observaÇÕes importantes - darwin.com.br · a balança comercial favorável consiste no aumento do...

25
Aluno(a): _ Série e Turma: _______ Nº: _____ OBSERVAÇÕES IMPORTANTES [ 01 ] - Este Caderno de Questões contém 45 questões numeradas de 1 a 45. [ 02 ] - Confira se o seu Caderno de Questões contém a quantidade de questões corre- tas e se essas estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, comunique ao aplicador da sala para que ele tome as providências cabíveis. [ 03 ] - Não dobre, não amasse nem rasure o cartão-resposta, pois ele não poderá ser substituído. [ 04 ] - Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 5 opções identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente à questão. [ 05 ] - No cartão-resposta, preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à opção escolhida para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta. [ 06 ] - O tempo disponível para esta prova é de 2h30min. [ 07 ] - Reserve os 20 minutos finais para marcar seu cartão-resposta. Os rascunhos e as marcações assinaladas no caderno de questões não serão consideradas na avaliação. [ 08 ] - Você poderá deixar o local da prova somente após decorrida ½ hora do início da aplicação e poderá levar o seu caderno de questões ao deixar em definitivo a sala de provas nos 30 minutos que antecedem o término da prova. ''A prova deve servir como instrumento de aprendizagem''.

Upload: lyhanh

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Aluno(a): _ Série e Turma: _______ Nº: _____

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

[ 01 ] - Este Caderno de Questões contém 45 questões numeradas de 1 a 45.

[ 02 ] - Confira se o seu Caderno de Questões contém a quantidade de questões corre-tas e se essas estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, comunique ao aplicador da sala para que ele tome as providências cabíveis.

[ 03 ] - Não dobre, não amasse nem rasure o cartão-resposta, pois ele não poderá ser substituído.

[ 04 ] - Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 5 opções identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente à questão.

[ 05 ] - No cartão-resposta, preencha todo o espaço compreendido no retângulo correspondente à opção escolhida para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

[ 06 ] - O tempo disponível para esta prova é de 2h30min.

[ 07 ] - Reserve os 20 minutos finais para marcar seu cartão-resposta. Os rascunhos e as marcações assinaladas no caderno de questões não serão consideradas na avaliação.

[ 08 ] - Você poderá deixar o local da prova somente após decorrida ½ hora do início da aplicação e poderá levar o seu caderno de questões ao deixar em definitivo a sala de provas nos 30 minutos que antecedem o término da prova.

''A prova deve servir como instrumento de aprendizagem''.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 2

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

1. (DARWIN-2014) A análise da imagem seguinte nos remete à prática da balança comercial favorável, típi-ca do mercantilismo que caracterizou os Estados Modernos. Sobre o tema em questão está correto afir-mar que:

a) A figura A registra uma balança comercial superavitária.

b) O equilíbrio mostrado na figura B identifica uma balança favorável.

c) O volume das exportações supera o das importações na figura A.

d) A figura C mostra uma balança de comércio deficitária.

e) A balança de comércio favorável é representada na imagem C.

Gabarito: E

A balança comercial favorável consiste no aumento do volume das exportações e a redução do volume das importações, assim sendo a imagem C é aquela que representa o superávit comercial.

2. Leia o documento a seguir.

CARTA DE DUARTE COELHO AO REI DE PORTUGAL, DOM JOÃO III, (Olinda, 27 de abril de 1542.)

"Senhor: Pelo Capitão dos navios que daqui mandei o mês de setembro passado, dei conta a Vossa Alteza de minha viagem e chegada a esta Nova Lusitânia e do que aqui era passado (...). E assim dei ordem a se fazerem engenhos de açúcares que de lá trouxe contratados, fazendo tudo quanto me requereram e dan-do tudo o que me pediram, sem olhar a proveito nem interesse algum meu, mas a obra ir avante, como desejo. Temos grande soma de canas plantadas, todo o povo, com todo trabalho que foi possível, e dando a todos a ajuda que a mim foi possível, e cedo acabaremos um engenho muito grande e perfeito, e ando ordenando a começar outros. (...). Quanto, Senhor, às coisas do ouro, nunca deixo de inquirir e procurar sobre elas, e cada dia se esquentam mais as novas; mas, como sejam longe daqui pelo meu sertão aden-tro, e se há de passar por três nações de muito perversa e bestial gente, e todas contrárias uma das ou-tras, há de realizar-se esta jornada com muito perigo e trabalho, para a qual me parece, e assim a toda a minha gente, que se não pode fazer senão indo eu; (... ). Isto, Senhor, tenho assentado e mandado aí bus-car coisas necessárias para a jornada e alguns bons homens, porque é necessário deixar aqui tudo provi-do e a bom recado, por todas as vias, em especial por os franceses, os quais, se sentirem não estar eu na terra, começarão a fazer suas velhacarias, pois há quatorze dias aqui quiseram fazer o que costumavam,

mas não puderam. Mando a Vossa Alteza a notícia disso para que a veja, se for necessário."

