op*7to¡ tkbo bcsjm infousp - faculdade de odontologia · promoveu um encontro com seus...

8
Café com expresidentes O Centro Acadêmico XXV de Janeiro promoveu um encontro com seus ex- Presidentes, oferecendo um completo café da manhã. pg. 08 Sejam bem vindos O ano começa, e por meio de atividades de integração organizadas por professores e alunos veteranos, os ingressantes já se sentem em casa na FOUSP. pg. 06 Pesquisa científica A XVI Reunião de Pesquisa e o XVIII Seminário de Iniciação Científica da FOUSP acontecerá em maio, sendo o evento presidido pelo Prof. Dr. Marcelo Bönecker. pg. 06 Confira o hino da USP A Universidade de São Paulo agora possui um hino oficial, que foi lançado em comemoração aos seus 75 anos. pg. 03 FOUSP 110 ANOS A Faculdade está prestes a completar 110 anos de sua fundação repleta de importantes contribuições para a Universidade e a comunidade, além de valiosas lembranças para todos os funcionários, professores e alunos que fazem ou fizeram parte dela. pg. 04 Como a FOUSP foi uma das faculdades que deram origem à Universidade de São Paulo, quando de sua criação em 1934, a USP promo- veu uma homenagem, aproveitando o evento comemorativo dos 75 anos da Universidade. pg. 03 E mais: Professores falam de suas experiências vividas na Faculdade, e de como ela fez parte do crescimento profissional e pessoal, numa verdadeira relação de troca de conhecimentos. pg. 04 USP homenageia FOUSP A peça recebida reproduz a Praça do Relógio. Alunos no exterior Alunos da FOUSP participaram de programa que realiza estágios em universidades estrangeiras. pg. 08 Carlos Eduardo Ribeiro Karen Müller

Upload: dinhthien

Post on 07-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano IV • n° 8 • jan-abril / 2009

InfouspPublicação da Faculdade de Odontologia da USP

Café com expresidentesO Centro Acadêmico XXV de Janeiro

promoveu um encontro com seus ex-Presidentes, oferecendo um completo

café da manhã. pg. 08

Sejam bem vindosO ano começa, e por meio de atividades

de integração organizadas por professores e alunos veteranos, os ingressantes já se

sentem em casa na FOUSP. pg. 06

Pesquisa científicaA XVI Reunião de Pesquisa e o XVIII

Seminário de Iniciação Científica da FOUSP acontecerá em maio, sendo o evento

presidido pelo Prof. Dr. Marcelo Bönecker. pg. 06

Confira o hino da USPA Universidade de São Paulo agora possui um hino oficial, que foi lançado em comemoração

aos seus 75 anos. pg. 03

FOUSP 110 ANOSA Faculdade está prestes a completar 110 anos de sua fundação

repleta de importantes contribuições para a Universidade e a comunidade, além de valiosas lembranças para todos os funcionários, professores e alunos que fazem ou fizeram parte dela. pg. 04

Como a FOUSP foi uma das faculdades que deram origem à Universidade de São Paulo, quando de sua criação em 1934, a USP promo-veu uma homenagem, aproveitando o evento comemorativo dos 75 anos da Universidade.

pg. 03

E mais: Professores falam de suas experiências vividas na Faculdade, e de como ela fez parte do crescimento profissional e pessoal, numa verdadeira relação de troca de conhecimentos.

pg. 04

USP homenageia FOUSP

A peça recebida reproduz a Praça do Relógio.

Alunos no exteriorAlunos da FOUSP participaram de programa que realiza estágios em universidades estrangeiras. pg. 08

Carlos Eduardo RibeiroKaren M

üller

2 Infousp

EditorialProf. Dr. Carlos de Paula Eduardo e Profª. Drª. Suzana Cantanhede Orsini Machado de Sousa

Diretor e Vice-diretora

Com a melhoria da infra-estrutura das áreas físicas da Faculdade, a autoestima de todos tem aumentado significativamente e muitos exemplos de ações de funcionários e professores, em termos de dedicação à FOUSP, tem sido de grande valia. Também alunos têm contribuído bastante para esse bem-estar.

