ol á p e s s o a l ! e s p e r o que e s te j a m be m

3
ATIVIDADE PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR / APC 05 Disciplina: SOCIOLOGIA Turmas: 2° ANO C, E, F Professora: Mayrlen Aluno (a): ____________________________________________________________ Turma: _______ Devolução da atividade: A atividade deve ser entregue no classroom ou na escola, caso o/a estudante não tenha acesso à internet. Horário de atendimento a dúvidas: TERÇA-FEIRA das 7h00 às 11h25min. Meio de comunicação para atendimento remoto ao aluno: Classroom, e-mail e whatsapp 998642702 Período para realização: de 24/05/2021 a 11/06/2021 Prazo de entrega: 11/06/2021 Valor da atividade: De 0 a 4,0 pontos Olá Pessoal! Espero que estejam bem! Até aqui estudamos um pouco sobre a Antropologia, uma das áreas das Ciências Sociais. Nesta APC vamos ver sobre a Sociologia, os momentos históricos, autores e temas mais importantes na formação dessa disciplina no Brasil. Como informado neste bimestre vamos trabalhar com o tema contemporâneo Cultura Digital junto com o conteúdo, então caprichem na resolução e entrega da atividade. Se precisarem de ajuda entrem em contato com a Profa. Bons estudos!! ATIVIDADES O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA NO BRASIL A Sociologia teve início no Brasil a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os pesquisadores buscavam uma compreensão a partir da formação das sociedades locais pesquisando vários temas para essa compreensão. Assim, os pesquisadores retornaram para pesquisa referente à escravatura e a abolição, pesquisas sobre índios e negros e a emigração dessas populações. Compreender esses assuntos tornou-se fundamental, pois buscava entender a formação dessa sociedade, formação da cidadania, da consciência e das relações de trabalho. Os assuntos abordados nos anos seguintes voltaram-se para as pesquisas com as classes trabalhadoras e tudo que emergia em volta dela, como: empregados e empregadores, salários, jornada de trabalho, entre outros. Somente depois dos anos 60 podemos observar uma preocupação maior com o processo de industrialização que se desenvolvia e o fortalecimento de discussões sociológicas abordando as novas dificuldades que surgiam com esse processo industrial. Desde o processo de industrialização podemos perceber a fragilidade da Sociologia após ser banida devido ao golpe militar e ser estudada como uma disciplina facultativa sendo presente em poucas instituições, somente em 2009 que passou a ser uma disciplina obrigatória. Partindo desde a colonização, até chegarmos à década de 1930, com a formação dos primeiros sociólogos, sendo eles Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Roberto da Mata, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, entre outros. Que desenvolveram interpretações para a realidade brasileira, foi um momento de transformações históricas em todo o mundo: a segunda guerra mundial deixou marcas na sociologia em geral e também no pensamento que vinha se desenvolvendo no Brasil, sendo um desses a não aceitação da sociologia como disciplina acadêmica.

Upload: others

Post on 26-Dec-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ATIVIDADE PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR / APC 05

Disciplina: SOCIOLOGIA Turmas: 2° ANO C, E, F Professora: MayrlenAluno (a): ____________________________________________________________ Turma: _______Devolução da atividade: A atividade deve ser entregue no classroom ou na escola, caso o/a estudantenão tenha acesso à internet.Horário de atendimento a dúvidas: TERÇA-FEIRA das 7h00 às 11h25min.Meio de comunicação para atendimento remoto ao aluno: Classroom, e-mail e whatsapp 998642702Período para realização: de 24/05/2021 a 11/06/2021Prazo de entrega: 11/06/2021Valor da atividade: De 0 a 4,0 pontos

Olá Pessoal! Espero que estejam bem! Até aqui estudamos um pouco sobre a Antropologia, uma

das áreas das Ciências Sociais. Nesta APC vamos ver sobre a Sociologia, os momentos históricos,

autores e temas mais importantes na formação dessa disciplina no Brasil. Como informado neste

bimestre vamos trabalhar com o tema contemporâneo Cultura Digital junto com o conteúdo, então

caprichem na resolução e entrega da atividade. Se precisarem de ajuda entrem em contato com a

Profa. Bons estudos!!

ATIVIDADES

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA NO BRASIL

A Sociologia teve início no Brasil a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os pesquisadoresbuscavam uma compreensão a partir da formação das sociedades locais pesquisando vários temas paraessa compreensão. Assim, os pesquisadores retornaram para pesquisa referente à escravatura e a abolição,pesquisas sobre índios e negros e a emigração dessas populações. Compreender esses assuntos tornou-sefundamental, pois buscava entender a formação dessa sociedade, formação da cidadania, da consciência edas relações de trabalho.

Os assuntos abordados nos anos seguintes voltaram-se para as pesquisas com as classestrabalhadoras e tudo que emergia em volta dela, como: empregados e empregadores, salários, jornada detrabalho, entre outros. Somente depois dos anos 60 podemos observar uma preocupação maior com oprocesso de industrialização que se desenvolvia e o fortalecimento de discussões sociológicas abordandoas novas dificuldades que surgiam com esse processo industrial.

Desde o processo de industrialização podemos perceber a fragilidade da Sociologia após serbanida devido ao golpe militar e ser estudada como uma disciplina facultativa sendo presente em poucasinstituições, somente em 2009 que passou a ser uma disciplina obrigatória.

Partindo desde a colonização, até chegarmos à década de 1930, com a formação dos primeirossociólogos, sendo eles Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Roberto da Mata, Darcy Ribeiro,Florestan Fernandes, entre outros. Que desenvolveram interpretações para a realidade brasileira, foi ummomento de transformações históricas em todo o mundo: a segunda guerra mundial deixou marcas nasociologia em geral e também no pensamento que vinha se desenvolvendo no Brasil, sendo um desses anão aceitação da sociologia como disciplina acadêmica.

