outubro de 2013 doar livros também é compartilhar esperança delegacia regional de carazinho...

7
Informativo - Ano 11 - Número 85 Outubro de 2013 A o encerrar sua séma edição, realizada de 10 a 13 de outubro no Parque Germânia, a Feira do Livro Infanl registrou mais de 15 mil sorrisos e obteve a certeza de que, tanto quanto doar livros, a iniciava do Se- craso-RS esmula o espírito de solidariedade e faz renascer a esperança de um amanhã com perspecvas para um grande universo de crianças hoje menos favorecidas. Doar livros também é compartilhar esperança

Upload: haxuyen

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo - Ano 11 - Número 85Outubro de 2013

Ao encerrar sua séti ma edição, realizada de 10 a 13 de outubro no

Parque Germânia, a Feira do Livro Infanti l registrou mais de 15 mil sorrisos e obteve a certeza de que, tanto quanto doar livros, a iniciati va do Se-craso-RS esti mula o espírito de solidariedade e faz renascer a esperança de um amanhã com perspecti vas para um grande universo de crianças hoje menos favorecidas.

Doar livros também écompartilhar esperança

INAUGURAÇÃOInformativo - Ano 11 - Número 85 - Outubro de 2013 /2

Diretoria Quadriênio 2012/2016Roni Angelo Ferrari PRESIDENTE

Oswaldo Oliveira da Silva VICE-PRESIDENTEFrancisco Renato Castro Peixoto DIRETOR-TESOUREIRO Loiva Therezinha N. de Oliveira DIRETORA-SECRETÁRIA

SUPLENTES DA DIRETORIAWaldir de Oliveira Moreira,

Otavio dos Santos eElaine Beatris Dresch Timmen

Wilson de Oliveira Moreira SECRETÁRIO-GERAL E COORDENADOR DAS

DELEGACIAS REGIONAIS

Conselho FiscalÊnio Edson Garcia, Guacir de Llano Bueno

e Jairo Domingos BuenoSuplentes do Conselho Fiscal

Davi Celso Shimitz,Claudeonor Bruno Rodrigues e Tevaldo Vargas

SECRASO-RSAvenida Ipiranga, 550 – Porto Alegre/RS

Fone: (51) 3212.2081E-mail: [email protected]

Site: www.secraso-rs.com.br

Delegacia Regional da Grande Porto AlegreAvenida Ipiranga, 550 – Porto Alegre/RS

Fone: (51) 3212.2081E-mail: [email protected]

Delegacia Regional de CarazinhoAvenida Flores da Cunha, 1184/sala 601 - Edifício

Avenida – Carazinho/RS - Fone: (54) 3331.6236E-mail: [email protected]

Delegacia Regional de Ijuí Rua Dr. Pestana, 193 – Ijuí/RS

Fone: (55) 9134.6368E-mail: [email protected]

Delegacia Regional de Santa MariaAv. Borges de Medeiros, 1876 – Santa Maria/RS

Fone: (55) 3026.0101E-mail: [email protected]

Delegacia Regional de Santa RosaRua Artur Ambrof, 275 – Santa Rosa/RS

Fone: (54) 9195.1234E-mail: [email protected]

Delegacia Regional Serra/RSRua Daltro Filho, 2277 – Caxias do Sul/RS

Fone: (54) 3213.2222E-mail: [email protected]

Delegacia de PelotasRua Zola Amaro, 318 – Pelotas/RS

Fone: (53) 3027.4037 E-mail: [email protected]

Jornalista ResponsávelCésar Krob – Matr: 1939

Redação: César Krob e Camilla Porto E-mail: [email protected]

Fones: (51) 3212.2081 ou 3212.3133Projeto Gráfico: Cássio Matos

Diagramação: Sérgio Santos / Tipos & TraçosFotos: Daniela Barcellos / Especial,

e Camilla Porto / Especial Ilustração: Sérgio Santos / Tipos & Traços

Impressão: IdeografTiragem: 1.500 exemplares

Teatro infantil encantou todos os públicos

Roni Ferrari, Gislaine Leães e Cláudio Levitan tocaram a sinetainaugural do grande evento no Parque Germânia

Grupo Em Dança: Colégio S. Catarina, de NH

Oswaldo Oliveira da Silva: homenagem à mestra

Performances circenses

Wilson Moreira, Dênis Alessandro da Silva e Luiz Coronel

Débora Finochiaro e o Cel. Biacchi alegraram a garotada

Na hora do hino, nada de palhaçada

A solenidade de abertura da 7ª Feira do Livro Infantil nos Parques de Por-to Alegre, prestigiada por autoridades e convidados especiais, teve a exe-cução dos hinos Nacional e Rio-Grandense, distribuição de obras literárias e demonstrações artísticas. A sineta tocou para anunciar que o maior evento gaúcho do gênero estava começando para contemplar 15 mil crianças ca-rentes especialmente convidadas.

