguladoras nacionais se referirem à planta em suas diretrizes. Segundo a agência reguladora, a inclusão, porém, não altera as normas regentes atuais. O cultivo e uso não autorizado da substância ainda é criminalizado. A Anvisa permite a prescrição de medicamentos derivados do canabidiol e tetrahidrocanabinol perante uma autorização especial dada por ela. O produto é indicado para o tratamento de adultos que tenham espasmos relacionados à esclerose múltipla.

(Fonte: Valor Econômico)

MANDADO DE SEGURANÇAPAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA

ANVISA INSERE A CANNABIS COMO PLANTA MEDICINAL

desfavor das atribuições da Polícia Civil, foi derrubado. Deu-se, por consequência, a corporações outras, o direito de elaborar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Mais agora ainda, em decisão do TJMG, em julgamento da Ação de Mandado de Segurança nº 0286225-46.2016.8.13.000, foi “cassada” a liminar que determinava o pagamento integral, até o quinto dia útil, dos associados. Contudo, com o agravo interposto, que tem efeito suspensivo, esperávamos continuar recebendo, ao menos por enquanto, integralmente e no quinto dia útil. Não foi o que aconteceu neste mês de maio. Por isso, a Adepol-MG endereçou ofício ao Advogado, patrono causa, para as providências possíveis e convenientes.

Mas outras cartas têm sido possíveis. No dia 30 de março, em Assembleias-Gerais, foram aprovadas as contas de 2016 e a reforma do Estatuto, que, entregue a Cartório, foi registrado no dia 11 de maio, data a partir da qual tem vigência.

A Adepol-MG por amor à causa que há muito abraçou, continuará escrevendo cartas de amor a seus associados.

Leia-as sempre. Afinal, são também cartas de amor à nossa causa.

Page 3: PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA VOCÊ SABIA OU SE … · Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram ... no código oficial das plantas que podem ser usadas ... afinal o Dia

INFORMATIVOADEPOL 3-

Em memorável manhã-tarde do dia 20 de maio - em um clube situado na Av. Tancredo Neves, no Bairro Castelo, em Belo Horizonte -, comemoramos o Dia das Mães. Associados(as), viúvas de delegados, mães, pais e filhos; todos juntos em um autêntico encontro de gerações. A alegria estampada nos rostos contagiava a todos nós. Crianças brincavam, adultos dançavam, colegas associados se confraternizavam. A banda “Ora pra nois” animou a festa ao som de clássicos do chorinho, samba,

MPB e forró. À tardinha, ocorreu o tradicional sorteio de brindes e no fim da confraternização, todas as mães presentes ganharam um brinde da Associação. Em meio aos diversos elogios, muitos saíram indagando quando será o próximo e festivo encontro. Em breve, diziam outros, afinal o Dia dos Pais vem aí.

Veja abaixo alguns registros da festa. A galeria completa com todas as fotos está disponível em nosso site (www.adepolmg.com.br) e em nossa página no facebook.

Page 4: PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA VOCÊ SABIA OU SE … · Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram ... no código oficial das plantas que podem ser usadas ... afinal o Dia

- INFORMATIVOADEPOL4

Page 5: PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA VOCÊ SABIA OU SE … · Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram ... no código oficial das plantas que podem ser usadas ... afinal o Dia

INFORMATIVOADEPOL 5-

Page 6: PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA VOCÊ SABIA OU SE … · Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram ... no código oficial das plantas que podem ser usadas ... afinal o Dia

- INFORMATIVOADEPOL6

Page 7: PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA VOCÊ SABIA OU SE … · Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram ... no código oficial das plantas que podem ser usadas ... afinal o Dia

INFORMATIVOADEPOL 7-

Page 8: PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA VOCÊ SABIA OU SE … · Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram ... no código oficial das plantas que podem ser usadas ... afinal o Dia

- INFORMATIVOADEPOL8

Page 9: PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA VOCÊ SABIA OU SE … · Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram ... no código oficial das plantas que podem ser usadas ... afinal o Dia

INFORMATIVOADEPOL 9-

- Se você associado optar pela aquisição de um veículo automotor da marca Honda poderá obter significativo desconto? Que esse desconto, em um caso concreto, chegou a R$ 6.000,00 (seis mil reais)?

- Passados mais de três anos, e não obstante reiterados pedidos da Adepol-MG, até hoje a Polícia Civil não regulamentou o pagamento do Auxílio-Funeral de que trata o inciso V do art. 49, da Lei Complementar nº 129, de 8 de novembro de 2013?

- Neste ano, no mês de dezembro, haverá eleição para os cargos da Diretoria, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal?

- Frequentar o Residencial Adepol-MG, seja o situado na Praia de Guaratiba, no município de Prado-BA, seja o de Itaoca, no Espírito Santo, é direito do associado?

