p1 fundaçoes- resumo

2
RADIER Deve ser usado quando a área das sapatas ocuparem cerca de 70% construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferen econmico executá-las devido a redução considerável da execução de f solo instável ou sujeitos a recalques! SAPATAS #odem ser$ ircular, &uadradas ' ( ) * +, etan ulares ' ( . * ( . *+! OBS: "1 234D"56 1 13# 28 8"81 19 #:D ; 1 "11 4<"D"1 = 3;" # :234D8D"D D "<> D3"1 ? @ 1 " 13" ; 4: D8; 41A: ; #("4<"! Deve-se aplicar um lastro de concreto ma ro com espessura de B a cm, com a finalidade transitCria do solo-brita base da sapata, a fim de permitir ou dificultar a Ei roscopia e o enxarcamento da sapata, evitando-se assim a oxidação das ar sapata! RUPTURA LOCALIZADA: 3tilizado para solos compressFveis! Deve-se corri ir os valores atrito$ c ' = 2 c 3 ; ' = tg 1 ( 0.67 tg ) SOLUÇÃO DE BUTTON 1e o terreno abaixo da fundação atH uma profundidade menor ou i fundação for constituFda por duas camadas de ar ila pode-se usar a s *utton para o cálculo da capacidade de car a! CRITÉRIOS DE PARADA DP SPT I+ &uando em B m sucessivos se obtiver Fndices de penetração maiores M+ &uando em J m sucessivos forem obtidos Fndices de penetração entre B+ &uando, em m sucessivos, forem obtidos Fndices de penetração ent de olpesKespaço penetrado pelo amostrador+!

Upload: tyago

Post on 03-Nov-2015

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

fundações

TRANSCRIPT

RADIERDeve ser usado quando a rea das sapatas ocuparem cerca de 70% da rea coberta para construo ou quando se deseja reduzir ao mximo os recalques diferenciais, pois torna-se mais econmico execut-las devido a reduo considervel da execuo de formas. Aplicvel sobre solo instvel ou sujeitos a recalques.SAPATASPodem ser: Circular, Quadradas ( L = B ), Retangulares ( L > B ) e ( L 5B), Corridas ( L > 5B).OBS: AS FUNDAES SUPERFICIAIS S PODEM SER ASSENTADAS UMA PROFUNDIDADE DE AT DUAS VEZES A SUA MENOR DIMENSO EM PLANTA.Deve-se aplicar um lastro de concreto magro com espessura de 3 a 5 cm, com a finalidade transitria do solo-brita base da sapata, a fim de no permitir ou dificultar a higroscopia e o enxarcamento da sapata, evitando-se assim a oxidao das armaduras da sapata.RUPTURA LOCALIZADA:Utilizado para solos compressveis. Deve-se corrigir os valores da coeso e ngulo de atrito:

SOLUO DE BUTTONSe o terreno abaixo da fundao at uma profundidade menor ou igual a largura da fundao for constituda por duas camadas de argila pode-se usar a soluo aproximada de Button para o clculo da capacidade de carga.

CRITRIOS DE PARADA DP SPT1) Quando em 3 m sucessivos se obtiver ndices de penetrao maiores do que 45/15; 2) Quando em 4 m sucessivos forem obtidos ndices de penetrao entre 45/15 e 45/30; 3) Quando, em 5 m sucessivos, forem obtidos ndices de penetrao entre 45/30 e 45/45 (nmero de golpes/espao penetrado pelo amostrador).Caso a penetrao seja nula dentro da preciso da medida na sequencia de 5 impactos do martelo o ensaio ser interrompido, no havendo necessidade de obedecer o critrio estabelecido acima. Entretanto, ocorrendo essa situao antes de 8,00 m, a sondagem ser deslocada at o mximo de quatro vezes em posies diametralmente opostas, distantes 2,00 m da sondagem inicial.NMERO DE PERFURAESNo mnimo uma perfurao para cada 200m de rea da projeo em planta do edifcio, at 1.200m de rea; Entre 1.200 m e 2.400m fazer uma perfurao para cada 400 m que excederem aos 1.200 m2 iniciais; Acima de 2.400m o nmero de sondagens ser fixado de acordo com o plano particular da construo.Em quaisquer circunstncias o nmero mnimo de sondagens deve ser de 2 para a rea da projeo em planta do edifcio at 200m, e trs para rea entre 200m e 400m.