oficinas de muhipiti -...

55
[email protected] [email protected] [email protected] [email protected] Oficinas de Muhipiti: planeamento estratégico, património, desenvolvimento Casa Girassol, Ilha de Moçambique, 19 a 29 de julho de 2017 ação de cooperação entre as universidades Lúrio e de Coimbra relatório pós-evento

Upload: doduong

Post on 13-Feb-2019

221 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

[email protected] [email protected] [email protected] [email protected]

OficinasdeMuhipiti:planeamentoestratégico,património,desenvolvimentoCasaGirassol,IlhadeMoçambique,19a29dejulhode2017açãodecooperaçãoentreasuniversidadesLúrioedeCoimbra

relatóriopós-evento

Page 2: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 2

Entre19e29dejulhode2017tevelugarnaIlhadeMoçambique[doravanteIlha]oeventoOficinasde Muhipiti: planeamento estratégico, património desenvolvimento [doravante Oficinas], umaproduçãoconjuntadasuniversidadesdeLúrioedeCoimbranoâmbitodeumquadrodecooperaçãomaisvastoque,deumaformageral,contemplaasvertentesdocente,académicaecientífica.

Sucintamente, o Oficinas teve como pedra de toque estudar o impacto que a instalação daUniversidadeLúrionaIlha,comacriaçãodanovaFaculdadedeCiênciasSociaiseHumanas,eensaiarformasdeopotenciaremproldodesenvolvimentointegradodesseterritório.Desde1991queaIlhaestáinscritanaListadoPatrimónioMundialdaUNESCO,masvolvidoumquartodeséculocontinuaacarecer de um modelo de desenvolvimento que, baseado nas suas enormes potencialidades,proporcionenãoapenasasalvaguardadosvalorespatrimoniais,masessencialmenteumamelhoriasubstancial e sustentada das condições de vida dos seus habitantes, bem como dos da regiãoenvolvente.Ainstalaçãodauniversidadepoderáviraserocatalisadordessemodelo.

Oformatoseguidoparaaestruturaçãoefuncionamentodoevento,foiodereuniremseisequipascomcercadeoitomembros,alunosdoscursosdearquiteturasobatuteladeprofessoresoualunosdedoutoramentodeáreasdisciplinaresdiversasdeambasasuniversidades, para trabalharememregime intensivo um temapreviamente estabelecido e relacionável comos demais. A escolha dostemas visou uma diversidade que, não podendo ser exaustiva, chegasse para demonstrar aspotencialidades de uma abordagemde planeamento estratégico e, assim, de uma visão integradasobreasproblemáticasdodesenvolvimentosustentadodoterritórioemquestão.

O Oficinas foi objeto de uma preparação cuidada e exaustiva, o que permitiu que decorresse damelhorformae,essencialmente,tenhaatingidoplenamenteosseusobjetivoseabertoperspetivasemdiversas frentes,comosecomentaráadiante.Paraumavisãomaisdetalhadadosobjetivos,daforma como foi programado e como decorreu, remete-se para a brochura Dossier para osParticipantesquefoidistribuídano iníciodoevento,aquianexa.Anotem-se,contudo,asseguintesalterações,járegistadasnumoutroanexocontendooProgramaDefinitivo:

1 Porrazõesqueseprenderamcomafalha,quasesobreahora,deumapoiofinanceiro,nãofoipossívelsuportaroscustosdedeslocaçãodealgunsconferencistas,peloque,mantendo-seostemas,foramfeitassubstituições.

2 Comumaúnicaexceção,todosos49alunoseprofessoresinscritosparticiparamintensamentenos trabalhos, tendo ocorrido uma alteração na composição da oficina Espaço Público, queconsistiunasubstituiçãodaalunaVanilzaCamalpeloalunoMoysesdaCosta.

3 Frutodeesforçosdiversos,comespecialdestaqueparaaCooperaçãoPortuguesa,foipossívelintegrarnoprogramaaparticipaçãonostrêsúltimosdiasdaSecretáriadeEstadodaCiência,TecnologiaeEnsinoSuperiordoGovernodePortugal,Prof.ªDoutoraMariaFernandaRollo,oque não só vincou a relevância do evento, como permitiu aos responsáveis das instituiçõespresentesencetarcontactosbilateraissobrenovasaçõesdecooperação.

4 Já no terreno, a equipa de coordenação do evento da Universidade de Coimbra produziu arealização de uma regata de Dhows, que teve lugar na manhã do dia seguinte ao doencerramentodostrabalhos,mobilizandonãoapenasastripulaçõesconcorrentescomoumaconsiderávelassistência,tendo-seassimgeradoumconsiderávelefeitodedisseminação.

Esseefeitofoiproduzidoegradualmentesentidonos3pontosdesituaçãofeitosaolongodoevento,nos quais a presença e participação de público foi crescendo. Também a finalização, durante oevento, de duasmaquetas— da Ilha (escala 1:1.000; 3,60mx1,20m) e da Fortaleza (escala 1:200;1,80mx1,20m)—incluindoaexecuçãodasrespetivasmesas-base,foioutraaçãocomgrandeefeitomobilizador, obviamente traduzido e amplificado com a sua oferta e inauguração na abertura daexposiçãoprovisóriadosresultados.

Page 3: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 3

Page 4: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 4

Page 5: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 5

Page 6: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 6

Page 7: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 7

Page 8: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 8

Page 9: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 9

Osresultadosalcançadosporcadaumadasseisoficinasficaramsinteticamenteexpressosnopainelque cada uma compôs para essa exposição, reproduzidos nas páginas anteriores. Esta exposiçãoprecede a futura abertura doCentro de InterpretaçãodeMuhipiti, no fundoo primeiro resultadovisíveldoCentrodeEstudoseDocumentaçãodaIlhadeMoçambique[CEDIM]e,emsi,temadeumadasoficinas.

Todavia, alguns dos objetivos diretos do Oficinas estão agora em fase de execução, tendo comohorizontetemporalofinaldoano.Asaber:

i. Aproduçãodeumconjuntodemateriaisqueconstituirão,comaquelasmaquetas,aprimeiraversãoe/ouoprimeiromódulodoCentrodeInterpretaçãodeMuhipiti.

ii. A produção da exposição dos resultados, que será constituída por 20 painéis facilmentereproduzíveis,oquepermitiráasuaitinerância.

iii. Aproduçãodeum livroque,alémdosresultados, integraráosmateriaisproduzidosetextosde diversa índole sob omoteplaneamento estratégico, património, desenvolvimento, tendosemprecomofocoaqueleterritório.

Porúltimo,ecomoantessereferiu,abriram-seperspetivasparanovosobjetivos,semque,contudoe para já, se possam assumir compromissos que vão além do estudo da sua viabilidade, o quedependededecisõeseopçõescentraisdosparceiroslocais,emespecialdaUniversidadeLúrio:

iv. A criação de um sítio em linha com documentação sobre a Ilha, tendo como base a vastainformação documental, bibliográfica, cartográfica, iconográfica e fotográfica integralmenterecolhidaemsuportesdigitaisao longodapreparaçãodoeventoe,para já,guardadanumacloud.SeriaaconcretizaçãodeumdosobjetivoscentraisdacriaçãodoCEDIM.

v. O desenvolvimento do CEDIM não apenas como centro de investigação, mas também deprestaçãoeserviçosàuniversidadeeàcomunidade.

vi. Acriaçãona IlhadeumcursodeMestradoemPatrimónioeDesenvolvimento, tendocomobaseas faculdadesdeArquiteturaePlaneamentoFísicoedeCiências SociaiseHumanasdaUniversidadeLúrio,comacolaboraçãodasuniversidadesEduardoMondlaneedeCoimbra.

vii. IníciodeumprocessodecolaboraçãodoCEDIMcomosMuseusdaIlha,assimpotencializandoa dinâmica já estabelecida entre aqueles e alguns dos participantes no Oficinas sob osauspícios e potencial apoio material da Fundação Calouste Gulbenkian, com vista aotratamentoereinstalaçãodarespetivacoleçãodeartesacra.

OOficinasteveum impactomuitoconsiderávelnacomunicaçãosocialmoçambicana,comespecialdestaque nos canais de televisão, nas redes sociais e em sítios em linha. Este relatório serápublicitado nos sites das entidades organizadores. Os alunos estão ainda a produzir umdocumentárioqueseguiráasmesmasformasdedifusão,bemcomoasquelhesãopróprias.

