os caminhos para a redação nota 1000 e introduções mágicas

34
Os caminhos para a redação nota 1000 no ENEM Professor Jason Lima 1

Upload: jasonrplima

Post on 16-Feb-2017

453 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Os caminhos para a redação nota 1000 no

ENEM Professor Jason Lima

1

Professor Jason Lima 2

O que se deve fazer? 1. Sua redação deve ter entre 22 e 30 linhas;

2. deve ser construída com 4 ou 5 parágrafos;

3. os parágrafos de argumentação não podem ter

apenas uma frase. Devem ser produzidos com

tópico-frasal.

Professor Jason Lima 3

Professor Jason Lima 4

Não adianta ir de encontro ao ENEM... Vá ao encontro dele!

4/10/2016 Footer Text 5

4. o segundo e o terceiro parágrafo (se houver) de

argumentação deve ser introduzido por um

conectivo que inter-relacione as ideias dos

argumentos;

6

Professor Jason Lima 7

5. o último parágrafo também deve ser introduzido

por um conectivo. Nesse caso, normalmente é um

elemento de conclusão; evite terminar com “diante

dos fatos mencionados”, “concluindo”.

8

Professor Jason Lima 9

6. para se chegar à nota 200 na competência II, é

fundamental a presença de repertório sociocultural,

explicitado por meio de citações de autoridade,

referências históricas, filosóficas, sociológicas ou de

outras áreas do conhecimento.

Professor Jason Lima 10

Professor Jason Lima 11

4/10/2016 Footer Text 12

Professor Jason Lima 13

Professor Jason Lima 14

4/10/2016 Footer Text 15

Como fazer isso?

Professor Jason Lima 16

Calma, isso a gente resolve...

Professor Jason Lima 17

O escritor irlandês Bernard Shaw ponderava ser a vida muito curta para refletirmos a respeito de fatos

os quais não fossem realmente significativos, e poucos assuntos são mais relevantes do que a discussão sobre

a ética na medicina. Isso faz fomentar um debate contínuo na sociedade acerca desse tema. Acreditar, pois, que essa falta de lisura de alguns médicos não trará agudas consequências ao meio social é pensar

leviana e negligentemente.

INTRODUÇÃO MÁGICA I

O escritor irlandês Bernard Shaw ponderava ser a vida muito curta para refletirmos a respeito de

fatos os quais não fossem realmente significativos, e poucos assuntos são mais

relevantes do que a discussão sobre a regulação da mídia no Brasil. Isso faz fomentar um debate contínuo na sociedade. Acreditar, pois, que esse tema não trará agudas consequências ao meio

social é pensar leviana e negligentemente.

INTRODUÇÃO MÁGICA I

Professor Jason Lima 20

INTRODUÇÃO MÁGICA II • A celeuma sobre a publicação de biografias não

autorizadas vem hodiernamente tomando espaço na sociedade. Consoante observava o ensaísta francês Joseph Joubert, o objetivo da argumentação, ou da discussão, não deve ser a vitória, mas o progresso da ideias. Por conseguinte, a importância de uma análise acerca da autorização para publicar essas obras autorais é substancial para que haja soluções eficazes e peremptórias.

INTRODUÇÃO MÁGICA II • A celeuma sobre a ética dos atos médicos vem

hodiernamente tomando espaço na sociedade. Consoante observava o ensaísta francês Joseph Joubert, o objetivo da argumentação, ou da discussão, não deve ser a vitória, mas o progresso da ideias. Por conseguinte, a importância de uma análise acerca da ética médica é substancial

• para que haja soluções eficazes e peremptórias.

Professor Jason Lima 23

INTRODUÇÃO MÁGICA III • A análise crítica dos aspectos sociais é contrária à

visão resignada da massa popular. Como disse o ex-presidente norte-americano John Kennedy, o conformismo é carcereiro da liberdade e inimigo do crescimento. Em vista dessa condescendência social, observa-se que a violência cotidiana contra as mulheres é um episódio relevante e com tendência a se perpetuar caso não haja uma apreciação séria e resolutiva. Portanto, ser complacente com esse fato social é abandonar a possibilidade de progressão da sociedade.

• A análise crítica dos aspectos sociais é contrária à visão resignada da massa popular. Como disse o ex-presidente norte-americano John Kennedy, o conformismo é carcereiro da liberdade e inimigo do crescimento. Em vista dessa condescendência social, observa-se que a discriminação racial é um episódio relevante e com tendência a se perpetuar caso não haja uma apreciação séria e resolutiva. Portanto, ser complacente com esse fato social é abandonar a possibilidade de progressão da sociedade.

• A análise crítica dos aspectos sociais é contrária à visão resignada da massa popular. Como disse o ex-presidente norte-americano John Kennedy, o conformismo é carcereiro da liberdade e inimigo do crescimento. Em vista dessa condescendência social, observa-se que a intolerância e o discurso de ódio é um episódio relevante e com tendência a se perpetuar caso não haja uma apreciação séria e resolutiva. Portanto, ser complacente com esse fato social é abandonar a possibilidade de progressão da sociedade.

• A análise crítica dos aspectos sociais é contrária à visão resignada da massa popular. Como disse o ex-presidente norte-americano John Kennedy, o conformismo é carcereiro da liberdade e inimigo do crescimento. Em vista dessa condescendência social, observa-se que a intolerância quanto à diversidade de gêneros é um episódio relevante e com tendência a se perpetuar caso não haja uma apreciação séria e resolutiva. Portanto, ser complacente com esse fato social é abandonar a possibilidade de progressão da sociedade.

• A análise crítica dos aspectos sociais é contrária à visão resignada da massa popular. Como disse o ex-presidente norte-americano John Kennedy, o conformismo é carcereiro da liberdade e inimigo do crescimento. Em vista dessa condescendência social, observa-se que a proibição de publicar biografias não autorizadas é um episódio relevante e com tendência a se perpetuar caso não haja uma apreciação séria e resolutiva. Portanto, ser complacente com esse fato social é abandonar a possibilidade de progressão da sociedade.

• A análise crítica dos aspectos sociais é contrária à visão resignada da massa popular. Como disse o ex-presidente norte-americano John Kennedy, o conformismo é carcereiro da liberdade e inimigo do crescimento. Em vista dessa condescendência social, observa-se que a falta de incentivo à doação de órgãos é um episódio relevante e com tendência a se perpetuar caso não haja uma apreciação séria e resolutiva. Portanto, ser complacente com esse fato social é abandonar a possibilidade de progressão da humanização da sociedade.

Sem tropeços...

Professor Jason Lima 30

Não morra na praia...

Professor Jason Lima 31

Não existem concorrentes para vocês...

32

Professor Jason Lima 33

34