VOCÊ SABIA OU SE LEMBRAVA DE QUE

- Você, integrante da Segunda Turma do Precatório, se maior de sessenta (60) anos e/ou portador de doença grave (que o isente do imposto sobre a renda), poderá requerer o pagamento do “Crédito Prioritário”, hoje fixado em R$ 46.069,08?

- Aos que optaram pela cessão do direito ao precatório, se disso a Adepol-MG tomou conhecimento, não será remetida correspondência alusiva a esse assunto?

- A avaliação psicológica, para fins de renovação do registro e do porte de arma de fogo, para os policiais aposentados, desde 19/12/16 (Decreto federal nº 8.935) tem validade de cinco (5) anos?

- A Adepol-MG continua vigilante em tudo que diz respeito aos interesses do associado?

O ouvidor da polícia, Dr. Paulo Vaz Alkmim, esteve na Sede da Adepol-MG, no dia 7 de abril, em visita cortesia à entidade. O ouvidor foi recebido pelo vice-presidente da Associação, Dr. Edson Pereira e pelos diretores, Drs. Hermelino Moura e Nelson Garófolo.

Dr. Paulo é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e já ocupou o cargo de ouvidor da Polícia também em outra oportunidade, entre os anos de 2007 e 2012, quando assumiu como chefe de gabinete do advogado-geral do estado, Marco Antônio Romanelli. Em agosto de 2016, foi reconduzido ao cargo de ouvidor da Polícia.

Conheça a ouvidoria da polícia e saiba como acessar:

VISITA DO OUVIDOR DA POLÍCIA

(Fonte: www.ouvidoriageral.mg.gov.br)

Page 10: PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA VOCÊ SABIA OU SE … · Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram ... no código oficial das plantas que podem ser usadas ... afinal o Dia

- INFORMATIVOADEPOL10

A razão de ser da Adepol-MG são os seus associados. Com grande satisfação, podemos contar com o ingresso de três novos membros: Dra. Cláudia Maria de Pádua Campos Avellar, delegada aposentada; Dr. Daniel Guimarães Rocha, delegado lotado na Coordenação de Infrações e Controle do Condutor (CICC) do Detran-MG e Dra. Elba de Carvalho Pacheco, delegada aposentada.

Os novos associados foram recebidos, em dias diferentes, pelos Diretores e pelo Presidente da Adepol-MG. A Associação dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais espera se fortalecer cada dia mais com a entrada de novos colegas. A presença dos novos associados engrandece a nossa entidade classista. Sejam muito bem-vindos!

O Estatuto votado pela Assembleia-Geral havida no dia 30 de março, foi registrado no dia 11 de maio de 2017. Vigente, traz algumas modificações em relação ao anterior, sem prorrogar mandato. Claro em seus propósitos, disciplina bem as eleições e as condições para dela participarem os associados fundadores e/ou efetivos, como candidatos.

A propósito, sendo 2017 ano de eleição para os cargos da Diretoria e para os Conselhos Consultivo e Fiscal, conheçam o estatuto, disponível também no site da Adepol-MG, e dela participem votando ou sendo votado.

Aos associados fundadores e contribuintes, no prazo fixado pelo Estatuto, será remetida Circular acerca da eleição. Fiquem atentos, participem. Afinal, a Adepol-MG é sua por inteiro.

NOVOS ASSOCIADOS

REFORMA DO ESTATUTO

Dr. Daniel Guimarães RochaDra. Elba de Carvalho Pacheco

Dra. Cláudia Avellar

Page 11: PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA VOCÊ SABIA OU SE … · Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram ... no código oficial das plantas que podem ser usadas ... afinal o Dia

INFORMATIVOADEPOL 11-

Em um trabalho contínuo em todos os setores da Câmara dos Deputados em Brasília, a Adepol-MG, representada pelo vice-presidente, Dr. Edson José Pereira, juntamente com a Adepol-BR e outros líderes de entidades de classe da Polícia Civil no Brasil, permanece com a estratégia de fazer um corpo a corpo com membros do governo para que no texto final da Reforma Previdenciária (PEC 287/2016), as demandas dos policiais civis sejam atendidas, levando-se em conta à atividade de risco que exercem e os direitos e prerrogativas dos Delegados de Polícia. Durante todo o mês de maio, Dr. Edson e os outros representantes dos policiais civis estiveram presentes nas reuniões da Comissão Especial da PEC 287, responsável por analisar o texto da Reforma.

No dia 18 de abril, o relator da Reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), informou que a regra de aposentadoria aos 60 anos, sugerida para os policiais, seria alterada para uma idade mínima de 55 anos.

ATUAÇÃO EM BRASÍLIA – PEC 287Hoje, os policiais não tem idade mínima para aposentadoria. O benefício da paridade e da integralidade, extinto pela Emenda Constitucional nº 41, de 2003, também possui chance de ser restabelecido. Além da idade mínima e do direito à integralidade e paridade, outros assuntos de interesse da classe também fazem parte das reivindicações dos policiais civis.

