ontagem regressiva ongresso rasileiro · aportou por lá tomé de sousa, primeiro governador-geral,...

12
A SSOCIE - SE A ABORL-CCF. I NFORMAÇÕES PELO TEL . (11) 5052-9515 OU PELO SITE WWW . ABORLCCF . ORG . BR Richard Voegels Presidente da ABORL-CCF [email protected] E DITORIAL CONTAGEM REGRESSIVA PARA O CONGRESSO BRASILEIRO Nos dias 27 de novembro a 1.º de de- zembro, o 38.º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico- Facial, em Salvador, promete muita ciência – com a excelência dos palestrantes nacionais e internacionais – e como não poderia deixar de ser, na capital da alegria, muita diversão. Sol, praias, música e programação científica de primeira. Não dá para perder! PÁGINAS 6 A 8 Com aulas interativas e ao vivo, foi lançado em agosto o programa Otoweb, que faz parte de uma série de iniciativas da Comissão de Educação Médica Continuada. O presiden- te Richard Voegels e Luis Ubirajara Sennes abriram as sessões com uma discussão sobre Rinossinusites. PÁGINA 9 ABORL-CCF LANÇA OTOWEB Caros Amigos e colegas No último mês de agosto, a ABORL- CCF realizou uma assembléia extraor- dinária durante o Cariocão, com o intuito de modernizar e adequar o nosso esta- tuto ao novo código civil. Consciente da importância do assunto e, principalmen- te, com o intuito de democratizar e ouvir todos os sócios, a assembléia deliberou que as mudanças propostas seriam colocadas em votação para todos os associados através da internet e correio. O resultado da votação foi uma agra- dável surpresa! Mais de 1.700 sócios participaram ativamente, manifestando- se através da votação. Isto demonstra a real vontade de participação ativa da grande maioria! O resultado é excelente para a ABORL-CCF e aumenta ainda mais a responsabilidade da atual dire- toria em promover a abertura da nossa associação, estimulando a participação de todos. Além da votação expressiva, tivemos também um resultado extremamente positivo e estimulante para a nossa diretoria! Em torno de 89% (1.493 votos) dos votantes aprovaram a moderniza- ção e adequação do nosso estatuto!! Por último, gostaríamos de parabeni- zar toda comunidade otorrinolaringológi- ca por esta participação e demonstra- ção de democracia, não só na votação do estatuto, mas também nas inúmeras atividades da nossa ABORL-CCF. Um grande abraço e até Salvador, Richard ESTATUTO As mudanças estatutárias propostas pela diretoria-executiva da ABORL-CCF foram aprovadas por absoluta maioria de votos: 1.493 sócios votaram pelas mu- danças, ou seja, 88,9% do total. PÁGINA 5 Dessa vez foram os otorrinos mineiros que receberam a reunião itinerante da ABORL-CCF, durante o Congresso Mineiro de Otorrinolaringologia, que foi realizado em Belo Horizonte. PÁGINA 3 R EUNIÃO I TINERANTE

Upload: ngoduong

Post on 08-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

ASSOCIE-SE A ABORL-CCF. INFORMAÇÕES PELO TEL. (11) 5052-9515OU PELO SITE WWW.ABORLCCF.ORG.BR

Richard VoegelsPresidente da ABORL-CCF

[email protected]

E D I T O R I A L

CONTAGEM REGRESSIVA PARA

O CONGRESSO BRASILEIRONos dias 27 de novembro a 1.º de de-

zembro, o 38.º Congresso Brasileiro deOtorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, em Salvador, promete muita ciência– com a excelência dos palestrantes

nacionais e internacionais – e como nãopoderia deixar de ser, na capital da alegria,muita diversão. Sol, praias, música eprogramação científica de primeira. Não dápara perder!

PÁGINAS 6 A 8

Com aulas interativas e ao vivo, foi lançadoem agosto o programa Otoweb, que faz partede uma série de iniciativas da Comissão deEducação Médica Continuada. O presiden-te Richard Voegels e Luis Ubirajara Sennesabriram as sessões com uma discussãosobre Rinossinusites.

PÁGINA 9

ABORL-CCF LANÇA OTOWEB

Caros Amigos e colegas No último mês de agosto, a ABORL-

CCF realizou uma assembléia extraor-dinária durante o Cariocão, com o intuitode modernizar e adequar o nosso esta-tuto ao novo código civil. Consciente daimportância do assunto e, principalmen-te, com o intuito de democratizar e ouvirtodos os sócios, a assembléia deliberouque as mudanças propostas seriamcolocadas em votação para todos osassociados através da internet e correio.

O resultado da votação foi uma agra-dável surpresa! Mais de 1.700 sóciosparticiparam ativamente, manifestando-se através da votação. Isto demonstraa real vontade de participação ativa dagrande maioria! O resultado é excelentepara a ABORL-CCF e aumenta aindamais a responsabilidade da atual dire-toria em promover a abertura da nossaassociação, estimulando a participaçãode todos.

Além da votação expressiva, tivemostambém um resultado extremamentepositivo e estimulante para a nossadiretoria! Em torno de 89% (1.493 votos)dos votantes aprovaram a moderniza-ção e adequação do nosso estatuto!!

Por último, gostaríamos de parabeni-zar toda comunidade otorrinolaringológi-ca por esta participação e demonstra-ção de democracia, não só na votaçãodo estatuto, mas também nas inúmerasatividades da nossa ABORL-CCF.

Um grande abraço e até Salvador, Richard

ESTATUTO

As mudanças estatutárias propostaspela diretoria-executiva da ABORL-CCFforam aprovadas por absoluta maioriade votos: 1.493 sócios votaram pelas mu-danças, ou seja, 88,9% do total.

PÁGINA 5

Dessa vez foram os otorrinos mineirosque receberam a reunião itinerante daABORL-CCF, durante o Congresso Mineirode Otorrinolaringologia, que foi realizado emBelo Horizonte.

PÁGINA 3

REUNIÃO ITINERANTE

>>> EDITORIAIS

2 WWW.ABORLCCF.ORG.BRMAIO/JUNHO 2006

Somos todos baianos

Um anseio dos otorrinos

Entre as diversas novida- des que a ABORL-CCF está trazendo para vo-

cês, eu gostaria de apresentar ostrabalhos da Comissão de Pro-tocolos. Esta comissão foi formadapara responder a um anseio dossócios (e dos otorrinos em geral)que encontram cada vez maisdificuldades para conseguir que asoperadoras de planos de saúde econvênios médicos autorizem autilização das novas tecnologias(às vezes nem tão novas assim!)disponíveis no mercado.

Estamos preparando pequenosartigos de revisão, amparados emtrabalhos recentes da literatura

mundial, que mostram as van-tagens para os pacientes emtermos de segurança, melhores re-sultados, e até barateamento doscustos. Esses artigos estarãodisponíveis para download emnosso site www.aborl-ccf.org.br,gratuitamente para sócios quites.Acreditamos que eles serão umaarma a mais para conseguir a libe-ração destes procedimentos eaparelhos frente aos convênios.

Já estão à disposição dos sóciosos protocolos de: Microdebridador(shaver), Uso da Radiofreqüênciapara Tratamento da RinopatiaCrônica Hipertrófica e da Síndromeda Apnéia Obstrutiva do Sono; e

Monitorização e Estimulação deNervo Facial. Estão em fase depreparação os protocolos de Usoda Cola de Fibrina e do Laser.Estamos abertos a sugestõessobre outros protocolos. Inclusive,quem estiver disposto a participarserá muito bem vindo (e-mail [email protected]).

Outro objetivo desta comissãoserá estender estes protocolospara procedimentos diagnósticos,como nasofibrolaringoscopia, vi-deolaringoestroboscopia, otoemis-sões acústicas, BERA, etc, quetambém têm sido cada vez maisalvo das glosas e não-liberaçõespor parte dos convênios.

