os três cozinheiros dia 15 out.2014

2

Click here to load reader

Upload: filomena-claudino

Post on 08-Jul-2015

50 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Os três cozinheiros dia 15 out.2014

Os Três Pequenos CozinheirosJutta Langreuter

O sol acaba de se levantar.Gino é o último a sair do barquito.- Vão mais devagar! – reclama ele. – Olhem, o meu barrete de cozinheiro ficou todo molhado!- E dá-te por feliz por o mar ter estado tão calmo – diz o Barnabé.Os três amigos têm de andar aos saltos para poder atravessar o extenso areal.- Não consigo andar mais! – lamenta-se o Gino, sentando-se sobre qualquer cosa.- Sentaste-te num mexilhão – ri-se o Luca. – olha que bicho tão giro!- Ah! Mexilhões! Cozinhados com cebolas e vegetais …- Não és o único que sabe cozinhar! – diz o Gino, mal humorado.- Vamos embora, rapaziada! – chama o Barnabé.- Ai! – grita o Gino, horrorizado. – Olhem! Um monstro! Os outros olham para o monstro. Ora bolas, é apenas um simples caranguejo. O bicho fica com tanto medo do Gino como este dele e, correndo de lado, desaparece num instante.- Um caranguejo! – começa o Luca. – Ia com molho de limão …- Luca! – ralha o Gino. – Queres parar com essa história de ementas? - Tenho de cozinhar qualquer coisa, já, já! – lamenta-se Luca. – Não consigo deixar de pensar nisso!- Todos queremos cozinhar qualquer coisa! Eu, também, mal consigo conter-me! – concorda Barnabé.

Para além do mais, já sinto um ratinho a roer na minha barriga. Comia qualquer coisa … - queixa-se o Gino.- Vamos cozinhar qualquer coisa logo na primeira casa que encontrarmos! – promete o Barnabé.- Mas só se houver lá uma criança – afirma o Gino. – Cozinhar para adultos não tem piada, como todos sabemos …- Pssst! – chama o Barnabé. – Olhem para aquela casa! Que bela moradia! Deve ter uma cozinha bastante interessante.Barnabé, Luca e Gino caminham pelas dunas de areia até chegarem perto da casa.- Estamos com sorte! – exclama o Luca. – Está uma janela aberta. Podemos trepar por estas flores…- São hidrângeas – murmurou o Gino.- … e – zás – logo estaremos lá dentro!Os três cozinheiros são bons trepadores e, ora ajudas tu, ora ajudo eu, num instante, estão no parapeito da janela.Mas, aí, eles ficam de repente paralisados.Lá dentro, um gato gordo e de pelo cinzento ressona, enrolado como um novelo de lã. Subitamente, levanta uma das pestanas, pesadas como chumbo. Os três amigos transformam-se em estátuas.- Não cozinho em casas assim – sussurra o Gino. – Casas com gatos …- Calado e quieto! Resmunga o Barnabé.- … ou casas com cães! – continua o Gino.- Chhhh! – ordena o Luca. – Olhem para aquele lado – diz ele, apontando para um ursinho de peluche, deitado sobre uma mesa. – Aqui vive um menino e uma menina.Gino solta um suspiro de alívio e sorri.Entretanto, o gato vira a cabeça e …

(…)

Gostaram deste texto? Procurem o livro na vossa Biblioteca Escolar.

Page 2: Os três cozinheiros dia 15 out.2014

Quarta-fe ira,15 de outubro

Caro colega,

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação 2014, assinalado no dia 16 de outubro, a Biblioteca vem solicitar-lhe que, caso não prejudique as atividades que tem programadas, leia aos alunos o texto que se segue.

Grata,

A professora bibliotecária

Filomena Claudino

13 a 17 de outubro de 2014