caderno orientações para a elaboração de resumos e …

28
Orientações para a elaboração de resumos e resenhas – Remição de Pena pela Leitura RECIFE – PE 2017

Upload: others

Post on 23-Oct-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Orientações para a elaboração de resumos e resenhas – Remição

de Pena pela Leitura

RECIFE – PE2017

Page 2: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …
Page 3: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Governador do Estado de PernambucoPaulo Henrique Saraiva Câmara

Secretário de Justiça e Direitos HumanosPedro Eurico de Barros e Silva

Secretário Executivo de RessocializaçãoCícero Rodrigues

Superintendente de Capacitação e RessocializaçãoValéria Fernandes

Gerente de Educação e Qualificação Profissionalizante Edvany Oliveira

Superintendente do Patronato Penitenciário Josafá Reis da Silva Filho

Secretário de Educação do Estado de PernambucoFrederico da Costa Amancio

Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação

Ana Coelho Vieira Selva

Gerente de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e IdososClaudia Mendes de Abreu

Chefe de Unidade da Educação de Jovens, Adultos e IdososJandy Feitosa Carlos da Silva

Page 4: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Equipe de elaboração:Diego Bruno Barbosa Felix

Hugo Manoel Regis da Silva

Coordenação Pedagógica:Diego Bruno Barbosa Felix

Silvana de Fátima

Revisão ortográfica e de conteúdo:Diego Bruno Barbosa Felix

Diagramação:Otavio Barros Falcão Junior

Page 5: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Índice

Apresentação .................... 7

O que você precisa saber antes de começar a ler ................ 9

Orientações de Leitura .......... 11

O que fazer após a leitura?............................. 13

Estratégias para escrever o seu resumo ou resenha ................. 15

Exemplo de um Resumo .............. 18

Dicas para uma boa resenha ........... 19

Exemplos de Resenha ................. 20

Page 6: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …
Page 7: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Prezado(a) Estudante:

A remição de pena, ou seja, o direito da pessoa privada de liberdade, bem como de cumpridores de pena, a abreviar o tempo imposto em sua sentença penal pode ocorrer mediante trabalho, estudo e, de forma instituída mais recentemente, pela leitura, conforme orienta-ção emitida pela Recomendação n. 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A remição de pena, prevista pela Lei n. 7.210/84 de Execução Penal (LEP), está relacionada ao direito de individualiza-ção da pena, assegurado pela Constituição Federal. Nesse sentido, as penas devem ser justas e proporcionais, além de particularizadas, levando em conta a aptidão à ressocialização demonstrada pelo privado de liberdade por meio do estudo ou do trabalho.

As possibilidades de remição de pena foram ampliadas pela Lei n. 12.433, de 2011, que alterou a redação dos artigos 126, 127 e 128 da Lei de Execução Penal e passou a permitir que, além do trabalho e do estudo, a leitura contribua para a diminuição da pena. Em Pernambuco, as Secretarias de Educação e de Justiça e Direitos Humanos passaram a prever a remição pela leitura nas Unidades Prisionais do Estado por meio da portaria conjunta SJDH/SEE nº 01/2016, publicada no Diário Oficial do Estado em 11 de novembro de 2016, que trata das atividades educacionais complementares para fins de remição da pena pelo estudo e estabelece critérios para a remição pela leitura.

Neste caderno, você encontrará orientações úteis para realizar uma boa leitura e produzir o seu resumo ou sua resenha, requisitos neces-sários para a obtenção da remição. A adesão às ações de Remição de Pena pela Leitura é voluntária. Procure o setor de laborterapia da sua Unidade e acompanhe os prazos de inscrição, os livros (obras literári-as) disponíveis e saiba como ter acesso à iniciativa.

Fique atento(a)!

7

Page 8: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Você não precisa estar matriculado(a) na escola para participar. No entanto, se você ainda sente dificuldades com a leitura ou com a escrita, e entende que essa é uma boa oportunidade de recomeçar, a escola da sua unidade estará de portas abertas para ajudá-lo(a) e, assim, possibilitar o avanço da sua escolaridade.

Bons estudos e boa leitura!

8

Page 9: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Se você passou para esta página, deve estar curioso/a para participar, e ficamos felizes com isso!

Então vamos observar como está dividido o Caderno e correr para a leitura:

O que você precisa saber antes de começar a ler.

Orientações de Leitura.

Estratégias para escrever o seu resumo ou sua resenha.

O que você precisa saber antes de começar a ler

Resumo: Trata-se de um texto escrito em que são apresentados, de forma sucinta, os pontos essenciais, as ideias ou os fatos principais que foram desenvolvidos do decorrer de um outro texto.

