orçamento da ordem dos arquitectos · 2019. 3. 29. · relatório do orçamento exercício de 2019...

27
Orçamento da Ordem dos Arquitectos Exercício de 2019

Upload: others

Post on 21-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Orçamento da Ordem dos Arquitectos Exercício de 2019

  • Relatório do orçamento Exercício de 2019

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    1. Introdução

    O orçamento da Ordem dos Arquitectos (OA) para o ano de 2019 considera os planos de actividades do orgão nacional, e órgãos regionais.

    Os objectivos gerais para o exercício de 2019 são:

    a) Cumprir os compromissos expressos nos novos estatutos e os planos de actividade dos diferentes órgãos.b) Aproximar os membros da Ordemc) Assegurar a sustentabilidade da Ordem, no curto, médio e longo prazo.d) Melhorar continuamente os instrumentos e práticas de gestão.e) Melhorar os serviços prestados aos membros e perseguir um serviço de qualidade, através do Portal dos Arquitectos, Apoio à Pratica, Formação Certificada, Apoio Jurídico, Bolsa de Emprego, Assessoria Técnica e Apoio e Publicitação de Concursos.f) Valorizar o património da Ordem e garantir uma gestão eficaz do mesmo.

    No Conselho Directivo Nacional, as principais actividades são:

    a) Acompanhamento dos projectos de diplomas legislativos no âmbito da profissão, analisar a dificuldades e oportunidades criadas pela aprovação da proposta de lei 495/XII, e suas implicações no ordenamento jurídico no que toca à nossa área de intervenção.b) Implementação dos regulamentos decorrentes da adequação do Estatuto.c) Desenvolvimento da relação com os membros e a sociedade, através de iniciativas como a Recepção aos novos membros, em articulação com as secções regionais, programa radiofónico Exercício de Arquitectura, Jornal/Revista J-A em versão papel, Terças Técnicas, a Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, Academias do Conhecimento numa parceria inovadora com a Fundação Gulbenkiand) Continuidade e reforço da estratégia de Internacionalização tendo em vista a exportação dos serviços de arquitetura, e para a implementação de uma visibilidade acrescida da qualidade de serviços prestados pelos Arquitectos portugueses.

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    e) Assegurar a representação da Ordem nas entidades internacionais e nacionais onde se encontra integrada. f) Orçamento Participativo: iniciativa que esteve prevista para o ano de 2017, mas por razões de operacionalidade não foi possível executar; A SRN avançou com um modelo, que pode ser a base de um orçamento participativo transversal aos 3 orgãos. Terá um reforço orçamental este ano. Pretende-se lançar um concurso aos nível os três orgãos e que tem como principal objectivo incentivar uma participação activa e propositiva dos membros. Neste ano as propostas seleccionadas pelo CDN serão enviadas à Assembleia de Delegados. Com a reformulação e desenvolvimento do portal dos Arquitectos em curso, pretende-se que o orçamento participativo seja um instrumento de activa participação dos membros no quotidiano da Ordem.g) Criação do cartão de membro/cédula profissional: questão que há muito era colocada por um considerável número de membros e que esta prevista ser implementada em 2019. Este cartão que terá uma ligação umbilical ao Portal dos Arquitectos que se encontra na fase final de redesenho funcional e de implementação, permitirá em conjunto com o referido portal uma série de funções de identificação, acreditação que, acreditamos, trará enormes benefícios aos Arquitectos na sua relação com as distintas entidades licenciadoras, e em outras tantas situações em que a identificação como Arquitecto seja necessária em conjunto com as duas secções regionais.h) Conclusão do processo da contenção e escoramento da fachada do edifício da Rua da Ribeira Nova em conjunto com a SRS.i) Elaboração do programa de concurso e lançamento da primeira fase do mesmo, para o edifício de Rua da Ribeira Nova, anexo da sede da Ordem dos Arquitectos em conjunto com a SRS.j) Implementação do programa Academias do Conhecimento, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, em conjunto com as secções regionais.k) Continuação das comemorações dos 20 anos da Ordem dos Arquitectos, com a promoção de exposições, debates, encontros e outras iniciativasl) Publicação do catálogo Habitar Portugal 12-14 e lançamento de edição do Habitar Portugal 15-17

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    Na Secção Regional Norte, as principais actividades são:

    a) Orçamento Participativo – O Orçamento Participativo que arrancou de forma experimental em 2017, será para 2019 uma das iniciativas que a OASRN continuará a promover para que possa envolver os membros nas actividades da Secção Regional. As propostas serão apresentadas e aprovadas em Assembleia Regional. b) Nova Sede da OASRN – Norte 41º – Continuará a ser dada uma grande atenção à dinamização da sede da OASRN – Norte 41º para que possa acolher mais e variadas iniciativas nos seus espaços. Assim, serão desenvolvidas iniciativas como formações, conferências, exposições, visitas guiadas e sessões técnicas contando para o efeito com espaços vocacionados e atractivos como a Sala do Arquitecto, Livraria, Biblioteca e Cafetaria.c) Comemoração dos 20 anos da Ordem dos Arquitectos - A SRN irá continuar a destacar os 20 anos de existência da Ordem dos Arquitectos iniciado em 2018, com celebrações diversas. Com o objectivo de, para além de se comemorar a “antiguidade” desta instituição, tornar visível o legado deixado pelas anteriores direcções, focando os momentos mais marcantes da defesa da profissão. A SRN pretende assim que os Arquitectos e a Sociedade em geral tomem consciência da importância da profissão no nosso país. Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer melhor a identidade da Ordem e a sua função. d) Plataforma e Formação E-learning – A nova plataforma e-learning que ficará alojada no Portal dos Arquitectos e será gerida pela coordenação pedagógica de cada secção deverá ser criada este ano para poder, também este ano, iniciar com o lançamento das primeiras formações. Esta iniciativa decorre do inquérito realizado em 2017 pelos pelouros da formação (SRN e SRS) que de forma expressiva manifestaram interesse em realizar formações e-learning, ultrapassando assim, as dificuldades da formação presencial em que a autonomia de gestão do tempo, de recursos e de distancias ficam garantidas.e) Centro de Estudos Norte 41º (CEN41º) - Será criado a partir do projecto Norte 41º e terá como principais premissas a Arquitectura, o Território, a Criatividade e a Sustentabilidade, constituindo-se como um centro de apoio à prática profissional no campo da arquitectura, relacionando a produção de conhecimento em diversos domínios científicos (Arquitectura, Urbanismo, Reabilitação, Geografia, Território, História da Arquitectura, Criatividade, Sustentabilidade, Energias Renovaveis), a investigação e o desenvolvimento tecnológico com as diversas áreas

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    relacionadas com serviços de arquitectura: projectistas, arquitectos, engenheiros, fabricantes de materiais de construção, empresas de construção, etc., disponibilizando novas ferramentas e soluções para os problemas actuais do sector.f) Catalogação e Arquivo – Será dado inicio à catalogação e arquivo de toda a documentação existente na SRN com o objectivo de preservar e manter a informação que com o tempo tem tendência a “envelhecer”. Com isto, também, será possível poder tornar concultável algum do espolio que assim fará parte do Centro de Estudos do Norte 41.g) Portal dos Arquitectos – Arquitectos em Rede – Será dada continuação às fases de programação e implementação de inúmeras funcionalidades de acesso e relação entre os membros e a Ordem e a Ordem e os membros, agilizando todas as questões administrativas. Deverão, entre outras, ser implementadas, este ano, os inquéritos anonimizados e a votação on-line.

