orientações para elaboração de plano decenal municipal (2014)

20
Reformulação do Plano Decenal de Educação de Bom Jardim - MA 2014-2023

Upload: adilson-p-motta-motta

Post on 19-Dec-2014

72 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

TRANSCRIPT

Page 1: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Reformulação do Plano Decenal de Educação de

Bom Jardim - MA

2014-2023

Page 2: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Sêneca, a 2.000 anos.

Page 3: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Plano Decenal de Educação para Todos Documento elaborado em 1993 pelo Ministério da

Educação (MEC) destinado a cumprir, no período de uma década (1993 a 2003), as resoluções da Conferência Mundial de Educação Para Todos, realizada em Jomtien, na Tailândia, em 1990, pela Unesco, Unicef, PNUD e Banco Mundial. Esse documento é considerado "um conjunto de diretrizes políticas voltado para a recuperação da escola fundamental no país".

Em Bom Jardim, o Primeiro Plano Decenal de Educação Elaborado foi em 2002 – com vigência até 2013. (Já Venceu).

Histórico do Plano Decenal de Educação

Page 4: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Dessa forma, a Conferência de Jomtien é um marco político e conceitual da educação fundamental, constituindo-se em um compromisso da comunidade internacional em reafirmar a necessidade de que "todos dominem os conhecimentos indispensáveis à compreensão do mundo em que vivem", recomendando o empenho de todos os países participantes em sua melhoria.

O Plano Decenal de Educação para Todos foi apresentado pelo governo brasileiro em Nova Delhi, num encontro promovido pela Unicef e pelo Banco Mundial e que reuniu os nove países mais populosos do Terceiro Mundo - Tailândia, Brasil, México, Índia, Paquistão, Bangladesh, Egito, Nigéria e Indonésia - que, juntos, possuem mais da metade da população mundial. Lá o documento foi aprovado pelas duas organizações internacionais, que também ajudaram a elaborar a Declaração de Nova Delhi, estabelecendo posições consensuais entre os nove países participantes, na luta pela satisfação das necessidades básicas de aprendizagem para todos.

As idéias contidas no Plano Decenal, portanto, têm origem na preocupação da comunidade internacional com a educação, tendo em vista o novo cenário social advindo da sociedade da informação. Nesse sentido, a educação fundamental tem sido considerada um "passaporte para a vida“ – Um instrumento de Inclusão Social

Page 5: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

1. IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO:A) Denominação do Município;B) Criação: Ato de Criação;C) Evolução Histórica;D) Urbanização: Informar o processo de

Urbanização e seu Crescimento (Vila, povoado, distrito);

E) Formas de ocupação, parcerias, agroindústrias, colônias de pescadores;

F) Limites históricos e Geográficos;

Sequenciação e Estrutura do Plano. O que temos e o que falta?

Page 6: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA

1- Localização, área, altitude média, distância em relação à capital e aos principais centros urbanos do Estado ou da Região;

Coordenadas geográficas Limites atuais – norte, sul, leste, oeste. Hidrografia, clima, características. Temperatura média anual; Formação vegetal; Solos predominantes e aspectos geológicos; Área do município: urbana e rural em km².

ASPECTOS POPULACIONAIS1. Características gerais da população: Etnia, Origens, População Urbana e

Rural.2. Alteração encontrada entre os censos 1980, 1991, 2000, 2010, 2013 (IBGE).3. População por sexo, cor, faixa etária (verificar projeções fornecidas no site

do SUS, Ministério da Saúde ou IBGE – Últimos Dados publicados.

Page 7: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Sequenciação do Plano Marco Inicial: A Realidade

Elaboração/Reelaboração DIAGNÓSTICO

Objetivos e Metas

Programas, Projetos e Ações)

MODALIDADEou...

Page 8: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

• Educação Infantil;• Ensino Fundamental (1º ao 9º ano);• Ensino Médio;• Educação Superior;• Educação de Jovens e Adultos;• Educação Especial;• Educação do Campo;• Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.

• Educação Indígena

MODALIDADES. Níveis e Modalidades de Ensino

Page 9: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

* Formação e Valorização dos Profissionais da Educação

• Gestão e Financiamento• Acompanhamento e Avaliação do Plano

Page 10: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Diretrizes???Objetivo = Meta ou alvo que se quer atingir, posição estratégica a ser

obtida.