Antes de passarmos à apresentação de algumas imagens quemelhor relatamo que se passou aolongo do evento, queremos aqui deixar o nossomaior reconhecimento ao conjunto de pessoas einstituiçõesqueotornarampossível:

— Os49quecomoalunoseprofessoresintegraramasseisoficinas.— AequipaexecutivaconstituídaporelementosdasuniversidadesLúrioedeCoimbraeos

responsáveisdasrespetivasunidadesorgânicasqueacolherame,emgrandemedida,financiaramaorganizaçãodoevento,asaber:FaculdadedeArquiteturaePlaneamentoFísicodaUniversidadeLúrio,CentrodeEstudoseDocumentaçãoparaaIlhadeMoçambique,InstitutodeInvestigaçãoInterdisciplinardaUniversidadedeCoimbra,DepartamentodeArquiteturadaFaculdadedeCiênciaseTecnologiadaUniversidadedeCoimbraeCentrodeEstudosSociaisdaUniversidadedeCoimbra.

Page 10: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 10

— FundaçãoCalousteGulbenkianeCamões,InstitutodaCooperaçãoedaLíngua,queapoiaraminstitucionalefinanceiramente;UniãodasCidadesCapitaisdeLínguaPortuguesa[UCCLA],queapoiouinstitucionalmente.

— Prof.DoutorFranciscoNoa,MagníficoReitordaUniversidadeLúrio.— Prof.ªDoutoraMariaFernandaRollo,SecretáriadeEstadodaCiência,TecnologiaeEnsino

SuperiordoGovernodaRepúblicaPortuguesa.— SaideAmurGimba,PresidentedoConselhoMunicipaldaIlhadeMoçambique;Luciano

Augusto,AdministradordaIlhadeMoçambique;Prof.DoutorMarcelinoLiphola,Vice-ReitordaUniversidadeLúrio;

— Dr.VascoRibeiroeDr.MiguelGirãodeSousa,daCooperaçãoPortuguesa.— Arq.ºJensHougaard.— Prof.DoutorLuísLage,daUniversidadeEduardoMondlane.— Eng.ºJoãoVaz;Prof.Dr.MomadeAli,daUniversidadeLúrio;Prof.DoutorRicardoTeixeira

DuarteedemaisequipadearqueologiasubaquáticadaUniversidadeEduardoMondlane.— Prof.sDr.sMaurícioRégulo,VicenteDaúce,TimóteoGieleCamiloCunadaFaculdadede

CiênciasSociaiseHumanasdaUniversidadeLúrio.— EmpresaGonçalves&Simão(Nampula).— AntónioGiquira,o“Gito”,quesereveloucomoumprecioso“operativolocal”.— Dr.CelestinoGirimula,diretordoGabinetedeConservaçãodaIlhadeMoçambique.— Dr.SilvérioNauaito,diretordosMuseusdaIlhadeMoçambique.— EquipasdecateringdaSaraedaCheninha.

Atodososnossosmelhoresagradecimentosque,deumaformamuitoespecial,queremosestenderatodosquantosacederamtransmitir-nosconhecimentossobreaIlhae/ouparticiparamnassessõespúblicasdoOficinas,bemcomonaregatadeDhowscomaqualterminouemfesta.

NampulaeCoimbra,29deagostode2017,Oscoordenadoresgerais

IsequielAlcoleteeWalterRossa

Page 11: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 11

oOficinasemimagens

Page 12: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 12

abertura

Page 13: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 13

trabalhoemoficina

Page 14: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 14

Page 15: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 15

trabalhodecampo

Page 16: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 16

Page 17: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 17

Page 18: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 18

sessõespúblicas

Page 19: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 19

Page 20: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 20

Page 21: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 21

convívio

Page 22: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 22

maquetas

Page 23: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 23

Page 24: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 24

encerramento

Page 25: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 25

Page 26: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 26

Page 27: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 27

Page 28: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 28

Page 29: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 29

exposiçãoprovisóriadosresultados

Page 30: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 30

regatadeDhows

Page 31: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 31

Page 32: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: relatório pós-evento 32

Page 33: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

[email protected] [email protected] [email protected] [email protected]

dossierparaosparticipantesnas

OficinasdeMuhipiti:planeamentoestratégico,património,desenvolvimentoCasaGirassol,IlhadeMoçambique,19a29dejulhode2017açãodecooperaçãoentreasuniversidadesLúrioedeCoimbra

ÍNDICE

1. Apresentação 02

2. Equipa-base 03

3. Oficinas 03

4. Programa 08

5. Palestras|resumos 11

6. Contactos 18

7. OrganizaçãoeParceiros 20

Page 34: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 2

1. ApresentaçãoEstaaçãotemorigemnumdesafiolançadoemagostode2016peloReitordaUniversidadedeLúrio,FranciscoNoa, aos coordenadores do projeto e curso de doutoramentoPatrimónios de InfluênciaPortuguesa [PIP] do Instituto de Investigação Interdisciplinar e Centro de Estudos Sociais daUniversidadedeCoimbra [UC]:Discutireencontrar formasdeotimizaro impactoda instalaçãodeum polo da Universidade de Lúrio na Ilha deMoçambique (designada emmacua porMuhipiti) eestabelecer laços de cooperação com a Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico [FAPF]noutros planos, designadamente nas áreas do planeamento e do património, pois o PIP temumaarticulaçãoclaracomoDepartamentodeArquiteturadaUniversidadedeCoimbra[DARQ].

Os contactos entretanto desenvolvidos conduziram à definição de um quadro de cooperaçãoconstituídoportrêseixos:

i) colaboração/mobilidadedocentenoâmbitodoplaneamento;ii) apoio científico na formulação de um curso de mestrado na área do

património;iii) realizaçãodeumeventoque,comumescoposimultaneamenteacadémicoe

prospetivo, produza uma reflexão sobre aquela opção estratégica daUniversidade de Lúrio, e demais entidades envolvidas, em prol doestabelecimento de condições para um modelo de desenvolvimento quemelhoreascondiçõesdevidadapopulaçãoepermitaasalvaguardaintegradaesustentáveldosdiversospatrimóniosdaIlha,queem1991conduziramàsuainscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO. Tudo isso à luz dasorientações da New Urban Agenda [NUA] e dos Sustainable DevelopmentGoals[SGD]dasNaçõesUnidas.

Os pontos i) e ii) são objeto de acordos a estabelecidos em documentos próprios, nãonecessariamentecomodesenvolvimentoeformalidadedosTermosdeReferênciaestabelecidospeladireção da FAPF e coordenação do PIP, com vista à produção do evento definido no ponto iii),ratificadossuperiormente,equeaguiaraproduçãodessaação.

Apósumaprimeirafasedeconversaçõessobretodosessestemasatravésdetrocasdemensagens,entreosdias10e20dedezembrode2016,oDoutorWalterRossa,docentedoDARQecoordenadordoPIP,eoArq.ºNunoSimãoGonçalves,doutorandodoPIP,realizaramumamissãoemNampulaeIlhadeMoçambique,queconsistiuemreuniõesdetrabalhoevisitasdeprospeçãocomoscolegasdaFAPFUL nos dias 12 a 19 de dezembro de 2016. Em todas essas ações participaram, além doselementosdaUC,oArq.º IsequielAlcolete,diretordaFAPF,eoDr.AiubaAli,diretordoCentrodeEstudos da Ilha de Moçambique [CEDIM] integrado naquela faculdade, intervindo tambémpontualmente outros colegas da FAPFUL. Os Termos de Referência resultaram dessa interação erefletemsobtodosospontosdevistaumabasedeentendimentorecíprocoqueossignatáriostêmorgulhoemreconhecer.

Estedocumento,quetevecomopontodepartidaalgunsdospontosdosTermosdeReferência,temcomofinalidadedotarosparticipantesemcadaumadas6oficinas,deumconjuntodeinformaçãobásica para não só poderem ter uma melhor ideia do que é esperado do evento e de como foiestruturadooseufuncionamento,mastambémparaencontraremumaplataformainicialdediálogocomosdemais elementosdo seugrupode trabalhoe, assim,poderpreparar-se tudoquanto sejanecessário para obter osmelhores resultados nesta sua ação. Proporciona ainda um conjunto deinformaçõesúteisparaaestadia.

Page 35: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 3

2. Equipa-base• CoordenaçãoGeral:IsequielAlcolete(FAPF)eWalterRossa(PIPeDARQ)• CoordenaçãoExecutiva:CristóvãoTomás(FAPF)eNunoSimãoGonçalves(PIP)• EquipaexecutivaFAPF:

o relaçõespúblicas:MiltonNovelaeCatarinaCaetanoo logística:CatarinaCaetanoeMartaPaixão

• EquipaexecutivaUC:o NunoMiguelLopes(PIP)

3. OficinasCadaoficinafuncionarádeformaautónomaemtermosdemetodologia,horários,organizaçãointerna, etc., ficando a definição de tudo isso ao encargo dos professores que dela sãoresponsáveis.Serão,contudo,obrigatóriasapreparaçãoeapresentaçãosintética(máximode10minutos)dodesenvolvimentodosrespetivostrabalhosnospontosdesituaçãodosdias21,23e26,bemcomoaexposiçãodosresultadosfinaisem3painéisA0(aobaixo)montadosnumúnicosuporteatéàs15.00hdodia28.Alémda intervençãoocasionalnostrabalhosdecadaoficinadoscoordenadores,doscolegasdeoutrasoficinasedeespecialistasconvidados,deveser considerada como regra de ouro de cada oficina a total abertura e empenho naparticipaçãoeinteraçãocomacomunidadeeosseusrepresentantes,oquetemdeserlevadomuitoasérioemtodaapreparaçãoedesenvolvimentodotrabalho.