A partir das informações contidas na Carta de Duarte Coelho, torna-se possível identificar algumas das principais práticas mercantilistas portuguesas na América. Três delas foram

a) a produção de gêneros tropicais de exportação, o metalismo e a manutenção do exclusivo colonial.

b) a produção de gêneros tropicais de exportação, o metalismo e o livre comércio com as nações ami-gas.

c) a produção de gêneros tropicais para o mercado interno, o liberalismo e a manutenção do exclusivo colonial.

d) a produção de gêneros tropicais para o mercado interno, a utilização do trabalho compulsório e o livre comércio com as nações amigas.

e) a produção de gêneros tropicais de exportação, o liberalismo e a manutenção do ideal cruzadista.

Gabarito: A

A colonização realizada por Portugal no Brasil seguiu, em linhas gerais, os aspectos característicos do sistema colonial mercantilista da Idade Moderna. A função das colônias era muito bem definida: gerar ri-quezas para a metrópole, através do fornecimento de gêneros agrícolas tropicais – açúcar, tabaco, algo-dão, etc – e de metais preciosos amoedáveis, como o ouro. Outro aspecto fundamental do sistema colo-nial mercantilista era o fato de que a colônia só podia comerciar exteriormente da sua metrópole.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 3

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

3.

Os livros de História discorrem longamente sobre as ambições, conquistas e guerras deste ou daquele grande rei. É um erro a ênfase que dão a tais fatos. As páginas que consagram à história desses reis de-veriam antes ser dedicadas aos poderes verdadeiros que se escondiam atrás dos tronos (...). Constituíam o poder atrás do trono, porque os reis, a cada passo, necessitavam de sua ajuda financeira. Durante os duzentos anos dos séculos XVI e XVII, as guerras foram quase contínuas. E alguém tinha que pagá-las.”

HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1974, p. 102.

Usando como ponto de reflexão a análise de Leo Huberman, sobre as ligações entre o poder político e o poder econômico na Europa na Idade Moderna, pode-se afirmar que o tipo de governo abordado e o ver-dadeiro poder que se escondia atrás do trono, na visão do autor, eram, respectivamente:

a) Despotismo Esclarecido e burguesia.

b) Monarquia feudal e nobreza.

c) Monarquia Parlamentarista e clero.

d) Monarquia constitucional e 3º Estado.

e) Absolutismo Monárquico e burguesia.

Gabarito: E

A forma característica de governo na Idade Moderna foi a Monarquia Absolutista, na qual havia uma con-centração de poderes nas mãos dos reis. Entretanto, esses monarcas precisavam de recursos financei-ros para custear as despesas de seus reinos, entre elas as constantes guerras, e esses recursos eram obtidos por meio dos impostos pagos pela burguesia.

4. As teses calvinistas foram adotadas por boa parte da burguesia europeia e, em pouco tempo, a nova dou-trina protestante passou a ser identificada como uma religião burguesa. A razão fundamental da adoção do calvinismo pela burguesia foi:

a) o incentivo dado pela doutrina de João Calvino ao luxo e à exibição pública da riqueza acumulada pe-lo trabalho, característica dos “escolhidos de Deus”.

b) a ênfase dada pelo calvinismo aos dogmas religiosos, entre eles a supremacia das autoridades da Igreja sobre os textos da Bíblia e a condenação à usura.

c) a ligação feita pelo calvinismo entre Estado e Igreja, que levou as monarquias nacionais da Europa Moderna a incentivarem as grandes navegações.

d) a valorização do trabalho pelo calvinismo, o que dava um respaldo religioso e oferecia uma ética favo-rável ao desenvolvimento do capitalismo.

e) o destaque dados pelo calvinismo à razão filosófica exercitada pelos filósofos como a única maneira de alcançar a compreensão dos texto bíblicos.