Fabrizio Romano

Coordenador da Comissão de Protocolos

[email protected]

Finalmente, iremos tambémrealizar uma revisão dos termos deconsentimento para cirurgiasatualmente existentes, especial-mente no tocante a parte jurídica.

Um grande abraço

Sílvio Caldas

Diretor de Publicações

[email protected]

Nessa edição do JornalORL será dedicado es-paço especial ao próximo

Congresso Brasileiro em Salvador.Quero aproveitar para ressaltar queo último congresso brasileirorealizado na capital baiana foi em1988, há 18 anos, portanto. Já erahora de voltarmos a essa cidadeque reúne o sol e a cultura nor-destinos com o agito de umagrande metrópole brasileira. Praquem não sabe, Salvador foifundada em 1549 e já nasceu

capital do Brasil, tal a importânciaque ela representava como entre-posto entre Portugal e as Índias.Aportou por lá Tomé de Sousa,primeiro Governador-Geral, depoisque Francisco Pereira Coutinho,primeiro donatário da capitaniahereditária da Bahia, devido à suacrueldade e arrogância, foi servidocomo iguaria em um banquete pro-duzido pelos nativos locais. De lápra cá, Salvador perdeu o posto,mas jamais a majestade. Legítimarepresentante – e talvez expressão

maior – da hospitalidade e alegriado povo do Nordeste, a cidadecertamente abraçará com mui-to carinho os congressistas emostrará, muito além da boa vi-da, a força de trabalho e a com-petência do povo baiano paraorganizar eventos científicos degrande porte. Salvador promete aunião perfeita entre festa e ciên-cia. Quem já lá esteve, sabe o queo poeta sentia quando disse: “Eusou amante da gostosa Bahia,porém, pra saber seu segredo,

serei baiano também”. Poissomos todos baianos. E vamostodos ao nosso con-gresso pra sabertodos os seus se-gredos.

Diretor de Publicações: Sílvio Caldas da Silva Neto - Diretora-Adjunta de Publicações: Regina Helena Garcia Martins -

Jornalista Responsável: Claudio Barreto / Mtb: 24.018 - Coordenação de Publicação e Diagramação: Alisson A. Nunes

Sintonia Comunicação - Fone: (11) 3063-0472 - Fotos: Monica Vendramini e divulgação - Impressão: H.Máxima - Periodicidade: Bimestral

Tiragem: 6.500 exemplares - Sede: Av. Indianópolis, 740 – CEP 04062-001 – São Paulo/SP - Fone (11) 5052-9515 - Fax (11) 5052-1025

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da ABORL-CCF.

Jornal ORL

Associação Brasileirade Otorrinolaringologiae Cirurgia Cérvico-Facial

___Marcelo Hueb

Diretor-Administrativo

[email protected]

Tudo pronto para o Congresso

Estamos nos aproximandodo Congresso de Salvador,que temporalmente coin-

cidirá com o encerramento do pri-meiro ano de gestão da nossa di-retoria à frente da ABORL-CCF.Estamos com tudo organizado efechado para este evento, desdecontratos com patrocinadores,locais do evento e das festas,bandas, atividades noturnas pa-ralelas, além de uma expressivaparticipação de conferencistasnacionais e internacionais. Oscolegas da diretoria de Publi-cações têm trabalhado commuita dedicação e já estamoscom todos os trabalhos a seremapresentados no congressodisponíveis na internet. Além

disto, nossos colegas da diretoriade Cursos e Eventos já estãoencaminhando o programa finaldo congresso, com toda a gradede atividades científicas, fe-chando com chave de ouro ociclo de comunicados do con-gresso, iniciado com um pro-grama prel iminar inédito ecompleto no início deste ano.

A procura pelo nosso eventotem sido muito forte, desde onúmero de pré-inscritos, emtorno de 2.100, estando ainda porse encerrar a quarta fase deinscrições, a última antes docongresso. Esperamos em tor-no de uma centena de con-gressistas europeus e maisum bom número de colegas da

América Latina. A participaçãodos nossos parceiros tambémtem sido muito relevante; es-tamos com um fechamento re-corde de patrocínios e tentandoao máximo otimizar os nossosgastos para que tenhamos o má-ximo de sucesso no nossoevento.

Estaremos em breve em Sal-vador para averiguações finaisantes da nossa próxima reuniãode diretoria. Com a forte eexpressiva aprovação do nossonovo estatuto pela grande maioriados associados, esperamos teruma assembléia dinâmica e quecertamente valorizará a partici-pação de todos.

Todo este esforço é para que

você, associado, tenha o melhorcongresso possível. O sucessodo nosso evento somente secomplementará com a sua plenasatisfação.

Esperamos vocês por lá. Umgrande abraço,

>>> VOTAÇÃO

3 JULHO/AGOSTO [email protected]

Congresso Mineirosupera expectativas

O 1.º Congresso Mineiro deOtorrinolaringologia, realizadonos dias 29 e 30 de setembro,em Belo Horizonte, alcançouos objetivos, de acordo com opresidente da SociedadeMineira de ORL, Ricardo Ma-cedo. “A expectativafoi superada. Tivemosmais de 200 inscritos.Uma audiência muitoboa”, comentou.

Além dos palestran-tes de alto nível con-vidados para temasatuais tratados emouvido, laringe e ci-rurgia endoscópica, o con-gresso contou também com

profissionais de todas as re-giões de Minas. “Conseguimosuma representatividade gran-de. Afinal somos a 3.ª maior so-ciedade de ORL, com mais de600 otorrinos”, disse.

Reunião itinerante faz sucesso em BHDurante o Congresso Mi-

neiro de Otorrinolaringologia,realizado em Belo Horizonte,de 29 a 30 de setembro, foirealizada mais uma reuniãoitinerante da diretoria-executivada ABORL-CCF. No encontro

foram apresentados vários as-suntos do que vem sendo rea-lizado pela diretoria à frente daentidade. “Esclarecemos mui-tas dúvidas dos participantes”,disse o diretor de Comuni-cação da ABORL-CCF, Paulo

“Sem

dúvida,

alcançou

plenamente

seus

objetivos”,

disse Paulo

Henrique

Rodrigues

Henrique Rodrigues.Mais de 100 pessoas par-

ticiparam da reunião. “Foi umencontro bastante elogiado pe-los presentes. Sem dúvida, al-cançou plenamente seus ob-jetivos”, disse o diretor. Par-ticiparam da reunião, entre ou-tros otorrinolaringologistas, opresidente da ABORL-CCF,Richard Voegels, o diretor-ad-ministrativo, Marcelo Hueb, odiretor de Eventos, DomingosTsuji, o secretário-geral, Mar-coni Teixeira, o diretor de En-sino, Treinamento e Residên-cia, José Alexandre Médicis daSilveira, além do diretor deComunicação.

Essa foi a terceira reuniãoitinerante da diretoria-executivada ABORL-CCF, que já estevepresente no Rio de Janeiro eem Porto Alegre.Mais de 100 pessoas participaram do encontro

Diretoria baixa preço doTítulo de Especialista

Dentro dos compromissosassumidos para facilitar a vidados jovens otorrinos, a dire-toria da ABORL-CCF baixou ospreços para a inscrição do Títulode Especialista.

Para o exame realizado emmarço deste ano, a taxa foi deR$ 450,00. Para o ano quevem, o valor baixou para R$380,00. A prova de 2007 ocor-rerá em São Paulo, no HotelMaksoud Plaza, nos dias 10 e11 de março. As inscrições jáestão abertas e podem ser

Modernização do Estatuto da ABORL-CCFé aprovada por 88,9% dos votos

As mudanças estatutárias propostas pela diretoria-

executiva da ABORL-CCF fo-ram aprovadas por absolutamaioria de votos. Dos 1.725votos que chegaram pelo cor-reio ou foram realizados na In-ternet, 1.493 aprovaram as mu-danças, ou seja, 88,9%; ape-nas 186 votos foram contrá-rios. Dois votos estavam em

branco, 16 foram anulados e28 estavam inválidos, devido apostagem ter sido feita após adata limite de 4 de outubro.