Pretendeu-se que cada grupo iniciasse o seu trabalho antes ao início formal do evento porformaareunirdados,prepararsuportes,definirmétodosdetrabalho,etc.Foialgoqueestevaà responsabilidade dos professores de cada oficina, que para o efeito tiveramde cativar osestudantespreviamentedistribuídospelasoficinas.Éimportantetornarclaroquenolocalnãoé possível fazer grandes volumes de reproduções e impressões, tal como imprimir emformatos dedimensão superior aoA3, razãopela qual o parceiroUC assumiuo encargodeimprimir previamenteos suportes consideradosnecessários, fornecidos atempadamenteemficheiroeletrónicoàcoordenação.

Importadestacarquealémdaespecificidadedastarefasdecadaoficinapoderemditaroutrasformasdeexpressãoe resultadosconcretos,alémdos3painéisdaexposiçãoésupostoquecadaumaproduza,pelomenos,umdossiercomosresultadosdoseutrabalho,passíveldeserreproduzidoeentregueàsautoridadesaquepossainteressar,bemcomoumtextodesíntesecomoobjetivodeintegrarapublicaçãoqueseráproduzidasobretodooevento.

Numa última nota deixa-se claro que se para as universidades tudo isto poderá seressencialmentevistocomoumgrandeexercíciopedagógicoecientífico,paraasautoridades,outrosorganismosoficiais,financiadoresepopulação,aperspetivaéadeumesforçoquetemdefrutificaremresultadosconcretos.Aliásoidealseráqueparatodossejaambasascoisas.

materiaisdetrabalho

Tem vindo a ser reunido num espaço criado emGoogle Drive um conjunto considerável emuitovariadodemateriais(levantamentos,fotografias,cartografiaantiga,livros,etc.)sobreaIlha. O responsável por essa base de dados é o Arq.º Nuno Simão Gonçalves, que já vosforneceu, de formahierarquizada, as credenciais de acesso que, por favor, não deverão ser

Page 36: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 4

partilhadas.Pedimosaindaquecontinuemacontribuirdepositandonapastaqueláestáparaoefeitooque tenhamouangariem,paraquedepois seja colocadonapastaapropriada.Osendereçossão:• MaterialBibliográfico https://drive.google.com/open?id=0B3EOfDalWz0lbUNLdFZuS0g4NTA• MaterialGráfico https://drive.google.com/open?id=0B3EOfDalWz0lUEhoS2VnTzhneE0

PreviamenteequipasdeambasasuniversidadesprocederamaoprojetoeconstruçãodeumamaquetadaIlhaàescalade1/1000edeoutradaFortalezadeSãoSebastiãoàescala1/200.

funcionamento,temas,resultados

AaçãodecorrenaCasaGirassoleterácomobaseofuncionamento,emregimeintensivo,de6oficinas cujos gruposde trabalho são constituídos por estudantes dos cursos de arquiteturadasuniversidadesdeLúrioeCoimbra,sobaorientaçãodeequipasdeprofessoresconstituídasporumelementodaUniLúrioeoutrodaUC.Alémdediversospontosdesituaçãointermédiosabertos à participação pública, terão lugar diversas iniciativas culturais. Os resultados serãoapresentadosnumaexposiçãoainaugurarnofinal,quedepoisdereformatadaserálevadaa,pelomenos,Maputo, LisboaeCoimbra. Está tambémprevistoo seu registomaisdetalhadonumapublicaçãoquedeveráserlançadaaindaem2017.

Osmateriais (levantamentos, fotografias, cartografia antiga, livros, etc.) que foram reunidosem suporte digital como bases de trabalho para o evento serão posteriormentedisponibilizados ao público pelo CEDIM, tal com as duas maquetas, que serão itens deexposição permanente no Centro de Interpretação de Muhipiti, o resultado mais imediatodestasoficinas.

Ostemasdas6oficinassão:EstratégiasparaodesenvolvimentosustentadodaIlha,EspaçoPúblico,PlanoDiretordaRefuncionalizaçãodaFortaleza,PlanoparaCentroComunitárionafaixacentraldaIlha,CasasdeMacutieCentrodeInterpretaçãodeMuhipiti.TodootrabalhoteráemcontaoquadrodaNUAedosSDG.

A escolha dos temas fica a dever-se ao desejo de procurar lançar um debate permanentesobreum conjuntode ações que, de forma integrada, visemadefinição e desenvolvimentodinâmicosdeummodelodedesenvolvimentosustentávelparaaIlhadeMoçambique,tirandopartidodoimpulsoconstituídopelainstalaçãodonovopolodaUniLúrio.

• EstratégiasparaodesenvolvimentosustentadodaIlhao professores:MargaridaRelvão(DARQ-UC)eValdemiroAboo(FAPF-UL)o alunos:AbilioArrissane(UL),AlexandreNhantumbo(UL),AnaCruz(UC),Beatriz

Santiago(UC)eCláudioMonteiro(UL)o missão:Estaoficinatemcomomissãoprocederaumaavaliação(provavelmenteatravés

deumaanáliseSWOT)dasdinâmicasemcursonoespaçoderelaçãoterritorialdaIlha,porformaadefinirenquadramentoseaçõesestratégicasvitais,paraqueaoportunidadeconstituídapelainstalaçãoemcursodopolodeciênciassociaisehumanasdaUniversidadeLúriosejapotenciadaparaadefiniçãoeinstalaçãoda,hámuitoalmejada,definiçãoeimplementaçãodeummodelodedesenvolvimentoquepromovaoseudesenvolvimentosustentado.

Page 37: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 5

Énecessárioconhecerasdinâmicaseconómicaslocaisexistentes,comoapescaeoturismo,ascaraterísticas,pendularidadeetendênciasdemográficasedapopulaçãoresidente,osráciosecaraterísticasdevisitantes,alocalizaçãooudeslocaçãodeserviçosepolosdeatividadeeconómica,etc.Define-secomoresultadosmínimosaatingiradefiniçãosintéticadeumconjuntodeações(equipamentos,infraestruturas,serviços,etc.)easuapriorização,devendoaindicaçãodosagentesepotenciaisformasdefinanciamentoparacadaumadelasfuncionarcomotestepreliminaràsuaviabilidade.Dessaformaosdecisoreslocaispoderãodispordessequadrodereferênciaparaadefiniçãodassuaspolíticas.

• EspaçoPúblicoo professores:AntónioManueldeAmorane(FAPF-UL)eFernandoPires(PIP-UC)o alunos:CarlosFraga(UC),DiogoJorge(UC),IaraVali(UL),InêsLopes(UC),LaizeLemos

(UL)eVanilzaCamal(UL)o missão:Pretende-sequeapartirdeumaavaliaçãoetipificaçãodesituaçõesdos

espaçospúblicosdetodaaIlha,estaoficinaproduzaumquadrodeintervençãoque,emalgunscasosconsideradostipoeestratégicos,atinjaumníveldedesenvolvimentoaoníveldoEstudoPréviocomapontamentosdeProjetodeExecução.Éfundamentalquenessaavaliaçãopréviasejamidentificadososusosexistentesepotenciaisdosespaçoexistentes,noquenãosãodeformaalgumadescartáveisasquestõesdeordemsimbólicaederepresentação.Chama-seaatençãoparaanecessidadedelevaremlinhadeconta:custosdassoluções,fácilacessoaosmateriaiseàmãodeobraespecializadanecessária,durabilidadefaceaosrequisitoslocais,tipificaçãodesoluçõesporformaareduzircustosedificuldadesdegestãodeestaleiroearmazémdereparaçõesereposições,impactoestéticonumbemcomadistinçãopatrimonialdetidapelaIlha,otimizaçãoereutilizaçãodemateriaise/ousoluçõesexistentes,emsuma,umapeloaobomsensoemqueaexcelênciadodesenhodeveresultardaaplicabilidadeenãodoefeitoemprojeto.SerialouvávelqueumdosresultadosdotrabalhodestaoficinafosseummanualpráticoparaaqualificaçãodoespaçopúblicodaIlha,àimagemdemuitasqueseconhecem,razãopeloqualaequipasedeveráterpreviamenteinteiradodealgunsexemplos.

