orientações para preenchimento doorientações para … · 2013. 7. 29. · levantamento de...

16
Orientações para preenchimento do Orientações para preenchimento do ANOS

Upload: others

Post on 25-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Orientações para preenchimento doOrientações para preenchimento do

ANOSANOS

Page 2: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Fonte: Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep)

Page 3: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Apresentação

Esse guia tem por objetivo auxiliar servidores e gestores no preenchimento do Levantamento Individual de Necessida-des de Capacitação (LINC), bem como os interlocutores de RH no preenchimento do Levantamento das Necessidades de Capacitação (LNC).

Espera-se que esse material sirva como apoio às normas no que se refere aos objetivos e aplicabilidade do LINC e do LNC, de forma que o preenchimento seja realizado criterio-samente, considerando os eventos de capacitação que pos-suam consonância com as atividades realizadas pelo servi-dor e com os objetivos das UP/UO do Inmetro.

Page 4: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Procedimentos referentes ao processo

NIG-DPLAD-070Levantamento de Necessidade de Capacitação.

FOR-DPLAD-074Levantamento Individual de Necessidade de Capacitação (LINC)

FOR-DPLAD- 043Levantamento de Necessidade de Capacitação.

Definições

LINC – Levantamento Individual das Necessidades de Capacitação

LNC – Levantamento das Necessidades de Capacitação

COGEP – Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas

DIVOP – Divisão de Operacionalização de Recursos Humanos

Page 5: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Levantamento de Necessidades de CapacitaçãoO LINC é um processo participativo, porém orientado, para identificação das demandas relacionadas às necessidades de capacitação das unidades do Inmetro. É o momento em que os servidores, em parceria com os gestores, analisam quais eventos de capacitação contribuirão para o desempe-nho de suas atividades.

Objetivos do LINC/LNC• Estimular a análise crítica das demandas, de forma que as áreas relacionem apenas os eventos de capacitação que sirvam de apoio ao cumprimento dos seus objetivos estra-tégicos;• Tornar o processo de Levantamento das Necessidades de Capacitação mais participativo, promovendo a troca entre gestores e servidores; e• Auxiliar no planejamento orçamentário real das capacitações.

ResponsabilidadesPapel do Gestor: propor e auxiliar o servidor no planeja-mento de suas capacitações, bem como de toda a unidade de trabalho.

Orientações:• O gestor deve fazer uma análise crítica da sua unidade, identificando demandas e metas a serem alcançadas, obser-vando o planejamento das atividades para o ano seguinte, projetos e também treinamentos comportamentais para os membros da equipe. Com base nessa análise, o gestor deve-rá propor temas que auxiliem a unidade no desempenho de

Page 6: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

seu papel no Inmetro, sendo muito importante que estimule a troca interna de informações entre os servidores;• Os interesses específicos da unidade e/ou individuais de-vem ser dimensionados de acordo com os objetivos estra-tégicos do Inmetro; e• Os levantamentos individuais dos servidores devem ser analisados de forma crítica, sendo o gestor o responsável pelas demandas de sua área, devendo deferir ou indeferir as solicitações que não forem pertinentes.

Papel do Servidor: preencher o LINC com as capacitações necessárias para o desempenho de suas funções, de acordo com as demandas e metas da sua unidade.

Orientações:• Preencher o seu próprio LINC, considerando a coerência entre os eventos de capacitação solicitados e os projetos desenvolvidos pela sua área;• O servidor deve preencher o seu LINC em parceria com seu chefe imediato para que juntos possam planejar suas capacitações;• Levar em consideração seu PTI para propor suas capaci-tações; e• Refletir sobre a quantidade de capacitações solicitadas, tendo em vista que, para tal atividade, é preciso conciliar orçamento/carga horária.

Papel do Interlocutor: auxiliar e orientar a sua respectiva unidade com base nas diretrizes estabelecidas pela Cogep, apoiando a Divop no processo de capacitação desde o le-vantamento dos temas até a formalização das demandas pelas áreas.

Page 7: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Orientações:• Assessorar os servidores/chefias no início de processo de preenchimento do LINC;• Ser o ponto focal da Divop nas UO;• Dirimir possíveis dúvidas fazendo interface com a Divop no processo de preenchimento dos formulários; e• Realizar o preenchimento do LNC com base nos levanta-mentos individuais dos servidores e nos temas levantados pelos gestores de cada UO. Nessa etapa, o interlocutor de-verá contar com apoio da Divop.

Papel da Cogep: Responsável pelo processo de capacita-ção, devendo estimular as áreas a se manifestarem quanto às necessidades de capacitação. A coordenação deve ter uma postura crítica com relação às demandas e apoiar os gestores e servidores nesse levantamento.

