onde? · nos países africanos, hiv/sida, malária e tuberculose são três dos principais...

2
Contactos Infecon Control Awareness Through Educaon Gestora de Projeto: Sónia Ferreira Instituto de Educação e Cidadania (IEC) PORTUGAL E-mail: [email protected] Web: www.icatept.org Onde? O projeto ICATE é desenhado para ser implementado em países em desenvolvimento e/ou comunidades rurais. Nos países Africanos, HIV/SIDA, Malária e Tuberculose são três dos principais problemas de Saúde que necessitam de um alerta con- nuo através de um programa educacional intenso. Também no Brasil, em comunidades rurais, o alerta para HIV/SIDA, Malária, Tuberculose, Dengue e resistência a anbiócos é uma ne- cessidade urgente. Infecon Control Awareness Through Educaon

Upload: others

Post on 14-Feb-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Onde? · Nos países Africanos, HIV/SIDA, Malária e Tuberculose são três dos principais problemas de Saúde que necessitam de um alerta contí-nuo através de um programa educacional

Contactos

Infection Control Awareness Through Education

Gestora de Projeto: Sónia Ferreira

Instituto de Educação e Cidadania (IEC)

PORTUGAL

E-mail: [email protected]

Web: www.icatept.org

Onde?

O projeto ICATE é desenhado para ser implementado em países em desenvolvimento e/ou comunidades rurais.

Nos países Africanos, HIV/SIDA, Malária e Tuberculose são três dos principais problemas de Saúde que necessitam de um alerta contí-nuo através de um programa educacional intenso.

Também no Brasil, em comunidades rurais, o alerta para HIV/SIDA, Malária, Tuberculose, Dengue e resistência a antibióticos é uma ne-cessidade urgente.

Infection Control Awareness Through Education

Page 2: Onde? · Nos países Africanos, HIV/SIDA, Malária e Tuberculose são três dos principais problemas de Saúde que necessitam de um alerta contí-nuo através de um programa educacional

O quê? O ICATE é um programa educaci-onal dirigido a crianças, jovens, professores e profissionais de sa-úde, e que assenta em: a) três dos oito objetivos do Milénio: (i) conseguir educação básica para todos, (ii) combater HIV/SIDA, Malária, Tuberculose e outras doenças infeciosas, e (iii) criar plataformas de colaboração para o desenvolvimento; e (b) dois dos dezassete objetivos para a sus-tentabilidade e desenvolvimento: (i) assegurar uma vida saudável e bem-estar para todas as idades, e (ii) assegurar uma qualidade de educação inclusiva e equitativa, e promover a aprendizagem ao lon-go da vida para todos.

Como? O ICATE tirará partido da forma-ção de comunidades de aprendi-zem colaborativa (CAC) para faci-litar a transferência de conheci-mento e experiência educacional das universidades para as escolas, hospitais e comunidade em geral, dando à população um conjunto de ferramentas que lhes permiti-rá lidar e/ou participar no contro-lo de infeção mais pró-ativamente.

Porquê? A Educação deve ser entendida e usada, quer como ferramenta bási-ca para a transformação social, quer como recurso para alcançar igualdade social, cultural e econó-mica. Assim, o projeto ICATE é um programa educacional dirigido a zonas rurais e comunidades desfa-vorecidas, que servirá de interface para a partilha de conhecimento entre universidades, hospitais, es-colas e as comunidades locais, cri-ando, desta forma, comunidades de aprendizem colaborativa (CAC).

Diferenças nos cuidados de Saúde e, consequentemente, nas medidas de controlo de infeção entre regi-ões geográficas de status socioeco-nómicos diferentes têm sido vasta-mente reportadas. Assim, a literacia em Saúde, definida como a capaci-dade que os indivíduos têm para obter, processar e compreender informação básica em Saúde, e logo necessária para tomar decisões apropriadas, é uma peça funda-mental no processo de controlo de infeção.

Quem? A equipa que compõe o projeto ICATE é uma equipa multidisciplinar que reúne médicos, farmacêuticos, biólogos, microbiologistas, psicólo-gos, antropólogos e arquitetos.

Richard Marques, Doutorando Coordenador Instituto de Educação e Cidadania

Equipa

Sónia Ferreira, Doutorada Gestora do Projeto/Coordenadora Instituto de Educação e Cidadania

Timmothy Walsh, Doutorado Conselheiro Universidade de Cardiff, País de Gales

Ramo Tuberculose

Nuno Empadinhas, Doutorado Coordenador Universidade de Coimbra, Portugal

Ramo HIV

António Meliço-Silvestre, Médico/Doutorado Conselheiro Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra Portugal

Rui Soares, Médico/Doutorado Coordenador Universidade de Coimbra, Portugal

Ramo Deteção Remota

Patrícia Lourenço, Doutoranda Coordenadora Universidade de Almeria, Espanha

Artur Gil, Doutorado Conselheiro Universidade dos Acores, Portugal

Ramo Psicologia

Fátima Almeida, Doutoranda Coordenadora Universidade do Porto, Portugal

Ramo Arquitetura

Kyra Romero Coordenadora Universidade de Leiden, Holanda

Ana Carvalho, Doutorada Coordenadora Instituto de Educação e Cidadania

Ramo Resistência a Antibióticos

Duarte Nuno Vieira, Médico/Doutorado Presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal Diretor da Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra, Portugal

Conselheiros Gerais

Wayne Petherick, Doutorado Conselheiro Universidade de Bond, Austrália

Susana Alarico, Doutorada Coordenadora Universidade de Coimbra, Portugal

Inês Cravo Roxo, Mestre Coordenadora Instituto de Educação e Cidadania

Ana Rita Chico Conselheira Iniciativa Clinton Health Access Fundação Clinton Moçambique

Ramo Malária

Álvaro Fernandez-Baldor Conselheiro Universidade Politécnica de Valência, Espanha

Susana Carvalho, Doutorada Conselheira Universidade de Oxford, Inglaterra

Ramo Antropologia/ História da Ciência

Ramo Logística