outubro / 2018 relatório - cruzvermelhasp.org.br · música, desfile de fantasias e maquiagem....

10
OUTUBRO / 2018 Relatório de Atividades

Upload: tranthuy

Post on 09-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

OUTUBRO / 2018

Relatório de Atividades

Índice

. Resultados Gerais 03

. Gestão de Risco e Desastre 04

. Educação e Saúde 05

. Programas Comunitários 06

. Juventude 07

. Restabelecimento de Laços Familiares 09

. Núcleo de Saúde Mental e Atendimento Psicossocial 09

. Expediente 10

Resultados Gerais

OUTUBRO

17.292atendimentos

22.660 kgde doações entregues

3.534 horasde trabalho voluntário

Foto: Natália Scarabotto

Foto: Tiago Santos

I Simpósio Estadual: A Cruz Vermelha e a Gestão Integral de Riscos e Desastres

DOAÇÕES EMERGENCIAIS

Em outubro, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo atendeu 448 pessoas da comunidade Cruz de Malta, região do Jabaquara, vítimas de uma enchente. Foram enviados 867,84 kg de donativos por meio da liderança comunitária e pela Divisão de Defesa Civil da Prefeitura Regional do Jabaquara. Em março, a Cruz Vermelha já havia atendido cerca de 400 pessoas na mesma comunidade por conta de outra enchente.

No bairro de Itapegica, em Guarulhos, 110 pessoas foram afetadas por um incêndio na comunidade local. A Cruz Vermelha prestou assistência por meio do envio de 294,54 kg de donativos, entre roupas, sapatos e itens de higiene, repassadas aos moradores pela Assistência Social do município.

Doações: 867,84 kgAtendimentos: 558

SIMPÓSIO ESTADUAL DA CRUZ VERMELHA

Em comemoração ao Dia Internacional de Redução de Desastres, celebrado anualmente em 13 de outubro, o departamento organizou o “I Simpósio Estadual: A Cruz Vermelha e a Gestão Integral de Riscos e Desastres”, com o objetivo de debater sobre o papel das diversas áreas que compõem essa atenção completa. O evento contou com palestrantes da área de emergência, membros da defesa civil e especialistas em psicologia. Ao todo, 82 pessoas participaram das palestras realizadas no Centro Formador da Cruz Vermelha.

Atendimentos: 82

Total Gestão de Risco e DesastreDoações: 1.162,38 kg

Atendimentos: 640Gestão de Risco e Desastre

Momento Dia das Bruxas - Casa do Aconchego

Foto: Natália Scarabotto

MUTIRÃO DE SAÚDE

A fim de facilitar o acesso da população a exames e chamar a atenção para os cuidados com a saúde, o Departamento de Educação e Saúde esteve presente no “1º Mutirão da Cidadania da Paróquia São Sebastião”, através de sua Pastoral Social, Nossa Senhora do Loreto, com testes rápidos. Foram beneficiadas 65 pessoas com teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

Atendimentos: 65

PRIMEIROS SOCORROS

A Cruz Vermelha de São Paulo realizou três capacitações em Primeiros Socorros com o objetivo de multiplicar conhecimentos sobre as técnicas básicas de socorro para a população em geral. Os voluntários do departamento estiveram no CEI Jardim São Luiz II, CEI Alegria de Aprender e Grupo Escoteiro Gaia, beneficiando 95 pessoas.

O projeto “Primeiros Socorros para Todos” formou mais uma turma de 22 alunos. Por meio de aulas teóricas e práticas, os participantes foram capacitados a ensinar as técnicas básicas de socorro e estão aptos a difundir os conhecimentos aprendidos em seus bairros, grupos de trabalhos e escolas.

Beneficiados: 117

CASA DO ACONCHEGO

A Casa do Aconchego completou um ano de atividade. Para comemorar os bons resultados do trabalho neste período, os voluntários prepararam uma festa comemorativa de aniversário com o tema Dia das Bruxas. Cerca

Educação e Saúdede 60 idosos, que participam continuamente do projeto, se divertiram com música, desfile de fantasias e maquiagem.

Ainda neste mês, o projeto contabilizou 861 atendimentos, entre diversas atividades, como terapia ocupacional, cromoterapia, acupuntura, cuidados de enfermagem, oficina de memória, aula de coral e violão para os idosos.

Atendimentos: 861Total Educação e Saúde

Atendimentos: 1.043

Foto: Divulgação CV

Entregas de doações no município de Miracatu - Equipe CV

Projeto Parceria Ativa – Doações

Em outubro, a Cruz Vermelha de São Paulo doou 21.498,24 kg de roupas, produtos de higiene pessoal e de limpeza pessoal, mantimentos e água. Os itens enviados por nossa organização humanitária beneficiaram 14.385 pessoas em situação de vulnerabilidade social, atendidas por 38 instituições parceiras.

Doações: 21.498,24 kg Atendimentos: 14.385

Total Programas ComunitáriosDoações: 21.498,24 kg Atendimentos: 14.385

Programas Comunitários

MÊS DAS CRIANÇAS

A Cruz Vermelha de São Paulo preparou uma programação especial durante o mês de outubro para comemorar o Mês das Crianças. Foram beneficiadas 1.203 crianças, de diferentes idades, de 15 instituições parceiras com passeios, atividades recreativas e presentes.

