ojornal 21/04/2010

20
Exemplar de assinante CMYK Página A9 Página B1 PM alagoana reverencia Tiradentes Servidores da Saúde fazem novo protesto contra as OSs Aterro sanitário já pode funcionar No aterro sanitário, três células já estão prontas; uma delas já deve entrar em funcionamento nos próximos dez dias Governo não consegue a aprovação da lei de licitações O governo do Estado não conseguiu ontem, na Assembleia Legislativa, ga- rantir a votação da emen- da que altera, de 180 para 120 dias antes das eleições, o prazo-limite para aber- tura de licitações. Página A3 Murici e ASA começam a decidir hoje o título estadual Murici e ASA iniciam hoje, às 15h, a série de jo- gos que vai decidir o títu- lo do Estadual. O 1º con- fronto do mata-mata será realizado no Nelsão. A 2ª partida está marcada para sábado, em Murici. Página A13 A primeira célula do aterro sanitário está pronta para entrar em funcionamento. O anúncio foi fei- to ontem por Ernande Baracho, superintendente de limpeza urbana. Ontem foi realizada mais uma vistoria no local, quando foi concedida a última licença de operação para a inauguração. Página A9 Lula Castello Branco Polícia Militar R$ 1,00 L L JORNA O JORNA O ALAGOAS Maceió, quarta-feira, 21 de abril de 2010 | Ano XVI | Nº 118 | www.ojornalweb.com | MARÉS MARÉS 02h39.................................................................. 0.9 08h54.................................................................. 1.7 15h39.................................................................. 0.6 22h00 ................................................................. 1.7 CO COT AÇÕES AÇÕES Dólar (compra) ........................................1,7510 Dólar (venda) ..........................................1,7530 Euro ....................................................... 2,3559 IGP-M .................................................... 0,9400 Salário mínimo ....................................... 510,00 Poupança ............................................... 0,5268 Assassinado no Iraque líder da Al-Qaeda Página A6 Espaço aéreo na Europa é liberado Página A6 Morador de rua é morto na Levada Página A10 Falta água há três meses no Vergel do Lago Página A11 Fotografias de natureza serão leiloadas amanhã para marcar o Dia da Terra U m desfile da PM alagoa- na ontem, na Academia, antecipou as comemorações do Dia de Tiradentes, come- morado hoje. Página A11 AOS LEITORES E ANUNCIANTES - Em virtude do feriado de hoje, Tiradentes, O JORNAL não circulará amanhã, voltando com a edição normal na sexta-feira. Falta d´água: situação vai piorar Em Arapiraca - onde já há rodízio - e em mais nove cidades do Agreste fornecimento será suspenso por três dias M ais de 300 mil pessoas de dez cidades do Agreste devem ficar sem água nos próximos três dias. Hoje, às 18h, a Casal inicia serviços de manutenção em três estações ele- vatórias da Adutora do Agreste. Com o fornecimento de água funcio- nando, a cidade de Arapiraca tem o sis- tema de rodízio na distribuição. Página A12

Upload: eduardo-vasconcelos

Post on 08-Mar-2016

263 views

Category:

Documents


17 download

DESCRIPTION

OJORNAL 21/04/2010

TRANSCRIPT

Page 1: OJORNAL 21/04/2010

Exe

mpl

ar d

e as

sina

nte

CMYK

Página A9

Página B1

PM alagoanareverenciaTiradentes

Servidores da Saúde fazem novo protesto contra as OSs

Aterro sanitário já pode funcionar

No aterro sanitário, três células já estão prontas; uma delas já deve entrar em funcionamento nos próximos dez dias

Governo nãoconsegue aaprovação da lei de licitações

O governo do Estadonão conseguiu ontem, naAssembleia Legislativa, ga-rantir a votação da emen-da que altera, de 180 para120 dias antes das eleições,o prazo-limite para aber-tura de licitações.

Página A3

Murici e ASA começam adecidir hoje otítulo estadual

Murici e ASA iniciamhoje, às 15h, a série de jo-gos que vai decidir o títu-lo do Estadual. O 1º con-fronto do mata-mata serárealizado no Nelsão. A 2ªpartida está marcada parasábado, em Murici.

Página A13

A primeira célula do aterro sanitário está pronta para entrar em funcionamento. O anúncio foi fei-to ontem por Ernande Baracho, superintendente de limpeza urbana. Ontem foi realizada mais umavistoria no local, quando foi concedida a última licença de operação para a inauguração. Página A9

Lula Castello Branco

Polícia Militar

RR$$ 11,,0000

LLJORNAO JORNAOALAGOASMaceió, quarta-feira, 21 de abril de 2010 || Ano XVI || Nº 118 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm ||

MARÉSMARÉS02h39.................................................................. 0.908h54.................................................................. 1.715h39.................................................................. 0.622h00 ................................................................. 1.7

COCOTTAÇÕESAÇÕESDólar (compra) ........................................1,7510Dólar (venda) ..........................................1,7530Euro ....................................................... 2,3559IGP-M .................................................... 0,9400Salário mínimo ....................................... 510,00Poupança ............................................... 0,5268

Assassinado noIraque líderda Al-Qaeda

Página A6

Espaço aéreona Europaé liberado

Página A6

Morador de rua é mortona Levada

Página A10

Falta água hátrês meses no

Vergel do LagoPágina A11

Fotografiasde naturezaserão leiloadasamanhã paramarcar oDia da Terra

Um desfile da PM alagoa-na ontem, na Academia,

antecipou as comemoraçõesdo Dia de Tiradentes, come-morado hoje. Página A11

AOS LEITORES E ANUNCIANTES - Em virtude do feriado de hoje, Tiradentes, O JORNAL não circulará amanhã, voltando com a edição normal na sexta-feira.

Falta d´água: situação vai piorarEEmm AArraappiirraaccaa -- oonnddee jjáá hháá rrooddíízziioo -- ee eemm mmaaiiss nnoovvee cciiddaaddeess ddoo AAggrreessttee ffoorrnneecciimmeennttoo sseerráá ssuussppeennssoo ppoorr ttrrêêss ddiiaass

Mais de 300 milpessoas de

dez cidades do Agrestedevem ficar sem água nos

próximos três dias. Hoje, às18h, a Casal inicia serviços de

manutenção em três estações ele-vatórias da Adutora do Agreste.

Com o fornecimento de água funcio-nando, a cidade de Arapiraca tem o sis-

tema de rodízio na distribuição. Página A12

Page 2: OJORNAL 21/04/2010

AA22

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Opinião

Djalma de Melo CarvalhoMembro da Academia Maceioense de Letras

Oscar Silva e aterra natal

Tratei deste assunto neste espaço, faz alguns dias. Mais doisexemplos, a propósito do tema, poderão servir para corroborar aassertiva do saudoso professor e filósofo Sílvio de Macedo, quedizia, em sala de aula, que a terra natal exerce especial atraçãosobre seus filhos, fazendo com que eles retornem às origens, hojeou amanhã, ainda que em visita nostálgica. Referia-se a ele pró-prio, como exemplo de vida, por ter retornado definitivamente aAlagoas depois de alguns anos servindo na embaixada do Brasilem Paris.

Quando estudante de Direito, sentado na segunda fila do audi-tório do Cesmac, em 1978, tive a histórica oportunidade de assistirà aula ali proferida pelo genial jurista Pontes de Miranda. Alvo deinúmeras homenagens e manifestações de carinho do governo,entidades e povo alagoano, o ilustre jurisconsulto estava de retornoao chão nativo depois de mais de 40 anos fora de Alagoas.Encontro no livro de Ivan Barros o seguinte relato sobre Pontes deMiranda: “No dia seguinte, fez um roteiro sentimental pelas ruasde Maceió. Visitou a casa nº 2991, no Mutange, onde viveu suajuventude. Entrou de mansinho. Ficou emocionado às lágrimasquando recebeu uma manga de uma velha mangueira que nuncaesquecera, nos fundos do quintal.”

Na verdade, Pontes de Miranda viera despedir-se de sua terranatal, porque faleceu pouco tempo depois, em 22 de dezembro de1979, aos 87 anos.

No livro Caminhada, dediquei duas páginas a Oscar Silva,escritor santanense que deixou acervo literário da melhor qualida-de, com mais de dez obras publicadas, tendo como carro-chefe olivro Fruta de Palma (crônicas nordestinas). Menino pobre, nascidona Rua do Sebo em Santana do Ipanema, “com alicerce no sub-mundo social e que comeu o pão que o diabo amassou”, segundosuas palavras, Oscar Silva foi marceneiro, tecelão, balconista debotequim, integrante da PM que combateu Lampião, funcionárioestadual, servidor da ECT e, finalmente, funcionário do Ministérioda Fazenda. Esteve afastado de Alagoas, em voluntário exílio, pormais de 40 anos.

Em julho de 1991, quando eu exercia a função de gerente geralda agência do BB em Santana do Ipanema, fui convidado pelocolega aposentado José Abdon Malta Marques, então radialista daRádio Santana FM, para ajudá-lo na entrevista com o Oscar Silva,que fazia visita sentimental à terra natal. Naquela oportunidade, oescritor havia visitado a casa onde nascera, assistido à festa dapadroeira, participado de baile no Tênis Clube Santanense, abraça-do amigos de infância e matado saudades. Faleceu um mês depoisda entrevista, aos 76 anos, em Toledo, Paraná, onde residia.

Afinal, em seu livro Fruta de Palma, Oscar Silva se refere aHonorato Avelino, personagem do episódio que teria ocorrido porvolta de 1915. Dizia-se em minha cidade que essa figura popularcorria mais que um trem ou um automóvel. Sua viagem de ida evolta, a pé, a Juazeiro, por exemplo, cerca de 200 léguas, duravaapenas dois dias. Certa feita, Delmiro Gouveia deixava o trem emQuebrangulo e tomava seu automóvel em viagem a Santana doIpanema. Honorato não aceitou seu convite, preferindo viajar a pé.Ao chegar à cidade, o famoso industrial encontrou HonoratoAvelino palestrando na praça, bem à vontade, e a debochar davelocidade do seu automóvel.

“O ilustre jurisconsulto estava deretorno ao chão nativo depois demais de 40 anos fora de Alagoas”

Futebol grego

Ponto de vista

San

Bem cedo, ainda, certamente influenciado por meu avô mater-no, um daqueles “matutos” do sertão Potiguar, que, ainda muitojovem, teve de optar por enfrentar a aridez da região para ajudarno sustento de seus familiares, em detrimento das salas de aula,mas, que nunca negligenciou a absorção da sabedoria do cotidia-no, aprendi que estudar seria a chave mestra para abrir as portasdo sucesso no mundo que haveria de enfrentar.

Talvez por ser o neto primogênito, recordo-me de sua alegriaquando, regularmente, nos meses de férias, me transportava para afazenda Angicos onde, cavalgando a seu lado, ele orgulhosamenteme apontava suas “obras de engenharia, incursões na área médicae orientações jurídicas”. Meu avô, do alto de sua “sabedoria”, eminúmeras oportunidades, entre uma “prosa” e outra, me repetiaque eu deveria “aprender sempre”, pois um homem que “tem,mas não sabe ser” nunca terá a felicidade por parceira.

Meu avô Chiquinho, aos poucos, foi incutindo em meu coraçãoa certeza de que a força do saber é uma das poderosas armas que omundo conhece. E, em seus sermões sempre que possível repetia oquão bom seria que os cidadãos civilizados, de alguma forma,unindo o “útil ao agradável”, viessem a compreender que “a mel-hor forma de ter é ser”. Só então, a partir do momento em que nãorestringissem seus atos e comportamentos a um mundo sintetiza-do no que se pode gastar, vivenciariam uma nova era, na qual oamor e o respeito não se poderia mais comprar, a não ser com umabela flor ou palavras que lhe saltam do olhar.

Hoje, décadas após aqueles inesquecíveis diálogos, entendo asapiência de suas palavras. Na era moderna o homem luta para termais dinheiro, conforto, importância social, esquecendo, muitasvezes, de ser o mais apto, consciente, de ser sempre melhor.

Seguindo suas orientações, aos poucos fui fundamentandominha felicidade, que tem como um dos pilares de sustentaçãominhas três filhas, três anjos de bondade, três esforçadas aprendi-zes, tanto das “coisas da vida” quanto das cibernéticas informaçõesque a tecnologia a todos disponibiliza.

Foi com este sentimento do dever cumprido que, dias atrás, vimeu segundo rebento, seguindo os passos da irmã mais velha,defender “tese de mestrado” na Escola Mackenzie de São Paulo.Tendo como ferramentas de sucesso o perene esforço pessoal e opermanente sorriso, como marca registrada, mas, acima de tudo, agigantesca consciência de que a grande riqueza da vida é o saber,Larissa fez valer os ensinamentos de seu ancestral, que, a seumodo, mostrou àqueles que o amavam que “ter o sucesso” comoparceiro do cotidiano “é ser donatário” de conhecimentos quejamais deixarão de lhe pertencer.

E Larissa foi reverenciada com o louvor da banca examinadoraao defender a tese: “a acessibilidade nos espaços públicos”, umtema de interesse “macro”, que tem como figura principal um seg-mento da sociedade escolhido por “Deus” para mostrar o quantoos homens são fortes, pois, apesar de serem limitados fisicamentesão ilimitados intelectualmente.

Larissa, a mais nova Mestra da escola Mackenzie de São Paulo,décadas após “a grande viagem do seu inesquecível bisavô”, revi-talizou seus sonhos de outrora, quando, como ninguém, soubedecifrar o enigma de que “ser é caminhar em direção ao que sesonha ter” e “ter é usufruir algo que estava no ser”.

Lições parauma mestra

“A gigantesca consciência de que agrande riqueza da vida é o saber”

Alberto Rostand LanverlyProfessor da Ufal e membro da Academia Maceioense de Letras

Cartas à Redação: [email protected]

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

Sucursais

MMAARRAAGGOOGGII – SUCURSAL COSTA DOS CORAIS END. PRAÇA BATISTA ACIOLY, Nº 43 CENTRO – FONE – 3296-2221E-MAIL: [email protected]

AARRAAPPIIRRAACCAA – SUCURSAL AGRESTE END. PRAÇA LUIZ PEREIRA LIMA, 287, 1º ANDAR, SL 09 CENTRO - FONE - 3521-4608E-MAIL: [email protected]

JORNALO JORNALOEDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS LTDAe-mail: [email protected] site: www.ojornalwebcom

Av. Gustavo Paiva, 3771 - Mangabeiras - Maceió -AL - CEP: 57037-280

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoPetronio [email protected]

Deraldo [email protected]

Diretora ComercialEliane [email protected]

FFTTPPII

O Centro deMaceió queconheci!

José Jair BarbosaPimentelJornalista e escritor

Vivi minha segunda infância (aprimeira foi em Viçosa) adolescência efase adulta, a três quadras do Centrode Maceió, numa época em que aindaexistiam residências misturadas a casascomerciais. Algumas até no andarsuperior, com sacadas e no térreo, aloja. Hoje, até os bairros vizinhos(Cambona, Levada, Prado, Poço eJaraguá) são mais comerciais do queresidenciais. Os poucos moradores quepermanecem, quando anoitece fechamsuas portas, temendo assaltos. No meutempo, todos ficavam nas calçadasjogando “conversa fora”.

Na infância estudava no Grupo Es-colar Dom Pedro II, na Praça Deodoro(atual Academia Alagoana de Letras) emeu pai levava-me todos os dias a pé,depois se dirigindo ao trabalho na RuaNova (Barão de Penedo) onde traba-lhava como funcionário público doMinistério da Saúde. Ao retornar paralevar-me, passava na Sorveteria Gut eGut e comprava dois picolés saborosos,que íamos degustando até chegarmosem casa, ao meio-dia para o almoço.

Na adolescência fiz o ginasial noColégio Hélio Lemos, mantido pelaCNEC, com excelentes professores,mas bem mais distante de casa. Faziamo percurso a pé mesmo, sempre pelamanhã e só retornando ao meio dia.Mas è noite era um só caminho: OCentro, com a paquera na Praça Deo-doro, assistir a um filme no São Luiz,ver as vitrines das lojas e um picolé ousorvete na Gut Gut. No fim de semana,praia na Avenida (Castelinho ou Sobral)e se preparar para a noitada em algumclube (Fênix, Portuguesa, Tênis, Iate)ou aniversários, assaltos dançantes.

As ruas Santa Maria, Dias Cabral,Barão de Maceió, Barão de Alagoas, Ba-rão de Penedo, Barão de Atalaia, JoãoPessoa, Ladislau Neto, Melo Moraes,Lourenço de Albuquerque, JoaquimTávora, Cincinato Pinto e os becos doMoeda e São José, eram mais residênciase tinha companheiros de farra que vi-viam nessas ruas, além das Praças Deo-doro, Sinimbu e Martírios. O comérciopropriamente dito era só nas ruas doComércio e Moreira Lima. Mesmo as-sim, ainda existiam algumas residências.

Somente a partir da década de 1970,as famílias foram vendendo suas casaspara atividades comerciais e se dirigin-do para a Pajuçara, Farol e outros bair-ros. Surgiu a fase do “calçadão”, com aRua do Comércio, que era totalmentepassagem obrigatória de veículos, setransformar em acesso exclusivo de pe-destres. Mas as lojas continuaram comsuas vitrines abertas até as 22 horas, exi-bindo suas mercardorias, vista por aque-les que para lá se dirigiam para assistirfilmes no São Luiz, frequentar os barese ainda depois de assistir a missadominical na Catedral Metropolitana.

A Rua Pedro Monteiro tinha seusbangalõs com famílias de classe médialá vivendo e usufruindo da tranquili-dade e da brisa que vinha do mar, as-sim como era a Rua da Praia e a própriaAvenida da Paz, com as mansões dosusineiros, industriais diversos, comerci-antes. A “pura nata” da sociedade ala-goana, que frequentava o sofisticadoClube Fênix Alagoana. Mas existiam asboates: Econdidinho (praia da Aveni-da) e uma outra na cobertura do Bancoda Bahia, na Rua do Comércio) e aÂncora, na praia do Sobral, além éclaro dos bailes promovidos pelasFaculdades de Direito, Engenharia eEconomia e ainda o Clube da Resi-dência Universitária e os assaltos dan-çantes nas residências.

Saudade de minha turma: Welling-ton Pedrosa (Leto), que morreu aos 38anos anos de idade; Sérgio, Torró, Mar-cos, Eclivan, as noitadas com violão abeira-mar e as boates Zinga, Casa daBahia, Escondidinho, Massayó. E osbailes nos clubes sociais e farras inter-mináveis. Os “Anos 60”, indiscutivel-mente mudaram os jovens e a socieda-de em geral. Sou feliz e realizado porter vivido nessa época em que “amavaos Beatles e os Rolling Stones” e a“Jovem Guarda”, claro.

Coordenador Editorial - Voney [email protected]

Chefe de Reportagem - Vera Valé[email protected]

Editora de Cidades - Flávia [email protected]

Editor de Política - José Á[email protected]

Editora Nacional/Internacional - Iracema Ferro(Interina)[email protected]

Editor de Economia - Marco Auré[email protected]

Editor de Esportes - Victor [email protected]

Editora de Cultura - Alessandra [email protected]

Editor de Veículos - Gabriel [email protected]

Editora de Turismo - Nide [email protected]

Editor Gráfico - Alberto [email protected]

Editor de Fotografias - Marco Antô[email protected]

PABX(082) 4009-1900

FAX/REDAÇÃO(082) 4009-1950

FAX/COMERCIAL(082) 4009-1960

CLASSIFICADOS(082) 4009-1961

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (082) 4009-1919

Vendas avulsas

Alagoas: Dias úteis - R$ 1,00 Domingos - R$ 2,00Nºs atrasados - R$ 4,00Outros estados: Dias úteis - R$ 3,00Domingos - R$ 5,00

Assinaturas em Alagoas: Semestral - R$ 185,00Anual - R$ 370,00

Assinaturas em outros estados:Anual - R$ 560,00 / Semestral - R$ 280,00

Todos os programas esportivos de televisão noBrasil – seja ela aberta ou fechada – transmitem notí-cias dos campeonatos regionais do País inteiro. Aosdomingos, o show de resultados e de lances bonitos[ou feios] enche os olhos do torcedor brasileiro.

Quem saiu do seu rincão pobre do Nordeste tema oportunidade de, pela telinha, matar a saudade doprimeiro time de futebol para o qual aprendeu a tor-cer e nunca mais se esqueceu. Em se tratando defutebol, o Brasil inteiro “se vê na telinha”.

Quando se disser “País inteiro”, ressalte-se que“menos Alagoas”. Isso mesmo. Para o restante doPaís, a impressão que se tem é que só se fala em Ala-goas quando o assunto é roteiro turístico ou algumtipo de escândalo. No afã de desmoralizar a terra dosmarechais, as emissoras de TV até pagam fábulaspelo “furo” que é de domínio público.

O futebol alagoano não é – nem na visão maispessimista do mundo – o pior do Brasil. Times alago-anos já desbancaram clubes brasileiros com títulos deTaça Libertadores na bagagem. Também há em Alagoas

um título internacional. É vice, mas é internacional.Nosso futebol já foi três vezes vice-campeão da

extinta Taça de Prata do Brasil, o que hoje é a segun-da divisão. Nesse tempo, ganhava-se uma partida defutebol dentro do campo. Durante 15 anos, o Estadoesteve bem representado na Série B do CampeonatoBrasileiro. Ano passado, um time alagoano foi vice-campeão na Série C e, assim, carimbou o passaportepara a Segunda Divisão do Brasileirão. Ou seja, nocenário nacional, o Estado tem feito bem o dever decasa e outras tarefas extraclasse.

De forma que o torcedor alagoano fica perplexo esem entender por que tamanho esquecimento daimprensa esportiva nacional com o futebol alagoano.Não se divulga nada: nem campeão de turno, nemjogador que fez três gols numa partida só, nem golbonito, nem gol perdido embaixo da trave.

Simplesmente se ignora que o nosso futebol exis-te. O campeonato regional em Alagoas é coisa só pa-ra alagoano ver. Para o resto do Brasil, não temos fu-tebol por aqui.

Yvette Maria MouraJornalista

Notícias do Planalto“2010 assinala um novo período na Terra, dedicado

ao espírito imortal, em toda a sua grandeza”

Vai levar um tempo para eu digerir todo o con-teúdo que recebi e o arsenal de sentimentos, pro-fundíssimos, que me brotaram do íntimo neste finalde semana, na Capital Federal...

O 3º Congresso Espírita Brasileiro, de 16 a 18desse mês, foi um marco para a efetiva implantaçãodo projeto “Brasil, Coração do Mundo, Pátria doEvangelho” – elaborado há mais de 500 anos pelosmensageiros do Altíssimo, liderados por Ismael,para o nosso país.

Culminando com a conferência do tribuno baia-no, Divaldo Franco, sob o tema “Chico Xavier, omensageiro da paz”, domingo à tarde, o evento ter-minou no dia em que se comemora o advento doLivro dos Espíritos ao Planeta Terra, trazendonovos horizontes para a Humanidade.

Após dez anos da partida do Apóstolo doAmor, como foi chamado pelo amigo DivaldoFranco, espíritas de todas as federações do Brasil erepresentantes de nove países – entre eles, França,Canadá, EUA e Reino Unido – lotaram o auditóriodo Centro de Convenções Ulysses Guimarães, emBrasília, para render homenagens ao maior dosseus representantes – que humildemente se apre-sentava como “o Cisco de Deus”, referindo-se àsúltimas sílabas do seu prenome.

Foram quase cinco mil pessoas estudando e re-lembrando a vida e a obra do incomparável médi-um Francisco Cândido Xavier – que foi o maiordivulgador da Doutrina codificada por Allan Kar-dec nas terras tupiniquins. Pessoas há que nuncaouviram falar sobre o Espiritismo, mas quandoescutam o nome de Chico Xavier sabem exatamen-te de quem se trata, associando-o principalmente àpsicografia e à prática da caridade.

O congresso foi transmitido para dez milhõesde internautas e telespectadores do Brasil inteiro, econtou com a presença do Vice-presidente José deAlencar; do Ministro da Previdência Social, CarlosEduardo Gabas; do Ministro do Conselho Nacionalde Justiça, Marcelo Nobre; do Presidente dos Cor-

reios, Carlos Henrique Custódio; do Diretor Téc-nico da Casa da Moeda do Brasil, Carlos Robertode Oliveira; e dos Deputados Federais Raquel Tei-xeira e Luiz Bassuma na solenidade de abertura.

Na oportunidade, foram lançados um selo co-memorativo dos 100 anos de nascimento do médi-um de Uberaba, com uma tiragem de 600 mil uni-dades, e uma Medalha Comemorativa.

Nestor Masotti, presidente da Federação EspíritaBrasileira, disse que o objetivo do congresso era a pro-moção do bem, tendo em Chico Xavier uma referên-cia para todos os brasileiros. Já o Deputado FederalLuiz Bassuma (presidente da Frente Parlamentar emDefesa da Vida) declarou que o congresso e as co-memorações do Centenário de Chico Xavier (realiza-das também em sessões solenes na Câmara dos De-putados e no Senado Federal, nos dias 13 e 15, res-pectivamente) “fazem parte de um momento divi-sor de águas em que acontece uma aceleração noprocesso de espiritualização do Brasil e do mun-do”. E o Vice-presidente da República, José Alencar,citou uma frase de Cervantes, afirmando ser a hu-mildade a mais importante das virtudes – sem aqual não há virtude que o seja – e considerandoque não só aprendeu a admirar o médium mineirodurante toda a sua existência, como também a res-peitá-lo pelo maravilhoso legado que deixou atra-vés dos livros psicografados “de uma forma notável”.

Para Divaldo Franco – o maior tribuno espíritada atualidade –, 2010 assinala um novo período naTerra, dedicado ao espírito imortal, em toda a suagrandeza. “Este congresso – pressentia – ofereceráaos interessados a proposta do Espiritismo nos seusaspectos científicos, filosóficos e morais-religiosos,convidando todos à reflexão em torno do relevantesignificado da existência humana”.

Quanto a nós, vamos, daqui, agradecendo aDeus, e aos amigos queridos que nos patrocinaramesta oportunidade, com o desejo sincero de nosempenharmos cada vez mais a servir em nome doamor, como nos ensinou Chico.

“No meu tempo,todos ficavamnas calçadas

jogando ‘con-versa fora’”

Page 3: OJORNAL 21/04/2010

CMYK

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

PolíticaAA33

Governo tenta, mas não conseguealterar a lei de licitações do EstadoOposição reage contra limite de 180 para 120 dias antes do processo eleitoral

Alexandre H. Lino

Repórter

Mesmo sob forte pressão, aMesa Diretora da AssembleiaLegislativa não conseguiu as-segurar na sessão de ontem avotação da emenda que pre-tende estabelecer 120 dias antesdas eleições como o prazo má-ximo para abrir processos lici-tatórios. Só que essa emendajá é uma alteração na emendaanterior modificada no anopassado que ampliou o prazopara 180 dias, garantindo assimisenção e menor interferênciado governo nas licitações du-rante o processo eleitoral.Atualmente, os tucanos estãocom aproximadamente R$ 1bilhão em caixa que foram to-mados de empréstimos de or-ganismos internacionais no anopassado.

Por trás disso, ainda existeo interesse do governo doEstado que tem até o próximodia 5 de maio para alterar aemenda à lei estadual. Se nãoconseguir, a máquina estatalestará proibida de fazer com-pras fora da Lei de DiretrizesOrçamentárias (LDO), no PlanoPlurianual (PPA) ou financia-das pelo Banco Mundial. Issovale para compras com grandes

somas em dinheiro, e que nãoestão planejadas pelos tucanos.O tema foi trazido com exclu-sividade na edição de domin-go de O JORNAL.