• PlanoDiretordaRefuncionalizaçãodaFortalezao professores:JaimeAguacheiro(FAPF-UL)eNunoMiguelLopes(PIP-UC)o alunos:BenildoNobre(UL),InêsCarreira(UC),JoanaLaranjeiro(UC),MiguelFerreira

(UL)eVagnerUissali(UL)o missão:AFortalezadeSãoSebastiãodaIlhadeMoçambiquefoientregueà

UniversidadeLúrioparainstalaçãodasuaFaculdadedeCiênciasSociaiseHumanas,oqueconstituiuopontodepartidaparaaproduçãodesteevento.Afortalezaé,provavelmente,oconjuntoedificadocommaiorsimbolismodaIlhaetemsidoobjetodediversasaçõesderestauroe/oureabilitaçãoque,peranteafaltadefunção,rapidamenteentramemprocessodedegradação.Ainstalaçãodafaculdadepodeserasoluçãooumaisumproblema,tudodependendodoconceitoquevieraseradotadonasuarefuncionalização.Naconceçãodesteeventopartiu-sedopressupostoqueoconceitodainstalaçãodaquelafaculdadenafortalezadeverácontemplarofomentodainstalaçãoedesenvolvimentodeumconjuntodeempresaslocais,queassimseespecializemem

Page 38: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 6

trabalhosrealizadosemcontextopatrimonialdegranderelevânciaepossamdesenvolverasuaatividadenãosónaconstruçãoemanutençãodesteconjunto,masnomuitoqueháparafazeremtodaaIlha.ParatalécrucialqueoPlanoDiretorquevenhaaseradotadoprivilegieintervençõesfaseadasedepequenae/oumédiadimensão,edêindicaçõesmuitoconcretassobretudodeformaaqueoresultadodasdiversasintervenções,muitoprovavelmentedesfasadasnotempo,resulteharmonioso.Importaterpresente,recolherainformaçãoedinamizarainteraçãorequeridaspelofactodeestarprevistoqueoutrosorganismos,quenãoapenasauniversidade,tambémseinstalemnafortalezae,claro,quesetratadeumconjuntocomgrandeatratividadeparaturistaselocais.

• PlanoparaCentroComunitárionafaixacentraldaIlhao professores:AldevinaBrito(FAPF-UL)eLisandraMendonça(PIP-UC)o alunos:EmanuelBarbito(UL),FilipeMuririua(UL),FranciscoPaixão(UC),InêsVilares

(UC)eWilsonLodovico(UL)o missão:AfaixasituadasensivelmentenocentrodaIlha,definidanosentidonortesul

pelaextensãodoedifíciodohospitalecompreendidanosentidoeste-oesteentreambasascostasmarcaaarticulaçãoentreadita“cidadedepedraecal”eobairrodeMacuti.Éhojeumemaranhadoderuínas,espaçosresiduaiseinformalmenteapropriadospúblicoseprivados,edifíciosdesaproveitadosdegrandepotencial(acomeçarpelodoHospital),mastambémumespaçodereuniãoeencontrodacomunidadelocal,umaespéciedefórumquecarecedeclarificaçãodeusoseespaços.Pretende-sequeestaoficinafaçaumlevantamentocircunstanciadodetodaessacomplexarealidadeeproponhaumoumaiscenáriosdereurbanizaçãodoconjuntoereabilitaçãodassuasconstruçõeseespaçosporformaaqueessecaráterdecentrocívicosurjadeformaclara.

• CasasdeMacutio professores:BernardoXavier(FAPF-UL)eVictorMestre(PIP-UC)o alunos:AbrãoGotine(UL),HipólitoRupavate(UL),JorgeTomo(UC),JoséRibau(UC)e

RitoSaíde(UL)o missão:AparcomaoficinadoPlanoDiretordeRefuncionalizaçãodaFortaleza,esta

temsidooficina-temausadacomoexemplodoqueeocomopretendemosfazer,ouseja,doconceitoquepresideaoevento.Porquê?PorquereproduzaideiadepotenciarainstalaçãodauniversidadenaIlhacomoformadecriarefeitoseconómicosesociaisquedefactoinstalemumnovomodelodedesenvolvimentoquemelhoreascondiçõesdevidadosresidentes,proporcionemumamelhoriadascondiçõesdeacolhimentodosuniversitáriosevisitantese,ainda,promovamumavagadefundodereabilitaçãodoedificadodentrodelógicasdevalorizaçãoedesenvolvimentointegradodopatrimóniocultural,materialeimaterial,daIlha.Aencomendaémuitosimples:desenvolverumreduzidonúmerodeprojetos-tipoparaintervençãodereabilitaçãoemalgumascasas(defamíliasqueparaissosevoluntarizem)doBairrodeMacuti,quecomrecursosmínimosmelhoremsignificativamenteaqualidadehabitacionaledotemcadafogodeumlugarpagodealojamentodeestudanteuniversitário,gerandoassimumaformaderendimentoadicionalcomimpactosignificativonafamília.Aintervençãotemdesepautarporum

Page 39: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 7

respeitoextremopelascaraterísticasconstrutivasehábitosresidenciais.Impõe-sedesdelogoumaidentificaçãopréviadasfamíliasvoluntáriaspelaequipadaFAPFULporformaaqueotrabalhodaoficinapossacomeçarporumavisitaelevantamentodascasas,bemcomoumaconversacomasfamíliasporformaatomarconhecimentodosseusrequisitoseexpetativas,bemcomoaintegrá-lasnoprocesso.

• CentrodeInterpretaçãodeMuhipitio professores:LuísaTrindade(PIP-UC),MiltonNovela(FAPF-UL)eRenatadeAraujo(PIP-

UC)o alunos:BlaundBlaund(UL),DanielaSantos(UC),JoanaFrança(UC),JohnMuleva(UL),

NorbertoCadeira(UL)ePhilippaRemhof(UC)o missão:Estaoficinatemduastarefas:a)estruturareproduziramatrizdoquepossavir

aser,nocurtoemédioprazoosmateriaisdisponibilizadosnofuturoCentroInterpretativodeMuhipiti/IlhadeMoçambique;b)fazeroanteprojetodarespetivainstalaçãonoespaçoparataldesignadopeloSr.PresidentedoConselhoMunicipal,ouseja,oPostodeTurismosituadopertodaentradanaIlhapelaponte.OobjetivoédeixarnolocalelementossuficientementedetalhadosparaqueaadaptaçãofísicadopequenoedifíciopossaseriniciadaabrevetrechosoborientaçãodaequipadaUniversidadeLúrio,equeaequipadaUniversidadedeCoimbraregressecomdadossuficientesparanumcurtoespaçodetempopoderprocederàproduçãográficadoselementosaexporeosenvieparamontagem.Devemaindaserproduzidasindicaçõesclarasparaodesenvolvimentodestecentro,porexemplo:senãoforviávelnoimediatointegrarcomponentesmultimédia,definiroquepoderãoser;definirumconjuntopréviodemateriaispromocionaisedemerchandising,bemcomoaproduçãoourepublicaçãodeálbuns(cartografia,fotografiaantiga…),livros(antologias,relatosdeviajantes…),etc.Importaregistarqueasmaquetasproduzidasparaoevento–maquetadailhaàescala1/1000(1,20mx3,60m)emaquetadafortalezadeS.Sebastiãoàescala1/200(1,20mx1,5m)–deverãoserintegradasnestecentro.

Page 40: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 8

4. Programa

• Dia19,4ªfeira11.00 Concentração,receçãoeentregadedocumentaçãona

FAPFUL(CampusdeMarrere)12.00 Almoço13.30 TransporteeinstalaçãonaIlhadeMoçambique19.00 Jantar

• Dia20,5ªfeira07.30 VisitapelosmembrosdecadaOficinaaorespetivo(s)local(is)deintervenção09.00 ConcentraçãonoSalãoNobredoConselhoMunicipalechegadados

convidados09.30 ChegadadoMagníficoReitoredasuacomitiva receçãopelogrupoculturaldetufodaIlhadeMoçambique entoaçãodoHinoNacional(TunaAcadémicadaFCSH)09.50 ApresentaçãodoprogramapelaMestredeCerimóniasIsauraMáquina

—IntervençãodoExm.ºSenhorIsequielAlcolete,DiretordaFaculdadedeArquiteturaePlaneamentoFísico—IntervençãodoExm.ºSenhorJoãoSalavessa,DiretordaFaculdadedeCiênciasSociaiseHumanas—IntervençãoExm.ºSenhorWalterRossa,coordenadordoprojetoPatrimóniosdeInfluênciaPortuguesadaUniversidadedeCoimbra—IntervençãoExm.ºSenhorFranciscoNoa,MagníficoReitordaUniversidadeLúrio—IntervençãoExm.ºSenhorSaideGimba,PresidentedoConselhoMunicipaldaIlhadeMoçambique—IntervençãoExm.ºSenhorLucianoAugusto,AdministradordaIlhadeMoçambique

11.00 PalestrasdeapresentaçãodeTrabalhosdeCulminaçãodoCursodeLicenciaturaemArquiteturaePlaneamentoFísico—PlanodePormenor,peloArq.ºMoisésdaCosta—MercadodoPeixe,peloArq.ºMiguelFerreira

12.00 Atuaçãodogrupocultural12.20 Fotografiadeocasião12.30 Almoço—EscolaProfissional14.00 SessãodelançamentodasOficinaspelosCoordenadores(CasaGirassol)15.00 TrabalhoemOficina18.00 PlanodeGestão,palestrasapresentadaspelaProf.ªDoutoraSolange

MacamoepeloArq.ºJensHougaard,moderaçãodeMaurícioRégulo,professordaFCSH.

