organização guará de ensino –...

100
ESCOLA SUPERIOR PAULISTA DE ADMINISTRAÇÃO – ESPA PLANO DE ENSINO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Administração Disciplina: Linguagem e Interpretação de Textos Professor: Semestre: 1º Semestre Carga Horária: 80 H/A Período: Noturno Período Letivo: Ementa: Comunicação: o papel do texto; o ato de comunicação; a noção de texto e sistemas de comunicação. Organização das ideias. Os diferentes tipos de textos. Aspectos importantes para uso da palavra escrita. Fases do processo de produção criativa. Revisão gramatical e sua inserção na leitura, interpretação e produção de textos, visando à correção como critério de qualidade. Produção de textos. Textos técnicos. Organização e estrutura do texto; a comunicação escrita na empresa; redação empresarial e oficial: documentos mais comuns. Objetivo: Conscientizar os discentes quanto à existência dos mais variados usos da linguagem, Preparando-os para utilizá-la de acordo com a variante linguística, bem como capacitá-los a realizar uma leitura que se afasta da categoria do emocional e alcança o nível da racionalidade, uma leitura que compreenda a capacidade de analisar o texto, separar suas partes e examinar como se inter- relacionam e como o texto se relaciona com os outros, e competência para resumir as idéias do texto. Conteúdo Programático: Leitura analítica Coerência e Coesão textual Estruturado parágrafo e do texto Argumentação Intertextualidade Conhecimentos básicos de Gramática da Língua Portuguesa Elaboração de Cartas Comerciais Estratégia de Ensino: Aulas expositivas dialogadas. Trabalhos em grupo e subgrupos. Uso de planilhas eletrônicas. Estudo de casos. Bibliografia Básica: MARTINS, Dileta Silva; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental. 29ªed. São Paulo: Atlas, 2010. ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUES, Antônio. Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 9ªed. São Paulo: Atlas, 2010. CEGALLA, Domingos P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48ªed. Ibep, 2010.

Upload: others

Post on 06-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

ESCOLA SUPERIOR PAULISTA DE ADMINISTRAÇÃO – ESPA

PLANO DE ENSINO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Curso de Administração

Disciplina: Linguagem e Interpretação de Textos

Professor:

Semestre: 1º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Comunicação: o papel do texto; o ato de comunicação; a noção de texto e sistemas de comunicação. Organização das ideias. Os diferentes tipos de textos. Aspectos importantes para uso da palavra escrita. Fases do processo de produção criativa. Revisão gramatical e sua inserção na leitura, interpretação e produção de textos, visando à correção como critério de qualidade. Produção de textos. Textos técnicos. Organização e estrutura do texto; a comunicação escrita na empresa; redação empresarial e oficial: documentos mais comuns.

Objetivo: Conscientizar os discentes quanto à existência dos mais variados usos da linguagem, Preparando-os para utilizá-la de acordo com a variante linguística, bem como capacitá-los a realizar uma leitura que se afasta da categoria do emocional e alcança o nível da racionalidade, uma leitura que compreenda a capacidade de analisar o texto, separar suas partes e examinar como se inter-relacionam e como o texto se relaciona com os outros, e competência para resumir as idéias do texto. Conteúdo Programático: Leitura analítica Coerência e Coesão textual Estruturado parágrafo e do texto Argumentação Intertextualidade Conhecimentos básicos de Gramática da Língua Portuguesa Elaboração de Cartas Comerciais Estratégia de Ensino: Aulas expositivas dialogadas. Trabalhos em grupo e subgrupos. Uso de planilhas eletrônicas. Estudo de casos.

Bibliografia Básica: MARTINS, Dileta Silva; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental. 29ªed. São Paulo: Atlas, 2010. ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUES, Antônio. Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 9ªed. São Paulo: Atlas, 2010. CEGALLA, Domingos P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48ªed. Ibep, 2010.

Page 2: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Bibliografia Complementar: MEDEIROS, João B. Comunicação em Língua Portuguesa. 5ªed. Atlas, 2010. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 4. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2007. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender o Texto: leitura e redação. 13. ed. São Paulo: Ática, 2007. GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em Prosa Moderna. 27ªed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. BOFF, Odete Maria. Leitura e Produção Textual. Vozes. 2010.

Curso de Administração

Disciplina: Contabilidade I

Professor:

Semestre: 1º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Noturno Período Letivo: Ementa: Conceitos básicos. Finalidades da contabilidade. Balanço patrimonial. Registros contábeis. Princípios contábeis: abordagem inicial. Estruturação das demonstrações contábeis. Escrituração e livros contábeis. Contas e planos de contas. Contas, estrutura, função e funcionamento. Objetivo: Orientar o aluno na análise e crítica da evolução do processo contábil. Capacitá-lo a aplicar os procedimentos contábeis básicos, na elaboração e no entendimento do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício. Habilitar o aluno no entendimento do atual estágio do conhecimento contábil como uma ciência social aplicada. Conteúdo Programático: I - Conceito, Objetivo e Finalidade da Contabilidade: I.1 - Ciência para registros e controle do patrimônio das aziendas. I.2 - Campo de atuação. II - Grupos de usuários da contabilidade: II.1 - Pessoas físicas e pessoas jurídicas com interesses na entidade. II.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais credores. II.3 - Entidades governamentais em diversos níveis e administradores em geral. III - Principais contas do PLANO DE CONTAS de acordo com a atividades das empresas: III.1 - Elenco de todas contas utilizadas no registro contábeis. III.2 - Elaborado de acordo com as atividades de cada empresa. III.3 - Utilizado para identificar o bens, direitos e obrigações. IV - Formas de registros contábeis: IV.1 - 1a. Formula, 2a. Formula, 3a. Formula e 4a. Formula. V - Escrituração dos atos e fatos contábeis. Princípios e Normas Fundamentais da Contabilidade - PNFC - Resoluções do CFC: V.1 - Métodos de escrituração contábil: Partidas dobradas - débitos e créditos. V.2 - Processo de escrituração: Eletrônico, efetuado através de programas pré-estabelecidos em código e números. V.3 - Registros das ocorrências nas movimentações durante um exercício financeiro. V.4 - Normas e Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade - NBC - Resoluções do CFC.

Page 3: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

V.5 - Documentos Fiscais idôneos e inidôneos. VI - Livros Contábeis obrigatórios e facultativos: VI.1 - Obrigatórios: Diário, Razão, Lalur, Livros Fiscais e Registro de Inventário. VI.2 - Facultativos: Caixa, Contas Correntes, Registro de Duplicatas.Também denominados de Livros Auxiliares. VII - Procedimentos Contábeis Básicos: registros dos atos e fatos contábeis: VII.1 - Formalidades dos livros fiscais e contábeis: intrínsecas e extrínsecas. VII.2 - Noções de débito e de crédito das contas contábeis. VIII - Patrimônios das Empresas: VIII.1 - Bens, Direitos e Obrigações - Noções de apuração de resultado do exercício. VIII.2 - Receitas, Despesas e Custos. IX - Principais Demonstrativos Contábeis, segundo a Lei 6.404/1976, Lei 11.638/2007 e Lei 11.941/2009 - Normas de Internacionalização da Contabilidade Brasileira - IFRS - CPC - NBC; IX.1 - Balancete, Demonstrativo de Resultado do Exercício, IX.2 - Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Lucro e Prejuízo Acumulado, IX.3 -Demonstrativo Fluxo de Caixa, Demonstrativo do Valor Adicionado. X - Objetivos e finalidades dos Demonstrativos Contábeis: X.1 - Demonstrar o resultado da posição das empresas a cada exercício financeiro. X.2 - Ciclo operacional de curto e longo prazo e o resultado obtido. XI - Aspectos Legais das empresas obtidos pela Contabilidade: XI.1 - Tributário e Fiscal. XI.2 - Social e Trabalhista. XI.3 - Ferramenta Gerencial. XII - Estrutura gráfica dos demonstrativos contábeis: Balancete; DRE; BALANÇO PATRIMONIAL; DLPA; DMPL; DFC; DVA. Estratégia de Ensino: Aulas expositivas dialogadas. Trabalhos em grupo e subgrupos. Uso de planilhas eletrônicas. Estudo de casos.

Bibliografia Básica: EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA/USP. Contabilidade Introdutória. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARION, José Carlos. Contabilidade Básica – atualizada conforme a Lei no. 11.638/07. MP no. 449/08 (Lei no. 11.941/09) e pronunciamentos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), 10 ed. São Paulo: Atlas, 2009. VARIOS AUTORES. Introdução a Contabilidade. 2ªed. Atlas, 2011. Bibliografia Complementar: FRANCO, HILÁRIO. Contabilidade Geral. 23. ed. São Paulo: Atlas, 1997. GONÇALVES, Eugênio Celso. Contabilidade Geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011. MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2012. MARION, José Carlos. Curso de Contabilidade para não Contadores. 7ªed. Atlas, 2011.

Page 4: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Economia

Professor:

Semestre: 1º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Noturno Período Letivo: Ementa: Explorar os princípios básicos da economia na abordagem macroeconômica e seus efeitos nas organizações. Conhecer e estimar os indicadores desempenho da economia e estudar os efeitos das políticas econômicas sobre a estabilidade de preços, crescimento econômico e nas decisões empresariais. Objetivo: Conhecer as atividades econômicas do sistema econômico aberto, bem como as unidades geradoras de bens e serviços, em detrimento da necessidade externa. Conhecer o problema da escassez aliado à lei da oferta e da procura, além dos objetivos da atividade econômica, da moeda, do sistema financeiro nacional e da globalização. Conteúdo Programático: 1 – A Ciência Econômica e suas características 2 – Os problemas econômicos fundamentais 3 – Os bens econômicos e sua classificação 4 – Evolução do pensamento econômico e as teorias Teoria A Teoria B Teoria C 5 – Modelos básicos de sistemas econômicos 6 – Iniciação à micro e à macroeconomia: noções fundamentais 7 – Estruturas de Mercado 8 – Intervenção do Estado no domínio econômico

a) Oligopólio b) Monopólio c) Intervenção do Estado no Domínio Econômico d) CADE (estudo de caso)

9 – Política econômica e ordenamento jurídico 10 – Desenvolvimento e economia internacional no contexto da globalização. Estratégia de Ensino: Aulas expositivas dialogadas. Trabalhos em grupo e subgrupos. Uso de planilhas eletrônicas. Estudo de casos.

Bibliografia Básica: MANKIW, N. G. Introdução à Economia. São Paulo. Cengage, 2013. VASCONCELLOS, A.S. Economia: micro e macro. São Paulo: Atlas, 2011. ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia. 17. ed. São Paulo: Atlas, 2012. Bibliografia Complementar: ALMEIDA, J.R.N. de. Economia monetária: uma abordagem brasileira. São Paulo: Atlas, 2009. WONNACOTT, P. & WONNACOTT, R. Economia. Tradução Celso Seiji Gondo. ed. São Paulo: Makron Books, 2004. (Tradução de: Economics) Equipe de professores da USP/FEA. Manual de economia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2004 NETTO, J.P.; BRAZ, M. Economia política: uma introdução. São Paulo: Cortez, 2012.

Page 5: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Matemática

Professor:

Semestre: 1º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Noturno Período Letivo: Ementa: Revisão de Álgebra Elementar: conjuntos, relações e funções aplicados à administração (a Revisão será feita ao longo da disciplina, correlacionando-a com as aplicações práticas). Outras funções usuais. Ajuste de curvas. Aplicações à administração. Aplicações: custo marginal. Juros simples. Juros compostos. Descontos. Objetivo: Contribuir para que o aluno se familiarize com linguagens, conceito e operações matemática de uso frequente nas matérias afins. Cooperar para compreensão de modelos matemáticos e utilização para resolver problemas das empresas; Analisar e diferenciar condicionais ou restrições e resultado de um modelo matemático de uma variável. Conteúdo Programático:

1 – Conjuntos Numéricos 2 – Álgebra 3 – Equações, Inequações e Sistema de Equações 4 – Razão, Proporção, Regra de Três e Porcentagem 5 – Plano Cartesiano 6 – Funções

Estratégia de Ensino: Aulas expositivas dialogadas. Trabalhos em grupo e subgrupos. Uso de planilhas eletrônicas. Estudo de casos.

Bibliografia Básica: SILVA, S. Medeiros. SILVA. E. Medeiros. Matemática para os Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. V.1. 6ªed. São Paulo: Atlas, 2010. BONORA Jr., Dorival. Matemática: complementos e aplicações nas áreas de ciência contábeis, administração e economia. 6ªed. São Paulo: Ícone, 2011. MUROLO, Afrânio; BONETTO, Giácomo. Matemática Aplicada à Administração, Economia e Contabilidade. 2ªed. São Paulo: Cengage, 2012. Bibliografia Complementar: SILVA, S. M.; SILVA, E. M.; SILVA, E. M. Matemática Básica para Cursos Superiores. São Paulo: Atlas, 2006. LAPA, Nilton. Matemática Aplicada - uma abordagem introdutória. Saraiva, 2012. BISPO, Carlos A. F. Introdução a Lógica Matemática. Cengage, 2012.

Page 6: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Teoria Geral da Administração I

Professor:

Semestre: 1º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Noturno Período Letivo: Ementa Conceito de administração e gestão. Processo administrativo. Organizações. Evolução do pensamento administrativo. Administração Científica. Escola Normativista. Escola das Relações humanas. Escola do Comportamento Humano. Escola Burocrática. Escola Estruturalista. Escola de Sistemas. Escola de Administração por objetivos. Escola do Desenvolvimento Organizacional. Escola da Contingência. Administração da qualidade. Objetivo: Formar uma visão crítica sobre a evolução do pensamento administrativo, seus principais teóricos e suas principais contribuições na formação dos conceitos da administração, e desenvolver no aluno a capacidade de atuação nos processos administrativos, possibilitando ao participante a compreensão o entendimento e a interpretação da dinâmica da empresa. Conteúdo Programático:

1-Importância da Administração Direção de vida O profissional da Adminsitração 2-Introdução a Teoria Geral da Administração 3-Os primórdios da Administração Antecedentes Históricos Influência dos Empreendedores Escola da Administração Científica 4-Administração como Ciência Organização racional do trabalho Princípios da administração científica 5-Teoria Clássica A obra de Fayol Teoria das Organizações Apreciação crítica 6-Abordagem Humanista da Administração Origens A civilização industrializada e o homem 7-Decorrências da Teoria das Relações Humanas Liderança, Motivação, Comunicação 8-Introdução ao Neoclássico 9-Características e Princípios básicos Centralização X Descentralização 10-Administração por Objetivos 11-Abordagem Estruturalista da Administração Origens da Burocracia Teoria da Burocracia 12-Teoria Estruturalista 13-Sociedade de Organizações Análise, Tipologia, Objetivos da Organização 14-Apreciação crítica Teoria matemática Teoria da contingência Teoria Sistêmica

Page 7: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Contabilidade II

Professor:

Semestre: 2º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Conceitos Fundamentais da Contabilidade/Convenções, Escrituração. Fatos contábeis que afetam a situação líquida, operações com mercadorias, Introdução aos Demonstrativos Contábeis conforme leis 6.404/76 e 11.638/07. Objetivo: Fornecer ao aluno embasamento necessário que o habilite a analisar e utilizar as demonstrações contábeis como fonte para a tomada de decisões de natureza econômico-financeira. Capacitar o aluno para a elaboração das Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício objetivando a avaliação do desempenho do negócio.

Conteúdo Programático:

Introdução ao Relatório Anual Conceito Legislação ---Grupos de Informações Operações Contábeis Específicas

Administração contemporânea Funções organizacionais

Estratégia de Ensino: Aulas expositivas dialogadas. Trabalhos em grupo e subgrupos. Uso de planilhas eletrônicas. Estudo de casos.