Por isso tudo, os tucanosestão engajados na tentativa deaprovar a modificação. No en-

tanto, a oposição marcou ques-tão no assunto e promete tra-balhar com o regimento daCasa para evitar que a mudan-ça seja feita antes do dia 5. Paraisso, eles podem pedir vistas eganhar no mínimo duas ses-sões de tempo. Os governistas

não escondem o temor com oengessamento e por isso colo-cam gás total na negociaçãopara colocar a mudança empauta.

O clima foi tão tenso que nasessão de ontem foi precisopedir um intervalo para con-versas entre as principais lide-ranças do plenário para evitarque a discussão se estendessesem chegar a um consenso.

Do lado do governo tuca-no, o presidente Fernando To-ledo (PSDB), o líder governis-ta Alberto Sextafeira (PSB) e odeputado Arthur Lira (PP). Pelaoposição, o deputado Paulão(PT) que recebeu o apoio dodeputado Antonio Albuquer-que (PTdoB).

O discurso dos governis-tas é a necessidade da aprova-ção na emenda para evitar oengessamento.

O PT e o PTdoB apontaramdescumprimento do regimen-to interno, já que o projeto foiapresentado há três sessões,quando o mínimo seriamcinco. Fernando Toledo disseque seu posicionamento esta-va correto, mas que retirou oprojeto de votação do plená-rio para evitar o clima de con-flito e a insegurança jurídicana votação.

Presidente da Assembleia, Fernando Toledo, retirou projeto da pauta

EM COLETIVA

PT garante engajamento na Frentede Oposição aos tucanos em ALSumaia Villela

Repórter

O PT garantiu na manhãde ontem, em entrevista co-letiva à imprensa, que vaitomar a frente na organiza-ção de uma Frente Popularde Oposição ao PSDB noEstado, reunida em tornodas pré-candidaturas deRonaldo Lessa (PDT) paragovernador e Dilma Rous-seff, do partido, para aPresidência da República.A legenda opta, também,por apostar no lançamentode quadros próprios paraconcorrer a deputado esta-dual e federal.

Segundo O JORNALadiantou ontem, as resolu-ções do PT Alagoas foramtomadas no 4º CongressoEstadual da sigla, realiza-do no último fim de sema-na em Maceió. No evento,as forças políticas que com-põem a base do partidoforam unânimes ao apro-var a resolução, que apre-senta ainda a candidaturapara o Senado do ex-su-perintendente da PolíciaFederal em Alagoas, JoséPinto de Luna. Cerca de 100delegados participaram dadecisão.

O presidente estadual

do PT, Joaquim Brito, foi oresponsável por apresentaras deliberações do partidoaos jornalistas na entrevis-ta coletiva. Na mesa esta-vam ainda os deputados es-taduais Paulão e JudsonCabral; além do ex-super-intendente do InstitutoNacional de Colonização eReforma Agrária (Incra) emAlagoas, Gilberto Cou-tinho; a presidente do PT

em Maceió, Lenilda Lima; eo próprio José Pinto deLuna.

Brito leu o documentoque registra a tática eleito-ral e a política de aliançasaprovadas no Congresso.De acordo com o texto, oPT se compromete a bus-car composição com os par-tidos que participam dabase de sustentação do pre-sidente Luís Inácio Lula da

Silva, “resguardando-se asparticularidades regionais”.“Lessa já confirmou sua po-sição e seu grupo políticojá começou a se organizar.Seu nome já está estabele-cido entre os aliados”, afir-mou Judson Cabral.

Para negociar apoio àex-ministra da Casa CivilDilma Rousseff e acertar osponteiros em relação aoscargos proporcionais dis-putados em 2010, o PTanunciou a formação deuma Comissão de Ne-gociação, integrada por seismembros da linha de fren-te do partido: Paulão,Judson Cabral, o secretáriomunicipal de EducaçãoThomaz Beltrão, Pinto deLuna, Adelmo dos Santos(um dos fundadores do PTem Alagoas, que possuiforte ligação com o presi-dente Lula) e JoaquimBrito.

Caso seja eleita, Dilmaserá a primeira mulher dahistória do país a comandara Presidência da República.Já Ronaldo Lessa reafirmasua liderança no Estado sevencer a disputa. Ele seriagovernador pela terceira vez- marca só alcançada, emAlagoas, por DivaldoSuruagy.

Senado, Câmara dos Deputados e AssembleiaA apresentação da pré-

candidatura de Pinto de Lunavem ampliar o leque de inte-ressados a uma vaga noSenado Federal, um dos pon-tos mais polêmicos das alian-ças que costuram a Frente deOposição. O grupo já contacom a disposição de RenanCalheiros (PMDB), EduardoBomfim (PCdoB),

O presidente estadual foifirme em relação à determina-

ção do partido em lançar pré-candidatura própria aoSenado: “Ao PT compete de-cidir pela candidatura doPinto de Luna”, resumiu, res-saltando que nunca houvedúvida a respeito da decisão.“Se essa hipótese surgiu, nãoveio de dentro do partido”,garantiu Joaquim Brito.

O lançamento dos nomesé orientado pelo projeto polí-tico nacional do PT, que pre-

tende, conforme JoaquimBrito, ampliar o número desenadores nas próximas elei-ções, além de concentrar for-ças para a disputa presiden-cial. Brito comentou, ainda,as expectativas em torno daAssembleia Legislativa e daCâmara dos Deputados.

Paulão será a aposta paradeputado federal. Quanto àAssembleia Legislativa, Britoexplicou: “Trabalhamos com

a meta realista de manter doisdeputados na bancada esta-dual”. Um dos nomes colo-cados pelo partido é o do de-putado Judson Cabral, pré-candidato à reeleição; a outravaga ainda deverá ser defini-da, mas surgem como fortesopções Lenilda Lima e o pró-prio Joaquim Brito. SegundoBrito, a aliança com o PCdoBtambém já foi firmada paraas eleições deste ano. (S.V.)

Contexto

EXPRESSAS

Há 50 anos nascia Brasília, uma idéia de Dom Bosco.Com a construção da nova Capital Federal, também nasceua inflação galopante.

O senador Renan Calheiros é o entrevistado destaquarta-feira, 21, no programa Lance Livre, da RádioPenedo FM.

Preparem-se: os juros bancários vão subir. A taxa Selic,que hoje se encontra em 8,75% ao ano, não está contendoa inflação.

O PT ficou com a relatoria do projeto ficha limpa.Sobre o projeto, uma coisa é certa: do jeito que estáé inconstitucional, pois ninguém pode ser punidoantes de condenado.

Roberto Vilanova - [email protected]

SINUCA DE BICO

O senador Renan Calheiros (PMDB) deixou o governador TéoVilela (PSDB) numa sinuca de bico daquelas.

Na sinuca de bico o jogador tem duas opões: entregar os pon-tos ou tentar a jogada de risco – que nem sempre dá certo.

Renan deixou Téo com duas opções cruéis: não ir à reuniãoe perder o discurso contra os maus alagoanos; ir à reunião e di-vidir o mérito da luta pelo estaleiro com adversários.

Foi melhor ter ido, claro, pois pior seria.A reunião com a ministra do Meio-Ambiente, Izabella Teixeira,

serviu para o governador ouvir que a licença ambiental competemesmo ao IBAMA.

E que não adianta comparar a situação com Pernambuco,pois lá o estaleiro foi instalado na área de Suape – que foi licen-ciada pelo IBAMA.

É diferente do estaleiro em Coruripe, que está projetado parauma área isolada. Mas, desfez-se a dúvida da má-votade.

E EU?

O ex-deputado federal João Caldas está por aqui, ó,com um secretário da área econômica do governo doEstado. Motivo: foi Caldas quem convenceu o em-presário German Efromovich a instalar o estaleiro Eisaem Coruripe, mas o secretário anda falando como sefosse o pai da criança.

E ELES

O licenciamento parainstalação do estaleiro emCoruripe é apenas um de-grau da escada; depois doIBAMA vem o BNDES, opróprio governo doEstado e o empresárioGerman Efromovich – quedevem se apresentar como dinheiro para a obra.Senão...

NEGOCIANDO

O PP pode ficar com aSecretaria de Agricultura,se o deputado federalBenedito de Lira se acertarcom o ninho tucano. Onegócio ainda não foifechado porque Beneditonão sabe o que vai dizerem casa, ou seja, não sabecomo explicar a mudançade casaca.

EM CASA

O senador RenanCalheiros (PMDB) disse aodeputado Benedito de Lira(PP) que a dobradinhaentre os dois, para oSenado, passa pelo mesmopalanque do candidato aogoverno do Estado, ouseja, Ronaldo Lessa. É aíque a mula manca.

BURACO

A desistência do ex-deputado José ThomazNonô de disputar umavaga à Câmara Federal im-plica num rombo de 50 milvotos, no mínimo, para achapa proporcional na co-ligação do PSDB – queacha que pode eleger qua-tro deputados federais.

Arquivo

Arquivo

DE OLHO

O advogado José Costa disse que não tem nada depessoal contra o deputado Benedito de Lira. Mas, nãoadmite a exigência de Benedito para exclusividade noapoio do governo à candidatura (dele, claro) aoSenado.

TOM E JERRY

É de pior a pior a relação entre os vereadores DuduHolanda e Paulo Corintho, e não é só porque entre elesnão tem conversa de pé de orelha. Corintho teme seragredido e pediu segurança. E quer também que aJustiça mantenha Dudu apartado dele por distância re-gulamentar.

FERIDAS

O bispo de Penedo, dom Valério Breda, está tentan-do a sua transferência para outra Diocese. Ele tem confi-denciado que não há mais clima para permanecer de-pois da revelação do padre Edilson, que assumiu ser ho-mossexual.

COM FÉ

O padre Sizo, de Mata Grande, anuncia nova pere-grinação ao Juazeiro do padre Cícero. A romaria partirádia 4 de julho, a pé, e vai demorar 14 dias até chegar odestino. Para desespero de muitos religiosos emAlagoas.

Ne entrevista, Brito leu documento aprovado no Congresso do PT

Page 4: OJORNAL 21/04/2010

O presidente do FundoEspecial para Modernizaçãodo Poder Judiciário (Funjuris),juiz João Dirceu Soares Mora-es, se reuniu, na manhã deontem, com o presidente doCentro de Estudos Superioresde Maceió (Cesmac), João Ro-drigues Sampaio Filho, paratratar sobre os últimos deta-lhes da inauguração do 9ºJuizado Especial Cível e Cri-minal da Capital (JECC), quefuncionará nas dependênciasdo Cesmac, na rua Íris Ala-goense, Farol.

A inauguração do JECCIvan Vasconcelos Brito acon-tece às 10 horas da manhã dopróximo dia 7 de maio. Naocasião, serão homenageadosa presidente do Tribunal deJustiça, desembargadora Eli-sabeth Carvalho Nascimentoe o desembargador aposen-tado José Fernandes de Hol-

landa Ferreira.A construção da unidade

judiciária é fruto da parceriaentre o TJ e o Cesmac. “Essaparceria vai, com certeza, me-lhorar a prestação jurisdicio-nal, dando mais celeridade

aos processos. Ela ainda bene-ficiará os estudantes de Di-reito da instituição, que po-derão acompanhar de pertoo trabalho do Poder Judi-ciário”, disse o presidente doFunjuris, juiz João Dirceu.

Além do assessor de co-municação do Cesmac, JorgeMoraes, e da chefe do Ceri-monial do Judiciário alagoa-no, Kátia Albuquerque, enge-nheiros e arquitetos da Fejale do TJ também participaramda reunião.

CMYK

Galba Novaes apresentou projeto de lei que trata da criação do portal da transparência da Câmara

Na reunião, Cícero Almeida garantiu que não haverá qualquer entrave para obra, por parte da Prefeitura

NOVO SHOPPING

Multiplan pede apoio daPrefeitura para construção

Executivos das empresasMultiplan e Aliansce se reu-niram ontem com o prefeitoCícero Almeida, para pedir oapoio da Prefeitura na cons-trução do mais novo shop-ping center de Maceió. Asduas empresas vão investirR$ 160 milhões na construçãodo Maceió Shopping Center,que será erguido em uma áreade 200 mil metros quadrados,em Jacarecica.

Os representantes das em-presas pediram apoio, prin-cipalmente para as questõesde licenciamento ambiental.Segundo o prefeito, no quecompete ao município, nãohaverá qualquer tipo de en-trave para a instalação donovo empreendimento na ca-pital.

“Antes, aqui em Maceió,existia muita burocracia e

atravessadores. Mas agoranão. O que mais a gente pre-cisa hoje é de emprego paraa nossa cidade”, disse o pre-feito. A garantia de apoio tam-bém foi dada pelo superin-tendente de Controle doConvívio Urbano do municí-pio, Ivã Vilela, que acompa-nhou a reunião.

Outra preocupação levan-tada pelos executivos foiquanto à desativação do lixãode Cruz das Almas, que ficapróximo ao local do novoshopping. Cícero Almeidaadiantou que o lugar será de-sativado e o terreno passarápor um processo de recupera-ção, incluindo arborização etratamento dos resíduos só-lidos acumulados na área nosúltimos 30 anos.

“O lixão será desativadoem breve e vamos cobrir tudo

aquilo lá. Também vamos ar-borizar o local e uma empre-sa fará a canalização do gásque é gerado pelo lixo”, reve-lou o prefeito. CíceroAlmeida também lembrouque a nova avenida que seráconstruída no Litoral Nortevai ajudar no acesso ao shop-ping.

APOIO - O diretor de de-senvolvimento imobiliário daMultiplan, Flávio Boiteux,disse que a empresa esperainaugurar o shopping no finalde 2012. “Fizemos um amploestudo e temos a convicçãode que Maceió comporta trêsshoppings centers”, afirmou.“Também são poucas as cida-des que nos dão esse apoioque estamos recebendo aquiem Maceió”, completou o di-retor.

NO CESMAC

TJ vai instalar 9º JuizadoEspecial dia 7 de maio

NA CÂMARA

Mudanças no regimentointerno voltam à pautaSumaia VillelaRepórter

José ÁrabesEditor de Política

Amodificação do regimen-to interno da Câmara Muni-cipal de Maceió voltou à pautade discussões no plenário daCasa. A possibilidade foi le-vantada ontem pelo vereadorFrancisco Holanda (PP), du-rante sessão ordinária. Elemencionou a necessidade deadiantar a discussão do regi-mento interno em meio a umdiscurso ameno.

O presidente da Câmara,Dudu Holanda (PMN), reve-lou que ainda não há previsãopara que a atualização do re-gimento seja votada. Segundoele, Chico Holanda pediu que

o assunto entrasse em pautajá na próxima terça-feira, masa opção foi descartada. “Esta-mos trabalhando para que oregimento seja modificadoainda este ano. Estamos ten-tando um consenso para quenão precisar fazer duas vota-ções”, comentou o presidente.

Segundo informou a asses-soria de comunicação daCâmara na tarde de ontem, otexto que prevê as modifica-ções já foi apreciado pelas co-missões permanentes da Casae a presidência espera apenasque o texto seja entregue paradar início à tramitação em ple-nário. O projeto conta, inclusi-ve, com modificação no artigo12, que prevê a possibilidadede eleição antecipada para aMesa Diretora.

A intenção de realizar as

mudanças se arrasta desde oano passado. Elas estão ligadasà questão burocráticas em suamaioria; entre elas, ao trâmitede processos, cujo artigo é con-siderado obsoleto. Adiscussãovem sendo atrasada por umadisputa entre Galba Novaes(PRB), líder do prefeito CíceroAlmeida (PP) na Casa; ChicoHolanda, presidente da Comis-são de Justiça e Redação Final(CJR); e Tereza Nelma (PSB),que fazia parte da CJRmas nãoconseguiu ser reeleita este ano.

Um dos pontos que devemser incluídos é a informatiza-ção da entrega dos processos,motivado pela ocasião em queo vereador Ricardo Barbosa(PSOL) afirmou em plenárioque dois projetos de lei enca-minhados por ele à mesa dire-tora haviam sumido.

Vereador presta depoimento à políciaO vereador Paulo Corintho

(PDT) prestou depoimento,ontem de manhã, à delegadaScheila Carvalho, do 2º DistritoPolicial, a respeito da brigaentre ele e o presidente daCâmara de Maceió, EduardoHolanda (PMN), durante festade Natal do último ano, quan-do o pedetista acabou com umpedaço da orelha arrancada.O atraso no depoimento foiprovocado pela ausência deCorintho, que permaneceu osmeses seguintes ao confrontoem São Paulo para reconstituir

a orelha deformada. Até agora,ele só compareceu a apenasuma sessão da Câmara, am-parado por atestado médico.

Paulo Corintho compare-ceu ao 2º Distrito na compa-nhia de seu advogado, Rai-mundo Palmeira, que defen-de a acusação de Holanda porlesão corporal grave, com basena descrição do ferimento pre-sente no laudo médico doInstituto Médico Legal (IML).Ele já havia ingressado comum pedido de medida preven-tiva na 10ª Vara Criminal da

Capital, para que Holanda con-servasse, no mínimo, 100 me-tros de distância do seu clien-te, mas a solicitação foi nega-da na última sexta-feira.

Palmeira promete recur-sar contra a decisão e entrarcom uma ação contra o pre-sidente da Câmara por danosmorais. Dudu Holanda anun-ciou, por meio de sua asses-soria, que prefere não comen-tar o caso, e que deixa o as-sunto a cargo de seus advo-gados as providências neces-sárias a sua defesa. (S.V.)

Para a transparência financeiraDurante a sessão de ontem

também foi apresentada pelovereador Galba Novaes o pro-jeto de lei que trata da criaçãode um portal da transparên-cia, um site para publicar ascontas da Câmara. Segundoele, o objetivo principal é dis-ponibilizar ao cidadão ummeio mais prático e acessívelde acompanhar os gastos daCasa de Mário Guimarães.

“Não estou fazendo inova-ção nenhuma. A ConstituiçãoFederal garante que qualquerum tenha o direito acessar con-

tas e documentos públicos”, co-mentou. Ele também defendea ferramenta como uma formade impedir que especulaçõesem torno do mau uso da verbapública sejam levantadas.

REAJUSTE - O projeto delei que trata do reajuste do sa-lário do servidor público mu-nicipal em 10%, de autoria doPoder Executivo de Maceió,foi aprovado, por unanimida-de, no fim da sessão pelos 15vereadores que estavam pre-sentes. O projeto divide o pa-

gamento do aumento em duasfases: a primeira, referente aos5% retroativos a janeiro, serãopagos a partir de abril.

A outra metade passa aconstar na folha de pagamen-to a partir de julho. Vereadoresda base governista elogiaram oempenho da Prefeitura em sa-tisfazer as reivindicações da ca-tegoria.

A vereadora Fátima San-tiago (PP) reconheceu que 10%“ainda é pouco”, mas avaliouo reajuste como uma opção rea-lista do governo.

Estaleiro: bancada consegue licençaDurante reunião com ministra e Ibama, senadores e deputados federais garantiram condições para investimentoDa Editoria de Política

Os senadores Renan Ca-lheiros (PMDB) e FernandoCollor (PTB) conseguiram on-tem, em uma reunião com aministra do Meio Ambiente,Izabella Teixeira, e o presiden-te nacional do Ibama, RobertoFranco, a liberação da licençaprévia para a construção doestaleiro Eisa em Coruripe.

Com isso, o Grupo Synergy,responsável pela iniciativa,terá acesso aos estudos am-bientais, técnicos e aos finan-ciamentos para início do in-vestimento. Na conversa, foiapontado o projeto do estalei-ro e os resultados referentesao Estudo de Impacto Ambi-ental e seu respectivo Relatóriode Impacto ao Meio Ambiente.

Os deputados federais Joa-

quim Beltrão (PMDB), CarlosAlberto Canuto (PSC), GivaldoCarimbão (PSB) e FranciscoTenório (PMN) também estive-ram no encontro, além do pre-feito de Coruripe, Marx Beltrão(PMDB). Todos defenderam anecessidade da implantação daindústria naval em territórioalagoano para geração de em-prego e renda, bem diferentedo que foi apontado em um re-

latório produzido por três téc-nicas do Ibama, que apontarama possibilidade de favelizaçãoda região caso o estaleiro sejainstalado.

O JORNAL falou por telefo-ne com o coordenador da ban-cada federal alagoana, deputa-do Augusto Farias (PTB). Elenão participou da reunião, masera informado a todo instantedas conversações do encontro.

Farias explicou que o presiden-te do Ibama assegurou que oInstituto do Meio Ambiente(IMA) tem autorização paraconceder a licença prévia daobra. Após o término destes pri-meiros levantamentos, a em-presa terá acesso aos levanta-mentos que concederão a licen-ça ambiental da obra - que sódeve ser concluída em 2012.

“Essa foi uma vitória coleti-

va de toda a bancada. Como eudisse na semana passada, sóexiste essa história de mau ala-goano quando estamos pertodas eleições”, disse. O deputa-do lembrou que existe uma au-diência pública marcada pelaComissão de Orçamento daCâmara Federal para acontecerno dia 28 em Brasília, mas quedevido ao bom resultado dareunião, pode ser adiada.

AA44 Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Política JORNALO JORNALO

Reunião na manhã de ontem discutiu últimos detalhes da inauguração

Lula Castello Branco

Page 5: OJORNAL 21/04/2010

CMYK

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

NacionalAA55

Barbatanas, já congeladas, estavam em contêiner

Foram apreendidos oito mil produtos, entre computadores, notebooks, jogos eletrônicos, máquinas fotográficas e acessórios para celulares

HOMICÍDIO CULPOSO

Médico é indiciado pela mortede paciente em plástica no RS

O médico suspeito de serresponsável pela morte da pro-motora de eventos Lívia Mar-cello, de 29 anos, durante umacirurgia plástica realizada em24 de março, em Porto Alegre,foi indiciado por homicídio cul-poso (quando não há intençãode matar) após a conclusão doinquérito policial, ontem.

O delegado Arthur Raldi,da Delegacia de Homicídios dePorto Alegre, disse que optou

pelo indiciamento do cirurgiãopor conflitos entre o depoimen-to do médico com o laudo ne-croscópico feito pelos legistasdo Instituto de Medicina Legal(IML) da capital gaúcha.

“O documento aponta quehouve hemorragia por lesõesno fígado da paciente, foramvárias perfurações. Aversão domédico cirurgião é incompatívelcom a análise dos peritos. Elenos disse, em depoimento, que

a vítima sofreu uma parada car-díaca e que tentou salvá-la. Du-rante esse procedimento, ele dis-se ter usado um dreno para re-tirar o sangue da paciente e feitoapenas uma perfuração no fí-gado de Lívia Marcello”, disseo delegado.

A promotora de eventos foiaté a clínica acompanhada dairmã, que estava em uma salade espera.

O médico responsável pela

cirurgia e que também é o di-retor da clínica se recusou afalar com a imprensa, alegandoque nada tinha a declarar sobreo caso.

O Conselho Regional deMedicina do Rio Grande do Sul(Cremers) abriu uma sindicân-cia para apurar o caso.

Se ficar comprovado quehouve falha médica, o cirurgiãoresponsável poderá ser proces-sado pelo conselho.

Piauí: PRF apreende R$ 400 milem mercadorias sem nota fiscal

A Polícia Rodoviária Fede-ral apreendeu, ontem, na BR-343, em Teresina (PI), quase R$400 mil em mercadorias sem no-tas fiscais. Os produtos foram

encontrados em um ônibus deturismo que ia de São Paulo paraPiripiri (PI).

De acordo com a PRF, foramapreendidos 8 mil produtos, en-

tre computadores, notebooks,jogos eletrônicos, máquinas fo-tográficas, acessórios para celu-lares e componentes eletrônicos.

Segundo o motorista do veí-

culo, a mercadoria foi despacha-da em São Paulo para ser entre-gue em Piripiri. O proprietáriodos produtos ainda não foi en-contrado.

TSE e CNJ assinam acordo paraviabilizar voto em penitenciárias

O Conselho Nacional de Jus-tiça (CNJ) e o Tribunal Superi-or Eleitoral (TSE) assinaram on-tem um acordo de cooperaçãopara “assegurar o direito devoto dos presos provisórios eadolescentes internados”.Também participam do acordoo Ministério da Justiça e a

Defensoria Pública da União.Cada órgão se comprometeu

a tomar “atitudes concretas” paraviabilizar o voto dos presos, comodivulgar a “importância” daseleições nas unidades prisionais,mobilizar servidores e voluntá-rios para que participem do pro-cesso eleitoral e acompanhar a

instalação das seções eleitoraispara evitar irregularidades.

O acordo é uma resposta àpreocupação de diretores depenitenciárias e magistradoscom a possível influência defacções criminosas no proces-so eleitoral.

Esse risco é maior em São

Paulo, onde se encontra um ter-ço dos presos provisórios de to-do o país.

Até ministros do SupremoTribunal Federal (STF) admiti-ram que as eleições em presídi-os podem não acontecer caso es-se risco seja comprovado pelasautoridades locais.

Destino político deCiro é decidido dia 27

O PSB marcou para o dia27 reunião para definir o des-tino político de Ciro Gomes –se ele será ou não candidatoà presidência da República.A decisão seria esta semana,mas acabou adiada. A ten-dência do partido continuasendo a de não lançar a can-didatura de Ciro à presidên-cia da República. Assim, opartido poderá anunciar logoo apoio à candidatura de Dil-ma Roussef (PT).

Dirigentes do PSB reco-nhecem que o processo de de-finição – que se estendeu atéeste mês de abril – acaboudesgastando o partido e tam-bém o próprio Ciro. A ava-liação de líderes é a de que Ci-ro se auto-exilou e, desse re-tiro, começou a se manifes-tar por meu de seu site.

“O Ciro vai bem até certoponto, mas depois ele dese-quilibra”, disse o dirigente,referindo-se ao fato de queCiro Gomes permaneceu si-lencioso por algum tempo,mas, na semana passada, por

meio de artigo em seu siteacabou disparando contra opartido.

Ele reconhece, no entanto,que houve erros também porparte da direção partidáriaque está demorando a tomara decisão que deveria seranunciada em março. Os er-ros, portanto, não seriam ape-nas de Ciro.

Asaída de Ciro Gomes dadisputa presidencial favore-ce as candidaturas do PSB emdisputa da reeleição – como éo caso do governador de Per-nambuco, Eduardo Campos;e do governador do Ceará,Cid Gomes, que poderiam re-petir a aliança com o PT. NoCeará, no entanto, os dois par-tidos começaram a se estra-nhar durante o período dapré-candidatura de Ciro.

Ainda ontem, Ciro vol-tou a enviar mensagens indi-cando que sua disposição édisputar a presidência. Foinos agradecimentos à manis-tações em apoio à sua candi-datura.

TUBARÃO

Ibama aprende 1t de barbatana no PA

Fiscais do Instituto Bra-sileiro do Meio Ambiente edos Recursos Naturais Re-nováveis (Ibama) apreen-deram, ontem, uma tonela-da de barbatana de tuba-rão, em Belém. Acarga, ava-liada no mercado interna-cional em cerca de R$ 30mil, seria exportada para oJapão.

Segundo o Ibama, asbarbatanas, já congeladas,estavam em um contêinerpronto para ser embarca-do. Adocumentação de ori-

gem da carga estava irre-gular.

O Instituto afirma queas barbatanas têm valor co-mercial superior ao restan-te da carcaça, por isso, emalguns casos, ocorre a reti-rada da barbatana do tuba-rão e o descarte do animalno mar, o que é proibidopela legislação ambiental.

O proprietário da expor-tadora foi multado em R$52 mil e as embarcações quepescaram os animais tam-bém serão autuadas.