19.30 Jantar

Page 41: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 9

• Dia21,6ªfeiraTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

17.30 Pontodesituação19.30 Jantar20.30 DeclamaçãodePoemapeloArq.ºAntóniodeAmurane

• Dia22,sábadoTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

18.00 Contextoterritorialeambiente,palestraapresentadapeloProf.DoutorCarlosSerra,commoderaçãodeVicenteDaúce,professordaFCSH.

19.30 Jantar20.30 Projeçãodefilme

• Dia23,domingoTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

17.30 Pontodesituaçãoabertoàparticipaçãopública19.30 Jantar

• Dia24,2ªfeiraTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

18.00 TerritórioePatrimónio,palestraapresentadapeloProf.DoutorLuísLage,commoderaçãodeTimóteoGiel,professordaFCSH.

19.30 Jantar

• Dia25,3ªfeiraTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

18.00 ContextosociológicodaIlhadeMoçambique:velhasidentidadesenovasdinâmicas,palestraapresentadapeloProf.Dr.MomadeAli,commoderaçãodeCamiloCuna,professordaFCSH.

19.30 Jantar20.30 OficinadedançatradicionalpelosestudantesdaUniLúrio

• Dia26,4ªfeiraTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

17.30 Pontodesituaçãoabertoàparticipaçãopública19.30 Jantar20.30 OficinadeteatropelosestudantesdaUniLúrio

• Dia27,5ªfeiraTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

19.30 Jantar

Page 42: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 10

• Dia28,6ªfeiraFinalizaçãodostrabalhosemontagemdaexposiçãocominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

17.00 Sessãodeencerramento—IntervençãodoExm.ºSenhorIsequielAlcolete,DiretordaFaculdadedeArquiteturaePlaneamentoFísico—IntervençãoExm.ºSenhorWalterRossa,coordenadordoprojetoPatrimóniosdeInfluênciaPortuguesadaUniversidadedeCoimbra—IntervençãoExm.ºSenhorFranciscoNoa,MagníficoReitordaUniversidadeLúrio—IntervençãoExm.ºSenhorSaideGimba,PresidentedoConselhoMunicipaldaIlhadeMoçambique—IntervençãoExm.ºSenhorLucianoZacarias,AdministradordaIlhadeMoçambique

18.00h Aberturadaexposiçãoecocktail

• Dias29,30e01TransporteparaNampulaemhoráriosacombinar

Page 43: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 11

5. Palestras|resumos

Dia20,18:00|moderaçãodoProfessorMauricoRégulodaUniLúrio

SolangeMacamo,Arqueóloga,ProfessoradaUniversidadeEduardoMondlaneIlhadeMoçambique,PatrimónioCulturalNacionaleMundial:odesenvolvimentodeumsistemadegestão,àluzdosinstrumentoslegaisA Ilha de Moçambique figura na Lista do Património Mundial da UNESCO desde 1991.Seguindo a legislação nacional e as recomendações do Centro do Património Mundial daUNESCO,oGovernodeMoçambiqueaprovouosEstatutosEspecíficodaIlhadeMoçambiqueeOrgânicodoseuGabinetedeConservação (GACIM),oqueaconteceuem2006.Em2014 foitambém elaborado um Plano de Gestão e Conservação da Ilha de Moçambique, comodocumentoorientadordoPlanodeAçãodaIlhadeMoçambique.OtempodeduraçãodestePlanoéde4anos,oquevisaassegurarasuaadaptaçãopermanentefaceàsmudançasqueseimpõemeàdinâmicadodesenvolvimento.

Porconseguinte,aIlhadeMoçambiqueéoúnicobemculturalimóvelquetembeneficiadodetaisinstrumentoslegaisequadroinstitucional,oquetambémdeveriapressuporasuamelhorconservaçãoegestão.Contudo,apesardestesesforçoscombinadosdoGovernodeMoçambiqueedaUNESCO,aindasesentequealegislaçãoeocontextoinstitucionalestabelecidosnaIlhadeMoçambiqueaindanãoajudamaresolverosprincipaisproblemasrelacionadoscomasuaconservaçãocomqueelaaindasedepara.Por,exemplomuitosmonumentos,mesmoosmaisemblemáticos,aindanãosãototalmenteusados,situaçãoqueaceleraasuadegradação.Evidentemente,tantoanível localcomonacionaltemhavidoumdebatesériosobrecomoéqueestesmonumentosdevemserusadosequetipodeintervençãodevesernelesrealizada.Este debate levou oGoverno, com o apoio daUniversidades EduardoMondlane e tambémcomacolaboraçãodaUniLúrio,aprepararemumRegulamentosobreaClassificaçãoeGestãodo Património Edificado e Paisagístico da Ilha deMoçambique, aprovado pelo Conselho deMinistros,em2016.Nesta comunicação, pretendo discutir o sistema de gestão da Ilha de Moçambique, comoPatrimónio Cultural Nacional e Internacional, com base no quadro institucional e legalexistente. A minha pesquisa e experiência profissional no Ministério superintendente daCultura, inclusivamente como ex-Directora Nacional do Património Cultural, mostra anecessidadedeumaabordagemnãosóteórica(baseadanasleis),comotambémpragmática(baseadanoquadroinstitucionaleimplementadordasleis),quepossibilitaacombinaçãodosesforçosaváriosníveisdeintervençãodoGoverno(local,provincial,nacional)edosparceirospúblico-privados,oupúblicoseprivadosetambéminternacionais,comgrandedestaqueparaa UNESCO. Esta combinação de esforços é que irá possibilitar o desenvolvimento de umsistemadegestãoeficazeeficientedopatrimónioculturaldaIlhadeMoçambique.Estetemanãoénovo,aliásfoiapresentado,pormim,numaconferênciaemJoanesburgo,em2016,porocasiãodoXaniversáriodafundaçãodoFundoMundialparaoPatrimónioAfricano,comcontribuiçõesmuitointeressantes.Otempoquepassouépouco,masodebatecontinuaatualeéenriquecidopeloRegulamentosobreaClassificaçãoeGestãodoPatrimónioEdificadoePaisagísticodaIlhadeMoçambiqueacimamencionado,emcujaelaboraçãoparticipei,comoapoio imprescindível dos juristas do Ministério (GACIM e Gabinete Jurídico), colegas daDireção e principalmente dos docentes da Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico,

Page 44: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 12

com o envolvimento do jurista, Carlos Serra e dos arquitetos, os Professores Doutores LuísLageeJúlioCarrilho.OtematambémmereceuumareflexãoaníveldeumSemináriotemáticopromovidopeloMinistério,em2015,comoapoiodaEmbaixadadaEspanha,assimcomodacadeira pormim lecionada, naUEM, sobre Classificação do Património Edificado, a nível doCursodeArqueologiaeGestãodoPatrimónioCultural.Parasepoderatingiroobjetivopretendidocomestaapresentação,istoéodesenvolvimentodeumsistemadegestãoparaaIlhadeMoçambiqueserãotomadosalgunsexemplos,comoéocasodaFortalezaSãoSebastião.AFortalezaédospoucosmonumentosdaIlhaabeneficiarde uma intervenção substancial, ainda que na sua primeira fase de estabilização da suaestrutura,atravésdoGovernodeMoçambique,comoapoiodoGovernodoJapão,UniãodasCidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Instituto Português de Apoio aoDesenvolvimento (IPAD), Governo de Flandres (Bélgica) e Governo dos Países Baixos(Holanda).AFortalezadaIlhaporsertambémomaiormonumentonacionaltemdespertadomuito interesse de várias partes, em termos da sua utilização, para fins sócio-culturais,didático-científicoseturísticos.Estacomunicaçãorefletesobreestasquestões,numatentativadeumaabordagemholísticaeespecífica,combasesustentabilidadecultural.Palavras-chave: IlhadeMoçambique,Intervenção,PatrimónioCulturalNacional,PatrimónioCulturalMundial,SistemadeGestão.