Pela internet, 247 associadosvotaram. Desses, 208 foramfavoráveis às mudanças e 39contra. Já pelo correio chega-ram 1.478 votos, com a apro-vação de 1.285, contra 147. Aabertura das urnas ocorreu na

sede da ABORL-CCF, com apresença do presidente Ri-

chard Voegels, da secretária-adjunta Fabiana D’Ottaviano edos funcionários da entidade.

O pleito mostrou mais umavez a grande participação dosotorrinolaringologistas em as-suntos de seu interesse. Asmudanças estatutárias sãoimportantes para adequar aassociação no novo CódigoCivil Brasileiro.Momento da apuração

>>> EVENTOS

feitas pelo site da ABORL-CCF(www.aborlccf.org.br), no íco-ne Título de Especialista.

O conteúdo programático daprova versará sobre questõesde otologia, otoneurologia, au-diologia, rinologia, cirurgia es-tético-facial, otorrinolaringo-logia pediátrica, faringoesto-matologia, laringologia e cirur-gia cérvico-facial.

Houve também uma reduçãono número de questões da pro-va teórica, de 150, para 120perguntas de múltipla escolha.Otorrinos presentes

no congresso de BH

4 WWW.ABORLCCF.ORG.BRSETEMBRO/OUTUBRO 2006

>>> EDITAL

A ASSOCIAÇÃO BRASI LEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA E

CIRURGIA CÉRVICO-FACIAL –ABORL-CCF, nos termos de con-vênio que firmou em 01 de julho de2002 com a Associação MédicaBrasileira - AMB e atendendo aodisposto na Resolução CFM 1763/2005, leva ao conhecimento detodos os interessados, através dopresente EDlTAL que promoverá,nos dias 10 e 11 de março de 2007,CONCURSO PARA OBTENÇÃO DOTÍTULO DE ESPECIALISTA EMOTORRINOLARINGOLOGIA.

O TÍTULO DE ESPECIALISTA EMOTORRINOLARINGOLOGIA obtido nopresente concurso terá validade de 5(cinco) anos, sendo renovável se-gundo as normas estabelecidas pelaComissão Nacional de AcreditaçãoAMB/CFM.

O candidato deverá cumprir asseguintes normas elaboradas pelaComissão Científica e pelas Comis-sões de Ensino, Treinamento e Re-sidência Médica e de Título de Es-pecialista da ABORL-CCF:

1. PRÉ – REQUISlTOS1.1 O candidato ao concurso

deverá comprovadamente:1.1.1. Ser médico formado há, no

mínimo, 03 (três) anos e registradodefinitivamente junto a um ConselhoRegional de Medicina.

1.1.2. Ter concluído, alternativa-mente:

1.1.2.1. Até 28 de fevereiro de 2007,estágio em Otorrinolaringologia, comduração mínima de 3 (três) anos, emregime de tempo integral, nos serviçosreconhecidos pela ABORL-CCF;

1.1.2.2. Até 28 de fevereiro de 2007,residência médica em serviço deOtorrinolaringologia credenciado peloMinistério da Educação e Cultura, comduração mínima de 3 (três) anos;

1.1.2.3. Até 13 de maio de 2002,residência médica em serviço de Otor-rinolaringologia credenciado peloMinistério da Educação e Cultura, comduração mínima de 2 (dois) anos, conforme art. 3.º da Resolução Nº 1, de14 de maio de 2002, da ComissãoNacional de Residência Médica.

1.1.2.4. Experiência comprovadacom atuação em Otorrinolaringologiapor período de 10 (dez) anos comdevida documentação.

2. INSCRIÇÃO2.1. Para efetuar sua inscrição o

candidato deverá formular requeri-mento escrito acompanhado dosseguintes documentos:

2.1.1. Se concluídos a residênciaou o estágio previstos nos itens1.1.2.1., 1.1.2.2. e 1.1.2.3., fotocópiaautenticada do respectivo certificadode conclusão;

2.1.2. Se não concluídos a resi-dência ou o estágio previstos nositens 1.1.2.1. e 1.1.2.2., carta deavaliação do chefe de serviço onde ocandidato realiza o aprendizado daotorrinolaringologia, devendo obri-gatoriamente o candidato, neste caso,entregar na sede ABORL-CCF, cujoendereço encontra-se indicado noitem 2.3., até às 17 (dezessete) horas

do dia 05 de março de 2007, fotocópiaautenticada do certificado de con-clusão e aprovação na residência ouestágio;

2.1.3. Curriculum Vitae do can-didato, elaborado conforme modeloindicado neste EDITAL;

2.1.4. Certidão Ético-Profissionalemitida pelo Conselho Regional deMedicina no qual o candidato estejainscrito;

2.1.5. Fotocópia autenticada dacarteira profissional definitiva emitidapelo Conselho Regional de Medicina;

2.1.6. Comprovante de pagamen-to da taxa de inscrição do Concurso.

2.2. O requerimento escrito deveráconter o nome, cidadania, estado civil,inscrição no CPF e número da carteirade identidade e endereço completodo candidato.

2.3. O requerimento acompanhadodos documentos elencados nos itens2.1. deverá ser entregue na secretariada ABORL-CCF, situada na Av.Indianópolis, n.º 740, Bairro Moema,na cidade de São Paulo/SP, CEP:04062-001, pessoalmente ou me-diante carta com aviso de recebimento,até às 17 horas do dia 11 de dezembrode 2006.

2.4. A falta de qualquer dos do-cumentos elencados no item 2.1.implicará na rejeição da inscrição docandidato, impossibilitando-o derealizar a prova.

3. TAXA DE INSCRIÇÃO3.1. A taxa de inscrição é de:3.1.1. R$ 380,00 para os sócios da

ABORL-CCF quites com suas obri-gações junto a esta associação;

3.1.2. R$ 450,00 para os sócios daAMB quites com suas obrigações juntoa esta associação;

3.1.3 R$ 550,00 para os nãosócios da ABORL-CCF ou da AMB.

3.2. O pagamento da taxa deinscrição poderá ser efetuado:

3.2.1. diretamente à tesouraria daABORL-CCF, em moeda correntenacional;

3.2.2. mediante depósito bancárioem favor da Associação Brasileira deOtorrinolaringologia e CirurgiaCérvico-Facial – ABORL-CCF, na contacorrente nº 9000015, Banco Real,agência 1874.

3.3. A taxa de inscrição prevista noitem 3.1. não será devolvida emnenhuma hipótese e sob nenhumpretexto, ainda que originários de ca-sos de inscrição indevida, equivocada,ou, feita por candidato que não preen-cha os requisitos mínimos deste edital.

4. DO CURRICULUM VITAE4.1. O modelo do Curriculum Vitae

deverá ser encadernado e preenchidoseguindo obrigatoriamente o modelodisponível na seção de Título deEspecialista da home page da ABORL-CCF (www.aborlccf.org.br). O nãopreenchimento adequado implicará noprejuízo da pontuação do candidato.

4.2. Todas as informações rela-tivas à qualificação profissional eacadêmica prestadas no Curricu-lum Vitae deverão, obrigatoriamen-te, ser comprovadas mediante apre-sentação de fotocópias dos certi-

ficados, juntamente com o Cur-riculum Vitae.

4.3. As fotocópias dos compro-vantes mencionadas no item 4.2 de-verão ser anexadas na seqüência dopreenchimento de cada página.

4.4. Não serão apreciados os cur-rículos que não seguirem as deter-minações de organização previstasno item 4, atribuindo-se a estes cur-rículos a nota 0 (zero).