CNJ aposenta magistrada no ParáClarice de Andrade foi responsabilizada por prender menina em cela com homens; ela será investigada por falsificação

O Conselho Nacional deJustiça (CNJ) determinou, on-tem, a aposentadoria compul-sória da juíza Clarice Maria deAndrade, que permitiu a prisãode uma menor numa cela comhomens no município de Abae-tetuba, no Pará, em 2007.

Segundo o presidente doCNJ, ministro Gilmar Mendes,ela foi punida por prender amenina de 15 anos em um es-paço divido com homens, mes-mo conhecendo a situação docárcere, e pela falsificação da

data do pedido de transferên-cia da garota.

“São dois fatos gravíssimosque comprometem a perma-nência da juíza na magistratu-ra”, disse Gilmar Mendes.

A juíza teria sido comunica-da sobre a prisão de uma me-nor de 15 anos por tentativa defurto e a manteve presa por 24dias na mesma cela de presosmasculinos.

Clarice Maria Andrade afir-mou que está reunindo provaspara recorrer da decisão do CNJ.

Ela discorda dos depoimen-tos que basearam a aplicaçãoda pena e disse que não teveoportunidade de se defender.Segundo ela, outra juíza esta-va de plantão quando o Conse-lho Tutelar do estado fez o pe-dido para retirar a menor dacela com os homens.

Além disso, ela afirma quenão recebeu visita do diretordo presídio para relatar a situ-ação da garota.

“O diretor do presídio nãome procurou. Eu tenho uma

história na magistratura, mi-nhas promoções foram por me-recimento. Se ele tivesse meprocurado e me relatado eu te-ria tomado as providências. Sóse eu não fosse uma pessoa sã”,relatou a juíza, que veio a Brasí-lia acompanhar o julgamentodo CNJ.

PUNIÇÃO - A aposenta-doria compulsória é a puniçãodisciplinar máxima que o CNJpoderia aplicar à magistrada,que ficará impedida de trabal-

har e receberá salário propor-cional ao tempo de serviço namagistratura.

Um juiz só pode perder ocargo em definitivo se forcondenado em processo judi-cial.

Gilmar Mendes também de-cidiu encaminhar os autos doprocesso da juíza ao MinistérioPúblico do Pará para que sejainvestigado o crime de falsifi-cação de documento, já queClarice Andrade teria retroagi-do a data da decisão que pedia

a transferência da menina. O documento foi encamin-

hando à Corregedoria do TJ-PA.

Segundo a assessoria doCNJ, o MP pode ainda verificara possibilidade de propor umaação civil pública para cassar aaposentadoria e punir a juízacom a perda do cargo. O Con-selho revisou a decisão do TJ-PA que havia decidido pelo ar-quivamento de sindicância con-tra a juíza, na época titular da3ª Vara de Abaetetuba.

Page 6: OJORNAL 21/04/2010

AA66

CMYK

Europa libera 75% do espaçoaéreo após 5 dias de restriçõesNúmero de voos no continente chegou a 13 mil ontem; média é 28 mil

Cerca de 75% do espaço aé-reo europeu opera sem restri-ções ontem, informou em seumais recente boletim a Organi-zação Europeia pela Segurançado Tráfego Aéreo (Eurocontrol).

Aregião ainda sofre as con-sequências das nuvens de cinzaprovenientes do vulcão islan-dês Eyjafjallajokull, que desde aúltima quinta-feira causa can-celamentos e atrasos nos voos daEuropa.

Segundo a Eurocontrol, aárea livre para voos inclui Áus-tria, a região da cadeia monta-nhosa dos Bálcãs, Bélgica, Bul-gária, Espanha, Hungria, Itália,o sul da França, Holanda, No-ruega, Polônia, Portugal, Repú-blica Tcheca, Romênia, o norteda Suécia, além de Suíça, Tur-quia e Ucrânia.

O boletim informou que osvoos de passageiros não estãooperando a baixas altitudes em

áreas significativas do noroesteda Europa, que inclui países co-mo Dinamarca, Estônia, Irlanda,Letônia, Suécia e Reino Unido.

O norte da França e a Ale-manha também sofrem restri-ções, segundo a Eurocontrol.

O órgão afirmou tambémque, por volta das 14h de on-tem (horário de Brasília),12.736 voos haviam decolado,pousado ou estavam em rotana Europa, contra cerca de 28

mil programados. A Eurocontrol informou

que a expectativa para ontemera de que 13 mil voos ocor-ram na Europa.

A média de atraso era de11,3 minutos. Embora esteja lon-ge do ideal, a situação do tráfe-go aéreo hoje representa umaevolução em relação aos últi-mos dias, quando a maioria dosgrandes aeroportos da regiãoestava completamente fechada.Reynaldo Bignone no tribunal, ontem, antes de receber a condenação

Passageiros se amontoam nos aeroportos da Europa há cinco dias; ontem os voos foram retomados

EXPORTAÇÃO

Brasil e EUAsuspendem retaliações

Brasil e Estados Unidosconcluíram em Punta Del Es-te (Uruguai), o memorandode entendimento que permi-tirá a suspensão das retalia-ções brasileiras contra pro-dutos americanos por mais60 dias. O texto está em fasede tradução neste momento.Prevê a criação de uma enti-dade privada, cuja naturezajurídica ainda está em estu-dos, para gerir o fundo depesquisa sobre a cultura doalgodão. Uma vez instaladaessa entidade, o governoamericano deve fazer umaporte de US$ 147,3 milhõesao ano. A parcela inicial seráde US$ 30 milhões, com ou-tras 11 parcelas mensais deUS$ 10,66 milhões.

Na manhã de ontem, noItamaraty, o presidente LuizInácio Lula da Silva, haviaadiantado a conclusão doacordo. Mas não explicou emque consistia. “Graças a De-us, chegarmos a um acordo”,declarou, logo depois de cri-ticar os que foram contráriosà abertura da controvérsiasobre os subsídios america-nos ao algodão pelo Brasilna Organização Mundial doComércio (OMC) e de res-saltar que as regras da enti-dade “valem para todos”.

Essa é apenas uma partedas compensações que osEUA prometeram ao Brasilaté que Washington possa fa-zer cumprir com as determi-nações da (OMC) em relaçãoa sua política de subsídiosao algodão. Negociadoresbrasileiros deixaram claroque essa foi apenas uma pri-meira etapa e que o risco deaplicação de retaliações, porparte do Brasil, não está afas-tado.

Tal iniciativa será toma-da se, ao final dos próximos60 dias, não forem concluídasas negociações sobre a elimi-nação de barreiras sanitáriasamericanas à importação decarnes bovina e suína de San-ta Catarina, a redução efeti-va dos recursos do mecanis-mo de crédito às exportaçõese o plano de corte nos subsí-dios domésticos ao setor al-godoeiro americano, que de-verá ser consolidado na re-forma da Lei Agrícola, em2012.

IRAQUE

Dirigente daAl-Qaeda é assassinado

RESTRIÇÃO

Hugo Chávez fechaMcDonalds e Wendy’s

O presidente da Venezuela,Hugo Chávez, deu ordem parafechar o McDonalds em Cara-cas e restaurantes Wendy’s. Pri-meiro foi a Coca-Cola e a em-presa que produz a Barbie(Mattel), em seguida o Twitter.As empresas americanas na Ve-nezuela permanecem entre osprincipais alvos da ofensiva deHugo Chávez contra a proprie-dade privada.

Aordem para fechar o Mc-Donalds em Caracas e restau-rantes Wendy’s vem desde ospreparativos do governo paraa inauguração oficial de umbusto de Fidel Castro na próxi-ma semana.

O líder do partido de HugoChávez, Gerson Pérez, disseque a ação não deve ser classi-ficada como xenofobia.

“ É uma incoerência ideoló-gica ter duas empresas identi-ficadas com o império dos Es-

tados Unidos e o Bicentenárioda Revolução Bolivariana, nãoé xenofobia”, alegou Pérez.

O presidente da Venezuelaestá aumentando a sua agendasocialista em face à queda dosnúmeros de aprovação de seutrabalho. Asondagem mais re-cente revela que a desconfian-ça do povo em relação ao pre-sidente disparou para 70%, umsalto 33% maior com relaçãoaos últimos três anos. Isso incluiuma desaprovação assombro-sa de 87% na sua capacidadepara criar empregos.

Para o pesquisador do Ins-tituto Datanalisis, Gil Yépez, opovo venezuelano está insatis-feito com as ações do governo.

“As pessoas perderam aconfiança no presidente da Ve-nezuela e não compartilhamde sua ideologia, que visa a im-plementação de uma autocra-cia”, afirmou Yépez.

Ex-ditador argentino écondenado a 25 anos

Nova nuvem preocupa autoridadesUma nova nuvem de cinzas

expelida pelo vulcão islandêspassará pelo norte da Europa naspróximas 24 horas, informou on-tem o Centro de Observação deCinzas Vulcânicas (Vaac) de Tou-louse, na França.

Didier Rosenblatt, meteoro-logista do Vaac, disse que o fe-nômeno deverá afetar vários

países do norte do continente.“Com as condições meteo-

rológicas, as cinzas vulcânicasdevem passar pelo sul do Mardo Norte, as ilhas britânicas, Di-namarca e Escandinávia e, even-tualmente, pelo extremo norteda França nas próximas 24 ho-ras”, explicou.

Com isso, a maior parte do

espaço aéreo do Reino Unido,que deveria começar a abrir gra-dualmente, permanece fecha-do. Apenas alguns aeroportosda Escócia e do norte da Ingla-terra, como o de Newcastle, re-cebem pousos e decolagens.

ANoruega também fechou,na manhã de ontem, parte do es-paço aéreo no sudoeste do país.

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Internacional

Reynaldo Bignone, último di-tador argentino, foi condenadoontem a 25 anos de prisão.

O ex-presidente, que gover-nou entre 1982 e 1983 e hoje tem82 anos, foi considerado culpa-do de crimes de privação ilegalde liberdade e de aplicação detorturas a prisioneiros políticos,entre outros delitos, cometidosno Campo de Mayo, principalcentro de detenção clandestino

do regime militar.Outras seis pessoas também

receberam penas de prisão porcrimes cometidos durante a di-tadura militar argentina, que du-rou de 1976 a 83.

O Tribunal Federal de SanMartín, nos arredores da capitalargentina, havia iniciado em no-vembro passado o julgamentode Bignone e dos outros repres-sores.

BAGDÁ - O porta-voz docomando militar de Bagdá, ogeneral general Qassam Attaanunciou ontem a morte deum dos líderes militares localda Al-Qaeda, Ahmad al-Obei-di, em uma operação conjun-ta de segurança, com tropasamericanas e iraquianas, lan-çada em Mosul, um dia depoisde as autoridades informaremsobre a morte de dois principaisdirigentes deste grupo no país,Abu Omar al-Baghdadi e AbuAyyub al-Masri.

Ahmad al-Obeidi era oresponsável militar da Al-Qae-da nas províncias de Ninawa,Kirkuk e Salah ad-Din.

O comandante das forçasdos Estados Unidos, o gene-ral Raymond Odierno afir-mou que “a morte dos terro-ristas é um golpe importanteà Al Qaeda no Iraque desde oinício da insurgência”.

Page 7: OJORNAL 21/04/2010

AA77

CMYK

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Economia

Aneel confirma vitória daChesf em leilão de hidrelétrica

A Agência Nacional deEnergia Elétrica (Aneel)confirmou que o consór-cio Norte Energia, lidera-do pela Chesf e QueirozGalvão, venceu o leilãopara a construção dausina Belo Monte, noXingu (PA), com um lancede R$ 78 por Megawatt-hora, valor 6,02 % inferiorao teto estipulado pelo go-verno, que era de R$ 83MWh.

“Podemos dizer comtoda a segurança que oBrasil é vitorioso, comuma usina mais barata. Oleilão foi um sucesso. Olance vencedor foi de R$78, mas com os ajustes, ovalor ficou em R$ 77,97,deságio de 6,02% em re-lação à tarifa teto”, afir-mou Márcio Zimmerman,ministro de Minas eEnergia.

Nelson Hübner, dire-tor da Aneel, acrescentouque a agência está seguracom a legitimidade do lei-lão, que teve a divulgaçãodo resultado suspensa poruma liminar obtida porduas ONGs do Pará.

“Fomos conservadorespor recomendação danossa procuradoria e já tí-nhamos vencedor. Fomosextremamente cautelosos,não havíamos sido citados

e mesmo assim resolve-mos suspender a divulga-ção do leilão”.

Ele lembrou ainda queoutros leilões já foram in-terrompidos por limina-res e que, portanto, já eraalgo esperado.

José Aílton de Lima,diretor de engenharia e

construção da Chesf, em-presa líder do consórciovencedor do leilão, tam-bém se mostrou satisfeitocom o resultado.

“Não temos receio deque a hidrelétrica nãopossa vir a ser construí-da. Outras usinas foramalvo de liminares”.

Agora o consórcio ven-cedor tem 30 dias paraapresentar um ou mais só-cios estratégicos para arealização do empreendi-mento. A Chesf informouque um fundo de pensãoe que a Eletronorte podementrar como sócios estra-tégicos.

CRÉDITO

Demanda das empresascresceu 17,9% em março

SÃO PAULO – O IndicadorSerasa Experian da Demandadas Empresas por Crédito, queapura mensalmente a quantida-de de empresas que buscaramconcretizar alguma relação cre-ditícia cresceu 17,9% em mar-ço em relação ao mês anterior.Com isto, o indicador atingiu opatamar de 110,8, o maior valorde toda a série iniciada em ja-neiro de 2007, revelando que aprocura das empresas por cré-dito atingiu recorde históricoem março/2010.

Em relação a março/2009, ademanda registrou elevação de24,1%, fazendo com que a altaacumulada no primeiro trimes-tre de 2010 atingisse 12,7%,comparativamente ao mesmoperíodo de 2009.

Segundo os economistas daSerasa Experian, o ritmo acele-rado de crescimento da ativida-de econômica percebido du-rante o primeiro trimestre de2010 e as boas perspectivas deexpansão para o restante doano incrementaram a procurapor crédito das empresas tantode capital de giro quanto de in-vestimentos, tendência que de-verá prevalecer ao longo dospróximos meses.

PORTE - Na classificaçãopor porte, as micros e pequenasempresas se destacaram no mêsde março em termos da procu-ra por crédito, crescendo 19,0%em relação ao mês imediata-mente anterior (fevereiro/2010).Por terem a sua dinâmica atre-lada, fundamentalmente, aomercado interno, a busca porcrédito das MPEs também sedestaca no acumulado do tri-

mestre, crescendo 14,1%, prati-camente empatando com a altaregistrada pelas grandes em-presas (14,4%).

Somente as médias empre-sas exibem uma dinâmica maiscontida na sua busca por crédi-to, já que muitas delas são em-presas exportadoras e que, poristo, encontram um mercadoexterno ainda se recuperando,de forma lenta, dos impactosadversos da crise financeira in-ternacional.

SETOR ECONÔMICO -As empresas do setor de servi-ços lideraram a expansão dademanda por crédito emmarço, registrando um avançode 19,8% frente a feverei-ro/2010. Em seguida vieram asempresas do comércio com altade 17,6%. Para as indústrias ocrescimento já foi menor (12,9%em relação a fev/10).

REGIÃO - Todas as regiõesdo País registraram elevaçãoda procura por crédito, porparte de suas empresas. Omaior avanço mensal se deu naregião Norte (alta de 27,2% emrelação a fevereiro/10) ao passoque a menor alta ficou porconta da região Sul. (crescimen-to de 16,3%).

No acumulado do primeirotrimestre, as regiões com maiorcrescimento na procura de suasempresas por crédito são aNordeste e a Centro-Oeste(altas idênticas de 17,4%). A re-gião Sul, com avanço de apenas9,9% no acumulado do primei-ro trimestre, segue na lanternado crescimento da demandadas empresas por crédito.

Fundo de pensão não é exclusivo do setor públicoNa opinião de João Ro-

drigues, a deficiência no nú-mero de fundos de pensão noEstado se deve à falta de in-formação sobre o potencialdeles entre os trabalhadores.“Muita gente pensa que só asestatais podem constituir fun-dações para complementar aprevidência de seus servido-res por causa da estabilidadeno emprego. Mas, atualmentegrandes corporações têm in-vestido na criação de seus fun-dos como o banco Itaú quemantém o Itaubanco, quedetém R$ 10,3 bilhões em car-

teira; a montadora Ford, quepatrocina um fundo com seunome que tem R$ 695 milhõesem investimentos; e a Per-digão, que mantém outrofundo com R$ 156,9 milhões -só para citar alguns. Hoje épossível o funcionário de umaempresa fazer a portabilidadede um fundo para o outroquando muda de empresa. Ea maioria dos profissionaispensa duas vezes antes demudar de emprego quandosabe que o empregador nãopatrocina um fundo previden-ciário”, conta.

CENÁRIO – A Faceal re-gistrou incremento de 24,13%em seu patrimônio no ano pas-sado, aumentando seu aportede capital em mais de R$ 80milhões. Essa performance po-sitiva na rentabilidade se deuao mix de investimentos em2009 no qual 80% ficaram apli-cados na renda fixa (títulos dogoverno federal) e outros 20%na renda variável (ações emBolsa). “Os fundos de pensãoque mais aumentaram seus pa-trimônios no ano passadoforam aqueles que aplicarammais recursos na renda variá-

vel”, conta Rodrigues. Issoocorreu porque, em 2009, aBolsa de Valores de São Paulo(Bovespa) registrou um dosmaiores ganhos entre as prin-cipais bolsas do mundo, comalta de 120% no volume de ne-gócios.

“Este ano, com a expecta-tiva de corte na taxa de juros,é possível que modifiquemosnossa política de investimen-to, aumentando o percentualde nossas aplicações na rendavariável. Podemos aumentarno máximo até os 50%”, afir-ma João Rodrigues.

Faceal quer gerir novos fundos em ALCom R$ 353 milhões em investimentos e 1,7 mil participantes, busca é por parceiros públicos e privados

Patrycia MonteiroRepórter

O maior fundo de pensãode Alagoas, a Fundação Cealde Assistência Social e Pre-vidência (Faceal), quer admi-nistrar novos fundos previden-ciários do Estado. Com cercade 1,7 mil participantes e ummontante de R$ 353,3 milhõesem investimentos, a Faceal querseguir os passos do Petros,fundo de pensão dos trabalha-dores da Petrobras, que atual-mente gerencia uma carteiraformada por aproximadamen-te 80 fundos previdenciáriosbrasileiros.

Para atingir esse objetivo, aFaceal está realizando umasérie de palestras sobre as van-tagens dos fundos de pensãotanto para os trabalhadores,como para as empresas e paraeconomia alagoana e brasileiraem geral. “Atualmente temosno Estado apenas dois fundosde pensão em atividade: aFaceal e o Funcasal que, jun-tos, detêm um volume de in-vestimentos que gira em tornode R$ 377,3 milhões, benefician-do pouco mais de 3 mil traba-lhadores, entre pessoas queestão na ativa ou aposentadas.O número é muito pequeno,considerando que há um con-tingente formado por cerca de400 mil profissionais atuandono mercado de trabalho formalalagoano”, afirma, João Ro-drigues, diretor Financeiro-Administrativo da Faceal.

Segundo o executivo, qual-quer empresa pública ou priva-da com mais de 100 funcioná-rios pode instituir um fundode pensão. “Para a empresa, agrande vantagem do investi-mento é o de poder contribuirpara o crescimento financeirode seus colaboradores e, dessaforma, atrair os melhores pro-fissionais do mercado para

atuar nela. Afinal, quem nãoquer trabalhar para uma cor-poração que aplica recursos emum fundo que complementa-rá a renda dos funcionáriosapós a aposentadoria?”, ques-tiona Rodrigues.

O diretor Financeiro-Administrativo da Faceal ar-gumenta que, para os traba-lhadores, as vantagens sãoainda maiores. “Além de fazeruma poupança que comple-mentará sua renda depois daaposentadoria, os profissionaispodem ter acesso a créditocom juros de 0,5% - os meno-res do mercado –, tendo emvista que vários fundos depensão destinam parte de suasreservas financeiras para fi-nanciar seus participantes. Eucostumo citar o meu próprioexemplo nas palestras quetenho realizado. Como funcio-nário de mais de vinte anos naCeal tenho uma casa e umcarro, como todo mundo, alémde R$ 500 mil na poupançafruto dos rendimentos obtidosna aplicação da Faceal.Montante que deve atingir R$1 milhão até o final da minhacontribuição”, diz.

A disponibilidade de esto-que de capital de longo prazoé, na opinião de Rodrigues, oprincipal benefício dos fundosde pensão para economia doPaís. “Atualmente há no Brasilcerca de 360 fundos de pensãoque investem R$ 500 bilhões,tanto em títulos da dívida pú-blica como em ações das prin-cipais empresas brasileiras. Sópara se ter uma ideia, a Previ,fundo de pensão dos funcioná-rios do Banco do Brasil, detémparticipação societária nasmaiores e mais rentáveis em-presas do País e possui R$ 137bilhões de investimentos nomercado – um montante equi-valente ao PIB do Uruguai”,afirma.

De acordo com João Rodrigues, qualquer empresa com mais de 100 funcionários pode criar um fundo, com benefícios para todos

BELO MONTE

Page 8: OJORNAL 21/04/2010

CMYK

Receita Federal: arrecadação temrecordes sucessivos há 6 mesesSegundo os técnicos, desempenho é resultado do crescimento econômico

A arrecadação da ReceitaFederal apresenta recorde suces-sivo mensal há um semestre.Desde outubro do ano passado,a arrecadação vem batendo mar-cas históricas para o mês, desta-cou o coordenador de Estudos eAnálises da Receita, Victor Lam-pert. Segundo ele, essa tendên-cia sinaliza o impacto do cresci-mento econômico na arrecada-ção de impostos e contribuições,principalmente da Contribuiçãopara o Financiamento da Segu-ridade Social (Cofins), Programade Integração Social (PIS) e con-tribuições previdenciárias.

Esses três tributos estão dire-tamente relacionados ao aumen-to das vendas, da massa salarial edos empregos. Para o ano, aReceita projeta um crescimentoreal de 12%. Até março, o cresci-mento está em 11,01%. O coorde-nador admitiu que a expansão po-derá ser maior. “Pode (ser maior

do que os 12% previsto), mas abase de comparação dos últimostrês meses de 2009 é maior do queagora, porque a arrecadação come-çou a crescer nesse período” disseLampert. O coordenador enfati-zou que é preciso ter cautela emrelação a previsões para que aReceita depois não “seja cobrada”por um crescimento maior.

Segundo Lampert, a Cofins eo PIS puxaram o crescimento daarrecadação no primeiro trimes-tre, seguida pelas receitas comcontribuições previdenciárias. Aarrecadação da Cofins e do PISapresentou um crescimento deR$ 7,1 bilhões a mais do que nomesmo período do ano passa-do. A receita com contribuiçõesprevidenciárias foi R$ 4,28 bi-lhões no mesmo período.

Já a arrecadação do Impostode Renda da Pessoa Jurídica(IRPJ) e da Contribuição Socialsobre o Lucro Líquido (CSLL)

foi R$ 1,39 bilhão menor no pri-meiro trimestre. Um das razõesé o lucro menor das empresasem 2009 devido à crise financei-ra internacional. As empresasque declaram pelo lucro realfazem o ajuste do IRPJ e CSLLnoprimeiro trimestre de cada ano.Aarrecadação de ajuste, de acor-do com dados discriminadospela Receita, apresentou umaqueda de 30,23% em relação a2009. Naquele ano, a arrecadaçãofoi influenciada pelos lucros dasempresas em 2008, quando a eco-nomia crescia um ritmo forte eforam feitas várias operações deIPO (oferta pública inicial deações), o que ajudou a incremen-tar as receitas das companhias.

O coordenador destacou quea arrecadação do IRPJ e da CSLLno primeiro trimestre, referenteà estimativa mensal, já mostrarecuperação, com crescimentode 4,14% em comparação ao pri-

meiros três meses do ano passa-do. A arrecadação do IRPJ e daCSLL das empresas que decla-ram pelo lucro presumido apre-sentou crescimento de 7,87% noprimeiro trimestre.

Lampert informou ainda queR$ 300 milhões da arrecadaçãode março, por problemas de pro-cessamento, serão contabiliza-dos na arrecadação de abril.Segundo ele, houve um proble-ma operacional com um bancoque recolhe o tributo, e que de-pois de resolvido a contabilida-de do registro dessas receitasteve de ficar para abril. Esse foio motivo pelo qual, segundo ocoordenador, a previsão preli-minar de 7% de crescimento daarrecadação em março dada pelosecretário da Receita Federal,Otacílio Cartaxo, há duas sema-nas não se confirmou. “O mês deabril roubou R$ 300 milhões demarço”, brincou o coordenador.

SUSTENTÁVEL

Incentivo àcompra debens e serviços

BRASÍLIA - O governo fe-deral está incentivando a con-tratação de empresas forne-cedoras de bens e serviçosque adotem práticas susten-táveis em sua produção. Oprograma de ContrataçõesPúblicas Sustentáveis (CPS),lançado pela Secretaria deLogística e Tecnologia daInformação (SLTI) doMinistério do Planejamento,Orçamento e Gestão, prevêa inclusão gradual de critériosambientais, sociais e econô-micos para contratações pú-blicas e processos licitatórios.

Essas exigências deverãoconstar do processo de com-pras públicas e editais das li-citações. A decisão sobre aproposta mais vantajosa vailevar em conta os aspectossustentáveis. Deverão ser es-colhidos bens, serviços e pro-dutos que causem menor im-pacto ambiental e tenhammaior eficiência energética,segundo a Secretaria deLogística e Tecnologia daInformação.

De acordo com a STLI, oobjetivo da medida é melho-rar a qualidade do gasto pú-blico, realizando contrataçõesmais efetivas, além de esti-mular a adoção de processosprodutivos menos poluentespor parte do setor industrial,ajustando o mercado nacio-nal à sustentabilidade.

Apesar de serem maiscaros, os produtos sustentá-veis representam economia alongo prazo, porque reduzemos gastos do Estado com po-líticas de reparação de impac-tos ambientais, diminuem oconsumo de energia e de ma-teriais e incentivam o desen-volvimento econômico basea-do em práticas socioambien-tais corretas. Segundo a SLTI,o Estado brasileiro é um gran-de consumidor de bens e ser-viços - responde entre 10% e15% do PIB do País.

Brasil possui o 10º maior parqueindustrial do mundo, diz ONU

O Brasil possui o décimomaior parque industrial do pla-neta. É o que comprovam da-dos divulgados pelas Organi-zações das Nações Unidas(ONU). No topo do ranking, aChina supera pela primeira vezo Japão para se tornar o agorao segundo maior produtor debens manufaturados. A lide-rança ainda é dos EstadosUnidos. Mas, a economia ame-ricana está cada vez mais amea-

çada nessa posição. No ano2000, os americanos represen-taram 26,6% da produção in-dustrial do mundo, o pontomais alto em 40 anos.

Em outras palavras, a cadaquatro produtos fabricados noplaneta um vinha dos EstadosUnidos. Em 2000, o Japão era osegundo maior produtor. AChina era apenas o quarto, com6,6% da produção mundial. AONU não divulgou ainda os

números absolutos da produ-ção industrial no mundo em2009 e o porcentual é uma esti-mativa da participação de cadapaís. Mas, em 2007, o valor totalda produção havia atingidoUS$ 6,7 trilhões. No ano seguin-te, o valor chegou a US$ 6,81trilhões. Em 2009, a produçãoindustrial no mundo teria per-dido 10% de suas atividades,segundo os dados da ONU.

