padre eustáquio

32

Upload: riccon-almeida

Post on 08-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Padre Eustáquio

TRANSCRIPT

Page 1: Padre Eustáquio
Page 2: Padre Eustáquio

Naquela oportunidade a comunidade católica local vivenciou um raro acontecimento e a comunhão expandiu-se ao acolher delegações de vários estados brasileiros e dos cinco continentes. Era a 12ª oportunidade que uma torcida diferente lotava o Estádio de Futebol conhecido como o gigante das Minas Gerais: o Mineirão, em Belo Horizonte. A Torcida de Deus que transforma o campo em espaço de louvor na festa de Corpus Christi. Mais de 80 mil pessoas!Be

atifi

caçã

o do P

adre

eust

áqui

o A inesquecível tarde de 15 de agosto de 2006 irradiou uma alegria profunda e duradoura.

O Beato Padre Eustáquio viveu e exerceu seu serviço a Deus e às pessoas em humilde fidelidade à Igreja com o coração aberto para encontrar um irmão em cada pessoa. Seu olhar permaneceu fixo em Jesus Cristo, numa vida de radical consagração aos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

Ser missionário para além das fronteiras da própria pátria e cultura era um sonho que animava o ideal de Eustáquio.

Expe

dien

te

Congregação dos Sagrados Corações Vice Postulação da Causa de Canonização do Beato Pe.Eustáquio

OrganizadorPe. Marcus Vinicius Maciel, SSCC

Assessoria de ComunicaçãoHugo Ferreira Costa

Projeto GráficoDon Comunicação

Foto capaLeonardo Benfica

Fotos/ImagensArquivo Vice-Postulação

EndereçoRua Riachuelo, 1250Pe.Eustáquio - Bhte./MGCep.: 30720-060

Tel.: +55 (31) 3411-9182www.sscc.org.br

GráficaGráfica e Editora Reggraf – Patrocínio/MG

Tiragem20.000 exemplares

1ª Edição

Page 3: Padre Eustáquio

A atitude de seu irmão de congregação religiosa, São Damião de Molokai, entregando-se até o extremo, impressiona juventudes ainda hoje. Aos 35 anos é a vez de Eustáquio partir em missão. Em 1925 chegou ao Brasil.

Viveu 18 anos de intenso apostolado, desde então. Em 1943, com apenas 53 anos, morreu o missionário da Saúde e Paz. Sete décadas após, Padre Eustáquio permanece vivo por sua mensagem simples e próxima.

No Triangulo Mineiro milhares de pessoas refazem, hoje, o caminho do Beato Padre Eustáquio rumo ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, que ele

construiu e serviu por 10 anos em Romaria-MG. Em 2010 uma multidão acolheu suas relíquias na Diocese de Mogi das Cruzes-SP, recordando o “Vigário de Poá”. Em Belo Horizonte foi construído o Memorial ao lado daquela que acabou se transformando a Igreja do Padre Eustáquio, a matriz da Paróquia dos Sagrados Corações, que também recebeu uma imponente imagem do Beato, um presente de seus familiares.

Testemunhos e lembranças. Passaram-se 5 anos da Beatificação e continuamos rezando confiantes pela Canonização.

Roga por nós Padre Eustáquio, vela por nós com amor...

Page 4: Padre Eustáquio

“O Pe. Eustáquio hoje seria aquele mesmo homem de Deus, muito simples, homem de fé, caridoso e atencioso com os pobres e

aflitos, abençoando-os, transmitindo- lhes confiança no amor de Deus, levando uma vida de reparação e adoração, profundamente obediente ao arcebispo e aos seus superiores da Congregação, amando o Papa. Assumiria no silêncio todo tipo de ofensas e continuaria dando sua vida pela Igreja buscando ser semelhante ao Coração de Jesus unido ao Coração Imaculado da Virgem Maria. O missionário precisa, antes de tudo, ser santo para falar com autoridade. O Pe. Eustáquio viveu