EDITORIAL

Foram várias as oportunidades em que compar-tilhei a emoção do Dr. Clyton com resultados do Secraso, principalmente na Feira do Livro

Infantil. Hoje, fazendo em mim uma retrospectiva, en-tendo melhor a alegria e o prazer que ele sentia. E cer-tamente ele regozijaria com tamanha intensidade pelos resultados colhidos nesta nossa Feira mais recente.

Sempre temos uma certeza, o último trabalho... fi-cou melhor! Mas não é apenas sensação. Esta Feira do Livro Infantil no Parque Germânia foi a melhor de todas as que o Secraso produziu.

Mas nestas minhas apreciações o que está mui-to presente é a certeza do êxito que alcançaremos no próximo ano. Pois, nem bem terminou esta edição do evento e já começamos a trabalhar pela realização da que acontecerá no próximo ano. E, para 2014, a nossa promessa é a de ficar na lembrança e nos corações de todos que lá comparecerem. Pois digo agora, e darei maiores referências em breve, porquanto teremos atra-ções já encaminhadas e que irão tocar e atingir o gosto de todos. Tenham certeza, será um grande sucesso!

Outro resultado que me emocionou foi o primeiro curso de formação de Educadores Assistentes, que estamos por concluir no final deste mês de novembro,

Prezados associados e filiados!

Informativo - Ano 11 - Número 85 - Outubro de 2013 /3

Roni Angelo FerrariPresidente

com vinte e uma formandas e um formando. Foram muitos meses de preparação e chegou a implantação em módulos que continuaremos ao longo do próximo ano, formando tur-mas para as nossas instituições. E o que é mais importante, isso é gratuito. Mas não basta ser gratuito, deve ter quali-dade, e isso é o que mais nos esmeramos em proporcionar.

Assim, desde já, começo também uma projeção para o próximo ano – será de muito trabalho. Mas com a certeza de muitos resultados positivos para a nossa comunidade. Da minha parte continuarei visitando mais, estreitando mais as ligações do Secraso com os nossos representados.

Vamos implantar os demais Telecentros de Comunica-ção, com a cessão de programas e equipamentos doados pela ASPROCERGS – Associação dos Funcionários da Pro-cergs, contemplando, inclusive, cidades do Interior, como Caxias do Sul, Carazinho, Alegrete, Santa Maria e Pelotas.

Abaixo relação de entidades visitadas pelo Presidente nos últimos meses:

a) LBV – Legião da Boa Vontade, onde foi recebi-do pelo Assessor de Comunicação Alex Dias; oportunidade em que deixou na Rádio da LBV uma mensagem do Se-craso aos ouvintes; b) Loteamento Timbaúva, recebido pelo senhor. Luiz Caetano; c) Educandário São Luiz, foi recebido pela coordenadora pedagógica, Andressa Moraes d) Associação Legionários do Trabalho – Creche Vovó Ida, recebido pela coordenadora Fátima Cardoso. e) EEI – Construindo o Amanhã, recebido pela presidenta Jandira Machado, e a coordenadora Ana Paula Goulart, f) Peque-na Casa da Criança, recebido pela presidenta Irmã Pierina Lorenzoni. g) Conselho Jardim Leopoldina - EEI Planeta do Saber, recebido pelo presidente Sérgio Cupini, h) AEL-CA – Associação Evangélica de Luterana de Caridade - recebido pela diretora pedagógica Elaine Beatriz Timmen, i) Associação Barbara Maix – recebido pela presidente Irmã Gentila Segato e pela coordenadora Hedy Hoeveler, j) INAMEX – recebido pelo presidente Luiz Alberto Giacobo e pela coordenadora pedagógica Lisiane Barbosa Pacheco. I) Sempre Mulher – recebido pela presidenta Vera Cintra.

Tenham uma boa leitura.

7ª FEIRA DO LIVRO INFANTILInformativo - Ano 11 - Número 85 - Outubro de 2013 /4 e 5

AFeira do Livro Infantil nos Parques de Porto Alegre, que cresce e se aprimora a cada ano, em sua 7ª edição,

que ocorreu entre os dias 10 e 13 de outubro, recebeu 50 mil visitantes.

Pela segunda vez consecutiva, o Parque Germânia foi palco para essa corrente de solidariedade que, des-ta vez, contemplou cerca de 13 mil crianças carentes abrigadas em es-colas e instituições comunitárias da Capital e Região Metropolitana.

A iniciativa do Secraso-RS, com incentivo do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, obteve patro-cínio da Cia Zaffari Bourbon e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Ale-gre, Feinc, Fecomércio RS, Kia Sun Motors e QI Escolas e Faculdades. Estímulos que viabilizaram essa im-portante ação cultural, que tem como principal objetivo, incentivar o hábito da leitura.