    Na Secção Regional Sul, as principais actividades são:

    a) Portal dos Arquitectos | Arquitectos em Rede – Será dada continuação às fases de programação e implementação de funcionalidades de acesso e relação entre os membros e a Ordem e a Ordem e os membros, agilizando todas as questões administrativas. Deverão, entre outras, ser implementadas, este ano, os inquéritos anonimizados e a votação on-line. Actividade desenvolvida em conjunto com CDN e SRN.b) Orçamento Participativo - iniciativa que esteve planeada para o ano de 2018, mas por razões de operacionalidade não foi possível executar; será em 2019 uma das iniciativas que a OASRS promoverá no sentido de envolver os seus membros nas actividades da Secção Regional Sul.c) Cartão de Saúde – implementação do cartão de saúde aos membros da Secção Regional Sul.d) Plataforma e Formação E-learning – A nova plataforma e-learning que ficará alojada no Portal dos Arquitectos e será gerida pela coordenação pedagógica de cada secção deverá ser criada este ano para poder, também este ano, iniciar com o lançamento das primeiras formações. Esta iniciativa decorre do resultado do inquérito realizado em 2017 pelos pelouros da formação (SRN e SRS), que de forma expressiva manifestou o interesse dos participantes em realizar formações e-learning, ultrapassando assim algumas das dificuldades inerentes à formação presencial.e) Continuação das Comemorações dos 20 anos da Ordem dos Arquitectos, com a promoção de exposições, debates, encontros e outras iniciativas.

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    f) Projecto “Por Uma Educação em Arquitectura” - projeto Estratégico orientado para a criação e desenvolvimento de uma propsta de Educação em Arquitectura, capaz de criar uma verdadeira mudança cultural, de mentalidade e de atitude perante a Arquitectura.g) Grupo de Estudos para a prática da Arquitectura - Tem vindo a tornar-se cada vez mais claro que a investigação na prática profissional é uma mais-valia na qualificação dos arquitectos, dos seus projectos e mesmo da indústria da construção. O conhecimento profissional tem diversas fontes, quer na investigação fundamental, de carácter académico, quer na investigação aplicada, de carácter profissional. Nasce destes princípios o Grupo de Estudos para a prática da Arquitectura

    2. Estrutura

    O orçamento baseia-se no plano de contas da contabilidade analítica da Ordem dos Arquitectos e reflete um método de gestão por projecto baseado em Centros de Apuramento/Custo organizados segundo a estrutura, competências e áreas de actividade da Ordem.

    Os Centros de Apuramento que constituem o Plano de Contas são:

    01. Proveitos de Estrutura. 02. Custos de Estrutura. 03. Órgãos Sociais. 04. Colégios. 05. Delegações e Núcleos e outras actividades associativas. 06. Admissão. 07. Apoio ao Exercício da Profissão. 08. Formação e Valorização profissional. 09. Premiação e Concursos. 10. Iniciativas e Projectos. 11. Intervenção Pública e Comunicação. 12. Representação e Relações Externas. 90. Provisões sobre Quotas. 91. Dotação e afetação de Reservas. 92. Ajustamentos.

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    O Orçamento da OA é composto pelo presente relatório e seguintes documentos:

    1. Orçamento por Centros de Custo (detalhado) – Anexo 12. Investimento – Anexo 23. Recursos Humanos: Membros Eleitos, Funcionários e Prestadores de Serviços – Anexo 34. Iniciativas e Projetos / Plano de Atividades – Anexo 4

    3. Processo de elaboração do orçamento

    Nos termos do Estatuto da Ordem dos Arquitectos cabe ao Conselho Directivo Nacional (CDN) elaborar o orçamento geral da OA, a partir das previsões orçamentais das Secções Regionais. Com a apresentação do orçamento para 2019 com o ano de 2018 ainda a decorrer, situação que foi uma realidade também no ano transacto, as previsões orçamentais têm um grau de falibilidade maior, ainda que na elaboração do documento esteja a ser observada uma lógica conservadora, e a ser estimado um valor atribuído ao montante a receber a título de cotas alinhado com a média aferida dos últimos 3 anos. Foi ainda tida em especial conta a execução de 2018 na elaboração desta proposta de orçamento ao 3º trimestre uma vez que o ano corrente não se encontra encerrado, que permite olhar para as eventuais diferenças de forma mais real e objectiva.

    A elaboração do orçamento para 2019 obedece aos seguintes procedimentos:

    — O CDN define com as Secções Regionais os pressupostos gerais para o orçamento da OA, nomeadamente as respectivas metas, regras de comparticipação de custos, assim como proposta para o valor da quota e a proporção da distribuição da sua receita;— Cada conselho directivo - nacional e regionais - elabora a previsão orçamental da sua actividade;— A partir das previsões orçamentais o CDN colige e apresenta a proposta de orçamento geral da OA em reunião plenária para análise e aprovação; seguidamente, se aprovado, envia-o ao Conselho Fiscal Nacional.— O Conselho Fiscal Nacional (CFN) analisa e elabora o parecer sobre a proposta de orçamento;— O CDN remete a proposta de orçamento e o parecer do Conselho Fiscal Nacional entretanto recolhido, à Assembleia de Delegados para a análise, e votação na competente Assembleia.

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    4. Notas sobre a proposta de Orçamento

    A proposta de orçamento ora apresentada tem na sua génese a compatibilização da realidade da OA, o seu funcionamento corrente, o cumprimento das obrigações estatutárias, e as suas actividades.

    A situação económica do país tem evoluído, numa visão geral, de forma positiva. No entanto já durante o corrente ano de 2018, a retracção de alguns dos mais sensíveis índices e em particular o das expectativas de crescimento da economia e dos números relativos à actividade turística, aconselham prudência nas projecções para o próximo ano. O turismo é um dos mais fortes motores do recente desenvolvimento em Portugal, e o seu abrandamento vai colocar desafios a que temos que prestar uma atenção muito efectiva. É um sector que se relaciona umbilicalmente com a construção civil e por inerência com os projectos de Arquitectura, pelo que qualquer movimento em qualquer dos sentidos, coloca sempre questões que afectam a actividade de inúmeros colegas.

    Após a análise do ano de 2018 e a necessária adaptação ao novo regulamento de quotas por parte dos membros e dos serviços, e da análise sistemática que elaboramos sobre a cobrança e suas particularidades, achou-se oportuno manter a quota para ao ano de 2019 no valor em que se encontra desde 2004, ou seja 190€/ano. Ressalva-se, no entanto, que será oportuno num futuro mais ou menos próximo a análise deste valor em função das necessidades de resposta da Ordem.

    O equilíbrio e sustentabilidade financeira da OA e desta proposta de orçamento passam por garantir que as receitas estruturais (quotas e taxas) suportam o regular funcionamento e atribuições estatutárias. Todas as demais actividades, nomeadamente os projectos a implementar devem ocorrer sob o princípio do seu total autofinanciamento, recorrendo a receitas extraordinárias que suportem a sua concretização, com a ressalva de situações que por razões atendíveis não possam ser inteiramente suportadas pelas referidas receitas, mas que tenham para a Ordem e para os seus membros, interesse considerado estratégico e de médio/longo prazo.

    Um grupo de trabalho que integra os três orgãos directivos, foi formado para assegurar a continuidade, concepção e gestão destes projectos de caracter estratégico.

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    Neste estão incluídos o Portal dos Arquitectos, a cédula profissional/cartão do Membro, e as caixas de correio eletrónico dedicadas, sendo os últimos dois referidos uma iniciativa a levar a efeito durante o próximo ano de 2019.