Há três meses , o Centro Acadêmico XXV de Janeiro realizou um café da manhã para expresidentes, em uma ação importante para trazer de volta muitos exalunos, tanto da Três Rios quanto da Cidade Universitária (leia mais na página 08). O evento contou com a presença de expresidentes de diversas gerações: Luís Gonçalves Neto (1947/1948), Raphael Baldacci Filho (1949/1950), Humberto Cerrutti Filho (1957/1958), Walter João Genovese (1961/1962), Moacyr da Silva (1962/1963), Mitio Miura (1963/1964), Mário Suga (1965/1966), Flávio Alberoni Caldas Farias (1969/1970), Mário Luís Rollo Ribeiro (1970/1971), Reinaldo Brito e Dias (1972/1973), Pedro Polimeni Filho (1975/1976), Zilson Magalhães Malheiros (2003/2004) e Kauê Campos Pavanello (2007/2008).

Foi uma oportunidade ímpar, na qual os expresidentes trouxeram muitas informações do passado, que podem ser aproveitadas no presente. Realmente, esta integração entre passado, presente e futuro é que poderá alavancar ainda mais a Faculdade no cenário nacional e internacional.

Três importantes fotos ilustram esse momento:

Achamos importante essas ações que marcarão firmemente a história de nossa Faculdade, que está prestes a comemorar seus 110 anos de serviços prestados à comunidade, ao ensino e à pesquisa.

Universidade de São Paulo Reitora: Profa. Dra. Suely Vilela Vice-Reitor: Prof. Dr. Franco Maria LajoloFaculdade de Odontologia Diretor: Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo Vice-Diretora: Profa. Dra. Suzana Cantanhede Orsini Machado de SousaJornalista Responsável Anna Letícia Fogaça Gomes Acquaviva - MTb 19027Redação e Design Íris Djill Kubinsky LichtnerCartas e Sugestões [email protected] 3 mil exemplares

À esquerda, expresidentes do C.A., alunos e professores na Praça XXV de Janeiro. Ao centro, primeira flor que brotou no Ipê-amarelo plantado pelos expresidentes. À direita, momento em que a muda está sendo plantada.

Foto

s: A

rqui

vo C

.A. X

XV d

e Ja

neiro

Infousp 3

FOUSP faz parte da comemoração dos 75 anos da USPUSP completa jubileu de diamante e FOUSP recebe homenagem

O dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, e também o dia em que a USP foi fundada, foi escolhido para mostrar uma belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), no Teatro Alfa, como parte das comemorações

aos 75 anos de existência da Universidade. Estiveram presentes o Ministro da Educação Fernando Haddad, representando o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o Governador do Estado de São Paulo, José Serra, o Prefeito da cidade, Gilberto Kassab e a Magnífica Reitora da USP, Profª. Drª. Suely Vilela, além de Pró-Reitores, Diretores, funcionários e alunos. Durante o evento, a Osusp, com o acompanhamento do Coral da Universidade, executou pela primeira vez o Hino da USP (quadro abaixo), de autoria do poeta Paulo Bomfim e música do Maestro Júlio Medaglia. O Hino encantou a todos os presentes, e foi comentado no discurso da Magnífica Reitora: “A USP ao longo de sua trajetória cultiva pessoas e delas colhe os frutos que compõem sua grandeza, metáfora muito bem expressa no seu hino”.

Já no dia seguinte, no Memorial da América Latina, em uma Sessão Solene do Conselho Universitário, a Reitoria homenageou exreitores, a u to r i d a d e s d a U n i ve r s i d a d e, docentes, funcionários, discentes e os oito Diretores das Faculdades que deram início a Universidade em 1934. Como a FOUSP fez parte desse início, recebeu, juntamente com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina, Escola Politécnica, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, uma peça artística que reproduz a Praça do Relógio, um verdadeiro marco da USP.

Hino da Universidade de São PauloLetra: Paulo BomfimMúsica: Júlio Medaglia

Neste chão de São Paulo o universoDo Saber faz seu campus de glória,E da USP nasceram caminhosMoldadores dos rumos da História.

Das sementes lançadas por mãos,Sábias mãos professando alvoradas,Vão surgindo colheitas de aurorasE nascendo esperanças plantadas.