JensHougaard,ArquitetoPlanodeGestão:geriroquêecomo?UmaLeituradoPatrimónioHistórico,CulturaleEdificado1. IntroduçãoCritériosparaainscriçãodaIlhadeMoçambiquenalistadoPatrimónioMundialdaUNESCOA IlhadeMoçambique foi inscritana listadoPatrimónioMundialdaUNESCOemDezembro1991porrecomendaçãodoConselhoInternacionaldeMonumentoseSítios(ICOMOS)ecombasenoscritériosIVeVIdoGuiaOperacionaldaUNESCOde1988:

CritérioIVA cidade e as fortificações na Ilha deMoçambique, e a pequena Ilha de S. Lourenço, é umexemploexcecionaldumaarquiteturaemqualas tradições locais,a influênciaportuguesae,umtantomenos,influênciasindianaseárabesestãoentrançadas.

Page 45: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 13

CritérioVIA Ilha de Moçambique mantém testemunha importante do estabelecimento edesenvolvimentodas rotasmarítimasentreaEuropaocidental eo subcontinente indiano, aassimatodaaÁsia.CritériosadicionaiseconsideraçõesOdocumentodeNominaçãodoCentrodePatrimónioMundialacrescentacritériosadicionaisqueaIlhatambémcumpreparaentrarnalistadoPatrimónioMundial.24a.iii: Testemunhaexcecionaldumacivilizaçãoquedesapareceu.24a.iv: Conjuntoarquitetónicoqueilustraumafasesignificativanahistória.24a.v: Povoação tradicional humano que está vulnerável sob influências de mudanças

irreversíveis.24b.i: Autenticidade no desenho (design), materiais, técnicas de construção e instalação

(setting).24b.ii: Proteçãolegalemecanismosdegestãoparagarantiraconservaçãodoimobiliário.Outrasconsiderações29: Em casos de cidades históricas as dificuldades são numerosas, sobretudo devido àfragilidade do tecido urbano (em muitos dos casos seriamente danificada pelaindustrialização),eavelocidadecomqueosseusarredoresforamurbanizados.Cidades devem compelir reconhecimento por causa do seu interesse arquitetónico e não serconsideradasomentepelointeresseintelectualdoseupapelnopassado.29 i: Cidades que são típicas dum período específico, que estão conservadas quase na suatotalidadeenãoforamafeitadaspordesenvolvimentossubsequentes.No caso da Ilha de Moçambique a propriedade listada é a ilha inteira junto com os seusarredores,quetambémdevemserprotegidos.29ii:Cidadesquesedesenvolveramemlinhascaracterísticasequeconservam,nomeiodumapaisagemnaturalexcecional,organizaçãoespacialeestruturas típicasdasépocasemquesedesenvolveram.Nestecasoapartehistórica, claramentedefinida, tomaprecedência sobreoambientecontemporâneo.Aspalavras-chaveparaainscriçãoforam,econtinuamaser:• OutstandingUniversalValue(OUV):ValorExcecionalUniversal;• Authenticity:Autenticidade(aoriginalidadeegenuinidadedopatrimónio);• Integrity:Integridade(ograudeexistênciaatualdotecidoecaracterísticasoriginais).

Os principais Condicionantes e Pressupostos considerados cumpridos no Documento deNominaçãosão:• Listade1943demonumentosclassificadoscontinuaválida;• LeidoPatrimónio(10/88)aprovado;• TodaaIlhainsularclassificadacomomonumentoNacional;• Todosedifíciosanterioresa1920sãoclassificadoscomoPatrimónioCultural;

Page 46: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 14

• Éaobrigaçãododono/usufrutuáriodePatrimónioCulturalClassificadodeoasseguraremanter;

• Em caso de o património ser do estado o dono está definido como a direção dainstituiçãousufrutuária;

• OEstadopoderáoferecercondiçõeseconómicasespecíficasadonodopatrimónioparaomanter;

• É a responsabilidade do dono do património de reportar qualquer degradação oumudançadopatrimónioenãoefetuarobrasderestaurosemautorização;

• Caso que o Património Cultural esteja em perigo é a responsabilidade do órgãocompetente de determinar os meios de proteção. Se estes não foram executadossatisfatoriamenteoConselhodeMinistrospodedeterminarasuaexpropriação;

• UmConselhoNacionaldeProteçãodoPatrimónioCulturalseráestabelecido.

DesenvolvimentoaseguirdanominaçãoA inscrição ocorreu numa situação de guerra que tinha transformado a Ilha num autênticocampodedeslocadoscomumcrescimentodapopulaçãodeaproximadamente7.000pessoaspara 17.000 pessoas, grande parte deles alojadas em condições precárias na abandonada“CidadedePedraeCal”.Em 1992, com o acordo de paz e consequente mudança política para uma economia domercadoealienaçãodo imobiliáriodoestado,a Ilhaenfrentouumperíodocaraterizadopordegradação contínua e pilhagem do património edificado, junto com uma emergenteespeculaçãoemimobiliáriobaseadanaesperançadeumdesenvolvimentoturístico.Preocupado com a situação a UNESCO elaborou em 1999 um “Programa paraDesenvolvimentoHumanoSustentáveleConservaçãoIntegraldaIlhadeMoçambique”.Acontínuadegradação,entretanto, levouauma“monitorizaçãoproactivo”daUNESCOparaevitarainclusãodaIlhanalistadepatrimóniomundialemperigo.Em 2006 oMinistério da Educação e Cultura elaborou o “Plano de Ação para a Gestão doPatrimónioMundialdaIlhadeMoçambique,2007-2011”.Emconsequênciaaesteplanoforamrealizadasaçõesaonívellegislativoeinstitucional:• 2007:CriadooGabinetedeConservaçãodaIlhadeMoçambique(GACIM)sobatutela

doMinistériodaEducaçãoeCultura;• 2009:Elaboradoo“PlanodeDesenvolvimentoIntegradodaIlhadeMoçambique”;• 2010:Elaboradoo“PlanodeGestãoeConservação2010-2014”,agoraemprocessode

revisão.A criação do GACIM e a contínua monitorização da UNESCO introduzia a conservação dopatrimónioedificadocomoumassuntoatomaremconsideraçãonagestãourbanadaIlha.Assembleia Municipal da Ilha de Moçambique aprovou em 2010 o Código de PosturasMunicipais (Resoluçãon.º22/AMCIM/2010) composturasespecíficos sobrea conservaçãoerestaurodopatrimónioedificado(CapítuloVIIArtigos102a112).NumacolaboraçãoentreoCMCIMeaFaculdadedeArquiteturaePlaneamentoFísico(FAPF)daUniLúrio, foiem2014elaboradoum“DiagnósticoparaumPlanodePormenorda IlhadeMoçambiqueInsular”.AtesedelicenciaturadaFAPF/UniLúriodoano2016foiumPlanodePormenorparaasáreasdetransiçãoentreopatrimóniomundialeosubúrbio:“Reordenamentoerequalificaçãodas

Page 47: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 15

zonas urbanas da entrada e da saída da ponte que liga a Ilha de Moçambique com ocontinente”.Porúltimo,oConselhodeMinistrosaprovourecentementeapropostaparaRegulamentodeProteçãodoPatrimónioEdificadodaIlhadeMoçambique”.DuranteosúltimosanosaIlhainsulartemvistoumamelhorariadeinfraestruturasurbanaseda paisagem urbana, incluindo a reabilitação de alguns edifícios para fins turísticos e derecreio.Continua,entretanto,umadegradaçãodemuitosedifíciosdemaiorenvergadura, sobretudoderesponsabilidadedeinstituiçõesdoestado.

SituaçãoatualEmboraqueasituaçãoagoraestámaiscomplexa,aconservaçãodopatrimónioedificadodaIlha deMoçambique continua em geral caracterizada pelasmesmas enfermidades como naalturadainscriçãonalistadaUNESCO.Pode-seatéacrescentarqueorestante1/3agorajáperdeu,ouestáemviadeperder,asuaintegridadeeautenticidadedevidoa reconstruçõese remodelaçõesquenãoalinhamcomaboapráticaderestauro.Pode-setambémacrescentarqueaIlhainsularjánãoconstituiumacidadeemsi,masantesocentrohistóricodummunicípioqueseestendenaparteocontinental.Omunicípioenfrentouumcrescimentoparaumapopulaçãodequase50.000pessoas,dosquaisamaioriavivanossubúrbios desorganizados na parte continental onde agora se desenrola a maior parte dasatividadeseconómicas.Aconservaçãodopatrimóniodeveservistanestecontexto.Pergunto: Comabase legal paraa conservaçãodopatrimónio edificadoestabelecidoe comuma longa filade relatóriose seminários sobreoassunto,porqueéquea situaçãocontinuaassim?1. Uma razão pode ser que a prática de gestão urbana não está dirigida pelas leis e

regulamentos,masantespelosinteresses,práticasecostumeslocais.2. Uma outra razão pode ser que as ferramentas para gerir o património edificado não

estejamestabelecidasaoníveldomunicípio:Ocadastromunicipalcontinuainexistente,eoregistodepropriedadesnãoatualizado,sendooúltimoumresultadodaalienaçãodo imobiliário em parcelas autónomas de edifícios sem devido processo legalcompletado.