    Após a fase de reconversão a que o Portal foi sujeito, estamos em condições de afirmar que é nossa convicção que estará completamente operacional e dotado de todas as valências no final do primeiro semestre de 2019. Estamos em crer que é um grande passo no quotidiono das relações entre os Arquitectos e a Ordem, e que as possibilidades de aumentar a qualidade de serviço prestado serão uma realidade.

    5. Orientações Gerais para o Orçamento

    As Orientações Gerais para o Orçamento são:

    a) Manter o valor da quota anual em 190,00 €.b) Manter a repartição proporcional das quotas cobradas: 35% para o Conselho Directivo Nacional e 65% para as Secções Regionais.c) Assegurar que as receitas estruturais (quotas e taxas) suportam as despesas fixas, o regular funcionamento da estrutura e as atribuições estatutárias fundamentais;d) Assegurar que as demais atividades ocorrem segundo o princípio de autofinanciamento, recorrendo a receitas extraordinárias que suportem a sua implementação ou utilizando o saldo de anos anteriores, ao abrigo da alínea 6, do artigo 42º do Estatuto (regime financeiro);e) Manter a provisão de 7,50% para quotas a receber no ano de 2019, tendo em conta um princípio de prudência;f) Implementar mecanismos que visem a premiação do mérito no âmbito dos RH.g) Repartir as despesas com as prestações de serviços comuns aos três Órgãos e que os servem de forma idêntica, segundo a percentagem da receita estrutural do ano anterior, nomeadamente as despesas relativas a representação forense e indemnizações nos processos de contencioso nos casos ligados à admissão e prática da profissão, apoio contabilístico (contabilidade, excluindo a contratação específica da SRN), apoio informático e serviço de clipping de imprensa e despesas com o desenvolvimento ERP Primavera, com o portal de gestão documental, integração dos sistemas de gestão e com o Portal do Arquitecto;

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    h) Nota ainda para apesar do número de acções em contencioso terem vindo a diminuir, na eventualidade da Ordem ter de pagar alguma indemnização no âmbito dos processos de contencioso em curso e, caso não exista disponibilidade financeira imediata de algum dos Conselhos, será accionado o Fundo de Reserva para o efeito. i) Manter a comparticipação do Conselho Directivo Nacional num total de 1/3 das despesas financeiras anuais com a aquisição da Nova Sede da SRN. Para 2019 o valor previsto é de 10.000 €, ao abrigo do Fundo de Comparticipação.j) Repartir a 50% as despesas e receitas, entre o Conselho Directivo Nacional e a Secção Regional Sul, relativas aos espaços do Café da Ordem dos Arquitectos (COA), Livraria A+A e Anexo do edifício dos Banhos de S.Paulo;

    Face ao exposto, as percentagens de comparticipação de cada Conselho são as seguintes:

      CDN SRN SRS

    Serviços Comuns 37,00% 25,00% 38,00%

    Cartão de Membro 35,00% 25,00% 40,00%

    Caixas de correio electrónico 35,00% 25,00% 40,00%

    Sede SRN: aquisição do imóvel 33,30% 66,70% -

    Portal dos Arquitectos 37,00% 25,00% 38,00%

    Sede Banhos de S. Paulo 50,00% - 50,00%

    6. Estimativas de Receitas e Gastos

    A estimativa das receitas de quotas é baseada no número de membros ativos, acrescido da previsão de admissões de membros efectivos e das suspensões voluntárias de membros.

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    A estimativa de Total da Receita de Quotas para 2019, e respetiva repartição por Conselhos, é a seguinte:

      SRN SRS TOTAL

    Receita Total 1.221.218 € 1.935.973 € 3.157.192€

           

    Repartição da Receita      

    CDN (35%) 427.426 € 677.590 € 1.105.016 €

    SRN (65%) 793.792 € - 793.792 €

    SRS (65%) -  1.258.383 € 1.258.383 €

    TOTAL 1.221.218 € 1.935.973 € 3.157.192€ 

    A evolução das suspensões e admissões entre 2016 e 2018 e a previsão para 2019 é a seguinte:

    Admissões 2016 2017 2018 2019(estimativa)

    SRN 350 350 250 220

    SRS 420 420 380 360

    OA 770 770 630 580

    Suspensões 2016 2017 2018 2019(estimativa)

    SRN 540 400 240 210

    SRS 650 484 314 484

    OA 1 190 884 554 696

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    Na admissão assistimos a um abrandamento do número de inscritos o que poderá encontrar justificação no reflexo da crise do acesso ao ensino superior que só se demonstra nos 3 anos posteriores.

    Verifica-se que o número de suspensões na SRN sofreu uma redução acentuada no número de pedidos o que pode ser reflexo do momento, contudo o valor total de membros suspensos é de cerca de 25% do número de membros inscritos na SRN.

    Será de fazer notar uma vez mais, que o número de admissões continua lentamente a diminuir. Este fenómeno tem findo a agudizar-se e não se espera que se venha a alterar num futuro próximo. Está a ser preparado um estudo que incide sobre a projecção a 5 e 10 anos da possível evolução da OA relativamente ao número de membros activos, à entrada de novos membros e a solvabilidade da instituição. Estamos em crer que estudo poderá ajudar futuras direcções a tomar decisões mais sustentadas relativamente a projectos a implementar.

    No entanto, importa salientar que em termos de número de membros ativos, durante o ano de 2018, houve um aumento fruto dos pedidos de levantamento de suspensão. Esta situação provocou um aumento de membros ativos de 2,5%.Tal como em anos anteriores e numa perspectiva prudente que se mantém e se recomenda, foi efectuada sobre as quotas efectivamente cobradas, uma provisão de 7,5% sobre a receita de facturação e registada no orçamento como imparidades sobre quotas. Apesar de o número registado de imparidades ter vindo a ser inferior ao estimado, estamos convictos que esta abordagem permite criar maiores índices de segurança e confiança na gestão da Ordem e muito concretamente na sua tesouraria. Esta percentagem é estimada com base em dados dos anos anteriores, permitindo salvaguardar uma estimativa mais real da receita efectiva das quotas para o ano de 2019.

    As actuais direcções estão conscientes da necessidade de captar receitas não provenientes de quotas e têm desenvolvido esforços no sentido de se encontrarem novas formas de financiamento. Será este o desafio que estas e futuras direcções terão que ultrapassar, e encontrar e desenvolver relações que garantam outras e novas formas de financiamento.

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    Já este ano de 2018, foi dado um passo nesse sentido com a criação de um programa na área de educação apoiado pela Fundação Gulbenkian.

    As direcções estão conscientes que atravessamos uma conjuntura mais favorável e nível económico e que em anos de Congresso é normal o aumento de receitas directas, mas ainda assim, estamos convictos que a estratégia que foi delineada de maior proximidade e visibilidade, induz um movimento positivo na captação das tão desejadas receitas, que em termos médios representa um aumento de 4% na receita líquida da OA, comparativamente a 2018.