Resenha: caracteriza-se por ser, no geral, um resumo crítico. Diferente do resumo, o autor expõe as suas opiniões enquanto escreve sobre os pontos essenciais, ideias ou fatos principa-is que foram desenvolvi-dos do decorrer de um outro texto.

9

Page 10: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

1 Inscreva-se! Vá até o setor responsável da sua unidade, inscreva-se e escolha o livro do seu interesse. Você receberá, no ato da inscrição, este caderno de orientações, que o ajudará na jornada. Não esqueça de acompanhar os prazos de leitura e escrita.

2 Escolha um livro de seu interesse Os prazos para leitura e escrita do resumo ou da resenha vão de 20 a 30 dias, logo, busque escolher livros focados em assuntos relevantes para você e que despertem seu interesse. Por exemplo, você pode optar por ler um livro de contos ou um romance, se gostar de acompanhar narrativas, ou pode ler um livro de divulgação científica, se preferir leituras não-ficcionais. Escolha de acordo com suas preferências!

3 Entenda os benefícios de ler A leitura pode ajudá-lo(a) a entender melhor o mundo. Aprender a ser autodidata e a pesquisar sobre diferentes temas são atitudes que melhorarão suas chances de sobrevivência plena durante períodos difíceis, uma vez que você ampliará seus conhecimentos e usará suas habilidades de formas diversificadas. O desenvolvimento da linguagem e a habilidade dela de comunicar ideias são provavelmente as partes mais importantes do desenvolvimento humano.

4 Fortaleça-se lendo e escrevendo A leitura tem a capacidade de influenciar nossa maneira de agir, de pensar e até mesmo de falar. A prática da leitura faz com que você entenda e viva quase todas as ideias que já foram exteriorizadas em sua língua. Este é um tipo de liberdade inestimável.

10

Page 11: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Orientações de Leitura

Antes de iniciarmos uma leitura, é importante que tracemos os objetivos que temos com essa atividade. Podemos ler para buscar uma informação específica, ler para aprender a realizar determinado procedimento, ler apenas por prazer etc. Definir os objetivos ajuda a nos prepararmos melhor e também permite que tracemos algumas estratégias para aproveitar mais a leitura.

Por isso, sugerimos algumas estratégias que você pode utilizar para aprimorar sua experiência com a leitura da obra selecionada e que podem, ainda, ser bastante úteis para orientar a produção do texto que você fará ao final do período de leitura.

Antes de começar a ler, observe com atenção a capa, a contracapa e as ilustrações que compõem o livro, se houver. Procure estabele-cer relações entre as imagens e o título da obra e faça previsões sobre o que vai encontrar no texto. Por exemplo, ao observar imagens presentes em um livro, você pode se perguntar quem são os principa-is personagens. Que emoções eles expressam? Por que são retrata-dos daquela forma?

11

Page 12: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Tente “antecipar” os próximos acontecimentos ou os temas que serão explorados nos capítulos seguintes. Isso pode ser realizado da seguinte forma: faça pausas após determinado trecho e se pergunte sobre o que vai acontecer depois. O que você acha que vai acontecer com os personagens? Como será o fim da história? Então, observe se suas antecipações se confirmam à medida que lê, ou se vão em direção diferente.

Procure conversar com alguém sobre a obra que está lendo. Você pode expor sua opinião sobre o conteúdo, sobre a lingua-gem empregada ou sobre a mensagem que a leitura traz para você. Além de ajudá-lo(a) a “internalizar” mais o conteúdo da leitura, o que pode ser bastante útil no momento da produção do seu resumo ou da resenha, isso vai permitir que outras pessoas se favoreçam e aprendam com sua experiência de leitura.

Utilize recursos que ajudem a acompanhar e aproveitar melhor a leitura. Um desses recursos é a tomada de notas. Use este Caderno para fazer anotações à medida que lê. Nessas notas, você deve expor aquilo que considera mais importante em cada trecho ou capítulo da obra. Não se preocupe em fazer notas muito extensas

ou bem elaboradas; elas devem servir apenas como lembretes, breves registros que ajudam a recordar aquilo que você já leu.

12

Page 13: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Faça uma síntese dos trechos que já leu. Ou seja, registre, neste Caderno, aquilo que você considerou mais importante no capítulo que acabou de ler. Esse resumo é importante para que você possa recapitular sua leitura e pode ajudá-lo(a) a construir seu texto.

O que fazer após a leitura?