Gabarito: D

Segundo análise sociológica clássica de Max Weber, a religião calvinista forneceu uma base ideológica fundamental para o desenvolvimento do capitalismo ao incentivar o trabalho como atividade dignificadora dos predestinados à salvação. A acumulação de riquezas através do trabalho era vista como indicativo da escolha de Deus para a salvação sobre a vida do homem. Além disso, o calvinismo justificava a busca pela riqueza através do lucro e a usura, práticas então condenadas pela Igreja Católica.

5. (DARWIN-2014) "Todavia, o recurso ao STF é um procedimento legítimo que não vem a interferir, mas a reforçar o equilíbrio entre os poderes. Ao contrário do que afirmam os deputados, indepen-dência não é sinônimo de autonomia plena, mas de inter-relação e controle mútuo."

("Folha de S. Paulo", Editorial, 02.Nov.2005)

O texto pode ser associado corretamente

a) ao ideário socialista de Marx na defesa da igualdade social garantida pelo Estado.

b) ao pensamento fisiocrata que preconiza a regulação da economia pelo Estado.

c) ao princípio da tripartição dos poderes formatado por Montesquieu.

d) ao discurso liberal de Rousseau que defende a ideia do contrato social.

e) ao entendimento de Maquiavel na defesa de um poder absolutista centralizado.

Gabarito: C

O texto faz alusão à divisão de poderes proposta pelo iluminista Montesquieu, postura contrária à con-centração de poderes típica do regime absolutista.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 4

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

6. As relações capitalistas de trabalho, que incluem a exploração da força de trabalho, de acordo com as re-gras do mercado, têm resultado na possibilidade de acumulação crescente de capital nas mãos da bur-guesia. Esse fato nos ajuda a contestar um dos pressupostos da ideologia capitalista dominante, apresen-tados nas alternativas a seguir:

a) somente a colaboração pacífica entre capital e trabalho resulta em progresso econômico.

b) o desenvolvimento capitalista resultará no estabelecimento do Estado proletário.

c) as máquinas liberam definitivamente os trabalhadores das tarefas mais pesadas.

d) é preciso fazer a riqueza crescer para depois distribuí-la entre as várias classes sociais.

e) no sistema capitalista, as oportunidades são iguais para todos os indivíduos.

Gabarito: E

No sistema capitalista de produção, o proletariado, destituído da propriedade dos meios de produção – terras, fábricas, minas, etc – é explorado pela burguesia, que aumenta a sua riqueza a partir do trabalho dos proletários.

7.

FACEBOOK COMPRA O APLICATIVO WHATSAPP POR US$ 16 BILHÕES

Mark Zuckerberg elogiou app que tem 450 milhões de usuários. 'Serviços que atingem a casa do milhar são incrivelmente valiosos', disse. O Facebook anunciou nesta quarta-feira (19) a compra do aplicativo What-sApp por US$ 16 bilhões. O valor é o mais alto já pago por um aplicativo para smartphones desde que a própria rede social comprou o Instagram. Também é a maior aquisição do site de Mark Zuckerberg.

Disponível em http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/02/facebook-compra-o-aplicativo-whatsapp-por-us-16-bilhoes.html

O texto anterior é um fragmento de uma matéria sobre a bilionária aquisição do aplicativo WhatsApp pelo Facebook. O texto menciona ainda que o Facebook comprou também o Instagram, popular aplicativo de compartilhamento de fotos.

Grandes aquisições como essas também ocorreram no contexto histórico da 2ª Revolução Industrial, marcado

a) pelo capitalismo concorrencial, estimulado pelo liberalismo econômico.

b) pelo capitalismo financeiro, que tendeu a estimular a competitividade entre as empresas.

c) pelo capitalismo monopolista, no qual houve a concentração de mercados.

d) pelo capitalismo comercial, no qual havia monopólios comerciais.

e) pelo capitalismo de estado, definido pelo intervencionismo econômico governamental.

Gabarito: C

No contexto da Segunda Revolução Industrial a associação do capital de grandes instituições financeiras com grandes empresas industriais possibilitou a formação de gigantescas corporações, capazes de mo-nopolizar o mercado. Um dos meios para o estabelecimento desses monopólios era a aquisição de em-presas concorrentes, fato que caracterizava a formação dos trustes.

8. (DARWIN-2013) Leia os fragmentos seguintes.

Texto I

A base da Revolução Industrial e dos demais períodos do capitalismo foi o uso de energias poluentes, co-mo, por exemplo, o carvão e o petróleo. É somente em tempos mais recentes que ganhou corpo a discus-são sobre a necessidade de uso de fontes energéticas limpas e renováveis, isto é, não poluentes, como o vento e a força das águas, além da energia solar.