    A estimativa da receita líquida de quotas para 2019 é de 2.920.402 € (total de quotas a cobrar deduzido de 7,5% de provisões), repartindo-se da seguinte forma:

    Descrição CDN SRN SRS OA

    Receita Quotas (Bruto) 1 105 016 € 793 792 € 1 258 383 € 3 157 191 €

    Provisão (7,5%) 82 876 € 59 534 € 94 379 € 236 789 €

    Receita Quotas (Líquido) 1 022 140 € 734 258 € 1 164 004 € 2 920 402 €

             

    Receita Quotas (Líquido) – 2018 979 810 € 713 808 € 1 110 992 € 2 804 610 €

    Variação (2018-2019) % 4% 3% 5% 4%

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    RECEITAS E GASTOS TOTAIS

    O valor total dos proveitos e custos previsto para 2019 é o seguinte:

    Descrição   CDN   SRN   SRS   OA  

    Receitas Quotas (Líquido)   1 022 140 €   734 258 €   1 164 004 €   2 920 402 €  

    Outras Receitas   214 577 €   440 492 €   313 027 €   1 204 596 €  

    Total Receitas   1 473 217 €   1 174 750 €   1 477 031 €   4 124 998 €  

    Custos Estrutura + Depreciações   -686 141 € 46,6% -581 551 € 49,5% -526 937 € 35,7% -1 794 629 € 43,5%

    Gastos Recursos Humanos + Eleitos

    Anexo 3 -695 248 € 47,2% -588 199 € 50,1% -783 691 € 53,1% -2 067 138 € 50,1%

    Plano de Atividades Anexo 4 -91 828 € 2,2% -5 000 € 0,1% -166 403 € 4,0% -263 231 € 6,4%

    Total Gastos   -1 473 217 € 100% -1 174 750 € 100% -1 477 031 € 100% -4 124 998 € 100%

    Resultado   0 €   0 €   0 €   0 €  

  • Relatório do orçamento

    Exercício de 2019

    7. Conclusão

    O orçamento da Ordem dos Arquitectos para 2019 traduz o balanço entre a actividade programada e as contingências decorrentes da actual situação financeira.

    É convicção do CDN que este orçamento espelha a realidade da Ordem dos Arquitectos e uma vez cumpridos os pressupostos orçamentais definidos pelos distintos órgãos, nacional e regionais, fica garantida para o exercício de 2019 e seguintes, a sustentabilidade financeira da Ordem dos Arquitectos.

    Pelo Conselho Directivo Nacional

    César Lima Costa09 de Janeiro de 2019

  • Anexos

    Exercício de 2019

  • OA CDN SRN SRS

    C. Custo Descrição Receitas Gastos Resultado Receitas Gastos Resultado Receitas Gastos Resultado Receitas Gastos Resultado

    RESULTADOS 4 124 998 -4 124 998 0 1 473 217 -1 473 217 0 1 174 750 -1 174 750 0 1 477 031 -1 477 031 0

    01 PROVEITOS DE ESTRUTURA 3 266 083 -500 3 265 583 1 179 117 -500 1 178 617 804 292 0 804 292 1 282 674 0 1 282 674

    0101 Quotas 3 157 192 0 3 157 192 1 105 017 0 1 105 017 793 792 0 793 792 1 258 383 0 1 258 383

    0102 Taxas de inscrição (Jóia) / Taxas inscrição Temporária

    55 100 0 55 100 55 100 0 55 100 0 0 0 0 0 0

    0103 Certificação profissional 11 000 0 11 000 0 0 0 3 000 0 3 000 8 000 0 8 000

    0104 Listagens / Bases de Dados 500 0 500 0 0 0 500 0 500 0 0 0

    0105 Rendas e Alugueres 29 691 -500 29 191 17 400 -500 16 900 2 000 0 2 000 10 291 0 10 291

    0106 Taxas, emolumentos e outras receitas 12 600 0 12 600 1 600 0 1 600 5 000 0 5 000 6 000 0 6 000

    02 CUSTOS DE ESTRUTURA 0 -932 637 -932 637 0 -348 352 -348 352 0 -260 026 -260 026 0 -324 258 -324 258

    0201 Instalações e Equipamentos e serviços 0 -460 028 -460 028 0 -182 300 -182 300 0 -130 000 -130 000 0 -147 728 -147 728

    0202 Despesas com o Pessoal 0 -472 609 -472 609 0 -166 052 -166 052 0 -130 026 -130 026 0 -176 530 -176 530

    03 ORGÃOS SOCIAIS 0 -539 803 -539 803 0 -256 186 -256 186 0 -122 018 -122 018 0 -161 599 -161 599

    0301 Congresso 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    0302 Assembleia Geral/Regional 0 -2 500 -2 500 0 -1 500 -1 500 0 -500 -500 0 -500 -500

    0303 Assembleia Delegados 0 -16 000 -16 000 0 -16 000 -16 000 0 0 0 0 0 0

    0304 Conselhos Directivos 0 -284 400 -284 400 0 -106 736 -106 736 0 -85 000 -85 000 0 -92 665 -92 665

    0305 Conselhos Disciplina 0 -37 618 -37 618 0 -11 000 -11 000 0 -9 664 -9 664 0 -16 954 -16 954

    0306 Conselhos Admissão (extinto) 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    0307 Conselho Fiscal 0 -11 400 -11 400 0 -11 400 -11 400 0 0 0 0 0 0

    0398 Recursos Humanos e valores comuns 0 -187 885 -187 885 0 -109 550 -109 550 0 -26 854 -26 854 0 -51 481 -51 481

    04 COLÉGIOS 0 -15 000 -15 000 0 -15 000 -15 000 0 0 0 0 0 0

    0401 Especialidade de urbanismo 0 -5 000 -5 000 0 -5 000 -5 000 0 0 0 0 0 0

    0402 Especialidade de patrimonio 0 -5 000 -5 000 0 -5 000 -5 000 0 0 0 0 0 0

    0403 Especialidade de Gestão, Direcção e Fiscalização de obra

    0 -5 000 -5 000 0 -5 000 -5 000 0 0 0 0 0 0

    0498 Recursos Humanos e valores comuns 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    Relatório do orçamentoExercício de 2019

    ANEXO 1 Orçamento por Centros de Custo – OA Página 1/4

  • (continuação) OA CDN SRN SRSC. Custo Descrição Receitas Gastos Resultado Receitas Gastos Resultado Receitas Gastos Resultado Receitas Gastos Resultado

    05 DELEG/NÚCLEOS/OUTRAS ACT. ASSOC 5 500 -111 464 -105 964 0 -450 -450 5 500 -13 500 -8 000 0 -97 514 -97 514

    0501 Delegações e nucleos 5 500 -99 587 -94 087 0 0 0 5 500 -13 500 -8 000 0 -86 087 -86 087

    0502 Provedores 0 -450 -450 0 -450 -450 0 0 0 0 0 0

    0503 Grupos de trabalho 0 -3 000 -3 000 0 0 0 0 0 0 0 -3 000 -3 000

    0598 Recursos Humanos e valores comuns 0 -8 427 -8 427 0 0 0 0 0 0 0 -8 427 -8 427

    06 ADMISSÃO 113 250 -86 017 27 233 0 -30 908 -30 908 56 250 -38 255 17 995 57 000 -16 854 40 146

    0601 Processo e Formação em estatuto e deontologia

    113 250 -5 000 108 250 0 0 0 56 250 -5 000 51 250 57 000 0 57 000

    0602 Formação profissional 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    0603 Reclamações 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    0698 Recursos Humanos e valores comuns 0 -81 017 -81 017 0 -30 908 -30 908 0 -33 255 -33 255 0 -16 854 -16 854

    07 APOIO AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO 1 000 -464 194 -463 194 0 -14 455 -14 455 1 000 -172 957 -171 957 0 -276 782 -276 782