Deste chão das bandeiras de outroraPartem hoje outros passos eternos,E a cultura, bandeira de agora,Vai plasmando horizontes modernos.

Dom de amor Faculdades formandoVocações, nosso lar, nossa luz,Mocidade que o tempo renovaNesses templos que o sonho conduz.

Das sementes lançadas nos rumosSurge a USP e seu dom de ensinar,Gerações se sucedem no ideal,Glória à USP e ao condão de semear.

O Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, a Magnífica Reitora da USP Suely Vilela, o Governador do Estado José Serra e o Ministro da Educação Fernando Haddad na cerimônia do dia 25 de janeiro de 2009.

Erna

ni C

oim

bra

Diretor da FOUSP, Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo, recebe das mãos da Magnífica Reitora, Profª. Drª. Suely Vilela, a réplica da Praça do Relógio.

Ernani Coimbra

ImportânciaO jubileu de 75 anos da USP é algo muito importante não só para a Universidade

e a cidade de São Paulo, como também para toda América Latina, uma vez que a USP é considerada sua melhor universidade, e está entre as 100 melhores do mundo, de acordo com o Council of Taiwan. Portanto, o Infousp perguntou ao diretor da faculdade, Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo, qual a responsabilidade da FOUSP perante isso.

“As oito unidades que deram início a USP em 1934, escreveram uma página que ficará na história. A tradição destas faculdades foi importantíssima para a criação da USP e hoje alunos, professores e funcionários de nossa Faculdade tem um momento de elevada autoestima com todo processo de modernização implementado nos últimos anos.

Uma Faculdade de Odontologia com curso diurno de cinco anos, noturno em seis anos e uma pós-graduação com quase 400 alunos e atendimentos clínicos que, no total, já chegam a oitocentos pacientes por dia, tem muito a festejar com os 75 anos da USP, no qual estamos todos envolvidos, trabalhando firmemente para o crescimento e reconhecimento, aumentado ano a ano. Parabéns à Universidade de São Paulo.”

À esquerda, expresidentes do C.A., alunos e professores na Praça XXV de Janeiro. Ao centro, primeira flor que brotou no Ipê-amarelo plantado pelos expresidentes. À direita, momento em que a muda está sendo plantada.

4 Infousp

FOUSP 110 ANOSA FOUSP completa 110 anos de paixão e envolvimento com alunos, professores e funcionários

A Faculdade de Odontologia da USP, está prestes a comemorar 110 anos de existência, com a certeza de que contribuiu para o progresso da área da saúde bucal, através de um ensino de qualidade, valorizando cada vez mais a profissão. Sempre envolvida em pesquisas científicas, aliando o melhor ensino com as vantagens da prática clínica, a FOUSP se insere na vida de todos os frequentadores, entre alunos, professores, funcionários e comunidade, e influencia a Odontologia nacional, e por vezes, internacionalmente.

Grandes transformações foram vivenciadas pela FOUSP desde sua fundação: fez parte das oito faculdades que deram início à Universidade de São Paulo, que hoje é a maior universidade da América Latina, mudou de localização (até 1982 a Faculdade de Odontologia situava-se na Rua Três Rios, região central da cidade de São Paulo); separou-se da Faculdade de Ciências Farmacêuticas em 1962 (antigamente eram juntas, com a denominação de Faculdade de Farmácia e Odontologia), além das grandes reformas realizadas na parte física nesses últimos anos. Tudo isso contribuiu para que a Faculdade hoje

chegasse aos 110 anos com toda a estrutura e experiência necessárias à manutenção e ao desenvolvimento do melhor ensino, pesquisa e extensão universitária.

Também não se pode esquecer a grande contribuição que as pessoas que estão ligadas a FOUSP oferecem. Professores e funcionários, com o seu importante trabalho, sempre valorizaram e continuam valorizando a Faculdade, além dos alunos e comunidade, que, por meio do interesse demonstrado, mantém vivo o entusiasmo pelo novo e faz a FOUSP crescer. Dessa forma, percebe-se que são as pessoas o melhor e maior bem que a Faculdade possui. A FOUSP agradece a todos que a frequentaram e ofereceram a sua parcela de contribuição para torná-la o que é hoje, esperando que no futuro a paixão de ser FOUSP continue e o desenvolvimento nunca pare.

