ojornal 02/10/2010

16
Maceió, sábado, 2 de outubro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected] Página 2 [email protected] Siena com série especial SPORTING Uma Scooter com apetrechos de moto grande vem para sacudir o mercado com muita tecnologia

Upload: eduardo-vasconcelos

Post on 28-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

OJORNAL 02/10/2010

TRANSCRIPT

Page 1: OJORNAL 02/10/2010

Maceió, sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Página 2

igo

r932

7903

9@h

otm

ail.

com

Siena com série especial SPORTING

Uma Scooter comapetrechos de moto grande

vem para sacudir o mercadocom muita tecnologia

Page 2: OJORNAL 02/10/2010

Novidade

Linda, a série especial doFiat Siena chega ao mercadobrasileiro para emocionar con-sumidores. Sucesso de vendasda Fiat Automóveis, o Sienaacaba de ganhar uma nova ver-são, a EL 1.4 Flex, e mais a sérieespecial Sporting 1.6 16V, quetraz acabamento esportivo e aopção de câmbio mecânico eDualogic®. Com essas novida-des, a Fiat aumenta a gama doSiena, oferecendo ainda maisopções de escolha ao consumi-dor.

Com visual esportivo, asérie especial Sportingdo Siena apresenta fa-róis biparábola commáscara negra, mi-nissaias laterais espoiler dianteirona cor do veícu-lo, rodas de ligasleve exclusivasR15, capa dos re-trovisores exter-nos, grades dian-teiras e acaba-mento dos faróisde neblina, todos nacor Dark Shadow, aerofóliona tampa traseira na cor dacarroceria, mais faixas e pro-tetores de soleira com a logo-

marca Sporting. Esta série especial chega ao

mercado muito bem equipada.De série ela traz itens como ar-condicionado, direção hidráu-lica, vidros elétricos dianteiroscom one touch e antiesmaga-mento, trava elétrica, volantecom regulagem de altura, com-putador de bordo, follow mehome e Fiat Code, entre outros.

22

JORNALO LO JORNA

Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Fiat Siena ganha série especiale nova versão EL 1.4 Flex

Page 3: OJORNAL 02/10/2010

33

JORNALO LO JORNA

Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

FFTTPPII

ENDEREÇORodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600,Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (82) 4009-1919

CLASSIFICADOS(82) 4009-1970

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS [email protected] / [email protected]

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoPetronio [email protected]

Editor-GeralDeraldo [email protected]

Editores Igor [email protected]@ojornal-al.com.brGabriel [email protected]

Diretora ComercialEliane [email protected]

Colaboradora editorialJakeline Siqueira

Na lista de opcionais o clienteencontra entre os itens dispo-níveis sensores de chuva, cre-puscular e estacionamento, radioConnect CD MP3/WMA integra-do ao painel com RDS, viva-vozBluetooth® e entradas USB /Ipod, além do nosso conhecidoHSD (High Safety Drive) com-posto por airbag duplo + freioscom ABS, que traz um preço bemacessível.

O interior também ficou bemesportivo. Ele traz volante emcouro e cobertura do freio de mãocom costura prata, bancos comtecidos exclusivos, painel de in-strumentos com acabamento es-portivo, mais tapetes em carpetecom inscrição Sporting. Esta sérieespecial equipada com câmbiomecânico possui ainda cobertu-ra esportiva nos pedais e ala-vanca do câmbio com costuraprata.

Novidade

Page 4: OJORNAL 02/10/2010

44

JORNALO LO JORNA

Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

No desenvolvimento da série especialSporting, a engenharia da Fiat buscou o melhoracerto para se obter uma performance bem es-portiva, com ajustes no motor e câmbio, que re-cebeu uma configuração exclusiva através daredução da relação do diferencial (câmbiomecânico), e também na suspensão (amorte-cedores e molas), que teve com calibração ex-clusiva (a suspensão foi rebaixada em 5 mm emrelação a versão Essence do Siena).

O Siena Sporting tem sob seu capô o novomotor E.TorQ 1.6 16V Flex de 115 cv (gasolina)e 117 cv (etanol) a 5.500 rpm, com torque máx-imo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm (gasolina) e 16,8kgfm a 4.500 rpm (etanol).

Versão Siena EL

1.4 FlexCom design atraente e exclu-

sivo, a versão EL do Siena acabade ganhar mais uma motorização,a 1.4 Flex com potência de 85 cva 5.750 rpm (gasolina) e 86 cv a5.760 (etanol). Com ela, o FiatSiena passa a ter duas versões EL:1.0 Flex e a nova 1.4 Flex.

Muito bem equipada, estanova versão EL, além do motor1.4 e das rodas aro 14, ela traz desérie os mesmo equipamentos daEL 1.0: direção hidráulica, co-mando interno da abertura doporta malas e da tampa do com-bustível, My Car Fiat, Follow MeHome, computador de bordo,conta-giros, indicador da próxi-ma revisão e alerta de velocidade,três apoios de cabeça no bancotraseiro, brake light, espelho decortesia para-sol lado motorista e passageiro,vidro traseiro térmico temporizado, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e porta-revistasno encosto dos bancos dianteiros, entre outrositens.

O consumidor tem a opção de equipar oSiena EL 1.4 com opcionais como: HSD - HighSafety Drive (air bag duplo + sistema de freiosABS); vidros elétricos dianteiros e traseiros,travas elétricas nas portas, retrovisores externoscom regulagem elétrica, sensor de estaciona-mento, rádio CD player MP3/WMA e rádioConnect CD player MP3 / WMA com viva vozBluetooth integrado + entrada USB e conexãopara iPod. Tudo para agradar aos consumi-dores mais exigentes.