    0701 Apoio Jurídico 0 -73 582 -73 582 0 0 0 0 -15 824 -15 824 0 -57 758 -57 758

    0702 Apoio Técnico 1 000 -76 242 -75 242 0 0 0 1 000 -38 571 -37 571 0 -37 671 -37 671

    0703 Apoio sobre Deontologia e Disciplina 0 -122 778 -122 778 0 0 0 0 -39 834 -39 834 0 -82 943 -82 943

    0704 Apoio á Gestão 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    0705 Biblioteca 0 -43 954 -43 954 0 0 0 0 -1 445 -1 445 0 -42 509 -42 509

    0706 Seguro responsabilidade civil profissional 0 -50 625 -50 625 0 0 0 0 -20 625 -20 625 0 -30 000 -30 000

    0707 Peritagens 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    0708 Cartão de Membro /Cédula Profissional -12 400 -12 400 0 -4 375 -4 375 0 -3 125 -3 125 0 -4 900 -4 900

    0709 Caixas Correio Electrónico -38 280 -38 280 0 -10 080 -10 080 0 -7 200 -7 200 0 -21 000 -21 000

    0798 Recursos Humanos e valores comuns 0 -46 333 -46 333 0 0 0 0 -46 333 -46 333 0 0 0

    08 FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL 202 282 -167 160 35 121 0 0 0 108 500 -72 839 35 661 93 782 -94 321 -540

    0801 Formação Contínua 193 782 -59 381 134 401 0 0 0 100 000 -22 500 77 500 93 782 -36 881 56 901

    0802 Acções técnicas de divulgação 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    0803 Plataforma E-Learning 0 -5 000 -5 000 0 0 0 0 -2 500 -2 500 0 -2 500 -2 500

    0804 Formação E-Learning 8 500 -25 000 -16 500 0 0 0 8 500 -12 500 -4 000 0 -12 500 -12 500

    0898 Recursos Humanos e valores comuns 0 -77 780 -77 780 0 0 0 0 -35 339 -35 339 0 -42 441 -42 441

    Relatório do orçamentoExercício de 2019

    ANEXO 1 Orçamento por Centros de Custo – OA Página 2/4

  • (continuação) OA CDN SRN SRSC. Custo Descrição Receitas Gastos Resultado Receitas Gastos Resultado Receitas Gastos Resultado Receitas Gastos Resultado

    09 PRÉMIAÇÃO E CONCURSOS 111 550 -182 012 -70 462 49 400 -44 218 5 182 31 000 -48 496 -17 496 31 150 -89 298 -58 148

    0901 Prémios Nacionais 55 400 -27 230 28 170 49 400 -11 130 38 270 6 000 -7 000 -1 000 0 -9 100 -9 100

    0902 Prémios Internacionais 0 -4 885 -4 885 0 -4 885 -4 885 0 0 0 0 0 0

    0903 Concursos 56 150 -20 745 35 405 0 -7 500 -7 500 25 000 -4 845 20 155 31 150 -8 400 22 750

    0998 Recursos Humanos e valores comuns 0 -129 152 -129 152 0 -20 703 -20 703 0 -36 651 -36 651 0 -71 798 -71 798

    10 INICIATIVAS E PROJECTOS 324 558 -736 126 -411 568 149 100 -326 816 -177 716 164 208 -235 008 -70 800 11 250 -174 302 -163 052

    1001 Promoção da Arquitectura 34 000 -26 500 7 500 15 000 -7 500 7 500 19 000 -19 000 0 0 0 0

    1002 Efemerides e Comemorações 21 400 -13 000 8 400 12 900 -4 500 8 400 4 500 -4 500 0 4 000 -4 000 0

    1003 Iniciativas Especificas 122 250 -249 009 -126 759 115 000 -207 650 -92 650 0 0 0 7 250 -41 359 -34 109

    1004 Organização Interna 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    1005 Exercicio da Profissão 0 -5 000 -5 000 0 0 0 0 0 0 0 -5 000 -5 000

    1006 Livros e Catalogos 17 200 -9 700 7 500 6 200 -1 200 5 000 11 000 -8 500 2 500 0 0 0

    1007 Iniciativas Especificas - Norte 41 28 618 -35 000 -6 382 0 0 0 28 618 -35 000 -6 382 0 0 0

    1008 Nova Sede SRN - Norte 41 - Elegível 62 090 0 62 090 0 0 0 62 090 0 62 090 0 0 0

    1009 Sede Banhos S. Paulo 0 -31 128 -31 128 0 -10 000 -10 000 0 0 0 0 -21 128 -21 128

    1010 Pareceres Jurídicos sobre legislação 0 -30 000 -30 000 0 -30 000 -30 000 0 0 0 0 0 0

    1011 Portal do Arquitecto 0 -66 579 -66 579 0 -21 895 -21 895 0 -22 198 -22 198 0 -22 486 -22 486

    1012 Nova Sede SRN - Norte 41 - Não elegível 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    1013 Recepção aos novos membros 9 000 -12 500 -3 500 0 -2 500 -2 500 9 000 -10 000 -1 000 0 0 0

    1014 Orçamento participativo 0 -17 000 -17 000 0 -10 000 -10 000 0 -3 000 -3 000 0 -4 000 -4 000

    1015 Bolsa de Voluntários - AVAE 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    1016 Seguro de Saúde Membros 30 000 -97 450 -67 450 0 0 0 30 000 -55 300 -25 300 0 -42 150 -42 150

    1098 Recursos Humanos e valores comuns 0 -143 259 -143 259 0 -31 571 -31 571 0 -77 510 -77 510 0 -34 178 -34 178

    11 INTERVENÇÃO PÚBLICA E COMUNICAÇÃO 99 600 -317 462 -217 862 95 600 -182 691 -87 091 4 000 -41 099 -37 099 0 -93 672 -93 672

    1101 Comun. electrónica: Site, newsletter, etc. 9 000 -60 290 -51 290 5 000 -5 000 0 4 000 -5 000 -1 000 0 -50 290 -50 290

    1102 Boletim Arquitectos 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    1103 Jornal Arquitectos 61 500 -61 500 0 61 500 -61 500 0 0 0 0 0 0 0

    1104 Merchandising 22 300 -14 900 7 400 22 300 -14 900 7 400 0 0 0 0 0 0

    1105 Mailling Comercial 6 800 0 6 800 6 800 0 6 800 0 0 0 0 0 0

    1108 Prop. de Lei 495/XIII – Arq. por Arquitectos 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    1198 Recursos Humanos e valores comuns 0 -180 772 -180 772 0 -101 291 -101 291 0 -36 099 -36 099 0 -43 382 -43 382

    Relatório do orçamentoExercício de 2019

    ANEXO 1 Orçamento por Centros de Custo – OA Página 3/4

  • (continuação) OA CDN SRN SRSC. Custo Descrição Receitas Gastos Resultado Receitas Gastos Resultado Receitas Gastos Resultado Receitas Gastos Resultado

    12 REPRESENTAÇÃO E RELAÇÕES EXTERNAS 1 176 -139 465 -138 289 0 -112 265 -112 265 0 -18 000 -18 000 1 176 -9 200 -8 024

    1201 Participação em organizações Internacionais 0 -63 649 -63 649 0 -62 649 -62 649 0 -1 000 -1 000 0 0 0

    1202 Participação em organizações Nacionais 0 -6 486 -6 486 0 -5 486 -5 486 0 -1 000 -1 000 0 0 0

    1203 Gastos/Ganhos em participações sociais 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    1204 Relações Institucionais 0 -14 500 -14 500 0 -1 000 -1 000 0 -8 500 -8 500 0 -5 000 -5 000

