oitizeiro lima, renata da silva 1 souza, graziella plaça orosco de 2 fluminhan jr., antonio 3

1
OITIZEIRO LIMA, Renata da Silva 1 SOUZA, Graziella Plaça Orosco de 2 FLUMINHAN JR., Antonio 3 OITIZEIRO Fonte: Google imagens, 2010. Família: Crisobalanáceas Nome científico: Licania tomentosa Nomes populares: oitizeiro, morcegueira, guaiti, oiti-cagão, oiti-mirim. O oitizeiro é uma árvore nativa do nordeste, principalmente no estado de Pernambuco e Bahia. A sua madeira é de ótima qualidade para diversos usos, como postes, estacas, dormentes e construções civis. Árvore perene de crescimento relativamente rápido com 8 a 15 metros de altura. As folhas são simples, alongadas, de 7 a 14 centímetros de comprimento por 3 a 5 centímetros de largura, bordas lisas, superfície lisa e brilhante, cor verde-clara, quando novas, verde-escura, após o seu pleno desenvolvimento e persistente durante o ano todo. As flores são produzidas em inflorescências (cachos) e resultam na formação de grande quantidade de frutos por planta. Elas se desenvolvem bem em condições de clima ameno a quente, solos com boa drenagem, não sujeitos à inundação e boa disponibilidade de água. A propagação é feita através de sementes. VOCÊ SABIA? Os frutos do oitizeiro, cuja polpa é pegajosa e amarela, com cheiro pouco agradável, são comestíveis, e possuem amêndoas ricas em óleo. CURIOSIDADES Fonte: Google imagens, 2010. A planta forma uma bela copa frondosa e as raízes não são agressivas. Por isso ela é indicada para arborização de jardins, praças, avenidas e ruas. A sua madeira é de ótima qualidade para diversos usos, como postes, estacas, dormentes e construções civis. Foto : Arquivo pessoal, 2010. Referências Bibliográficas Arvores Brasil. Oiti (Licania tomentosa). Disponível em: http://www.arvores.brasil.nom.br/florin/oiti.htm. Acesso em 26/10/10. Elasq. Oití da praia. Disponível em: http://www.esalq.usp.br/trilhas/fruti/fr19.htm. Acesso em 26/10/10. Globo Rural. Disponível em: http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTP0-4373-0-L-O,00.html. Acesso em 26/10/10. Portal EmDiv. Oiti - Uma das Espécies de Árvores Mais Resistentes do Mundo. Disponível em: http://www.emdiv.com.br/mundo/riquezas-da- fauna-e-flora/1757-oiti-uma-das-especies-de-arvores-mais-resistentes-do-mundo.html. Acesso em 26/10/10. Wikipédia . Oiti. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Oiti . Acesso em 26/10/10. 1 Discente do Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado - FACLEPP/UNOESTE. 2 Supervisora do Acervo Educacional de Ciências Naturais - AECIN/UNOESTE. 3 Coordenador do Acervo Educacional de Ciências Naturais - AECIN/UNOESTE

Upload: cana

Post on 12-Jan-2016

25 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

OITIZEIRO LIMA, Renata da Silva 1 SOUZA, Graziella Plaça Orosco de 2 FLUMINHAN JR., Antonio 3. OITIZEIRO Fonte: Google imagens, 2010 . - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: OITIZEIRO LIMA, Renata da Silva 1 SOUZA, Graziella Plaça Orosco de 2 FLUMINHAN JR., Antonio  3

OITIZEIROLIMA, Renata da Silva1

SOUZA, Graziella Plaça Orosco de2

FLUMINHAN JR., Antonio 3

 OITIZEIRO

Fonte: Google imagens, 2010.

 

Família: Crisobalanáceas Nome científico: Licania tomentosa Nomes populares: oitizeiro, morcegueira, guaiti, oiti-cagão, oiti-mirim.

O oitizeiro é uma árvore nativa do nordeste, principalmente no estado de Pernambuco e Bahia. A sua madeira é de ótima qualidade para diversos usos, como postes, estacas, dormentes e construções civis.

Árvore perene de crescimento relativamente rápido com 8 a 15 metros de altura. As folhas são simples, alongadas, de 7 a 14 centímetros de comprimento por 3 a 5 centímetros de largura, bordas lisas, superfície lisa e brilhante, cor verde-clara, quando novas, verde-escura, após o seu pleno desenvolvimento e persistente durante o ano todo.

As flores são produzidas em inflorescências (cachos) e resultam na formação de grande quantidade de frutos por planta. Elas se desenvolvem bem em condições de clima ameno a quente, solos com boa drenagem, não sujeitos à inundação e boa disponibilidade de água. A propagação é feita através de sementes.

VOCÊ SABIA?

 

Os frutos do oitizeiro, cuja polpa é pegajosa e amarela, com cheiro pouco agradável, são comestíveis, e possuem amêndoas ricas em óleo.

   CURIOSIDADES

Fonte: Google imagens, 2010.

 

A planta forma uma bela copa frondosa e as raízes não são agressivas. Por isso ela é indicada para arborização de jardins, praças, avenidas e ruas. A sua madeira é de ótima qualidade para diversos usos, como postes, estacas, dormentes e construções civis.

Foto : Arquivo pessoal, 2010.

Referências Bibliográficas

Arvores Brasil. Oiti (Licania tomentosa). Disponível em: http://www.arvores.brasil.nom.br/florin/oiti.htm. Acesso em 26/10/10.

Elasq. Oití da praia. Disponível em: http://www.esalq.usp.br/trilhas/fruti/fr19.htm. Acesso em 26/10/10.

Globo Rural. Disponível em: http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTP0-4373-0-L-O,00.html. Acesso em 26/10/10.

Portal EmDiv. Oiti - Uma das Espécies de Árvores Mais Resistentes do Mundo. Disponível em: http://www.emdiv.com.br/mundo/riquezas-da-fauna-e-flora/1757-oiti-uma-das-especies-de-arvores-mais-resistentes-do-mundo.html. Acesso em 26/10/10.

Wikipédia . Oiti. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Oiti . Acesso em 26/10/10 .

1 Discente do Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado - FACLEPP/UNOESTE.

2 Supervisora do Acervo Educacional de Ciências Naturais - AECIN/UNOESTE.

3 Coordenador do Acervo Educacional de Ciências Naturais - AECIN/UNOESTE