coqueiro lima, renata da silva 1 souza, graziella plaça orosco de 2 fluminhan jr., antonio 3

1
COQUEIRO LIMA, Renata da Silva 1 SOUZA, Graziella Plaça Orosco de 2 FLUMINHAN JR., Antonio 3 COQUEIRO Fonte: Google imagens, 2010. Família: Palmáceas Nome científico: Cocosdfs nucifera . Nome popular: Coco O coqueiro (Cocos nucifera L.) é uma palmeira perene originária do Sudeste Asiático e foi introduzida no Brasil em 1553 pelos portugueses. A planta é considerada uma das árvores mais importantes do mundo, devido ser uma atividade que gera emprego e renda em vários países do globo, onde seus frutos podem ser consumidos in natura ou industrializado na forma de mais de 100 produtos e subprodutos. Cultivado em mais de 80 países tropicais o coqueiro oferece mais de 360 modalidades diferentes de aproveitamento com 200 deles constituindo-se em alimentos (água-de-coco, coco ralado, leite de coco, doce, sorvete, outros). Além disso, o coqueiro é utilizado como planta paisagística para embelezar praças, canteiros públicos, chácaras e fazendas. A planta, conhecida no Brasil como coco- da-bahia, tem grande importância econômica e alimentícia em muitos países situados na zona tropical do globo terrestre. Dela se aproveita tudo, sua madeira, folhas, raízes, inflorescências, palmito e principalmente os frutos para os mais diversos usos. O seu tronco ou estipe não é ramificado e pode chegar até 20 metros de altura. Existem variedades de coqueiro-gigante e coqueiro anão. VOCÊ SABIA? O termo "coco" foi desenvolvido pelos portugueses no território asiático de Malabar, na viagem de Vasco da Gama à Índia (1497-1498), a partir da associação da aparência do fruto, visto da extremidade, em que o endocarpo e os poros de germinação assemelham-se à face de um “coco" (monstro imaginário com que se assusta as crianças; papão; ogro), conforme conta o historiador João de Barros no seu livro Décadas da Ásia (1563). CURIOSIDADES Fonte: Google imagens, 2010. O coco é uma árvore que fornece todas as necessidades da vida. Referências Bibliográficas NASCENTE, Adriano Stephan. Cultivo do Coqueiro em Rondônia. Embrapa. Disponível em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Coco/CultivodoCoqueiroRO/index.htm>. Acesso em 26/10/10. Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária. Cultura – COQUEIRO. Disponível em: <http://www.seagri.ba.gov.br/coqueiro.htm>. Acesso em 26/10/10. Globo Rural. Disponível em: <http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTP0-4373-0-L-coco,00.html>. Acesso em 26/10/10. 1 Discente do Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado - FACLEPP/UNOESTE. 2 Supervisora do Acervo Educacional de Ciências Naturais - AECIN/UNOESTE. 3 Coordenador do Acervo Educacional de Ciências Naturais - AECIN/UNOESTE. É um fruto seco simples classificado como drupa fibrosa (não uma noz). A casca (mesocarpo) é fibrosa e existe um "caroço" interno (o endocarpo lenhoso). Fonte: Google imagens, 2010.

Upload: yosefu

Post on 12-Jan-2016

44 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

COQUEIRO LIMA, Renata da Silva 1 SOUZA, Graziella Plaça Orosco de 2 FLUMINHAN JR., Antonio 3. COQUEIRO Fonte: Google imagens, 2010 . Família: Palmáceas Nome científico: Cocosdfs nucifera . Nome popular: Coco - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: COQUEIRO LIMA, Renata da Silva 1 SOUZA, Graziella Plaça Orosco de 2 FLUMINHAN JR., Antonio  3

COQUEIROLIMA, Renata da Silva1

SOUZA, Graziella Plaça Orosco de2

FLUMINHAN JR., Antonio 3

COQUEIRO

Fonte: Google imagens, 2010.

 

Família: PalmáceasNome científico: Cocosdfs nucifera .Nome popular: Coco

 

O coqueiro (Cocos nucifera L.) é uma palmeira perene originária do Sudeste Asiático e foi introduzida no Brasil em 1553 pelos portugueses. A planta é considerada uma das árvores mais importantes do mundo, devido ser uma atividade que gera emprego e renda em vários países do globo, onde seus frutos podem ser consumidos in natura ou industrializado na forma de mais de 100 produtos e subprodutos.

Cultivado em mais de 80 países tropicais o coqueiro oferece mais de 360 modalidades diferentes de aproveitamento com 200 deles constituindo-se em alimentos (água-de-coco, coco ralado, leite de coco, doce, sorvete, outros).

Além disso, o coqueiro é utilizado como planta paisagística para embelezar praças, canteiros públicos, chácaras e fazendas.

A planta, conhecida no Brasil como coco-da-bahia, tem grande importância econômica e alimentícia em muitos países situados na zona tropical do globo terrestre. Dela se aproveita tudo, sua madeira, folhas, raízes, inflorescências, palmito e principalmente os frutos para os mais diversos usos. O seu tronco ou estipe não é ramificado e pode chegar até 20 metros de altura. Existem variedades de coqueiro-gigante e coqueiro anão.

VOCÊ SABIA?

  O termo "coco" foi desenvolvido pelos portugueses no território asiático de Malabar, na viagem de Vasco da Gama à Índia (1497-1498), a partir da associação da aparência do fruto, visto da extremidade, em que o endocarpo e os poros de germinação assemelham-se à face de um “coco" (monstro imaginário com que se assusta as crianças; papão; ogro), conforme conta o historiador João de Barros no seu livro Décadas da Ásia (1563).

   

CURIOSIDADES

Fonte: Google imagens, 2010.

O coco é uma árvore que fornece todas as necessidades da vida.

Referências Bibliográficas

NASCENTE, Adriano Stephan. Cultivo do Coqueiro em Rondônia. Embrapa. Disponível em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Coco/CultivodoCoqueiroRO/index.htm>. Acesso em 26/10/10.

Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária. Cultura – COQUEIRO. Disponível em: <http://www.seagri.ba.gov.br/coqueiro.htm>. Acesso em 26/10/10.

Globo Rural. Disponível em: <http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTP0-4373-0-L-coco,00.html>. Acesso em 26/10/10.

1 Discente do Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado - FACLEPP/UNOESTE.

2 Supervisora do Acervo Educacional de Ciências Naturais - AECIN/UNOESTE.

3 Coordenador do Acervo Educacional de Ciências Naturais - AECIN/UNOESTE.

É um fruto seco simples classificado como drupa fibrosa (não uma noz). A casca (mesocarpo) é fibrosa e existe um "caroço" interno (o endocarpo lenhoso).

Fonte: Google imagens, 2010.