Bibliografia Básica: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 8ªed. Rio de Janeiro: Campus, 2011. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 7ªed. São Paulo: Atlas, 2012. OLIVEIRA, Djalma de P. R. Introdução a Administração - teoria e prática. 2ªed. Atlas, 2010. Bibliografia Complementar: CARNEIRO, Murilo. Administração de Organizações - teoria e lições práticas. Atlas, 2012. RODRIGUEZ, Martius V. Administração – elementos essenciais para a gestão das organizações. Atlas, 2009. PEARSON. Teorias da Administração. Pearson, 2012. WONNACOTT, P. & WONNACOTT, R. Economia. Tradução Celso Seiji Gondo. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2004. 833p. (Tradução de: Economics). PRADO JÚNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. 43ªed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

Page 8: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Operações Financeiras com Duplicatas Duplicatas Descontadas Provisão para Devedores Duvidosos Provisão para Perdas nos Estoques Depreciação Acumulada Amortização Acumulada Juros e Variações Monetárias sobre Financiamentos E Aplicações Financeiras Ações em Tesouraria Capital a Integralizar Prejuízo Acumulado Despesas Pagas Antecipadamente Realizável a Longo Prazo Ativo Permanente Investimento Imobilizado Intangível Diferido Resultado de Exercícios Futuros Patrimônio líquido Capital Social Reservas Resultados Acumulados Introdução aos princípios fundamentais de contabilidade aplicados no Brasil Princípios pelo Conselho Federal de Contabilidade Princípios pela Comissão de Valores Mobiliários e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Introdução à Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas. Trabalhos em grupo e subgrupos. Uso de planilhas eletrônicas. Estudo de casos.

Bibliografia Básica: EQUIPE DE PROFESSORES DA FEA/USP. Contabilidade Introdutória. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARION, José Carlos. Contabilidade Básica – atualizada conforme a Lei no. 11.638/07. MP no. 449/08 (Lei no. 11.941/09) e pronunciamentos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), 10 ed. São Paulo: Atlas, 2009. VARIOS AUTORES. Introdução a Contabilidade. 2ªed. Atlas, 2011. Bibliografia Complementar: IUDÍCIBUS, S. MARTINS. E., GELBECKE.E.R. Manual de Contabilidade das S/A. Editora Atlas, 2007. GONÇALVES, Eugênio Celso. Contabilidade Geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011. MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2012. MARION, José Carlos. Curso de Contabilidade para não Contadores. 7ªed. Atlas, 2011.

Page 9: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Direito Empresarial

Professor:

Semestre: 2º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Novo Código Civil, Livro II, Empresário, Empresa, Capacidade, Sociedade entre Cônjuges, Sociedades, Sociedade Não Personificada, Sociedade Personificada, Sociedade em Comum, Sociedade em Conta de Participação, Sociedade Simples, Sociedade Cooperativa, Sociedade em Nome Coletivo, Sociedade em Comandita Simples, Sociedade Ltda., Regência Supletiva pela Lei da S/A, Contrato Social, Aumento e redução de Capital, Deliberação dos Sócios, Administradores, Termo de Posse, Averbação, Conselho Fiscal, Resolução da Sociedade em Relação a um Sócio, Reunião, Assembleia, Registro no Livro de Atas Sociedade Anônima, Sociedade em Comandita por Ações, Sociedade Coligada, Sociedade Controlada, Sociedade Controladora, Sociedade Nacional, Sociedade estrangeira, Restrições e Impedimentos, Estabelecimento, Nome Empresarial, Direitos e Obrigações dos sócios, Prepostos, gerentes, relação com terceiros, Escrituração, Registro Público de Empresas Mercantis, Transformação, Incorporação, fusão e cisão Dissolução e Liquidação de Sociedades. Objetivo: Instrumentalizar o discente para lidar com questões do direito geral e direito empresarial brasileiro. Desenvolver no aluno a percepção da importância do direito no atual contexto da sociedade e a atenção ao surgimento de novos institutos e renovações ocorridas com as alterações da atividade econômica.

Conteúdo Programático:

1 – Noções de Comércio - 1.1 Histórico - 1.2 Comércio - Conceito - 1.3 Características da atividade comercial e do comerciante - 2 – Direito Comercial - 2.1 Conceito - 2.2 O Direito Comercial no Brasil - 2.3 Direito Comercial e Direito Empresarial – A Nova Teoria da Empresa - 3 – Atos de Comércio - 3.1 Definições - 3.2 Requisitos para o exercício da atividade comercial – Capacidade, objeto, forma. - 3.2.1 Os incapazes e o menor comerciante - 3.2.2 Emancipação e autorização - 4 – Empresário - 4.1 Conceitos - 4.2 Dos proibidos de comerciar - 4.3 Obrigações do empresário - 4.4 Nome empresarial - 5 – Do Registro Público de Empresas - 5.1 Generalidades - 5.2 Juntas Comerciais - 5.3 Regras gerais sobre escrituração de livros obrigatórios - 6 – Dos Agentes Auxiliares do Comércio

Page 10: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

- 7 – Do Estabelecimento Empresarial – Nomes - Marcas - 7.1 Estabelecimento – Fundo de Comércio - 7.2 Dos Bens - 7.3 Nome ou Título de Estabelecimento - 7.4 Marcas – Expressões ou Sinais de Propaganda – Forma de apresentação - 7.5 Expressões ou Sinais de Propaganda - 7.6 Invenção - 7.7 tributos da Empresa – Aviamento – Clientela – INPI - 8 – Sociedades Empresariais ou Mercantis - 8.1 Conceito - 8.2 Divisão - 8.3 Origens - 8.4 Nomenclatura - 8.5 Características das Sociedades - 8.6 Ato Constitutivo – Objeto Social - 8.7 Personalidade Jurídica - 8.8 Responsabilidade do Sócio - 8.9 Sociedade Regular – Sociedade Irregular – Sociedade de fato - 8.10 Presunção de Existência de uma Sociedade - 8.11 Classificação das Sociedades - 9 – Do Contrato Social 2ª ETAPA - 10 – Tipos de Sociedades Empresariais - 10.1 Sociedade em Nome Coletivo - 10.2 Sociedade em Comandita Simples - 10.3 Sociedade em Conta e Participação - 10.4 Sociedade Limitada - 10.5 Sociedade Anônima - 11 – Reorganização Societária: Definições - 12 – Títulos de Crédito - 13 – Teoria Geral dos Títulos de Crédito - 13.1 Generalidades - 13.2 Conceitos - 13.3 Requisitos Essenciais dos Títulos de Crédito – Características. - 13.4 Inoponibilidade das Exceções – Lei Uniforme - 13.5 Classificação dos Títulos de Crédito - 13.6 Espécies de Títulos de Crédito - 13.7 Legislação dos Títulos de Crédito - 14 – Do Endosso - 15 – Do Aval - 16 – Da Letra de Câmbio - 17.1 Conceitos - 17.2 Complementação Histórica - 17.3 Dos Intervenientes e Responsabilidades - 17.4 Direito de Regresso - 17.5 Rigor Cambiário - 17.6 Requisitos da Letra de Câmbio - 17.7 Letra de Conta – Sacador por Conta - 17.8 Vencimento da Letra de Câmbio - 17.9 Pagamento da Letra de Câmbio - 17.10 Da apresentação para Pagamento - 17.11 Intervenção - 17.12 Recusa – Falta de Pagamento - 17.13 Depósito Judicial do Valor da Cambial - 17.14 Revogação ou Contra-Ordem – Oposição ou Sustação - 18 – Do Protesto - 18.1 Conceitos

Page 11: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

- 18.2 Natureza do Protesto - 18.3 Protesto Obrigatório (ou Necessário) – Protesto Facultativo - 18.4 Protesto Especial - 18.5 Do Lugar e Tempo do Protesto - 18.6 Contra quem se Protesta - 18.7 Do Instrumento do Protesto - 18.8 Prazo - 18.9 Efeitos do Protesto - 18.10 Sustação do Protesto - 18.11 Dispensa do Protesto - 18.12 Ação Cambiária - 19 - Da Nota Promissória - 19.1 Conceito - 19.2 Histórico - 19.3 Intervenientes - 19.4 Diferenças com a Letra de Câmbio - 19.5 Requisitos Essenciais - 19.6 Pagamento Vencido - 19.7 Pagamento Parcial - 19.8 Nota Promissória Ligada a Contrato - 19.9 Prescrição da Nota Promissória - 20 – Duplicata Mercantil e Duplicata de Prestação de Serviços - 20.1 Conceito - 20.2 Requisitos - 20.3 Intervenientes - 20.4 Fatura - 20.5 Triplicata - 20.6 Aceite - 20.7 Prescrição - 21 – Do Cheque - 21.1 Conceito - 21.2 Intervenientes - 21.3 Formalismo – Elementos Essenciais - 21.4 Natureza Jurídica - 21.5 Espécies de Cheques - 21.6 Aval do Cheque - 21.7 Apresentação - 21.8 Revogação ou Contra-Ordem - 21.9 Prescrição 21.10 Transmissão de Cheque – Endosso ETAPA FINAL - 22 – Liquidação Judicial /“Falência” - 22.1 Da Caracterização da Liquidação Judicial - 22.2 Origem da Palavra – Destino Atual - 22.3 O procedimento da Liquidação Judicial – Noções Gerais - 22.4 Classificação e Verificação dos Créditos - 22.5 Efeitos da Liquidação Judicial - 23 --Recuperação judicial e Extrajudicial - 23.1 Noções do instituto da recuperação judicial e extrajudicial - 23.2 Sistema atual de recuperação judicial e extrajudicial - 23.3 Assembléia de Credores - 23.4 Negociações e pagamentos dos créditos - 24 – Direito Bancário - 24.1 Histórico e Generalidades - 24.2 Contratos bancários – Noções gerais - 24.3 Algumas espécies de contratos bancários - 25 – Direito do Consumidor

Page 12: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

- 25.1 Noções Gerais - 25.2 O direito do consumidor x Direito Empresarial - 25.3 Ônus da Prova - 26 - Mercados Comuns - 26.1 Noções Gerais - 26.2 MERCOSUL - 26-3 União Européia Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica: VENOSA, Silvio de S. Direito Civil. Vol. VIII - Direito Empresarial. 4ªed. Atlas, 2012. MAMEDE, Gladston. Direito Empresarial Brasileiro. Vol.1 - Empresa e Atuação Empresarial. 6ªed. Atlas, 2012. RAMOS, Andre L. S. C. Direito Empresarial Esquematizado. 3ªed. Método, 2013. Bibliografia Complementar: MARTINS, Fran. Contratos e Obrigações Comerciais. 16ªed. Forense, 2010. MARTINS, Fran. Curso de Direito Comercial. 35ªed. Forense, 2012 COELHO, Fábio Ulhôa. Manual de Direito Comercial - Direito de Empresa. 25ªed. São Paulo: Saraiva, 2013. DINIZ, Maria Helena. Lições de Direito Empresarial. 2ªed. Saraiva. 2012. RIZZARDO, Arnaldo. Direito de Empresa. 4ªed. Forense, 2012

Page 13: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Filosofia

Professor:

Semestre: 2º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Fundamentos da filosofia. Filosofia, ciência e sociedade. Filosofia, lógica e argumentação. Correntes filosóficas. Análise de temáticas a partir de correntes filosóficas. Educação para as relações étnico-raciais. Conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo e racialismo, preconceito e discriminação. Configurações dos conceitos de raça, etnia e cor no Brasil: entre as abordagens acadêmicas e sociais. Objetivo: Mostrar os aspectos envolvidos na origem e formação das ideias filosóficas. Elucidar os principais temas integrantes da problemática filosófica. Desenvolver no aluno o entendimento da construção das idéias das principais escolas filosóficas no percurso histórico. Incentivar o aluno a refletir criticamente sobre a realidade Política do País. Analisar criticamente as questões Éticas e Morais na história da Filosofia e na atualidade.

Conteúdo Programático:

Fundamentos de filosofia e reflexões culturais.

- Introdução à filosofia - As concepções de verdade - Os primeiros passos do capitalismo na ótica de Leo Hubermam - O que se tem pensado sobre o trabalho (no passado filosófico e na atualidade). As bases da cultura ocidental, vista através de Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino e Descartes.

- Lógica formal - Formas de raciocínio - Lógica dialética - Metafísica e física - O Conhecimento - Religião - Política - Antropologia - Ética Modos de Produção: primitivo, asiático, escravista, feudal, capitalista e socialista.

- Abordagens e impactos dos modos de produção: influências do estado, relações de poder, de governo e segurança.

- O destino da produção, o excedente e o comércio. - A produção e a ideologia, a religião, a terra, a indústria e o trabalho. - A produção e as relações com a família, a educação, o velho, o filho, e a mulher. - A produção e o meio ambiente, a imigração e a cidade. - Impactos da produção: marketing e consumo, ciência, tecnologia e conquistas sociais.

Correntes filosóficas: liberalismo, positivismo, neoliberalismo e estados totalitários.

Page 14: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Tendências sociais: teologia da libertação, ambientalismo/ecologia e antropologia do ciberespaço. História e cultura afro-brasileira e indígena. Abordagens e seus impactos nas relações sociais no que tange mestiçagem, racismo, preconceito e discriminação. Estratégia de Ensino: Aulas expositivas dialogadas. Trabalhos em grupo e subgrupos. Uso de planilhas eletrônicas. Estudo de casos.

Bibliografia Básica: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução a filosofia. 4ªed. São Paulo: Moderna, 2009. CHAUI, Marilena. Convite a Filosofia. 14ªed. São Paulo: Ática, 2010. GIORDANI, Mario Curtis. História da África – anterior aos descobrimentos: Idade Moderna I. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013. MATTAR, João. Introdução a Filosofia. Pearson, 2011. Bibliografia Complementar: REZENDE, Antonio. Curso de Filosofia: para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação. 15ªed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010. SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. 6ªed. São Paulo: Atlas, 2005. ZAPPA HOOG, Wilson A. Teoria Pura da Contabilidade – Ciência e Filosofia. 2ªed. Juruá, 2011.

Page 15: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Sociologia

Professor:

Semestre: 2º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: A disciplina introduz a abordagem sociológica, com estudo das três vertentes clássicas (Karl Marx, Émille Durkheim e Max Weber) por meio do debate teórico e a reflexão sobre a realidade que nos cerca. A partir dos conceitos centrais da Sociologia serão abordadas as inter-relações da existência social com as práticas administrativas. Introdução aos direitos humanos. Compreensão das bases conceituais e históricas dos Direitos Humanos, da reconstrução histórica no processo de afirmação dos Direitos Humanos na sociedade brasileira, despertando nos alunos o interesse no debate e na participação em questões afetas à cidadania e à vivência plena dos direitos e contribuindo para o desenvolvimento de responsabilização. Objetivo: Frente a complexidade da sociedade contemporânea, examinar as intersecções teóricas entre a Administração e a Sociologia objetivando instrumentalizar o aluno para compreender a sociedade contemporânea e desenvolver uma visão critica a respeito da sua prática profissional. Instrumentalizar o aluno a analisar criticamente as concepções básicas da teoria sociológica.

Conteúdo Programático:

Sociologia e Administração

Antecedentes Filosóficos da Sociologia

Antecedentes Históricos da Sociologia

Surgimento e desenvolvimento do Pensamento sociológico

Fato e Ação Social

Socialização

A Socialização e as Organizações

Interações Sociais

Desigualdades Sociais

Sociologia Geral e Aplicada

Cultura das Organizações

Influência pela Comunicação e Tipos de Coordenação

Organização Formal e Informal

Organização Moderna e o Cliente

Page 16: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Processo da Organização do Trabalho Frente aos Novos Modelos de Gestão

Mudança Organizacional

Ideologia

Relações Humanas no Trabalho: O Homem e a Organização do Trabalho

Globalização e Neoliberalismo

Abordagem histórica e conceitual dos direitos humanos no Brasil. Enfoque nos direitos humanos básicos no que tange a dignidade da pessoa humana, ética e cidadania. Estatuto da criança e do adolescente. Direito do idoso, direito do deficiente. Questões sobre etnias e gênero.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

DIAS, Reinaldo. Introdução a Sociologia. Pearson. 2009. COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução a ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2011. GIL, Antonio C. Sociologia Geral. Atlas, 2011. PINSKY, Jaime (Org.) Práticas de cidadania. São Paulo: Contexto, 2004. Bibliografia Complementar:

VIGOTSKY, Lev Semenovich. Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. MARTINS, Carlos Benedito. O Que é Sociologia. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia. LTC, 2007.