Como forma de desenvolver uma consciência crítica da nossa realidade e pensar na naçãobrasileira, o pensamento sociológico adquiriu importância cada vez maior, e foram elaboradas diversasanálises sobre as tradições, as desigualdades sociais, a escravatura, a abolição e etnias. As décadas de1940 e 1950 foram marcadas, pois muitos intelectuais de maior importância para a Sociologia brasileirativeram suas maiores obras produzidas nesta época. Os principais expoentes destas décadas foram DarcyRibeiro e Florestan Fernandes. Darcy Ribeiro dedicou especial atenção à questão indígena no Brasil,Florestan Fernandes desenvolveu trabalhos sobre a questão dos negros do país e criou uma correntesociológica específica do nosso país. Com temas de pesquisas voltados para as minorias, principalmenteétnicas, o Brasil foi trazido para os centros dos estudos sociológicos com os estudos sobre os indígenas esobre os negros. Foi o período de formação de um pensamento especificamente nacional, voltadoprincipalmente para desigualdades sociais de diversas naturezas. A questão dos negros e dos índios foiencarada pela primeira vez como objeto da Sociologia. É importante compreendermos que, nas décadasde 40 e 50 a sociologia foi responsável pela elaboração de teorias que denunciavam as desigualdadessociais, as relações de domínio e opressão, e a exploração existentes entre regiões, classes e países, alémdo desenvolvimento de um pensamento crítico e denunciador de conflitos sociais.

Foi em meio às transformações dos anos 1930 que o ensino da sociologia foi institucionalizado noBrasil. Intelectuais de diversas partes do mundo foram convidados a formar o primeiro curso naUniversidade de São Paulo, onde estudaram pensadores da sociologia brasileira, como FlorestanFernandes, ele foi integrante do primeiro grupo de sociólogos formado pela USP, e é um dos principaispensadores do nosso país. A geração formada entre os anos 40 e 50, pela Universidade de São Paulo, foia responsável pela sistematização do pensamento social no Brasil, desenvolvendo para a nossa Sociologiauma metodologia específica e voltando para nós mesmos os olhares científicos, tratando de temasnacionais. O principal nome a figurar entre essa geração foi Fernandes, analisando assuntos como aquestão do negro e questões sociais.

Segundo o sociólogo, a sociedade podia ser estudada pelos padrões ou estruturas, isto é, osfundamentos da organização social, e pelos dilemas (conjunturas históricas), que eram as contradiçõesgeradas pela dinâmica interna da estrutura. Com reflexões que questionam a realidade social e opensamento, este autor é considerado o fundador da Sociologia crítica no Brasil.

Os estudos do Brasil feitos por Fernandes mostram uma formação de luta e uma maneira de sedesenvolver da sociedade brasileira, sociedade formada por povos indígenas, negros, etc. As pesquisas deFlorestan encontram-se na forma de interpretar as possibilidades e condições sociais, a revolução social éuma das temáticas mais utilizadas por este autor.

Seu ponto de vista em todas as suas obras eram voltados para os excluídos, no seu livro “aintegração do negro na sociedade de classes” o autor nos mostra as relações de raça no Brasil e observaque a “democracia racial”, na verdade, serviu para difundir a ideia de que não existem distinções sociaisentre negros e brancos e afirmar uma suposta convivência pacíficia e harmônica entre brancos enão-brancos. Essas ideias levariam a supor que as oportunidades econômicas, sociais e políticas estariamabertas a todos os brasileiros de forma igualitária. Segundo este autor, essa ideologia propaga até hoje noBrasil o racismo, preconceitos e discriminações.

Para Florestan Fernandes, de um lado o mito da democracia racial acabou por consolidar, porexemplo, a crença de que a situação do negro não se deve a sua própria incapacidade de superardificuldades sociais, tais como o desemprego e a pobreza. Por outro lado, o mito desresponsabiliza obranco e o isenta (sobretudo os brancos da classe dominante) dos efeitos da abolição e da degradação dasituação da comunidade negra no Brasil. Fernandes sugere, entretanto, que o mito da democracia racialpode ser usado como ponto de partida para a melhoria da condição do negro na sociedade de classes,desde que o pressuposto democrático seja realmente alcançado.

Nos últimos anos, entretanto, essa questão vem sendo trabalhada por outro ângulo. O mito dademocracia racial não seria simplesmente um mecanismo de acobertamento das desigualdades ediscriminações, mas também reproduziria a ideologia da identidade nacional que impede a construção daigualdade entre os brasileiros.

Agora observe o infográfico abaixo e responda:

Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em:https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2020/11/infografico-violncia-desigualdade-racial-2020-v6.pdf

1 - Analise o infográfico e relacione com o que vimos no texto acima, é possível falar em democraciaracial em nosso país ou essa ideia é realmente um mito?

● Elabore uma apresentação (imagem editada, vídeo ou slide), um mapa mental ou uminformativo, com uma ou mais fontes de pesquisa.

>> Algumas sugestões para fazer a atividade:

Infográfico: https://www.canva.com/pt_br/criar/infografico/

Slide: https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/

Mapa mental: https://creately.com/pt/lp/software-para-criar-mapa-mental/

Informativo: https://infograph.venngage.com/templates/infographics/informational

Em todos esses sites vcs conseguem entrar com o email @edutec ou com o seu particular.

Se precisarem de ajuda me mandem, vamos conversando ;)