“Mas a realidade é que o

mapa mundial da produçãoindustrial está em plena trans-formação”, afirmou ShyamUpadhyaya, diretor de estatís-ticas da Organização deDesenvolvimento Industrialda ONU. A participação ame-ricana começou a cair a partirde 2000 e essa tendência se ace-lerou diante da crise em 2009.Hoje, 18,9% da produção in-dustrial mundial ocorre nosEstados Unidos.

AA88 Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Economia JORNALO JORNALO

Papel Moeda Marco Aurélio Mello - [email protected]

CLASSE C BOMBA CRUZEIROSE surge mais um segmento econômico sendo decisivamen-

te influenciado pela chamada nova classe C. Desta vez, umserviço até pouquíssimo tempo exclusivo de quem detinhaalto poder aquisitivo: os cruzeiros marítimos, um sonho, ape-nas um sonho para os “pobres mortais sem grana suficientepara bancar a viagem”. De acordo com a Associação Brasileirade Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), a tem-porada 2009/10 está sendo a melhor de todos os tempos, tantoque foi estendida até o próximo mês. No caso do Nordeste, noentanto, os navios já deixaram de cortar os mares da região.

O segmento no País deve crescer até maio 66% na quan-tidade de passageiros transportados (900 mil pessoas), supe-rando de longe o faturamento de US$ 342,34 milhões regis-trado na temporada anterior.

Na base dessa expansão impressionante, revela a entida-de, estão o dólar baixo, que reduziu custos, e um ideia inte-ressante que abriu portas para quem nunca tinha feito umaviagem de transatlântico, os minicruzeiros – pacotes de menorduração de no máximo 4 dias.

Ainda segundo a Abremar, nesta temporada, atracaram noBrasil, 28 navios, o que permitiu a realização de 407 cruzei-ros para os mais diversos destinos, País a fora.

Na MSC Cruzeiros, por exemplo, os minicruzeiros pula-ram dos 10% de participação no mercado, há três anos, para30% agora. A direção comercial da operadora confirma quea participação da classe C também cresceu na mesma propor-ção.

E é para atender esse demanda lucrativa que a CVC já con-firmou a utilização de cinco transatlânticos na próxima tem-porada, a 2010/11, já que a meta é transportar 150 mil pas-sageiros – 30 mil a mais do que a atual. A empresa estimaque os preços dos pacotes e minicruzeiros estarão 15% maisbaratos. As perspectivas são ou não otimistas?

BNB 1

O Banco do Nordeste já trabalha com taxas dejuros mais baixas em dois produtos do seu programade microcrédito produtivo urbano, o Crediamigo. Amedida deve beneficiar mais de 368 mil microempre-sários nordestinos, que representam dois terços dosclientes ativos do Programa e devem realizar 1 milhãode um total de 1,5 milhão de operações previstas para2010.

BNB 2

O produto Giro Popular Solidário, direcionadopara grupos solidários de 3 a 10 integrantes, está comsuas taxas reduzidas de 1,32% ao mês para 1,19% aomês. Já o Crediamigo Comunidade, voltado para gru-pos solidários de 15 a 30 integrantes, teve redução dejuros de 1,32% a.m para 0,99% a.m. Para o presidentedo BNB, Roberto Smith, a redução foi viabilizada porganhos de eficiência na captação de recursos para oPrograma e também pela redução de custos operacio-nais do banco.

IDIOMAS

Com 33 unidades espalhadas em oito estados maiso Distrito Federal, a rede UNS de idiomas está che-gando a Alagoas. A primeira unidade do Estado éuma das 16 que estão em construção e devem serinauguradas em pouco tempo. A expansão cumpremeta estabelecida pela empresa que espera crescer100% em 2010 com relação às unidades franqueadas e50% na quantidade de alunos, ampliando, assim, aparticipação no segmento.

FRANQUIA

E por falar em franquia, será aberta amanhã noCentro de Convenções de Pernambuco, a 2ª Feira deFranquias do Norte e Nordeste. O evento vai apresen-tar novas oportunidades de negócios, através da par-ticipação de 100 expositores entre nacionais e regio-nais. Oito mil pessoas devem visitar a feira que acon-tece até o dia 25.

MULTICOISAS

Amanhã será inaugurada mais uma lojaMulticoisas em Maceió. Com investimentos de R$ 400mil, a nova unidade está localizada no MaceióShopping e apresenta um mix de 3.200 itens. A rede,que possui 89 unidades em 13 estados e no DistritoFederal, não descarta novos investimentos no Estadoe duas outras lojas podem ser abertas nos próximosquatro anos.

ALAGOAS DIGITAL

Será aberta hoje, no Centro de Exposição eConvenções de Maceió, a 2ª edição do AlagoasDigital, uma oportunidade para se conhecer as novi-dades tecnológicas. Além da exposição, haverá semi-nários, minicursos e rodada de negócios para empre-sas de diversos setores. As inscrições ainda podem serrealizadas no Centro de Convenções. Este ano, ostemas abordados no evento que acontece até o dia 23serão: Tecnologia Verde, Inovações Tecnológicas eTecnologia Móvel.

ÚLTIMAA Caixa lançou esta semana o Caixa FI Ações

Infraestrutura, um fundo de investimento que visa apli-cações em ações de empresas ligadas ao setor de infraes-trutura.

Aberto a pessoas físicas e jurídicas, o fundo é forma-do por aplicações mínimas de R% 5 mil, com rentabilida-de e liquidez diária. A taxa de administração é de 2% aoano.

O banco tem 7% de participação desse mercado e pa-trimônio liquido administrado de R$ 261 bilhões.

Page 9: OJORNAL 21/04/2010

CMYK

Ernande Baracho explicou como será o reaproveitamento de resíduos Algumas células já estão prontas para início das operações

Servidores fazem novo protestocontra a privatização da SaúdeMônica LimaRepórter

Os integrantes do Movimen-to Unificado da Saúde e do Fó-rum em Defesa do SUS voltarama protestar, na manhã de ontem,em frente à sede da Secretaria deEstado da Saúde (Sesau), contrao projeto de criação das Orga-nizações Sociais (OSs), que se en-contra tramitando na AssembleiaLegislativa. No final da manhã,eles ainda protocolaram, no Tri-bunal de Justiça, uma ação con-tra o governo do Estado, que nãoestá pagando o salário mínimo deR$ 510, a algumas categorias deservidores públicos.

Os manifestantes aproveita-ram para mostrar, através de umpainel, que o projeto implanta-do em estados como Pernambu-co, Bahia e Sergipe não tem dadocerto. Unidades de saúde quefuncionam com terceirização deserviços estão sendo denuncia-das pelos Ministérios Público Es-taduais por irregularidades,como desvio de verba.

O grupo aproveitou paradistribuir uma carta ao povoalagoano esclarecendo o pro-jeto do governo que conside-ra a privatização do serviçopúblico dos principais setorescomo saúde, educação, assis-tência social, meio ambiente,cultura e agropecuária. Wel-lington Monteiro, representan-te do Movimento Unificado daSaúde, disse que os servido-res irão intensificar a campa-

nha que tem como tema “Con-tra fatos não há argumentos.Não às OSs em Alagoas”, paramostrar ao governo que nãotem condições do projeto serimplantado em no Estado.

Segundo Wellington Montei-ro, o Conselho Estadual de Saú-de de São Paulo já solicitou ao go-verno paulista que os hospitaisque funcionam como Organi-zações Sociais sejam reintegra-dos ao serviço público. A im-

plantação do sistema de OSs emSão Paulo é considerada mode-lo e serviu como exemplo paraoutros estados.

Wellington Monteiro disseainda que iria protocolar no pa-lácio República dos Palmares,ofício solicitando que o projetoseja retirado da AssembleiaLegislativa.

ESTADO PAGA MENOS- Outro ponto questionadopelos servidores e que resul-tou numa ação no Tribunal deJustiça é quanto a não implan-tação do salário mínimo paraalgumas categorias do funcio-nalismo público. O diretor daCentral Única dos Trabalhado-res (CUT), Luís Gomes afir-mou que uma boa parte defuncionários recebe o valor dosalário antigo e o governadorTeotonio Vilela Filho, para atin-gir faz uma complementação.“O governo não vem aplican-do a reposição anual que é de-terminada pela legislação”, de-nunciou o diretor da CUT.

ABRIL VERMELHO

MST pede recursospara educação

Os trabalhadores ruraisdo Movimento Sem Terra(MST), que estão em Maceió,fizeram uma caminhada namanhã de ontem pelas ruasda cidade. O grupo deixouontem a Praça Pedro II, ondeestavam acampados desde aúltima segunda-feira.

A coordenação do MSTse reuniu com represen-tantes do governo, quandoapresentaram uma pauta dereivindicações que tinhacomo principais pontos, aeducação com a implanta-ção de um sistema de alfa-betização, melhoria da in-fraestrutura para os assenta-mentos e acampamentos e aconstrução de uma escolavoltada para a agriculturafamiliar.

A instalação de escolasitinerantes foi uma das prin-cipais reivindicações dos tra-balhadores. Um convêniofoi firmado entre o governoestadual e o Ministério daEducação, para assegurar aimplantação dessas unida-des de ensino, dentro doPrograma Nacional de Edu-cação da Reforma Agrária.Alem disso, os trabalhado-res rurais pleiteiam apoiopara uma campanha de al-fabetização baseado em ummodelo de Cuba.

Os integrantes do MSTapresentaram também, aproposta de construção deuma escola agrotécnica des-tinada a agricultura familiar

e agroecologia, em Arapira-ca, numa área onde funcio-na o acampamento Danda-ra. E querem ainda, a am-pliação da discussão na faltade infraestrutura nos acam-pamentos e assentamentos.Eles alegam que faltam es-tradas, escolas, casa de fari-nha e outros equipamentos.

Durante o encontro comrepresentantes do governo,eles denunciaram as condi-ções do centro de Formaçãodos Trabalhadores, em Ata-laia, que ainda não foi inau-gurado. O prédio apresentaalguns problemas, como ra-chaduras, deficiência nos ba-nheiros, precariedade naenergia, entre outros. Há trêsanos, o governo prometeurecuperar o espaço, mas atéagora nada foi feito.

Segundo o ouvidor agrá-rio regional do Instituto deColonização e da ReformaAgrária (Incra), José CarlosCardoso, o órgão deve pro-mover, amanhã, uma reu-nião com a coordenação doMST.

José Carlos Cardosoparticipou, ontem, de umareunião com a coordena-ção nacional do MST, emBrasília. Na ocasião, umapauta específica sobre Ala-goas foi discutida, inclusi-ve com a proposta de au-mento de recursos paraaquisição de terras destina-das a reforma agrária e cus-teio para pessoal. (M.L.)

Resíduos líquidos e sólidos serão reaproveitadosAo contrário dos moradores

de Jacarecica, que há anos vivemem condomínios próximos aolixão e estão sujeitos ao mau chei-ro, quem vive na parte alta da ci-dade não terá que enfrentar esseproblema com a implantação doaterro sanitário. Aágua que resul-tar do processo de decantação etratamento do chorume será usadapara a irrigação da vegetação local.

O lixo, que hoje transbordadas caçambas dos caminhões decoleta que passam pelas ruas es-treitas do Benedito Bentes tam-bém está com os dias contados.A Eco Via Norte, que será cons-truída próxima à estação de tra-tamento, ligando a parte alta àparte baixa da cidade, vai facili-tar o tráfego dos caminhões.

Aos poucos, na medida em

que as células da estação de tra-tamento começarem a funcionar,o lixão de Jacarecica será desati-vado e a área, que fica próximaa alguns conjuntos habitacionais,analisada e recuperada.

Segundo Ricardo Ramalho,só quando o descarte de lixo fortransferido totalmente para anova central de tratamento serápossível avaliar a vida útil da

área do lixão e as medidas neces-sárias para recuperá-la. “Há umprazo de 20 anos para efetuar arevitalização, mas só podemossaber o que vai ser feito quandoos caminhões de coleta deixa-rem de depositar o lixo lá”, disseo secretário. (G.L.)

*Sob a supervisãoda Editoria de Cidades

ATERRO SANITÁRIO

Primeiras células já estão prontas; estudos são feitos e vão determinar o melhor destino para área do lixãoGabriela Lapa*Estagiária

A nova estação de tratamen-to de lixo, que está sendo insta-lada no Benedito Bentes, deve co-meçar a funcionar no fim destemês. O anúncio foi feito na manhãde ontem pelo superintendente

de Limpeza Urbana de Maceió,Ernande Baracho, que esteve nolocal para uma vistoria técnica.

Além de Baracho, Alder Flo-res, da Slum, e o secretário Mu-nicipal de Proteção ao Meio Am-biente, Ricardo Ramalho, tam-bém acompanharam a vistoriana estação. O objetivo da visita

foi a concessão da última licen-ça de operação necessária para ainauguração. “Nós já temos trêscélulas prontas para operar: aque vai receber animais mortos,a de resíduos sólidos (lixo do-méstico) e a de compostagem oupodação. Dentro de dez dias jádevemos ter consertado um

equipamento que ficou danifi-cado com a ventania, e então, jápoderemos realizar a inaugura-ção”, disse Ernande Baracho.

Quando começar a operar, aestação vai receber todo o lixo quehoje é descartado no aterro deJacarecica. Além disso, resíduoscomo o gás e o chorume, libera-

dos em função da decomposiçãodo lixo, serão tratados e reaprovei-tados de maneira a proporcionaro menor número possível dedanos ao meio ambiente.

O lixo será depositado emcélulas diferentes, específicas,para facilitar o processo de tra-tamento. “Resíduos de constru-

ção, por exemplo, serão pesadosantes de serem depositados nascélulas”, explicou Ernandes Ba-racho. O tratamento dos resí-duos vai beneficiar não só o meioambiente, mas também a popu-lação que mora no BeneditoBentes, onde a estação foi cons-truída.

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

CidadesAA99

Fotos: Lula Castello Branco

Início da operação será no fim do mês

Segundo servidores, projeto de OSs em outros estados não funciona

MST saiu da Praça Dom Pedro II, onde estava desde 2ª

Yvette Moura

Yvette Moura

21ca09_COR_NOVA

Page 10: OJORNAL 21/04/2010

CMYK

Falta de projeto impede mudançado prédio do IML para o TabuleiroTerreno doado pelo Governo Federal é usado como quadra esportiva

Elisana TenórioRepórter

A falta de planejamento doGoverno de Alagoas faz comque o prédio doado pelo go-verno federal para a constru-ção do Complexo do Centro dePerícias Forenses de Alagoascontinue sendo utilizado comouma quadra esportiva. O dire-tor do Instituto Médico Legal(IML), Gerson Odilon, revelouontem que já pediu ao secretá-rio de Estado de Defesa Social,Paulo Rubim, que seja elabo-rado um projeto para que averba destinada a este objetivoseja liberada. Mas, até agora, oque ele conseguiu de concretofoi que um engenheiro doórgão se deslocasse ao localpara uma visita informal.

“O prédio onde o IML fun-ciona há 70 anos é inviável parareforma, pois não pertence aogoverno do Estado e sim a

Universidade Federal deAlagoas. Então, porque nãoaproveitar um terreno que foidoado para este fim e que já

tem verba garantida para fazeruma sede que comporte o IML,o Instituto de Criminalística eo Instituto de Identificação? Oproblema é que não existe umprojeto para este fim”, denun-ciou Gerson Odilon.

O terreno, de 31,5 metrosquadrados, fica localizado noLoteamento Tabuleiro Novo, noTabuleiro do Martins. “Pega umaquadra inteira. Para se ter umaideia, há quatro entradas porruas diversas. Mas a falta de pla-nejamento e de interesse nos pre-judica”, disse Gerson Odilon.

Portanto, há disponibilida-de suficiente para agregar ostrês institutos subordinados aoCentro de Perícias Forense deAlagoas. “A qualidade do tra-balho seria incontestável”, la-mentou Gerson Odilon.

Odilon já solicitou projeto de para sede própria do IML: até agora nada

Marco Antônio

NOVO CASO

Assassinato de mendigocomeça a ser investigado

As primeiras testemunhasdo assassinato do morador derua, Rogério Santos de Araújo,26 anos, devem ser ouvidasamanhã. A informação é dochefe de operações do 1ºDistrito Policial, Luiz Carlosde Albuquerque. Rogério deAraújo foi morto a golpes defaca e pedradas, por volta das5h45 da manhã de ontem. Ocrime aconteceu próximo aoterminal rodoviário no bairroda Levada.

Luiz Carlos disse que estáaguardando receber o resulta-

do dos levantamentos realiza-dos pelos peritos do Institutode Criminalística (IC), no localdo crime, para, assim, dar iní-cio às investigações sobre amorte do morador de rua. Eledisse que, só a partir dos de-poimentos será possível en-contrar uma linha de investi-gação para o motivo do crime.“Aúnica informação é a de queo morador de rua foi assassi-nado a golpes de faca e pedra-das”, afirmou Luiz Carlos.

Segundo o Centro Inte-grado de Operações da Defesa

Social (Ciods), o morador derua foi esfaqueado na regiãodo abdome e ainda teve a ca-beça esmagada com umapedra, morrendo no local docrime.

Informações preliminaresdão conta de que o crime foipraticado por outros mora-dores de rua, ainda não iden-tificados. A família esteve natarde de hoje no InstitutoMédico Legal (IML) Estáciode Lima e o corpo já foi libe-rado para sepultamento.(M.A.)

PEC 300

Policiais prometemmobilização na sextaMarcelo AlvesRepórter

Os policiais civis e mili-tares deverão promover, napróxima sexta-feira, umagrande mobilização no Cen-tro de Maceió. A manifesta-ção, que é de caráter nacional,tem a finalidade de pressio-nar a aprovação, na CâmaraFederal, da PEC 300 (emen-da aglutinativa das PECs 300e 446), que prevê a criaçãodo piso salarial das duas ca-tegorias. Com a aprovaçãodo piso, os policiais civisterão o salário de R$ 3 mil,enquanto que os praças daPM receberão R$ 3,5 e os ofi-ciais ganharão R$ 7 mil.

De acordo com JoséEdeilto, representante doSindicato dos Policiais Civisde Alagoas (Sindpol), a cate-goria deverá fazer uma para-lisação de 24 horas, com fina-lidade de pressionar o gover-no a rever o piso salarial da ca-tegoria, que está em torno deR$ 1,8 mil.

Edeilto disse ainda que,além dessa reivindicação decaráter nacional, o Sindpolcontinua exigindo do gover-

no do Estado o reajuste sala-rial da categoria, a aplicaçãoda aposentadoria especial,além de melhorias nas condi-ções de trabalho. De acordocom ele, amanhã, represen-tantes do sindicato se reúnemcom o secretário de Estado daGestão Pública (Segesp),Guilherme Lima. O encontroserá às 10h, e acontecerá noprédio sede da Segesp. A ca-tegoria tem ainda outra reu-nião com o Secretário doGabinete Civil do Estado, Ál-varo Machado. O encontrodeverá acontecer na próximasemana.

O representante do Sind-pol voltou a criticar a escalacomercial de trabalho ao qualos policiais civis estão subme-tidos. Segundo Edeilto o ho-rário está acarretando prejuí-zo tanto para os policiaisquanto para a população.“Além de deixar a sociedadesem proteção, já que as esta-tísticas mostram o aumentoda criminalidade, os policiaiscivis estão desmotivados e sãoimpedidos de estudar, pois,além do expediente comer-cial, eles têm que prestar plan-tão interno”, disse.

LEVADA

Morte de casal estáperto do esclarecimento

O assassinato do casalEdvânio de Oliveira, 32anos, e da mulher dele,Rosineide Fereira de Lima,de 26, está perto de ser elu-cidado e os criminosospodem ser presos ainda estasemana. A informação é daequipe de investigação do 1ºDistrito Policial, responsá-vel pela apuração do duplohomicídio. O casal foi mortona manhã do último domin-go, na Rua José Bernardesde Lima, no bairro daLevada. Os dois foram atin-gidos por disparos de armade fogo. A filha do casal, de7 anos, também foi baleada,mas recebeu atendimentomédico no Hospital Geral doEstado (HGE) e já foi libera-da.

De acordo com o chefe deoperações do 1º DP, LuizCarlos, a equipe de investiga-ções da delegacia está próximado esclarecimento do duplohomicídio registrado no últi-mo final de semana. Namanhã de ontem, o delegadoAlcides de Andrade tomou odepoimento da irmã de

Rosineide, Lucineide Ferreirade Lima. O teor da oitiva nãofoi revelado. Entretanto, ama-nhã, mais duas testemunhasdo assassinato deverão ser ou-vidas pelo delegado AlcidesAndrade.

De acordo com LuizCarlos, já há suspeitos docrime, mas não serão reveladosdetalhes sobre a identidadenem os motivos que o leva-ram ao crime para não atra-palhar as investigações. Háainda a possibilidade de a filhado casal também ser ouvidapelo delegado.

ASSASSINATO – O casalEdvânio de Oliveira, 32 anos,e a mulher Rosineide Fereirade Lima, 26, foram assassina-dos, nas proximidades doMercado da Produção, no bair-ro da Levada.

O casal foi executado nafrente da filha de 7 anos, quetambém foi atingida pelos dis-paros de arma de fogo. Ocrime aconteceu por volta das9 horas na Rua José Bernardode Lima, na Levada, próximoa residência do casal. (M.A.)

Atual sede funciona sem estrutura necessáriaMas enquanto a pendenga

burocrática e orçamentária nãoé resolvida, os funcionários doIML continuam convivendocom a total falta de estrutura.No local, falta de tudo umpouco: quantidade de legistassuficiente, laboratórios e salasespecializadas. Por exemplo:não há laboratórios de toxico-logia, anatomia patológica,assim como não disponibilida-de para serviço de radiologia esalas de odontologia e antropo-logia.

“Para as mulheres vítimasde violência sexual tambémnão há uma sala específicapara atendimento, como tam-bém para os presos que preci-sam ser submetidos a examede corpo delito”, lembraGerson Odilon.

A realização imediata deconcurso público é outra rei-vindicação do diretor. Atual-mente, há 19 profissionais efe-tivos no quadro, mas quatroestão afastados. “Cobrimospraticamente o Estado inteiro.Assim fica difícil trabalhar comeficiência”, lamenta GersonOdilon.

SINDICÂNCIA – Na pró-xima semana deve ser concluí-da a sindicância que foi instau-rada no IML para apurar atroca de cadáveres ocorrida se-mana passada. Extraoficial-mente, o diretor Gerson Odilonadiantou que o vereador porUnião dos Palmares, MarcosJosé Herculano da Silva, umdos parentes de um dos mor-tos, seria o responsável pelaconfusão.

“Ele entrou escondido pelaporta dos fundos e levou ocorpo junto com a funerária.Enquanto isso, um dos nossosfuncionários entregava a de-claração de óbitos a outro fa-miliar no local correto”, expli-cou Gerson Odilon.

De acordo com ele, o pró-prio Marcos José reconheceuo erro. (E.T.)

Militares: café da manhã e apitaço

Assim como os policiaiscivis, os militares também par-ticipam da mobilização nacio-nal que exige o aumento dopiso salarial da categoria. Parao dia 23, os militares preten-dem promover uma caminha-da pelas principais ruas deMaceió em favor da PEC aglu-tinativa. Amanifestação deveter início às 10h, saindo daPraça Dom Pedro II com des-tino a Praça dos Martírios, noCentro.

Durante a mobilização, osmilitares irão oferecer umcafé da manhã a partir das8h30 na praça em frente àAssembleia Legislativa, ondeserão distribuídos camisas eapitos em prol da PEC 300. Ea partir das 10h, a caminha-da seguirá pelo Centro da ca-pital

O presidente da Asso-ciação dos Oficiais Militaresde Alagoas (Assomal), MajorWellington Fragoso pede quea categoria participe do atopúblico com o intuito de pres-sionar as lideranças políticasfederais. Para ele, caso issonão ocorra, a PEC 300 não serávotada.

De acordo com o presiden-te da Associação dos Cabos e

Soldados (ACS), cabo WagnerSimas, as mobilizações queacontecem em todo o Brasilpretende impedir que ocorraalterações na proposta. “Apar-tir de agora, é cada vez maisimportante a união de todasas entidades de classe repre-sentativas das PolíciasMilitares, Bombeiros e poli-ciais civis. Nem é preciso lem-brar que somente através doprocesso de aglutinação dasPECs 300 e 446, os praças jáperderam mil reais. Essa lutaé de todos nós”, disse o CaboPM Wagner Simas.

O texto-base da PEC 300(emenda aglutinativa dasPECs 300 e 446) foi aprovadono inicio do mês de março emprimeiro turno na Câmara dosDeputados. Contudo, os de-putados federais precisamainda analisar quatro desta-ques para concluir essa vota-ção. Depois dessa fase, a ma-téria precisa passar por maisum turno de votação para,então, seguir ao Senado. Noentanto, a bancada doGoverno Federal na Câmarautiliza de manobras para im-pedir a análise do piso provi-sório de R$3,5 mil (praças) eR$ 7 mil (oficiais). (M.A.)

AA1100 Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Cidades JORNALO JORNALO

Prédio que abriga IML há 70 anos pertence a Ufal, portanto não pode passar pelas reformas necessárias

Page 11: OJORNAL 21/04/2010

CMYK

COOPERAÇÃO

Reunião discuteexploração sexualde adolescentesJackson PinheiroRepórter

Um termo de cooperaçãoentre a Prefeitura e a Justiçaalagoana com objetivo de com-bater a exploração sexual decrianças e adolescentes emMaceió. Este foi o saldo do en-contro que aconteceu na manhãde ontem, na sede do Juizadoda Vara da Infância, entre o se-cretário Municipal de DireitosHumanos, Segurança Comu-nitária e Cidadania (Semdisc),Pedro Montenegro, e o supe-rintendente de Controle doConvívio Urbano, Ivan Vilela,com o juiz Fábio Bittencourt.

De acordo com Pedro Mon-tenegro, o primeiro passo foidado. “Neste primeiro momen-to, nós discutimos pontos queserão trabalhados para que pos-samos evitar esses tipos de cri-mes contra menores. Agora,vamos elaborar um termo decooperação entre a Prefeitura ea Justiça visando ao combate daexploração sexual de crianças eadolescentes. Nesse documento,que será enviado à Justiça paraapreciação, constarão estratégiaspara serem postas em práticasno sentido de fiscalizar e, conse-quentemente, punir os eventuaisinfratores. Pretendemos agir demaneira mais eficaz”, explicou.

Uma das principais preocu-pações do secretário PedroMontenegro é que a capital ala-goana se transforme em um tipode “paraíso de exploração sexualde crianças e adolescentes”.

Para ele, em se tratando demercado de turismo, isso nãoseria nada bom para a imagemde Maceió. “Além do mais, casonão tomemos alguma providên-cia para inibir tais ações, o mu-nicípio será, certamente, preju-dicado quanto à aquisição de di-visas, afetando seu desenvolvi-mento econômico”, alertou.

Além do prejuízo econômico,Montenegro alertou sobre osdanos à saúde física e mental dasvítimas. “É um prejuízo terrível.Essas crianças e adolescentes pre-cisam, muitas das vezes, de acom-panhamento psicológico”.

Dados da Semdisc revelamque, só neste ano, já foram regis-trados três casos de exploraçãosexual de menores em motéis dacidade. “Mas isso não significaque não existam mais casos. Esseé um problema que temos decombatê-lo constantemente. Paraisso, contamos com todo apoioda Prefeitura e da Justiça alagoa-na. Não podemos cruzar os bra-ços”, ressaltou o secretário.