A diversidade de atrativos para

Um grande palco para fazer milhares de crianças felizes

as crianças beneficiadas e para o público em geral foi o diferencial desta edição do evento. Peças tea-trais, contações de histórias, ações educativas desenvolvidas pelo Sesi, Cooperativa Piá, Tang, entre outros, fizeram a alegria de todos que com-pareceram. Menções especiais para as apresentações da Escola de Circo Parangolés, que veio especialmente de Camaquã para mostrar o talento de seus alunos, e para o Grupo Em Dança do Colégio Santa Catarina de Novo Hamburgo, que deu um show de coreografia durante a solenidade de abertura.

O que também fez muito sucesso entre os pequenos foram as degusta-ções. Ao longo do evento, mais de 9 mil sacos de pipoca Yoki, 20 mil co-pos de suco Tang, 17 mil Iogurtes Piá, 15 mil biscoitos Parati, 2 mil e qui-nhentos pacotes de Pastelina, além de 15 mil bolinhos e 2 mil e 60 litros de refrigerantes garantiram a energia

da garotada. Os escritores Luiz Coronel, Cláu-

dio Levitan, Angélica Rizzi e Paula Taitelbaum, promoveram concorridas sessões de autógrafos e distribuição de mais de 5 mil exemplares de suas obras – “Saturnino desce ao Pampa” (Luiz Coronel), “O Lápis de cores” (Cláudio Levitan), “Júlia a estrelinha” (Angélica Rizzi) e “Palavra vai palavra vem”(Paula Taitelbaum).

O público também participou do espetáculo. As crianças presentes, tanto as que estavam sendo favoreci-das pelo projeto, quanto as do nobre Jardim Europa e de outras regiões da Capital, deram verdadeiros shows de pureza e simpatia no palco, cantando e alegrando a todos.

O evento, além de promover a in-tegração com o meio ambiente, pro-porcionou quatro dias de muita diver-são, lazer e cultura, que com certeza ficarão gravados na memória de cada um que esteve presente.

Na grandeza do Parque Germâniafloresce o saber

0000_Inforamtivo Secraso 85.indd 4 12/11/2013 15:12:16

7ª FEIRA DO LIVRO INFANTILInformativo - Ano 11 - Número 85 - Outubro de 2013 /4 e 5

Um grande palco para fazer milhares de crianças felizesAutógrafosAutógrafosAutógrafos

Quatro autores geraram milhares de sorrisos infantis

Cláudio Levitan

Paula Taitelbaum

Luiz Coronel

Angélica Rizzi

da garotada. Os escritores Luiz Coronel, Cláu-

dio Levitan, Angélica Rizzi e Paula Taitelbaum, promoveram concorridas sessões de autógrafos e distribuição de mais de 5 mil exemplares de suas obras – “Saturnino desce ao Pampa” (Luiz Coronel), “O Lápis de cores” (Cláudio Levitan), “Júlia a estrelinha” (Angélica Rizzi) e “Palavra vai palavra vem”(Paula Taitelbaum).

O público também participou do espetáculo. As crianças presentes, tanto as que estavam sendo favoreci-das pelo projeto, quanto as do nobre Jardim Europa e de outras regiões da Capital, deram verdadeiros shows de pureza e simpatia no palco, cantando e alegrando a todos.

O evento, além de promover a in-tegração com o meio ambiente, pro-porcionou quatro dias de muita diver-são, lazer e cultura, que com certeza fi carão gravados na memória de cada um que esteve presente.

Nossos abraços!

0000_Inforamtivo Secraso 85.indd 5 12/11/2013 15:12:34

DEGUSTAÇÕESInformativo - Ano 11 - Número 85 - Outubro de 2013 /6

P a r a dimensionar o que foi

a 7ª Feira do Livro Infantil nos Parques de Porto Alegre, basta

avaliar os seguintes dados:Livros autografados e doados:

5.500; crianças contempladas (visitan-tes): 13.438; público geral da Feira, mais de 50 mil pessoas nos 4 dias; livros ven-didos: 8.554; degustações: além de 15 mil bolinhos ingleses e 2 mil litros de gua-raná, ofertados pelo Secraso-RS, o públi-co do evento consumiu: 9 mil sacos de pipoca Yoki, 20 mil copos de suco Tang, 17 mil frascos de Iogurte Piá (180g), 15 mil unidades de biscoitos Parati e

2.500 pacotes de Pastelina.

AÇÕES EDUCATIVASInformativo - Ano 11 - Número 85 - Outubro de 2013 /7

Ao longo de quatro

dias, uma diversificada programação cultural e de

lazer foi proporcionada às mi-lhares de crianças que visitaram

o Parque Germânia. Oficinas, contações de histórias, ações educativas sobre reciclagem e preservação do meio-ambiente somaram-se às apresentações teatrais e atividades circenses

que entretiveram pequenos e adultos.