Page 17: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Tecnologia da Informação

Professor:

Semestre: 2º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Evolução dos sistemas de computação. Aplicações do microcomputador na empresa moderna. Arquitetura simplificada do microcomputador: memórias, unidade central de processamento, dispositivos de entrada/saída, placas. Introdução ao Sistema Operacional. Utilização prática de microcomputadores. Editores de texto. Apresentação de slides. Planilhas Eletrônicas. Banco de Dados. Elaboração de soluções em informática. Utilização da Internet como ferramenta de trabalho. Objetivo: Capacitar o futuro administrador a gerir a estrutura de informática da empresa visando facilitar o fluxo de informações. Habilitá-lo a solucionar problemas e questões relacionadas à área interna, de Tecnologia da Informação, da empresa. Situar o profissional em administração da corrente conjuntura de mercado de Tecnologia da Informação para que este possa conduzir a empresa em meio à rápida transição das diversas tecnologias.

Conteúdo Programático:

1 - Conceitos de sistemas e de enfoque sistêmico O que é sistema Sistemas abertos e fechados Subsistemas Dados, informação e conhecimento Comunicação e recuperação de informações A Internet como disseminadora de conhecimento Datawarehouse 2 – O uso adequado do computador Crimes por computador Ética Invasão de privacidade Ergonomia de postos de trabalho com computador Interação Homem Computador (IHC) 3 – Sistema de Informações O SIC e o contador Subsistemas contábeis Bancos de dados e modelagem de dados para SIC Controles para SIC informatizado 4 – Auditoria de sistemas informatizados Análise e planejamento 5 – Comércio eletrônico Implicações na contabilidade nacional e internacional Estratégia de Ensino: Aulas expositivas dialogadas. Trabalhos em grupo e subgrupos. Uso de planilhas eletrônicas. Estudo de casos.

Bibliografia Básica: ABREU, Aline F. Tecnologia da Informação. 9ªed. Atlas, 2013. LAURINDO, Fernando J. B. Tecnologia da Informação – planejamento e gestão de estratégias. Atlas, 2008. PALMISANO, Ângelo. Administração de Sistemas de Informação. 2ªed. Cengage, 2012.

Page 18: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Bibliografia Complementar: PADOVESE, Clóvis L. Sistemas de Informações Contábeis - fundamentos e análise. 6ªed. Atlas, 2009. AKABANE, Getúlio K. Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação. Atlas, 2012. REZENDE, Denis A. Sistemas de Informações Organizacionais. 5ªed. Atlas, 2013.

Curso de Administração

Disciplina: Teoria Geral da Administração II

Professor:

Semestre: 2º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Conceituar a Administração e demonstrar de forma prática a sistematização do processo administrativo. Formar uma base teórica para facilitar o aprendizado durante todo o curso. Traçar a teoria administrativa até o estágio em que se encontra. Ter uma visão geral e interdependente dos principais expoentes da administração e suas contribuições para as empresas. Objetivo: Desenvolver competências, habilidades e atitudes, por meio da assimilação dos fundamentos teóricos e práticos concernentes as funções do administrador frente ao contexto de incerteza, instabilidade, e de imprevisibilidade do ambiente administrativo. Entender as transformações que ocorrem no meio e nas organizações, assim como o seu impacto no desempenho das organizações. Identificar e diferenciar as características que embasam as organizações sociais organizadas, semi organizadas e não organizadas em relação ao ciclo de vidas em que elas se encontram.

Conteúdo Programático:

1-O ADMINISTRADOR FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES

2-POSTURAS E HABILIDADES

3-A FUNÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AMBIENTE EXTERNO

- conceito e importância;

- tipos de planejamento;

- metodologias para a elaboração e implementação do planejamento estratégico;

- controle e avaliação do planejamento.

Page 19: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

4-A FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO E O CICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES

- conceito e importância;

- o processo de organizar frente a departamentalização tradicional e moderna;

- ciclo de vida das organizações;

- a função organização frente as novas tendências.

5-A FUNÇÃO DIREÇÃO, PODER, AUTORIDADE, LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO

- conceito e importância

- tipologias de poder, autoridade e de liderança

- O processo de comunicação nas organizações: conceitos e tipos de comunicação

- O processo de tomada de decisão: conceitos, tipos, etapas do processo de tomada de decisão,

participação, centralização e descentralização.

- a função direção frente ao contexto

6-A FUNÇÃO CONTROLE E COORDENAÇÃO

- conceito e importância

- tipos de controle

- a função controle frente ao contexto

- auditorias estratégicas

Estratégia de Ensino: Aulas expositivas dialogadas. Trabalhos em grupo e subgrupos. Uso de planilhas eletrônicas. Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 8ªed. Rio de Janeiro: Campus, 2011. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 7ªed. São Paulo: Atlas, 2012. OLIVEIRA, Djalma de P. R. Teoria Geral da Administração – Uma Abordagem Prática. 2ªed. Atlas, 2010. Bibliografia Complementar: CARNEIRO, Murilo. Administração de Organizações - teoria e lições práticas. Atlas, 2012. RODRIGUEZ, Martius V. Administração – elementos essenciais para a gestão das organizações. Atlas, 2009. PEARSON. Teorias da Administração. Pearson, 2012. HAMPTON, David R. Administração Contemporânea. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

Page 20: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Contabilidade e Gestão Estratégica de Custos

Professor:

Semestre: 3º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Conceitos básicos, custos, despesas, perdas, gastos, classificação dos custos quanto ao comportamento e quanto ao objeto de custeio, métodos de apuração dos custos de produtos e serviços, custeio por absorção e custeio variável, departamentalização, custeio baseado em atividades, unidade esforço de produção, custos por ordem de produção e por processo, contabilização dos custos. Objetivo: Capacitar o aluno a calcular os custos aplicados nas atividades econômicas de serviços, comércio e indústria. Tornando-o capaz de identificar quais são os fatores que determinam os custos de produção de bens e serviços e suas implicações na gestão empresarial e na gestão dos recursos. Habilitar o aluno quanto ao conhecimento e entendimento dos conceitos básicos sobre custos, classificação dos custos quanto ao comportamento e quanto ao objeto de custeio, os métodos de apuração dos custos de produção de bens e serviços e contabilização dos custos.

Conteúdo Programático:

Contabilidade de Custos X Contabilidade Financeira

Esquema da Contabilidade de Custos

Conceitos Básicos de Custos e Despesas

Classificação dos Custos e das Despesas

Diretos Material Direto Mão de Obra Direta Indiretos Custos Indiretos de Fabricação

Page 21: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Fixos Variáveis Avaliação de Estoques: Custo Médio, PEPS e UEPS

Métodos de Custeamento do Produto: Absorção e Variável

Elementos do Custo de Produção

Departamentalização

Critérios de Rateio

Contabilização do Custo Industrial

Requisições de Materiais

Insumos de Produção e Produtos em Elaboração

Custo dos Produtos Vendidos e Estoque de Produtos Acabados

Sistemas de Acumulação de Custos

Produção Contínua

Produção por Encomenda

Sistema de Custos para Controle

Custo-Padrão

Conceito

Aplicação

Sistema de Avaliação de Custos

Custeio Baseado em Atividades

Conceito

Aplicação

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS Aspectos gerais Conceitos fundamentias de gestão estratégica de custos Princípios de Gestão Estratégica de Custos SISTEMA DE CUSTEIO Aspectos gerais Custeio por absorção Introdução ao sistema de custeio por atividade CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE - ABC Aspectos gerais Objetivos do custeio ABC Características básicas do custeio ABC Campos de aplicação do custeio ABC Vantagens e desvantagens do custeio ABC

Page 22: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Cálculo do custo no sistema ABC Time Driven Activity Based Costing (TDABC) Aspectos Gerais Objetivos do TDABC Críticas ao ABC Vantagens e desvantagens do TDABC Cálculo do TDABC

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ªed. São Paulo: Atlas, 2010. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de Custos Fácil. 7ªed. São Paulo: Saraiva, 2009. CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso Básico de Contabilidade de Custos. 5ªed. São Paulo: Atlas, 2010. Bibliografia Complementar:

COSTA, Rogerio G. Gestão Estratégica de Custos. 8ªed. Atlas, 2012. BRUNI, Adriano L. Gestão de Custos e Formação de Preços. 6ªed. Atlas, 2012. DUTRA, Rene G. Custos - um abordagem prática. 7ªed. Atlas, 2010.

Page 23: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Organização, Sistemas e Métodos

Professor:

Semestre: 3º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Organização. Reorganização. Estruturas organizacionais. Departamentalização. Processos organizacionais e ambiente externo. Processamento do trabalho. Gráficos de Processo. Arranjo Físico ou Layout. Distribuição do trabalho. Formulários. Manuais administrativos. Metodologias para levantamento, análise e prognóstico das organizações. Diagnóstico organizacional. Objetivo: Explicar a importância do planejamento, da implementação e do controle de um sistema de informação eficiente; Preparar o aluno para a aplicação e/ou utilização dos conceitos fundamentais e recursos de organização, sistemas e métodos, a fim de desenvolver uma estrutura de coleta, armazenagem e fluxo de informações nos três níveis da empresa: estratégico, tático e operacional.

Conteúdo Programático:

Função e estrutura do órgão de organização e métodos - Conceitos Técnicos - Estrutura do setor de O&M Tipos de estruturas organizacionais, representação gráfica das estruturas - Organograma - Mapa funcional - BPM - Sistemas de ERP Critérios de departamentalização - Conceitos Técnicos e Implantação Métodos administrativos: MASP / PDCA - Conceitos Técnicos e Implantação Diagrama de causa e efeito, fluxogramação, formulários, layout, manuais - Ferramentas da Qualidade - Layout administrativo - Manuais baseados no plano estratégico e nos processos de negócio Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

OLIVEIRA, Djalma de P. R. Sistemas, Organização e Métodos – Uma Abordagem Gerencial. 20ªed. Atlas, 2011.

Page 24: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

ARAUJO, Luis C. G. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional. Vol. 1. 5ªed. Atlas, 2011. ARAUJO, Luis C. G. Organização, Sistemas e Métodos e as Tecnologias de Gestão Organizacional. Vol. 2. 4ªed. Atlas, 2012. Bibliografia Complementar:

BALLESTERO-ALVAREZ, Maria E. Manual de Organização, Sistemas e Métodos. 5ªed. Atlas, 2011. CURY, Antônio. Organização e métodos: uma visão holística. 8ªed. São Paulo: Atlas, 2005. OLIVEIRA, Djalma de P. R. Estrutura Organizacional. 2ªed. Atlas, 2011.

Curso de Administração

Disciplina: Estatística e Probabilidade

Professor:

Semestre: 3º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Teoria elementar de probabilidade. Variáveis aleatórias. Modelos de distribuição de variáveis aleatórias. Séries estatísticas e gráficos. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e de posição. Assimetria e curtose. Amostragem. Distribuição por amostragem. Estimativa. Testes de hipóteses paramétricos. Séries cronológicas. Correlação e regressão. Introdução à análise de Variância. Aplicação da estatística na contabilidade. Objetivo: Apresentar os principais conceitos e ferramentas estatísticas que permitam um desenvolvimento de um profissional estudante de Administração, assim como no desenvolvimento enquanto cidadão e agente social. Oferecer aos alunos o conhecimento do instrumento básico dos métodos estatísticos à sua rede de atividade; Compreender a importância das técnicas estatísticas no mundo dos negócios.

Conteúdo Programático:

1. Introdução à Estatística 2. Estatística Descritiva 2.1 Apresentação dos dados: tabelas e gráficos 2.2 Tabela de distribuição de freqüência 2.3 Medidas de tendência central 2.4 Medidas separatrizes 2.5 Medidas de dispersão 3. Probabilidade 3.1 Introdução à probabilidade 3.2 Matemática da probabilidade 3.3 Probabilidade condicional 4. Estimativa

Page 25: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

4.1 Introdução 4.2 Estimativa da média 5. Regressão e Correlação 5.1 Introdução à regressão 5.2 Regressão linear 5.3 Correlação

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

CRESPO, A. A. Estatística Fácil. 19ªed. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. DOMINGUES, Osmar. Estatística Geral e Aplicada. 4ªed. Atlas, 2011. LOESCH, Claudio. Probabilidade e Estatística. LTC, 2013 Bibliografia Complementar:

LARSON; FARBER. Estatística Aplicada. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2004. SILVA, Elio M. Estatística para os Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Vol.1. 4ªed. Atlas, 2010. SILVA, Elio M. Estatística para os Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Vol.2. 3ªed. Atlas, 2011. MARTINS, Gilberto de A. Curso de Estatística. 6ªed. Atlas, 2012.

Page 26: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Ética e Responsabilidade Social

Professor:

Semestre: 3º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Ética como lugar de afirmação de valores e fins. Ética e Ambição. Ética e Cidadania: direitos e deveres do profissional e da empresa. Ética empresarial e suas dimensões: ética da responsabilidade, da humanidade e a geradora de moral convencional. Ética e Responsabilidade Social: o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, o meio ambiente e com a geração de benefícios à sociedade. A ética profissional, a evolução do mundo do trabalho, a crise dos valores na modernidade, a dimensão ética na empresa. Código de Ética Profissional. Objetivo: A disciplina pretende dentro de uma formação humanista, proporcionar ao futuro administrador conhecer valores e normas morais importantes para a empresa e sociedade, para que se tornem profissionais inseridos na sociedade e no mercado de trabalho. Estar preparado para debater sobre questões éticas que abordem a liberdade de escolha, a política, a ciência, o multiculturalismo, o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade ambiental e outros. Enfim desenvolver o espírito crítico e estar preocupado com os outros. Realizar-se como pessoa e profissional competente. Relações Étnico Raciais. Ética e meio ambiente. Código de Ética do Profissional Administrator.

Conteúdo Programático:

Introdução ao Estudo da Ética.

Cidadania e Ética.

Regime Político-Democarcia-Classes Sociais.

Ética e Responsabilidade Social.

A ética nos negócios.

Ética nas relações de trabalho no que se refere as relações étnico raciais.

Ética e Responsabilidade Social.

Ética e organização social e das relações de Trabalho.

O código de Ética Profissional.

Dos Direitos e Deveres do Administrador segundo o código de Ética.

Das infrações e sanções previstas no Código de Ética.

Ética e Moral.

Constituição Federal – Democracia, Regime Político e Ética.

Page 27: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

A Ética nos Negócios e a Responsabilidade Social: o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente.

As relações empregatícias e a ética; Estudo dos principais artigos no Código de ética profissional.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

SÁ, Antônio Lopes de. Ética Profissional. 9ªed. São Paulo: Atlas, 2009. CASTRO, Paula P. Ética nos Negócios – condições, desafios e riscos. Atlas, 2010. LISBOA, Lázaro P. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. Atlas, 2007. PHILIPPI JR, Arlindo. Curso de Gestão Ambiental; 1ª Edição, São Paulo: Manole, 2004. Bibliografia Complementar:

VAZQUEZ, Adolpho S. Ética. Civilização Brasileira, 2008. DIAS, REINALDO. Responsabilidade Social – Fundamentos e Gestão. 1ªed. Atlas, 2012. VELLANI, Cássio L. Contabilidade e Responsabilidade Social - integrando desempenho econômico, social e ecológico. Atlas, 2011.

Page 28: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Psicologia Organizacional

Professor:

Semestre: 3º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Introdução a Psicologia. Estudo da Personalidade e Comportamento Humano. Motivação e Liderança. Inteligência. Fundamentos do Comportamento dos Grupos. Jogos. Liderança. Relacionamento Interpessoal. Tópicos Emergentes. Objetivo: Compreender os fundamentos da psicologia e desta aplicada às organizações e as relações interpessoais e o clima organizacional; Desenvolver a percepção social e a influencia do comportamento humano nas relações empresariais.