5. A BANCA EXAMINADORA5.1. A Banca Examinadora será com-

posta por representantes dos serviçosreconhecidos pela ABORL-CCF das di-versas regiões do país. Os examina-dores convocados pela Comissão deTítulo de Especialista da ABORL-CCFserão obrigatoriamente especialistascom título em Otorrinolaringologia con-ferido pela AMB/CFM/ABORL-CCF, comou sem titulação acadêmica e/ou no-tório saber.

6. PROGRAMA DA PROVA6.1. O conteúdo programático da

prova versará sobre questões deotologia, otoneurologia, audiologia,rinologia, cirurgia estético-facial,otorrinolaringologia pediátrica, farin-goestomatologia, laringologia e ci-rurgia cérvico-facial que fazem partedo ensino da residência médica e/oudos estágios credenciados pelaABORL-CCF em Otorrinolaringologia.

6.2. Bibliografia sugerida:- Tratado de Otorrinolaringologia / editores CarlosAlberto Herrerias de Campos; Henrique OlavoOlival Costa, 5 Volumes, São Paulo: Roca, 2002.- Fundamentos em Laringologia e Voz, Silvia M.Rebelo Pinho, Domingos Hiroshi Tsuji, Saramira C.Bohadana, Rio de Janeiro, Editora Revinter, 2006.- Laringologia Pediátrica, Henrique Olival Costa,André Duprat, Cláudia Alessandra Eckley, SãoPaulo, Editora Roca, 2004.- Manual de Urgências em Otorrinolaringologia, JoséA. Patrocínio, Lucas G. Patrocínio, Rio de Janeiro,Editora Revinter, 2005.- Otologia e Audiologia em Pediatria, Caldas/TâniaSih, Rio de Janeiro, Editora Revinter, 1999.- Otologia Clínica e Cirúrgica, Oswaldo Laércio,Sady Selaimen da Costa, Rio de Janeiro, EditoraRevinter, 2000.- Otorrinolaringologia, Yotaka Fukuda, SãoPaulo, Editora Manole, 2002.- Otorrinolaringologia, Hélio Hungria, Rio deJaneiro, Guanabara Koogan, 2000.- Otorrinolaringologia: Clínica e Cirurgia, RicardoFerreira Bento, Aroldo Miniti, Ossamu Butugan,Atheneu, 2000.- Otorrinolaringologia Pediátrica, Tania Sih, Riode Janeiro, Editora Revinter, 1998.- Otorrinolaringologia – Princípios e Prática (2ª edição),Sady Selaimen, Oswaldo Laércio, José Antônio deOliveira, Porto Alegre, Editora Artmed, 2006.- Rinologia e Cirurgia Endoscópica dos SeiosParanasais, Richard Voegels, Marcus Lessa,Rio de Janeiro, Editora Revinter, 2006. - Tratado de Otologia, Ricardo Ferreira Bento, AroldoMiniti, Sílvio Marone, São Paulo, Edusp, 1998.- Tratamento em Otologia, Luiz Lavinsky, Riode Janeiro, Editora Revinter, 2006.- Urgências e Emergências em Otorri-nolaringologia, Ricardo Figueiredo, Rio deJaneiro, Editora Revinter, 2006.- Publicações oficiais da ABORL-CCF.- BAILEY - Head & Neck Surgery –Otolaryngology by Byron J. Bailey, Karen H.,M.D. Calhoun, Gerald B., M.D. Healy, Harold C.,III, M.D. Pillsbury, Jonas T. Johnson, M. EugeneTardy, Robertk., M.D. Jackler, Lippincont-Raven,Philadelphia – USA.- Cummings Otolaryngology Head and NeckSurgery by Charles W. Cummings, Bruce H.Haughey, J. Regan Thomas, Lee A. Harker,Paul W. Flint, MO Mosby, St.Louis – EUA.- Encyclopedie Médico-Chirurgicale - Oto-rhino-laryngologie, Elsevier, Paris - França.

Concurso Título de Especialista em ORL - 20077. AS PROVAS

7.1. As provas serão realizadas nadata indicada no preâmbulo desteedital no Hotel Maksoud Plaza lo-calizado na Alameda Campinas,150 – São Paulo/SP.

7.2. O candidato será submetidoàs seguintes avaliações:

7.2.1. Análise curricular;7.2.2. Provas com conteúdo de

Otorrinolaringologia, sendo estasde duas ordens:

7.2.2.1. 01 (uma) Prova teórica, demúltipla escolha, com 120 questões;

7.2.2.2. 01 (uma) Prova prática, de dis-cussão de casos clínicos documenta-dos em arquivo de Microsoft Power Pointcom orientação e avaliação pela bancaexaminadora indicada no item 5.1.

7.3. As provas previstas nos itens7.2.2.1. e 7.2.2.2. possuem, cadauma, caráter eliminatório, sendoexigida a nota mínima 6 (seis).

7.4. O gabarito da Prova Teórica serádivulgado na seção do Título deEspecialista na home page da Asso-ciação Brasileira de Otorrinolarin-gologia e Cirurgia Cérvico-Facial(www.aborlccf.org.br), no prazo de 72horas após sua realização.

8. RESULTADO FINAL8.1. O resultado final obedecerá à

média ponderada com o seguintecritério de pesos:

8.1.1. Prova Teórica (eliminatória),PESO = 4;

8.1.2. Prova Prática e/ou dis-sertativa (eliminatória), PESO = 4;

8.1.3. Análise de Curriculum Vitae,PESO = 2.

8.2. O resultado final das notasobtidas pelo candidato será divulgadopela ABORL-CCF mediante cartaremetida ao endereço por ele indicadono requerimento de inscrição;

9. DA APROVAÇÃO9.1. Será considerado aprovado o

candidato que obtiver média pon-derada maior ou igual a 6 (seis).

10. A DECLARAÇÃO DEAPROVAÇÃO

10.1. Será concedida DECLARA-ÇÃO DE APROVAÇÃO ao candidatoque alcançar a nota mínima exigida.

11. O APROVADO11.1 Após a aprovação, a ABORL-

CCF enviará ao Candidato a decla-ração de aprovação no concursopara o endereço apontado no reque-rimento de inscrição.

11.2. Para a atribuição do Título deEspecialista em Otorrinolaringologia,o candidato aprovado deverá efetuar,na secretaria da ABORL-CCF, opagamento de R$ 200,00 (duzentosreais), em nome da AssociaçãoMédica Brasileira, valor este referen-te às despesas de confecção do Cer-tificado de Título de Especialista e dasdespesas da AMB à sua entidadefederada, decorrente de tal atribuição;

11.3. O Título será encaminhadopela Federada da AMB (de cada região)ao interessado, logo após os trâmiteslegais, no endereço apontado no re-querimento de inscrição.

12. REVISÃO DE PROVAS12.1. O candidato reprovado terá

15 dias, após a divulgação do re-sultado, para solicitar à Comissãode Título de Especialista, por escrito,a revisão fundamentada da prova.

5 SETEMBRO/OUTUBRO [email protected]

>>> EVENTOS

Curso de Ronco e Apnéia reúne osmaiores especialistas brasileiros na área

O I Curso da Academia Brasileira de Ronco eApnéia do Sono, rea-

lizado nos dias 1, 2 e 3 desetembro, no Hotel MaksoudPlaza em São Paulo, reuniuos maiores especialistas doBrasil no assunto, de formamultidisciplinar. Otorrinolarin-gologistas, pediatras, neuro-logistas, entre outros, mos-traram suas experiências parauma platéia bastante inte-ressada em um tema que ain-da é controverso dentro da Me-dicina.

Em sua apresentação inicial,o otorrinolaringologista JoséAntonio Pinto, coordenador doevento, mostrou a importânciade se discutir com profundida-de os complexos problemasque envolvem a Síndrome daApnéia-Hipopnéia Obstrutivado Sono (SAHOS). Nos trêsdias de evento, vários espe-cialistas revesaram-se no pal-co do auditório principal dohotel, por 20 minutos, paraapresentar seus estudos e ex-periências.