Prof. Dr. Antonio Carlos Guedes Pinto, Departamento de Ortodontia e Odontopediatria

Estou aqui na FOUSP há quase 50 anos praticamente. Desde 1960, quando entrei no vestibular, até agora como Professor. Sempre me imaginei como dentista e depois aproveitei a oportunidade para pertencer ao corpo docente. A FOUSP representa toda minha vida e realização profissional e permitiu que construísse uma carreira sólida e de respeito como professor, o que muito me orgulha.

Assim, pude oferecer à faculdade um trabalho sério, com uma grande contribuição nos cursos de graduação, ajudando na sua constante atualização. Na montagem e coordenação do curso de pós-

graduação, reconhecido como muito importante no país e no exterior, além dos cursos extra curriculares. Em todos, sempre com grande empenho e reconhecimento. Publiquei muitos livros e praticamente todos com muitas reedições e mais de 140 trabalhos. Orientei mais de 60 teses de mestrado e doutorado.

O que também permitiu minha presença em cursos de pós-graduação, especialização e extensão em praticamente todos os centros brasileiros, em países latino americanos e em Portugal, o que ajudou a projetar o nome de nossa faculdade. Portanto, a FOUSP contribuiu em toda minha formação técnico-científica, abriu-me as portas para conhecer todos os países da América Latina, ensinou-me a conviver com disputas muito fortes, o que ajudou no meu amadurecimento e crescimento, sem dúvida.

Particularmente, o que mais gosto na FOUSP é o todo, o conjunto positivo que temos na formação dos alunos de graduação e pós-graduação, o convívio com as pessoas: alunos, funcionários e professores, enfim a própria vida da Faculdade. Eu mesmo tive muitos momentos felizes nela, como por exemplo: a entrada no vestibular em 1960; ter me tornado professor de Odontopediatria no ano de1964; a publicação do meu primeiro livro em 1973 e o concurso para Professor Titular em 1995.

Nestes 110 anos a Faculdade progrediu e se modernizou, abrindo suas portas para o crescimento da Odontologia no Brasil e no mundo, foi e é pioneira. Assim, hoje ela pode ser resumida em palavras como: progresso, respeito, pioneirismo e acolhimento.

Professores deixam seu depoimento em homenagem à FOUSP

Alunos de Graduação da FOUSP

Arq

uivo

C.A

. XXV

de

Jane

iroA

rqui

vo Te

leod

onto

logi

a

Infousp 5

Saiba maisA Faculdade de Odontologia da USP é formada

por sete departamentos: Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilo-Faciais; Dentística; Estomatologia; Materiais Dentários; Odonto-logia Social; Ortodontia e Odontopediatria; e Prótese.

Possui diversos centros de pesquisa e atendimento especializado como o Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (CAPE), o Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO), o Serviço de Prótese Buco Maxilo Facial, o Laboratório de Odontologia Forense (OFLAB), os laboratórios de Patologia, em breve o Laboratório de Biologia Oral, além do moderno sistema de educação a distância, a Teleodontologia.

Prof. Dr. Reinaldo Brito e Dias Departamento de Cirurgia

Estou aqui presente na FOUSP desde meu ingresso como discente na turma de 1970 e, pelas quase quatro décadas aqui passadas, ela representa parte de minha vida. Seria impossível em todo esse tempo de vivência na Instituição, apontar um único momento especial, quando aqui vivi grande parte da minha vida, numa

carreira acadêmica plena e profícua como discente (Presidente do C.A. XXV de Janeiro, aluno monitor, representante em diversos colegiados, etc) e docente (professor voluntário/colaborador, auxiliar de ensino, professor assistente, professor assistente doutor, professor associado e professor titular).

Posso me considerar muito grato a esta faculdade, pois aqui encontramos a oportunidade de termos nossa formação técnico-científica, bem como ensinamentos de ética e cidadania nos transmitidos por insignes Mestres que tivemos a felicidade de sermos discípulos.