Orientações:• Assessorar os interlocutores e servidores com informações referentes ao processo durante o LINC/LNC;• Analisar e, se for o caso, propor alternativas aos eventos de capacitação solicitados;• Realizar uma análise complementar a dos gestores no que se refere à pertinência entre a solicitação, a atividade exer-cida pelo servidor, os objetivos descritos e a relevância do tema para a Instituição (vide critérios utilizados para a ava-liação da Cogep); e• Viabilizar os eventos de treinamento e desenvolvimento, levando em consideração as informações coletadas nos for-mulários do LINC e do LNC, quando pertinentes.

Page 8: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Orientações para o preenchimento dos formulários

Levantamento Individual de Necessidades de Capacitação (LINC)

Público Alvo: Deve ser preenchido exclusivamente por ser-vidores do Inmetro.

Período: Entre os dias 01/08 e 30/09.

Obrigatoriedade: O preenchimento do LINC pelo servidor é facultativo, ou seja, o formulário deve ser preenchido ape-nas quando houver a necessidade de eventos de capacita-ção que sejam necessários para apoiar o servidor no desen-volvimento de suas atividades.

Relação com o PTI: O PTI deve ser uma referência para iden-tificação de eventos de capacitação que sejam necessários para apoiar o alcance dos objetivos da Instituição.

Valores: Não existe limite para os valores, entretanto, é im-portante considerar que a viabilização dos eventos depende da liberação orçamentária de cada área.

Quantidade: Não existe limite para a quantidade de eventos de capacitação solicitados, entretanto, a aprovação deve-rá estar condicionada à compatibilidade entre montante de horas/aula solicitados e a jornada de trabalho.

Priorização: O servidor deverá priorizar os eventos solicita-dos considerando os que possuem maior impacto nos re-

Page 9: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

sultados esperados de suas atividades. Caso haja limitações orçamentárias, serão mantidos no LNC aqueles eventos que tiverem prioridade mais alta.

Justificativa dos Cursos: A justificativa deve ser realista, exe-quível, descrita de forma sucinta e apresentar a convergên-cia da solicitação com as atividades realizadas pelo servidor. Pontos importantes a serem descritos:

• Atividade realizada pelo servidor que demande o conhe-cimento solicitado, referenciando o objetivo do PTI a que se refere, se for o caso.• Para que finalidade o treinamento será utilizado (Ex.: melho-ria de processo, atividades de pesquisa, inovação, desenvolvi-mento tecnológico, gestão de projetos, divulgação da imagem do Inmetro, buscar a excelência em gestão, entre outros).• Pontuar o que se pretende que o servidor seja capaz de re-alizar após a conclusão da ação de capacitação (Ex.: quando se solicita um curso de Excel Intermediário, deseja-se que o servidor seja capaz de construir ferramentas de controle para gestão de indicadores). • O quanto essa ação de capacitação contribui para os re-sultados da área.

Expectativa de Conteúdo do Curso/Treinamento: Esse cam-po deve ser preenchido buscando evidenciar quais os prin-cipais tópicos espera-se que o treinamento aborde para que as expectativas de aprendizado sejam alcançadas. Esse campo ajudará à Cogep a levantar propostas que estejam alinhadas às necessidades do servidor ou organizar interna-

Page 10: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

mente, em conjunto com as áreas pertinentes, treinamentos adequados às necessidades do Inmetro.

Indicação de instrutores internos/ externos e/ou Institui-ções: Indicar um ou mais instrutores internos/ externos, do-centes e/ou técnicos administrativos ou empresas/ escolas que têm possibilidade de oferecer o curso. Este item não é de preenchimento obrigatório e sendo sugerido será verifi-cada a viabilidade de execução na instituição indicada.

Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC)

Público Alvo: Deve ser consolidado pelos interlocutores em parceria com as técnicas de capacitação da Cogep e apro-vado pelo chefe de cada UP.

Período: Entre os dias 01/10 a 31/10

Fonte de Consulta: Sugerimos avaliar o planejamento da área, planos de trabalho dos servidores, sites, periódicos, re-latórios A3 da própria UO, entre outras fontes de referência de acordo com a natureza do evento. Com base nessas in-formações o gestor deverá ter base para avaliar a pertinên-cia dos eventos solicitados, bem como propor outros even-tos de treinamento e desenvolvimento.

Valores: O gestor deverá considerar o montante orçamentá-rio disponibilizado para sua UP/UO e autorizar a inclusão no Siplan dos eventos de capacitação priorizados.

Page 11: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Aprovação/Priorização: O gestor deverá considerar crité-rios de aprovação e até mesmo, se for o caso, de priorização de alguns eventos em detrimento de outros. Sugerimos que os pontos abaixo sejam considerados:

• Pertinência entre o evento de capacitação e as atividades realizadas pelo servidor;• Impacto do objetivo do treinamento para o alcance dos resultados da área e do Inmetro; e• Avaliar se há coerência entre o volume de capacitações por servidor e o montante da carga horária solicitada para o período.