Conteúdo Programático:

1. A Psicologia enquanto ciência 1.1 Definição e importância da Psicologia 1.2 Psicologia aplicada à administração 1.3 O campo da Psicologia Organizacional 1.3.1 Comportamento Organizacional (CO) 1.3.1.1 O campo de estudo do CO 1.3.1.2 Objetivos de estudo do CO 1.3.1.3 Desafios e oportunidades do CO 2. O indivíduo na organização 2.1 Valores (cultura) 2.2 Atitudes 2.3 Percepção 2.4 Aprendizagem 2.5 Diversidade organizacional 2.5.1 Diferenças de Personalidade (traços, aptidões) 2.5.2 Diversidade demográfica 2.6 Conceitos básicos de motivação 2.6.1 Teorias antigas sobre motivação 2.6.2 Teorias contemporâneas sobre motivação 2.7 Tomada de decisão individual 2.8 Motivação 3. Fundamentos do comportamento de grupo 3.1 Várias definições de grupos

Tipos de grupos Estágios de desenvolvimento do grupo Elementos e fenômenos de grupo Resolução de problemas e tomada de decisões em grupo 3.2 Equipes de trabalho 3.2.1 Equipes versus grupos 3.2.2 Tipos de equipes 3.2.3 Desenvolvimento de equipes 3.3 A comunicação organizacional 3.3.1 Comunicação humana interpessoal 3.3.2 Definições básicas 3.3.3 Barreiras para comunicação eficaz

Page 29: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

3.3.4 A direção da comunicação

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

BOCK. A. M. B.; FURTADO, O. TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14ªed. São Paulo: Saraiva, 2009. DAVIDOFF, Linda L. Introdução a Psicologia. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2010 FIORELLI, José Osmir. Psicologia para Administradores: integrando teoria e prática. 7ªed. São Paulo: Atlas, 2011. Bibliografia Complementar:

MINICUCCI, Augustinho. Psicologia Aplicada à Administração. 5ªed. São Paulo: Atlas, 1995. BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. 4ªed. São Paulo: Atlas, 2005. BANOV, Márcia R. Psicologia no Gerenciamento de Pessoas. 3ªed. Atlas, 2013.

Page 30: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Matemática Financeira

Professor:

Semestre: 3º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Razões e proporções. Grandezas diretas e inversamente proporcionais. Porcentagens e suas formas. Conceito de capital e juro. Capitalizações simples e composta. Desconto simples e composto. Equivalência de taxas. Capitalização contínua. Equivalência de capitais. Fluxo de caixa. Série de pagamentos e amortizações de dívidas. Objetivo: Capacitar o aluno a compreender o uso do dinheiro no tempo; Conhecer e utilizar os princípios e as técnicas do cálculo financeiro; Entender séries de pagamentos; Exercitar a tomada de decisão envolvendo fluxos financeiros.

Conteúdo Programático:

Valor do Dinheiro no Tempo Porcentagem Juros Simples Conceito Aplicação Juros Compostos Conceito Aplicação Fluxo de Caixa Conceito Aplicação Desconto Comercial ou Bancário e Racional Conceito Aplicação Sistemas de Capitalização Valor Presente Líquido Fluxo de Caixa com séries uniformes e mistas Desconto Composto Sistemas de Amortização e Financiamentos Operações com a HP 12C

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Page 31: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

SILVA, Andre L. C. Matemática Financeira Aplicada. 3ªed. Atlas, 2010. VERAS, L. L. Matemática Financeira. 6ªed. São Paulo: Atlas, 2007. ASSAF NETO, Alexandre. Matemática Financeira e suas Aplicações. 12ªed. São Paulo: Atlas, 2012 Bibliografia Complementar:

FARO, C. Matemática Financeira. 9ª edição. São Paulo: Atlas, 1993. GIMENES, Cristiano M. Matemática Financeira com HP 12C e Excel. 2ªed. Prentice Hall, 2010. PENIDO, Eduardo. Matemática Financeira Essencial. Atlas, 2008

Page 32: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial

Professor:

Semestre: 4º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Protótipos de sistemas de informação. Sistema de Apoio a Decisão (SAD) e Sistemas de Controle Operacional e Gerencial (SCO/SCG). Desenvolvimento de SCO/SCG nas áreas de Finanças, Marketing e Recursos Humanos. Objetivo: Tornar, o futuro profissional de Administração, capaz de discernir entre os diversos sistemas existentes no contexto empresarial e distinguir aqueles que podem alavancar a empresa em sua atuação no mercado. Capacitá-lo a reconhecer e implementar os sistemas que melhor se adéquam à realidade da empresa. Provê-lo do entendimento da qualidade da informação e seu ciclo de vida dentro da empresa.

Conteúdo Programático: 1. Conceitos básicos e aplicações dos Sistemas 2. Empresa Como Sistema e Seus Subsistemas 3. Sistemas de Informações Gerenciais - SIGs 4. Vantagem competitiva com os SIGs 5. Solução de problemas utilizando os SIGs 6. Tipos de sistemas de informações 7. Sistemas Integrados de Gestão Empresarial 8. Metodologia de desenvolvimento de SIG 9. Sistemas de Informações Contábeis: Introdução 10. Tecnologia da Informação: Conceito e sua importância para o Contador Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

ABREU, Aline F.; RESENDE, Denis A. Tecnologia da Informação - aplicada a sistemas de informação empresariais. 9ªed. Atlas, 2013. LAURINDO, Fernando J. B. Tecnologia da Informação – planejamento e gestão de estratégias. Atlas, 2008. PALMISANO, Ângelo. Administração de Sistemas de Informação. 2ªed. Cengage, 2012 Bibliografia Complementar:

PADOVESE, Clóvis L. Sistemas de Informações Contábeis - fundamentos e análise. 6ªed. Atlas, 2009. AKABANE, Getúlio K. Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação. Atlas, 2012. REZENDE, Denis A. Sistemas de Informações Organizacionais. 5ªed. Atlas, 2013

Page 33: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária I

Professor:

Semestre: 4º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Papel da Administração Financeira. Finanças. Estudos dos métodos de avaliação e dos modelos de precificação de ativos. Risco e Retorno. Análise de investimento, período de Payback, Estudo do valor presente líquido (VPL) e da Taxa Interna de Retorno (TIR). Avaliação de ações e títulos de dívida. Objetivo: Entender a contextualização da gestão financeira; Compreender como as decisões tomadas na empresa afetam a situação financeira; Conhecer a importância da administração financeira diante do objetivo de maximização do valor da empresa; Utilizar os conceitos e técnicas de administração financeira para auxiliar a tomada de decisões na empresa.

Conteúdo Programático:

Objetivos e Funções da Administração Financeira

Ambiente Operacional das Empresas

Estrutura de Capital

Risco e Retorno

Análise Econômico-Financeira Avançada

Alavancagem e Ponto de Equilíbrio

Administração e Dimensionamento do Capital de Giro

Análise de Investimentos

Decisões Financeiras de Curto e Longo Prazo

Planejamento Econômico-Financeiro

Projeção de Demonstrações Contábeis

Elaboração do Orçamento Empresarial

Controle e Análise das Variações do Orçamento

- Orçamento empresarial

- Orçamento operacional

Page 34: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Pay Back

Valor Presente Líquido

Taxa interna de retorno

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

HOJI, Masakasu. Administração Financeira e Orçamentária. 10ªed. Atlas, 2012. HOJI, Masakasu. Administração Financeira na Prática. 4ªed. Atlas, 2012. ASSAF NETO, Alexandre. Fundamentos de Administração Financeira. Atlas, 2010 Bibliografia Complementar:

GITMAN, Lawrence Jeffrey, Princípios de Administração Financeira, São Paulo, Ed. Pearson Addison Wesley, 10ª. Ed. 2007. MATIAS, Alberto J. Orçamento Empresarial - teoria, prática e novas técnicas. Atlas, 2011. ASSAF NETO, Alexandre. Curso de Administração Financeira. 2ªed. São Paulo, Ed. Atlas, 2011. SILVA, José P. Análise Financeira das Empresas. Atlas, 2012.

Page 35: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais
Page 36: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Gestão Estratégica de Marketing

Professor:

Semestre: 4º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Evolução do conceito de marketing. Sistemas de MKT. Tipos de mercados. Segmentação de mercado. Comportamento do consumidor. Composto de MKT. Conceito e componentes de um sistema de informática de marketing. Papel do dirigente de marketing previsto no SIM. Objetivo: Capacitar os discentes para atuarem em organizações de diferentes portes e setores, privilegiando a visão estratégica de mercados e o desenvolvimento de processos de gestão orientados para a geração de resultados. Demonstrar a importância do plano estratégico de marketing para uma organização, as principais técnicas, modelos e ferramentas de gestão.

Conteúdo Programático:

1. Introdução ao marketing

1.1. Conceitos fundamentais

1.2. Evolução da orientação das organizações – da produção ao marketing

1.3. Importância do marketing

1.4. Objetivos

1.5. Ambiente de marketing

2. Estratégia de marketing

2.1. Conceito e evolução

2.2. Segmentação, alvo e posicionamento (SAP)

2.3. Mercado

2.3.1. Cenário (análise do ambiente de mercado)

2.3.2. Evolução do mercado

3. Composto de marketing

3.1. Conceito de composto de marketing

3.2. Produto

3.2.1. Conceito

Page 37: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

3.2.2 Estratégias

3.3. Preço

3.3.1. Conceito

3.3.2. Estratégias

3.4. Praça

3.4.1. Conceito

3.4.2. Estratégias

3.5. Promoção

3.5.1. Conceito

3.5.2. Estratégias

4. Plano de marketing

4.1. Conceito

4.2. Importância

4.3. Estrutura do Plano

5. Pesquisa de marketing

5.1. Conceito

5.2. Tipos de Pesquisas

5.2.1. A pesquisa exploratória

5.2.2. A pesquisa descritiva

5.2.3. A pesquisa explicativa, causal ou experimental

5.3. Etapas da pesquisa

6. Segmentação de mercado

6.1. Conceito

6.2. Variáveis utilizadas

6.3. Tipos de segmentação

7. Marketing de relacionamento

7.1. Conceito

Page 38: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

7.2. Modelo de relacionamento com o cliente

7.2.1.Ferramentas

8. Benchmarking

8.1. Conceito

8.2. Etapas do processo de benchmarking

8.3. Benefícios

8.4. Construção e manutenção de rede de relacionamento

- Sistema de informação de marketing (SIM)

9. Endomarketing ou marketing interno

9.1. Conceito

9.2. Benefícios

10. Marketing e responsabilidade socioambiental

10.1. Conceito

10.2. Benefíciosbv

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

SILVA, Jorge F. Administração de Marketing - conceitos, estratégias e aplicações. Atlas, 2012. ZENONE, Luiz C. Gestão Estratégica de Marketing. Atlas, 2011. NEVES, Marcos F. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. Atlas, 2008. Bibliografia Complementar:

PHILIP, Kotler. Administração de Marketing. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998. COBRA, M. Administração de Marketing. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992. LAS CASAS, Alexandre L. Marketing - conceitos, exercícios e casos. 8ªed. Atlas, 2009.

Page 39: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Legislação Tributária e Fiscal

Professor:

Semestre: 4º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Tributos. Sistema constitucional tributário. Competência Tributaria e limitação da competência. Sistema tributário Nacional. Obrigações tributárias. Crédito tributário. Administração tributaria. Direito penal tributário. Objetivo: Conhecer o Sistema Tributário Nacional, as Normas Gerais de Direito Tributário e a Legislação Tributária mais relevante, consubstanciadas na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional, de modo a possibilitar o entendimento e assimilação do fenômeno da tributação no exercício da profissão. Compreender a origem e a evolução histórica do Sistema Tributário Constitucional Brasileiro

Conteúdo Programático:

Tributo do Brasil Imperial – 1822 – 1869.

Tributo do Brasil Republicano – Criação do Imposto de Renda – A Era Vargas.

Tipos de Tributo: Federal, Estadual e Municipal.

Constituição Federal do Brasil – 1998.

Imposto de Renda, Imposto de Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviço de Transporte e Comunicação – ICMS, ITBI Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis, ITR Imposto de Tributos Rurais.

Código Tributário Nacional – CTN

Substituição Tributária – ICMS

Noções Básicas do Direito Financeiro

O Sistema Tributário Nacional

Legislação Tributária e Tributos

Competência Tributária

Princípios Constitucionais do Direito Tributário

Hierarquia das Leis e a Obrigação Tributária

Page 40: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Sujeitos Ativo e Passivo da Obrigação Tributária

Fato Gerador

Responsabilidade Tributária

Hipóteses Tributárias de Incidência, Não-Incidência, Isenção, Suspensão, Redução de Base de Cálculo

Deferimento e Imunidade

Crédito Tributário

Lançamento

Processos Tributários Administrativos e Judiciais

Crimes Fiscais

Planejamento Tributário Aplicado

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

HARADA, Kiyoshi. Direito Financeiro e Tributário. 22ªed. Atlas, 2013. MARTINS, Sérgio Pinto. Manual de Direito Tributário. 12ªed. , Atlas, 2013. CASSONE, Vittorio. Direito Tributário. 23ªed. Atlas, 2012. Bibliografia Complementar:

AMARO, Luciano. Direito Tributário Brasileiro. 18ªed. Saraiva, 2011. ABREU, Andreia. Gestão Fiscal nas Empresas - Principais Conceitos Tributários e sua Aplicação. Atlas, 2008. ICHIHARA, Yoshiaki. Direito Tributário - atualizado até EC 69/12 e LC 141/12. 18ªed. Atlas, 2012.

Page 41: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Legislação Trabalhista e Previdenciária

Professor:

Semestre: 4º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Introdução ao Direito do Trabalho. Fontes e Princípios do direito do trabalho. Direitos sociais constitucionais. Relação de emprego e relação de trabalho. Noções de Direito coletivo do trabalho. Normas gerais e especiais de direito e tutela ao trabalhador. Trabalho doméstico. Princípios de proteção à mulher e ao menor empregado. Cessação do contrato de trabalho. Estabilidade do empregado. Previdência Social. Objetivo: Proporcionar noções básicas e fundamentais do Direito do Trabalho, suas conseqüências práticas e os limites e perspectivas para o exercício profissional de suas atividades. Desenvolver o estudo de temas específicos nas áreas trabalhista, sindical e previdenciária. Propiciar conhecimentos específicos sobre o Direito do Trabalho, sua importância no campo das relações sociais.

Conteúdo Programático:

Noções Fundamentais do Direito do Trabalho e suas Fontes Princípios da Legislação Trabalhista e Previdenciária As bases históricas e seus princípios de proteção Contratos Individuais de Trabalho e Relação de Emprego Contratos Afins Contratos Especiais de Trabalho – Sujeitos e conteúdo Obrigações decorrentes do contrato Fontes do Direito do Trabalho A Constituição Federal A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) Remuneração/salário/folha de pagamento Encargos Sociais Adicionais Indenização Sindicalismo, convenção, e dissídio Greve

Folha de Pagamento

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Page 42: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

OLIVEIRA, Aristeu de. Manual de Prática Trabalhista. 47ªed. Atlas, 2012. MARTINS, Sergio P. Direito do Trabalho. 29ªed. Atlas, 2012. JORGE NETO, Francisco F. Curso de Direito do Trabalho. 2ªed. Atlas, 2011. Bibliografia Complementar:

MARTINS, Sérgio Pinto. Direito da Seguridade Social. 33ªed. São Paulo. Atlas. 2013. ZAINAGHI, D. S. Curso de Legislação Social. 13ªed. São Paulo: Atlas, 2012. SABATOVSKY, Emilio. CLT - consolidação das leis do trabalho. 8ªed. Juruá, 2013

Page 43: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas

Professor:

Semestre: 4º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa:. Estudo da origem e da evolução dos modelos de gestão de pessoas. Descrição do sistema de gestão de pessoas. Estudo dos processos de formação, condução e valorização da equipe de trabalho. Objetivo: Fundamentar e definir políticas e práticas de gestão de pessoas nas empresas; Conhecer as principais atividades e procedimentos dos vários subsistemas da administração de pessoas e sua operacionalidade em diferentes instâncias organizacionais; Familiarizar-se com processos de formulação de políticas de gestão de pessoas; Identificar os elementos comportamentais para implementação e avaliação de pessoas.