Além disso, valorizo muito a oportunidade que a FOUSP nos propicia de colocarmos em prática nossas ideias e ideais na pesquisa, ensino e no social, através do trabalho desenvolvido junto à comunidade. Dessa forma, em nossas atividades desenvolvidas nesta Instituição, procuramos colocar em prática os ensinamentos e as experiências acumuladas em todos estes anos, deixando um legado de representatividade em sua história como referência da Odontologia Nacional. Assim, eu poderia resumir a FOUSP em uma única palavra: excelência.

E para alcançá-la, a FOUSP passou por diversas modificações, uma vez que as mudanças são cíclicas e consequência das transformações e evoluções técnico-científicas em todos os níveis, através dos tempos. Mas o mais importante é que não se perca o rumo da história, a filosofia e a missão vocacional da FOUSP, de liderança e referência no ensino da Odontologia Brasileira.

Prof. Dr. Antonio Carlos Bombana, Departamento de Dentística

Cheguei na FOUSP em fevereiro de 1970, estando nela, portanto, há 39 anos. E foram diversas as razões que aqui me mantiveram por todo esse tempo: a possibilidade de aprender continuadamente; o convívio diuturno com colegas de docência, com os discentes e funcionários; a enorme satisfação em sentir-me efetivamente um formador de recursos humanos para servir à sociedade e outras coisas mais.

Em toda minha vida pessoal e profissional, a FOUSP tem um significado muito especial. Foi nela que me diferenciei como especialista em Endodontia e tornei-me docente na área, ou seja, a FOUSP além de em muito contribuir para meu crescimento profissional, deu-me a oportunidade de passar os conhecimentos e experiências adquiridas a outras pessoas, tanto em nível de graduação, como na pós-graduação e em atividades de extensão.

Portanto, para retribuir tudo o que a faculdade me ofereceu nesses anos, sempre me empenhei em contribuir ao máximo possível com a FOUSP. Na medida em que minha carreira na unidade foi se desenvolvendo, novas oportunidades em colaborar foram surgindo e não neguei nenhuma. Atualmente, atuo nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como participo de atividades administrativas, e a FOUSP, dentro de suas possibilidades, sempre tem oferecido o necessário para o desempenho das tarefas a que me propus.

Ela, como outras instituições de ensino, devolve à sociedade, em justa medida, aquilo que nela é investido pela própria sociedade. Assim, é na formação e no aprimoramento de recursos humanos que reside o que mais me agrada na faculdade. E foi aqui, com certeza, que reuni muito mais momentos de alegrias e felicidades do que outros de dissabores ou contrariedades. Talvez, isso se deva ao rumo seguro que a faculdade toma, uma vez que, desde sua fundação, a FOUSP tem continuado sua melhora sem que alterações marcantes em sua vocação tenham tido oportunidade.

O futuro da FOUSP deverá espelhar sua tradição em ser uma das melhores faculdades de Odontologia do país e que logrou acompanhar sempre a evolução científica e tecnológica da Odontologia, sendo o pioneirismo a sua marca.

Carlo

s Ed

uard

o Ri

beiro

Cadu

Rib

eiro

Divulgação

6 Infousp

Sejam bem-vindos!A semana de recepção aos calouros foi bem emocionante e os novos alunos já se sentem em casa na FOUSP

Os ingressantes 2009 foram bem acolhidos durante a Semana de Recepção aos Calouros (SRC) na FOUSP, que foi organizada pelo Prof. Dr.

Oswaldo Crivello Junior (foto ao lado), e realizada no período de 16 a 20 de fevereiro. Os novos alunos contam que já se adaptaram muito bem ao sistema da faculdade, e que a semana foi um evento importante que contribuiu para isso. A SRC é uma atividade institucional da Universidade de São Paulo há mais de dez anos e tem como objetivo integrar os alunos ingressantes ao novo ambiente de estudos e agregar valores de solidariedade, respeito e humanismo, entre outros, que representam os valores que devem ser praticados na USP.