Diretriz = Linha segundo a qual se traça um plano de qualquer caminho; conjunto de instruções ou indicações para se levar a termo um negócio ou empresa (no caso, sua meta ou alvo).

Já a meta é algo mais tangível, mais concreto, mais específico.

A ELABORAÇÃO DO PLANO DAR-SE-Á EM 03 MOMENTOS:I- LEVANTAMENTO E ATUALIZAÇÃO DE DADOS PARA ATUALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO;

II- ESTABELECIMENTO DE DIRETRIZES E METAS – EM CONFORMIDADE COM O PLANO NACIONAL E A REALIDADE LOCAL DA POLÍTICA DE EDUC. MUNICIPAL. (CADA COORDENADOR DE ÁREA TEMÁTICA IRÁ REAVALIAR AS DIRETRIZES NACIONA, A MUNICIPAL E ATUALIZAR DE ACORDO COM A NACIONAL ATUALIZADA – PARA SERVIR DE DADOS E BASES PARA OS ESTABELECIMENTOS DAS METAS.

III- APÓS LEVANTAMENTO DO DIAGNÓSTICO, REUNIÕES MARCADAS EM CALENDÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DAS METAS – QUE CULMINARÁ NA AUDIÊNCIA PÚBLICA E A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E DEMAIS ÓRGÃOS DE REPRESENTAÇÃO CIVIL.

DIRETRIZES. O QUE É ISTO?

Page 11: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Art. 1º SÃO DIRETRIZES DO PNE – 2011/2020:

I- erradicação do analfabetismo;II- Universalização do atendimento escolar;III- Superação das desigualdades educacionais;IV- Melhoria da qualidade do ensino;V- Formação para o trabalho;VI- Promoção da sustentabilidade socioambiental;VII- Promoção humanística, científica e tecnológica do país;VIII- Estabelecimento de Metas de aplicação de recursos

públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

IX- Valorização dos profissionais da educação; e X- Difusão dos princípios da equidade, do respeito à

diversidade e a gestão democrática da educação.

Plano Decenal Nacional 2011/2020

Page 12: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.

Meta 2: Criar mecanismos para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental. (Ficha individual de avaliação dos alunos).

Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária.

Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.

As 20 Metas do Novo PNE 2011/2020

Page 13: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os 8 anos de idade.

Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.

Meta 7: Atingir as médias nacionais para o Ideb já previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)

Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional.

Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

Page 14: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Meta 11: Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta.

Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.

Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores. 7 estratégias.

Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. 9 estratégias.

Page 15: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.

Meta 17: Valorizar o magistério público da educação básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino.

Page 16: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a nomeação comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar.

Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Page 17: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Qualidade

Do Ensino

1º Valorização do Professor

3º Sistema Educacional Organizado e Eficiente

2º A qualidade da Prática

Pedagógica

Page 18: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

O Plano de Cargos, Carreira e Salário Realização de concursos público para o

preenchimento das vagas; A infraestrutura tecnológica com garantia de

acesso aos recursos de informática e aos serviços de reprografias de textos.

A garantia de formação Inicial compatível na forma da lei.

Garantia de Formação Continuada. Desenvolver o Projeto da Rede Escolar de

informática; O projeto de tecnologia para crianças com necessidades especiais.

Algumas Metas Atingidas Ou Frustradas do Plano Decenal

2003/2013

Page 19: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

Capacitação de Professores e Técnicos em Informática.;

Erradicação do analfabetismo. Em 2002 Bom Jardim tinha 42%. No final de 2013, caiu para 31%.

Construção da Casa do Professor. TECNOLOGIA EDUCACIONAL: Informatizar todas

as escolas da rede municipal até 2013. TECNOLOGIA EDUCACIONAL: Construir salas

para laboratório de informática em todas as escolas da rede municipal.

Programa de Formação de Professores: Habilitar 120 professores em nível superior para séries iniciais.

Implantar as TVs Educativas em todas as escolas da rede municipal.

Page 20: Orientações Para Elaboração de Plano Decenal Municipal (2014)

LACUNA

ENSINO MÉDIO