Novidade

MUITO BEM EQUIPADA,ESTA NOVA VERSÃO

EL, ALÉM DO MOTOR1.4 E DAS RODAS ARO14, ELA TRAZ DE SÉRIE

OS MESMO EQUIPA-MENTOS DA EL 1.0

Page 5: OJORNAL 02/10/2010

55

JORNALO LO JORNA

Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 6: OJORNAL 02/10/2010

66

JORNALO LO JORNA

Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

José Olímpio assume a presidênciada Volvo Trucks & Buses Argentina

A Volvo Trucks & Buses Ar-gentina será presidida por JoséOlímpio Dal Magro Franscisco,em substituição a CarlosPacheco, que recentementevoltou ao Brasil para ocupar agerência de pós-venda de pro-dutos e serviços da marca. Onovo presidente assume aposição dia 1º de outubro, apóster passado três anos como di-retor-executivo da concessionáriaDipesul, responsável pela com-ercialização de caminhões e chas-

sis de ônibus e por todo o pós-venda da Volvo no Rio Grandedo Sul.

José Olímpio ficará baseadoem Buenos Aires. Em sua novafunção, se reportará a RogerAlm, presidente da Volvo doBrasil. Graduado em EngenhariaMecânica pela UFPR (Uni-versidade Federal do Paraná),atua no segmento de veículoscomerciais desde 1992, e trabalhano Grupo Volvo desde 1999. Écasado e tem uma filha.

Jutta Dierks assume vice-presidência de Vendas e Marketing

da Volkswagen do Brasil

BMW Motorrad Brasil celebra a milésimamotocicleta produzida em Manaus

Jutta Dierks assumirá, em 1° de outubro, a vice-presidência de Vendas e Marketing da Volkswagendo Brasil, em substituição a Frank Brustmann. JuttaDierks possui uma larga experiência internacionalem vendas. Entre outras funções, atuou na FAW-Volkswagen na China como Vice General ManagerSales and Marketing.

Foi responsável ainda pelas vendas da marca na

região norte do mercado alemão. Em 2005, foi es-colhida para ser a Managing Director do GrupoVolkswagen na Austrália, onde permaneceu até julhodo ano passado, quando assumiu seu atual posto.

Desde julho de 2009, Jutta Dierks é reponsávelpelas vendas da marca Volkswagen na América doNorte e do Sul, atuando na matriz do Grupo, emWolfsburg.

A BMW Motorrad Brasil, divisão deMotos do BMW Group no país, já podecomemorar os excelentes resultados devendas do ano em pleno mês de setem-bro. Parte deste sucesso deve-se espe-

cialmente à montagem do modelo G 650GS em regime de CKD em Manaus, oqual acaba de produzir a unidade denúmero 1.000 do modelo mencionado.A primeira motocicleta montada fora da

Europa é um produto com todas as garan-tias de qualidade premium, inerentes aosprodutos BMW e com preço adequado àrealidade nacional. Como conseqüênciada enorme aceitação do produto no mer-

cado brasileiro, a BMW Motorrad su-perou, pela primeira vez na história damarca no país, a barreira das 2.000unidades vendidas durante o ano, in-cluindo o mês de agosto.

Mercado

Page 7: OJORNAL 02/10/2010

A Renault lançou na Europa uma versão especial do Twingoespecialmente destinada ao público feminino. O compactoganhou o nome da grife de roupas femininas Miss Sixty,parceira em seu desenvolvimento. Todas as diferen-ças em relação ao Twingo visto nas ruas são estéti-cas. Por fora, duas cores especiais - rosa e preto - e ade-sivos caracterizam o Miss Sixty. No interior, algunsdetalhes como o aro do conta-giros e do velocíme-tro pintados de rosa dão um toque feminino ao mo-delo.

Para quem achava que a FordF-250 não poderia ficar mais in-vocada se enganou. A montadoranorte-americana prepara para oBrasil a versão Super Duty Lariat da pick-up. A configuração vem equipada com motor V8 6.7diesel com turbo capaz de gerar 395 cv de potência e com uma transmissão automática de seismarchas. Com toda essa força, a F-250 Super Duty Lariat consegue rebocar mais de 3.700 kg.O modelo será uma das atrações da Ford no Salão de São Paulo, em outubro, ao lado doMustang Shelby GT500.

por Augusto Paladino

Giganteno Salão

Híbrido em Curitiba

Renault de saias

Cai o pano

AOpel divulgou mais imagens do conceito GTC Paris,que será apresentado oficialmente no Salão de Paris, emoutubro. O protótipo dará origem à versão esportiva doAstra europeu e terá como rival o Volkswagen Sciroccona Europa. O desenho do carro é agressivo, com traseiracurta e aspecto de cupê, enquanto o interior lembra ageração atual do Astra.

Lance novo

A Mitsubishi anunciou que seu sedã Lancer a partirde agora poderá ser equipado com o novo motor 1.8 DiDMIVEC a diesel na Europa. O destaque deste propulsoré o comando variável da abertura das válvulas da ad-missão. O propulsor, que já é utilizado no crossover ASX,entrega 150 cv de potência máxima. Com este, o mode-lo cumpre o zero a 100 km/h em 9,9 segundos e chega a207 km/h de velocidade máxima. O sedã Lancer deveser produzido no Brasil em 2012 com motor flex na plan-ta da Mitsubishi de Catalão, Goiás.