Em uma das mesas redon-das, sobre casos clínicos deSAHOS na infância, os par-ticipantes incentivaram o pú-blico presente para fazerquestionamentos aos inte-grantes da mesa. A neuro-logista Marcia Pradella trouxeum caso que foi bastante de-batido pelos participantes. Osotorrinolaringologistas cha-maram a atenção para a ne-cessidade de avaliar o corpotodo de uma criança na horado diagnóstico, não apenas oexame das vias aéreas. A otor-

rinolaringologista Renata DiFrancesco falou da impor-tância da análise da arcáriadentária do paciente e da aná-lise facial.

Foi consenso que o médicoprecisa fazer um acompa-nhamento do paciente mesmoapós a cirurgia. O otorrinola-ringologista Agrício Crespo fezuma intervenção, mostrandoque mesmo após a cirurgia,não há garantias de cura parao paciente com SAHOS. Ootorrinolaringologista Luis Ubi-rajara Sennes alertou os mé-dicos presentes para ficaremjunto com o paciente mesmoapós a cirurgia, pois são nasprimeiras horas do pós-ci-rúrgico que as maiores com-plicações podem aparecer.Durante a mesa, foi mostradatambém a dificuldade para a

adoção da polissonografia, queé um exame caro e com pou-cos locais onde pode ser

realizada.Para José Antonio Pinto, o

crescente desenvolvimentoda Medicina do Sono, comoa área de trabalho multidisci-plinar e multiprofissional,trouxe à Otorrinolaringolo-gia novas responsabilidades,não só como um cirurgiãotécnico, mas como um pro-fissional envolvido no estudodos mistérios do sono e seusdistúrbios. “A Medicina doSono constitui hoje uma im-portante área de trabalho pa-ra o otorrinolaringologista eeste é um momento decisi-vo para assumirmos nossoverdadeiro papel no diag-nóstico e tratamento da Ap-néia e Ronco, posição quevem sendo desmerecida,relegando o otorrino a umplano secundário no diagnós-tico e tratamento desta com-plexa doença.

Apresentação durante encontro no Maksoud Plaza

Platéia mostrou-se bastante interessada no tema

Curso faz reciclagem de otologistas Foi realizado entre os dias

30 de agosto e 2 de setembroo evento Educação Continua-da em Otologia (ECO 2006),sob a organização do otorrino-laringologista Oswaldo Laércioe a colaboração de Sady Costae do presidente da SociedadeBrasileira de Otologia (SBO),Luis Carlos Alves de Sousa. Ocurso contou também com aparticipação, entre outros otor-rinos, do diretor de Publi-cações da ABORL-CCF, SilvioCaldas. Segundo o presidente

da SBO, o evento, que ocor-reu no Hospital Sírio-Libanês,em São Paulo, foi importan-te porque reproduziu a ativi-dade da clínica diária, sa-neando dúvidas dos partici-pantes. “Os cursos, palestrase mesas foram de altíssimonível, versando desde con-ceitos básicos como temasmais avançados”, disse. ParaLaércio, o evento teve umaparticipação excelente. “O ní-vel de aproveitamento foimuito satisfatório”. Mesa discute casos clínicos

6 WWW.ABORLCCF.ORG.BRSETEMBRO/OUTUBRO 2006

>>> SALVADOR

6 WWW.ABORLCCF.ORG.BRSETEMBRO/OUTUBRO 2006

Otorrinos vão descobrir o

Atrações não faltam...

Salvador é conhecida como acapital mais animada dopaís. Lá está o melhor e

mais famoso carnaval do mundo,onde mais de 3 milhões de pes-soas seguem os trios elétricospelos circuitos da cidade. Osbaianos sabem como ninguémorganizar uma grande festa. Eagora pretendem mostrar paraos otorrinolaringologistas quetambém sabem dirigir um gran-de congresso.

O 38.º Congresso Brasileiro deOtorrinolaringologia e CirurgiaCérvico-Facial, que será realiza-do de 27 de novembro a 1.º de de-zembro, no Centro de Conven-ções de Salvador, promete serum dos mais animados da his-tória da ORL. O Jornal ORLmostra porque essa esta-dia na Bahia, em um mistode diversão e ciência, temtudo para ser inesquecível.

As belezas naturais e o calornordestino, somados à culturae à descontração dos sotero-politanos, transformam Salva-dor em uma das cidades maisvisitadas do País, indepen-dentemente da época do ano.Os turistas que chegam àBahia sempre são bem rece-bidos. E não será diferentecom os otorrinos. A hospita-lidade é uma das caracterís-ticas do povo que vive por lá.

PRAIAS

Para quem deseja aproveitaro sol do Nordeste, Salvador éuma grande pedida. Comcerca de 50 quilômetros depraias, com paisagens di-ferentes como piscinas na-turais esculpidas nas pedras,mar aberto, ondas fortes, acidade torna-se uma excelenteopção de lazer para todas asidades. Algumas são bemfamosas, como a Praia deItapuã. Quem nunca sonhouem passar uma tarde por lá?Ela tem águas verdes e tran-qüilas com ondas fracas episcinas naturais. A Praia dePiatã, uma enseada longa ereta, separada por uma largafaixa de área verde com co-queiros e arbustos típicos davegetação do Nordeste, ofe-rece uma bela paisagem parao turista. Na Praia do Portoda Barra está localizado umdos principais pontos turísti-cos da cidade, o Farol da Bar-ra, construído em 1627 para adefesa contra os piratas.As praias são atrações para quem conhece Salvador

Vist

7 SETEMBRO/OUTUBRO [email protected] 7 SETEMBRO/OUTUBRO [email protected]

r o que é que a Bahia temCENTRO HISTÓRICO

Restaurado e com aspectomoderno, o Pelourinho é o co-ração dos soteropolitanos. Dasladeiras é possível observarcasas de arquitetura dos sécu-los 17 e 18, ruas históricas, aPraça da Sé, o Terreiro deJesus, museus, brechós, lojas,sedes de blocos-afros e im-portantes igrejas. Ao todo, são165 delas espalhadas pelacidade. Um dos destaques é aIgreja de Nosso Senhor doBonfim. Sua construção foiiniciada em 1756. Quase doisséculos depois, em 1923, foielevada a basílica. É a igrejamais popular da Bahia e localde devoção onde anualmente érealizada a famosa lavagem dasescadarias, a lavagem do Bon-fim, uma das mais autênticas emaiores manifestações do sin-cretismo religioso em Salvador.

COMPRAS

Para os mais consumis-tas, que estão cansadosdos shoppings das grandescidades, a dica é visitar oMercado Modelo , locali -zado na Praça Cayru. Incen-diado duas vezes, é o paraí-so para quem procura ar-

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim: sincretismo

sados, à base de frutos domar, além dos petiscos etodo tipo de bolinhos. Já oTrapiche Adelaide é espe-cializado em culinária inter-nacional. Com uma primo-rosa vista para a Baía de To-dos os Santos, o restaurantetraz receitas que podem tercomo base ingredientes sim-ples, como a carne-de-sol.