intensamente uma frase profética do Pe. Coudrin, fundador de nossa Congregação: “Os filhos dos Sagrados Corações serão sempre os filhos da Cruz”. Incompreensões, cansaços, críticas, ordens severas de seus superiores, sentimento de abandono, angústia pelo desejo de continuar servindo aos pobres e aflitos e sendo proibido de abençoar os aflitos e sofredores: tudo isso foi vivido por ele no silêncio orante, unido ao Crucificado cujo Coração fora perfurado pela lança do soldado, fortalecido pela Virgem Imaculada cujo Coração Coração, traspassado pela espada de dor, era-lhe alento, força e alegria espiritual.”

D. Luiz Mancilha Vilela, SSCC. Arcebispo de Vitória.

Page 5: Padre Eustáquio

“Padre Eustáquio foi para Belo Horizonte enjeitado, ninguém sabia onde colocar Padre Eustáquio. Ele foi para Belo Horizonte com a obrigação de

não fazer milagre. Pois para Deus não tem isso. Ele fez... trocou nome de rua, trocou nome de bairro, trocou nome de Igreja, trocou tudo... prá ver o que é a pessoa marcada por Deus. Padre Eustáquio com o seu ‘Saúde e Paz’ chegou a todas as famílias, de JK até o mais simples e pobre dos cristãos.”

Cardeal D. Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo Emérito de Belo Horizonte.

“A beleza de seu testemunho está na intensa vida de oração, na simplicidade, na dedicação aos enfermos e aos pobres e no zelo pela salvação dos pecadores e

admirável obediência à orientação dos superiores. Sua bondade encantava, aproximando todos de Deus. Precisamos desses exemplos que nos ensinam a perceber quanta gente boa e santa vive no meio do povo. São a ‘Torcida de Deus’ de todo dia.”

D. Luciano Mendes de Almeida.

Page 6: Padre Eustáquio

BE

TAO

Page 7: Padre Eustáquio

SÚPLICA AO PADRE EUSTÁQUIO Letra e Música: Pe. Lúcio Dumont Prado, SSCC.

1. Nosso Deus, nosso Pai se revela, em Jesus, nosso Libertador, que escolheu Pe. Eustáquio, seu servo, pra viver e anunciar seu Amor.

ROGA POR NÓS, PE. EUSTÁQUIO, VELA POR NÓS COM AMOR. CONFIAMOS EM VOSSA BONDADE, JUNTO A DEUS NOSSO INTERCESSOR.

2. Do amor de Jesus e Maria, Mensageiro e fiel zelador. Do mistério da Eucaristia, És modelo de adorador.

3. Nós, doentes e pobres, sofridos, suplicamos Saúde e Paz! Tua Bênção hoje e sempre pedimos, Pois a vida divina nos traz.

4. Missionário zeloso entre os pobres, Das ovelhas bondoso pastor, És exemplo de vida e virtude, para quem quer servir ao Senhor.

Padre Emílio Vega e Padre Lúcio Dumont Prado. Responsáveis pelo processo de canoninazação em 2006.

Page 8: Padre Eustáquio

“Padre Eustáquio é um modelo de pastor no qual a contemplação e a ação, a espiritualidade e o serviço

apostólico se integram de forma muito intensa. Seguramente essa integração é um desejo e um desafio permanente entre nós, irmãos e irmãs da Congregação. Daí que o Pe. Eustáquio pode ser verdadeiramente inspirador em nossos ministérios e tarefas pastorais assim como em todo tipo de serviço apostólico que realizamos no meio de tantas igrejas e cidades espalhadas pelo mundo inteiro. Deixemos que a figura do Padre Eustáquio entre no discernimento apostólico de nossas comunidades e que sua forma de ser e de atuar iluminem nossas escolhas e nossos compromissos.”

Carta dos Superiores Gerais anunciando a toda a Congregação a Beatificação de Padre Eustáquio.