À francesa

A Peugeot anunciou o terceiro recall do 207 no anode 2010 no Brasil. A chamada engloba carros fabricadosnos anos de 2009 e 2010. O problema dessa vez é com osparafusos da fechadura do capô. Um eventual defeitopode levar a peça a se soltar e causar um possível acidente.Os outros recalls do 207 neste ano foram por causa deproblemas na tubulação de alimentação de combustíveldo sistema de partida a frio e no alinhamento do sistemade direção.

Globalização motorizada

A holandesa Spyker, proprietária da Saab, anunciouque está em negociação com a BMW para utilizar a tec-nologia alemã nos automóveis da marca sueca. As con-versações foram confirmadas pelas duas partes. Especula-se que o futuro subcompacto 9-2 use motores e trans-missão da BMW para rivalizar até mesmo com o Mini -marca britânica controlada pela BMW.

Chamada antiga

A Honda anunciou um recall do Accord ano/mode-lo 2003. O problema é com o interruptor da ignição. Existea possibilidade de um erro na fabricação que possibilitatirar a chave da ignição sem que a transmissão esteja naposição "P". Com isso, o carro poderá mover-se caso o freiode estacionamento não esteja acionado.

Colecionáveis

As miniaturas de carros e motos são - em muitos casos- a única oportunidade dos entusiastas por automóveisconseguirem botar um dos modelos de sonhos dentro decasa. A Castrol iniciou uma promoção com os modelosem escala dos supercarros Audi R8, Lamborghini GallardoLP 560-4, Porsche Boxster e Mini Cooper. Basta comprarquatro litros do lubrificante GTX Ecoflex, mais R$ 18,90para levar uma miniatura para casa.

A Volvo iniciou em Curitiba, Paraná, os testesdo primeiro ônibus híbrido da marca na AméricaLatina. O modelo é equipado com um propulsorelétrico que trabalha em conjunto com outro a diesel.As baterias servem para movimentar o ônibus até20 km/h. A partir daí o propulsor diesel entra emação. De acordo com a Volvo, o sistema economizacerca de 35% de combustível. Os testes na capitalparanaense vão durar três semanas.

Carro de papelão

77

JORNALO LO JORNA

Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Para mostrar sua preocupação com o meio ambiente, aSmart resolveu lançar um inusitado conceito do ForTwo. Nocompacto, várias pequenas caixas de papelão estão espalha-das pela carroceria, transmitindo a ideia de um Smart re-ciclável. A justificativa da marca foi que, mesmo com umvisual estranho, o carro consegue passar uma boa impressão.O protótipo será exibido no Salão de Paris, em outubro.

Page 8: OJORNAL 02/10/2010

Sábado, 2 de outubro de 2010 || ww88

Citycom 300i - parceria da DAFRA Dafra está lançando no Brasil, a Max scooter

Citycom 300i, a partir de uma parceria estratégica coma SYM, empresa que pertence ao Sanyang Group e temquase 50 anos de história. As vendas do novo produ-to já começaram no mês de setembro em toda a redede concessionárias Dafra. E, já está disponível nas coresBranca, Azul e Preto Grafite. O preço é bastante aces-sível para a quantidade de vantagens que oferece e fa-cilitado por meio de financiamento ou pelo ConsórcioNacional Dafra.

O Modelo conta com sistema de injeção eletrônica,transmissão automática CVT (Continuous VariousTransmission), rodas aro 16" de liga leve e freios a discona dianteira e na traseira. Com este lançamento, a Dafraalcança um novo patamar no segmento de duas rodasnacional, ampliando a oferta de motorização em sualinha de produtos. Sucesso em mercados globais, espe-cialmente entre consumidores de países como Espanha,França, Itália e Estados Unidos, o modelo é reconheci-do internacionalmente pelo conforto e ótimo desempe-nho. Equipado com motor OHC (Over Head Camshaft)de 263,7 cm3, quatro tempos, monocilíndrico e sistemade injeção eletrônica, o scooter DAFRA/SYM registrapotência máxima de 23 cv a 7.500 rpm e torque de 23,5

N.m a 5.500 rpm. Para Haroldo Barroso, diretor comercial da DAFRA

Motos, o lançamento do Citycom dar continuidade aopropósito da marca, de trazer novidades ao mercadobrasileiro, de forma a contribuir ainda mais para o de-senvolvimento do setor no País. "A chegada do mode-lo scooter representa uma nova etapa na história daDAFRA, já que ampliamos não só nosso portifólio deprodutos, mas incrementamos as opções de motoriza-ção para até 300 cilindradas", observa.

De acordo com Jim Hong, diretor da divisão demarketing da companhia, o acordo firmado com a fa-bricante brasileira evidencia a confiança no modelo denegócios da Dafra e no potencial de crescimento damarca que, apesar de jovem, tem demonstrado na prá-tica seu empenho por melhoria contínua, diferenciaçãoe inovação em duas rodas. "Conhecemos o mercadode motocicletas do Brasil e encontramos na Dafra oparceiro ideal visando o longo prazo, porque para nósficou evidente o interesse da empresa do Grupo Itavemaem construir uma marca forte, competitiva e que tenhao compromisso de oferecer ao consumidor produtos queatendam as suas necessidades", esclarece.