Conteúdo Programático:

1. O contexto da gestão de pessoas.

a. As mudanças no ambiente empresarial.

b. A busca da parceria no ambiente empresarial.

c. A evolução da área de gestão de pessoas.

d. A visão contemporânea da gestão de pessoas.

e. Os viabilizadores do capital humano.

2. A gestão estratégica de pessoas.

a. Introdução ao Balanced Scorecard.

b. O conceito de competência: competências humanas e organizacionais.

c. Integração das políticas e práticas de gestão de pessoas ao planejamento

estratégico das empresas.

d. Alinhamento das ações de gestão de pessoas à estratégia organizacional.

3. Planejamento e gerenciamento da transformação organizacional.

a. O cenário competitivo e as forças para a transformação organizacional.

b. Estratégia e transformação organizacional.

c. Programação integrada de ações da transformação organizacional.

Page 44: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

d. Diagnóstico empresarial.

e. Gerenciamento da transformação organizacional.

f. A equação da transformação bem sucedida.

4. Gestão de carreira.

a. Modelos de carreira.

b. Planejamento individual de carreira.

c. Desenvolvimento de carreira.

d. Papéis da empresa e do indivíduo na carreira.

5. Gestão de resultados e competências.

a. A gestão do desempenho no contexto das organizações.

b. Benefícios e responsabilidades da gestão do desempenho com base em metas.

c. As três etapas: planejamento, acompanhamento e avaliação.

d. A gestão por competências: da estratégia ao desempenho.

e. Mapeamento e avaliação de competências: métodos, técnicas e instrumentos.

f. Recomendações importantes e tendências.

6. Remuneração estratégica.

a. O conceito de remuneração estratégica.

b. Remuneração funcional.

c. Salário indireto – benefícios.

d. Remuneração variável.

e. Remuneração por competências.

7. Demissão, redução e retenção de pessoal.

a. O conceito de desligamento de pessoal.

b. Estratégias para demissão de pessoal.

c. Retenção de talentos em tempos de crise.

8. Educação corporativa.

a. Do treinamento tradicional à educação corporativa.

Page 45: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

b. Os fundamentos e princípios da educação corporativa.

c. As etapas do processo de educação corporativa.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

VERGARA, Sylvia C. Gestão de Pessoas. 13ªed. Atlas, 2013. FISCHER, Andre L. Gestão de Pessoas - práticas modernas e transformação nas organizações. Atlas, 2010. CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. 3º ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009. Bibliografia Complementar:

FRANÇA, Ana C. L. Práticas de Recursos Humanos - conceitos, ferramentas e procedimentos. Atlas, 2008. BASTOS NETO, Carlos P S. Gestão Estratégica de Pessoas. 2ªed. FGV, 2010. ARAÚJO, Luis C. G.; GARCIA, Adriana A. Gestão de Pessoas: estratégias e integração organizacional. 2ªed. São Paulo: Atlas, 2009.

Page 46: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Empreendedorismo, Criatividade e Inovação

Professor:

Semestre: 4º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Conceitos de Empreendedorismo e Empreendedor. Antecedentes do movimento empreendedorismo atual. Características, tipos e habilidades do empreendedor. Gestão Empreendedora, Liderança e Motivação. Empreendedorismo no Brasil. Prática Empreendedora. Ferramentas úteis ao empreendedor. Plano de Negócios – etapas, processos e elaboração. Objetivo: Estimular no aluno, o espírito empreendedor, ajudando-o a entender seu potencial e suas características, bem como os fatores chaves de sucesso através do estudo de casos reais.

Conteúdo Programático:

Conceitos de Empreendedorismo e Empreendedor: Abordar conceitos básicos do empreendedorismo e o perfil do empreendedor atual.

Antecedentes do movimento empreendedorismo atual: Traçar um cronograma dos cenários do empreendedorismo de sua raiz aos dias atuais.

Características, tipos e habilidades do empreendedor (Criatividade e Inovação): Descrever, exemplificar e conceituar, as características, habilidades e tipos de atitudes. Visão de futuro e percepção de problemas.

Gestão Empreendedora, Liderança e Motivação: Demonstrar as diferenças e vantagens de um gestor empreendedor, como ele motiva, lidera, inspira e conduz seus colaboradores.

Mercado e Público-alvo, ameaça e oportunidade.

Empreendedorismo no Brasil: Cenário do empreendedorismo no Brasil.

Práticas Empreendedoras: Ações empreendedoras em nosso dia a dia, dentro e fora da empresa.

Ferramentas úteis ao empreendedor (Startup, Design Thinking e Modelo Canvas): Apresentar as ferramentas para inovação, criatividade, organização e gestão de ações empreendedoras.

Plano de Negócios: Etapas, processos e elaboração.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Page 47: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. Rios de Janeiro: Elsevier, 2011. BARON,Robert A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2011. HISRICH, Robert D. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman 2009 Bibliografia Complementar:

BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2012 SABBAG, P.Y. Gerenciamento de projetos e empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2012. DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage, 2012. DOLABELA, F. O segredo de Luísa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. LENZI, Fernando C. Nova geração de empreendedores: guia para elaboração de um plano de negócios. São Paulo: Atlas, 2009.

Page 48: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Administração Mercadológica

Professor:

Semestre: 5º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Compreensão da Administração de Marketing. Avaliação do papel crítico de marketing no desempenho organizacional. Criação da satisfação do consumidor. Conquista de mercados. Administração das Informações de Marketing e Mensuração da Demanda de Mercado. Análise do ambiente de Marketing; Análise dos Mercados Consumidores Comportamento do Comprador; Análise de Mercados Organizacionais e Comportamento de Compra Organizacional. Objetivo: O objetivo da disciplina é proporcionar ao discente o conhecimento prático e teórico dos conceitos, princípios e as principais técnicas relacionadas à administração mercadológica, bem como oferecer discernimento para o seu competente domínio conceitual e prático/operacional, para atender às necessidades de mercado, especialmente considerando a questão da sustentabilidade. Preparar o discente para aplicar conceitos básicos da disciplina. Transmitir conceitos e fundamentos da disciplina.

Conteúdo Programático:

1 – Mercados Organizacionais e Compreensão da Administração de Marketing.

- Mercados Organizacionais com Avaliação do Papel crítico de Marketing no Desempenho Organizacional. - Comportamento do Comprador Organizacional e Noções de Sustentabilidade. - Mercados Institucionais e Governamentais

2 – Medindo e Prevendo a Demanda

- Definindo o Mercado com a Criação da Satisfação do Consumidor. - Mensurando a Demanda Corrente do Mercado - Prevendo a Demanda Futura com a Conquista de Mercados.

3 – Segmentação de Mercado

- Mercados e Análise do Ambiente de Marketing. - Segmentação de Mercado - Bases para segmentação dos mercados de Consumos Industriais Nacionais e Internacionais. - Requisitos para uma segmentação eficaz - Identificação do público-alvo - Posicionamento para obter Vantagem Competitiva - Sistema de informática no MIX de marketing para Análise de Mercados Consumidores.

4 – Desenvolvendo o Mix de MKT, projetando produtos com controle contábil informatizado.

- O que é Produto - Classificação dos Produtos e Canais de Distribuição. - Decisões sobre Produtos Individuais e Estratégia de Preços. - Decisões sobre Linhas de Produtos e Desenvolvimento de Novos Produtos. - Decisões sobre Composto de Produtos - Decisões Internacionais sobre o Produto - Processo de Desenvolvimento do Sistema de Marketing Verde e Análise Ambiental.. - Estratégias do Composto de MKT.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Page 49: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

ROCHA, A. da; FERREIRA, J.B. Administração de marketing: conceitos, estratégias, aplicações. São Paulo: Atlas, 2012 SAMARA, Beatriz Santos. Pesquisa de Marketing: Conceitos e Metodologia, SP, Pearson Pratice Hall, 2012. NEVES, M.F. Planejamento e gestão estratégica de marketing. São Paulo: Atlas, 2012. Bibliografia Complementar:

OGDEN, J.R.; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. São Paulo: Pearson, 2012. LOVELOCK,CHRISTOPHER, Marketing de serviços: pessoas tecnologia e estratégia. 7.ed. São Paulo: Pearson, 2012. MALHOTRA, N.K. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005. LAS CASAS, Alexandre. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2009. LAS CASAS, Alexandre. L. Marketing de Serviços. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

Page 50: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Análise Estratégica de Finanças e Investimentos

Professor:

Semestre: 5º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: A disciplina pretende oferecer ao aluno o entendimento contextualizado da análise de viabilidade econômica e financeira de novos negócios. Ao final do período o aluno deverá ter assimilado os conceitos da análise de investimentos de forma a compreender como tomar decisões de investimentos. Compreender a importância do Retorno do Investimento diante do objetivo de geração de riqueza e como utilizar os conceitos e técnicas de administração financeira para auxiliar a tomada de decisões na empresa. Objetivo: Melhorar a tomada de decisões. Fazer análises das demonstrações financeiras e viabilidade econômica e da empresa. Fundamentar e definir políticas e práticas de investimentos.

Conteúdo Programático:

Amplitude da análise financeira de uma empresa;

A empresa e sua estrutura de informações;

Técnica do fluxo de caixa e orçamento;

Técnicas e Métodos de análises de finanças das empresas;

Política de financiamento às empresas;

Financiamentos para o projeto;

Conceitos básicos de análise de investimento;

A escolha de projetos mais adequados para a empresa;

Discussão e proposituras de novos investimentos para resolver os problemas básicos de uma empresa;

Custo médio do capital;

Planejamento e análise estratégicos de investimento e sustentabilidade;

Mix de produtos estratégicos para a empresa.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Page 51: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

CASAROTO FILHO, Nelson. Análise de Investimentos. Atlas, 2010 CLEMENTE, Ademir. Decisões Financeiras e Análise de Investimentos. Atlas, 2012. ASSAF NETO, A. Mercado Financeiro, São Paulo, Ed. Atlas, 2012 Bibliografia Complementar:

ASSAF NETO, A.; LIMA, F.G. Fundamentos de Administração Financeira. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2010. PADOVEZE, CLOVIS. Análise das demonstrações financeiras. São Paulo: CENGAGE, 2011 MATIAS, A.B. (Coord.) Análise financeira fundamentalista de empresas. São Paulo: Atlas, 2009. HOJI, M. Administração Financeira na prática. São Paulo: Atlas, 2012 SILVA, J.P. da. Análise financeira das empresas. São Paulo: Atlas, 2012.

Page 52: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Gestão da Produção Logística

Professor:

Semestre: 5º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Logística no cenário atual brasileiro e internacional. Conceitos básicos de logísticas e caracterização dos componentes da Cadeia Logística. Gestão dos sistemas logísticos. Qualidade e produtividade nos Serviços Logísticos. Administração de materiais. O transporte como componente da Cadeia Logística. Armazenagem e a movimentação de materiais como componente da Cadeia Logística. Tendências dos Sistemas Logísticos. Objetivo: Apresentar aos alunos os conceitos das teorias clássicas e contemporâneas, no que se refere ao projeto, planejamento e gestão de sistemas logísticos, com suas respectivas metodologias e modelos para administração de empresas. Capacitar o aluno a identificar as principais tendências e desafios atuais na gestão de materiais e logística no âmbito administrativo. Compreender a relevância da visão estratégica na gestão de materiais e logística, conhecer métodos e técnicas de planejamento aplicadas à gestão de materiais e logística.

Conteúdo Programático:

I.Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos

II.Distribuição física

III.Nível de serviços e processos da cadeia de abastecimento

IV.O sistema de transporte

V.Administrando os estoques na cadeia de abastecimento

VI.Armazenagem de produtos

VII.Manuseio de materiais

VIII.Aplicando a tecnologia da informação

IX.Comércio eletrônico

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Page 53: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Bibliografia Básica:

DIAS, M.A.P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. São Paulo: Atlas, 2012. DORNIER, P.;P; et al. Logística e operações globais. São Paulo: Atlas, 2013. NOGUEIRA, Amarildo de S. Logística Empresarial – Uma Visão Local com Pensamento Globalizado. Atlas, 2012 Bibliografia Complementar:

MARTIN, Christopher. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Cengage Learning, 2012 HONG Yuh Ching. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. São Paulo: Atlas, 2010. DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais: Uma Abordagem Logística. 5ª. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011 CORONADO, Osmar. Logística Integrada. Atlas, 2011 POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais – Uma abordagem Logística. Atlas, 2010

Page 54: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Faculdade de Administração, Ciências Econômica e Contábeis de Guaratinguetá

Curso de Administração

Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária II

Professor:

Semestre: 5º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Técnicas de Análises das Demonstrações Financeiras. Análise Horizontal. Análise Vertical. Índices Financeiros. Análise do Ponto de Equilíbrio. Alavancagem Operacional e Financeira. Administração de Capital de Giro. Capital Circulante Líquido. Ciclo de Caixa. Planejamento Orçamentário: Conceitos básicos. Orçamento de investimentos. Orçamento de Caixa Objetivo: Administrar eficazmente o ativo e passivo da empresa; Fazer análises das demonstrações financeiras da empresa. Elaborar controles por meio de orçamentos.

Conteúdo Programático:

Demonstrações financeiras: conceito, finalidade e importância.

Análise de demonstrativos financeiros;

Índices financeiros; Índice de liquidez, de rentabilidade, de atividade e de endividamento.

Análise do ponto de equilíbrio;

Alavancagem;

Administração do capital de giro;

Capital circulante liquido;

Ciclo de caixa;

Planejamento orçamentário.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

ASSAF NETO, Alexandre. Fundamentos de Administração Financeira. Atlas, 2010 HOJI, Masakazu. Administração financeira na prática. São Paulo: Atlas, 2012. SOUZA, A.; CLEMENTE, A. Decisões financeiras e análise de investimentos. São Paulo: Atlas, 2012.

Page 55: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Bibliografia Complementar:

CASAROLLO FILHO, N.; KOPITTKE, B.H. Análise de investimentos. São Paulo: Atlas, 2010. HOJI, Masakazu. Administração Financeira e Orçamentária. São Paulo: Atlas, 2012. ANDREZO, A.F.; LIMA, I.S. Mercado financeiro: aspectos conceituais e históricos. São Paulo: Atlas, 2007. HOJI, M.; SILVA, H.A. da. Planejamento e controle financeiro. São Paulo: Atlas, 2010. LEMES Jr., A.B.; RIGO, C.M.; CHEROBIM, A.P.M.S. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

Page 56: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Fundamentos de Comércio Exterior

Professor:

Semestre: 5º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa:. Relações e Negócios Internacionais. Comunicação, Cultura e Técnicas de Comunicação no Comércio Internacional. Teoria e Políticas de Comércio Exterior. Globalização e Integração Econômica. Integração Latino-Americana e MERCOSUL. Técnicas e Procedimentos em Comércio Exterior. Mercado de Câmbio, Balanço de Pagamentos. Financiamento das Exportações e Importações. Objetivo: Prover ao futuro administrador uma visão estratégica sobre o contexto mundial em que a empresa pode atuar. Informá-lo sobre os mecanismos existentes no governo federal e na economia mundial, os quais suportam a empresa em suas transações internacionais. Situá-lo quanto à estrutura governamental brasileira disponibilizada aos importadores e exportadores e como esta funciona.

Conteúdo Programático:

Fontes do Comércio Internacional: antecedentes históricos, Lex Mercatória e os contratos entre empresas estrangeiras.

Siscomex: introdução, objetivos e operações no comércio exterior. Partes e auxiliares do comércio exterior no Brasil.