No dia 16, a Diretoria e a Comissão de Graduação deram as Boas-Vindas aos novos estudantes e apresentaram um pouco da história da USP, além dos diferentes aspectos acadêmicos da Faculdade de Odontologia, como a Sala Pró-Aluno, Biblioteca e a vida acadêmica. Já na terça-feira, dia 17, os sete departamentos da FOUSP foram apresentados através de conferências de docentes especialmente indicados para essa tarefa. Também explicações sobre estágios na graduação, iniciação científica e internacionalização foram dadas. No dia 18, quarta-feira, os novos alunos conheceram o Instituto de Ciências Biomédicas e o prédio da Rua Três Rios. No restante da semana, o Centro Acadêmico XXV de Janeiro e a Atlética da Faculdade prepararam as atividades de recepção.

A SRC transcorreu em um ambiente descontraído e os alunos ingres-santes tiveram ótimas impressões a respeito da faculdade e da profissão, como nos conta a caloura Flávia Nunes Scudeler (foto abaixo): “Olá! Em primeiro lugar, quero elogiar todos que, de alguma forma, seja direta ou indiretamente, ajudam a fazer da USP uma das melhores faculdades do mundo. Devo dizer que, minha impressão sobre esta universidade foi excelente. Sempre fui incentivada a buscar o melhor para mim, e entrar na FOUSP foi uma importante conquista. Gostei muito da semana de integração. Achei este primeiro contato com a faculdade, com os alunos e com os funcionários, excelente e muito necessário. As palestras dos professores sobre o curso esclareceram muitas dúvidas e me ajudaram a ter uma idéia muito mais ampla sobre a profissão. Todos os docentes se mostraram apaixonados pela USP, pela pesquisa e pela odontologia! Todos muito experientes e capacitados nos dando força para realmente defender a ‘odonto’ e nos esforçar para fazer a diferença! Esta semana também nos ajudou a nos relacionar com as pessoas que iremos conviver nos próximos anos. Estou adorando a faculdade, a estrutura e tudo que a USP pode nos oferecer! Estou gostando cada vez mais do curso e tenho certeza que gostarei muito mais nos próximos anos e terei amor pelo que faço, assim como todos que conheci essa semana!”

“Achei a recepção muito boa e interessante, embora ache também que devido a enorme quantidade de informação muito pouco ficará registrado em nossas memórias, mas mesmo assim acho que ela deve continuar a existir, pois ela nos esclarece muitas coisas”, relata a caloura Nathalia Bellagamba.

RápidasPesquisa Científica

A XVI Reunião de Pesquisa e o XVIII Seminário de Iniciação Científica da FOUSP, acontecerá entre os dias 12 e 14 de maio, sendo o evento presidido pelo Prof. Dr. Marcelo Bönecker. Com o tema “Odontologia Baseada em Evidências”, o evento será uma excelente oportunidade para a divulgação das atividades de pesqui-sa, assim como a troca de experiência entre alunos e professores, e contará com um curso internacional ministrado pelo Prof. Dr. Paul Sharp, do Kings College de Londres, Conferência da Profª. Drª. Mayana Zatz, Pró-Reitora de Pesquisa da USP, um fórum para discussão de pesquisas clínicas realizadas por empresas, e o Prêmio de Excelência em Pesquisa “Vera Cavalcanti de Araújo”, para o qual concorrerão trabalhos de pesquisa da Pós-Graduação. Participe. Mais informações em www.fo.usp.br/portal/reuniaoxvi

Reforma SDODesde o dia 02 de março, a Biblioteca

da FOUSP está passando por uma reforma para melhor atender aos seus usuários. Fique atento: alguns serviços foram tem-porariamente suspensos. São eles:- Atendimento a usuários externos;- Atendimento de Comutação Bibliográfica;- Serviço de Empréstimo entre Bibliotecas.

O horário de funcionamento também foi alterado: de segunda a sexta-feira das 8h as 19h, fechando aos sábados.