GASTRONOMIA

Bastante variada, a culináriabaiana é conhecida mundial-mente pela predileção à pi-menta. Dois restaurantes sãobem procurados por quemvai a Salvador: o Yemanjá e oTrapiche Adelaide. O pri-meiro é especializado nasdelícias típicas da gastrono-mia baiana; a casa serve pra-tos fritos, ensopados e as-

tesanato nordestino, comidanativa, roupas típicas, ins-trumentos musicais, aces-sórios de capoeira e história.Tem dois restaurantes, barescom bebidas típicas e tira-gosto. Do lado de fora, hároda de samba e capoeira.

ista da Baía de Todos os Santos:cartão-postal da capital

Carne de Sol é um dos ingredientes da cozinha baiana

HOSPEDAGEM

8 WWW.ABORLCCF.ORG.BRSETEMBRO/OUTUBRO 2006 8 WWW.ABORLCCF.ORG.BRSETEMBRO/OUTUBRO 2006 8 WWW.ABORLCCF.ORG.BRSETEMBRO/OUTUBRO 2006

ITAPARICA

A mais famosa ilha da Baía deTodos os Santos, Itaparica estálocalizada bem pertinho deSalvador, integrando a regiãometropolitana. É a preferida de

COSTA DO SAUÍPE

O complexo turístico da Costado Sauípe é considerado o maiordo país e um dos maiores daAmérica Latina, sendo com-parado à mexicana Cancún. Sãovários hotéis cinco estrelas de pa-drão internacional, algumas pou-sadas e dezenas de restauran-tes à disposição. A 76 quilômetrosde Salvador, é fácil chegar decarro, pela BA-099 (Estrada doCoco). Lazer, animação, praias,bares, piscinas, praças, lojas,festas em uma das paisagensmais bonitas do planeta.

Morro de São Paulo: belezarústica e natureza

Costa do Sauípe: maior complexo turístico do país

Praia de Itaparica: preferida dos famosos

Para dar uma esticada

MORRO DE SÃO PAULO

A beleza rústica de Morro deSão Paulo continua a mesma,mesmo após o progresso quechegou à região. A 270 quilô-metros e 30 minutos de lanchade Salvador, a pequena vila daIlha de Tinharé possui inúmerosencantos, como observar adança dos golfinhos no final datarde no farol ou mergulhar demáscara nas piscinas naturais.Apesar do jeito rústico e ruassem asfalto, há pousadas bemcharmosas, oferecendo todo oconforto para o visitante.

veranistas ilustres, que pos-suem casas na área. As praiassão as principais atrações dolocal. Mas à noite a animaçãocorre solta também. Na ilha,está localizado um dos resortsmais conhecidos do Brasil, oClub Mediterranée.

Temas Livres

O Congresso Brasileiro desteano terá um espaço grande voltadopara os jovens otorrinos e para ostrabalhos inéditos. Nos temaslivres, foram selecionados 653 ar-tigos, dos quais 80 terão apre-sentação oral. Vinte trabalhos vãoconcorrer a prêmios. Nos pôste-res, o maior número de inscritosfoi em nariz, com 134 trabalhos.Depois segue ouvido, com 105

trabalhos e cirurgia de cabeça epescoço, com 91 trabalhos.

Reunião das regionais

Pela 1.ª vez no CongressoBrasileiro haverá uma reuniãocom as Sociedades Estaduaisde Otorrinolaringologia. O ob-jetivo da diretoria-executiva daABORL-CCF é aproximar asociedade-mãe das regionais eouvir suas sugestões para que

haja maior integração entre osotorrinos espalhados peloBrasil. A iniciativa já começou,com a criação das reuniõesitinerantes da diretoria, que jápassou pelo Rio de Janeiro,Porto Alegre e Belo Horizonte.

Confraternização

A cada noite, durante o Con-gresso de Salvador, haverápontos de encontros especí-

ficos na cidade para a con-fraternização dos congres-sistas, com descontos espe-ciais. Entre os destaques es-tão Olodum no Pelorinho, nodia 28, com venda antecipadano centro de convenções; Ca-fé Cancun, no dia 29, ondenão serão cobrados ingressosdos congressistas, apenasconsumação mínima; no dia30, Boate Dolce (flyers naspastas dos congressistas).

NOTAS DO CONGRESSO

9 SETEMBRO/OUTUBRO [email protected]

GRADE PARA O OTOWEB 2007:

No dia

21 de

novembro,

o tema será

Ronco e

Apnéia

do Sono.

>>> SEJA SÓCIO

9 SETEMBRO/OUTUBRO [email protected]

Otoweb alcança sucesso nas primeiras sessões

Pró-otorrino será lançadono congresso

A Comissão de Educa-ção Médica Continua-da lançou em agosto o

programa inicial da Educaçãoa Distância, o Otoweb. Nodia 29 de agosto, na abertu-ra do projeto, o presidente daABORL-CCF, Richard Voegels,com o presidente da FORL,Luis Ubirajara Sennes, divi-diram as atenções com umadiscussão de casos de Rinos-sinusites, ao vivo, de modointerativo, que foi transmitidapela internet. O programa teveum caráter muito prático, oque agradou muito aos partici-pantes. De sua casa ou con-sultório, por meio de internetde banda larga, os otorrinola-ringologistas associados qui-tes da ABORL-CCF puderamacompanhar a aula pelo sitewww.otoweb.com.br, que re-cebeu muitos acessos a partirdas 21 horas. Bastava digitaro CRM e fazer o login para en-trar no programa. Responden-do o questionário, o partici-pante recebeu créditos para a

revalidação do título de es-pecialista.

A segunda sessão da Oto-web ocorreu no dia 3 de outu-bro, com os otorrinolaringolo-gistas Ricardo Bento e Sady

Richard Voegels e Luis Ubirajara Sennes durante sessão

Mais um programa de Edu-cação Médica Continuada, oPró-otorrino será lançadooficialmente durante o Con-gresso Brasileiro de Sal-vador. No projeto de edu-cação à distância, o asso-ciado terá a sua disposiçãol ivros atual izados de di-

Costa, que abordaram o temadiscussão de casos sobreOtites. Mais uma vez a aulateve grande audiência pelosite da ABORL-CCF. A pró-xima sessão iria ocorrer no

• Dia 27 de fevereiro – refluxo laringo-faríngeo• Dia 27 de março – rinite no consultório• Dia 24 de abril – cirurgia endoscópica naso-sinusal• Dia 29 de maio – faringotonsilites• Dia 26 de junho – rinosseptoplastia estética e funcional

Diretoria recriaanais do

CongressoA diretoria de Publicações vai re-

editar os tradicionais Anais doCongresso na forma de suple-mento da edição 75 (5) da RevistaBrasileira de Otorrinolaringologia.Com isso, visto que a revista éindexada no MedLine, os resumosdos trabalhos apresentados nocongresso terão mais valor emprovas de títulos, processos se-letivos e nas avaliações dos ór-gãos oficiais de fomento à pes-quisa e pós-graduação.

dia 24 de outubro, depois do fe-chamento desta edição, comuma discussão sobre os Dis-túrbios da Voz e Fonocirurgia.No dia 21 de novembro, o temaserá Ronco e Apnéia do Sono.

versos assuntos da ORL,divididos por módulos. Como pagamento de uma taxaanual, o associado fará umaavaliação no fim de cadamódulo, que contará pontospara o sistema de acredi-tação da Associação MédicaBrasileira (AMB).

Livros atualizados dediversos assuntos da ORL

10 WWW.ABORLCCF.ORG.BRSETEMBRO/OUTUBRO 2006

>>> COLUNA DO ZÉ

>>> HUMORL

José Seligman

FOFOCAS

Véspera de congresso é istoaí. Não sabemos nenhumafofoca que valha a pena contar.Mas não percam as espe-ranças. Na próxima edição,seguramente, vamos desan-car a baianidade!

ERIC CLAPTON

O guitarrista britânico EricClapton, 56 anos, fez uma im-pactante declaração pública.Está surdo como uma porta!Passou a vida tocando suaguitarra em frente às caixas desom e agora confessa quesofre de tinnitus e que suaaudição “está arruinada”. Sei

Zé Antônio Patrocínio,para usar uma expres-são bem antiga, é da-

quelas figurinhas fáceis deencontrar. Ele está em todas,não perde congressos, reu-niões, eventos, tem opiniõessempre muito interessantes, éouvido com atenção pelosseus pares, enfim, faz parte dotime titular. Mas tem outra ca-racterística importante – émuito bem-humorado. Oscontadores de histórias, hu-mildemente me incluo entreeles, têm sempre um pratocheio quando o Patrocínioaparece.