    1205 Contencioso e representação forense 1 176 -31 700 -30 524 0 -20 000 -20 000 0 -7 500 -7 500 1 176 -4 200 -3 024

    1298 Recursos Humanos e valores comuns 0 -23 129 -23 129 0 -23 129 -23 129 0 0 0 0 0 0

    90 IMPARIDADES SOBRE QUOTAS 0 -236 789 -236 789 0 -82 876 -82 876 0 -59 534 -59 534 0 -94 379 -94 379

    9001 percentual de incobrança estimado (7,5%) 0 -236 789 -236 789 0 -82 876 -82 876 0 -59 534 -59 534 0 -94 379 -94 379

    91 DOTAÇÃO/AFECTAÇÃO DE RESERVAS 0 -10 000 -10 000 0 -10 000 -10 000 0 0 0 0 0 0

    9101 Fundo de Reserva 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    9102 Fundo de Comparticipação 0 -10 000 -10 000 0 -10 000 -10 000 0 0 0 0 0 0

    9103 Fundo de Reserva Regional 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    9104 Outras reservas 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    92 AJUSTAMENTOS 0 -186 368 -186 368 0 -48 500 -48 500 0 -93 016 -93 016 0 -44 852 -44 852

    9201 Amortizações/depreciações 0 -176 868 -176 868 0 -48 500 -48 500 0 -87 016 -87 016 0 -41 352 -41 352

    9202 Provisões 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    9203 Ganhos/Perdas Financeiros 0 -9 500 -9 500 0 0 0 0 -6 000 -6 000 0 -3 500 -3 500

    9204 Ganhos/Perdas Extraordinários 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    9205 Impostos 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    9206 Ajustamentos - de anos anteriores 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    9207 Amortização Conta Caudicionada 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

    Relatório do orçamentoExercício de 2019

    ANEXO 1 Orçamento por Centros de Custo – OA Página 4/4

  • Relatório do orçamentoExercício de 2019

    ANEXO 2 Investimento Página 1/1

    CDN

    código designação valor (euros)

    I.CDN.01 Equipamento Informático 6 000,00

    I.CDN.02 Portal do Arquitecto / Projecto «Arquitectos em Rede» 65 683,82

    I.CDN.03 Concurso - Banhos de São Paulo 7 500,00

    Total 79 183,82

    SRN

    código designação valor (euros)

    I.SRN.01 Portal do Arquitecto / Projecto «Arquitectos em Rede» 44 380,96

    Total 44 380,96

    SRS

    código designação valor (euros)

    I.SRS.01 Equipamento Informático 10 000,00

    I.SRS.02 Portal do Arquitecto / Projecto «Arquitectos em Rede» 67 459,06

    I.SRS.03 Banhos de São Paulo 7 500,00

    Total 84 959,06

    TOTAL ORDEM DOS ARQUITECTOS 208 523,84

  • Relatório do orçamentoExercício de 2019

    ANEXO 3 Recursos Humanos — CDN Página 1/3

    Membros eleitos

    2018 2019 Variação 2018-2019

    CDN.E.01 Presidente SP / Senhas de Presença 28 716 € 28 716 €

    CDN.E.02 Vice-Presidente SP / Senhas de Presença 21 312 € 21 312 €

    CDN.E.03 Secretário SP / Senhas de Presença 25 596 € 25 596 €

    CDN.E.04 Tesoureiro SP / Senhas de Presença 19 908 € 19 908 €

    CDN.E.05 Vogal SP / Senhas de Presença 17 064 € 17 064 €

    CDN.E.06 Vogal SP / Senhas de Presença 17 064 € 17 064 €

    CDN.E.07 Vogal SP / Senhas de Presença 17 064 € 17 064 €

    CDN.E.08 Vogal SP / Senhas de Presença 17 064 € 17 064 €

    CDN.E.09 Vogal - Arqº Jão Daniel SP / Senhas de Presença 17 064 € 0 €

    CDN.E.10 Vogal SP / Senhas de Presença 2 297 € 2 297 €

    CDN.E.11 Vogal SP / Senhas de Presença 2 297 € 2 297 €

    CDN.E.12 Vogal CDN (Suplente) SP / Senhas de Presença 1 148 € 1 148 €

    CDN.E.13 Vogal CDN (Suplente) SP / Senhas de Presença 1 148 € 1 148 €

    CDN.E.14 Vogal CDN (Suplente) SP / Senhas de Presença 1 148 € 1 148 €

    Conselho Directivo Nacional 188 891 € 171 827 € -9,0%

    Conselho Nacional de Disciplina Deslocações 11 000 € 11 000 € 0,0%

    Assembleia de Delegados Deslocações/Outros 16 000 € 16 000 € 0,0%

    Conselho Fiscal Nacional Deslocações/Outros 3 146 € 3 146 € 0,0%

    Funcionários

    2018 2019 Variação 2018-2019

    CDN.F.01 Prémios / Projectos / Comunicação SV | Serv/Funcionarios 52 402 € 53 408 €

    CDN.F.02 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 24 702 € 25 151 €

    CDN.F.03 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 23 585 € 24 772 €

    CDN.F.04 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 6 693 € 7 948 €

    CDN.F.05 Orgãos Sociais SV | Serv/Funcionarios 40 319 € 46 946 €

    CDN.F.06 Marketing SV | Serv/Funcionarios 32 713 € 33 321 €

    CDN.F.07 Marketing SV | Serv/Funcionarios 0 € 17 923 €

    CDN.F.08 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 0 € 24 772 €

    CDN.F.09 Iniciativas e Projectos SV | Serv/Funcionarios 29 889 € 30 443 €

    CDN.F.10 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 33 768 € 34 409 €

    CDN.F.11 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 28 757 € 30 839 €

    CDN.F.12 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 31 159 € 38 875 €

    CDN.F.13 Comunicação SV | Serv/Funcionarios 26 238 € 30 443 €

    CDN.F.14 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 38 027 € 38 744 €

    CDN.F.15 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 10 980 € 11 186 €

    Contratos de Trabalho - Funcionários 379 232 € 449 181 € 18,4%

    Prestadores de Serviços

    2018 2019 Variação 2018-2019

    CDN.AV.01 Apoio Jurídico Conselho Directivo Nacional 18 243 € 18 243 €

    CDN.AV.02 Apoio Jurídico Conselho Nacional Disciplina 14 594 € 14 594 €

    CDN.AV.02 ROC Conselho Fiscal Nacional 7 854 € 8 757 €

    CDN.AV.03 Deslocações Marketing (Kms-reuniões) CDN 2 500 € 2 500 €

    Prestação de Serviços / Avenças/Deslocações 43 191 € 44 094 € 2,1%

    TOTAL CDN (Membros Eleitos + Funcionários + Prestadores de Serviços) 641 461 € 695 248 € 8,4%