Segundo o vice-presidente da Adepol-MG, Dr. Edson Pereira, os esforços agora estão voltados ao aumento do valor da pensão por morte concedida aos dependentes do servidor, de 50% (cinquenta por cento) para, pelo menos, 77% (setenta e sete por cento); e a regra de transição para os que estão prestes a se aposentar.

Essas duas requisições constam na Emenda nº 77, apresentada pelo Deputado Federal Eduardo da Fonte (PP-PE). Dr. Edson deu mais detalhes sobre as tratativas na Câmara: “No dia 3 de maio pela manhã, fomos surpreendidos com a notícia de que o Governo Federal determinou que todas as emendas fossem retiradas do texto e que a PEC 287 fosse aprovada conforme relatório do Deputado Arthur Maia. Prosseguimos nas negociações e conseguimos junto ao Presidente da Comissão que a Emenda nº 77 fosse reapresentada considerando que já tínhamos o número suficiente de votos na Comissão pela aprovação do destaque. À noite, fomos novamente surpreendidos pela postura do Deputado Carlos Marun, Presidente da Comissão, alegando que nossa Emenda era ‘intempestiva’, que não seria colocada em votação e que deveria ser levada ao Plenário”.

Diante do exposto, conclamamos aos colegas policiais civis que procurem os Deputados Federais de sua região explicando-os da necessidade de aprovação desta Emenda, no Plenário. O esforço é incessante e a luta é de todos!

Page 12: PAGAMENTO INTEGRAL E NO 5º DIA VOCÊ SABIA OU SE … · Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram ... no código oficial das plantas que podem ser usadas ... afinal o Dia

- INFORMATIVOADEPOL12

É da lembrança de muitos, notadamente dos mais antigos, que o primeiro policial a ser submetido a processo criminal, no país, nas iras da Lei nº 4.898, de 9 de dezembro de 1965 (Abuso de Autoridade), foi um Delegado de Polícia deste Estado.

Agora, “PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 85, DE 2017”, que substituirá aquela e “Define os crimes de abuso de autoridade e dá outras providências”, poderá, mais uma vez, inibir a ação policial, hoje tão dificultada pelas mais diversas razões. Veja alguns dos artigos do Projeto:

NOVA LEI DE CRIMES DEABUSO DE AUTORIDADE

Art.14. Fotografar ou filmar, permitir que fotografem ou filmem, divulgar ou publicar filme ou filmagem de preso, internado, investigado, indiciado ou vítima, sem seu consentimento ou com autorização obtida mediante constrangimento ilegal, com o intuito de expor a pessoa a vexame ou à execração pública

Pena – detenção de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Parágrafo único. Não haverá crime se o intuito da fotografia ou filmagem for o de produzir prova em investigação criminal ou processo penal ou o de documentar as condições do estabelecimento

Art.15. Constrange a depor, sob ameaça de prisão, pessoa que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, deva guardar segredo ou resguardar sigilo.

Pena – detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Parágrafo único. Incorre nas mesmas penas quem prossegue com o interrogatório de quem decidiu exercer o direito ao silêncio ou o de quem optou por ser assistido por advogado ou defensor público, sem a presença do seu patrono.

Art.16. Deixar de identificar-se ao preso, por ocasião de sua captura, ou quando deva fazê-lo durante sua detenção ou prisão, assim como identificar-se falsamente:

Pena- detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Parágrafo único – Incorre nas mesmas quem:

I – como responsável por interrogatório, em sede de procedimento investigatório de infração penal, deixa de identificar-se ao preso;

II- atribui a si mesmo, sob as mesmas circunstâncias do inciso anterior, falsa identidade, cargo ou função.

Art. 18. Submeter o preso a interrogatório policial durante o período de repouso noturno, salvo se capturado em flagrante delito ou se ele, devidamente assistido, consentir em prestar declarações:

Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Art. 33. Exigir informação ou cumprimento de obrigação, inclusive o dever de fazer ou de não fazer, sem expresso amparo legal:

Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Parágrafo único. Nas mesmas penas incorre quem se utiliza de cargo ou função pública ou invoca a condição de agente público para se eximir de obrigação legal ou para obter vantagem ou privilégio indevido.

Art. 38. Antecipar o responsável pelas investigações, por meio de comunicação, inclusive rede social, atribuição de culpa, antes de concluídas as apurações e formalizada a acusação.

Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Com pesar, a Adepol-MG comunica o falecimento dos Delegados, Dr. José Luiz Deroma e Silva, no dia 17 de maio, e Dr. Luiz Celso Arruda, no dia 25 de maio. Desejamos que Deus alivie a dor no coração dos familiares e amigos e conceda a paz eterna aos colegas.

DEIXAM SAUDADES