Negociações multilaterais no comércio exterior: o Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércio – GATT, Organização Mundial do Comércio – OMC, A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD, Mercado Comum do Sul – Mercosul e integração econômica nas Américas;

A União Européia – UE. Termos Internacionais do Comércio. Logística e transporte internacional: portos, aeroportos, rodoviário, ferroviário e aquaviário. Formas de embalamento. Pagamento antecipado e à visto e Crédito Documentário.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Page 57: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Bibliografia Básica:

AMATUCCI, M. (Org.) Internacionalização de empresas: teorias, problemas e casos. São Paulo: Atlas, 2009. DIAS, R. Comércio exterior: teoria e gestão. São Paulo: Atlas, 2012. FARO, R.; FARO, F. Curso de comércio exterior: visão e experiência brasileira. São Paulo: Atlas, 2012. Bibliografia Complementar:

VASQUEZ, Jose Lopes. Comercio exterior brasileiro. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2012. DOLINGER, J. Direito internacional privado. Rio de Janeiro: Forense, 2012. GONÇALVES, Reinaldo. O Brasil e o comércio Internacional. São Paulo: Contexto, 2003 RATTI, Bruno. Comercio internacional e câmbio. São Paulo: Aduaneiras, 2008. SEGRE, G. (Org.). Manual prático de comércio exterior. São Paulo: Atlas, 2012.

Page 58: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Projeto Interdisciplinar: Plano de Negócios

Professor:

Semestre: 5º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Conceito, estrutura, etapas de elaboração e modelo. Processo de administração e processo empreendedor. Planejamento empresarial. Oportunidades de negócios no contexto empreendedor. Plano de negócio. Objetivo: Permitir a aquisição de conhecimentos sobre os fundamentos da gestão e do empreendedorismo, estimular a busca por autoconhecimento e percepção de si mesmo, através de questionamentos colhidos da experiência concreta individual e coletiva.

Conteúdo Programático:

01. Introdução ao Plano de Negócios

02. Verificação de Oportunidade e Validação

03. Roteiro do Plano de Negócio

04. Logomarca e Slogan

05. Mercado e Público-alvo

06. Descrição da Empresa e Produtos

07. Plano de Marketing

08. Plano Operacional

09. Recursos Humanos

10. Planejamento Financeiro

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Page 59: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Bibliografia Básica:

DORNELAS, J. Plano de negócios: seu guia definitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. BERNARDI, Luiz A. Manual de Plano de Negócios. São Paulo: Atlas, 2013. BARON, Robert A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2011. Bibliografia Complementar:

BIAGGIO, L.A.; BATOCCHIO, A.. Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. São Paulo: Manole, 2013 DRUCKER, Peter Ferdinad. Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Pioneira, 2010. BERNARDI, L.A. Manual de empreendedorismo e gestão. São Paulo: Atlas, 2012. HISRICH, R.D.; PETERS, M.P.; SHEPHERD, D.A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009, LENZI, Fernando C. Nova geração de empreendedores: guia para elaboração de um plano de negócios. São Paulo: Atlas, 2009.

Page 60: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Desenvolvimento Organizacional

Professor:

Semestre: 6º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Conceitos básicos. Modelos estratégicos de desenvolvimento organizacional. Agentes de desenvolvimento organizacional. Aprendizado organizacional e mudança: renovação permanente. Ciclo de melhoria contínua PDCA. Desenvolvimento organizacional: uma análise crítica. Objetivo: Compreender as implicações das novas configurações e alternativas que permeiam o trabalho no mundo contemporâneo; Compreender e analisar os princípios administrativos das organizações possibilitando melhorias no processo decisório; Transmitir aspectos básicos da dinâmica organizacional das empresas, sua complexidade de atuação, transformação e desenvolvimento organizacional.

Conteúdo Programático:

I.Tendência à deterioração organizacional

II.Disfunções organizacionais

III.Respostas usuais contra a tendência à deterioração

IV.Mundo comportamental

V.Processo de desenvolvimento das organizações

VI.Processo de intervenção nas organizações

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

MORGAN, Gareth. Imagens na organização. São Paulo: Atlas, 2011. WOOD JR. T.;CALDAS, Miguel. Comportamento Organizacional – Uma Perspectiva Brasileira. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2007 BOWDITCH, J.L.; BUONO, A.F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Cengage, 2012.

Page 61: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Bibliografia Complementar:

ROBBINS, S.P.; JUDGE, T.A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2012. CARPILOVSKY, Marcelo. Liderança e Motivação. FGV, 2012. BANOV, Márcia R. Psicologia no Gerenciamento de Pessoas. Atlas, 2013 KANAANE, Roberto. O Comportamento Humano nas Organizações. Atlas, 2012 MENDONÇA, M. F.;NOVO, D. V.; CARVALHO, R. Gestão e Liderança. Ed FGV. 2013

Page 62: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Projeto Interdisciplinar: Práticas Empresariais

Professor:

Semestre: 6º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Análise ambiental dos stakeholders. Ferramentas de diagnóstico gerencial. Análise e Interpretação de estudos de caso. Casos de empresas brasileiras e globais. Situações e Estratégia Empresarial. Consultoria empresarial. Ética e Responsabilidade Social: o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, o meio ambiente e com a geração de benefícios à sociedade. Objetivo: Orientar o aluno quanto ao processo de análise ambiental dos stakeholders, a utilização de ferramentas de diagnóstico gerencial para a implementação das estratégias estabelecidas. Fornecer ao discente embasamento para análise e crítica das estratégias empresariais apresentadas em estudos de casos de empresas nacionais e globais.

Conteúdo Programático:

O que é prática empresarial.

Análise ambiental. SWOT, focando o compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente.

Diagnóstico do negócio:

Diagnóstico Organizacional.

Diagnóstico Abertura de um negócio.

Diagnóstico das vendas

Política de comercialização

Análise da Concorrência.

Estratégias empresariais.

Discussão de casos

Empreendedorismo

Consultoria empresarial.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Page 63: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

GONÇALVES, Carlos A. Manual de Ferramentas de Estratégia Empresarial. Atlas, 2008 BETHLEM, Agrícola. Estratégia Empresarial. Atlas, 2009 GOMES, Carlos F. S. Tomada de Decisão Gerencial. Atlas, 2012 PHILIPPI JR, Arlindo. Curso de Gestão Ambiental. 1ª Edição, São Paulo: Manole, 2004. Bibliografia Complementar:

MAXINIANO, Amaru Cesar. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2012 MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo Atlas, 2010

WAGNER, J.A.; HOLLEMBECK, J.R. Comportamento organizacional. São Paulo: Atlas, 2009. GOMES, Luiz Flavio Autran M;GOMES, Carlos F. S. Tomada de decisão gerencial: enfoque multicrítico. 4.ed. São Paulo Atlas, 2012. ALMEIDA; FREITAS, Claudia Regina; SOUZA, Irineu Manoel de. Gestão do conhecimento para tomada de decisão. São Paulo: Atlas, 2011.

Page 64: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Administração de Materiais

Professor:

Semestre: 6º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Introdução à administração de materiais. Órgãos dos sistemas de materiais. Compras/suprimentos. Recepção de materiais. Armazenagem e manipulação de materiais. Controle de materiais/patrimônio. Codificação de materiais/patrimônio. Inventário de materiais/patrimônio. Administração de almoxarifado direto e indireto. Objetivo: Proporcionar aos alunos uma visão do funcionamento da Administração de Material, seu papel na economia da empresa e das técnicas empregadas na execução de seus objetivos. Fundamentar no aluno a importância da implementação da administração de materiais como meio de promover o desempenho, a competitividade e sustentabilidade em um ambiente de mudanças aceleradas.

Conteúdo Programático:

I.Introdução à administração de materiais

IISistema de planejamento da produção.

III.Programa mestre de produção

IV.Material Requirements Planning

V.Planejamento da capacidade

VI.Controle da produção

VII.Compras

VIII.Estoque físico

IX.Produtos e processos

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Page 65: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Bibliografia Básica:

DIAS, Marco A. P. Administração de Materiais – Princípios, Conceitos e Gestão. Atlas, 2012 ARNOLD, J. R. Tony. Administração de Materiais – Uma Introdução. Atlas, 2012 DIAS, Marco A. P. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: Uma Abordagem Logística. Atlas 5ª ed. 2010 Bibliografia Complementar:

POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais – Uma abordagem Logística. Atlas, 2010 MOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e Operações. 3ª. ed. São Paulo: Pioneira, 2008 BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J.; COOPER, M.B. Gestão logística de cadeias de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006. SLACK, Nigel;CHAMBERS, Stuart;JOHNSTON, R. Administração da produção. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009. DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2012

Page 66: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Planejamento Estratégico Organizacional

Professor:

Semestre: 6º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Administração Estratégica. As Escolas do Pensamento Estratégico. Processo Estratégico. Análise do Ambiente, Missão e Objetivos, Formulação de Estratégias. Restrições e Critérios de Seleção na Formulação de Estratégias. Implementação de Estratégias e Controle Estratégico. Responsabilidade Social nos Negócios. Plano Estratégico. Objetivo: Explicar a importância do planejamento estratégico organizacional, tanto para o gerenciamento de uma organização, quanto para o alcance dos seus objetivos; Preparar o aluno para elaborar um plano estratégico, detalhando as etapas do processo de planejamento e mostrando sua interdependência; Apresentar e explicar as estratégias formuladas pelos principais autores de planejamento estratégico.

Conteúdo Programático:

1- Introdução ao Planejamento Estratégico; 2- Conceitos de Planejamento Estratégico; 3- Etapas de Planejamento Estratégico e sua implementação; 4- Cronograma e respectivas etapas para o Planejamento Estratégico; 5- Diagnóstico Estratégico; 6- Estratégias empresarias.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de – Planejamento Estratégico – Conceitos Metodologia Práticas – Editora Atlas – SP – 2013 PEREIRA, Jose M. Curso de Administração Estratégica. Atlas, 2011. FISCHMANN, A.A.; ALMEIDA, M.I. Planejamento Estratégico na prática. São Paulo: Atlas, 2013. Bibliografia Complementar:

BETHLEM, Agrícola. Estratégia Empresarial. Atlas, 2009 ALMEIDA, Martinho I. R. Manual de Planejamento Estratégico. Atlas, 2010 OLIVEIRA, Djalma de P. R. Administração Estratégica na Pratica. Atlas, 2013 OLIVEIRA, Djalma de Pinho R. Sistemas de informações gerenciais: Estratégias – táticas - operacionais. 14ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012 LAURINDO, Fernando José Barbin. Tecnologia da informação: planejamento e gestão de estratégias. São Paulo: Atlas, 2008

Page 67: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Administração da Produção e Operações

Professor:

Semestre: 6º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Produção nas organizações. Modelos de transformação, modelo de administração e atividades da administração da produção e operações. Estratégias de produção. Hierarquia, conteúdo e processo de estratégias competitivas de operações. Projeto de produtos, serviço e processos. Tecnologias de processos, materiais e informações. Estratégias e decisões de escolha. Just in Time, MRP/ERP. OPT. CADE/CAM. Objetivo: Dar condições ao aluno de ter acesso às informações técnico-gerenciais na área de Administração da Produção, entendendo o papel e objetivo, e esclarecendo as atividades relacionadas à disciplina, apresentando os fundamentos, fornecendo uma visão geral do conteúdo, das responsabilidades que lhe são atribuídas e das diversas ferramentas disponíveis para desempenhar esta função.

Conteúdo Programático:

Administração da Produção;

Localização das empresas;

Conceitos e funções do PPCP;

MRP I/MRP II;

Sistemas Integrados de gestão;

Técnicas Japonesas.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

CHIAVENATO, I. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005. SLACK, Nigel;CHAMBERS, Stuart;JOHNSTON, R. Administração da produção. São Paulo: Atlas,

Page 68: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

2009. CORRÊA, Henrique;CORRÊA Carlos. A. Administração da produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

Bibliografia Complementar:

CORRÊA, Henrique Luiz; GIANESI, Irineu G. N. Just in time: MRP 11 e OPT. , São Paulo: Atlas, 2013. MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. 5ª ed., São Paulo: Pioneira, 2008 CORRÊA, H.L.; GIANESI, I.G.N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. São Paulo: Atlas, 2013. JOHNSTON, Robert; CCLARK, Granham. Administração de operações de serviços. São Paulo: Atlas, 2012. BALLESTERO-ALVAREZ, M.E. Gestão de qualidade, produção e operações. São Paulo: Atlas, 2012.

Page 69: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Tópicos Especiais em Administração I

Professor:

Semestre: 7º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Conceitos e temas atuais. Gestão da Mudança. Gestão do Conhecimento na tomada de decisões. Teorias de Gestão Estratégica. Teoria da Organização Industrial. Teoria dos Custos de Transação. Teorias Relacionais. Ética e Responsabilidade Social: o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, o meio ambiente e com a geração de benefícios à sociedade. Objetivo: Formar profissionais com uma visão conceitual e generalista que deve analisar e mapear mudanças no ambiente externo das empresas; Ter a capacidade para reconhecer questões emergentes adequadas para gerenciamento moderno nas empresas e na sociedade; Ter a capacidade de compreensão de textos de organizações diferentes e integrados ao conhecimento da administração, no espírito da interdisciplinaridade proposta na formação do administrador.

Conteúdo Programático:

1 - Economia Industrial (ou Organização Industrial) 2 - Perspectivas atuais e futuras da administração 3 - Tecnologia e inovação 4- Comércio eletrônico 5 - Logística verde e sustentabilidade 6 - A importância das redes sociais 7- Rede de contatos (Networking) 8 -Comércio exterior Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

ALMEIDA, Mario de S. Gestão do Conhecimento para Tomada de Decisão. Atlas, 2011 GOMES, Luiz Flavio Autran M;GOMES, Carlos F. S. Tomada de decisão gerencial: enfoque multicrítico. 4.ed. São Paulo Atlas, 2012. KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao Século XXI. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2012 PHILIPPI JR, Arlindo. Curso de Gestão Ambiental. 1ª Edição, São Paulo: Manole, 2004. Bibliografia Complementar:

FLEURY, A. (Org.) Gestão empresarial para a internacionalização das empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2010. GALBRAITH, Jay. Projetos de Organizações Dinâmicas. Porto Alegre: Bookman, 2011 ROBBINS, S.P.; JUDGE, T.A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no

Page 70: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2012. PAGLIUSO, A.T.; CARDOSO, R.; SPIEGEL, T. Gestão organizacional: o desafio do modelo de gestão. São Paulo: Saraiva, 2010. MELLO, Carlos H. P. Gestão do Processo de Desenvolvimento de Serviços. Atlas, 2010

Page 71: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Gestão e Análise de Projetos

Professor:

Semestre: 7º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Introdução à gerência de projetos: Organização e Administração, Processo e Sistema. Ciência e Tecnologia, Pesquisa & Desenvolvimento. Fundamentos da Gestão de Projetos: Introdução e Histórico. Benefícios do Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Stakeholders. Conceitos de Processos de Gerenciamento de Projetos. Processos e ciclo de vida de projetos. Objetivo: Promover aos discentes o conhecimento dos fundamentos teóricos e práticos do planejamento e gerenciamento de projetos, estimulando-os a utilizarem desses conhecimentos nas organizações que trabalham ou que vierem a trabalhar, ou ainda nos empreendimentos que iniciarem. Capacitar o aluno a elaborar um projeto em todas as suas etapas, desde o processo de planejamento, identificando as oportunidades de investimento em mercados potenciais, especialmente considerando a relevante questão da sustentabilidade ambiental, até a avaliação do retorno das várias alternativas disponíveis.