OdontopediatriaEntre os dias 28 e 29 de maio haverá

o “Encontro de Odontopediatria Prof. Dr. Antonio Carlos Guedes Pinto”, numa forma de celebrar a grande contribuição científica que este professor ofereceu para a Odontopediatria e homenageá-lo nesse período em que se aposenta. O tema central do evento são os “Aspectos Atuais em Odontopediatria”, e serão dois dias de diversas atividades científicas e sociais. Haverá também o I Prêmio Prof. Guedes Pinto - Produtividade Científica em Odontopediatria, em que professores dessa área poderão participar e concorrer. No dia 29 de maio acontecerá a Cerimônia de Homenagem ao Prof. Guedes, que não necessita de inscrição. Todos estão convidados. Participe. Cursos com vagas limitadas. Maiores informações em www.fo.usp.br/encontroguedes

Div

ulga

ção

Divulgação

Div

ulga

ção

Infousp 7

Imagem FOUSP

A imagem que ilustra este número é a artística composição revelando o poético banco da Praça XXV de Janeiro:

Carlos Eduardo Ribeiro

• A primeira escola de odontologia do mundo, fundada por Horace A. Hayden e Chapin Aaron Harris, em 1º de fevereiro de 1840, Baltimore College of Dental Surgery, começou a funcionar com quatro professores em 3 de novembro de 1840, diplomando dois dentistas após um curso de 16 semanas.

• Em 25 de outubro de 1884, um decreto imperial criava asprimeiras Faculdades de Odontologia no Brasil.

• Os registros históricos demonstram que as agressões aos dentes e suas conseqüências começaram quando o homem dominou o fogo e passou a cozinhar os alimentos, ingressando na dieta à base de amido.

• A primeira pasta dental comercializada surgiu em 1873. Antes, as pessoas limpavam os dentes com uma mistura de sabão e água salgada.

Você sabia?

Banco de Praça

Há que se ter a firmeza de um banco de praça

de um jardim fechadoVivendo igual o frio e o sol

a chuva e a luza lua e o porvir

Sem que uma fímbria sequerda sua alma de banco tremule

ou exale suspiro.

C.E.P. Obra completa em: www.overmundo.com.br

Professor brasileiro em Congresso InternacionalProf. Dr. Carlos de Paula Eduardo é o 2° brasileiro a ministrar conferência em Congresso ocorrido em Chicago

No período de 25 a 27 de fevereiro, foi realizado o 38° Congresso Anual da Academy of Operative Dentistry, em Chicago, nos Estados Unidos. Para esse evento, o Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo foi convidado a ministrar uma conferência de 50 minutos, discorrendo sobre estética dental associada ao laser.

Segundo relato da Profª. Juliana A. Barros, assistente e professora da clínica Restorative Dentistry & Biomaterials da Universidade do Texas, o Prof. Dr. Carlos foi o segundo brasileiro a ministrar uma conferência como Professor Convidado da Academy of Operative Dentistry. O primeiro foi o Prof. Dr. Jacques Norr, que leciona nos Estados Unidos.

O evento, um dos mais tradicionais dos Estados Unidos, contou com a presença de 450 professores de dentística e clínicos especialistas desta área, além da presença de jovens professores brasileiros de dentística, que estão em univerdades americanas, entre eles: Profª. Drª. Ana Bedran-Russo (University of Illinois at Chicago), Profª. Drª. Andrea Ferreira Zandona (Indiana University), Profª. Juliana da Costa (Oregon Health&Science University) e Profª. Juliana A. Barros (University of Texas).

Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo ministrando sua conferência durante o 38° Congresso Anual da Academy of Operative Dentistry, em Chicago.

Div

ulga

ção

Infousp 8

Em pazNo dia 23 de janeiro, faleceu o Prof. Dr. Antonio Adamastor Corrêa (foto), aos 91 anos de idade. O Prof. Dr. Adamastor dedicou

grande parte de sua vida à Faculdade de Odontologia e à Universidade de São Paulo. Foi Diretor por 16 anos (1960 a 1972 e de 1977 a 1980) e teve um papel de grande relevância no Conselho Universitário pela sua vasta experiência administrativa e pedagógica. Vivenciou a separação das Faculdades de Odontologia e Farmácia da USP, em 1962, e a construção da Cidade Universitária, além de ser convidado a implantar as primeiras faculdades de Odontologia em Portugal.

Nascido em Santos, veio cursar a faculdade na Universidade de São Paulo. Formou-se em 1945, trabalhando na área clínica até posteriormente voltar ao ensino. Atuou como voluntário, monitor, assistente, fazendo a Livre-Docência na Universidade Federal de Porto Alegre. Em seguida, retornou à USP, tornando-se Professor Catedrático, e dedicou toda sua vida acadêmica à Universidade de São Paulo.