AA1111Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Cidades JORNALO JORNALO

TRÊS MESES

Moradores do Vergelsofrem com falta d’águaMarcelo AlvesRepórter

Os moradores do Con-junto Joaquim Leão, no bair-ro do Vergel, denunciamque estão sofrendo há maisde três meses com a falta deágua. De acordo com eles,um representante da Com-panhia de Saneamento deAlagoas (Casal) esteveontem no bairro para fazeruma avaliação do problemana interrupção do forneci-mento no local e garantiuque a situação será norma-lizada a partir de amanhã.Os moradores, que realiza-ram um protesto contra afalta de água, na última se-gunda-feira, prometem fa-zer outra manifestação, casoa situação da falta não sejaresolvida.

A dona de casa Maria deNazaré disse que há mais detrês meses que os moradoresdo Conjunto Joaquim Leãosofrem com o problema deabastecimento de água. Deacordo com ela, algumaspessoas estão se aproveitan-do da situação para comer-cializar baldes com água.“Além de comprar água parabeber, a população estátende de gastar dinheiro atépara tomar banho e lavarroupas e louças”, disseNazaré, contando que trêsbaldes com água chegam acustar até R$ 10. Além doprejuízo com a compra do lí-quido, Nazaré revelou queos moradores estão tendoprejuízos também quanto àconta de energia, uma vezque muitos deles utilizambomba puxar a água.

A aposentada Maria deLourdes Soares, que afirmater um prejuízo de mais deR$ 50 por dia na compra deágua, disse que, com a inter-rupção do fornecimento, al-gumas torneiras de sua casajá estão enferrujadas. “O ba-nheiro está com o chuveiroenferrujado”, afirmou. “Asduas caixas de água e umacisterna também estão se es-tragando”, acrescentou.

A aposentada tambémainda do descaso da Casalpara com o moradores. Eleconta que o órgão deveria ter

anunciado à população sobrea interrupção do abasteci-mento. “Agora se a contaatrasar por dois meses, aCasal vem e corta o abaste-cimento”.

Já quem não tem comopagar para ter água em suascasas, a solução encontrada,por alguns moradores, foiperfurar uma tubulação comcanos plásticos para obter olíquido. “Nós nos arriscamosaqui neste buraco para pegarágua, já que não temos con-dição de comprar como mui-tos moradores”, disse a donade casa Rosa Maria. “À noite,os moradores fazem fila paraencher baldes com a água”,

acrescentou.A reportagem de O JOR-

NAL tentou ouvir a casalpara saber porque os inves-timentos não são feitos deforma preventiva. Mas du-rante toda a tarde de ontem,os responsáveis pelas ope-rações da companhia nãoatenderam às ligações.Através de nota divulgadano site do órgão, foi infor-mado que, desde a manhãde ontem, alguns trabalhosestão sendo efetuados paramelhorar abastecimento noVergel.

A previsão da Casal é deque os serviços sejam con-cluídos na próxima amanhã.

ABRE E FECHA

Bancos e comércio nãofuncionam no feriadoFabyane AlmeidaEstagiária*

Algumas instituições nãofuncionarão hoje, no Dia deTiradentes. Entretanto, porse tratar de um feriado nomeio da semana, muitos es-tabelecimentos de lazer per-manecerão abertos para aten-der a população.

As lojas do comércio,bancos e outras instituiçõesfinanceiras estarão fechadas,retornando as atividades

amanhã em horário normal.Com relação aos carnês comvencimento para hoje, elespoderão ser pagos amanhãsem acréscimo de multas.

Para quem deseja fazercompras, o Mercado da Pro-dução estará aberto até às 13horas. Já os supermercadosabrem normalmente.

Para quem busca diver-são neste feriado, o MaceióShopping e o Shopping PátioMaceió também terão o fun-cionamento habitual com as

lojas, praça de alimentaçãoe cinema das 10 até 22 horas.

E em comemoração, nosábado acontecerá a 26ªedição da corrida de Tira-dentes, que terá início emfrente ao Quartel General daPM, marcada para às 16horas. Onde terão percursosde dez e cinco quilômetrose todos que completarem aprova ganharão medalha.

*Sob a supervisão da Editoriade Cidades

SEM GRATIFICAÇÃO

Servidores do HélvioAuto fazem protestoThiago GomesOjornalweb.com

O atendimento noHospital Escola Dr. HélvioAuto, na Maternidade SantaMônica e no Hospital Por-tugal Ramalho pode ficarprejudicado na próximasexta-feira (23). Os servido-res destas unidades desaúde anunciaram um atopúblico no estacionamentoda Universidade Estadualde Ciências da Saúde(Uncisal), a qual são subor-dinados, a partir das 9horas, para cobrar o paga-mento da Gratificação porProdutividade (GPF) e con-dições mais adequadas detrabalho.

Eles relatam quea bonificação está a-trasada há seis meses– quatro parcelas de-veriam ter sidopagas entre junho esetembro do anopassado e duas emmarço e abril desteano. A aplicação re-ferente aos meses deoutubro de 2009 a fe-vereiro de 2010 foi re-passada aos saláriosdo funcionalismo. No entan-to, eles não entendem o por-quê dos meses atrasados.

Conforme a auxiliar deenfermagem Rosinilda Cos-ta da Silva, integrante da co-missão dos servidores, o re-passe do dinheiro pode tersido feito pela Secretaria deEstado da Saúde (Sesau),mas, segundo ela, a reitoriada Uncisal nega que houveo depósito nestes meses emquestão. Um grupo de fun-cionários se reuniu no últi-mo dia 9 com a direção dauniversidade, mas nenhumacordo foi feito.

O valor da GPF dependedo nível, da função exercidae da carga horária. Para osservidores do nível médio, obônus alcança R$ 200, nívelmédio fica em R$ 250 e su-

perior sobe para uma médiade R$ 500. Os médicos quetrabalham 40 horas sema-nais são os que possuemuma gratificação mais altanos salários.

Os servidores ainda re-clamam que houve um des-conto nos salários no mês demarço sem qualquer funda-mento. De acordo com a rei-toria da Uncisal, houve umproblema no sistema de ges-tão de pessoas e uma folhasuplementar seria providen-ciada para o ressarcimento.No entanto, segundo os fun-cionários, o dinheiro aindanão foi depositado.

Além destas reivindica-ções, o funcionalis-mo denuncia falta demateriais de traba-lho, medicamentospara os pacientes eprodutos para hi-gienização dos am-bientes. RosinildaCosta revela quenesta terça-feira fal-tou gás de cozinhano Hélvio Auto e asrefeições quase nãoficaram prontas. O

hospital é referência,em Alagoas, no tratamentodas doenças infectocontagio-sas.

A situação nas unidadesde saúde subordinadas àUncisal será relatada em umdocumento que será entre-gue à reitoria e ao Mi-nistério Público Estadual(MPE). Os servidores adian-tam que já mantiveram con-tato com um promotor deJustiça, que pediu as denún-cias formalizadas oficial-mente no órgão para queprovidências sejam toma-das no sentido de resolvero problema o quanto antes.

“O setor de enfermagemdo Hélvio Auto, por exem-plo, está comprometido pelafalta de materiais necessários.Estamos com dificuldadesgrandes para trabalhar”, con-tou Rosinilda Costa.

TIRADENTES

Militares fazem umahomenagem a patronoDa Editoria deCidades

O patrono da PolíciaMilitar, Tiradentes, foi home-nageado ontem, durante umdesfile em frente a AcademiaMilitar, no bairro do Tra-piche. Tropas dos batalhõesAmbiental, Escolar, deOperações Policiais Especiais(Bope), Radiopatrulha, Cava-laria e Banda de Música pro-tagonizaram um espetáculoque chamou a atenção de vá-rias pessoas que passavampelo bairro.

“Nesta data em que selembra o inconfidente minei-ro, lembro da História danossa Corporação, da inte-gração dos órgãos de segu-rança no combate à crimina-lidade e principalmente o

zelo, a dedicação e o carinhodemonstrados por nossossoldados que nos levam a re-novar o compromisso de fi-delidade e respeito a nossainstituição”, disse o coman-dante da PM, coronel DalmoSena, quando falou da im-portância de Joaquim José daSilva Xavier, o Tiradentes.

O secretário de Estado daDefesa Social, Paulo Rubim,ressaltou o compromisso dasegurança pública no Estadocom a sociedade. “Hoje, àfrente da secretaria, repre-sento todos os profissionaisda segurança, seus anseios,compromissos e deveres.Estamos juntos, transfor-mando muitas coisas e é comessa dedicação que definire-mos nosso papel em Ala-goas”, disse.

Alagoas não atinge meta da vacinaçãoSecretaria de Saúde deve intensificar ações nos municípios e com os públicos alvos da campanha de imunizaçãoElisana TenórioRepórter

Alagoas não conseguiuatingir a meta de vacinaçãocontra a Gripe A entre gestan-tes, adultos na faixa etária de20 a 29 anos e portadores dedoenças crônicas com menosde 60 anos. A superintenden-te de Vigilância da Saúde do

Estado, Sandra Canuto, reco-nheceu a baixa cobertura e,ontem, reuniu gestores muni-cipais para pedir que sejamcriadas novas estratégias de con-vencimento destinadas especi-ficamente para este público.

Por conta disso, a partir deagora, haverá funcionários dassecretarias de Saúde em locaisonde estas pessoas costumam

frequentar. Por exemplo: a va-cina H1N1 estará à disposiçãoem escolas, universidades, asi-los e até nas residências paravacinar as pessoas que estive-rem acamadas. “As atividadesserão reprogramadas para quea cobertura vacinal entre estesgrupos consiga atingir ameta”, explicou Sandra Ca-nuto.

NOVO CALENDÁRIO -A mudança no calendário va-cinal imposto pelo Ministérioda Saúde foi o outro tema doencontro de ontem. Por contada alta demanda, os labora-tórios atrasaram a entregados lotes das vacinas e issofez com que o Ministério daSaúde (MS) transferisse desábado próximo para o dia 8

de maio, o início da vacina-ção sazonal da gripe comumpara os idosos - pessoas commais de 60 anos. A vacinaçãose estenderá até 21 de maio.

No entanto, no próximosábado estar confirmado oinício da vacinação contra aGripe A para os idosos quepossuem doenças crônicas.Eles terão até 7 de maio para

se protegerem contra adoença.

De 10 a 21 de maio será avez dos adultos na faixa etá-ria de 30 a 39 anos

Em todo o Brasil, nos úl-timos nove dias, o númerode doses aplicadas da vacinacontra a gripe H1N1 subiude 13 milhões para 28 mi-lhões.

“Setor de

enfermagem

do Hélvio

Auto está

comprometido

pela falta de

materiais”

Moradores têm de comprar ou improvisar para ter água em casa

Thallysson Alves

COMBUSTÍVEIS

Policiais da delegacia de CampoAlegre, sob o comando do delegadoMário Jorge, estouraram, na tarde deontem, um ponto de revenda clan-destina de combustíveis, no municí-pio de São Miguel dos Campos. Aação contou com o apoio do TáticoIntegrado Grupo de Resgates Espe-ciais (Tigre) e da Guarda Municipalde São Miguel e fez parte de umaoperação para desbaratar quadrilhasde assaltos à região.Durante a operação, duas pessoasforam presas. O proprietário do local,Ronaldo Correia Gomes, de 38 anos,e outro rapaz que não teve a identi-dade revelada foram encaminhadosà delegacia de Campo Alegre.

H1N1

Page 12: OJORNAL 21/04/2010

AA1122

CMYK

PALMEIRA

Irmãos sãoassassinadosno Agreste

PALMEIRA DOS ÍN-DIOS - Dois irmãos foramassassinados na tarde deontem, no no bairro JardimBrasil, em Palmeira dos Ín-dios. Vailson Marques daSilva, de 32 anos, e PauloMarques da Silva, 36 anos,foram abordados por doishomens que estavam emuma moto e deflagravamvários tiros. APolícia Civiltrabalha com a hipótese decrime de mando.

O crime aconteceu porvolta de 14h, na AvenidaAlagoas. De acordo com orelato de testemunhas àPolícia Militar, as vítimasestavam dentro de um veí-culo Gol, de cor preta, placaKJH-3610, quando foramabordadas pelos assassi-nos. Os dois homens che-garam em uma moto e de-flagraram vários tiros emdireção a cabeça de Vailsone Paulo.

Equipes da Polícia Mi-litar realizaram diligênciasna tentativa de encontraros suspeitos, mas até anoite de ontem eles não ha-viam sido encontrados.Pelas características do as-sassinado, a Polícia Civiltrabalha com a hipótese decrime de mando. O casoesta sendo investigado pelaDelegacia Regional dePalmeira dos Índios.

Em Arapiraca, umatentativa de assalto assus-tou estudantes que moramno Sítio Poção, na zonarural do município. Elesvoltavam para casa nanoite da última segunda-feira quando o ônibus es-colar foi alvo de bandidos.Os assaltantes não conse-guiram parar o veículo ecomeçaram a atirar. Nin-guém ficou ferido.

Segundo informaçõesda PM, o motorista FábioBarbosa de Brito, de 35anos, se recusou a parar oveículo após a abordagemdos assaltantes. Os bandi-dos efetuaram vários dis-paros contra o ônibus e fu-giram. As vítimas da ten-tativa de assalto prestaramqueixa na Central de Polí-cia de Arapiraca. (C.S.)

IBATEGUARA

Operação policial prendeacusado de homicídios

IBATEGUARA- Acusado decometer homicídios em Ibate-guara, Carlos Henrique CostaCarola, de 24 anos, foi preso pelaPolícia Civil de Alagoas, na ma-drugada de ontem, após man-dado de prisão expedido pelojuiz José Alberto Ramos. O acu-sado foi abordado pelos policiaisem sua residência e não esboçoureação no momento da ação, quecontou com a participação deagentes das delegacias de Ibate-guara e São José da Laje.

Segundo o agente HermanyNormani, a prisão de Carlos Ca-rola é resultado de um trabalho in-vestigativo que a Polícia Civil rea-

lizava há algumas semanas, sobo comando do delegado JoãoPessoa. Os policiais monitorarama rotina do acusado e, com o apoiodo juiz da cidade, decidiram efe-tuar a prisão. Dez agentes parti-ciparam da ação, que aconteceuno centro de Ibateguara, entre as4h00 e as 5h00 de ontem.

“Como o acusado estava dor-mindo, não teve como esboçarreação. No entanto, a Polícia Civiljá havia monitorado as possíveisrotas de fuga e homens estavamde prontidão para evitar que issoacontecesse. O Serviço de Inte-ligência da Polícia Civil haviaidentificado a casa na qual ele

morava e a rotina dele. Não en-contramos drogas nem armas, oque poderia agravar ainda maisa situação dele”, comentou oagente Hermany Normani.

Carlos Carola é acusado departicipação na morte de Adria-no da Silva, no dia 21 de março,na zona rural de Ibateguara. Elefoi conduzido para a DelegaciaRegional de União dos Palmarese, em seguida, para o InstitutoMédico Legal (IML), em Maceió,onde realizou exame de corpode delito. De acordo com a Polí-cia Civil, o acusado está à dis-posição da Justiça e aguardará ojulgamento. (E.A.)

ARAPIRACA

Padre deixa sede da PMpara prisão domiciliar

ARAPIRACA- O padre LuizMarques Barbosa deixou, natarde de ontem, o alojamento do3º Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM), em Arapiraca, onde esta-va detido desde o último domin-go. O pedido alternativo de pri-são domiciliar foi acatado pelojuiz da 8ª Vara Criminal, JonhSilas. O religioso teve a prisãodecretada após um pedido daComissão Parlamentar de Inqué-rito (CPI) da Pedofilia do SenadoFederal, no Fórum de Arapiraca.

ACPI aconteceu em Arapira-ca depois que os padres LuizMarques, Raimundo Gomes eEdilson Duarte, foram acusadosda prática de pedofilia por teremabusado de coroinhas e usadodinheiro arrecadado dos fiéispara atrair os adolescentes. Nofinal das oitivas, o senador Mag-no Malta anunciou a prisão domonsenhor que foi levado parao 3º BPM.

A prisão do religioso foi de-cretada porque durante um cum-primento de mandado de Buscae apreensão foi encontrado umpassaporte que, segundo a polí-cia, indica que ele pretendia dei-xar o país.

O advogado do sacerdote,Edson Lucena Maia Neto, entrouna manhã de ontem com um pe-dido de revogação da prisão e

um pedido alternativo de prisãodomiciliar. De acordo com o ad-vogado, o juiz Jonh Silas avalia opedido de revogação da prisão.“O padre Luiz Marques tirou opassaporte em janeiro deste anoporque estava pretendendo ir aum encontro que vai acontecerem Roma no mês de julho e nãotinha a intenção de sair do paíspor outro motivo. O pas-saporte já foi entregueà Justiça e estamosaguardando a decisãodo juiz com relação aopedido de revogaçãode prisão”, explicou oadvogado, ao desta-car que considera quehouve excessos e mui-tas falhas no teor dasdenúncias formaliza-das durante os traba-lhos da CPI da Pedo-filia.

Edson Maia disseque o monsenhor foiacusado de prática deabuso sexual quando os ex-coroinhas eram menores deidade, mas que no vídeo grava-do os dois personagens sãomaiores de idade. “Portanto, adenúncia dos ex-coroinhas estasem fundamento”, ressaltou.

PROTEÇÃO - No final da

CPI em Arapiraca, foi determi-nado que os ex-coroinhas Fa-biano Silva Ferreira, Cícero Flá-vio Vieira Barbosa e AndersonFarias Silva, além do padre Edil-son Duarte, ficassem sob a pro-teção da Polícia Militar. Na ma-nhã de ontem, o comandante do

3º BPM, o coronelMarcos Sampaio, so-licitou ao juiz JonhSilas que os quatrofossem incluídos noPrograma de Prote-ção à Testemunha.

O comandante ex-plicou que a PM nãotem o suporte neces-sário para garantir aproteção das quatropessoas e ainda man-ter a vigilância na casado monsenhor LuizMarques. “É necessá-rio pelo menos três

policiais para a proteçãode casa pessoa. Isso sem contarcom as rondas que estão sendofeitas. Sabemos que se eles foremincluídos no Programa de Prote-ção à Testemunha estarão maisseguros”, afirmou.

O pedido foi encaminhadopara o Ministério Público e até anoite de ontem, os ex-coroinhase o padre Edilson permaneciamcom a proteção da PM. (C.S.)

PORTO CALVO

Famílias desocupamfazenda no interiorEduardo AlmeidaRepórter

PORTO CALVO - APo-lícia Militar de Alagoascumpriu ontem, em PortoCalvo, um mandado dereintegração de posse ex-pedido há três anos pelojuiz Ney Alcântara, titularda comarca do município.As terras da Fazenda Sole-dade eram ocupadas porintegrantes do Movimentode Luta pela Terra desde2007, e o mandado de rein-tegração só foi cumpridoapós o governo do Estado,a presidente do Tribunal deJustiça e o comando da PMserem notificados sobre odesrespeito à determinaçãojudicial.

Conforme o juiz NeyAlcântara, responsável tam-bém pela comarca de Jundiá,é comum que mandados dereintegração contra movi-mentos sociais não sejamcumpridos dentro do prazoestabelecido pela Justiça.Alcântara informou queentre os fatores que contri-buem para o desrespeito es-tão a falta de efetivo da PM,os trâmites com entidadesde Direitos Humanos, a va-garosa ação do Instituto Na-cional de Colonização e Re-forma Agrária (Incra) e a ler-deza do próprio Tribunal deJustiça de Alagoas.

“Não podemos culparexclusivamente a PolíciaMilitar pelo não cumpri-mento da ordem judicial, oque deveria acontecer deforma imediata. Devemosavaliar uma conjuntura e ob-servar que a lentidão doIncra, a ação de entidadesde Direitos Humanos e atéa ação vagarosa do Tribunalde Justiça também contri-buem para que casos comoeste se repitam por todo o in-terior do Estado. Esse atra-so, por si só, descaracterizaa ordem de reintegração deposse imediata”, observouNey Alcântara.

Para o juiz, o não cum-primento de mandados ex-pedidos por magistradosdesmoraliza não apenas os

que tomam as decisões co-mo também o próprio Tri-bunal de Justiça de Alago-as. Alcântara afirmou aindaque o desrespeito servecomo incentivo para novasocupações irregulares que,segundo ele, estão se tor-nando comuns no interiordo Estado. O magistradorevelou que só foi atendidoapós procurar o comandoda PM, a presidente do TJ,Elizabeth Carvalho, a Ou-vidoria Agrária e o gover-no do Estado.

PRAZO - “Todas as ins-tâncias foram procuradasantes que o mandado dereintegração de posse fossecumprido pela PM. Logoapós a expedição da ordem,o Gerenciamento de Crisesfoi até o local e acertou queas terras seriam desocupa-das no prazo de sessentadias, o que não aconteceu.Este ano, nós enviamos no-vamente os ofícios e entãonossa ordem, finalmente, foicumprida”, completou NeyAlcântara.

Três equipes do 6º Bata-lhão e uma do Gerencia-mento de Crises da PolíciaMilitar de Alagoas partici-param da reintegração deposse. O comandante do 6ºBatalhão, tenente-coronelOsman Vilela, informouque coube ao Gerenciamen-to o trabalho de negocia-ção enquanto as demaisequipes apenas se fizerampresentes para garantirapoio em caso de resistên-cia. O Pelotão de OperaçõesEspeciais (Pelopes) tambémesteve presente.

“As equipes do 6º Bata-lhão vieram apenas reforçaro policiamento para evitaralgum possível confronto.Nós aproveitamos e tam-bém estamos realizandouma operação no municí-pio para coibir atos de vio-lência. Contamos com oapoio do grupamento dePorto Calvo para todas asações e com o apoio doComando do Policiamentodo Interior (CPI)”, obser-vou Osman Vilela.

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Municí iospAGRESTE

Mais de 300 mil pessoas podem ficar sem água nas torneiras por causa de manutenção da CasalCarolina SanchesRepórter

ARAPIRACA - Mais de 300mil pessoas da região Agrestedo Estado poderão ficar semágua nas torneiras nos próximosdias. A Companhia de Sanea-mento de Alagoas (Casal) faráuma paralisação no sistema deabastecimento para que sejamfeitos serviços de manutenção.Os trabalhos estão previstos paraserem concluídos amanhã, maso sistema poderá demorar 72horas para ser normalizado.

Aparalisação, que vai come-çar por volta de 18 horas, afeta-rá as cidades de São Brás, Olhod’Água Grande, Campo Grande,Girau do Ponciano, Feira Gran-de, Lagoa da Canoa, Arapiraca,Coité do Nóia, Craíbas e Igaci. Oobjetivo da medida é melhoraro funcionamento do sistema e oabastecimento de água na re-gião.

De acordo com o gerenteoperacional da Casal no Agreste,o engenheiro Tácito Marques, acompanhia vai mobilizar trêsunidades operacionais e diversos

trabalhadores, entre engenhei-ros, mecânicos, eletrotécnicos eserventes. A manutenção seráfeita nas estações elevatórias ena captação de água. Além disso,a companhia vai aproveitar a pa-ralisação para realizar consertosde vazamentos tanto na aduto-ra de água bruta quanto na redede distribuição de água.

Marques explicou que oabastecimento vai paralisar hojeà noite, mas que os trabalhossó começam amanhã às 4h por-que os pontos onde serão rea-lizados os serviços não podemter a passagem de água. “É umaação importante e estratégicapara realizar a manutenção edetectar qualquer falha no sis-tema do que ficar passível dealgum problema futuro, quepoderia paralisar o abasteci-mento de água durante umlongo período”, disse. Nos es-tabelecimentos públicos, o for-necimento será feito através decarros-pipa. As pessoas que nãopossuem cacimbas em casatemem a paralisação. Este é ocaso da aposentada Justina Ge-nalva da Rocha, 71. Ela mora

no bairro Canafístula, em Ara-piraca, e disse que, se o abaste-cimento demorar para norma-lizar, vai ter que pegar água em

açudes. “Como não tenho ca-cimba, estou tentando armaze-nar água em baldes, mas se de-morar a chegar água na tornei-

ra vou ter que pegar água emaçudes”, disse.

A Casal aconselha os usuá-rios dos municípios que serão

afetados pela paralisação reser-varem água, a fim de evitar ma-iores transtornos, já que, após aconclusão dos serviços, é neces-sário um tempo de 48h a 72hpara que o abastecimento sejaregularizado. Acompanhia tam-bém orienta que o armazena-mento seja feito em recipientescom tampa para evitar a prolife-ração do mosquito transmissorda dengue.

RODÍZIO - Devido aos pro-blemas com a carência no abas-tecimento de água, o municípiode Arapiraca a Casal realiza umsistema de rodízio na distribui-ção. O abastecimento chega aos18 bairros da parte baixa da ci-dade e depois é interrompidopara que a parte alta seja abas-tecida.

Outros municípios do Agres-te também enfrentam problemascom a falta de água. Em Igaci,bairros da área central da cida-de sofrem com a falta de água.Para abastecer as casas, eles re-correm a um reservatório conhe-cido como “Fonte”, localizadono centro da cidade.

Abastecimento de água será paralisado

Gerente Tácito Marques explicou que paralisação busca melhorar abastecimento de água na região

Carolina Sanches

Advogado entrou compedido derevogação

da prisão do padre LuizMarques

Page 13: OJORNAL 21/04/2010

AA1133

CMYK

O curinga Didira é o grande destaque do ASA nesta temporada Vice-artilheiro do campeonato, Peixinho comanda o ataque do Murici

Lula Castello Branco Marco Antônio

Sport está fora da CopaNordeste

“Não posso participar deuma competição que só vai tra-zer prejuízos financeiros ao meuclube. Sou a favor do Nordestão,mas organizado. Desta formaestá decidido por mim e porminha direção, estamos fora!”,palavras do presidente do Sport,Silvio Guimarães, que em entre-vista o FN garantiu que o rubro-negro pernambucano não vaiparticipar da Copa Nordeste.Inclusive, o mandatário já comu-nicou à Top Sports (empresa queorganiza e patrocina a competi-ção) a desistência. Aempresa ga-rante a cada participante R$ 4milhões de cota e R$ 500 mil paracustear passagens aéreas – comR$ 250 mil valor já sendo pagoa cada um dos 15 clubes que ade-riram à competição.

Para Silvio Guimarães seriairresponsável disputar a CopaNordeste no período sugeridopela organização (de junho anovembro). “Não posso come-ter a loucura de liberar meusatletas para jogarem duas vezesna semana durante a Copa doMundo. Já estamos sofrendocom problemas de lesões por-que não tivemos tempo de fazeruma pré-temporada. Vamosusar a paralisação por conta daCopa para afinar a parte físicado elenco e conquistar nossoprincipal objetivo este, que évoltar à Série A”, disse o presi-dente.

Com a desistência do Sport,uma vaga será aberta. O Co-rinthians-ALtambém pode ficarcom a vaga.

CRB

Teixeira: “Não pedi a contratação de Amorim”

Na reapresentação do CRBna tarde de ontem, o assuntomais comentado na Pajuçarafoi um possível retorno do at-acante Júnior Amorim para atemporada 2010. A volta doatacante, que passou por umacirurgia no joelho no fim doano passado, quando aindadefendia o rival CSA, é dadocomo certa no clube. A únicacoisa que estaria dificultandoa volta de Amorim seria umadívida com o jogador no valorde R$ 90 mil.

Sobre o assunto, o técnicoCelso Teixeira desconversou,não confirmou o interesse deter o atleta no clube, mas tam-bém não disse que nãoaprovaria Júnior Amorim noCRB para a disputa doscampeonatos do Nordeste, emjunho, e do Brasileiro da SérieC, no segundo semestre.

"Nunca houve um pedidode minha parte para que oJúnior Amorim fosse con-tratado. Da mesma forma,acredito que não seria negadaa vinda dele. Ele não estariaem uma lista que eu faria parapossíveis reforços porque seriapreciso que se soubesse a ver-dadeira condição física e clíni-ca dele. A parte técnica todosconhecemos, e sabemos da

qualidade de Júnior", declar-ou Celso Teixeira.

