odonto 18 - abril 1999

3

Upload: clinica-belmonte-gavira

Post on 09-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Odonto 18 - Abril 1999

TRANSCRIPT

Page 1: Odonto 18 - Abril 1999
Page 2: Odonto 18 - Abril 1999

E Jitorial Se yutfan freya, tacOiâa

(iâfr faz cem meu Ovmào-. Samba popular

A audácia e a desmoralização chegaram às

portas do inimaginável. Tal como uma vitrina expõe

o " non-sense " e a mixórdia, onde estes são vistos

com as partes pudendas arreganhadas, os políticos

envolvidos em mais um escândalo - desta vez o da

propina - expõem suas laces de maTcaráter, de fo-

ras-da-lei ou, simplesmente, de ignóbeis facínoras.

Dinheiro é bom e todo mundo gosta; mas o que

não é bom é o dinheiro estar concentrado em uma

só mão, sem que esta o tenha produzido ou feito

algo para merecê-lo.

O dinheiro que esses elementos prejudiciais à

sociedade tomaram de quem trabalha daria para

sustentá-los por várias gerações, como se eles fos­

sem viver 300 anos.

Para a doença social oriunda desses atos ainda

não foi inventada uma vacina eficiente.

Esses políticos, por seus atos, estão ainda na

escala filogenética, aquém de um simples parasita.

O que eles almejavam? Felicidade e riqueza?

Isso é burrice!

Ser feliz é ser equilibrado, alegre, coerente com

todos no mundo. Ser rico é ser feliz com o que

possui.

Nesta edição falaremos sobre o clareamento

dental ultra-rápido e daremos mais algumas dicas

sobre beleza e saúde bucal.

Mande suas sugestões [email protected]

Proporção e b e l e x a Você sabia que numa pessoa "normal" a distância entre os

olhos é equivalente ao tamanho de um olho? E que a brasileira Marjorie Andrade, modelo fotográfico conhecida no mundo todo pelo seu belo rosto, tem essa proporção alterada ?

A distância entre seus lindos olhos é maior que na maioria das pessoas e sua boca é menor em proporção ao restante do seu rosto.

Aperfe içoamento O Dr. Admir Belmonte

Gavira e mais 14 colegas de todo o Brasil concluíram, no mês de janeiro, o curso "Excelência em Odontolo­gia Estética na Fahl Dental Center em Curitiba".

Esse centro de estudos é coordenado pelo Dr. Newton Fahl Jr., professor colaborador da American Academy of Cosmetic Dentistry, dos EUA.

Foram duas semanas de estudos da ciência e arte na estética do sorriso, juntamente com aplicação clínica em clientes selecio-nados por esse centro de estudos.

G l i c e m i a X O b e s i d a d e x Cárie Sabe-se que em jejum temos um grama de glicose por litro de

sangue. Para elevar essa taxa, o combustível mais rápido é a glicose que fica armazenada, na forma de glicogênio, nos mús­culos e no fígado. Esse glicogênio é obtido através de alimentos compostos de glicídios, ou seja, açúcares.

Até então, esses açúcares eram divididos em açúcares rápi­dos e lentos, de acordo com a crença de que açúcares simples (ex: açúcar refinado, mel e frutas) eram mais rapidamente assimi­lados pelo organismo e os complexos (ex: amido das féculas) teriam absorção lenta. Hoje, sabe-se que o pico glicêmico nos dois tipos de açúcares ocorre no mesmo tempo.

Vários cientistas admitem classificar os glicídios, de agora em diante, em função de sua capacidade hiperglicêmica.

Os bons glicídios são os que têm taxa glicêmica baixa, ex: cereais brutos, arroz integral, certas féculas como lentilha e a fava, a maioria das frutas e todos os legumes.

Os maus glicídios - os mais cariogênicos - são os que têm taxa glicêmica alta, ex: açúcar de cana, arroz branco, batata inglesa, milho e álcool, principalmente os destilados.

Portanto se você quer ficar esbelto e sem cárie... Fonte: Michel Montignac.Paris, 1996.

D e n t e s sensíveis x c r e m e d e n t a l A hipersensibilidade dentinária afeta 40 milhões de norte-

americanos (não temos esse tipo de estatística no Brasil), sendo que 10 milhões apresentam essa sensibilidade de forma crónica.

