de atividades - cruzvermelhasp.org.br · impacto dos desastres sobre a saúde das populações...

9
ABRIL / 2018 Relatório de Atividades

Upload: buidan

Post on 14-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: de Atividades - cruzvermelhasp.org.br · impacto dos desastres sobre a saúde das populações afetadas durante a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

ABRIL / 2018

Relatório de Atividades

Page 2: de Atividades - cruzvermelhasp.org.br · impacto dos desastres sobre a saúde das populações afetadas durante a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

Índice

. Resultados Gerais 03

. Gestão de Risco e Desastre 04

. Primeiros Socorros 05

. Promoção à Saúde 06

. Programas Comunitários 07

. Restabelecimento de Laços Familiares 08

. Juventude 08

. Expediente 09

Page 3: de Atividades - cruzvermelhasp.org.br · impacto dos desastres sobre a saúde das populações afetadas durante a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

Resultados Gerais

ABRIL

5.122

5.870kg

2.552 horas

atendimentos

de doações entregues

de trabalho voluntário

Foto: Divulgação CV

Page 4: de Atividades - cruzvermelhasp.org.br · impacto dos desastres sobre a saúde das populações afetadas durante a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

Equipe da Cruz Vermelha que apresentou a palestra aos funcionários da Fundação Casa

Gestão de Risco e Desastre

Foto: Divulgação CV

DOAÇÕES EMERGENCIAIS

No mês de abril, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo enviou 213,34 kg de donativos para uma comunidade em Pirituba, na Zona Norte da capital. O local é considerado área de risco e abriga famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ao todo 120 pessoas receberam donativos para suprir emergencialmente essa população. A demanda foi da Instituição Ação e Proteção.

Atendimentos: 120

PRÊMIO “ESCOTISTA MARIO COVAS JÚNIOR” DE AÇÃO VOLUNTÁRIA

O trabalho da Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo foi reconhecido pelos Escoteiros do Brasil. Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 23 de abril, a instituição recebeu o Prêmio “Escotista Mario Covas Júnior” de Ação Voluntária por incentivar e participar de ações voluntárias relacionadas à infância e à juventude e que apoiam o escotismo.

PALESTRA

O Departamento de Gestão de Risco e Desastre apresentou aos funcionários da Fundação Casa de Franco da Rocha uma palestra sobre o impacto dos desastres sobre a saúde das populações afetadas durante a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Estiveram presentes 30 funcionários da instituição.

CAPACITAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS

Capacitamos 48 novos voluntários de Gestão de Risco e Desastre. Os voluntários passaram pelo processo de formação institucional básica que ocorreu entre janeiro e março.

Além disso, os voluntários se reuniram para dar início ao Grupo de Estudos que trabalhará para auxiliar no aperfeiçoamento do trabalho de campo na área de riscos e desastres. O grupo irá trabalhar com base nos conhecimentos adquiridos em campo, artigos científicos e publicações da área, além das publicações disponíveis pelo Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Total de doações: 213,34 kg

Total de atendimentos: 150

Page 5: de Atividades - cruzvermelhasp.org.br · impacto dos desastres sobre a saúde das populações afetadas durante a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

TREINAMENTOS

O Departamento de Primeiros Socorros realizou 8 treinamentos durante o mês de abril, beneficiando 272 pessoas. Entre as atividades, destaca-se o treinamento de Suporte Básico à Vida para estudantes da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Na ocasião, foram capacitados 32 alunos.

Os voluntários também ensinaram as técnicas básicas de socorro para moradores da Comunidade do Vietnã. Durante o mutirão, 22 pessoas participaram de oficinas de RCP (Respiração Cardiopulmonar) e de desengasgo.

Pessoas atendidas: 272

PRIMEIROS SOCORROS PARA TODOS

O projeto Primeiros Socorros teve continuidade em abril. Neste mês, 14 pessoas foram capacitadas como instrutoras de primeiros socorros.

O curso tem carga horária de 60 horas e aborda importantes tópicos como princípios do atendimento, suporte básico à vida, DEA (Desfibrilador Externo Automático), traumas, transporte de vítimas, intoxicação e envenenamento, entre outros. Além disso, são realizadas aulas de oratória e demais técnicas para formar instrutores capazes de transmitir o conhecimento de forma clara e simples.

Pessoas beneficiadas: 14

Total de atendimentos: 284

Primeiros Socorros

Cruz Vermelha tem a preocupação de ensinar os primeiros socorros às pessoas de todas as idades

Foto: Divulgação CV

Page 6: de Atividades - cruzvermelhasp.org.br · impacto dos desastres sobre a saúde das populações afetadas durante a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

Promoção à Saúde

CAMPANHAS DE SAÚDE

A fim de ampliar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo participou de dois mutirões de saúde, oferecendo aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. O primeiro aconteceu no Shopping Continental e beneficiou 30 pessoas. Na segunda atividade, 400 pessoas foram beneficiadas pelo serviço no Parque do Ibirapuera.

Atendimentos: 430 COMBATE FEBRE AMARELA

O departamento também deu continuidade às atividades de combate à Febre Amarela. A instituição esteve na Accenture, empresa de consultoria de gestão, tecnologia e informação, para imunizar 150 pessoas.

Atendimentos: 150

CASA DO ACONCHEGO

No mês de abril a Casa do Aconchego aperfeiçoou os seus atendimentos oferecendo aulas de violão, oficinas de memória, dança circular, facilitação em internet e aplicativo de celular, além das terapias complementares.