Ler e escrever são atividades complementares. Quando lemos um texto, estamos, de alguma forma, estabelecendo um diálogo com o autor, que, por sua vez, também interagiu com diversos outros textos e autores quando escreveu a obra.

Por isso, nestas ações de Remição de Pena pela Leitura, você deverá produzir um texto (um resumo ou uma resenha) no qual vai expor sua experiência com a leitura. No caso do resumo, você fará uma síntese da obra, ou seja, vai expor, de forma abreviada, as principais ideias ou acontecimentos presentes no texto. Quem for elaborar uma resenha, por sua vez, deve tecer comentários sobre a obra lida, além de expor de forma sucinta as principais ideias ou acontecimentos.

O texto que você vai elaborar consiste em um registro pessoal da leitura; trata-se, portanto, de um documento que não apenas sintetiza o teor de uma obra lida, mas que possibilita o acesso à sua visão sobre os discursos com os quais entrou em contato ao ler o livro. É mais um instrumento de expressão de seus pontos de vista e de suas opiniões.

Escrever sobre o que você leu irá ajudá-lo(a) a retomar o percurso da sua leitura. Além disso, oferecerá a possibilidade de expor aquilo que você aprendeu com a obra e de comunicar a outras pessoas aquilo que mais lhe chamou a atenção nos textos com os quais entrou em contato.

13

Page 14: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Quer umas dicas?

Comprometa-se! Deixar a mente vagar durante a leitura é a maior causa do abandono da prática. Coloque de lado quaisquer pensamentos sobre tarefas a fazer ou coisas que você preferia estar

fazendo. Evite estabelecer metas como "preciso ler tantos capítulos antes de terminar". Dar tempo ao tempo é muito melhor para você do que tratar o livro como uma tarefa em que tem que passar por certo número de capítulos.

Você é o(a) Dono(a) do Tempo!Permita-se passar do tempo estabelecido se estiver gostando. Não há motivo para deixar de lado uma leitura prazerosa. Relacione-se ao conteúdo. Coloque-se "dentro do livro". O

que você faria em uma situação parecida? Você queria ser como o personagem? Queria fazer as coisas que o livro explora ou ensina? Reagiria de maneira diferente aos acontecimentos? Ao se colocar no lugar dos personagens ou do autor, você pode absorver muito mais da leitura e, para isso, precisa de tempo.

Está tudo na sua mente!Visualize o que está lendo na sua mente. Use a imaginação: forme lugares, pessoas e ações. A sua imaginação vai fluir natural-mente à medida que sua mente tentar cons-

truir esses elementos a partir do que você conhece. Para as coisas que não conhece, sua imaginação vai preencher os buracos com todo tipo de imagem fantástica! Deixe isso aconte-cer e aproveite, porque é seu próprio mundo interior criando vida a partir das páginas.

14

Page 15: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Vá devagar!Você não está lendo para "terminar um livro" e largá-lo. O importante é a experiência, o progresso, a jornada! Faça uma pausa e imagine as cenas acontecendo, anime-se

com os personagens! Emocione-se e reflita sobre o enredo e quais sensações ele traz. Quando terminar, tenha tempo para pensar como seria se a história acontecesse com você.

Estratégias para escrever o seu resumo ou resenha

A resenha e o resumo são partes do processo de Remição pela Leitura. É por meio deles que você irá comunicar para outras pessoas como foi sua experiência com a leitura da obra, bem como expor aquilo que aprendeu. Após a leitura da obra escolhida, você será orientado a escrever um texto sobre o livro que acabou de ler.

Primeiramente: Por que fazer o resumo ou a resenha?

Se você tem o Ensino

Fundamental, completo ou

incompleto, ou Ensino Médio

incompleto, será solicitado que

elabore um resumo.

Se você tem o Ensino Médio

completo, será

solicitada uma

resenha.

15

Page 16: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

O que é um resumo? Resumo é uma síntese organizada. O

principal objetivo de um resumo não é apenas diminuir um texto anteriormente lido, mas sim deixar claras as ideias principais ou globais do texto.

Para elaborar o resumo, responda:Ÿ De qual assunto trata o livro?Ÿ De que forma o livro é organizado? Há capítulos? Seções? Partes?Ÿ Quais são os principais personagens?Ÿ Em que local a história se passa?Ÿ Quais os principais acontecimentos?Ÿ Qual o ponto alto do livro?Ÿ Como o livro é finalizado?

Essas perguntas podem ajudar a nortear a sua produção, mas não precisam ser seguidas rigidamente. Fique à vontade para responder, no seu texto, a outros questionamentos, e lembre-se de que você não deve elaborar tópicos e, sim, um texto “corrido”, com início, meio e fim. O importante é expor aquilo que há de essencial no texto que deu origem ao seu resumo.