Jeanne Cadiou, SSCC. Enrique Losada, SSCC. Superiora Geral - 1994-2006 Superior Geral - 1994-2006

Page 9: Padre Eustáquio

“Neste compromisso dos discípulos e discípulas de Jesus resplandece

a figura do Beato Padre Eustáquio que compreendeu o segredo do Senhor. Buscou vivê-lo nos mínimos detalhes, em cada palavra, na atenção a cada um, particularmente aos pobres e doentes. Outro não poderia ser o resultado senão o de sua santificação, numa lembrança perpétua e imorredoura de sua presença que continua forte e alentadora, na certeza de sua intercessão.”

Homilia de D. Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte.

Page 10: Padre Eustáquio
Page 11: Padre Eustáquio
Page 12: Padre Eustáquio
Page 13: Padre Eustáquio

Nós, com Nossa Autoridade Apostólica concedemos que o Venerável Servo de

Deus Eustáquio Van Lieshout, presbítero, da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, que tem entregado sua vida no ministério pastoral como missionário da saúde e da paz a favor dos enfermos e pecadores, de agora em diante possa ser invocado como Beato e que sua festa se celebre todos os anos em 30 de agosto nos lugares e segundo as normas estabelecidas por direito. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

O que no dia de hoje decretamos queremos que fique estabelecido para sempre e em todas partes havendo nada ao contrário. Dado em Roma, junto a São Pedro, sob o anel do Pescador, em 15 de junho de 2006, segundo do Nosso Pontificado.

Bento XVI

Cardial Dom José Saraiva Martins, enviado do papa para realizar a Beatifcação.

Breve ApostólicoDocumento Papal para Beatificação

Page 14: Padre Eustáquio
Page 15: Padre Eustáquio

“Certa manhã de quinta-feira, Padre Gonçalo Belém Rocha pediu que Dom João e eu o recebêssemos.

Vinha despedir-se de nós, pois fora contatado um câncer na sua garganta. Ficamos transtornados. Chorava o Padre Belém, chorávamos nós dois com o amigo e filho. Assim nos despedimos. Dom João olhou para mim, olhei para Dom João e me veio uma inspiração. Eu disse: ‘Dom João vamos subir à Capela e pedir expressa e fervorosamente a Deus que, pela intercessão de Padre Eustáquio, cure o Padre Belém’. Passamos uns minutos

Dom SerafimO relato do milagre

rezando. E colocamos aquele sacerdote nas mãos do Padre Eustáquio, cujo processo de Canonização tínhamos iniciado a pouco tempo. Na operação segunda-feira, algo de impensável havia acontecido. Os médicos entreolhavam-se, mas o raio X comprovava ‘não havia nada a ser extirpado’ alguém chegara antes!... Padre Belém viveu ainda mais 50 anos. Santo é santo, ventania de Deus que ninguém segura.” –

Cardeal D. Serafim

Padre Gonçalo Belém

Page 16: Padre Eustáquio

1890 1926

1919 1927

1915

19351925

1941

03 de novembro – nascimento em Aarle-Rixtel na Holanda

Tomou posse como Reitor do Santuário e pároco de Romaria, de Nova Ponte e de Indianópolis

Início da construção do novo Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja

Fundação do Colégio Regina Pacis, Araguari-MG

Ordenado Padre

Fundação do Ginásio Dom Lustosa, Patrocínio-MG

Disposto a seguir o exemplo de Damião de Molokai ingressou na Congregação dos Sagrados Corações

Vigário de Poá, Arujá, Itaquaquecetuba e Suzano-SP

Férias – Visita aos familiares na Holanda e ao Santuário de Lourdes, de onde trouxe Água Benta para a Gruta construída junto à Igreja Nossa Senhora de Lourdes em Poá, onde se relataram as primeiras “curas milagrosas”