Só deverão compor o LNC, os levantamentos individuais que atenderem aos pontos acima descritos. Ressalta-se que o LNC não necessariamente deve retratar a consolidação dos levantamentos individuais, tendo em vista que os gestores deverão avaliar o LINC de cada servidor e aprovar ou não as solicitações de acordo com a pertinência dos eventos lista-dos para cada área. Além disso, os gestores poderão propor e acrescentar no LNC os eventos de treinamento e desen-volvimento que julgarem necessários para sua equipe e que não constem nos levantamentos dos servidores.

É importante mencionar que a aprovação do LINC/LNC não garante necessariamente a execução da proposta, pois essa depende de uma avaliação final da Cogep.

Page 12: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Critérios utilizados para a avaliação da Cogep:

• Disponibilidade orçamentária;• Relevância e relação entre a atividade fim que a área exer-ce e o conteúdo do evento de capacitação solicitado;• Volume de solicitações semelhantes, quantidade de de-mandas, número de solicitantes para um mesmo evento vi-sando identificar a aquisição/organização dos eventos co-muns;• Qualidade da capacitação e das instituições indicadas;• Existência de evento similar em local próximo à sede onde o servidor exerce suas atividades em detrimento de outros estados;• Período de afastamento e carga horária da capacitação solicitada no exercício;• Intervalo de tempo entre a solicitação atual e a última ca-pacitação realizada para o mesmo tema e servidor; e• Relação custo-benefício.

Page 13: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Interação com o processo orçamentário - Inserção no Siplan

Tendo em vista que o processo orçamentário no 2º semes-tre tem início em meados de outubro e é finalizado em no-vembro/dezembro, faz-se necessário que as áreas finalizem o LNC impreterivelmente até 31 de outubro.

Do contrário, corre-se o risco de não ser possível especificar a reserva orçamentária para determinado evento.

É de suma importância que o Siplan reflita os eventos de capacitação aprovados ou, se for o caso, em situações de restrições orçamentárias, priorizados pelo chefe da UP.

Somente serão considerados pela Divop os eventos inseri-dos no Siplan com reserva orçamentária adequada à realiza-ção, constando no status A.

Qualquer solicitação fora desse cenário será considerada como evento não planejado e a tratativa será a descrita na NIG-DPLAD-061.

Page 14: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

O montante referente à quantidade de pessoas, descrito no Siplan, será utilizado pela Divop para identificação das de-mandas por cursos de capacitação. Os cursos serão adquiri-dos externamente, por meio de processo licitatório ou aqui-sição direta nos moldes da Lei 8.666/93. A Cogep/Divop entende que o número de pessoas indicadas para os even-tos de capacitação é obtido de acordo com o planejamento de cada área. O não cumprimento do preenchimento das vagas solicitadas e contratadas, bem como a não existên-cia de reserva orçamentária, ensejará a responsabilização da parte solicitante, nos termos da Lei 8.112/92, Capítulo IV - Das Responsabilidades e, no que couber, da Lei de Res-ponsabilidade Fiscal e demais normas aplicáveis à espécie.

Page 15: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Macro

eta

pas

Servidor deverá: Avaliar quais eventos de capacitação são necessários para auxiliá-lo no cumprimento dos objetivos do seu PTI.

Gestor irá: Analisar o LINC dos servidores e, se necessário, propor eventos de capacitação que apoiem a UO no alcance de seus objetivos.

Interlocutor e Técnicas de Capacitação da Divop: Após a aprovação de cada LINC pelos gestores, os formulários serão enviados ao interlocutor de RH, que compilará as informações no LNC de cada UP/UO.

Chefe da UP irá: Analisar a pertinência do LNC com relação ao planejamento da UP, aprovando apenas as capacitações que considerar adequadas.

Divop/Coordenador da Cogep: Analisar as demandas do Inmetro, conferindo visão sistêmica, de forma que o Plano Anual de Capacitação a ser criado esteja alinhado com a estratégia do Instituto, otimizando os investimentos para o próximo ano.

Responsável pelo processo orçamentário de cada UO: As áreas deverão realizar a reserva orçamentária para os eventos de capacitação inseridos no LNC e ratificados pela Cogep, inserindo no Siplan os valores necessários para viabilizar os treinamentos.

Divop: O Plano será composto pelos eventos de capacitação inseridos no Siplan com status A. A partir do ano seguinte, a Divop iniciará o trabalho de acompanhamento e execução do PAC.

Aprovação do LNC pelo chefe

da UP

Aprovação do LNC pelo chefe

da UP

Criação do LNCCriação do LNC

Alinhamento com o gestorAlinhamento com o gestor

Preenchimento do LINC

Preenchimento do LINC

Análise da CogepAnálise da Cogep

Reserva Orçamentária

Reserva Orçamentária

Plano Anual de Capacitação

Plano Anual de Capacitação

Page 16: Orientações para preenchimento doOrientações para … · 2013. 7. 29. · Levantamento de Necessidade de Capacitação. FOR-DPLAD-074 Levantamento Individual de Necessidade de

Orientações para preenchimento doOrientações para preenchimento do

ANOSANOS