A situação do atacanteWellington continua a mesma,segundo a diretoria do clube.Faltam detalhes para a trans-ferência do artilheiro para oSão Caetano. Uma delas, em-bora os diretores não con-firmem, seria o vínculo do atle-ta com o Barcelona deAlagoas. Sem a autorizaçãodo advogado Ronaldo Tra-

jano, representante do clube,não haveria negócio.

REI PELÉ - A assessoriado CRB informou no inícioda noite de ontem que o ReiPelé será reaberto no dia 27de junho, um domingo. Naocasião, o Trapichão rece-berá o tradicional clássicoentre CSA e CRB, válidopelo Campeonato doNordeste. (L.M)

LIGA DOS CAMPEÕES

Bayern e Lyon fazemhoje duelo de azarões

Bayern de Munique e Lyonfazem o primeiro jogo da semi-final da Liga dos Campeõeshoje, a partir de 15h45, naAllianz Arena, casa do timealemão. As equipes não eramconsideradas favoritas na fasede mata-mata, mas superaramrivais tradicionais e consegui-ram avançar na competição.

Nas oitavas-de-final, oLyon encarou o Real Madrid econseguiu eliminar os espa-nhóis com uma vitória em casae um empate em Madri. Nosdois jogos com Kaká e Cris-tiano Ronaldo em campo. Nasquartas, fez o duelo francês

contra o Bordeaux, que atéentão era o melhor time daChampions, e tirou a equipecompatriota após vencer por3 a 1 em casa e perder por 1 x0 fora.

O Bayern de Munique, porsua vez, bateu a Fiorentina nasoitavas, vencendo por 2 x 1 naAlemanha e perdendo por 3 x2 na Itália. Nas quartas, repe-tiu os placares contra oManchester United, atual vice-campeão da Liga. Venceu nofinal do jogo em Munique eperdeu no Old Trafford, apósver o time inglês abrir 3 x 0 devantagem.

Didira e Peixinho se destacam no campeonatoO confronto desta tarde terá

um capítulo à parte, que deve serprotagonizados por dois jo-gadores de ASAe Murici. Antesgandula no estádio Coaracy daMata Fonseca, o 'curinga' Didirase destaca na equipe como omais versátil e um dos mais ha-bilidosos do time. Ele começouna lateral-direita, mas, com achegada de Vica, em 2008, pas-sou pela lateral-esquerda, meio-campo e chegou a atuar como at-acante.

Em todas, ele foi bem. Nosábado passado, o ASA perdiapor 3x0 para o Coruripe. No se-

gundo tempo, o poupado Didiraentrou e fez as jogadas dos doisgols alvinegros. O resultadolevou o ASA para a final doquadrangular. E ele está prontopara ajudar o time a chegar obicampeonato, na posição queVica escalá-lo.

"Desde que o professor Vicaassumiu o ASA, venho mudan-do de posição. Comecei comolateral-direito, mas acabei indopara o meio-campo, onde gostode jogar. Mas já joguei como ala-esquerda e até atacante. Estouaqui para ajudar e quero fazer omelhor", disse Didira.

No lado do Murici, o atordos melhores momentos do timenessa competição tem sido o at-acante Peixinho. Com passagempelo Coruripe em 2007, elevoltou para Alagoas nesta tem-porada e hoje é o vice-artilheirodo campeonato, com 12 gols. Oartilheiro é Wellington do CRB,com 14, mas, com o Galo foradas finais, pode perder o postopara Peixinho, que é pretendidopor CRB e pelo Botafogo-PB.

"A artilharia é apenas umaconseqüência do bom momen-to que todo o time do Muricivive no Estadual. Só pude fazer

12 gols até agora porque tive aajuda dos companheiros. Esperoque, contra o ASA, na quarta-feira (hoje), possamos fazer umbom jogo e sair com um resul-tado positivo. Será um confron-to difícil, mas estamos prepara-dos", declarou Peixinho.

REFORÇO - Adiretoria doASA contratou ontem para oBrasileiro da Série B o atacanteSilvestre, vice-artilheiro doCampeonato Baiano, com 11gols. Ele estava atuando noCamaçari e já se apresentou emArapiraca.(L.M)

Inter bate o Barcelona em Milão

A Inter de Milão não se in-timidou com as presenças deMessi e Ibrahimovic em seu es-tádio e derrotou o atual cam-peão e badalado Barcelona por3 x 1 na partida de ida da se-mifinal da Liga dos Capeõesda Europa, disputada ontem.

O Barcelona saiu na frentecom gol de Pedro Rodríguez,após bela jogada de Maxwell,mas a Inter conseguiu o empa-te ainda no primeiro tempo,através do holandês Sneijder.Na segunda etapa, com gols deMaicon e Diego Milito, a equi-pe italiana virou o marcador efica agora com uma boa vanta-gem para o jogo da volta.

Thiago Motta entrou emcampo encarregado de barrarMessi e conseguiu cumprir suafunção com perfeição. Além deMaicon, que fez um gol, massaiu contundido, destaques paraas atuações de Lúcio e JúlioCésar. O zagueiro fez um jogoimpecável, enquanto o goleiropraticou belas e difíceis defesas.

O segundo duelo entre asequipes será disputado na pró-xima quarta-feira, dia 28 deabril, no Camp Nou, tambémàs 15h45. A Inter pode perderaté por um gol de diferença quese garante na grande final, aser disputada no estádio San-tiago Bernabéu, em Madri.

Cenas dos últimos capítulosEm Maceió, Murici e ASA iniciam na tarde de hoje a série de jogos decisivos do Campeonato AlagoanoLuciano MilanoRepórter

As atenções do torcedoralagoano se voltam todas paraa primeira partida decisiva doquadrangular do CampeonatoAlagoano 2010, que será reali-zada na tarde hoje, feriado deTiradentes. Às 15h, ASA eMurici se enfrentam no estádioNelson Peixoto Feijó, na ViaExpressa. A partida será emMaceió porque as obras de re-forma do Coaracy da MataFonseca ainda não acabaram,impossibilitando que o timearapiraquense faça as finais doEstadual em casa.

O jogo de volta será no sá-bado, também às 15h, no JoséGomes da Costa, em Murici.Ontem à tarde, a diretoria dotime da Zona da Mata entre-gou na Federação Alagoana deFutebol (FAF) o laudo expedi-do pelo Conselho Regional deEngenharia e Arquitetura(Crea), o que libera a realiza-ção de jogos naquela praça es-portiva. A portaria 124 doMinistério do Esporte, queentra em vigor na próximasexta-feira, exige o laudo doCrea e diz que os jogos sópodem ser realizados com aapresentação do documento.

Murici e ASA entram nafinal sem vantagem. Cam-

peão do Turnão, porém, otime do técnico Edson Fer-reira terá o direito de fazer osegundo jogo em casa e,ainda, caso perca a disputapelo quadrangular, mais doisjogos com o Alvinegro parase decidir quem é o campeãoalagoano 2010. Caso o Muricivença a segunda fase da com-petição, ficará com o títulomáximo de forma antecipadae pela primeira vez na suahistória.

Já o ASA luta pelo bicam-peonato em 2010. Na brigacom o Murici, o time Alvi-negro, que estreia na Série B dofutebol brasileiro no dia 7 demaio, precisa passar peloMurici nos dois jogos que seiniciam hoje e forçar os jogosextras. O técnico Vica já avi-sou que a torcida precisa terpaciência porque decisão seráem 180 minutos e o ASA teráinteligência para buscar o tí-tulo. Ambos os times não têmdesfalques em relação às equi-pes que atuaram os últimosjogos da competição.

ARBITRAGEM - A Fede-ração Alagoana de Futebol di-vulgou que o árbitro José EliasSantos Filho vai comandar a de-cisão desta tarde. Os assistentesvão ser José Jaime Rocha Bispoe Fernando Maciel.

JORNALO JORNALO

Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Es ortesp

GGUUIIAA DDOO TTOORRCCEEDDOORR

X

AASSAA – Paulo César; Didira, Índio, Plino eCléber; Jota, Lê, Rodriguinho e Cleiton(Cal); Fábio Lopes e Júnior Viçosa.Técnico: Vica.

MMUURRIICCII – Dias; Gueba, Sinval, Nado ePaulinho; Serginho, Branco, Gustavo eEverlan (Hallysson); Alexsandro e Peixinho.Técnico: Edson Ferreira.

QQuuaannddoo:: hojeOOnnddee:: Estádio Nelson Peixoto FeijóHHoorraa:: às 15h ÁÁrrbbiittrroo:: José Elias Santos Filho

O técnico Celso Teixeira também não descartou a contratação

Marco Antônio

Page 14: OJORNAL 21/04/2010

CMYK

O semestre em jogo Flamengo luta nesta noite pela sobrevivência na Taça Libertadores

Enquanto a diretoria doFlamengo junta os cacos apósa derrota da Taça Rio para oBotafogo, os jogadores se-guem se preparando parauma verdadeira final hoje, às21h50, contra o Caracas(VEN), pela última rodada daprimeira fase da Libertadores.Os atletas sabem que terão dese dedicar ao máximo, poispara conseguir a sonhada clas-sificação terão de vencer otime venezuelano, noMaracanã, por pelo menosdois gols de diferença.

Para conseguir o objetivo,os flamenguistas apostam na

boa pontaria do atacanteVagner Love, artilheiro doCampeonato Carioca com 15gols. O experiente volanteMaldonado, único do elencorubro-negro a conceder entre-vista coletiva após a perda doCarioca, lembrou que apesarde o Flamengo entrar emcampo pressionado para cons-truir um resultado, a equipetem qualidade suficiente pararesolver a situação.

“Temos um grupo vivido eexperiente. Sabemos lidar compressão. Estamos prontos paraeste duelo. É sempre maiscomplicado ter de entrar em

campo precisando ganhar dequalquer maneira, mas pode-mos conseguir o resultado ne-cessário”, afirmou Maldo-nado.

A derrota para o Botafogoparece não ter incomodadotanto o elenco, já que duran-te o treinamento da última se-gunda-feira não era difícil versorrisos e brincadeiras emcampo.

“A derrota para o Botafogofoi sentida, mas se perdermospara o Caracas, aí sim as coi-sas vão complicar. O ambien-te aqui no Flamengo ainda ébom”, disse.

Dois gols classificam - Aconta para o Flamengo seclassificar para a próximafase da Libertadores é bas-tante simples: o Rubro-Negro precisa vencer oCaracas (VEN) por doisgols de diferença para che-gar às oitavas de final dacompetição. Caso consiga avitória pelo placar deseja-do, o Fla passaria o Uni-versitário (PER) nos golsmarcados e ficaria à frentedo segundo colocado doGrupo 5, já que Deportivo(EQU) e Internacional seenfrentam.

MORUMBI

São Paulo vai receberhoje o Once Caldas

O treino do São Paulo deontem, marcado para as 16h,foi aberto aos jornalistas 40minutos depois. O motivo:Ricardo Gomes vai trabalhara equipe que enfrentará oOnce Caldas (COL), hoje, às21h50.

No Morumbi, o Tricolorprecisa de um empate para ga-rantir a vaga nos mata-matas.Se quiser ser primeiro coloca-do, tem de vencer o rival, que

triunfou na Colômbia com um2 x 1 de virada.

Depois de mudar quatrojogadores de um jogo da semi-final para o outro, o técnicosão-paulino afirmou que nãogostou do resultado. Com isso,também deixou claro que vaipromover novas trocas.

Marlos, suspenso diante doSantos, tem garantia certa nomeio de campo. Com isso,Cleber Santana deve sair.

COPA DO BRASIL

Vasco duela como Corinthians-PR

O Vasco entra em campohoje, em São Januário, às 16h,para o jogo de volta das oitavasde final da Copa do Brasil, con-tra o Corinthians-PR, para umaguerra.

Apesar de garantir a classi-ficação com o empate, por tervencido o confronto de ida con-tra o oponente por 1 x 0, emCuritiba, na semana passada,a preocupação na Colina égrande.

“A vantagem é pequena.Precisamos entra com espíritode guerra, porque queremos tí-tulos. Lutaremos pela vitória”,afirmou o lateral-esquerdoRamon.

Em 2009, o Gigante daColina foi semifinalista da com-petição. Agora, após a elimina-ção do Campeonato Carioca, otime busca recuperar o apoioda torcida com um bom desem-penho na Copa do Brasil.

Internacional/RS enfrenta o Deportivo QuitoO Inter precisa vencer o

Deportivo Quito, hoje, às 21h50,no Beira-Rio, para ter a garantiade que estará nas oitavas de finalda Libertadores da América. Eo retrospecto indica que oColorado conseguirá o que al-meja. Na história da competi-ção continental, o time de JorgeFossati teve cinco partidas comomandante diante de equatoria-nos. Venceu todas.

O bom retrospecto começouem 1977. No Beira-Rio, o Interfez 3 x 1 no Deportivo Cuencae 2 x 0 no El Nacional. Em 2006,o Colorado teve o duelo maismarcante contra times doEquador. Pelas quartas de final,encarou a LDU. Levou 2 a 1 emQuito, mas venceu por 2 x 0 noBeira-Rio, com gols de RafaelSobis e Rentería.

No ano seguinte, a campa-

nha frustrada do Inter teve naLibertadores teve nova vitóriaem casa contra equatorianos.Desta vez, a vítima foi o Emelec:3 x 0 no Beira-Rio, com golaçode Alexandre Pato em sua es-treia no estádio vermelho. Ooutro duelo diante de equipesdo Equador foi na atualLibertadores, novamente contrao Emelec: 2 x 1, gols de Nei eAlecsandro.

O Deportivo Quito, em jogosno Brasil pela Libertadores, con-tabiliza derrota de 3 x 1 para oCoritiba e empate por 3 x 3 como Bangu em 1986 e derrota de 2x 0 para o Cruzeiro no ano pas-sado. O duelo geral entre brasi-leiros e equatorianos na Li-bertadores, seja qual for omando de campo, tem amplavantagem verde-amarela: 47 vi-tórias, 20 derrotas e 18 empates.

AA1144 Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Esportes JORNALO JORNALO

BateProntoVictor Mélo - [email protected]

ANÁLISE DA FINAL ALAGOANA

Murici e ASA abrem hoje a série de jogos decisivos doAlagoano. O time alviverde foi muito bem armado pelo jovem téc-nico Edson Ferreira e superou as expectativas. A principio, oclube estava incluso na lista dos integrantes do G-4, mas com odecorrer do campeonato demonstrou consistência dentro e forade casa e foi pulverizando os favoritos.

O ASA tem a maior folha salarial do Estado, girando emtorno de R$ 150 mil, e um elenco mais qualificado que o do ad-versário. “O Vica olha para o banco e tem muitas opções; eu olhoe digo: ´Ai, meu Jesus!´, declarou o técnico Edson, após a vitó-ria contra o Corinthians-AL, por 2 x 1. Mas a equipe do Muricié qualificada e conta com jogadores que estão fazendo a diferen-ça no Estadual, como o goleiro Dias, o lateral Gueba, os meiasGustavo e Everlan e os atacantes Peixinho e Alexsandro. Alémdisso, o treinador ainda tem o meia Da Silva como uma carta im-portante para ser usada no decorrer das partidas.

O ASA entrou na competição realmente com amplo favori-tismo. A base vice-campeã da Série C foi mantida, bons reforçoschegaram, como o meia Clayton, o zagueiro Plínio e o lateral-es-querdo Cléber, e o técnico Vica, organizador desse projeto vito-rioso, continuou no cargo.

O time oscilou nas primeiras rodadas e, talvez por isso, nãoalcançou o Murici na reta final do Turnão. Um dos maiores pro-blemas do clube foi, sem dúvida, a falta de casa. Atuando emPalmeira dos Índios e até em Maceió, o ASA não contou nestecampeonato com a força de sua torcida no Coaracy da MattaFonseca e esse fato tirou parte de seus poderes. Agora, no con-fronto direto com o Murici, o campeão da década terá a chancede recuperar espaço. Os dois jogos devem ser muito equilibrados.

ARTILHARIA

O atacante Peixinho ameaça a artilharia deWellington, do CRB. O jogador do Murici chegou aos 12gols após marcar no último sábado contra o Corinthians-AL e está a dois do goleador do campeonato.

PREOCUPAÇÃO

Os torcedores do ASAficaram preocupados coma má atuação do goleiroPaulo César na partida doúltimo sábado contra oCoruripe. Ele não estavanum dia inspirado e nãopassou confiança para amassa e os companheiros.Uma das maiores críticasdos alvinegros é de que elesai mal do gol.

CONFORMADOS

O discurso dos jogado-res do Corinthians-ALapós a eliminação noduelo com o Murici foimuito conformado. O timepoderia ter maiores ambi-ções no campeonato e erapara os atletas estaremmordendo os microfones.As cobranças de uma torci-da exigente fazem muitafalta ao Timão.

Se Andrade cair no Flamengo, o nome mais forte para as-sumir o comando é o de Joel Santana, que tem contrato como Botafogo até o dia 31 deste mês.

Uma nova equipe de nado sincronizado está sendomontada em Alagoas. Excelente iniciativa.

CURTO-CIRCUITO

FESTA DO CSA

O CSA continua preparando sua festa de domingo.Com o jogo com o Carpinense e o show da bandaCharlie Brawn Jr. confirmados, a diretoria do clube es-pera levar um grande público ao Mutange. Tambémhaverá sorteio de brindes.

MASSA X ALONSO

O Grande Prêmio da China, disputado domingo,deixou claro que Fernando Alonso não aceitou passiva-mente as derrotas para Felipe Massa na Malásia e naAustrália e resolveu apelar. A ultrapassagem do espan-hol na entrada dos boxes não foi ilegal, mas foi, certa-mente, antiética, principalmente em se tratando de com-panheiros de equipe. A fala mansa do brasileiro após acorrida também pode ser considerada estranha. Massanão costuma ser tão comedido. Deve estar intimidadopelo não fechamento da renovação com a Ferrari.

NA ESPANHA

O próximo Grande Prêmio da Fórmula 1 vai ser dis-putado no dia 9 de maio, na Espanha. Massa pode espe-rar muita pressão da torcida e da imprensa do país porcausa da força de Alonso em sua terra. Apesar dessa difi-culdade, o brasileiro costuma correr bem por lá.

MCLAREN

O grande destaque daFórmula 1 neste ano não éo carro da RBR, mas a rea-ção da McLaren. As má-quinas da equipe inglesaentraram na disputa emdesvantagem no campeo-nato em relação à Red Bulle à Ferrari, mas consegui-ram se acertar já nas pri-meiras provas por causade estratégias ousadas e deexcelentes pilotos. As duasvitórias consecutivas delíder Jenson Button foramconquistadas no braço e nacoragem. Duas vezes eleescolheu manter os pneuslisos enquanto a pista esta-va molhada e se deu bem.Ousou e comemora o pri-meiro lugar num campeo-nato que dá muita impor-tância à vitória.

LIBERTADORES

A noite vai ser bemagitada para dois clubesbrasileiros. Flamengo eInter ainda estão ameaça-dos na Libertadores e pre-cisam vencer seus jogosde hoje, respectivamente,contra o Caracas e oDeportivo Quito, no Rio eem Porto Alegre. A situa-ção do Rubro-Negro émais delicada, já que oclube não pode nem so-nhar em empatar. O jogo ea classificação tambémvalem o emprego do téc-nico Andrade. Outro bra-sileiro que atua nestanoite é o São Paulo. OTricolor luta pelo primeirolugar no grupo contra oOnce Caldas. Todas aspartidas dos brasileiroscomeçam às 21h50.

Artilheiro do Carioca, Vagner Love é uma das esperanças do Flamengo no duelo decisivo desta noite contra o Caracas, no Maracanã

AGENDA DE HOJE

CCAAMMPPEEOONNAATTOO IINNGGLLÊÊSS

15h45 Hull City x Aston Villa

Liga dos Campeões

15h45 Bayern de Munique x Lyon

Campeonato Alagoano

15h ASA x Murici

Campeonato Argentino – Clausura

20h Atlético Tucumán x Racing Club

LLIIBBEERRTTAADDOORREESS 22001100

19h30 Nacional (URU) x Monarcas Morelia

19h30 Banfield x Deportivo Cuenca

21h50 Nacional (PAR) x Monterrey

21h50 São Paulo x Once Caldas

21h50 Universidade do Chile x Universidad Católica

21h50 Flamengo x Caracas

CCOOPPAA DDOO BBRRAASSIILL

16h Vasco x Corinthians-PR

19h30 Guarani x Santos

21h50 Avaí x Grêmio

21h50 Atlético-PR x Palmeiras

21h50 Sport x Atlético-MG

21h50 Goiás x Vitória

Page 15: OJORNAL 21/04/2010

CMYK

APTO. VENDA

CENTRO CENTRO – CONDOMÍNIOFECHADO - VENDO aptonovo- Sala L com varanda,03 quartos, sendo 02 suites,Wc social, cozinha, área deserviço. Predio com guari-ta, interfone, salão festa,churrasqueira, piscina,bar,elevador , pertinho de tudo.R$ 140 mil. Aceito financia-mento bancário. Tr. 9351-4440 CRECI 343.

CRUZDAS ALMAS

CRUZ DAS ALMAS –VENDO apto sala p/ 02 am-bientes com varanda,comlinda vista para o mar, 02quartos sendo 01 suíte, Wcsocial e de serviço, cozinha,01 vaga. R$ 130 mil. Aceitofinanciamento. TR. 9351-4440- CRECI 343.

CRUZ DAS ALMAS –VENDO quarto e sala, cozi-nha e Wc, com armá-rios.Todo mobiliado comsofá,cama,geladeira, fogão,TV, gerador, restaurante pi-lotis e serviço de limpeza 1vez por semana no apto.Lavanderia. Condomíniobaixo apenas 120,00. Valordo apto R$ 105 mil à vista.Tr.9351-4440 CRECI 343

FAROLFAROL – VENDO apto (RuaColégio Marista), Sala L comvaranda, 03 quartos sociais,sendo 01 reversivel, Wc so-cial, cozinha, área de servi-ço, nascente. R$ 160 mil.Tr.9351-4440 - CRECI 343.

FAROL – VENDO apto salal com varanda, 02 quartos s/01 suite, Cozinha, Wc so-cial, dependência emprega-da completa. Nascente. R$110 mil. Tr. 9351-4440CRECI 343.

FAROL – VENDO apto.Próximo ao Colégio Marista,sala com varanda, 03 quar-tos sociais, sendo 01 suitecom varanda,Wc social, co-zinha, Área de serviço, de-pendência completa empre-gada.Lado da sombra, ven-tilado, 1 vaga. Área útil110m² R$ 150 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343.

FAROL – CONDOMÍNIOMORADA DAS ÁRVORES- VENDO apto sala com va-randa, 03 quartos sendo 01suite, todos com armários,lavabo, cozinha, área de ser-viço, dependência completaempregada, 01 vaga, áreaútil 115m². salão de festas;piscina, poço artesiano eótima localização.R$ 155mil.Tr. 9351-4440 CRECI343.

VENDO Farol – ResidencialPraça Dos Poetas – Vdo.Aptºs., Sala C/ Var., 02/4Sendo 01 Suite, WcSocial,Cozinha, Area DeServ., Tr. 9946-2711 // 9381-2513 Creci 384.

VENDO Farol –Pré -Lançamento – Cond.Fechado - ApartamentosCom 96,00m2 Sala AmplaP/ 02 Amb., 03/4, 01 Suite,Wc Social, Coz., Area DeSer., E Wc De Serviço. Obs:Prédio Com Apenas 03(Treis) Andares, C//Elevador. Area Externa:Jardim, Esp., D’agua, EGaragem. Tr. 9946-2711 //9381-2513 Creci 384.

VENDO Farol – Pré-Lançamento – Res. BemViver Iii – Cond. Fechado -No Terreo: Sala Ampla P/ 02Amb. Wc Social, Cozinha,Deposito, Area De Serviço EWc De Serviço. No Pav.Superior: 03 Ou 02/4 Sendo01 Suite, Wc Social,Varanda Em 01 Quarto. Tr.9381-2513 / 9946-2711Creci 384.

LUIZ TAVARES VENDEEdf. Albarello, 3 qtos., s/ 1ste., wc de empregada, coz.,área de serviço, piscina,salão de festa, sauna, salade ginástica. P. para morar.Sinal + 100 parcelas. Tr.:9607-8869. Creci: 1251. E-mail: [email protected]

FEITOSABARILOCHE – FEITOSA –VENDO apto sala grandepara 2 ambientes, varanda,03 quartos sendo 01 suite,cozinha, Wc social,Dependência completa deempregada. NascenteExcelente localização.Condomínio baixo. Por ape-nas 100 mil. Tr. 9351-4440– CRECI 343.

JATIÚCALUIZ TAVARES VENDEEdf. Gentille Bellini, amplasala de estar, sala de jan-tar, varanda, 4 stes., s/1master c/closet, dce,copa/coz., despensa, áreade serviço, 4 vagas na ga-ragem. Tr.: 9607-8869.Creci: 1251. E-mail: [email protected]

JATIÚCA- 1ª QUADRAPRAIA -VENDO apto salade estar e jantar com varan-da, 02 quartos sociais, cozi-nha, área de serviço, pró-ximo ao Posto Sete, 01vaga. R$ 160 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343.

JATIÚCA – VENDOPróximo ao Posto Sete eParmegiano - apto quartosala, cozinha e área de ser-viço e Wc social,Condomínio baixo.Excelente localização porapenas R$ 90 mil. Tr. 9351-4440. CRECI - 343.

JATIÚCA – VENDO aptosala “L” com varanda, 03quartos sendo 01 suite, wcsocial, Wc de serviço, cozi-nha com armarios, área deserviço. Nascente. Ótima lo-calização. Prédio novo e de-socupado. R$ 155 mil. Tratarpelos telefones para con-tatos: 9351-4440 CRECI 343

LUIZ TAVARES VENDEEdf. Via Natura, sala, quar-to, cozinha americana, va-randa, área de serviço. ValorR$ 140 mil. Tratar pelos tele-fones para contatos: 9607-8869. Creci: 1251. E-mail:[email protected]

LUIZ TAVARES VENDEapto. no Edf. Lótus, quar-to/sala, wc, cozinha, área deserviço, garagem. R$ 105mil, s/ 50% sinal e o restan-te em 60x + 1 + INCC cumu-lativo. Tr.: 9607-8869. Creci:1251. E-mail: [email protected]

LUIZ TAVARES VENDEEdf. Acores, varanda, estarsocial, sala de estar, 1 ste.,wc social, 3 qtos., cozinha,2 vaga na garagem, 30m².R$ 270 mil. Tr.: 9607-8869.Creci: 1251. E-mail: [email protected]

MANGABEIRAS MANGABEIRAS – VENDOapto sala p/ 2 ambientes,03 quartos, sendo 01 suite,01 reversível, cozinha, Wcsocial, desocupado. R$ 150mil. Tr. 9351-4440 CRECI343.

MANGABEIRAS - ILHASDO CARIBE – VENDO aptosala 2 ambientes com va-randa, 03 quartos sendo 01suíte, 1 vaga, andar alto,vista para o mar..Desocupado. A vista 120 mil.TR. 9351-4440 CRECI 343.

VENDO Mangabeiras – Edf.Modena – Aptº C/ SalaAmpla P/ O2 Amb., C/Varanda (Vista Para O Mar),03 Suites, Wc Social,Cozinha, Area De Serviço EDce. Tr. 9381-2513 /// 9946-2711 Creci 384.