15 de maio – Fundação da Congregação SSCC no Brasil por Padre Eustáquio, Padre Gil e Padre Matias

8 de junho – Visita ao Santuário de Aparecida e consagração da missão no Brasil

15 de julho – Chegada em Romaria (Água Suja – MG)

Fevereiro – Deixa Poá e é enviado para o esconderijo em Rio Claro-SP, com o nome de Padre José

Rápidas ações pastorais em São Paulo, Campos do Jordão, Araguari e Rio de Janeiro

Outubro – Recolhimento em Patrocínio

Sua fama de santidade atraiu multidões e a propagação dos fatos extraordinários atribuídos a sua ação virtuosa, tornou-o nacionalmente conhecido e procurado. Tal acontecimento deu início a sua “via sacra”, obrigando-o a viver escondido ou errante. Contudo, era descoberto pelo povo e multidões iam atrás dele.

A vida de Padre Eustáquio

Page 17: Padre Eustáquio

1942

1962

1943

2003

1949 2005

1956

2006

2007

Breve serviço em Ibiá-MG

7 de Abril – Pároco em Belo Horizonte

Cura do Padre Gonçalo Belém, em Belo Horizonte

30 de Agosto – Morre no Hospital Alberto Cavalcante

Reconhecido pela Igreja como herói da fé – Venerável

Traslado dos restos mortais para a Igreja Matriz dos Sagrados Corações

Reconhecido milagre na cura do Padre Belém

Início do Processo de Canonização

15 de junho – BEATIFICAÇÃO – Mineirão, Belo Horizonte

Traslado para o novo Memorial

1800

Datas importantes

184918631889193219952009

Fundação da Congregação dos Sagrados Corações – SSCC – na França, por Madre Henriqueta e Padre Coudrin

Nascimento de São Damião de Molokai, na Belgica

10 de Maio – São Damião chega à Ilha de Molokai

Morte de São Damião

Chegada dos Religiosos Espanhois SSCC ao Brasil

Beatificação de Damião de Molokai

Canonização de São Damião de Molokai

Page 18: Padre Eustáquio
Page 19: Padre Eustáquio
Page 20: Padre Eustáquio

Enterro - 31/08/1943 - Belo Horizonte/MG

Page 21: Padre Eustáquio

Ei-lo nosaltaresPadre EustáquioDom de Deus

Page 22: Padre Eustáquio

Familiares e Congregação da

Holanda entregam relíquias para o Brasil.

Belo Horizonte, Poá e Romaria receberam

a visita dos sobrinhos. Foto da doação para

Poá

Rua Padre Eustáquio em sua

terra natal

Oratório na Igreja da cidade natal

Page 23: Padre Eustáquio

Poá-SP

Page 24: Padre Eustáquio
Page 25: Padre Eustáquio
Page 26: Padre Eustáquio

Belo Horioznte-MG

Page 27: Padre Eustáquio

Oratório em Romaria-MG

Imagem em Romaria

Santuário Nossa Senhora da Abadia - Início da contrução pelo Pe. Eustáquio em 1926

Patrocínio-MG

Page 28: Padre Eustáquio

Fazendo a vontade de Deus, assim me hei de salvar.Salvar-me como leigo e como sacerdote, há de ser para

mim a maior ocupação da vida. Eu posso fazer as maiores obras do mundo, deixar grande fama na história, encher o mundo de livros mais sábios, mas não salvando minha

alma, o que me vale.

Padre Eustáquio

““

Page 29: Padre Eustáquio

Em 2010 completaram-se 120 anos de nascimento daquele que se tornou conhecido como Pe. Eustáquio, o apostolo da Saúde e Paz. No ano anterior comemorávamos os 120 anos não do

nascimento, mas da morte de outro extraordinário religioso da Congregação dos Sagrados Corações, o Pe. Damião, apóstolo dos hansenianos na ilha de Molokai (Havaí). No mesmo ano celebrávamos com alegria a canonização de Damião de Veuster sscc, proposto pela Igreja como exemplo eminente da ação de Deus na vida de uma pessoa.