  • Relatório do orçamentoExercício de 2019

    ANEXO 3 Recursos Humanos — SRN Página 2/3

    Membros eleitos

    2018 2019 Variação 2018-2019

    SRN.E.01 Presidente Comissão Executiva 22 352 € 22 352 €

    SRN.E.02 Vice Presidente Comissão Executiva 22 352 € 22 352 €

    SRN.E.03 Tesoureiro Comissão Executiva 19 612 € 19 612 €

    SRN.E.04 Secretário Comissão Executiva 15 348 € 15 348 €

    SRN.E.05 Vogal Comunicação 15 348 € 15 348 €

    SRN.E.06 Vogal Apoio Prática/Encomenda 15 348 € 15 348 €

    SRN.E.07 Vogal Formação/Admissão 15 348 € 15 348 €

    SRN.E.08 Vogal Rec Hum/Protocolos 15 348 € 15 348 €

    SRN.E.09 Vogal Cultura 15 348 € 15 348 €

    Conselho Directivo Regional Norte 156 405 € 156 405 € 0,0%

    Conselho de Disiplina Regional Norte 9 664 € 9 664 € 0,0%

    Funcionários

    2018 2019 Variação 2018-2019

    SRN.F.01 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 20 797 € 21 606 €

    SRN.F.02 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 15 826 € 16 528 €

    SRN.F.03 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 22 168 € 22 970 €

    SRN.F.04 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 31 642 € 32 086 €

    SRN.F.05 Estrutura/Orgãos Sociais SV | Serv/Funcionarios 35 140 € 35 584 €

    SRN.F.06 Estrutura/Admissão SV | Serv/Funcionarios 30 817 € 31 977 €

    SRN.F.07 Apoio Técnico SV | Serv/Funcionarios 19 196 € 19 935 €

    SRN.F.08 Protocolos-Biblioteca SV | Serv/Funcionarios 22 520 € 23 311 €

    SRN.F.09 Concursos SV | Serv/Funcionarios 23 655 € 24 443 €

    SRN.F.10 Iniciativas e Projectos SV | Serv/Funcionarios 1 705 € 0 €

    SRN.F.11 Iniciativas e Projectos SV | Serv/Funcionarios 16 196 € 4 611 €

    SRN.F.12 Iniciativas e Projectos/Ap Tecnico SV | Serv/Funcionarios 36 712 € 37 272 €

    SRN.F.13 Comunicação SV | Serv/Funcionarios 2 608 € 0 €

    SRN.F.14 Disciplina SV | Serv/Funcionarios 18 096 € 19 935 €

    SRN.F.15 Admissão/Formação SV | Serv/Funcionarios 1 452 € 20 692 €

    SRN.F.16 Admissão/Formação SV | Serv/Funcionarios 17 879 € 0 €

    SRN.F.17 Iniciativas e Projectos SV | Serv/Funcionarios 3 881 € 17 189 €

    SRN.F.18 Comunicação SV | Serv/Funcionarios 8 670 € 17 426 €

    SRN.F.19 Iniciativas e Projectos SV | Serv/Funcionarios 1 375 € 0 €

    SRN.F.20 Iniciativas e Projectos SV | Serv/Funcionarios 2 751 € 16 591 €

    SRN.F.21 Admissão/Formação SV | Serv/Funcionarios 1 406 € 17 319 €

    Contratos de Trabalho - Funcionários 334 490 € 379 474 € 13,4%

    Prestadores de Serviços

    2018 2019 Variação 2018-2019

    SRN.AV.16 Disciplina/Concursos/Iniciativas e Projectos SV | Serv/Funcionarios 17 901 € 18 169 €

    SRN.AV.17 Apoio Jurídico SV | Serv/Funcionarios 7 056 € 7 162 €

    SRN.AV.18 Apoio Jurídico/Orgãos Sociais SV | Serv/Funcionarios 17 068 € 17 324 €

    Prestações de Serviços/Avenças 42 025 € 42 656 € 1,5%

    TOTAL SRN (Membros Eleitos + Funcionários + Prestadores de Serviços) 542 585 € 588 199 € 8,4%

  • Relatório do orçamentoExercício de 2019

    ANEXO 3 Recursos Humanos — SRS Página 3/3

    Membros eleitos

    2018 2019 Variação 2018-2019

    SRS.E.01 Presidente SP / Senhas de Presença 26 866 € 26 866 €

    SRS.E.02 Vice-Presidente SP / Senhas de Presença 26 866 € 26 866 €

    SRS.E.03 Secretário SP / Senhas de Presença 16 854 € 16 854 €

    SRS.E.04 Tesoureiro SP / Senhas de Presença 23 881 € 23 881 €

    SRS.E.05 Vogal SP / Senhas de Presença 16 854 € 16 854 €

    SRS.E.06 Vogal SP / Senhas de Presença 16 854 € 16 854 €

    SRS.E.07 Vogal SP / Senhas de Presença 16 854 € 16 854 €

    SRS.E.08 Vogal SP / Senhas de Presença 16 854 € 16 854 €

    SRS.E.09 Vogal SP / Senhas de Presença 16 854 € 16 854 €

    Conselho Directivo Regional Sul 178 736 € 178 736 € 0,0%

    Conselho de Disciplina Regional Sul 16 854 € 16 854 € 0,0%

    Funcionários

    2018 2019 Variação 2018-2019

    SRS.F.01 Formação SV | Serv/Funcionarios 21 443 € 20 915 €

    SRS.F.02 Formação SV | Serv/Funcionarios 26 882 €

    SRS.F.03 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 375 €

    SRS.F.04 Admissão SV | Serv/Funcionarios 23 141 € 25 476 €

    SRS.F.05 Comunicação SV | Serv/Funcionarios 24 093 € 26 528 €

    SRS.F.06 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 11 216 € 11 402 €

    SRS.F.08 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 31 754 € 32 396 €

    SRS.F.09 Direcção SV | Serv/Funcionarios 42 009 € 44 681 €

    SRS.F.10 Apoio Tecnico/Apoio Juridico SV | Serv/Funcionarios 28 020 € 30 758 €

    SRS.F.12 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 7 021 € 7 644 €

    SRS.F.13 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 0 €

    SRS.F.14 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 26 301 € 31 119 €

    SRS.F.16 Biblioteca SV | Serv/Funcionarios 27 616 € 29 762 €

    SRS.F.17 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 19 813 € 22 764 €

    SRS.F.15 Comunicação SV | Serv/Funcionarios 28 227 €

    SRS.F.18 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 19 316 € 19 844 €

    SRS.F.19 Concursos SV | Serv/Funcionarios 23 339 € 24 581 €

    SRS.F.20 Apoio Tecnico SV | Serv/Funcionarios 36 647 € 37 671 €

    SRS.F.22 Deontologia SV | Serv/Funcionarios 19 375 € 22 309 €

    SRS.F.23 Iniciativas e Projectos SV | Serv/Funcionarios 31 299 € 24 908 €

    SRS.F.24 Deontologia SV | Serv/Funcionarios 27 799 € 30 657 €

    SRS.F.25 Estrutura SV | Serv/Funcionarios 20 256 € 20 885 €

    SRS.F.26 Concursos SV | Serv/Funcionarios 26 352 € 30 363 €

    SRS.F.27 Estruturas Locais SV | Serv/Funcionarios 4 866 € 4 991 €

    SRS.F.28 Estruturas Locais SV | Serv/Funcionarios 6 992 € 7 204 €

    SRS.F.29 Estruturas Locais SV | Serv/Funcionarios 4 749 € 4 892 €

    Contratos de Trabalho - Funcionários 538 900 € 511 751 € -5,0%

    Prestadores de Serviços

    2018 2019 Variação 2018-2019

    SRS.AV.01 Apoio Tecnico/Apoio Juridico SV | Serv/Funcionarios 27 000 € 27 000 €

    SRS.AV.02 Apoio Tecnico/Apoio Juridico SV | Serv/Funcionarios 3 600 € 3 600 €

    SRS.AV.03 Apoio Tecnico/Apoio Juridico SV | Serv/Funcionarios 0 € 2 400 €

    SRS.AV.04 Deontologia SV | Serv/Funcionarios 11 250 € 11 250 €

    SRS.AV.05 Gestão financeira SV | Serv/Funcionarios 21 600 € 10 500 €

    SRS.AV.06 Disciplina SV | Serv/Funcionarios 8 400 € 7 200 €

    SRS.AV.07 Gestor de Formação SV | Serv/Funcionarios 0 € 7 200 €

    SRS.AV.08 Designer SV | Serv/Funcionarios 0 € 7 200 €

    71 850 € 76 350 € 6,3%

    TOTAL SRS (Membros Eleitos + Funcionários + Prestadores de Serviços) 806 340 € 783 691 € -2,8%