Segundo Creso Franco, presidente da DAFRA, as

parcerias com companhias globais como SYM, HaoTVS Motor Company e BMW Motorrad aliadas aovestimento da empresa no desenvolvimento de uárea de Engenharia atuante, foi a estratégia adotpela empresa para ter acesso a um alto nível tecnogico e aprofundado conhecimento do segmento de drodas, concorrendo assim com marcas tradicionaisPaís e alcançando um patamar de competitividade rmente forte. "Desde a criação da marca, em 2008, balhamos com foco no longo prazo, visando um ccimento sólido. As parcerias e o desenvolvimentonossa engenharia são fatores primordiais para conctizar este objetivo", reforça.

Visual moderno e design robusto são duas marregistradas do Citycom. Equipado com escudo frono modelo possui uma frente de linhas fortes, integrdo de forma harmônica retrovisores, faróis e um copartimento que acomoda um acendedor, que podeutilizado para carregar aparelhos eletrônicos comolulares. Com marcadores digitais de combustívepainel da motocicleta é completo; hodômetro total e pcial e relógio, e oferece uma ótima leitura dos instmentos e uma excelente iluminação em LED. Já os pcas contam com um discreto sonorizador que contri

Lançamento

Page 9: OJORNAL 02/10/2010

oorrnnaallwweebb..ccoomm | e-mail: [email protected] 99

JORNALO LO JORNA

RA com a SYM é modelo de sucessopara que não sejam esquecidos quando ligados pelo pi-loto.

Na garantia do conforto, o assento bipartido é outrodiferencial, tanto para o piloto quanto para o garupa,enquanto as alças semi automáticas para apoio e des-canso de pé resultam em praticidade, assim como oamplo compartimento para objetos logo abaixo do bancoé sinônimo de comodidade para o condutor. No quesi-to praticidade destaque para os acessos às válvulas dospneus, voltadas para as laterais das rodas, à tampa dotanque de combustível, disposta sob as pernas do con-dutor, e às pedaleiras do garupa, que podem ser acio-nadas com os pés. Esses itens representam soluçõessimples, porém importantes para o motociclista.

Em prol do meio ambiente, o modelo traz um sis-tema de catalisadores e eficiente sistema de alimen-tação que possibilitam facilmente o atendimento às exi-gências ambientais para a emissão de gases, confor-me norma PROMOT 3 (Controle de Poluição do Ar porMotocicletas e Veículos Similares - FASE III). Provadisso é que o limite de emissão de CO (Monóxido deCarbono) está 92% abaixo do máximo permitido peloIBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dosRecursos Naturais Renováveis), enquanto a emissão

de NOx está 81% abaixo e o HC está 36% abaixo doexigido pelo órgão ambiental brasileiro. Esses resul-tados foram auditados e aprovados pela CETESB(Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental).

Um dos principais destaques é o motor - potentee com ótimo aproveitamento em suaves acelerações,conta com excelentes respostas no acelerador. O somgrave e abafado emanado pelo escapamento condizcom a aparência do scooter, transmitindo a sensaçãode força e até mesmo de maior cilindrada. Mesmosendo equipado com câmbio automático CVT, oCitycom possui com uma belíssima performance defreio motor.

A transmissão do Citycom possui rápidas saídas egrande linearidade de aceleração. No item suspen-sões, elas são dignas da modernidade do projeto, ma-cias e com curso mais que suficiente para a utilizaçãonos perímetros urbanos, que geralmente contém bu-racos, valetas, lombadas etc, assim como para a utili-zação em rodovias. O perfeito balanceamento das sus-pensões do Citycom é proveniente do conjunto pneuse rodas aro 16".

Outro grande destaque do Citycom é o excelentepoder de frenagem e a potência transmitida pelo ótimo

tato nos manetes. Com isso, o equipamento garante muitasegurança ao condutor. Além disso, as rodas de aro 16"representam um grande ponto a favor da estabilidade eda dirigibilidade, auxiliando o condutor a transpor comfacilidade buracos e irregularidades no piso. Da mesmaforma, os pneus Metzeler contribuem para o melhor de-sempenho do modelo, tanto em curvas, quanto em fre-nagens e na condução em piso molhado.

A estabilidade fica por conta do chassi firme e rí-gido, por isso o scooter é muito estável nas retas ecurvas de baixas e altas velocidades, sem contar comsua ótima agilidade nas mudanças de trajetos. OCitycom tem painel completo e funcional, que ofere-ce uma rápida leitura. Ao centro estão dispostos mar-cadores digitais de combustível, hodômetro total/par-cial e relógio.

No quesito segurança, o modelo contém um siste-ma importantíssimo, em que o condutor não podepartir se o cavalete lateral estiver acionado, visandoassim a segurança do condutor e do garupa.Imprescindível nas estradas brasileiras, este novo mo-delo é sinônimo de sucesso, por ser completo e tertodos os requisitos admirados pelos amantes de mo-tocicletas.

Page 10: OJORNAL 02/10/2010

JORNALO LO JORNA

1100 Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010

A Marcopolo, um dos principais fa-bricantes de carrocerias para ônibus ede soluções para o transporte coletivoem todo o mundo, participa pela pri-meira vez da IAA - Salão Internacionalde Veículos Comerciais 2010, que co-meça amanhã, dia 23 de setembro, emHannover, Alemanha. A empresaexpõe o modelo de ônibus rodoviárioParadiso 1200 Geração 7, produzidona fábrica de Caxias do Sul, no Brasil.