3. Umaterceirarazãopodeserquenãoexisteacapacidadetécnicaparafiscalizarobrasderestauro ao nível local, de modo que o restauro de edifícios fique ao critério dosinvestidores.

4. Finalmente é a opinião do autor que existe um desconhecimento e falta decompreensão generalizado sobre o valor do conjunto de elementos urbanos earquitetónicosqueconcorremparaoValorExcecionalGlobaldaIlhadeMoçambique.

Ovolumemdeimobiliáriohistóricoestánumestadoavançadodedegradaçãocom1/3dosedifíciosemruína,eoutro1/3numestadoavançadodedegradação.

Page 48: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 16

Para a sua identificação, divulgação e defesa necessitamos arquitetos e urbanistasespecializadosnamatéria.AcriaçãodoCentrodeEstudoseDocumentaçãodaIlhadeMoçambique(CEDIM)sobatuteladaFaculdadedeArquiteturaePlaneamentoFísicodaUniLúrio(deliberaçãon.º08/CUN/2011)tinhacomoumdosobjetivosenfrentarestalacuna.2. ApresentaçãodoTemaAapresentaçãovaifazerumaleituradoselementosecaracterísticasdaIlhadeMoçambiquequeconcorremparaaValorExcecionalGlobal(OUV)evaidiscutiropapeldaIlhainsularnummunicípio em expansão, com foco nos valores históricos, arquitetónicos e urbanísticos e agestãourbana.Osdiferenteselementosecaracterísticasabordadasserãoestruturadosdeseguinteforma:• Camadas,(hierarquiaseestratos);• Vestígios(relíquias,sinais,indicadores);• Memória(documentação,tradiçãooral,conhecimentostradicionais);• Interpretações(sentimentos,opiniões,interesses).1.FormaçãoGeológicaeTopográficaCamadas: Origemdaformaçãogeológicaetopográficaeainfluênciadohomem;Vestígios: Sinaisdaformaçãoinicialedeintervenções;Memórias: Memóriasguardadasempedrasenomes;Interpretações: Leituradageologiaetopografiapordiferentesintervenientes.2.HistóriaCamadas: Desenvolvimentohistóricourbanoporfaseshistóricas;Vestígios: Vestígiosguardadosnaestruturaurbanaecaracterísticasarquitetónicas;Memórias: Memóriadosvivos,Memóriatransmitidapelosvelhos,Memóriaguardada

emdocumentos,Memóriaescondidaemvestígios;Interpretações: Disputa da importância da cidade: Importância simbólica nacional,

Importânciareligiosa,Qualidadesrecreativas,Oportunidadescomerciais.3.Cultura,VidaSocialeEconómicaCamadas: Sociais,culturaiseeconómicas;Vestígios: Manifestaçõesculturaisesociais;Memória: Tradiçõeseconhecimentosvivosversusdesenvolvimentosemmemória;Interpretações: Interpretaçõesdediferentesparceiroseintervenientes.4.Política,RegulamentaçãoePráticadaGestãoUrbanoePatrimonialCamadas: Convenções e Programas Internacionais, Legislação nacional, Planos

distritais, Regulamentosmunicipais, Práticas e costumes locais, Interesseseconómicos;

Vestígios: Indicadoresesinaisdecumprimentoounãodeleiseregulamentos;Memórias: Conhecimentodoquadrolegalversusocostumehabitual;Interpretações: Importânciadadaaoquadrolegalversusinteressesparticulares

Page 49: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 17

Dia22,18:00|moderaçãodoProfessorVicenteDaúcedaUniLúrio

CarlosSerra,ProfessordaUniversidadedaUniversidadeEduardoMondlaneContextoterritorialeambiente

(oresumonãonoschegouatéaofechodestedocumento)

Dia24,18:00|moderaçãodoProfessorTimóteoGieldaUniLúrio

LuísLage,ProfessordaUniversidadedaUniversidadeEduardoMondlaneTerritórioepatrimónio

(tendosidoconfirmadatardiamente,nãofoipossívelintegraroresumoatéaofechodestedocumento)

Dia25,18:00|moderaçãodoProfessorCamiloCunadaUniLúrio

MomadeAli,ProfessordaUniversidadedaUniversidadeLúrioContextosociológicodaIlhadeMoçambique:velhasidentidadesenovasdinâmicasObjetivo:DescreveaevoluçãodamatrizsocioculturaldaIlhadeMoçambiqueeasrespetivasinfluências, desde c.3000 AC, apresentando os desafios da manutenção e preservação dopatrimónio histórico e cultural diante das novas dinâmicas da globalização, da pressãodemográfica,arquitetónicaeambiental.Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Foram consultadas fontesescritas da História de Moçambique, incluindo manuais de referência, capítulos de livros,teses,dissertaçõeseartigosdeperiódicos.Resultados: A estrutura sociocultural da Ilha de Moçambique resulta das dinâmicas locais,regionais e globais que se resumem, desde C. 3000 AC, em movimentos migratórios einteração entre os povos bantu makhuwa-lomwe, maravi, árabe-swahili e europeus,impulsionados pela exploração de recursos e pelo comércio de ouro,marfim, borracha e otráficodeescravos,eintensificando-seentreosséculosXV-XX.DeclaradaPatrimónioCulturalda Humanidade em 1991, hoje a Ilha deMoçambique enfrenta os desafios do crescimentopopulacional e, por conseguinte, da pressão sobre o solo, a pobreza e a degradação dopatrimónio arquitetónico e cultural, não obstante a sua importância para as atividades deinvestigaçãocientífica,histórica,arqueologiaesociocultural,paraalémdoturismo.Conclusões:Faceàpressãodemográficaeàsmudançasnostraçosidentitáriosqueseregistamsobreopatrimónioarquitetónicoe socioculturalda IlhadeMoçambique, comoadventodaglobalizaçãoedasnovasdinâmicaseconómicasecomerciais,incluindoaexploraçãopesqueiraeturística,urgedelinearpolíticaseaçõesquegarantamapreservaçãoeasustentabilidadedosespaços e patrimónios. Neste sentido, é importante o envolvimento ativo do Governo, dasInstituiçõesdeEnsinoSuperior,OrganizaçõesdaSociedadeCivil,OrganismosInternacionaisedas Comunidades Locais, no desenvolvimento de projetos estruturantes, com impactospositivos sobre a sustentabilidade do património sociocultural e arquitetónico da Ilha deMoçambique.

Page 50: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 18

6. Contactos

Equipa-Base

• CoordenaçãoGeral IsequielAlcolete(FAPF)|[email protected]|(+258)846510500 WalterRossa(PIPeDARQ)|[email protected](+258)842900353

• CoordenaçãoExecutiva CristóvãoTomás(FAPF)|[email protected]|(+258)842135437 NunoSimãoGonçalves(PIP)|[email protected]|(+258)844348146

• Equipaexecutiva(FAPF) MiltonNovela|[email protected]|[email protected] CatarinaCaetano|[email protected] MartaPaixão|[email protected]

• Equipaexecutiva(UC) NunoLopes|[email protected]

ParticipantesporOficinas

• EstratégiasparaodesenvolvimentosustentadodaIlhaValdemiroAboo(FAPF-UL)|[email protected]|[email protected];MargaridaRelvão(DARQ-UC)|[email protected];AbilioArrissane|[email protected];AlexandreNhantumbo|[email protected];AnaCruz|[email protected];BeatrizSantiago|[email protected];CláudioMonteiro|[email protected]

• EspaçoPúblicoAntónioManueldeAmorane(FAPF-UL)|[email protected]|[email protected];FernandoPires(PIP-UC)|[email protected]|[email protected];DiogoJorge|[email protected];IaraVali|[email protected];InêsSofiaBernardoLopes|[email protected];LaizeLemos|[email protected];VanilzaCamal|[email protected]

• PlanoDiretordaRefuncionalizaçãodaFortalezaJaimeAguacheiro(FAPF-UL)|[email protected];NunoLopes(PIP-UC)|[email protected];BenildoNobre|[email protected];InêsCarreira|[email protected];JoanaLaranjeiro|[email protected];MiguelFerreira|[email protected];VagnerUissali|[email protected]

• PlanoDiretordaRefuncionalizaçãodaFortalezaAldevinaBrito(FAPF-UL)|[email protected]|[email protected]|[email protected];LisandraMendonça(PIP-UC)|[email protected]|[email protected];FranciscoPaixão|FilipeMuririua|[email protected];[email protected];InêsFilipaSantosVilares|[email protected];WilsonLodovico|[email protected].