A agenda contou com ações culturais e educativas. Neste ano, 225 crianças tiveram a oportunidade de conhecer espaços públicos que estimulam o aprendizado, como o Catavento Cultural, espaço interativo que apresenta a ciência de forma instigante, o Planetário Aristóteles Orsini e o Museu do Futebol.

Em busca de mais integração da criança imigrante, 46 pequenos da comunidade boliviana da região de Carapicuíba, local em situação de extrema vulnerabilidade social participaram de uma festa na sede da Cruz Vermelha de São Paulo. Foram realizadas atividades que priorizassem suas heranças culturais, por meio de música, contação de histórias, atividades recreativas e esportivas.

Juventude

Fotos: Divulgação CV

Ainda com foco na valorização da cultura e no respeito à diversidade, promovemos diversas atividades com as crianças da tribo indígena Tekoa Pyau, localizada no Jaraguá. Os voluntários também assistiram a uma apresentação das crianças, na qual apresentaram sua cultura e língua nativa. Foram beneficiadas 240 pessoas.

Junto aos parceiros Mágicos Solidários, 90 crianças do Lar São Tiago, em Itapecerica da Serra, assistiram a um show de mágica recreativa. Os voluntários prepararam um almoço comunitário e distribuíram presentes ao final do dia para todas as crianças.

A fil ial paulista da Cruz Vermelha Brasileira também deu continuidade ao “Projeto Piá”, um projeto da Juventude no Comunidade Viva. Foram beneficiadas 12 crianças da comunidade do Vietnã com formação artística, musical e educacional no Centro de Culturas Negras do Jabaquara. A instituição disponibiliza voluntário para acompanhar as aulas e transporte para as crianças.

Total JuventudeAtendimentos: 1.203

Juventude

Fotos: Divulgação CV

OFICINA

O Núcleo de Saúde Mental e Apoio Psicossocial, juntamente com a Missão Paz e a Cáritas, realizou uma roda de conversa com o objetivo de discutir sobre quais contribuições o campo da psicologia pode oferecer no suporte aos voluntários que atendem e estão em contato direto com imigrantes e refugiados. Participaram da oficina 27 voluntários.

CLÍNICA SOCIAL

Os voluntários do departamento totalizaram 24 horas de atendimento psicoterápico aos beneficiados da Cruz Vermelha de São Paulo. A clínica social tem o objetivo de amenizar desconfortos emocionais dos atendidos por meio de sessões com psicólogos voluntários e capacitados para atender diversas situações.

Atendimentos: 9Total Núcleo de Saúde Mental

e Atendimento PsicossocialAtendimentos: 9

Núcleo de Saúde Mental e Atendimento Psicossocial

CAPACITAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS

O Departamento de Restabelecimento de Laços Familiares (RLF), no mês de outubro, deu as boas-vindas a um grupo de aproximadamente 16 voluntários que concluíram a etapa de Capacitação em RLF e, a partir de então, participam efetivamente das nossas atividades.

Voluntários do Departamento participaram da capacitação no flanswers, uma ferramenta online utilizada por muitas Sociedades Nacionais para um diligente gerenciamento dos Casos de Restabelecimento de Laços Familiares e que segue no processo de implementação e treinamento na Cruz Vermelha Brasileira.

CASOS E ATENDIMENTOS

Ao longo do mês foram feitas também diversas reuniões com importantes organizações focadas na população de migrantes internacionais na cidade de São Paulo para apresentação do projeto e prospecção de parcerias, como também foi dada continuação no seguimento dos casos de transmissão de Mensagens Cruz Vermelha e Solicitações de Busca simultaneamente às visitas aos Centros de Acolhidas para Imigrantes da capital.

Atendimentos: 12Total Restabelecimento de Laços Familiares

Atendimentos: 12

Restabelecimento de Laços Familiares

Junta de Governo EstadualJorge Wolney Atalla Junior (Presidente)Minorou Wada (Vice-Presidente)Gilberto Gomes de Oliveira (Diretor Tesoureiro)Alexandre Winkler GodoyAna Lúcia Maria RussoAntônio DemarchiEvandro Guimaro SpinelliGerson de Andrade NogueiraIlaria MittigaJoão Adamo JuniorLeonardo ChiavoneLuís Alberto de Fisher AwazuLuís Antonio de Mello AwazuLuiz Alberto Maktas MeichesLuiz Fernando HernándezMarina Calife DauarMiguel NassifMilton Julião MarcondesOlavo Sant’Anna Filho

PARCEIROS:

Expediente

Renato Bauab DauarRicardo Elias NarchiSami Arap SobrinhoSilvio Balangio JuniorWilson Marques Spinelli

Secretário Geral:Fernando Ricardo Garzon Gerente de Projetos Sociais e Voluntariado:Aline Gomes da Rosa Texto:Natália Scarabotto Projeto Gráfico: Estúdio Loah

Diagramação:Gabriel Henrique

Supervisão:Tiago Santos

Foto de Capa:Natália Scarabotto

Utilidade Pública Internacional pelo Decreto Federal nº9.620, de 13/06/1912. Utilidade Pública Federal Pela Portaria MJ nº 1.308, de 05/06/2012. Utilidade Pública Municipal pelo Decreto nº 51.613/2010

[email protected]: 11 5056-8710