"Aproveitaremos a participação namaior feira internacional do segmen-to para apresentar o nosso último lan-çamento. Os modelos de ônibus rodo-viários da Geração 7 possuem os maisaltos padrões de qualidade e inova-ções tecnológicas. A parceria com aMAN Latin America é muito importan-te e permitiu que apresentássemos umproduto desenvolvido 100% no Brasil",ressalta Ruben Bisi, diretor deEstratégia e Marketing da Marcopolo.

O ônibus Paradiso 1200 exposto naIAA possui chassi Volkswagen 18.320,prioriza o conforto e a segurança dospassageiros e tem desenho arrojado,com destaques para o conjunto óptico,

com lanternas e si-nalizadores de dire-ção com LEDs, epara os dois acessospara o salão de pas-sageiros, um frontale outro no meio doveículo. O modeloconta com 36 poltro-nas executivas maislargas (1.060mm) emaior altura inter-na (1.930mm) queproporciona melhoracomodação doocupante.

Com produçãoprevista de 26.500unidades para2010, a Marcopoloestima crescimen-to de 37% em relação a 2009 e recei-ta líquida de R$ 2,8 bilhões, contraR$ 2,057 bilhões, no ano passado. Aempresa possui unidades no Brasil(Caxias do Sul e Rio de Janeiro),África do Sul, Argentina, China(componentes), Colômbia, Egito,

Índia e México e conta com maisde 14 mil colaboradores.

Principal feira internacionalde referência para mobilidade,transporte e logística ao redor doglobo, a IAA 2010 terá como tema"Veículos comerciais: eficientes,flexíveis, com segurança para o

futuro" e deve receber cerca de300.000 visitantes de 110 países.Além de inúmeras apresentaçõese lançamentos mundiais, serãorealizados cerca de 40 eventos téc-nicos, bem como test drives comveículos leves e pesados em viaspúblicas.

Transporte

Banco Mercedes-Benz oferece condições exclusivas para aquisição do Actros

As taxas oferecidas são de 0% para 12 meses e 0,80% ao mês para 36, 48 ou 60 meses

O Banco Mercedes-Benz preparouum plano especial para o financiamen-to dos novos caminhões Actros, o gi-gante da Mercedes-Benz em tecnolo-gia, segurança e conforto. As taxas ofe-recidas são de 0% para financiamentode 12 meses e 0,80% ao mês, acrescidosos impostos devidos da operação, paraprazos de 36, 48 ou 60 meses. As con-dições exclusivas estão disponíveis emtoda a Rede de Concessionários da

marca até o dia 31 de outubro de 2010. "O novo Actros, cujas as vendas no

Brasil tiveram início em maio desteano, é um caminhão conhecido comoreferência de mercado por sua tecno-logia inovadora. Desta forma, comoBanco oficial da marca no País, prepa-ramos uma taxa diferenciada que pos-sibilita os clientes adquirir esse gran-de lançamento com muito mais facili-dade", explica Angel Martínez, dire-

tor Comercial do Banco Mercedes-Benz.

A modalidade do financiamentoé o CDC (Crédito Direto aoConsumidor). Aentrada mínima exi-gida é de 20% para pessoas físicas.Para pessoa jurídica, é possível finan-ciar 100% do valor do veículo. Asoperações com prazo de 12 mesescontam com um mês de carência.Para os prazos de 36, 48 ou 60 meses,

são oferecidos três meses de carência. Além do financiamento, é possí-

vel adquirir outros serviços da marca,como o Seguro Integrado, Avulso ouPrestamista, válido para coberturaem caso de morte ou invalidez. "Coma marca Mercedes-Benz, o clientepode contar com o pacote completo:produto de alta tecnologia, financia-mento e seguro facilitados", comple-ta Martínez.

Page 11: OJORNAL 02/10/2010

CM

YK

Dois nomes, CITROËN e LACOS-TE, com uma visão em comum: culti-var a audácia, a criatividade e o oti-mismo. Foi desta comunidade de va-lores que nasceu o CONCEPT CI-TROËN LACOSTE. Emblema de umestado de espírito, de um modo de vidae de uma postura requintada, este carrotorna-se uma referência evidente aomundo do lazer e do prazer. Ele privi-legia uma abordagem simplificada doautomóvel para chegar ao indispensá-vel, sem esquecer o requinte, e permi-te abordar a existência com uma leve-za e um frescor irresistíveis.

Decidida e intrinsecamente, o novoconceito se posiciona no cruzamentodo mundo automobilístico com o damoda e do esporte. A bordo, a tecno-logia se insere num registro lúdico quedestaca um aparente paradoxo entreperfeito controle conceitual e leveza detom. Apoiado no seu porte diferencia-do e na sua alegria de viver, ao mesmotempo tecnológico e inovador, o CON-CEPT CITROËN LACOSTE faz da via-gem uma experiência inédita, umaaventura sensorial sem igual para todosseus passageiros.

Puro, simples e descontraído, porémmantendo-se sofisticado, o CONCEPTCITROËN LACOSTE coloca uma novamarca na definição do veículo de ama-nhã. Um veículo cujo objetivo é acabarcom o ditado do "sempre mais" quereina às vezes no mundo automobilís-tico. Este carro vem alimentar a refle-xão da CITROËN quanto a esta abor-dagem que se concentra sobre o essen-cial para criar modelos inéditos, aomesmo tempo acessíveis e virtuosos,mas mantendo-se ambições em termosde emoções, principalmente graças aum estilo totalmente inovador.