Atendimentos: 426

Total de atendimentos: 1.006 Fotos: Divulgação CV

Equipe da CV - Mutirão de saúde no Parque do Ibirapuera

Page 7: de Atividades - cruzvermelhasp.org.br · impacto dos desastres sobre a saúde das populações afetadas durante a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

Projeto Parceria Ativa – Doações

Em abril, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo beneficiou diversas instituições com doações. O programa “Parceria Ativa” entregou 3.505, 14 kg de donativos para apoiar 5.657 pessoas em situação de vulnerabilidade social de 16 locais.

Uma das entidades parceiras, por exemplo, é o Sorriso do Futuro que beneficiou 1.665 pessoas com 964,02 kg de alimentos, acessórios e roupas doados pela nossa instituição.

A comunidade do Rio Bonito também recebeu o apoio da Cruz Vermelha. Foram entregues 269, 38 kg de itens, dentre água, alimentos, roupas e sapatos para 60 beneficiados.

Programas Comunitários

Doações da Cruz Vermelha

Foto: Divulgação CV

Page 8: de Atividades - cruzvermelhasp.org.br · impacto dos desastres sobre a saúde das populações afetadas durante a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

ATIVIDADE NA TRIBO INDÍGENA

Nossos voluntários visitaram a comunidade indígena Tribo Tekoa Pyau, no pico do Jaraguá, a fim de apresentar uma proposta de trabalho e atividades que podem ser realizadas pelo departamento. O objetivo é construir uma relação de proximidade com as lideranças para que essas estejam no centro das decisões e ações da Cruz Vermelha no local.

Os voluntários também visitaram o Festival Guarani de Cultura e Arte. Posteriormente, analisaram características como línguas faladas, questões étnicas e sociais, gênero, habitação, bem-estar e brincar, entre outros.

EMBAIXADORES DA JUVENTUDE

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo deu início ao segundo ano do “Embaixadores da Juventude”. Nossos voluntários estiveram na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jornalista Millôr Fernandes para realizar a primeira atividade com 90 estudantes que participarão do projeto ao longo do ano. O primeiro encontro abordou o tema “cidadania e participação popular” e buscou conscientizar os jovens sobre a responsabilidade de cada um como agente de transformação na escola, na comunidade e na sociedade.

Total de atendimentos: 140

Restabelecimento de Laços Familiares

PLANTÃO DE ATENDIMENTO

Em abril, os voluntários do departamento de RLF (Restabelecimento de Laços Familiares) estiveram no Centro de Acolhida do Pari para um plantão de atendimentos. Refugiados e imigrantes tiveram a oportunidade de restabelecer e manter a comunicação com familiares que ficaram em seus países de origem por meio de chamadas telefônicas e solicitações de busca.

O departamento também está acompanhando a chegada dos venezuelanos na cidade de São Paulo para poder dar a assistência necessária.

PARCERIAS

O RLF também esteve presente em diversas reuniões de parceiros, como no seminário de migração, violência doméstica e trabalho análogo à escravidão, realizado pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante, e da reunião da Rede para Cuidados em Saúde de Imigrantes e Refugiados, reforçando a atuação no tema de migração e refúgio.

GRUPOS DE TRABALHO

Os voluntários do departamento têm se empenhado para estruturar cada vez mais as suas equipes a fim de intensificar as atividades abrangidas pelos Grupos de Trabalho de Emergências, de Relações Institucionais, Organização e Gerenciamento e Proteção de Dados.

O serviço de RLF tem o objetivo de restabelecer o contato entre familiares separados como consequência de conflitos armados, desastres naturais e migrações internacionais. Com o apoio de uma Rede Mundial de Vínculos Familiares, composta pelo Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do

Juventude

Crescente Vermelho, realizamos busca e tentativa de localização de pessoas e trabalhamos para restabelecer e manter a comunicação entre entes queridos. As informações são mantidas em sigilo com a Cruz Vermelha de São Paulo.

Total de atendimentos: 20

Page 9: de Atividades - cruzvermelhasp.org.br · impacto dos desastres sobre a saúde das populações afetadas durante a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

Junta de Governo EstadualJorge Wolney Atalla Junior (Presidente)Minorou Wada (Vice-Presidente)Gilberto Gomes de Oliveira (Diretor Tesoureiro)Alexandre Winkler GodoyAna Lúcia Maria RussoAntônio DemarchiEvandro Guimaro SpinelliGerson de Andrade NogueiraIlaria MittigaJoão Adamo JuniorLeonardo ChiavoneLuís Alberto de Fisher AwazuLuís Antonio de Mello AwazuLuiz Alberto Maktas MeichesLuiz Fernando HernándezMarina Calife DauarMiguel NassifMilton Julião MarcondesOlavo Sant’Anna Filho

PARCEIROS:

Expediente

Renato Bauab DauarRicardo Elias NarchiSami Arap SobrinhoSilvio Balangio JuniorWilson Marques Spinelli

Secretário Geral:Fernando Ricardo Garzon Gerente de Projetos Sociais e Voluntariado:Aline Gomes da Rosa Texto:Natália Scarabotto Projeto Gráfico: Estúdio Loah

Diagramação:Gabriel Henrique

Foto de Capa:Natalia Scarabotto Oliveros

Utilidade Pública Internacional pelo Decreto Federal nº9.620, de 13/06/1912. Utilidade Pública Federal Pela Portaria MJ nº 1.308, de 05/06/2012. Utilidade Pública Municipal pelo Decreto nº 51.613/2010

[email protected]: 11 5056-8710