  • CDN

    Refª Descrição C. Custo Receitas Gastos

    I.CDN.01 Eventos SCIE / Sísmica / SIL / Tektónica / DGArtes 10.03 5 000 € -5 000 €

    I.CDN.02 Comemorações do Dia Mundial da Arquitectura/D.N. Arquitecto 10.02 11 500 € -2 500 €

    I.CDN.03 Habitar Portugal Compromisso 2012-2014 10.03 0 € -30 000 €

    I.CDN.04 Internacionalização 10.03 0 € -8 000 €

    I.CDN.05 Código da Edificação e Grupos de trabalho 10.03 0 € -15 000 €

    I.CDN.07 Recepção aos Novos Membros 10.03 0 € -2 500 €

    I.CDN.08 Jornal/Revista J-A 11.03 61 500 € -61 500 €

    I.CDN.09 Pareceres Jurídicos sobre Legislação 10.10 0 € -30 000 €

    I.CDN.10 Exercício de Arquitectura - Programa radiofónico 10.03 60 000 € -60 000 €

    I.CDN.11 Orçamento participativo 10.14 0 € -10 000 €

    I.CDN.12 20 Anos Ordem dos Arquitectos 10.02 10 200 € -4 700 €

    I.CDN.13 Prémio Secil e Prémio Secil Universidades 09.01 35 000 € -11 200 €

    I.CDN.14 Jornadas de Arquitectura 10.03 0 € -3 000 €

    I.CDN.15 Programa Honorários 10.03 0 € -2 500 €

    I.CDN.16 Comissões técnicas 10.03 0 € -6 000 €

    I.CDN.17 Publicações 10.03 0 € -8 000 €

    I.CDN.18 Prémios UIA 10.03 0 € -4 800 €

    I.CDN.19 Academias do Conhecimento Gulbenkian 10.03 22 800 € -12 000 €

    I.CDN.20 Obras Banhos de São Paulo 10.09 0 € -21 128 €

    TOTAL CDN 206 000 € -297 828 €

    SRN

    Refª Descrição C. Custo Receitas Gastos

    I.SRN.01 Recepção Novos Membros 10.13 8 000 € -10 000 €

    I.SRN.02 Concurso Fotografia «Outro Prisma» 10.01 800 € -800 €

    I.SRN.03 JIA - Jornadas Internacionais Arquitectura 10.01 7 000 € -7 000 €

    I.SRN.04 Vamos Procurar Arquitectura 10.01 2 700 € -2 700 €

    I.SRN.05 ARQ OUT 10.01 1 500 € -1 500 €

    I.SRN.06 Prémio Fernando Távora 09.01 6 000 € -7 000 €

    I.SRN.08 Mesturas 10.01 500 € 500 €

    I.SRN.09 My Own Private Phosphenes - Lisboa 10.01 1 500 € -1 500 €

    I.SRN.10 Memórias do Tempo e do Património Construído 10.01 2 000 € -2 000 €

    I.SRN.11 Livro N41 - Nova Sede 10.01 5 000 € -5 000 €

    I.SRN.12 Orçamento Participativo 10.14 0 € -3 000 €

    I.SRN.13 20 anos - Ordem dos Arquitectos 10.02 5 000 € -5 000 €

    TOTAL SRN 40 000 € -45 000 €

    Relatório do orçamentoExercício de 2019

    ANEXO 4 Iniciativa e Projectos / Plano de atividades Página 1/2

  • SRS

    Refª Descrição C. Custo Receitas Gastos

    I.SRS.01 Comemorações 20 anos OA 1003 1 500 € -1 500 €

    I.SRS.02 Recepção aos novos membros 1002 4 000 € -4 000 €

    I.SRS.03 Projecto "Por uma Educação em Arquitectura" – Seminário Internacional1003 1 000 € -2 000 €

    I.SRS.04 Projecto "Por uma Educação em Arquitectura" – Ateliers Criativos 1003 1 250 € -5 500 €

    I.SRS.05 Projecto "Por uma Educação em Arquitectura" – Curta de Animação de Ilustração 1003 1 000 € -1 000 €

    I.SRS.06 Grupo de Estudos para a Prática da Arquitectura 1003 0 € -500 €

    I.SRS.07 Publicações OASRS 1003 0 € -1 000 €

    I.SRS.08 "Concursos Triénio 2017/2019" - Exposição 1003 0 € -5 000 €

    I.SRS.09 Encomenda e Apoio à Prática - Sessões de Esclarecimento 1003 1 500 € -2 500 €

    I.SRS.10 "Turismo Cidade e Arquitectura" - Exposição e Debates 1003 0 € -1 000 €

    I.SRS.11 "Transformação das Cidades" - Ciclo de Tertúlias 1003 0 € -500 €

    I.SRS.12 "Arquitectura, Urbanismo e Património" - Ciclo de Conferências 1003 0 € -600 €

    I.SRS.13 Bolsa AVAE - Arquitectos Voluntários de Apoio a Emergências 1003 0 € -600 €

    I.SRS.14 M.A. Mulheres na Arquitectura | Exposição 1003 0 € 0 €

    I.SRS.15 Arquiteturas Film Festival 1003 0 € -500 €

    I.SRS.16 Bairro das Artes 1003 0 € -1 000 €

    I.SRS.17 Plataforma E-Learning 1003 1 000 € -2 000 €

    I.SRS.18 Formação E-Learning 0803 0 € -2 500 €

    I.SRS.19 Orçamento participativo 0804 0 € -12 500 €

    I.SRS.20 Cartão de Saúde 1014 0 € -4 000 €

    I.SRS.21 Portal do Arquitecto / Projecto «Arquitectos em Rede» 1016 0 € -42 150 €

    I.SRS.22 Cartão de Membro / Cédula Profissional 1007 0 € -22 486 €

    I.SRS.23 Caixa de Correio Electrónico 0708 0 € -4 900 €

    I.SRS.24 Obras Banhos de São Paulo 0709 0 € -21 000 €

    I.SRS.25 Outras iniciativas específicas 1009 0 € -21 128 €

    I.SRS.26 Colectanea de decisões / Jurisprudência (Cons. Disciplina Reg. Sul) 1003 0 € -8 193 €

    I.SRS.27 Casos Tipo + Divulgação Casos-tipo (Cons. Disciplina Reg. Sul) 1003 0 € -2 322 €

    I.SRS.28 Boas Práticas Profissionais - Deontologia Profissional (Cons. Disc. R. Sul) 1003 0 € -569 €

    I.SRS.29 Pareceres Jurídicos 1003 0 € -1 706 €

    I.SRS.30 Pareceres Jurídicos (OASRS) 1005 0 € -5 000 €

    TOTAL SRS 11 250 € -177 653 €

    Relatório do orçamentoExercício de 2019

    ANEXO 4 Iniciativa e Projectos / Plano de atividades Página 2/2