VIVER SENSAÇÕESAMPLIFICADAS

O concept CITROËN LACOSTEpretende romper com alguns precon-ceitos em relação aos carros compactos,mostrando firmemente que outros ca-minhos existem. Chique na sobrieda-de, elegante na descontração, este carroapresenta logo ao primeiro olhar a mor-

fologia de um carro esportivo fora desérie: linha de cintura alta, pára-lamasvolumosos e com textura, balanço mí-nimo, rodas nas quatro extremidadesda carroçaria e aros de rodas com ima-gem de bolas de golfe são seus ador-nos. Depois, seu aspecto muito abertochama a atenção. Ele promete favore-cer claramente as sensações ao dirigir,porém mantendo inventividade e ele-gância.

Graças aos amplos recortes ao níveldas portas dianteiras, na ausência deteto rígido, os passageiros se encon-tram em contato direto com a nature-za. Os deslocamentos a bordo automa-ticamente aguçam as sensações dospassageiros que, em vez de estarempresos dentro de uma bolha proteto-ra que os separa do mundo, evoluempara uma realidade onde as sensa-ções são enaltecidas. E, como se issonão fosse suficiente, o concept car ofe-rece a possibilidade de abaixar com-pletamente o pára-brisa até seu totaldesaparecimento - nesta configura-ção, ele se encaixa exatamente com aslinhas do capô. À sua maneira, o carrodestaca o conceito muito atual de rea-lidade aumentada, dentro do qual apercepção do mundo assume umanova acuidade, como se as sensaçõesfossem exacerbadas.

A elegância do CONCEPT CI-TROËN LACOSTE busca oferecer estaabordagem, mas conservando a leve-

za de tom que se encontra inscrita noíntimo de seus genes. A escolha domodo de propulsão é assim direcio-nada. Não há a necessidade de gran-des cilindradas que possam sugerir aultrapassagem de velocidades proi-bidas em busca de fortes emoções. Oconcept-car opta por um motor a ga-solina de três cilindros com perfor-mances adequadas para mover umveículo de seu gabarito e de seu peso.Flexível, econômica e ecológica, estamotorização, com níveis baixos deruído que fazem parte do ambientelúdico da experiência, atende perfei-tamente à lógica de veículo que pri-vilegia o indispensável dentro da qualse inscreve o concept CITROËN LA-COSTE.

Respeitoso ao seu meio ambientegraças à sua motorização, o veículochama a atenção também pelas suasescolhas de concepção. Este modelo,mesmo equipado com pneus de gran-des dimensões, parece mais "casar"com a natureza do que propriamen-te enfrentá-la. Essa impressão torna-se concreta pelo grafismo sutil sobforma de ondulações suaves das rodasdo concept-car. Essa abordagem fazpensar que o motorista do conceptCITROËN LACOSTE brinca com oselementos para melhor divertir-se comeles. Graças a ele, cada deslocamen-to assume um sentido e reveste o ca-ráter de uma experiência nova. Omundo assim percebido se torna aindamais bonito e mais marcante.

1111

JORNALO LO JORNA

Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Concept Car

CITROËN LACOSTE: REFERÊNCIA EMESPONTANEIDADE, DESCONTRAÇÃO E REQUINTE

Page 12: OJORNAL 02/10/2010

1122

JORNALO LO JORNA

Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Tecnologia

NOVA GERAÇÃO DEALARMES AUTOMOTIVOS:LINHA S-LOCK DA KOSTAL

Depois de dois anos in-vestidos em pesquisa, aKostal apresenta ao merca-do a linha de alarmes auto-motivos S-LOCK. São trêsmodelos K100, K300 e K500desenvolvidos com tecnolo-gia moderna e inovadoracom recursos aplicados nosprincipais veículos no Brasile no mundo.

De fácil instalação, osalarmes possuem a tecnolo-gia K Connect que faz inter-face direta com os móduloseletrônicos originais Kostal- sem necessidade de adap-tações na instalação - (aKostal detém a tecnologia KConnect, ou seja, os produtosfazem interface direta comos módulos eletrônicos ori-ginais Kostal, fornecidospara várias montadoras, porisso não há necessidade deadaptações na sua instala-ção).

São munidos de ultras-som multifuncional auto-ajustável com dual zone, que

acerta a sensi-bilidade auto-maticamente edetecta dispa-ros nas dife-rentes zonasdo habitáculodo veículo.

Além de trazer recursoscomo sinalizador, alerta Adopisca setas, lanternas ligadasou portas abertas, através desinal sonoro. Outro grandediferencial é o consumo deenergia, atendendo as espe-cificações previstas pelasmontadoras, evitando pro-blemas com a bateria.

Os alarmes S-LOCK aindapossuem controle remoto de-senvolvido com design ergo-nômico e capa protetora desilicone com opção de corespara atender a vários públi-cos. Tudo isso, com garantiade fábrica de três anos.

O K100 apesar de ser oalarme mais básico da linhaS-LOCK Kostal, é um produ-to tão completo quanto osalarmes top das principaismarcas e muito superior asversões básicas disponíveisno mercado em função dosseus recursos e tecnologia.Tem como diferencial o con-trole remoto com duas teclase duas saídas auxiliares paraabertura dos vidros e contro-le do som.