Lamentavelmente, quemanda faltando sou eu. Umasérie de contratempos meprendeu demasiadamente naprovíncia e eu não o tenho en-contrado. Felizmente já inven-taram a internet. Dia destes sedeu ao trabalho de me enca-minhar e-mail onde relata umfato ocorrido no Hospital deClínicas de Uberlândia, aquelajóia do Triângulo Mineiro, ondeele mora.

Escabroso, como tem sidoa praxe de suas histórias.

Como qualquer grande hos-pital que tenha serviços deemergência, o Clínicas sofrecom a violência dos fins desemana. E num destes aí, che-gou ao centro cirúrgico, emmau estado, um cidadão ba-

leado no abdome. Metera-senuma briga e, pelo jeito, levaraa pior. Afro-brasileiro, doismetros de altura, uma circun-ferência que rondava isto aí eum membro viril de fazer invejaa qualquer astro de filme por-nô. Mas bota tamanho nisto!Chamou tanta atenção queterminou sendo visto e comen-tado por toda a população queestava de turno naquele dia.

Usando as mais diversasdesculpas, enfermeiras, faxi-neiras, alunos, residentes,médicos, todo mundo deu umjeito de comparecer à sala decirurgia para admirar a poten-

cialidade do paciente baleado.Virou uma procissão até queforam corridos dali pelo chefeda equipe e a cirurgia teveinício.

Algumas horas depois, re-visadas as alças intestinaisperfuradas pela bala, o ci-rurgião fechou a parede como todo cuidado para não deixaruma cicatriz de aspecto de-sagradável e deu por findos ostrâmites. A cirurgia fora um su-cesso. O paciente, recém-saí-do da anestesia, estava sendoencaminhado à Unidade deRecuperação e um residente,que auxiliara a cirurgia, à sala

de espera para dar a boa no-tícia aos familiares.

Lá chegando encontrou ape-nas a esposa, uma senhorabaixinha, franzina, dir-se-ia atédelgada, que ao receber a in-formação falou:

- Obrigado. Eu estava con-fiante. Meu marido é mesmomuito forte!

O residente, sei lá, afinal oPatrocínio deve ter feito escola,não se conteve e respondeu:

- Olha, dona, não me leve amal, mas forte mesmo é asenhora...

não, mas as más línguas afir-mam que a culpa não é daPAIR. A música é que eraruim...

OTOLOGIA

Acho que o Luiz Carlos de-veria convidar este cara paraparticipar da Campanha Na-cional de Saúde Auditiva. Dasduas, uma: ou ficaríamos livresdo ruído ou dos guitarristas.

AMERICANICES

Francis M. Fesmire, da Es-cola de Medicina da Univer-sidade do Tennessee, foi fi-nalmente reconhecido. Ele

ganhou o IgNobel, prêmio queé um arremedo do respeitadoNobel e é dado àqueles es-tudos “que não podem ou nãodeveriam ser reproduzidos”.Seu trabalho: “Cura do soluçopor toque retal”. Já tem negoaí querendo saber quanto oSUS está pagando pelo pro-cedimento.

TRANSPLANTES

Deu recentemente nos jor-nalões que pelo menos 40 pa-cientes britânicos receberamtransplantes de tecidos proce-dentes de corpos roubadospor uma quadrilha nos Es-tados Unidos. E o trabalho eraem série, mais de mil corpos

foram devidamente afanados.Nós aqui cheios de orgulho pe-la máfia das ambulâncias eeles lá, bem à nossa frente, di-reto nas funerárias.

MASSA CINZENTA

Pacientes com problemas dememória não diagnosticadosem testes cognitivos, podemestar perdendo massa cin-zenta. A imprensa vem baten-do nesta tecla há algum tem-po. Confrontados com pacien-tes acometidos de demêncialeve a perda de massa cin-zenta era similar. Desculpem,mas o que era mesmo que euestava contando?

EXTRA-LARGE

11 SETEMBRO/OUTUBRO [email protected]

>>> CURSOS & EVENTOS

NOVEMBRO

• De 07 a 09, Curso de CirurgiaEndoscópica dos Seios Para-nasais. Coordenação Científica: Dr.Richard Louis Voegels, Dr.Domingos H. Tsuji, Dr. Luiz Ubi-rajara Sennes. Inf.: (11) 3068.9855.e-mail: [email protected]

• Dias 10 e 11, Ronco e Apnéia(teórico) - Diagnóstico e Trata-mento do Ronco e da Síndromede Apnéia Obstrutiva do Sono.Coordenação Científica: Dr.José Victor Maniglia. Convida-dos: José Antônio Pinto / NelsonColombini / Nely Aragão Marchi/Fernando Dri mel Molina. Lo-cal: Laboratório de OtoneuroFAMERP. Inf.: (17) 3235.7017.Site: www.cenacon.com.br

• De 11 a 15, XXXIII CongressoBrasileiro de Alergia e Imuno-patologia. Coordenação Científica:Sociedade Brasileira de Alergia eImunopatologia. Local: Blue TreePark Angra dos Reis. Informações:(11) 5575.6888 / 5575.1204. E-mail: [email protected] .Site :www.sbai.com.br

• De 16 a 18, Curso Teórico-Prático de Laringe. CoordenaçãoCientífica: Profª. Dra. ClaudiaAlessandra Eckley. Local: SantaCasa de São Paulo; Informações:(11) 2176.7235, Sra. Zélia. E-mail:[email protected]

• Dia 25, Curso de AnatomiaCirúrgica do Osso Temporal.Coord. Cient.: Dr. Oswaldo LaércioMendonça Cruz. Local: Instituto deEnsino e Pesquisa do HospitalSírio Libanês / São Paulo-SP.Informações: (11) 3155-0200. E-mail: [email protected]

• De 27 a 01/12, 38º CongressoBrasileiro de Otorrinolaringologiae Cirurgia Cérvico - Facial. Local:Centro de Convenções da Bahia,Cidade: Salvador-BA. Informa-ções: (11) 5052.9515 - e-mail:[email protected], site:www.aborlccf.org.br

DEZEMBRO

• Dias 01 a 02, IV Curso Avançadode Zumbido. Coordenação Cien-tífica: Dra. Tanit Ganz Sanchez.Local: Anfiteatro de Otorrinola-ringologia da do HCFMUSP – 6ºandar do Prédio do Instituto Central.Cidade: São Paulo-SP; Informa-ções: (11) 3068.9855, Sra. Fátima.e-mail: [email protected]. site:www.forl.org.br

• De 05 a 08, Curso Teórico-Prático de Anatomia e Cirurgia doOsso Temporal (Dissecção).Coordenação Científica: Dr.Ricardo Ferreira Bento. Local:Anfiteatro de Otorrinolaringo-logia do HC. Informações: (11)3068.9855, Sra. Fátima. E-mail:[email protected]

• Dias 07 e 08, IV Curso Avança-do de Zumbido, CoordenaçãoCientífica: Prof. Dra. Tanit GanzSanchez. Local: Anfiteatro deOtorrinolaringologia do HC. In-formações: (11) 3068.9855, Sra.Fátima. e-mail: [email protected]: www.forl.org.br

• Dias 08 e 09, Cirurgia Nasos-sinusal assistida por endoscopia- cursos práticos de dissecção.Coordenação Científica: Dr.Renato Roithmann. Local: PortoAlegre/RS. Tel.: (51) 3222.0058 /(51) 3222.3190 c/ Anelise. e-mail:[email protected]

• De 08 e 09, I Simpósio de Otor-rinolaringologia Pediátrica doHospital Santa Izabel. CoordenaçãoCientífica: Dr. Nilvano Andrade.Local: Salvador / BA. Tel.: (71)2203.8300 / (71) 2203.8303.