A Academy of General Dentistry (USA) divulgou que alguns pacientes - 10 a 20% - que fazem uso do creme dental anfi-tártaro apresentam sensibilidade dentinária. Para essas pessoas a recomendação é que evitem esse creme dental e voltem a usar um dentifrício que contenha flúor. Ao deixar de usar o creme anti-tártaro, a sensibilidade dentinária desaparece.

Page 3: Odonto 18 - Abril 1999

EspeciaL

OAREAMENTO DENTÁRIO ULTRA-RÁPIDO

clareamento dental é um dos K M procedimentos mais dinâmicos

B e aceitos na odontologia mo-mKm^^ derna. E também um dos pro­

cedimentos mais seguros na clínica odon­tológica.

Dentes claros rejuvenescem a aparência da pessoa e com isso aumenta a auto-esti-ma e as chances de sucesso neste mundo competitivo atual. Por isso, os métodos para clareamento dentário vêm sendo cada vez mais procurados nos consultórios.

Até a década de 80, só existia a técni­ca de clareamento tradicional que é ainda muito usada no consultório. Esse clareamen­to, também conhecido como Power Bleach, não é novo. O primeiro relato sobre esse procedimento data de 1 877 quando se usou ácido oxálico. Quanto ao peróxido de hidrogénio como agente clareador, a pri­meira citação ocorreu em 1 884 e até hoje essa química é utilizada nos procedimentos de branqueamento dental sem que, durante esses 1 15 anos, ocorresse um dano sequer aos dentes dos clientes.

Recentemente, em 1989, com o primei­ro trabalho sobre peróxido de carbamida como agente clareador (esse produto já vi­nha sendo utilizado há mais de 40 anos como curativos para feridas bucais e tam­bém contra cândida - sapinho - em recém-nascidos) o clareamento dental se populari­zou, passou a ser realizado em casa aju­dando muitas pessoas sanarem seus com­plexos. Essa técnica passou a ser chama­da Clareamento Dental Doméstico ou, como é mais conhecido, "Home Bleaching".

Porém, ela apresenta algumas desvan­tagens. Segundo a revista Reality, USA, em torno de 50% dos clientes não realizam essa técnica corretamente e muitos desistem de alcançar o objetivo (dentes claros) por não suportarem a placa de silicone e gel cla­

reador por muito tempo na boca. Outros reclamam que é um procedimento muito de­morado - mais ou menos quatro semanas, se usado corretamente.

Com o advento de novas pesquisas e materiais, surgiu, para sanar esses proble-

Depois

mas, uma nova técnica chamada clarea­mento assistido ou, como é conhecida nos EUA, Assisted Bleaches.

E uma técnica que vem ajudar o cliente que quer clarear seus dentes de forma rápi­da sem investir muito, como ocorre na técni­ca do clareamento tradicional (Power Bleach), bem como auxiliar aque­les clientes que não toleram a placa de sili­cone.

Essa téc- \ nica pode ser \ usada também \ para acelerar e * potencializar o clareamento do­

méstico. Nesse caso, faz-se uma sessão de clareamento assistido e depois o cliente continua clareando seus dentes em casa.

O clareamento assistido é uma técnica de dareaii ienlu deulul leulizudu somenle em consultório, com a supervisão da auxili­ar ou da higienista.

O número de consultas varia de acordo com o grau de coloração dos dentes a se­rem clareados, em média cinco sessões de 30 a 60 minutos cada podendo, de acor­do com a disponibilidade de tempo do cli­ente e o grau de sensibilidade do dente, serem realizadas em uma semana.

Alguns clientes podem apresentar sensi­bilidade dolorosa nos dentes e na gengiva após a sessão de clareamento. Isso é per­feitamente contornado dando um espaço de 1 a 3 dias entre as sessões.

Outra novidade é um rápido clarea­mento dental doméstico, onde o cliente em casa terá seus dentes claros em uma sema­na usando a placa de silicone com potente clareador durante meia hora duas vezes por dia. E um produto novo e importado.

E bom lembrar que as restaurações anti­gas não são clareadas por nenhuma técni­ca descrita e que nem todos os dentes são passíveis de clareamento.

O clareamento varia de cliente para cli­ente, dependendo do tipo de coloração dos dentes e dos agentes causadores do escurecimento dental.