Eustáquio e Damião têm muitas coisas em comum. Os dois bebem na mesma fonte espiritual que anima os Sagrados Corações, que centra o coração no amor misericordioso de Deus manifestado em Jesus, inspira a servir afetuosamente às pessoas e faz arder de desejo por reparar a imagem de Deus desfigurada em seus filhos sofredores. Os dois participam dessa

Homens de Deus, irmãos em uma mesma

vocação

EustáquioDamiãoe

Pe. Javier Álvarez-Ossorio, SSCC com o Papa Bento XVI

Page 30: Padre Eustáquio

forte tradição missionária européia, em que tantos missionários doaram completamente suas vidas para ir ao encontro de pessoas e povos distantes e diferentes, numa viagem sem volta, com uma generosidade sem limites, armados essencialmente com sua fé no Evangelho. Os dois foram sacerdotes cujas vidas ganharam sentido fazendo-se pontes entre Deus e a humanidade necessitada. Os dois se mantiveram fiéis à Igreja e a sua comunidade religiosa, a pesar dos conflitos e amarguras que tantas vezes tiveram que sofrer como preço da comunhão.

Eustáquio e Damião são também, como é evidente, muito diferentes. Um irmão da Congregação me dizia há pouco que Damião é sem dúvida admirável, mas que sua vida em Molokai foi tão excepcional que parece inevitavelmente distante de nossa experiência de vida, geralmente menos heróica e atrativa. Eustáquio, no entanto, parece muito mais próximo a qualquer sacerdote ou cristão que se empenhe humilde e constantemente em realizar seu serviço com dedicação e bondade.

Há outra diferença, difícil de interpretar, mas certamente importante: Damião serviu aos enfermos de lepra tanto espiritual como materialmente com enorme entrega e paixão, mas não “curou” a nenhum leproso, pois a medicina ainda não havia encontrado o tratamento adequado. Eustáquio, por outro lado, foi uma fonte de cura para muitos que se aproximavam dele.

Page 31: Padre Eustáquio

Assim, tanto Damião como Eustáquio se prestam a mal entendidos que podem desfigurar seriamente a verdade de sua identidade. Damião pode ser considerado um herói filantrópico ou uma espécie de benfeitor rebelde, esquecendo que – como ele mesmo repetia sempre – sua força vinha da companhia de Cristo ressuscitado na Eucaristia. Já Eustáquio pode ser visto como um poderoso curandeiro, ao que se acode com certa expectativa supersticiosa para conseguir algum tipo de beneficio físico, esquecendo que o autêntico desejo de Eustáquio era procurar uma cura interna, de fé, através do contato do coração humano com o amor do Pai misericordioso. Tanto Damião como Eustáquio são antes de tudo “homens de Deus”, de um Deus que transformou suas vidas, moldou seus corações e os levou a amar até ao extremo, a exemplo de seu Mestre e Senhor.

Nossa Congregação dos Sagrados Corações se alegra e se orgulha por Damião e Eustáquio, nossos irmãos numa mesma vocação. Mas, sobretudo, estes dois apóstolos do amor de Cristo são para nós um estímulo, um incentivo, um questionamento radical: até que ponto acreditamos de verdade no amor de Deus? Até que ponto estamos dispostos a entregar nossas vidas por amor?

Pe. Javier Álvarez-Ossorio, SSCC – RomaSuperior Geral da Congregação dos Sagrados Corações

Page 32: Padre Eustáquio

Pe.EUSTÁQUIO

PRÓ-CANONIZAÇÃO DO BEATO Pe.EUSTÁQUIOCongregação dos Sagrados Corações Tel. (31) 3567-0314.

Pe.EUSTÁQUIOPe.EUSTÁQUIOPe.EUSTÁQUIO

www.sscc.org.br [email protected].