• De 11 a 15, Curso Avançado deCirurgia Otológica e Otoneurológica.Coordenação Científica: Prof. Dr.Ricardo Ferreira Bento e Prof. Dr.Rubens Brito Neto. Local: Labora-tório de Microcirurgia da Faculdadede Medicina da Universidade de SãoPaulo. e-mail: [email protected] .ste: www.forl.org.br

• Dias 15 e 16, Curso Anual deAtualização em Vecto e Bera daClínica Dr. Cesário.CoordenaçãoCientífica: Dr. Frederico da SilvaCesário. Local: Clínica Dr. Cesário- Campos/RJ. Tel.: (22) 2722.9936/ 2724.1965 / 9943.2296. site:www.drcesario.com.br

2007

FEVEREIRO

• Dias 1 e 2, II Congresso Latino-americano de Laringología y Fo-nocirugía. Local: Hotel RoyalPedregal. Mexico City - MEX - site:

www.congresolatinoamericanolaringo

fonocirugia2007.com

JUNHO

• De 06 a 10, V Congresso Trio-lógico de Otorrinolaringologia.Local: Centro de ConveçõesUlysses Guimarães – Brasília/DF. Tel.: (11) 5052.9515. E-Mail:[email protected] . Site :www.aborlccf.org.br

AGOSTO

• De 09 a 11, Jornada Sul Brasi-leira de Otorrinolaringologia. Co-ordenação Científica: Dr. MarcosCésar Santos. Local: Hotel BourbonCuritiba, Tel.: (41) 3245.1930. e-mail:[email protected] -site: www.softeventos.com.br

SETEMBRO

• De 06 a 08, IX Congresso Norte-Nordeste de Otorrinolaringologia.Local: Hotel Crowne Plaza -Belém/PA. Tel.: (11) 5052.9515, e-mail: [email protected] -site: www.aborlccf.org.br

Brasileiro entre os melhores trabalhos da AcademiaO otorrinolaringologista Ro-

mualdo Tiago, do programa depós-doutorado da Unifesp, re-cebeu a premiação de 3.º me-lhor trabalho científico apresen-tado neste ano no congresso daAcademia Americana de Otor-rinolaringologia e Cirurgia de Ca-beça e Pescoço, realizado emToronto, no Canadá. O trabalhointitulado “Age-Related Changesin Human Laryngeal Nerves”teve o objetivo de verificar asmodificações nos nervos la-ríngeos desencadeadas peloprocesso de envelhecimento, apartir da análise quantitativa dasfibras mielínicas em dois gruposetários (adulto e idoso). Osresultados da pesquisa indicam

que o idoso apresenta menornúmero de fibras mielínicas queo indivíduo mais jovem. Esteachado pode ajudar a escla-recer o porque da maior fre-qüência de aspiração e o menorcontrole dos mecanismos re-lacionados à fonação do idoso.Esse trabalho faz parte da te-se de doutorado que o otorrino-laringologista defendeu no anopassado, sob orientação doprofessor Osíris de OliveiraCamponês do Brasil. Atualmen-te Tiago é médico-assistente doHospital do Servidor PúblicoEstadual e Municipal, ambosem São Paulo. Na opinião deTiago, o prêmio vem comprovarque o Brasil está evoluindo

bastante em nível de pesquisa,atingindo um patamar muitopróximo dos países com maistradição científica. “Eu sempreacreditei na qualidade do tra-

>>> NOTÍCIAS

Romualdo Tiago recebeu a premiaçãode 3° melhor trabalho científico

balho, mas sem dúvida foi umasurpresa essa premiação, de-vido ao número de estudosconcorrentes de várias partesdo mundo.

12 WWW.ABORLCCF.ORG.BRSETEMBRO/OUTUBRO 2006

>>> NOTAS

Nem pensar queeles vão parar

Já está no prelo, para ser dis-tribuído durante o 38.° Congres-so Brasileiro de Otorrinolarin-gologia e Cirurgia Cérvico-Facial,em Salvador, o livro da duplaAziz Lasmar e José Seligman.Trata-se do terceiro volume dasérie “Humor em Pílulas”, combem-humoradas histórias demédicos e de pacientes e que le-vará o nome de “Nem Pensar!”.

Com algumas histórias maisapimentadas e pegando maisleve em outras, umas conheci-das, outras inéditas, os autoresvaleram-se basicamente daslembranças de colegas, a maio-ria dos quais otorrinolaringolo-gistas. A alegação é que, consi-derando os livros já publicados,o volume total beira a quase tre-zentas crônicas e nem elefantesconseguem ter memória sufi-ciente para tanto. O livro serádistribuído, outra vez, de formagratuita aos colegas presentesem Salvador e isto só se tornoupossível graças ao patrocínio daAudibel. A tarde de autógrafose a entrega dos exemplares serárealizada no estande da em-presa, durante o Congresso.

A uma questão colocada peloJornal ORL, perguntando aosautores se este seria o últimolivro de humor da dupla, a res-posta foi idêntica: - Nem pensar!

Brasília terá Congresso Triológico diferenteA organização do 5.º Congres-

so Triológico de Otorrinolaringo-logia que será realizado no anoque vem, entre os dias 6 e 9 dejunho, em Brasília, já está bas-tante avançada. A diretoria daABORL-CCF promete um Trio-lógico diferente. O conteúdocientífico será de alto nível, po-rém terá um caráter bastanteprático. A programação já estásendo montada, a partir das res-postas ao convite enviado aosassociados. Já foram convi-dados e estão confirmados os

nomes dos especialistas es-trangeiros que vão abrilhiantaras discussões científicas. Sãoeles: Dr. Saumil N. Merchant, Dr.Martin Desrosiers, Dra. ValerieJ. Lund e Dr. Lars Nielsen. Oevento vai ocorrer no Centro deConvenções de Brasília, umdos mais modernos dopaís, palco de eventosimportantes na capitalfederal. O local possui 18mil metros quadrados de áreapara exposições, com mais de7 mil lugares. A parte social

Candidatas aoBrasileiro de 2008

Encerraram-se as inscriçõespara a candidatura das cidadespara sediar o 39.º CongressoBrasileiro de Otorrinolaringo-logia e Cirurgia Cérvico-Facial,em 2008. Três capitais brasilei-ras estão concorrendo. Sãoelas: Belo Horizonte, Curitibae Natal. Agora a diretoria daABORL-CCF vai montar umaequipe para vistoriar as cida-des afim de averiguar se todasestão em condições de rece-ber o evento. A escolha dacidade-sede deve ocorrer naAssembléia Geral da ABORL-CCF durante o Congresso Bra-sileiro de Salvador.

C L A S S I F I C A D O S

VENDE-SEIMPEDANCIÔMETRO

DICTON - ZA42TRATAR FONES:

(11) 5051.0626(11) 5052.6224

Centro de Convençõesde Brasília

também pretende ser ines-quecível, com uma grandefesta na beira de um lago.

Ivo Kuhl deixa saudadesFaleceu no dia 30 de agosto,

aos 87 anos, o Professor IvoAdolfo Kuhl, umas das figurasmais importantes da Otorrino-laringologia brasileira. Formadoem 1945, fez pós-graduação emIllinois, nos Estados Unidos. De-fendeu sua Docência livre em1957 e Cátedra no ano seguinte.Ivo foi um dos pioneiros na cirurgiada fenestração, trazendo para oBrasil esta técnica cirúrgica nosprimórdios da nossa Otologia. Foi

diretor da Faculdade de Medicinada Universidade Federal do RioGrande do Sul entre 1981 e 1984.Era acadêmico emérito da Aca-demia Sul Riograndense de Me-dicina. Posteriormente, mudouseu enfoque científico, sendoigualmente pioneiro na microci-rurgia do laringe. Seu bom humore entusiasmo era peculiar eficará guardado na memória daspessoas que tiveram o privilégiode conviver com ele.