Em 1969, enquanto Diretor, apoiou fortemente a realização da primeira Olimpíada Odontológica do Estado de São Paulo realizada na cidade por universitários de Odontologia, com o apoio das nove Faculdades de Odontologia: USP (São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru); UNESP (São José dos Campos, Araraquara e Araçatuba); UNICAMP (Piracicaba), PUC de Campinas e a Faculdade de Odontologia de Lins, contando com a presença de 1.500 universitários.

O Prof. Dr. Adamastor sempre amou a Odontologia e incentivou seu ensino, sendo velado na Sala Laranja, nas dependências da FOUSP. Uma forma da faculdade prestar sua última homenagem e agradecer sua grande dedicação.

Café com expresidentesNo dia 31 de janeiro de 2009, a atual gestão do Centro Acadêmico XXV de Janeiro, chapa “Orgulho XXV”, preparou um

café da manhã para seus expresidentes. Ele foi realizado no espaço externo do Centro, e contou com a presença de treze expresidentes, entre eles, Dr. Luiz Gonçalves Neto, presidente da gestão 1947/48, e Dr. Rafael Baldacci, (gestão de 1949/50) membro atuante da APCD, além da presença de professores da faculdade e do diretor, Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo.

O objetivo do café da manhã foi o de reunir os expresidentes, para que pudessem lembrar da época da qual participaram do C.A., contar histórias e passar experiências para a nova chapa, não apenas de como manter o Centro Acadêmico, mas também dar conselhos sobre a profissão e mostrar que, ainda depois de anos de formados, sentem um imenso amor pela FOUSP. Após o café da manhã, o diretor levou os convidados para uma volta pela FOUSP, mostrando-lhes as melhorias, os novos laboratórios, a nova clínica e todas as inovações feitas. Um Ipê amarelo, árvore que simboliza o Brasil, foi plantado em frente a clínica, numa forma de homenagear a todos que já fizeram muito pela faculdade. A atual gestão espera que o evento ocorra mais vezes nos próximos anos, tornando-se uma tradição do Centro Acadêmico XXV de Janeiro.

Diretoria do C.A. XXV de Janeiro - Gestão 2008/2009

Foto 01. Rita Haber Rami e Beatriz A. de Oliveira, com Prof. Dr. Alberto Rodrigues Archella, em Granada; 02. Luana Campos e Lílian Victoria Pérez Espínola em Sidney; 03. Patrícia Trevisan, Srª. Sarah Bourne, Talitha Buchara Camargo e Miriam Yumi Matsui, em Londres; 04. Mariana Rivera, Nelson Moreira Dias Filho, Srª. Sarah Bourne e Natália Coelho de Moura em Londres; 05. Daniela Assis do Vale na UCLA, em Los Angeles; 06. Silvia Susaki de Oliveira e Yuri Ferreira Júlio entre colegas em Portland; 07. Jee Hee Park na UCLA, em Los Angeles.

Alunos da FOUSP fazem estágio no exteriorNo final de 2008 e começo de 2009, por meio da CRint FOUSP (Comissão de Relações Internacionais da FOUSP), 14 alunos

da Faculdade estiveram por 2 semanas participando do programa “elective studies” em diferentes universidades do mundo: St. Barts and Queen Mary’s School of Medicine and Dentistry (Londres, Inglaterra), University of Sydney (Sidney, Australia), Oregon Health&Science University – OHSU (Portland, Estados Unidos), University of California Los Angeles - UCLA (Los Angeles, Estados Unidos), Universidad de Granada (Granada, Espanha). O aproveitamento dos alunos foi visível e a experiência vivida

e o consequente amadurecimento ocorrido é o que estimula a todos a continuarem buscando novas formas de aprendizado. Se você é aluno e quer participar desse programa, as inscrições para os próximos estágios em intercâmbios serão abertas no final do mês de maio. Aguardem notícias do CRInt FOUSP.

01 0302

04 05 06 07

Arquivo FO

USP