O K300 é um produtocompleto com quatro teclas,acrescendo a função abertu-ra de porta-malas, trazendotrês saídas auxiliares em fun-ção da abertura do porta-malas.

O K500 é o top de linhados alarmes S-LOCK e vemcom todos os recursos doK300, agregando a funçãodetector de presença de fácilmanuseio - sistema antifurtoque protege o veículo numasituação de assalto, desdeque utilizado corretamente.

Os alarmes S-LOCKpodem ser encontrados naslojas de acessórios e nas con-cessionárias.

Page 13: OJORNAL 02/10/2010

1133

JORNALO LO JORNA

Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Comunicado

Aos proprietários do Honda Accordano/modelo 2003

BMW INAUGURA SMALL DEALERCONCEPT EM CUIABÁ

A Honda Automóveis doBrasil convoca os proprietá-rios dos veículos HondaAccord ano/modelo 2003chassi final G500126 aG500245 a comparecerem aqualquer ConcessionáriaAutorizada Honda para a ins-peção e reparação gratuita dointerruptor de ignição.

Devido a um desvio noprocesso de produção destecomponente, em algumas uni-dades, o cliente poderá remo-ver a chave de ignição semque a transmissão esteja na

posição P (Parking/Esta-cionamento).

Esta situação poderá levarà movimentação espontâneado veículo caso o freio de es-tacionamento não esteja acio-nado, com risco de colisãocontra obstáculos e pedestres.

Recomendamos o agenda-mento prévio deste serviço.Informações adicionais pode-rão ser obtidas em nossoServiço de Atendimento aoCliente através do telefone0800-017-1213 ou na internetem www.honda.com.br/recall

Montadora abre concessionária a partir do novo conceito desenvolvido no Brasil

Após a inauguração da primeira concessionária do GrupoBMW na Região Centro-Oeste, ocorrida ontem, na cidade deCampo Grande, hoje Cuiabá receberá a segunda conces-sionária na região. A escolhida para representar o grupo nacidade é a Galaxie Motors do grupo Canopus, a qual comemo-ra as excelentes perspectivas antes mesmo da abertura dassuas portas.

A segunda concessionária a ser inaugurada no Centro-Oeste carrega também o novo conceito Small Dealer, umanovidade do BMW Group desenvolvida esp ecialmente parao mercado brasileiro. Trata-se de uma loja que comercializaas três bandeiras de produto do Grupo: BMW, BMWMotorrad e MINI, com a vantagem de reuni-los em ummesmo local.

A Galaxie Motors será inaugurada hoje (23.09), na AvenidaFernando Correa. Fazem parte dos planos do grupo paramuito breve a abertura de concessionárias em outras cidadesda região, entre elas Campo Grande(MS) e Goiânia(GO).

Page 14: OJORNAL 02/10/2010

1144

JORNALO LO JORNA

Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Vritrine

O Juke é o mini crossoverque a Nissan criou com apouco modesta missão de re-volucionar o segmento dosutilitários. Ele é não só umaalternativa às propostas tradi-cionais da classe, como tam-bém direcionado para um pú-blico jovem, particularmenteadepto de um estilo de vidaurbano e irreverente. Só restasaber se o conceito que fun-cionou com o Qashqai e o tor-nou um fenômeno de vendasvai funcionar com o Juke. ANissan acredita que sim, ape-sar de as particularidades dosmodelos não serem exata-mente as mesmas.

Produzido em Sun-derland, no Reino Unido -com exceção da versão AllMode 4x4-i, que sai da fábri-ca de Oppama, no Japão -, omodelo de acesso à linhacrossover da Nissan será ven-dido em todo o mundo. AEuropa vai responder por60% do volume total, mas aNissan estuda fazer o Juke noMéxico, de onde ele seria ex-portado para países comoEstados Unidos e Brasil. Alista de pedidos no continen-te europeu, aliás, já atingiuas 15 mil unidades apenas nasprimeiras quatro semanas deoferta do carro.

Com isso, "a paisa-gem urbana está prestes amudar", como a Nissan afir-ma em seu slogan. E jura tercriado o modelo mais originale ousado do segmento. Si-tuado no meio termo entreum utilitário esportivo e umcrossover, o Juke, mede 4,13metros de comprimento - 20cm a mais do que o Peugeot207 europeu, só que 20 cmmenor do que o Qashqai -, ecausa sensação onde quer que

esteja. Os designers da marcanipônica introduziram umasérie de características quefazem a diferença no estilodo carro: caixas de rodas alar-gadas, linha de cintura eleva-da, pneus colocados nos li-mites da carroceria, pequenaárea envidraçada, para-brisaspronunciado e terceira colu-na com caimento em curva.

Tão irreverente como o ex-terior é a parte interna. Os de-talhes estilísticos mais visto-sos estão no prolongamentodo console central - que podeser vermelho ou cinza - ins-pirado no tanque de combus-tível de uma moto. Chamama atenção também os mostra-dores semelhantes aos utiliza-dos no motociclismo, os pai-néis das portas - cuja formafoi inspirada nas nadadei-ras dos mergulhadores - e opainel com um atraente con-junto de informações e quealterna as cores azul e ver-melha.