Conteúdo Programático:

O projeto no processo de planejamento da firma;

A estrutura e as etapas de um projeto;

Gestão de projetos;

Administração de custos e dos prazos de implantação de projetos;

Gestão da qualidade dos projetos;

Análise do Mercado;

Teoria da localização;

Determinação da escala do projeto;

Financiamentos para o projeto e seus respectivos quadros financeiros;

Técnica de simulação aplicada na avaliação, seleção e ordenação de projetos;

Análise relativa a sustentabilidade, empreendedorismo e inovação

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Page 72: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

MENEZES, Luiz César de Moura. Gestão de Projetos. 2ºed. São Paulo: Atlas, 2009 MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Administração de projetos: como transformar idéias em resultados. São Paulo Atlas 2010 XAVIER, C.M. da S. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. São Paulo: Saraiva, 2012. Bibliografia Complementar:

GALBRAITH, Jay.; DOWNEY, Diane.; KATES, Amy. Projetos de Organizações Dinâmicas. São Paulo, Bookman. 2011. OLIVEIRA, D. de P.R. Admininistração de projetos: melhores práticas para otimizar resultados. São Paulo: Atlas, 2013.

Page 73: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Gestão da Qualidade e Produtividade

Professor:

Semestre: 7º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Planejamento e controle de qualidade. A prática do Kaizen. Gestão da qualidade total. Programa Seis Sigma. Certificação de qualidade: ISO 9000. Produtividade. A produção enxuta (just in time e kanban). Análise e mensuração de processos: indicadores de desempenho, benchmarking, reengenharia. Cadeia de operações produtivas. Objetivo: O aluno deverá ser capaz de planejar adequadamente a qualidade de produtos e de processos nas suas organizações e desenvolver e gerir adequadamente os recursos humanos das organizações em que atuem. Aplicar efetivamente técnicas de produtividade visando melhores resultados nos processos e na redução dos custos de execução.

Conteúdo Programático:

I.Histórico da Gestão da Qualidade

II.Perspectiva Estratégica da Qualidade

III.Gestão de Qualidade Total

IV.Modelo Seis Sigma e Lean Manufacturing

V.Modelos Normalizados de Gestão-ISO9001

VI.Abordagem Econômica da Qualidade

VII.Kaizen

VIII.Qualidade e Sustentabilidade

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

BALLESTERO-ALVAREZ, M.E. Gestão de qualidade, produção e operações. São Paulo: Atlas, 2012. PALADINI, Edson Pacheco. Gestão Estratégica da Qualidade: princípios, métodos e processos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009

Page 74: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

CARPINETTI, Luiz Cesar. Gestão da Qualidade. São Paulo. Atlas. 2012

Bibliografia Complementar:

CARPINETTI, L.C.R.; MIGUEL, P.A.C.; GEROLAMO, M.C. Gestão da qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. São Paulo: Atlas, 2011. VIEIRA FILHO, G. Gestão da qualidade total: uma abordagem prática. Campinas: Alínea, 2012. CAMPOS, V.F. TQC: controle da qualidade total no estilo japonês. Nova Lima: INDG, 2004. SLACK, Nigel;CHAMBERS, Stuart;JOHNSTON, R. Administração da produção.3.ed. São Paulo: Atlas, 2009. CORRÊA, H.L.; CORRÊA, C.A. Administração de produção e operações. São Paulo: Atlas, 2012.

Page 75: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Administração de Empresas e Serviços

Professor:

Semestre: 7º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Historia e evolução do setor de serviços na economia. Características de sistemas de serviços. Análise do encontro de serviços. Comunicação nas empresas de serviço. Projetos do serviço e comunicação com diferentes participantes do processo. Qualidade de Serviços. Produtividade em Serviços. Estrutura Organizacional. Organização do Trabalho na linha de frente. Objetivo: Habilitar o acadêmico para que, através de seus serviços, possa atuar com qualidade no cenário fabril, mercadológico ou de prestação de serviços, de modo que consiga satisfazer o cliente e torná-lo fiel; Desenvolver a capacidade de percepção sobre promover mudanças que antecipem ou acompanhem os avanços tecnológicos, econômicos, políticos, comportamentais e as expectativas de todos os stakeholders envolvidos.

Conteúdo Programático:

1 – Introdução; Definições e conceito.

2 - História e evolução econômica: Importância e participação na economia.

3 – A natureza dos serviços; Características dos serviços:

- Análise do encontro de serviços; Mix de serviços e tendências empresariais.

4 – O cliente e as novas exigências.

- Qualidade da operação na gestão de serviços.

- Inovação e criatividade em serviços.

5 – Tipologia de clientes de serviços.

6 – Empreendedorismo e oportunidades em serviços.

7 – Prevenção de perda e recuperação de clientes em serviços.

- Sistemas de feedback em prestação de serviços.

8 – A gestão de serviços e gestão de pessoas.

9 – Formação de preços em serviços.

10 – Gestão logística e redes de distribuição em serviços.

11 – Poka Yoke em gestão de serviços:

Page 76: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

- Produtividade em serviços.

- Estrutura organizacional.

12 – Código de Defesa do Consumidor.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

CLARK, Graham. Administração de Operações de Serviço. São Paulo: Atlas, 2012 GIANESI, I.N.; CORRÊA, H.L. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, 2013 FITZSIMMONS, James A. Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia. Bookman, 2010. Bibliografia Complementar:

LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M.A. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. São Paulo: Pearson, 2012 LAS CASAS, Alexandre Luzzi, Marketing de Serviços: 5.ed. São Paulo: Atlas, 2012. NOGUEIRA, J.F. (Org.) Gestão estratégica de serviços: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008. MELLO, Carlos H. P. Gestão do Processo de Desenvolvimento de Serviços. São Paulo: Atlas, 2010 BIAGIO, L.A.; BATOCCHIO, A. Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. São Paulo: Manole, 2013.

Page 77: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Pesquisa em Administração

Professor:

Semestre: 7º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Introdução, importância e finalidade da pesquisa em administração. Pesquisa e Sistema de Informação de Marketing. Método científico aplicado à Pesquisa em Marketing. Projeto de Pesquisa; Processo de pesquisa. Técnicas de Coleta e de Análise de Dados. Processo de investigação científica: a noção de sujeito e objeto nos estudos Organizacionais. Objetivo: Apresentar e instrumentalizar aos alunos com ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um Sistema de Informação de Marketing eficiente e eficaz. Propiciar o pensamento reflexivo sobre a importância da pesquisa em diferentes espaços organizacionais. Conhecer e aplicar os diferentes métodos de coleta e análise de dados para uma pesquisa de marketing em diferentes tipos de organizações.

Conteúdo Programático:

1-Delimitação do trabalho cientifico

2- Projeto de pesquisa

3- Do problema referencial teórico

4- Definição da metodologia de pesquisa

5-Terminando o Projeto de Pesquisa

6- O Relatório da pesquisa

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

LAS CASAS, Alexandre Luizzi; GUEVARA, Arnaold José de Hoyos. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 2010. PIZZINATO, Nadia K. Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing. Atlas, 2012 SAMARA, Beatriz Santos. Pesquisa de Marketing: Conceitos e Metodologia, São Paulo: Pearson Pratice Hall, 2012.

Page 78: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Bibliografia Complementar:

ROCHA, A. da: FERREIRA, J.B.; SILVA, J.F. da. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2012. MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing: Edição compacta. São Paulo: Atlas, 2006. COBRA, M.; BREZZO, R. O novo marketing. Rio de Janeiro: Campus, 2010. KOTLER, Philip. Princípios de marketing, São Paulo: Pearson Pratice Hall, 2012. OGDEN, James R; CRESCITELLI, Edson. Comunicação integrada de marketing - conceitos, técnicas e práticas. 2.ed. 2012.

Page 79: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Tópicos Especiais em Administração II

Professor:

Semestre: 8º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Comparação da metodologia clássica e a Gestão Contemporânea. A importância da visão, missão e valores para como crescimento de uma organização. Fatores críticos de sucessos e insucessos das organizações. Desenvolvimento, sociedade e meio ambiente. Controvérsias sobre desenvolvimento sustentável. Problemas, causas e fontes de poluição. Objetivo: Apresentar e contribuir com a formação de administradores com o desempenho das funções inerentes à Gestão de organizações nos setores público e privado. Desenvolver e difundir conhecimentos na área da favorecendo ferramentas o processo de tomada de decisão e aplicação de técnicas de administração nas empresas relacionadas à área.

Conteúdo Programático:

A evolução do conceito empresa;

As dimensões da Administração;

Funções atuais do administrador nas várias áreas de atuação;

A organização da administração;

Novos paradigmas organizacionais;

O novo mundo das organizações;

Sistema de tomada de decisão

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 78. ed. São Paulo: Atlas, 2011. ALMEIDA, Mario de S. Gestão do Conhecimento para Tomada de Decisão. Atlas, 2011

Page 80: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

HAVE, Steven. Modelos de gestão o que são e quando devem ser usados. São Paulo: Prentice Hall, 2010.

Bibliografia Complementar:

GALBRAITH, Jay. Projetos de Organizações Dinâmicas. Porto Alegre: Bookman, 2011 OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de – Planejamento Estratégico – Conceitos Metodologia Práticas – Editora Atlas – SP – 2013 FISCHMANN, A.A.; ALMEIDA, M.I.R. de. Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Atlas, 2013. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Fundamentos da administração: conceitos e prática essenciais. São Paulo: São Paulo: Atlas, 2009. BETHLEM, A. Estratégia empresarial: conceitos, processo e administração estratégica. São Paulo: Atlas, 2009.

Page 81: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Administração de Negócios Internacionais

Professor:

Semestre: 8º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Política atual de comércio exterior. Referencial para análise do desempenho da economia. Instrumentos de política macroeconômica. Estudo dos elementos do setor externo. Negociação nos mercados internacionais. Rotinas e procedimentos necessários à organização, controle e desenvolvimento da atividade de exportação e importação. Objetivo: Apresentar aos alunos as adequações dos conceitos de administração, gestão, marketing e logística aplicadas às empresas que operam em mercados internacionais, focalizando a identificação de oportunidades de mercado, o planejamento, a execução e controle. Proporcionar uma visão das atividades gerenciais e operacionais das empresas com atuação internacional, bem como o papel desempenhado pelos seus gestores.

Conteúdo Programático:

Geopolítica pós II Guerra

Multilateralismo e políticas comerciais

Processos de integração econômica

Cenário atual – Integração x Fragmentação

Abordagens econômicas da internacionalização

Abordagens comportamentais da internacionalização

Estratégias de internacionalização

Fatores ambientais de marketing internacional

Histórico da inserção brasileira no comércio internacional

Estrutura de comércio exterior do Brasil

A dinâmica das exportações brasileiras Sistemática de exportação e importação

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Page 82: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

DIAS, R.; RODRIGUES, W. (Orgs.) Comércio exterior: teoria e gestão. São Paulo: Atlas, 2012. LOPEZ VAZQUEZ, J. Comércio exterior brasileiro. São Paulo: Atlas, 2012. FLEURY, A. (Org.) Gestão empresarial para a internacionalização das empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2010. Bibliografia Complementar:

FARO, R.; FARO, F. Curso de comércio exterior. São Paulo: Atlas, 2012. AMATUCCI, M. (Org.) Internacionalização de empresas: teorias, problemas e casos. São Paulo: Atlas, 2009. SEGRE, G. (Org.) Manual prático de comércio exterior. São Paulo: Atlas, 2012. LUDOVICO, N. Mercados e negócios internacionais. São Paulo: Saraiva, 2012. RATTI, Bruno. Comércio Internacional e Câmbio. 11ºed. São Paulo. Lex. 2008

Page 83: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Gestão de Pequenas e Médias Empresas

Professor:

Semestre: 8º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Micro e Pequena Empresa conceitos básicos. Empresa e Empreendedor Individual. Empresa Familiar. Produtos e Clientes. Capital de Giro. Ambiente e necessidades das MPEs. Controles Financeiros. Lei Geral das MPEs. Controle Administrativo. Crédito. Plano de Negócios. Objetivo: Proporcionar aos alunos oportunidades de aquisição de conhecimentos e formação de uma percepção crítica a respeito das Micro e Pequenas Empresas, procurando aliar conhecimentos teóricos às práticas típicas das organizações contemporâneas; Apresentar o ambiente em que se inserem as MPEs e suas necessidades, bem como conduzir à compreensão do empreendedorismo; Relacionar os aspectos legais de novas modalidades de micro empresa.

Conteúdo Programático:

Papel das Pequenas e Médias Empresas no cenário nacional

Classificação

Distribuição do número de PME´s no Brasil.

Estatísticas sobre abertura e encerramento de PME´s no Brasil

Perfil da mão-de-obra nas PME´s

Estatísticas das empresas informais no Brasil

Projeto de criação de empresas – Plano de Negócios

Estrutura organizacional e funcional da empresa

Pesquisa mercadológica

Análise de viabilidade mercadológica e Estratégias de Marketing

Análise de viabilidade financeira.

Associativismo – conceito, estratégia e aplicações.

Aspectos legais e burocráticos para a constituição de empresas

Estratégia de Ensino:

Page 84: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

FERRONATO, Airto J. Gestão Contábil Financeira de Micro e Pequenas Empresas. Atlas, 2011 TACHIZAWA, T.; FARIA, M de S. Criação de novos negócios: gestão de micro e pequenas empresas. Rio de Janeiro: FGV, 2012. LEMES Jr. A.B.; PISA, B.J. Administrando micro e pequenas empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2010. Bibliografia Complementar:

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão Estratégica da Qualidade. 2ª Edição, São Paulo. Atlas, 2009, CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas. 2ª Edição, São Paulo, Atlas, 2012. LENZI, Fernando. A nova geração de empreendedores: guia para elaboração de um plano de negócios. São Paulo: Atlas, 2009. MORGAN, Gareth. Imagens da Organização: edição executivaSão Paulo: Atlas, 2011. SANTOS, E.O. dos. Administração financeira da pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2010.

Page 85: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Mercado de Capitais

Professor:

Semestre: 8º Semestre Carga Horária: 80 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Análise técnica de mercado de capitais. Intermediações financeiras. Políticas financeiras. Sistema financeiro nacional. Mercado monetário, crédito, capitais e cambial. Fundamentos de avaliação e juros. Mercado primário e secundário de ações e suas avaliações. Derivativos. Investidores institucionais e fundos de investimentos. Objetivo: Fazer com que o aluno analise e entenda o funcionamento dos mercados financeiro e de capitais; utilize os conceitos e técnicas para atuar nos mercados financeiros e de capitais; obtenha conhecimento técnico e específico para melhor tomada de decisão em oscilações econômicas e escassez de recursos; tenha critérios para avaliar as opções de investimentos e busque soluções eficientes, proporcionando crescimento dos lucros do capital investido pelos acionistas.

Conteúdo Programático:

Cultura Monetária;

Moeda e Bancos;

Política Monetária, Cambial;

Sistema Financeiro Nacional;

Mercado: de Capitais, Mercado de Títulos, Acionários, Opções de futuro, Ações Globais, Derivados, Opções, a Termos e Swap;

Poupança e Operações de Intermediação;

Factoring, Comercial Papers e venture papers;

Fundo de Investimento;

Títulos de Capitalização;

Sistema Eletrônico de Negociação;

Capital e Recursos no exterior;

Operações com Títulos da Dívida Externa

Estratégia de Ensino:

Page 86: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

CAVALCANTE, F.; MISUMI, J.Y.; RUDGE, L.F. Mercado de capitais: o que é, como funciona. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. ANDREZO, A.F.; LIMA, I.S. Mercado financeiro: aspectos conceituais e históricos. São Paulo: Atlas, 2007. SOUZA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Decisões financeiras e análise de investimentos: fundamentos, técnicas e aplicações.6.ed. São Paulo: Atlas, 2009. Bibliografia Complementar:

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro. 9ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009 ALMEIDA, J.R.N. de Economia monetária: uma abordagem brasileira. São Paulo: Atlas, 2009. LAGIOIA, Umbelina Cravo T. Fundamentos do mercado de capitais. 3.ed. São Paulo:Atlas,2011. YASBEK, Otavio. Regulação do mercado financeiro e de capitais. Rio de Janeiro: Campus, 2009. LIMA, IS.; GALARDI, N.; NEUBAUER, I. Mercados de investimentos financeiros. São Paulo: Atlas, 2011.