Algumas dicas

Leia o livro com bastante atenção! É fundamen-tal ler atentamente para poder aproveitar melhor a obra e fazer da leitura uma experiência agra-dável e estimulante.

Ao produzir seu resumo, você deve descrever as ideias centrais do texto lido, de forma global, respeitando a sequência dos acontecimentos, conforme apresentados no livro.

16

Page 17: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Deixe de fora do seu resumo aquilo que não for tão importante dentro da obra. É fundamental ser capaz de selecionar as ideias ou os fatos mais relevantes para elaborar um bom resumo.

Use suas próprias palavras. O resumo não deve ser confundido com uma colagem de trechos copiados da obra original. É importante que você escreva seu texto expondo aquilo que você mesmo compreendeu.

Seja fiel ao conteúdo do texto. Não acrescente ideias ou fatos que não fazem parte da obra original, nem faça comentários expondo sua opinião sobre o texto que leu.

Releia seu resumo. Se possível, use uma folha de rascunho para elaborar uma primeira versão do seu texto. Ao conclu-ir, leia o que escreveu, verifique se está claro e coerente e veja o que pode ser melhorado; após essa releitura, você já pode escrever a versão final do seu resumo!

17

Page 18: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Exemplo de um Resumo

Abaixo você encontra o resumo de uma obra conhecida do grande público, Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Leia-o com atenção e observe como o autor do resumo construiu seu texto.

João Grilo é um malandro que vive de pequenos golpes, ao lado de seu companheiro Chicó. Após a morte do cachorro da mulher do padeiro, ele, em troca de dinheiro, se oferece para arranjar um enterro para ele, dentro dos padrões da igreja. Para conseguir isso com o padre e o bispo, primeiro inventa que o cachorro pertencia ao Major Antônio Moraes, poderoso da região; depois, cria um testamento do cachorro, que teria deixado dinheiro para a Igreja.

Em meio a isso, surge o bando de cangaceiros liderados por Severino do Aracaju para assaltar a cidade. João Grilo acaba convencendo o líder cangaceiro a aceitar ser alvejado para conhecer o "outro lado" e depois voltar, graças a uma gaita mágica que ele afirma possuir. Na confusão, todos os personagens morrem, com exceção de Chicó.

Após a morte, vão prestar contas de seus atos a Manuel, outro nome de Jesus Cristo. Surge a figura do Encourado, o Demônio, que pretende levar todos para o Inferno, tendo em vista os pecados que cometeram. João Grilo pede que sejam julgados, com direito a defesa, e para isso chama Nossa Senhora - a Compadecida - para interceder por eles. O líder cangaceiro Severino, com isso, consegue sua vaga no Céu; todos os outros vão para o purgatório, com exceção de João Grilo.

João, depois de lutar pela salvação de todos, não se esforça pela sua própria, admitindo a culpa de seus pecados. A Compadecida, no entanto, intercede junto a Manuel e consegue para ele uma nova chance. João Grilo, assim, ressucita, para surpresa de seu fiel amigo Chicó.

Extraído de: http://maicongoncalves.xpg.uol.com.br/literatura/arianosuassuna-oautodacompadecida-resumo.htm. Acesso em 06 de dezembro de 2016.

18

Page 19: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

O que é uma resenha?Trata-se de um gênero textual no qual se apresentam informações selecionadas de uma obra, acompanhadas de comentários que exprimam opinião sobre o texto lido. A resenha, portanto, além de expor os pontos principais do texto original, traz comentários e avaliações do leitor.

Para elaborar a resenha, responda:Ÿ De qual assunto trata o livro?Ÿ Quem é (são) o(s) autor(es)?Ÿ Quais são os principais personagens?Ÿ Em que local a história se passa?Ÿ Quais os principais acontecimentos?Ÿ Valeu a pena ter lido o livro? Por quê?Ÿ Quais as principais contribuições dessa leitura para sua vida?Ÿ É possível comparar este livro com outros? Se for o caso, podem

ser feitas relações com as ideias/conteúdos de outros textos/autores?

Ÿ A quem se destina a obra?Ÿ O texto alcança o que se propõe de maneira adequada?Ÿ Recomendaria a leitura do livro para amigos ou colegas? Por quê

ou por quê não?

Dicas para uma boa resenha

Procure selecionar um livro pelo qual você tenha interesse, pois escrever sobre algo que gostamos pode ajudar a elaborar uma resenha mais prazerosa e capaz de entusiasmar outros leitores.