OUTROSBAIRROS

LUIZ TAVARES VENDEPalazzo Magglore, 4 stes.,jantar/estar, lavabo, coz., 4vagas de garagem. Tr.:9607-8869. Creci: 1251. E-mail: [email protected]

LUIZ TAVARES VENDEEdf. Shangrilá, 3 qtos., s/1ste. Reversível, sala deestar/jantar, cozinha e áreade serviço. Tr.: 9607-8869.Creci: 1251. E-mail: [email protected]

PONTAVERDE

LUIZ TAVARES VENDEEdf. Diana, 40m², 4 salas.Valor R$ 110 mil, financia-mento pela Caixa. Tr.: 9607-8869. Creci: 1251. E-mail:[email protected]

PONTA VERDE - VENDOapto andar alto, sala de estare jantar, 03 quartos, sendo01 suite, cozinha, Wc social,dependência completa em-pregada.Excelente localiza-ção. R$ 270 mil. Tr. 9351-4440.CRECI 343.

PONTA VERDE – VENDOapto sala com varanda, 03quartos sendo 01 reversívelcom armários, Cozinha, 01vaga. R$ 140 mil. Tr.9351-4440. CRECI 343.

LUIZ TAVARES VENDEEdf. Palazzo Bianchi, 4 stes.,dce, sala de estar e jantar,lavabo, 4 vagas de gara-gem. Tr.: 9607-8869. Creci:1251. E-mail: [email protected]

LUIZ TAVARES VENDEapto. no Edf. Karuma, beiramar, 4 qtos. R$ 700 mil,opção de pagamento. Tr.:9607-8869. Creci: 1251. E-mail: [email protected]

LUIZ TAVARES VENDEapto. 2 qtos., sala p/2 am-boentes, wc, coz., área deserviço. Tr.: 9607-8869.Creci: 1251. E-mail: [email protected]

LUIZ TAVARES VENDEapto. c/ 3 qtos., 1 ste., coz.,área de serviço, 1 garagem.R$ 140 mil, financiamentopela Caixa, BB etc. Tr.:9607-8869. Creci: 1251. E-mail: [email protected]

PONTA VERDE - VENDOapto, sala 02 ambientes, va-randa grande, 03 quartossendo 01 suíte, cozinha.Área serviço, Wc Social,DCE,. 02 vagas. Nascente.Prédio com 02 elevadores,salão festas. R$ 270 mil.TR. 9351-4440 CRECI 343.

LUIZ TAVARES VENDE noEdf. Francisco Brennand, 3stes., dce, sala de estar, 3vagas de garagem. Tr.:9607-8869. Creci: 1251. E-mail: [email protected]

PONTA VERDE – VENDOapto próximo ao Bom Preço.Sala com varanda, 03 quar-tos com armário, sendo 01reversível, 01 Wc social, co-zinha com armários, a. ser-viço, 01 vaga. Excelente lo-calização. R$ 140 mil. Tr.9351-4440 CRECI 343.

PONTA VERDE – RUA DE-PUTADO JOSÉ LAGES -VENDO apto com 117m²,sala com varanda, 03 quar-tos sendo 01 suíte, Wc so-cial, DCE, 01 vaga. R$ 220mil. Tr. 9351-4440 CRECI343.

LUIZ TAVARES VENDEEdf. Palazzo Ducale exce-lente cobertura. Valor R$1.257, 392, sinal + 40 par-celas. Pronto para morar.Tr.: 9607-8869. Creci: 1251.E-mail: [email protected]

PONTA VERDE – VENDOapto sala 2 ambientes, 03quartos sendo 01 suite, 01reversível, Wc social, cozi-nha, 02 vagas de garagem.R$ 230 mil. Tr. 9351-4440CRECI 343.

LUIZ TAVARES VENDEapto. no Edf. Mont Serrat,varanda 2 salas de estar, 3stes., copa, cozinha, des-pensa, área de serviço, 2qtos. De empregada c/ 1 wc,armário e split. Tr.: 9607-8869. Creci: 1251. E-mail:[email protected]

LUIZ TAVARES VENDE noEdf. Nantes , 3 qtos., 1 ste.+ wc de empregada, 2 vagasde garagem, piscina, salãode festa, sala de ginástica,guarita de segurança, 100%na cerâmica. Sinal + 80 par-celas. Tr.: 9607-8869. Creci:1251.

LUIZ TAVARES VENDEapto. c/3 qtos., 1 ste., coz.,área de serviço, 2 vagas nagaragem. Aceito carta decrédito. R$ 170 mil. Tr.:9607-8869. Creci: 1251. E-mail: [email protected]

LUIZ TAVARES VENDEEdf. Pergano, 125m², 3qtos., 1 ste. + 2 ste.Reversível, sala p/ 2 am-bientes c/ varanda, coz.,dce, 2 vagas na garagem, c/armários. R$ 350 mil, acei-to carta de crédito. Tr.: 9607-8869. Creci: 1251. E-mail:[email protected]

VENDO P. Verde – DomFrancisco Pizarro – Aptº DeFrente C/ 130m2 De Area/Útil, C/Sala Ampla P/ 02Amb., 03/4 Suite, Wc SocialArea De Serviço E Dep.Comp. De Emp. Tr. 9381-2513 /// 9946-2711 Creci384.

LUIZ TAVARES VENDEapto. no Edf. Via Grandesso,3 qtos. Sociais s/2 stes., va-randa, sala p/2 ambientes,coz., área de serviço, dce,garagem. R$ 280 mil s/ 50%sinal e o restante em 60x +1% + INCC cumulativo. Tr.:9607-8869. Creci: 1251. E-mail: [email protected]

PAJUÇARAVENDO Pajuçara – Edf.Trianon – Vdo. Aptº., C/ SalaAmpla, 03/4 Suite, Wc SocialE Demais Comodos. Tr.9946-2711// 9381-2513Creci 384.

APTO. ALUGA

FAROLFAROL – ALUGO aptogrande , com 140m² áreasala para 02 ambientes, 03quartos sendo 01 suite,DCE,, cozinha, área servi-ço. Totalmente nascentemuito ventilado, 01 vaga.Próximo aos Colégios:Madalena Sofia e Marista.R$ 600,00 + condomínio +IPTU. Tr. 9351-4440 CRECI343.

PONTAVERDE

ALUGA-SE 2º andar c/2qtos., wc, cozinha c/armá-rios reformado, próximo aoHamburgão. Tr.: 9937-5793,c/ Sandra.

CASAVENDA

CENTRO VENDO Centro – Rua DaPraia - Pré-Lançamento –Res. Vila Da Praia – Cond.Fechado C/ Apenas 09(Nove) Casas Duplex. NoTerreo: Sala P/ 02 Amb.Cozinha Americana, Area DeServiço. No Pav. Superior:02/4, Sendo 01 Suite E WcSocial. Tr. 9381-2513 /9946-2711 Creci 384.

FAROLVENDO Farol –RuaEstatistico T. De Freitas -Vdo. Casa Em Terreno De10,00 X 30,00, C/ Garagem,Varanda, 02 Salas,Gabinete, 03/4, Wc Social,Cozinha, Area De Serviço EDce.Tr. 9381-2513 // 9946-2711 Creci 384.

FAROL – VENDO casa comjardim, terraço, sala p/ 02ambientes, 03 quartossendo 01 suite, todos comarmários, cozinha, depen-dência completa emprega,quintal, garagem, R$ 240mil. Tr. 9351-4440 CRECI343.

VENDO Pré-Lançamento –Res. Parque Do Farol –Cond. Fechado CasasDuplex C/ 120 M2 - NoTerreo: Jardim, Garagem,Sala Ampla P/ 02 Amb., WcSocial, 01 Quarto, CozinhaE Area De Serviço. Tr. 9381-2513 / 9946-2711 Creci 384.

FAROL – PRÓXIMO AOCOLÉGIO MONTESSORI -VENDO casa com sala devisita, sala de jantar, 03 suí-tes, sendo 01 com closed,todos com armários, depó-sito, área de serviço, cozinhacom armários, DCE, gara-gem. R$ 160 mil. Tratar pelotelefone para contatos:9351-4440 CRECI 343.

JARDIM DO HORTOFAROL – VENDO casanova, sala de estar, sala dejantar, gabinete,, hall, 04 sui-tes, sendo 01 master comclosed,copa/cozinha, des-pensa, área de serviço,DCE, garagem, jardim,R$680 mil. Facilito pagamento.Tr. 9351-4440 CRECI 343.

OUTROSBAIRROS

PARIPUEIRA –RUA PORTRAZ DA CASA VASCO -VENDE casa terreno 12x30,varanda,02 salas, 03 quar-tos, copa e cozinha, WC so-cial, quintal enorme.R$ 65mil. TR. 9351-4440. CRECI343

LUIZ TAVARES VENDEExcelente casa noAldebaran, área 600m², ter-reno 1,450m². Tr.: 9607-8869. Creci: 1251.

VENDO Santa Amélia –Vdo. Mansão C/ Linda VistaP/ Lagoa, C/ 03 Salas, 04Suites, E Demais Comodos.Lazer: Piscina, Sauna, SalãoDe Ginastica, Quadra DeFutebol De Salão,Churasqueira Etc. Tr. 9381-2513 // 9946-2711 Creci384.

SANTA AMÉLIA – VENDOcasa nova, com jardim, ga-ragem, sala visita, sala dejantar, 03 suites, cozinha,DCE. R$ 270 mil. Tr. 9351-4440-CRECI 343.

PRADO PRADO – VDO. Casa C/ 02Pav., C/ Sala, 03/4, WcSocial, Cozinha E Area DeServiço, E Grande Quintal.Medindo 8,00 X 50,00, Tr.9381-2513 // 9946-2711Creci 384

TABULEIRO TABULEIRO – SALVADORLYRA – VENDO casa nas-cente, totalmente reforma-da, com sala 2 ambientes,03 quartos sendo 01 suíte,área serviço, Cozinha, Wcsocial, DCE. Documentada.Garagem R$ 120 mil. Tr.9351-4440. CRECI 343.

LUIZ TAVARES VENDEcasa nova no JardimPetropólis, 3 qtos., 3 stes. +dce, sala p/ 2 ambientes,coz., área de serviço, gara-gem p/ 6 carros. Valor R$300 mil, financiamento pelaCaixa. Tr.: 9607-8869. Creci:1251. E-mail: [email protected]

LUIZ TAVARES VENDE nobairro do Murilopólis, casamed. 572m² construída emem 3 lotes, cada 15x30, 4qtos., 3 stes. S/1 com closet+ gabinete, sala p/ 3 am-bientes, com varanda, lava-bo, wc, ampla coz. C/ copa,lavanderia, dependênciacompleta de empregada +

SERRARIASERRARIA – VENDO casanova (condomínio Fechado)ao lado da Fundação BRA-DESCO. com 02 salas, 03quartos, sendo 02 suítes,DCE, 02 Vagas, finíssimoacabamento com área útil300m². R$ 450 mil. TR.9351-4440. CRECI 343.

VENDO Serraria –Lançamento – Vila Mariah- Casas (Cond. Fechado),C/ 116m2, Duplex, NoTerreo: Garagem, Sala P/02 Amb., Lavabo, Cozinha EArea De Sev.,E Varanda -1ºAndar: 03/4, 01 Suite, WcSocial E Var..Lazer: PiscinaC/ Deck, Quadra De Futebol,Churasqueira, ParqueInfantil, Etc., Tr. 9946-2711/ 9381-2513 Creci 384.

VENDO Serraria – “JardinsDe Versalles” – Vdo.Próximo Ao Novo Shopping– Casas Duplex Em Cond.Fechado. No Terreo: Jardim,Terraço/Garagem, SalaAmpla P/ 02 Amb.Wc Social, Cozinha E Area DeServiço. Pav. Superior: 02Suites. Area De Lazer DoCondominio: 02 Piscinas(Adulto/Infantil), Campo DeFutebol, Playground E SalâoDe Festas. Tratar pelos tele-fones para contatos: 9381-2513 / 9946-2711 Creci 384.

VENDO Serraria –Investidores / RendaGarantida – Próximo AoNovo Shopping - Vdo.Condominio C/ 06 CasaNovas. Tratar pelos tele-fones para contatos: 9381-2513/9946-2711. Creci 384.

SERRARIA – AO LADOFUNDAÇÃO BRADESCO– VENDO casa totalmentenascente, com jardim, ter-raaço, sala 02 ambientes,03 quartos, sendo 01 suíte,cozinha, Wc social, DCE,garagem. R$ 160 mil. Tr.9351-4440 CRECI 343.

SERRARIA – VENDO casanova (condomínio Fechado)ao lado da Fundação BRA-DESCO. com 02 salas, 03quartos, sendo 02 suites,DCE, 02 Vagas, finíssimoacabamento com área útil300m². R$ 450 mil. TR.9351-4440. CRECI 343.

COMERCIALVENDA

CENTRO VENDO Centro –RendaGarantida - Vdo. PrédioComercial, Terreo C/Recepção E Mais 02Pavimentos, C/ 12 SalasGrandes. Tr. 9946-2711 //9381-2513 Creci 384.

CENTRO - VENDO prédioComercial na Rua Cirilo deCastro, ao lado do merca-do da produção, com frentepara 02 Ruas com áreaconstruída total de247,50m². Excelente paraComércio. Nascente.Excelente localização. R$130 mil. TR. 9351-4440CRECI 343.

VENDO Centro – RendaGarantida – Vdo. ExcelenteEstacionamento, TodoFechado E Com Todas AsVagas Cobertas. Tr. 9381-2513///9946-2711 Creci 384.

MANGABEIRAS LUIZ TAVARES VENDEsala comercial no NorconEmpresarial, na Av. Com.Gustavo Paiva,Mangabeiras. Tr.: 9607-8869. Creci: 1251. E-mail:[email protected]

LUIZ TAVARES VENDEsala comercial no NorconEmpresarial, na Av. Com.Gustavo Paiva,Mangabeiras. Tr.: 9607-8869. Creci: 1251. E-mail:[email protected]

COMERCIALALUGA

POÇO ALUGA-SE um ponto co-mercial na rua PedroPaulino, Poço (de frente aoSenac). Tr.: 3035-5993.

TABULEIRO ALUGA-SE ponto comer-cial, 12x9, excelente p/mer-cados, etc (exceto p/bar),rua São Paulo, 08 Tabuleirodo Pinto (em frente ao PostoBR). Tel.: 9959-6512/ 8826-7991.

SÍTIOS VENDA

PRAIAS VENDO Praia Do Péba –Vdo. Chacará C/ 10 Há.,Casa Grande, Sala Para 03Amb., Sala De Refeição,07/4, 03 Suites,Copa/Cozinha C/ Disp., Obs:Toda Avarandada, Mais UmGalpão/Garagem, UmaSuite Grande Para Hospede.03 Casas De Morador.Varias Fruteira E Coquieros.Tr. 9946-2711 // 9381-2513Creci 384.

TERRENOS VENDA

CAPITALTABULEIRO – VENDODurval de Goés Monteiro,px Café Emecê - área com1850m², de esquina comduas frentes. Excelente lo-calização para comercio.Tr.9351-4440 CRECI 343.

VENDO ÀREA NO TABU-LEIRO medindo de frente112m, por 146m lado direi-to, e 196m lado esquerdo,excelente casa construçãode casa, galpões. R$ 220mil. Tr. 9351-4440 CRECI343. VENDO Stella Mares –Construtores/Investidores –Area P/ Incorporar 100%,Mendindo 39 X 30.Tr. 9946-2711 // 9381-2513 Creci 384.

JORNALO JORNALO

PONTO COMERCIAL – LANCHO-NETE EM FUNCIONAMENTO,COM INSTALAÇÕES E UTENSÍ-LIOS NA PONTA VERDE.

TRATAR: 9331-7774

Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

OPORTUNIDADE!ALUGA-SE área com 6 mil m² comcasa, piscina e toda estruturada,

excelente p/clínica, buffet,faculdade, escritório etc. Tel.:

8822.5050. Creci: 1602.

OPORTUNIDADE!VENDE-SE excelente casas na

Jatiúca, Tabuleiro, Serraria e PontaGrossa. Tel.: 8822.5050.

Creci: 1602.

OPORTUNIDADE!VENDE-SE excelente apartamentono Dom Adelmo, quitado. Apenas

R$ 67.900,00. Tel.: 8822.5050.Creci: 1602.

ClassificadosAA1155

Page 16: OJORNAL 21/04/2010

VENDO Farol –Construtores/Incorporadores- Vdo. Area De Esquina,Nascente, Medindo 30,00Mts. De Largura Na FrenteE Nos Fundos, Por 51,00Mts De Comprimento EmAmbos Os Lados.Tr. 9381-2513 / 9946-2711 Creci 384.

VENDO Tabuleiro –Proprietários / Corretores –Preciso De Grandes AreasP/ Compra ( De 5 A 20Há.).Tr. 9946-2711 //9381-2513 Creci 384.

LOTEAMENTO VISTA DOATLANTICO – VENDOTerreno medindo 15 x 28=420m², excelente vista parao mar. R$ 70 mil. Tr. 9351-4440- CRECI 343

ATENÇÃO CONSTRU-TORES- SERRARIA Lot.Carajás II, últimos lotes.Vendo área medindo 30mfrente por 25m frente a fun-dos como área= 750m². to-talmente nascente, excelen-te fundação. Ótima prédioapto do Projeto: MinhaCasa, minha Vida. Tr. 9351-4440 CRECEI 343.

AV. DA PAZ – VENDO ter-reno beira mar, medindo 15x 41=615m². Ótimo para ati-vidades comerciais taiscomo: Salão de Festas,Depósitos, Galpões e ou-tros. R$ 240 mil. Tr. 9351-4440 CRECI 343

VIA EXPRESSA – VENDOterreno beira da pista me-dindo 15x40=600m². R$ 160mil. Tr. 9351-4440 CRECI343.

TABULEIRO- INOCOOP –VENDO área medindo20x100=2000m². Ótima paragalpão , depósito, ou casasdo Projeto Minha Casa,minha Vida.R$ 170 mil.Tr.9351-4440 CRECI 343.

PRAIAS LUIZ TAVARES VENDE noCond. Residencial Laguna,frontal c/ a rua em projetoA8, 20m; lateral esquerdo:43,71m; fundos: 43,48m. R$520 mil s/ 50% sinal e o res-tante em 60x + 1% + INCCcumulativo. Tr.: 9607-8869.Creci: 1251. E-mail: [email protected]

LOTES VENDO Litoral Sul – Cond.Laguna – Vdo. ExelenteLote Medindo 909 M2. 100%Nascente. Defronte A PraçaPrincipal. Tr. 9381-2513 /9946-2711 Creci 384.

VENDO B. Stº Antonio –Vdo. Lote Medindo 9,50 X17,00, Proximo A Delegacia.Ligue 9946-2711 / 9381-2513 Creci 384.

VEÍCULOS CHEVROLET

ASTRAVENDO Astra (Milenium)1.8, Cor Prata, Com Ar, Dir.Hid., Travas Das Portas EMala Eletricas, Vidros ERetrovisores Eletricos, Etc.Completissimo.Tr. 9381-2513 / 9946-2711.

OPALAVENDO Opala Diplomata,Ano 1990, 04 Cilindro, CorCinza. Único Dono.R$8.000,00 – Tr. 9946-2711 //9381-2513.

VEÍCULOS FIAT

TEMPRAVENDO/TROCO FiatTempra, 95, completo + pe-lícula + roda + engate +GNV + som. R$ 6.500,00.Tr.: 9933-4999/ 8802-6678.

VEÍCULOS FORD

ESCORT VENDO Escort 1.6 L, Ano2001, Motor Zetec Rocan,Cor Prata, C/ Ar, Dir. Hid.Travas Eletricas, Jogo DeRodas. Primeirissima. .Tr.9381-2513 / 9946-2711.

MODA

ESTÉTICA ECOSMÉTICOS

TRATA PÉ - calos e unhascravadas, massagem cor-poral, limpeza de pele, tra-tamos também cabelos e fa-zemos depilação. Tratar:3336-5096.

NEGÓCIOS

DIVERSOS VENDO tarefa no CabeçaDanta c/3 pés de jaca, 2 péde manga e 1 pé de cajú. Tr.:9318-9495/ 8859-3067.

INFORMÁTICAVENDO Desktop ToshibaLince 80 GM, HD 256MB dememória, gravador de CD,processador Celeron D de2 GHZ, monitor 14” ou 17”.Tr.: 9932-5562.

SERV. PROF.

SERVIÇOSDIVERSOS

FORNECEMOS: marmitaspara Ponta Verde, Jatiúca,Pajuçara, Santo Eduardo,Ponta da Terra e Poço. Tr.:3313-8234/ 8867-5197.

RECORD - TRABALHA-MOS COM: todos os planosde saúde e odontólogicos,Smile Saúde, Hap Vida, MedVida, OdontoGroup,OdontoCard entre outros.Planos de saúde por ape-nas R$ 45,19 e planos odon-tológicos apenas R$ 34,90- Duas pessoas no cartãode crédito. Ligue e faça já oseu, aproveite essa promo-ção é por tempo limitado.Plantão de vendas: (82)8854-5691/ 3031-1924.

AKY LAVAGEM - Lavamose impermeabilizamos sofás,tapetes, colchões, banco decarros e todo tipo de estofa-dos. Lavamos em domicílio,agora ficou fácil lavar seucarro, ligue que nós iremoslavar na sua residência comprecinho que cabe no seubolso. Telefones para con-tatos: 3032-7212/ 8838-3310.

JORNALO JORNALOClassificados

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

CMYK

Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

APARTAMENTOS Ponta Verde

Ed. Canavial Apto 302 - Sala, wcsocial, 2 quartos, cozinha, áreade serviço, wc serviço. Ed. Refuge - Varanda, sala c/ co-zinha americana, 01 quarto, 01wc. Contrato fixo.Ed. Desirré - Área 66m² - Sala c/varanda, 2 suites s/ 01 revers, co-zinha, serviço.Ed. Rui Palmeira - Sala c/ var, wcsoc, 3 qtos s/ 01 revers, coz, serv,wc serv, 1 elev.

JatiúcaEd. Platanus - Aptos. 201 - a me-lhor terminação - Varanda, sala,wc social, 2 qtos (st) coz, serv. Ed. Platanus - Aptos: 403 - Novo,sala c/ var, wc social, 2 qtos (st)coz, serv, 2 elev, gerador, gás.Ed. Platanus - Aptos: 405 - Novo,sala c/ var, wc social, 2 qtos (st)coz, serv, 2 elev, gerador, gás.Ed. Platanus - Aptos: 406 - Novo,sala c/ var, wc social, 2 qtos (st)coz, serv, 2 elev, gerador, gás.Ed. Platanus - Aptos: 501 - Novo,sala c/ var, wc social, 2 qtos (st)coz, serv, 2 elev, gerador, gás.

Ed. Oregon - Aptos: 402, Novo,2 quartos sendo 01 suite, coz,serv. piscina, salão festas 01 ou2 vagas. Ed. Oregon - Aptos: 602, Novo,2 quartos sendo 01 suite, coz,serv. piscina, salão festas 01 ou2 vagas. Ed. Oregom - Aptos: 504 e 506- Varanda, sala, wc social, 2 qtos(st) coz, ser.Ed. Jorge de Lima - Sala com es-tante, wc soc. c/ arm. E blindex,3 quartos s/ 01 ver. Todos c/ arms,coz..c /arms, serv. c/ arms, wcserv, c/ blindex.Ed. Seatlle - Apto. 505 - Novo,2 quartos sendo 01 suite, coz,serv. piscina, salão festas 01 ou2 vagas.Ed. Seatlle - Apto. 606 - Novo,3 quartos sendo 01 suite, coz,serv. piscina, salão festas 01 ou2 vagas.

MangabeirasEd. São Rafael - Varanda, sala, wcsocial,, 03 quartos sendo 01 suite,cozinha, área de serviço, depen-dência completa.

Condomínio San Rafael -Varanda, sala, wc social, 3 quar-tos sendo 01 reversivel, cozinha,área de serviço, wc de serviço.

JacarecicaConj. Alfredo Gaspar deMendonça - Sala, wc social, 2quartos, cozinha, área de serviço.R$ 400,00 + condomínio R$40,00.

PoçoEd. Bruno Perreli - Apto. 107 -Novo, com varanda, sala, wc so-cial, 03 quartos ( st) coz, área ser-viço, lazer na cobertura c/ salãofestas, piscina, sauna.Ed. Bruno Perreli - Apto. 903 -Novo, com varanda, sala, wc so-cial, 03 quartos ( st) coz, área ser-viço, lazer na cobertura c/ salãofestas, piscina, sauna.

PradoEd. Antares - Varanda, sala, wcsocial, 3 qtos (st) cozinha comarmarios, serviço, dce.

Cruz das AlmasEd. Santa Joana - Sala, wc so-cial, 2 quartos, cozinha, serviço,wc serviço

CASASPonta Verde

Rua Prof. Vital Barbosa - Térreo- Garagem, terraço frontal e late-ral, sala estar 2 amb, sala jantar,1 ste revers, copa/coz., serv, dce.1º. Andar: gabinete e 2 suítes.

FarolRua Pedro Oliveira Rocha - Ruaentre a Cycosa e o HSBC c/ga-ragem, sala única, wc social, 3qtos (st) copa/coz., serv, dce. Ex-celente p/escritório.

JatiúcaRESIDENCIAL/COMERCIAL- Rua do Harmony RelaçõesMédicas - Alugo exc. Casa. R$5.000,00 + Iptu

PONTOSCOMERCIAIS

Jatiúca N1212 - Av. Álvaro Otacílio(Beira Mar ) Alugo terreno vizi-nho a Galeria Passeio Stella Marismedindo 22,50x70. Exc. p/ Agên-cia Bancária.N1705 - Av. Álvaro Calheiros -Alugo terreno medindo 12x30.N1213 - Av. Álvaro Calheiros -Alugo terreno medindo 60x33.

JacintinhoLoja - Alugo loja com wc ao Ladodo Gramadão R$ 250,00.

Aceitamos encomendas detortas, bolos e salgados.Tr.: 8833-0803/ 9999-3112

DR. GEORGE SAMUEL SANGUINETTI FELLOWSAssistente técnico para Defesa e Acusação, área civil ecriminal. Perícias e laudos. Tr.: (82) 3223-5504/ 9982-2895- E-mail: [email protected]. Site: www.sangui-netti.com.br

APTOS. PRONTOPARA MORAR

PONTAVERDEEd. Granada - Beira mar - Área 193m² -sala com varanda, wc social, 4 quartossendo 2 suites, cozinha, área de serviço.Parcelo. Ed. Pallais Royal - Beira Mar - 194m² -3 vgs, piscina, sl. festas, sala 3 amb, c/ ter-raço, lavabo, 3 suites, coz. serv, dce.Ed. Ilha de Limnos - Baira Mar - Bl. B -Area 106m²- varanda, sala, wc soc, 3 qtos(st) coz, serv, dce.Ed. Antilhas - Sala com estante, varanda,wc social com armário e blindex, 03 quar-tos com armários sendo 01 suite, cozinhacom armários, área de serviço;Ed. Montcarlo - R$ 185 mil - Sala, 2quartos, wc social, cozinha, área de ser-viço, piscina.Ed. Antilhas - Área 71m²- R$ 205 mil -Varanda, sala com estante, wc s com blin-dex e armários, 3 quartos com armáriossendo 01 suite, coz. com arms, área de ser-viço. Ed. Mont Carlo - Área 66m² - Sala, 2qtos (st) cozinha, área de serviço, salão fes-tas, piscina. R$ 185 mil. Ed. Gennesis - Área 100m² - 3 qtos (st)dce, pisicna, 2 vgs. Financio até 100 mesesp/ construtoraEd. La Place - Área 105m² - Varanda,sala, wc social, 3 quartos (st) cozinha,área serviço, dependência, 2 vagas, pis-cina, salão festas.Nascente.Ed. Vitor Hugo - Área 110m² - Varanda,sala, wc social, 3 qtos (st) coz, serv, dce.R$ 200 mil. Ed. Houston - Área 106m² - varanda,sala, wc soc, 3 qtos (st) coz, serv, dce,piscina, 2 vagas. Ed. Ed. Maria Beatriz - Área 105m² - Varanda,sala, wc social, 3 quartos(st) coz,, serv, dce.R$ 190 mil. Ed. Delphos - Área 155m³³ - piso grani-to, sala 3 amb, c/ var c/ vista mar, home,3 qtos s/ 2 suites ( sts. c/ arms, coz. c/arms, serv, dce, 3 vagas, piscina sl. festaEd. Esmeralda - R$ 170 mil - 3 qtos s/ 01revers, sala c/ var, coz, serv, wc serv. andaralto.Ed. St. Barth - Área 59m² - R$ 160 mil -cala c/ coz. americana com arm, 2 suitescom armários, piscina, 2 vagas.