Na Europa, o Juke come-ça em 17 mil euros - equi-valente a R$ 37 mil - na ver-são com motor 1.6 de 117 cv,16 kgfm e câmbio manualde cinco marchas com opçãode CVT. A versão interme-diária usa um propulsor 1.6turbo, com injeção direta,190 cv e 25 kgfm entre 2 mile 5.200 rpm a partir de 22mil euros - em torno de R$48 mil. Este modelo podeusar a transmissão manualde seis relações com traçãodianteira ou CVT com traçãointegral na variante AllMode. Há ainda uma confi-guração turbodiesel 1.5 com110 cv e 25 kgfm que custa21 mil euros - ou R$ 45 mil- e trabalha com a caixa deseis marchas.

Ordem para arrasarCom design ousado, Nissan Juke quer agitar o mercado

POR BRUNO CASTANHEIRA

DO AUTOMOTOR/PORTUGALEXCLUSIVO PARA AUTO PRESS

Page 15: OJORNAL 02/10/2010

Sucesso

CM

YK

Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

1155

RENAULT SAMSUNG MOTORSCOMEMORA 10 ANOS DE SUCESSO NA COREIA

Graças a um centro técnico, um centro de design e uma rede de abastecimento, a RenaultSamsung Motors representa uma forte presença do Grupo Renault na Ásia.

Após dez anos de crescimento e de-senvolvimento ininterruptos, propor-cionados através da busca de uma im-agem de marca de primeira categoriagraças a produtos e serviços da maisalta qualidade, a Renault SamsungMotors, que se diferencia claramentedas marcas nacionais como a melhoralternativa aos carros importados, é aprimeira empresa em atividade em ter-mos de faturamento na cidade de Busan(Coreia do Sul) e continua a se desen-volver como empresa líder interna-cionalmente. Após integrar a AliançaRenault-Nissan, em 2000, a RenaultSamsung Motors caminha para umrecorde de performance nestes seus dezanos.

A Renault Samsung Motors con-seguiu manter um bom equilíbrio dasvendas, das quais dois terços são rea-lizados no mercado nacional e um terçoé representado pelas exportações.Devido à crise econômica mundial, asvendas domésticas se desenvolverammais que as exportações. Entretanto,observa-se que o nível das exportaçõesaumentou desde o fim de 2009, emrazão da retomada da conjunturamundial.

De acordo com uma pesquisa anualsobre a qualidade dos automóveis in-titulada "Marketing Insights", realizadaem 2010 junto a 91.129 consumidorescoreanos (semelhante à pesquisa rea-lizada pela J.D. Power), a RenaultSamsung Motors apresentou os me-lhores resultados em todas as categorias(qualidade do produto, qualidade doserviço e satisfação geral), fazendo damarca coreana a número 1 em termosde satisfação do cliente há nove anos.O modelo SM3 CE obteve o primeirolugar no segmento C, graças à sua qua-lidade inicial e à qualidade durável. Jáo SM5 foi eleito o melhor carro do seusegmento (D), em termos de "nível deestresse dos consumidores" (menornúmero de problemas por consumidorna utilização do carro).

ARenault Samsung Motors trabalhana consolidação da sua imagem demarca no mercado coreano, através deprodutos e serviços de qualidade, quepermitem posicioná-la em destaque. Afim de otimizar o excelente valor damarca, a empresa lançou uma novaidentidade visual refinada, assim comoum novo conceito de showroom, nesteseu décimo aniversário. Este novo de-sign contribuirá para fortalecer a satis-fação dos clientes, tornando os show-rooms da empresa muito mais difer-enciados, confortáveis e multifuncionais.

A empresa foi iniciada em 2000 comapenas 1.900 empregados e hoje contacom mais de 7.600, ou seja, quatro vezesmais. De acordo com Jean-MarieHurtiger, Presidente da RenaultSamsung Motors, a chave do sucesso daempresa no mercado coreano reside emsua capacidade de se integrar ao Grupo

Renault e adaptar a tecnologia e os sis-temas de gestão da Renault ao mesmotempo em que preserva sua preciosaherança Samsung, assim como a cul-tura da empresa coreana tradicional. ARenault Samsung Motors é uma em-presa verdadeiramente multinacional,dentro da qual as culturas da empresae de gestão de três países diferentes(França, Japão e Coreia) se integrampara criar uma empresa com uma novacultura.

Desde o seu início, em 2000, os en-genheiros do Renault SamsungTechnical Center (RSTC) foram se en-volvendo cada vez mais no desen-volvimento dos modelos SM3, SM5,SM7 e QM5. O QM5 foi o primeiro pro-duto totalmente novo lançado pelaRenault Samsung Motors pela AliançaRenault-Nissan. O RSTC desempenhouum papel fundamental no desenvolvi-

mento do modelo New SM3, que obteveum grande sucesso desde o seu lança-mento, em julho de 2009. Já o modeloNew SM5, lançado no início de 2010, éo primeiro modelo totalmente novo de-senvolvido pelo RSTC, tanto para aCoreia quanto para os mercados de ex-portação. Para os mercados mundiais noâmbito da Aliança Renault-Nissan, aRenault Samsung Motors também pro-duz e exporta o modelo SM3 (Sunny eAlmera), sob a marca Nissan.

Instalado dentro do RSTC, o centrode design da Renault Samsung Motorsdesempenha um papel vital na rede dedesign da Renault, desenvolvendo o es-tilo da gama de veículos da RenaultSamsung Motors ao mesmo tempo emque trabalha na concepção de projetosmundiais implementados no GrupoRenault, bem como supervisionando asdiretrizes do design para a Ásia.

Page 16: OJORNAL 02/10/2010

1166

JORNALO LO JORNA

Sábado, 2 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]