Page 87: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: Estudo da Realidade Contemporânea

Professor:

Semestre: 8º Semestre Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Cultura e Arte; Avanços tecnológicos; Ciência, tecnologia e sociedade; Democracia, ética e cidadania; Ecologia/biodiversidade; Globalização e política internacional; Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável. Relações de trabalho; Responsabilidade social: setor público, privado, terceiro setor; Sociodiversidade e multiculturalismo: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão e relações de gênero; Tecnologias de Informação e Comunicação; Vida urbana e rural. Relações étnico raciais.Direitos Humanos Fundamentais. Objetivo: Proporcionar a reflexão e o reconhecimento dos múltiplos elementos que compõem a história contemporânea do Brasil, possibilitando assim a superação de analises simplificadora da realidade.

Conteúdo Programático:

O Brasil no contexto das recentes mudanças nacionais e internacionais.

Os meios de comunicação na sociedade democrática.

Empresa e desenvolvimento sustentável: o homem e o meio ambiente, a conscientização, os pontos controvertidos e os desafios para as empresas.

Subsistemas da administração de pessoas e sua operacionalidade em diferentes instâncias organizacionais

Conceitos de sistemas e de enfoque sistêmico.

Mundialização e Globalização

Direitos Humanos Fundamentais. Proteção Internacional dos Direitos Humanos: análise da declaração universal dos direitos humanos. A Constituição e os Direitos Humanos. Direitos Humanos no Brasil: violência contra crianças e adolescentes, sistema policial e carcerário, prática sócio-política e direitos humanos.

Relações étnico raciais; cultura afro-brasileira, africana e indígena.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Page 88: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

SROUR, Robert Henry. Ética empresarial. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. PINSKY, Jaime (Org.) Práticas de cidadania. São Paulo: Contexto, 2004. PINSKY, Jaime; PINSKY, Bassanezi (Orgs.). História da cidadania. 6. Ed. São Paulo: Contexto, 2013. Bibliografia Complementar:

MARCONI, Marina de; PRESOTTO, Zelia Maria. Antropologia: uma introdução. 7ª Ed. Atlas: São Paulo, 2013. MINICUCCI, Agostinho. Relações humanas: psicologia das relações. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2001. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro. LTC, 2012. HANNAH, Arendet. A condição humana. 11ª edição. Ed. Forense, 2010.

Page 89: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: NEGOCIAÇÃO – (OPTATIVA)

Professor:

Semestre: Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: O Empreendedorismo aborda, de forma interdisciplinar, aspectos essenciais dessa disciplina, tais como informações sobre empreendedorismo e sobre atitudes e habilidades esperadas de um empreendedor; identificação, análise e viabilidade de oportunidades de negócio para fazer de uma equipe um diferencial de mercado e como fazer um plano de negócios. Objetivo: Esta disciplina vida trabalhar habilidades para o desenvolvimento de estratégias eficazes em negociação, bem como habilidades em comunicação e persuasão. Objetiva-se também identificar fatores que dificultam a comunicação durante negociações, identificar estilos interpessoais diversos e saber relacionar-se adequadamente com cada um deles, reconhecer situações críticas e compreender os sistemas de forças no processo da negociação

Conteúdo Programático:

1 – Introdução:

2 – Identificação, análise e viabilidade de oportunidades.

3 – Estratégias e táticas eficazes nos diferentes tipos de negociação; seu preparo e condução.

4 – A importância do dialogo na condução dos negócios como diferencial de mercado.

5 – Procedimentos do “fecho” de acordos estáveis.

6 – Planejamento e condução de um plano de negócios.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Page 90: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Bibliografia Básica:

BARON, Robert A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage, 2011 Padoveze. Clóvis. Orçamento Empresarial. PEARSON. 1ª Edição. São Paulo. 2011 Filho. DORNELAS, José Carlos. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011 Bibliografia Complementar:

HISRICH, R.D.; PETERS, M.P.; SHEPHERD, D.A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009. Drucker, P.F. Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Cengage, 1986. DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo,2008. BERNARDI, L.A. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2012. SABBAG, Paulo Y. Gerenciamento de projetos e empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2009.

Page 91: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: LIBRAS – (OPTATIVA)

Professor:

Semestre: Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Apresentação de conceitos para o entendimento da língua brasileira de sinais. Proximidade com o mundo da surdez. Técnicas e procedimentos de linguística através dos sinais. Ênfase no tratamento de aspectos da linguagem relacionados. Práticas indenitárias, comunicativas, argumentativas, educacionais buscando desenvolver a expressão visual-espacial. Objetivo: Compreender o desenvolvimento histórico e cultural da comunidade surda brasileira e da educação de surdos no país. Compreender o processo de aquisição de linguagem.

Conteúdo Programático:

Introdução ao conhecimento dos povos surdos. Identidade Surda

Revisão Histórica : Surdos na Antiguidade , Idade Moderna até História dos Surdos no Brasil

Legislação :

1-Jontiem /Declaração de Salamanca / Declaração de Madri

2- Decreto 5626/2005 ( Regulamenta a LIBRAS )

Lei 10436/2002 ( institui o ensino de LIBRAS)

Lei 12139/2010 ( Regulamenta o tradutor interprete )

3- Discussão -Nomenclatura correta a ser utilizada: Sudos, Surdo-mudo, mudinho

4- Proposta pedagógica Bilíngue

5- Tipos de Surdez

Conhecimento na Língua de Sinais dos temas abaixo relacionados:

• Alfabeto • Nome / batismo do sinal pessoal

Page 92: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

• Apresentação pessoal e cumprimentos

• Famílias e relações entre os parentescos

• Saudações formais e informais

• Numerais cardinais e numerais para quantidades • Advérbio de tempo/ dias de semana /meses do ano • Características das roupas/ cores • Coisas de Escola/ material escolar • Verbos

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Parábola, 2009. GESSER, Audrei. O Ouvinte e a Surdez – sobre ensinar e aprender libras. Parábola, 2012. QUADROS, Ronice M. Língua de Sinais – instrumentos de Avaliação. Artmed, 2011. Bibliografia Complementar:

FRIZANCO, Mary L. E; HONORA, Márcia. Livro Ilustrado da Língua Brasileira de Sinais. Vol.1. Ciranda Cultural, 2009. FRIZANCO, Mary L. E; HONORA, Márcia. Livro Ilustrado da Língua Brasileira de Sinais. Vol.2. Ciranda Cultural, 2009. FRIZANCO, Mary L. E; HONORA, Márcia. Livro Ilustrado da Língua Brasileira de Sinais. Vol.3. Ciranda Cultural, 2009. SILVA, Angela C. Ouvindo o Silêncio. Mediação, 2008

Page 93: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: GESTÃO AMBIENTAL – (OPTATIVA)

Professor:

Semestre: Carga Horária: 40 H/A

Período: Período Letivo:

Ementa: Desenvolvimento Sustentável e Atividade Empresarial. Responsabilidade Social. Mercados, Meio Ambiente e Novos Negócios. Mercados e Energia. Sustentabilidade de Negócios. Mudança, Inovação e Aprendizado nas Empresas.

Objetivo: Desenvolver conhecimento sobre a importância da questão social e ambiental. Conhecer a evolução da qualidade social e ambiental e de sua gestão; Desenvolver visão crítica sobre Desenvolvimento Sustentável; Conhecer e aplicar ferramentas selecionadas de diagnóstico e gestão ambiental para micro e pequenas empresas; Conhecer e exercitar algumas das principais ferramentas de Gestão da Responsabilidade Social Empresarial; Sensibilizar para estudos aprofundados e práticas na área.

Conteúdo Programático:

1.0 A contabilidade e o meio-ambiente 1.1 Aspectos introdutórios; 1.2 Conceitos e finalidades e objetivos da contabilidade ambiental e social; 1.3 Aplicações dos princípios contábeis à contabilidade ambiental. 2.0 Ativos e Passivos Ambientais 2.1 Definições e aplicações; 2.2 Critérios de avaliação. 3.0 Custos, Despesas, Receitas e Investimentos ambientais 3.1 Definições e aplicações; 3.2 Critérios de avaliação. 4.0 Responsabilidade Social 4.1 Definição e relevância; 4.2 Aplicações; 4.3 Finalidades. 5.0 Indicadores Ambientais e de Sustentabilidade 5.1 Apresentação de alguns indicadores. 6.0 Evidenciação Ambiental 6.1 Algumas pesquisas existentes nacional e internacionalmente sobre evidenciação ambiental; 6.2 O que as empresas divulgam e quais são os usuários dessas informações. 7.0 Demonstração do Valor Adicionado (DVA) 7.1 Definição e relevância; 7.2 Elaboração; 7.3 Indicadores de análise; 8.0 Balanço Social 8.1 Definição, história e evolução do Balanço Social; 8.2 Legislação e Modelo de Balanço Social 8.3 Finalidades e relevância;

Page 94: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

8.4 Composição; 8.5 Elaboração. 9 Gestão Ambiental 9.1 Aspectos gerais sobre gestão ambiental; 9.2 Benefícios da Gestão Ambiental; 9.3 O papel da contabilidade na Gestão Ambiental.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

STALDER, Adriano. Organizações e desenvolvimento sustentável. Curitiba: InetrSaberes. 2012. Virtual.

FERREIRA, Araceli Cristina de Souza. Contabilidade Ambiental: uma informação para o desenvolvimento sustentável. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SEIFFERT, Mari Elisabete B. Gestão Ambiental - Instrumentos, Esferas de Ação e Educação Ambiental. 3ªed. Atlas: São Paulo, 2014.

PHILIPPI JR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Manole, 2014.

Bibliografia Complementar:

ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Empresas, ambiente e sociedade: introdução à gestão socioambiental corporativa. Curitiba: InterSaberes. 2012. Virtual.

AMADO, Frederico. Direito Ambiental: esquematizado. 5 ed. Rio de Janeiro: Método, 2014.

TOMASI, Carolina; MEDEIROS, João Bosco. Comunicação empresarial. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.

Page 95: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – (OPTATIVA)

Professor:

Semestre: Carga Horária: 40 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Estudo da linguagem verbal e não verbal e das características dos diversos tipos e gêneros textuais. Estabelecimento de relações entre variação linguística e situação de comunicação. Desenvolvimento de estratégias de leitura e da produção de inferências no processo de interpretação de textos.

Objetivo: Capacitar os discentes a diferenciarem os gêneros textuais, conscientizá-los quanto à importância do uso adequado das ferramentas necessárias (elementos gramaticais) para a elaboração de redação técnica empresarial, preparando-o para o diálogo com os mais variados públicos, por meio do uso adequado da variante linguística. Conteúdo Programático:

Desenvolvimento de redigir uma comunicação;

Estratégias de leitura e interpretação;

Modelos de comunicação empresarial;

A importância da comunicação empresarial;

Técnicas de comunicação empresarial.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

TAVARES, Maurício. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação. Atlas; 3ª Edição; São Paulo 2010.

GOLD, Miriam. Redação Empresarial. 4ªed. São Paulo, Pearson, 2010.

TOMASI. Carolina; MEDEIROS, João B. Comunicação Empresarial. 3ªed. São Paulo; Atlas, 2010.

Page 96: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Bibliografia Complementar:

GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. FGV; 27ª Edição; São Paulo, 2011.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 5ªed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2007.

ABREU, Antônio Suárez. Curso de Redação. 12. ed. São Paulo: Ática, 2006..

Page 97: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: FORMAÇÃO DE NOVOS GESTORES – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – (OPTATIVA)

Professor:

Semestre: Carga Horária: 40 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Comportamento organizacional e seus fundamentos (estrutura, ambiente e mudança organizacional; valores, atitudes, satisfação com o trabalho, tomada de decisão e motivação; grupos x indivíduos, equipes de trabalho, comunicação, liderança, poder, subjetividade e política). Desenvolvimento de habilidades e competências individuais e grupais para exercício profissional. Feedback 360 graus.

Objetivo: Evidenciar e conscientizar o quanto o comportamento das pessoas, dos grupos aos quais elas pertencem e a cultura organizacional interfere na qualidade da produtividade; Desenvolver estudos sobre o comportamento organizacional nos níveis: os indivíduos, os grupos e as estruturas da organização; Analisar a dicotomia de atuação do homem de empresa no dilema da racionalidade versus emotividade, evidenciando situações aparentemente opostas, mas que no contexto global são complementares e necessárias diante de tomadas de decisões; Ressaltar a importância da utilização das emoções no comportamento individual por intermédio da personalidade, da percepção e da aprendizagem no contexto de gestão com pessoas.

Conteúdo Programático:

Fundamentos do Comportamento Organizacional;

Valores, Atitudes e Satisfação com o trabalho;

Personalidade e Emoções;

Percepção e Tomada de Decisões Individuais;

Motivação;

Fundamentos do Comportamento de Grupo;

Compreendendo as Equipes de Trabalho;

Abordagens básicas sobre Liderança;

Poder e Política;

Cultura Organizacional;

Políticas e Práticas de Recursos Humanos;

Page 98: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Mudança Organizacional;

Administração do Estresse.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Bibliografia Básica:

COSTA, S.G. da (Coord.). Psicologia aplicada à administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia. 3.ed. São Paulo: Person, 2012.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11º.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

Bibliografia Complementar:

BANOV, Márcia R. Psicologia no gerenciamento de pessoas. São Paulo: Atlas, 2013.

BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13º ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

MORIN, E.M.; AUBÉ, C. Psicologia e gestão. São Paulo: Atlas, 2009.

ROTHMANN, I.; COOPER, C. Fundamentos de psicologia organizacional e do trabalho. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

ZANELLI, J.C. (Org.) Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Page 99: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Curso de Administração

Disciplina: SISTEMAS INTEGRADOS E COMÉRCIO ELETRÔNICO – (OPTATIVA)

Professor:

Semestre: Carga Horária: 40 H/A

Período: Noturno Período Letivo:

Ementa: Sistemas integrados de gestão (ERP): Conceitos e características; seleção, implantação e mapeamento de processos organizacionais na abordagem integrada dos sistemas ERP. Necessidades de customização e integração com comércio eletrônico. Comércio eletrônico e tipos. Modelo de negócios para comércio eletrônico. Técnicas e ferramentas para comércio eletrônico. Segurança de informação. Certificação digital. Sistemas de pagamento eletrônico.

Objetivo: Apresentar o uso de novas tecnologias para a gestão empresarial aplicando softwares integrados de gestão com suas características, definições e princípios; Entender a aplicação de sistemas de comércio eletrônico com seus conceitos, características e tecnologias.

Conteúdo Programático:

Sistema integrados de gestão (ERP);

Definição de sistemas de informação;

Arquiteturas de sistemas de informação;

Engenharia de software;

Ambiente digital;

Comércio eletrônico, estrutura e aplicações;

Modelo integrado de comércio eletrônico;

Globalização e economia digital;

Privacidade e segurança.

Estratégia de Ensino:

Aulas expositivas dialogadas.

Trabalhos em grupo e subgrupos.

Uso de planilhas eletrônicas.

Estudo de casos.

Page 100: Organização Guará de Ensino – OGEuniesp.edu.br/sites/_biblioteca/cursos/arquivos/20170725160950.pdfII.2 - Integrantes do mercado de capitais, investidores, fornecedores e demais

Bibliografia Básica:

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 6 ed. São Paulo. Atlas, 2004. PEREIRA, Maria Isabel; FERREIRA, Ademir A.; REIS, Ana Carolina F. Gestão empresarial deTaylor aos nossos dias. ed. São Paulo: Thomson Pioneira. CHARNOV, Bruce H; MONTANA, Patrick J. Administração. São Paulo: Saraiva, 2001.

Bibliografia Complementar:

KOONTZ, HAROLD. Principios de administração: Uma análise das funções administrativas. 4.ed. São Paulo: Pioneira. MAXIMIANO, Antônio C. Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade em economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000. BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F.; Lamendorf, José Henrique. Elementos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. FREITAS, Adriana Gomes de. Introdução às teorias administrativas. 2. ed. Campinas: Alínea, 1999. ROBBINS, Stephen P. Administração, Mudanças e Perspectivas. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.