Leia o livro com bastante atenção! É fundamental ler atentamente para poder aproveitar melhor a obra e fazer da leitura uma experiência agradável e estimulante.

Use suas próprias palavras. A resenha não deve ser composta como uma colagem de trechos copiados da obra original. É importante que você escreva seu texto expondo aquilo que você mesmo compreendeu, demonstrando sua opinião.

19

Page 20: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

Releia sua resenha, buscando verificar se, em seu texto, você foi capaz de:Ÿ demonstrar que você compreendeu o texto original, expondo as

informações, ideias ou fatos mais importantes dele;Ÿ apresentar seu posicionamento em relação ao texto lido.

Se possível, use uma folha de rascunho para elaborar uma primeira versão do seu texto, Ao concluir, releia o que escreveu, verifique se está claro e coerente e veja o que pode ser melhorado; após essa releitura, você já pode escrever a versão final da sua resenha!

Exemplos de Resenha

TEXTO 1

Acredito ser impossível a não associação do nome “Auto da Compadecida” com a adaptação feita para o cinema nacional. "O Auto da Compadecida" foi dirigido por Guel Arraes e estreado em 2000. Se você, caro leitor, gostou do filme sem dúvidas irá se apaixonar pelo livro, que é infinitas vezes mais encantador (sim, é possível). A genialidade de Ariano Suassuna na escrita do livro, que é desenvolvido em forma de teatro, foi criar personagens tipicamente nordestinos, danados e cheios de bom humor.

A história é narrada por um palhaço que conduz a história, organiza as cenas e interage com o elenco. Os personagens principais são os amigos inseparáveis João Grilo e Chicó. O primeiro, que adora contar histórias e leva consigo o bordão "não sei, só sei que foi assim"; e o segundo, um espertalhão que está sempre inventando situações para se dar bem e conseguir uns trocados.

Essa dupla protagoniza cenas hilárias das quais posso citar: histórias de um cavalo bento, um gato que "descome dinheiro" e uma gaita que "revive" pessoas. Mas João e Chicó não estão sozinhos, há

20

Page 21: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

também um padre, bispo e sacristão interesseiros, um padeiro e sua esposa infiel, o poderoso e influente major Antônio Moraes, entre outros.A obra de Suassuna narra também o "julgamento divino" de alguns personagens que morreram e precisavam conquistar um lugar no céu. O dificultador do julgamento, digo, quem levantava as acusações dos personagens, era o Diabo, que queria mandar todos para o inferno. João Grilo pede direito de defesa, intercede por Nossa Senhora e negocia o seu destino e dos demais personagens com Jesus e sua intercessora.

O "Auto da Compadecida" é uma obra pronta para encenação, possui personagens autenticamente brasileiros e utiliza Manuel e a Compadecida para mostrar um sentimento religioso simples e humanizado, além de criticar a imoralidade presente na instituição igreja e a exploração da classe dominante.

Extraído de: http://www.ninaesuasletras.com.br/2014/05/resenha-auto-da-compadecida-de-ariano.html

TEXTO 2

Quem não conhece o Auto da Compadecida? Um clássico do teatro brasileiro que além de ter sua própria minissérie de TV, virou filme para o cinema (mais de um, diga-se de passagem).A história se desenrola em torno das trapaças do esperto João Grilo e seu “fiel escudeiro” o atrapalhado Chicó. Grilo engana os seus superiores, o clero, a burguesia, o cangaço e até mesmo o diabo, tamanha são as proporções que seus atos tomam.Entretanto, mesmo sendo uma peça divertidíssima, de típico humor nordestino, Ariano Suassuna alfineta diversas dimensões sociais, desde a burguesia ao clero.No Auto da Compadecida temos o enterro de um cachorro em latim, o testamento desse mesmo cachorro para um padre, um bispo e um sacristão, o debate de João Grilo com o diabo, um gato que

21

Page 22: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

“descome” dinheiro e uma gaita que ressuscita os mortos. Essa é uma obra fruto da tradição popular, das crendices e supertições de um povo irreverente que é o povo do Nordeste. Ariano Suassuna soube dosar exatamente cada palavra e cada pingo nos “is”. Com muito humor, Ariano fala sobre a miséria humana, a avareza, o racismo e as desigualdades sociais.

Adaptado de: http://leitorcabuloso.com.br/2015/03/resenha-auto-da-compadecida-do-ariano-suassuna/

22

Page 23: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

23

Page 24: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

24

Page 25: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

25

Page 26: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

26

Page 27: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …

27

Page 28: Caderno Orientações para a elaboração de resumos e …