JATIUCAEd. Gentille Bellini - Área 252m² - Ao ladodo Corredor Vera Arruda - 3 vagas, pis-cina, salão festas, varanda e sala com vistapara o mar, lavabo, 4 suites, cozinha, áreade serviço, dependência completa. Parcelo/ Ac. Imóvel.Ed. Romã - Área 84m² - R$ 160 mil - Sala,wc social, 3 qtos (st) coz, serv, 01 vaga.Ed. Villa Del Mare - Área 99m² - varan-da, sala 2 amb, wc social com blindex, 3qtos (st) coz, serv, wc serv.Ed. Oregom - PRONTO PARAMORAR- Varanda, sala, wc social, 3 qtos (st) coz.serv, dce, piscina.Ed. Edmilson Pontes - Ao lado coCorredor Vera Arruda - sala c/ var, 3 qtos(st) todos c/ arms, coz. c/ arms, serv, dce,01 vagaEd. Chales Garnier - sala c/ var, 3 qtos s/02 suites (o1 é revers), coz. c/ arms, serv,wc serv, 2 vagasEd. Porto Valarta - Área media 63m² -novo, prox.. ao Shopping, opção de 2 e3 qtos. Prazo até 60 meses pela constru-tora.

PAJUÇARAEd. Casa Bela - Beira Mar - Varanda,sala, wc social, 2 quartos sendo 01 suite,coz. serv, 2 vagas. Ed. Luiza Fernandes - Sala c/ var, , wc scom box, 3 suites c/ arms, s/ 01 revers,coz. c/ arms, serv, dce, 2 vags. Área 150m²

MANGABEIRASResidencial San Francisco - Varanda, sala,wc social, 3 qtos (st) sendo 01 revers, coz,serv. R$ 145.000,00.Ed. Roberto Malta - Vendo quarto e sala,coz, wc., 2 elev, gerador, gás, 01 vaga

FEITOSAResidencial Sangrilá III - Sala 2 ambien-tes, 3 qtos sendo 01 suite, cozinha comarmários, área serviço.

FAROLEd. Myconos - R$ 170 mil - Varanda,sala 2 amb, wc social, 3 qtos (s) , coz, serv,dce. Prox. ao Tribunal de Contas

APTOS. EM CONSTRUÇÃOSUPER FACILITADOS

JATIÚCAEd. Maison Saint Laurent - entrega pre-vista: dez/12 - parcelado até 80 meses -Área aprox. 96m² - 4 por andar, var, sala,wc soc, 3 qtos (st) coz serv, dce.

Ed. Renovatio - Pronto para morar - com1 ou 2 quartos. Financio até 100 mesespela construtora. Ed. Iluminato - Entrega previstamarço/2010 - Área 75m² - 3 qtos s/ 01suite. Parcelo até 100 meses pela construo-tra.Ed. Leblon - Entrega Prevista dez/11 -Área aprox. 92m² - sala c/ var, wc soc, 3qtos (st0 coz, serv, dce, piscina, 2 vgs.Parcelado até 120 mese.

PONTAVERDEEd. Damascus - Em construção - EntregaNov/2010 - Área 101m² - 3 qtos (st), dce,piscina. Financio até 100 meses p/ cons-trutoraEd. Classic - Em Construção - entrega pre-vista fev/2011 - Área 144m² - 3 sts, ga-binete, piscina, 2 vgs. Financiamento pelaConstrutora até 100 meses.Ed. Elegance - Entrega jan/2010 - Área132m² - sala c/ var, gabinete, 3 qtos s/ 02suites, coz, serv, dce, piscina, salão festas,2 vagas. Financio até 100 meses p/Construtora.Ed. Brilhanche - Em Cosntrução - entre-ga abril/2012 - Área aprox. 64m² - 2 sui-tes s/ 01 revers, piscina. Financio até 100meses p/ cosntrutora. Ed. Spazio Vitale - em cosntrução - en-trega prevista julho/2012 - Opção de 01e 2 quartos. Financio até 130 meses p/construtora.

MANGABEIRASEd. Absolut - entrega prevista: dez/10 -Opções de 01 e 02 quartos. Construção:Construtora Penedo - parcela até 60 meses.

PAJUÇARAEd. Amalfi - Entrega prevista: Nov/11 -Padrão V2 - sala, wc soc, 3 qtos (st) coz,serv. parcela até 100 meses.Ed. Dolce Vita - Entrega Prevista; 36meses - área aprox. 137m² - 2 ou 3 vagas- parcelado.

CASASFarol

CASA PROX. PRAÇA ARNON DEMELO - Vendo com garagem, sala estar,2 amb, jantar, wc soc. , 3 qtos c/ arms (st)coz. c/ arms, e despensa, serv, depósito,dce. Troco apto. R$ 210 mil.Av. Rotary - Excelente casa com garagem,terraço, 3 salas, gabinete, wc soc, 3 qtos(st) copa, coz, serv, dce. Exc. p/ consul-tório R$ 300 mil.

JATIÚCARua Luiz Ramaljho de Castro - Garagem,terraço, sala 2 ambientes, wc social, 3qtos (st) czoinha serviço.Stella Maris - Térreo: Garagem, sala 3ambientes com terraço e churrasqueira, ga-binete, lavabo, cozinha com arms, serv,dce. 1º. Andar: circulação wc social comBox e arms, 4 qtos s/ 01 suite c/ hidro earmários, terraço p/2 quartos

TABULEIROJARDIM FORMOSA- Casa com terra-ço, garagem, sala 2 ambientes, wc social,03 quartos sendo 01 suite, copa/ cozinhacom mesa em granito e armários, depó-sito

SANTAAMÉLIAC5941 - Terraço, garagem, sala 2 am-bientes, wc social, 03 quartos sendo 01suite, cozinha, despensa, área de serviço.

BARRO DUROC5621 - Sala estar e jantar, wc social, 2quartos sociais, cozinha, área de serviço.Mezanino com sala de TV, 2 quartossendo 01 suite.

PONTOCOMERCIAL

FarolEmpresarial Comendador Palmeira -Vendo sala com wc. Prédio com eleva-dor. R$ 27 mil

CENTROAV. BUSRQUES DE MACEDO -Vendo prédio próximo ao SEBRAE eTRANSPAL.

TERRENOSJATIÚCA

Rua Hamilton Barros Soutinho - AntigaRua Santo Amaro - Vendo terreno 12x25

BARRO DUROAv. Juca Sampaio - Terreno Comercialprox. ao Hiper Comercial e Casa Jardimdo Barro Duro med. 15x40

TABULEIRO DO PINTOLOTEAMENTO JOSÉ FERNANDESTORRES - Terreno de esquina medin-do 20m de frente, 16m de fundos, 20mde frente a fundos.

LITORAL SULBarra São Miguel - Arquipélago do Sol- Vendo lote 15x30 no Bahamas

AA1166

OFERECEMOS VAGA PARA:

CARGO: ANALISTA DE SISTEMASFORMAÇÃO: NIVEL SUPERIOR

EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE 3 ANOSEM ORACLE (SQL, FORMS E

REPORTS)EXPERIÊNCIA EM USINAS DE

AÇUCAR E ALCOOL.PARA TRABALHAR EM MACEIO

Deixar o currículo naportaria do O Jornal

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

4009-1961LIGUE E ANUNCIE

Page 17: OJORNAL 21/04/2010

CMYK

JORNALO LO

DoisJORNA

BB11Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || ee--mmaaiill:: ccuullttuurraa@@oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr

ALiga Internacional de Fotógrafos pelaConservação (ILCP, na sigla em in-glês) selecionou 40 imagens conside-

radas as mais belas fotografias de naturezafeitas em todos os tempos para marcar a rea-lização de um leilão na próxima quinta-feira.

Muitas das imagens, doadas pelos fotó-grafos ou seus representantes, serão vendi-das no leilão, organizado pela Christie’s emNova York por ocasião do 40º Dia da Terra.

Entre os critérios para a escolha das fotospelos integrantes da liga - organização quereúne alguns dos mais renomados fotógra-fos de natureza do mundo - estão fatorescomo estética, importância histórica e cien-tífica e contribuição para os esforços de con-servação.

As fotografias representam vários estilose foram feitas num período de cem anos.“Não foi uma tarefa fácil, selecionar apenas40 imagens entre as indicações incríveis en-viadas por alguns dos maiores fotógrafos denatureza, mas foi uma grande honra para aILCP (receber) o pedido para liderar esteprojeto desafiador”, afirmou o diretor-execu-tivo da liga, Justin Black.

LUCROS PARA ONGS - O leilão da

Christie’s, denominado “Green Auction: ABid to Save the Earth” (“Leilão Verde: UmLance para Salvar a Terra”, em traduçãolivre), terá os lucros divididos entre quatroorganizações ambientais: ConservationInternacional (CI), Oceana, Natural ResourcesDefense Council e Central Park Conservancy.

Entre as imagens estão fotos famosas doséculo 20 e do século 21, feitas por nomes fa-mosos, como Ansel Adams e suas paisagensem preto e branco; o editor-chefe da NationalGeographic, Chris Johns; Jack Dykinga (fo-tógrafo de paisagem ganhador do PrêmioPulitzer) e o documentarista submarino BrianSkerry.

“Uma das contribuições mais brilhantesda fotografia para a preservação de paisagensespeciais e criaturas em todo o mundo é queas imagens conseguem mostrar os cantosmais obscuros e remotos de nosso planeta”,afirmou a presidente da ILCP e fotógrafaCristina Mittermeier.

O leilão da quinta-feira, quando se co-memora o Dia da Terra, deve ocorrer naChristie’s do Rockefeller Center e contarácom a participação de várias celebridadescomo Leonardo DiCaprio, Harrison Ford,Tobey Maguire e Salma Hayek, entre outros.

Melhores fotos de natureza de todos os temposLiga de fotógrafos escolhe fotografias que serão leiloadas em Nova York amanhã para marcar o Dia da Terra

Page 18: OJORNAL 21/04/2010

JORNALO JORNALOVariedadesQuarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] BB22

Amanhã

Sexta-feira

Em Breve

Sábado

Hoje

[email protected]

Roteiro Artes plásticas Música Teatro Dança Cinema Literatura Artesanato

�� O Alagoas Digital será realizado de hoje a sexta-feira, no CentroCultural e de Exposições Ruth Cardoso (Jaraguá). O evento vai apre-sentar Seminário de TIC; Workshop com mini-cursos; Rodada de ne-gócios; Feira e exposições de produtos e serviços; Seminário de tra-balhos acadêmicos; Espaço criança. Investimento seminário: R$ 100(profissional); R$ 50 (estudante); Investimento mini-cursos: R$ 50.Inscrições e mais informações: www.alagoasdigital.com.br.

�� Clássicos de Pink Floid, dos Beatles, de Chico Buarque, do pop na-cional anos 80 e também dos anos 60 estão no repertório da bandaViolas são da lei, que se apresenta às 21h, no Engenho Massayo(Av. Amélia Rosa 173 - Antigo Bella Gula). João Paulo, MarcoTúlio, Luiz Pompe, Léo e Adriano formam o grupo munidos deviolões de 6 e 12 cordas, guitarra, baixo e bateria. A “salada mu-sical” inclui músicas como Wish You Were Here, Hey You!, Romanceideal, Porque não eu?, My Sweet Lord, Lanterna dos afogados,Construção, Here Comes The Sun, entre outras. Couvert: R$ 10.Informações e reservas: (82)3357-1099.

�� Lançamento do filme Anna Bella, a princesa de Gales, de MárioJorge Calheiros Feijó, no próximo dia 26, às 20h, no TeatroMarista (Farol – Maceió). O média-metragem é baseadonuma personagem real e foi filmado nas instalações de umhospital psiquiátrico com o elenco formado por funcioná-rios do local.

�� A tradicional Encenação da Última Pena de Morte do Brasilvai acontecer no próximo dia 28, às 10h, na Igreja doRosário, na cidade alagoano de Pilar. O evento, realiza-do há 10 anos, é uma iniciativa da Casa da Cultura e doMuseu Prof. Arthur Ramos e relembra a história de umescravo morto no dia 28 de abril de 1876 (há 134 anos).

�� Os fãs da série animada Charlie e Lola podem conferir a adap-tação teatral do desenho Charlie e Lola, a peça – da TV parao teatro, no Teatro Gustavo Leite (Centro Cultural e deExposições Ruth Cardoso de Melo), nos dias 7 (sessões paraProjeto Escola), 8 e 9 de maio (sessões abertas ao público,às 15h e 18h). Ingressos: platéia - R$ 100 (inteira) e R$ 50(meia-entrada), à venda no estande Sue Chamusca. Maisinformações: (82) 3235-5301 / 9925-7299.

�� A1ª Festa Literária de Marechal Deodoro - Alagoas (FLIMAR)vai acontecer entre os dias 1° e 5 de setembro com uma di-versa programação literária, cultura popular, visita às Igrejas,às lagoas e à famosa Praia do Francês.

�� A Cia.LTDA. (dança e performance) se preparapara o terceiro ensaio público do Projeto RegistroGeral que acontecerá, às 19h, no bairro doJacintinho. Mais informações: http://companhia-limitda.blogspot.com.

�� Um show vai reunir em Maceió quatro bandasque são destaque no cenário musical brasilei-ro. Aviões do Forró, Chicabana, Cannibal e SeuMaxixe sobem ao palco montado no Clube daSEAGRA (Jacarecica), a partir das 22h.Ingressos: R$ 20 (pista) e R$ 50 (camarote), àvenda no estande Viva Alagoas, Folia Brasil eSalão Ferry Mais informações: (82) 3313-2429.

�� Altemar Dutra Jr. apresenta o seu repertório ro-mântico no Happy Hour do Sesc (Rua PedroPaulino, 40, Poço), dia 23 deste mês, às 19h.Participação da orquestra High Society. Ingressos:variam entre R$ 20 e R$ 8. Mais informações: 0800284 2440

�� Maria Bethânia vai apresentar o espe-táculo Amor festa devoção, às 21h, noTeatro Gustavo Leite (Centro Culturale de Exposições Ruth Cardoso), emJaraguá – Maceió. Ingressos à vendano estande Sue Chamusca (MaceióShopping). Mais informações: (82)3235-5301/9925-7299.

Page 19: OJORNAL 21/04/2010

07h00 - Primeiro Jornal07h30 - Band Kids10h00 - Dia Dia11h15 - Jogo Aberto13h15 - SP Acontece15h00 - Boa Tarde15h25 - Liga dos Campeões17h33 - Brasil Urgente19h20 - Jornal da Band20h15 - Quase Anjos21h00 - Show da Fé21h30 - Copa do Brasil23h45 - Apito Final00h15 - Jornal da Noite01h00 - A Noite é Uma Criança02h15 - Vida Vitoriosa

JORNALO JORNALOVariedadesBB33Quarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

TTVV AABBEERRTTAAEDUCATIVA Canal 3

01h00 - Ponto de Luz06h45 - Fique Alerta 1ª Edição07h00 - Alagoas Rural07h10 - Agreste Noticias07h25 - Casa & Negocio07h30 - Pajuçara Manhã08h30 - Fala Brasil09h30 - Hoje em Dia12h00 - Feito Pra Você12h15 - Pajuçara Esporte12h30 - Fique Alerta13h45 - IURD

14h00 - Record Kids14h30 - Fala Que Eu Te Escuto 17h00 - Todo Mundo Odeia o Chis18h00 - A História de Ester 19h00 - Record Kids19h40 - Jornal da Pajuçara - Noite20h10 - Jornal da Record21h00 - CSI - Investigação Criminal22h00 - Bela, A Feia23h00 - Super Tela

- P2 - Sem Saída 01h15 - Ponto de Luz

TV GAZETA05h00 - Telecurso Educação Básica - Tecendo o Saber05h15 - Telecurso Profissionalizante05h35 - Telecurso Ensino Médio05h50 - Telecurso Ensino Fundamental06h05 - Sagrado06h08 - Globo Rural06h30 - Bom Dia Alagas07h15 - Bom Dia Brasil08h08 - Gazeta Notícia08h13 - Mais Você09h38 - Globo Notícia I09h41 - TV Globinho12h15 - AL TV - 1ª Edição12h45 - Globo Esporte13h15 - Jornal Hoje

13h45 - Vídeo Show14h30 - Vale a Pena Ver de Novo - Sinhá Moça15h45 - Sessão da Tarde - A Menina e o Porquinho17h28 - Globo Notícia II17h31 - Malhação ID18h00 – Escrito Nas Estrelas18h55 - AL TV - 2ª Edição19h10 - Tempos Modernos20h10 - Jornal Nacional20h40 - Viver a Vida 21h50 - Futebol 2010 - Taça Libertadores:

Flamengo x Caracas 23h55 - Jornal da Globo00h30 - Programa do Jô02h00 - Intercine

Canal 7 TV BANDEIRANTES Canal 38

TV ALAGOASA emissora não forneceu sua programação.

Canal 5TV PAJUÇARA Canal 11

05h50 - Salto para o Futuro06h50 - Telecurso Ensino Médio07h05 - Telecurso Ensino Fundamental07h20 - Telecurso Tecendo o Saber07h50 - Jornal Visual08h00 - Repórter Brasil08h45 - Cocoricó09h00 - Pequeno Vampiro09h30 - Um Menino Muito Maluquinho10h00 - A Turma do Pererê10h30 - Cidade do Futuro11h00 - Castelo Rá-Tim-Bum11h30 - Janela Janelinha12h00 - 100% Brasil12h30 - A Turma do Pererê13h00 - Um Menino Muito Maluquinho13h30 - Catalendas

14h00 - Dango Balango14h30 - Castelo Rá-Tim-Bum15h00 - Cocoricó15h15 - Curta Criança15h30 - Vila Sésamo16h00 - Sem Censura17h30 - Alto Falante18h30 - Fic TV19h00 - Assim Que Funciona 19h30 - Aborrecentes20h00 - Diverso20h30 - A TV Que Se Faz no Mundo21h00 - Repórter Brasil22h00 - Planeta Azul23h00 - 3 A 100h30 - Observatório da Imprensa01h00 - Sem Censura

Folha Online

Essa história está diferente apresentaum time de dez escritores nacio-nais e internacionais que recriam

em contos dez músicas de ChicoBuarque. Os registros literários captadospor esta antologia foram os mais díspa-res e inventivos. Alguns contos se ba-seiam fielmente nos causos musicadospor Chico, outros usam as canções comotrilha sonora, cenário e atmosfera, ou-tros emprestam delas a estrutura, e háos que utilizam as canções como mote.

Entre os brasileiros, Carola Saavedraesmiúça uma discussão de relaciona-mento em sua narrativa baseada em Milperdões; André Sant’Anna preferiu Brejoda Cruz para falar do presente e o futu-ro dos meninos de rua; Cadão Volpatoparte de Carioca para tratar de um jovemintelectual e de uma misteriosa garotaque se hospeda em sua casa; JoãoGilberto Noll recriou Vitrines, focandoa relação obsessiva entre dois homens

que se conhecem numa galeria; LuisFernando Veríssimo cozinhou Feijoadacompleta em chave de comédia da vidaprivada, e Xico Sá reescreveu Folhetimcomo um triângulo amoroso contadopor um carioca desmemoriado que tal-vez tenha perdido a mulher numaQuarta-Feira de Cinzas.

Entre os autores internacionais, o ar-gentino Alan Pauls adaptou Ela faz ci-nema e a transformou na história de umpai zeloso que combina o ciúme pelamulher e pela filha com manias comoler num restaurante enquanto come; omexicano Mario Bellatin inspirou-se emConstrução para ambientar a narrativa deum homem que, numa consulta ao fi-sioterapeuta, escuta uma história bizar-ra envolvendo uma declamadora deversos e um papagaio; o moçambicanoMia Couto criou um conto romântico apartir de Olhos nos olhos, e o tambémargentino Rodrigo Fresán escolheuOutros sonhos para um conto-ensaio te-cido sobre variações oníricas.

Chico Buarqueem prosa

Autores

de estilos

diferentes

recriam

canções do

compositor

em Essa

história está

diferente

Mia Coutocriou um conto

romântico a partirde Olhos nos olhos

Alguns contos se baseiam

fielmente nos causos musicados por Chico

Page 20: OJORNAL 21/04/2010

CMYK

JORNALO JORNALO

BB44

SocialQuarta-feira, 21 de abril de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

“A maior felicidade é a certeza de sermos amados,apesar de sermos como somos”TopNews

RECADO

EElleenniillssoonn GGoommeess

UUpp ttoo ddaattee

A talentosa arquiteta Tatiana Malé será uma dasaniversariantes mais festejadas de amanhã, passandoo dia com os telefones congestionados recebendo os parabéns

Arquivo

Edênia Diniz continua imprimindo seu bom gosto no look das antenadas da cidade com as peças da coleção de sua Plátanos

Chico Brandão

1Desde que abriu suas por-tas, o restaurante Dom

Carlos, localizado na ÁlvaroCalheiros, vem trazendo umaprogramação com o melhor daMPB. A atração da casa, todasas quintas-feira, à partir das19:30 horas, é o cantor AllanBastos. Aos sábados é a voz docntor e compositor FrankilinManu, a nova revelação daMPB, que também interpreta

2Hoje, a empresária SimoneMelro passará o dia receben-

do mil parabéns por mais umniver que comemora. Muitasfelicidades, saúde e paz. Vocêmerece! Parabéns!

3Vaninha Nutels segue a milpor hora com o sucesso da

coleção outono/inverno de suasAndarellas que vem atraindoos olhares e os elogios das an-tenadas de Maceió. Confiram!

4Não deixem de dar os para-béns a Alberto Fonseca,

Breno Quintella Jucá e ao de-sembargador Juarez MarquesLuz que comemoram hoje maisum niver. Felicidades!

5Quando for contratar umaempregada doméstica saiba

que o quesito "Aparência" é im-portante, mas não determinan-te. A sabedoria popular diz que"as aparências enganam" e elaestá certa. O que deve ser leva-do em consideração é a simpa-tia, o bom humor, a vivacidade.O principal é que você simpa-tize com a candidata, pois irãoconviver da manhã à noite. Seuma moça que você vê que éeducada, limpinha e está vesti-da modestamente, mas com de-cência, com certeza um primei-ro passo está dado. Se os ou-tros quesitos necessários para acontratação forem preenchidos,logo você fará com que ela fiquefina e com boa aparência.

6Reconhecendo o valor do jor-nalista alagoano e o seu com-

promisso com a informação dequalidade, o Sindicato dosCorretores de Seguros emAlagoas (Sincor-AL) realiza,amanhã, o lançamento de maisum prêmio de jornalismo noEstado. Trata-se do PrêmioAlberto Marinho de Jornalismo,criado em conjunto com aFederação Nacional dosCorretores de Seguros (Fenacor)e a Escola Nacional de Seguros(Funenseg). O lançamento seráàs 8 horas, na sede da entida-de, durante um café da manhãpara a imprensa e convidados.

7O outono que Márcia Macieltrouxe para a cidade é cheio

de elegância, ousadia e estilo oque está deixando as mais chi-ques em polvorosa.

[email protected]

Chico Brandão

A querida Neu Leão é presençamais que confirmada numaanimada festa que serárealizada em Julho

Arquivo

Chico Brandão

Chico Brandão

A empresária Simone Melro ganha coro de parabéns por mais um niver que celebra hoje

A querida Maria HelenaMiranda sempre se detaca em nossas reuniõessociais e filantrópicas

O nosso fax para enviode notícias: 4009-1960.

FAX

Encontramos ÁtilaMachado (comandante doJurídico do Grupo JL) entu-siasmado com indicação dacompetente amiga, a advoga-da Micheline Vieira, que as-sumiu a Gerência Jurídica daUnimed-Maceió. Disse-nosque ela levará zelo, conheci-mento e prudência em suagestão. Desejamos sucesso àadvogada!

BRASIL SABOR

Amanhã, Tatiana Malé ce-lebra mais uma virada de ca-lendário comemorando tam-bém o sucesso de seu EmpórioDell Anno IQA que se tornoureferência no Estado comouma das lojas mais comple-tas para quem quer decorarsua casa ou escritório. Ela, queconsegue se dividir em mãe,empresária, arquiteta e artis-ta plástica, merece passar odia recebendo muitas home-nagens. Desde já, deixamosos nosso parabéns registradoe junto a eles o nosso desejo demuitas feliciades, saúde e paz..Parabéns!

TATIANA MALÉ

As mães de Alagoas têmum motivo extra para come-morar, que vai além da cele-bração do Dia das Mães.Especialmente para o gran-de domingo, dia 9 de maio,o Hotel Jatiúca, o mais tradi-cional dos resorts de Maceió,preparou um almoço total-mente especial, em homena-gem às nossas progenitoras.Com cenário do charmosoRestaurante Canoas, o car-dápio fica por conta do cria-tivo Chef Thomas de Sousa,que preparou receitas comoa Salada do Caribe (de fru-tos do mar), o Cordeiro dasAntilhas e o Frango comCrostas de Amêndoas. Paraa sobremesa, a pedida é o sa-boroso e refrescante MilFolhas de Hortelã, enquantoa trilha sonora fica a cargodo conterrâneo ReinaldoLessa.

PARA AS MÃES

Que o mercado de joiassofreu um baque com a criseeconômica mundial, todomundo sabe. Mas, ao quetudo indica, isso é passado.Um superleilão, organizadopela Sotheby's, está marca-do para o dia 11 de maio, eserá realizado na filial dacasa de leilões em Genebra.Peças exclusivas das cole-ções da soprano italianaAntonietta Stella e da socia-lite Lily Marinho estarão àvenda. A expectativa daSotheby's é arrecadar nadamenos que US$ 40 milhões.Só um anel que contém umdiamante de 52,82 quilatesdeverá ser vendido por US$7 milhões.

LEILÃO8Feriado no meio da se-

mana combina com oclim do Four Bistrô, um dospequenos restaurantes maisdeliciosos da cidade, tantopelo ambiente como pelocardápio assinado pelo chefThiago Maia.

9Os amigos Ana Hora eJosé Ferreira embarcam

para a China deixando umpouco de lado a rotina ace-lerada de sua Pac Lar, mastambém indo garimpar no-vidades para suas empre-sas.

10Com essa variação noclima, os antenados

estão marcando presença naclínica Pele, seguindo os con-selhos e os tratamentos indi-cados por Cleide Vieira, queé expert no assunto.Resultado: gente com a cútismuito mais bonita.

O cantor Mick Hucknall ciceroneado por Victor Sobreira e Cecília Stancanelli do staff de Hospedagem do Hotel Atlante Plaza, em Pernambuco

Lucinha Cansanção seguecomo uma das mulheres maiselegantes do nosso mundosocial, colecionando elogios

Chico Brandão