Page 51: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 19

• CasasdeMacutiBernardoXavier(FAPF-UL)|[email protected]|[email protected](PIP-UC)|[email protected];AbrãoGotine|[email protected];HipólitoRupavate|[email protected];JorgeTomoJúnior|[email protected];JoséRibauEsteves|[email protected];RitoSaíde|[email protected]

• CentrodeInterpretaçãodeMuhipitiMiltonNovela(FAPF-UL)|[email protected]|[email protected];LuísaTrindade(PIP-UC)|[email protected];RenatadeAraujo(PIP-UC)|renataaraujo6@gmail;BlaundBlaund|[email protected];DanielaSantos|[email protected];JoanaFrançaGonçalves|[email protected];JohnMuleva|[email protected];NorbertoCadeira|[email protected];PhilippaRemhof|[email protected]

CorpoDiplomáticoPortuguês

• ConsuladodePortugalemNampulaCônsul MariadeLurdesUmbelinoAlvesMosqueiraPereiraMorada AvenidadoTrabalhonº2578CaixaPostaln.e11,NampulaTelefone (+258)26212162e-mail [email protected]

• ConsuladoGeraldePortugalemMaputoNúmerodeemergência (+258)843987647

• ConsuladodePortugalnaBeiraNúmerosdeemergência (+258)825101908|(+258)845944833

• GabinetedeEmergênciaConsularemPortugalTelefonedeEmergência(24horas)(+351)217929714TelemóveldeEmergência(24horas) (+351)961706472e-mail [email protected]

• CAMÕES,InstitutodeCooperaçãoPortuguesaVascoRibeiro(Ilha)|[email protected]|(+258)847887302MiguelGirãodeSousa(Maputo)|[email protected]

EMERGÊNCIAS

• Farmácia (AlmeidaMário)|(+258)843789217

• PolíciaComandanteDistrital CesárioRumia|(+258)844524814|(+258)828856770|

(+258)867199953|[email protected]ções (+258)847938019|(+258)861279033Turnodeserviço(dia) (+258)842642097Turnodeserviço(noite) (+258)840154459|(+258)84017652

Page 52: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: dossier de informação para os participantes 20

• SaúdeClínicaPrivadaLAC(Nampula)|(+258)824707422DiretoraDistritaldaSaúdeCarolinaAlbino|(+258)846664173Médico-chefeDistritaldaSaúde AzélioFulete|(+258)847761938

• TáxiSr.Putúa (+258)824565950|(+258)845693993

OUTROSSERVIÇOS

• AeroportosdeMoçambique,E.P.Geral (+258)21466417AeroportoInternacionaldeNampula (+258)6213133/6213100

• Aluguesdecarros(AeroportoInternacionaldeNampula)InterRent (+258)823005170

7. OrganizaçãoeParceiros

Organização

FaculdadedeArquiteturaePlaneamentoFísicodaUniversidadeLúrio

CentrodeEstudoseDocumentaçãoparaaIlhadeMoçambique

ProjetoeDoutoramentoPatrimóniosdeInfluênciaPortuguesadoInstitutodeInvestigaçãoInterdisciplinareCentrodeEstudosSociaisdaUniversidadedeCoimbra

DepartamentodeArquiteturadaFaculdadedeCiênciaseTecnologiadaUniversidadedeCoimbra

Parceiros

Camões,InstitutodaCooperaçãoedaLíngua

FundaçãoCalousteGulbenkian

UCCLA,UniãodasCidadesCapitaisdeLínguaPortuguesa

Page 53: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

[email protected] [email protected] [email protected] [email protected]

Programadefinitivodas

OficinasdeMuhipiti:planeamentoestratégico,património,desenvolvimentoCasaGirassol,IlhadeMoçambique,19a29dejulhode2017açãodecooperaçãoentreasuniversidadesLúrioedeCoimbra

• Dia19,4ªfeira11.00 Concentração,receçãoeentregadedocumentaçãona

FAPFUL(CampusdeMarrere)12.00 Almoço13.30 TransporteeinstalaçãonaIlhadeMoçambique19.00 Jantar

• Dia20,5ªfeira07.30 VisitapelosmembrosdecadaOficinaaorespetivo(s)local(is)deintervenção09.00 ConcentraçãonoSalãoNobredoConselhoMunicipal09.30 ChegadadoVice-ReitordaUniversidadeLúrio,ProfessorDoutorMarcelino

LipholaedasuacomitivareceçãopelogrupoculturaldetufodaIlhadeMoçambiqueentoaçãodoHinoNacional

09.50 ApresentaçãodoprogramapelaMestredeCerimóniasIsauraMáquina—IntervençãodoExm.ºSenhorIsequielAlcolete,DiretordaFaculdadedeArquiteturaePlaneamentoFísico—IntervençãoExm.ºSenhorWalterRossa,coordenadordoprojetoPatrimóniosdeInfluênciaPortuguesadaUniversidadedeCoimbra—IntervençãoExm.ºSenhorMarcelinoLiphola,Vice-ReitordaUniversidadeLúrio—IntervençãoExm.ºSenhorSaideGimba,PresidentedoConselhoMunicipaldaIlhadeMoçambique—IntervençãoExm.ºSenhorLucianoAugusto,AdministradordaIlhadeMoçambique

11.00 PalestrasdeapresentaçãodeTrabalhosdeCulminaçãodoCursodeLicenciaturaemArquiteturaePlaneamentoFísico—PlanodePormenor,peloArq.ºMoisésdaCosta—MercadodoPeixe,peloArq.ºMiguelFerreira

12.00 Atuaçãodogrupocultural12.20 Fotografiadeocasião12.30 Almoço—EscolaProfissional14.00 LançamentodasOficinaspelosCoordenadores(CasaGirassol)15.00 TrabalhoemOficina18.00 PlanodeGestão,palestraapresentadapeloArq.ºJensHougaard,moderação

deMaurícioRégulo,professordaFCSH.

Page 54: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: programa definitivo 2

19.30 Jantar

• Dia21,6ªfeiraTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

17.30 Pontodesituação19.30 Jantar20.30 DeclamaçãodePoemapeloArq.ºAntóniodeAmurane

• Dia22,sábadoTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

18.00 Contextoterritorialeambiente,palestraapresentadapeloEngenheiroJoãoVaz,commoderaçãodeVicenteDaúce,professordaFCSH.

19.30 Jantar20.30 Projeçãodefilme

• Dia23,domingoTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

17.30 Pontodesituaçãoabertoàparticipaçãopública19.30 Jantar

• Dia24,2ªfeiraTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

18.00 TerritórioePatrimónio,palestraapresentadapeloProf.DoutorLuísLage,commoderaçãodeTimóteoGiel,professordaFCSH.

19.30 Jantar

• Dia25,3ªfeiraTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

18.00 ContextosociológicodaIlhadeMoçambique:velhasidentidadesenovasdinâmicas,palestraapresentadapeloProf.Dr.MomadeAli,commoderaçãodeCamiloCuna,professordaFCSH.

19.30 Jantar

• Dia26,4ªfeiraTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

17.30 Pontodesituaçãoabertoàparticipaçãopública19.30 Jantar20.30 PatrimóniosubaquáticodeMuhipiti.Apresentaçãopelaequipade

arqueólogosdaUniversidadeMondlanelideradapeloProfessorDoutor RicardoTeixeiraDuarte.

• Dia27,5ªfeiraTrabalhoemOficinacominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

Page 55: Oficinas de Muhipiti - fapf.unilurio.ac.mzfapf.unilurio.ac.mz/portal/docs/2017/PIP_Oficinas_Muhipiti_2017-07... · A produção de um livro que, além dos resultados, integrará os

OFICINAS DE MUHIPITI: programa definitivo 3

19.30 Jantar

• Dia28,6ªfeiraFinalizaçãodostrabalhosemontagemdaexposiçãocominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

17.00 Sessãodeencerramento—IntervençãodoExm.ºSenhorIsequielAlcolete,DiretordaFaculdadedeArquiteturaePlaneamentoFísico—IntervençãoExm.ºSenhorWalterRossa,coordenadordoprojetoPatrimóniosdeInfluênciaPortuguesadaUniversidadedeCoimbra—IntervençãoExm.ºSenhorSaideGimba,PresidentedoConselhoMunicipaldaIlhadeMoçambique—IntervençãoExm.ªSenhoraDoutoraMariaFernandaRollo,SecretáriadeEstadodaCiência,TecnologiaeEnsinoSuperiordoGovernodaRepúblicaPortuguesa—IntervençãoExm.ºSenhorFranciscoNoa,MagníficoReitordaUniversidadeLúrio

18.00h Aberturadaexposição19.30 Jantar

• Dia29,6ªfeiraFinalizaçãodostrabalhosemontagemdaexposiçãocominterrupçãoparaalmoçoàs13.00

7.00 Regatadedhows13.00 AlmoçoetransporteparaNampula