Texto II

No mundo atual, a consciência ecológica e a reciclagem de materiais são insuficientes para deter o con-sumo desenfreado dos recursos naturais. Embora a consciência ecológica seja importante, o ritmo de pro-dução de mercadorias para atender ao mercado, cada vez mais mundial, é superior aos processos envol-vendo coleta e reciclagem de material.

Os dois fragmentos em destaque estão em consonância porque

a) revelam a preocupação do homem com os recursos naturais desde os primórdios da Revolução Industrial.

b) rejeitam a necessidade de uma política estatal mais efetiva para promover a consciência ecológica.

c) registram a importância de combinar consciência ambiental com ações que visem preservar recursos natu-rais.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 5

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

d) demonstram que a política de reciclagem é a solução definitiva para proteção dos recursos ambientais do planeta.

e) exaltam a importância de utilizar mais a energia derivada do petróleo para assim preservar os recursos hí-dricos.

Gabarito: C

Os dois textos destacados fazem alusão à necessidade de preservação dos recursos naturais e do de-senvolvimento de uma consciência ecológica.

9. A Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra em meados do século XVIII, adquiriu dimensões mundiais, expandindo-se a partir do século XIX e tornando-se dominante no mundo ocidental. A difusão do capitalismo trouxe implicações que vão muito além do aspecto econômico, transformando a dinâmica social e política dos países que fazem parte desse sistema. A respeito do capitalismo, leia o fragmento textual a seguir.

De um lado, ocorre que hoje, cada vez mais intensamente, cresce o número de pessoas que, embora pro-curando trabalhar, não conseguem colocação e não contam com qualquer outra forma de sobrevivência. Assim, ainda que, objetivamente, haja condições para que disponham de mais tempo livre e possam pre-enchê-lo que, de forma mais independente, aumenta o número daqueles que, ao invés de tempo livre, vi-vem um tempo sem ocupação, sentem-se pressionados pelo não trabalho e, portanto, impedidos de cres-cerem como indivíduos.

(AUGUSTO, Maria Helena Oliva. Tempo, indivíduo e vida social. Ciência e Cultura, v.4, n.2, out/dez.2002. p. 30-33.)

Mesmo considerando que há diferentes vivências capitalistas, se levarmos em conta as especificidades culturais, sociais e políticas dos países que vivenciam esse sistema, evidenciam-se certas características, próprias do sistema, e que são comuns a diferentes sociedades.

Considerando o fragmento textual e as características do sistema capitalista, podemos afirmar que:

a) a forma predominante de inserção de um indivíduo ao sistema é por meio do trabalho e da produção.

b) o ócio faz parte da organização do sistema, sendo considerado uma forma de produção e de lucro.

c) a ausência de trabalho permite ao homem obter sua sobrevivência e inserir-se no sistema por outros meios.

d) o sistema organiza-se de forma a propiciar igualmente a inserção de todos os indivíduos pelo trabalho.

e) o desenvolvimento pessoal no sistema capitalista está relacionado a atividades não produtivas.

Gabarito: A

O desenvolvimento do sistema capitalista, iniciado no século XVIII na Inglaterra, deixará rapidamente de ser um fenômeno socioeconômico localizado e se expandirá por outras partes do mundo ocidental. Para o sistema capitalista, a organização da produção é a base em torno da qual gira o sistema, portanto, a in-serção de um indivíduo no capitalismo passa pela sua ligação ao mundo do trabalho, produzindo e con-sumindo, fazendo assim girar o sistema.

10. (DARWIN-2014) Leia o fragmento e observe as imagens a seguir.

“A Nissan inventa o automóvel à la carte” “O sistema [...] já está operando em todas as concessionárias da Nissan desde agosto de 1991. [...] é um sistema de informação de ponta que coordena a produção e a venda, e [...] que permite dar ao cliente o prazo exato. [...] a fabricação se aproxima de uma produção se-gundo a demanda”.

(BECKOUCHE, Pierre. Indústria um só mundo. São Paulo: Ática, 1995. p. 28 e 31.)

O fragmento de texto e as imagens apresentadas exemplificam as transformações nos métodos de produ-ção e de trabalho, com consequentes mudanças na forma de consumo da população mundial.

O texto e imagens podem ser associados:

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 6

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

a) ao modelo de produção taylorista.

b) ao toyotismo e o método just-in-time.

c) ao método produção socialista.

d) ao fordismo e à padronização.

e) ao método de produção artesanal.

Gabarito: B

O modelo toyotista se caracteriza pela produção diversificada conforme as demandas do mercado no momento que o mercado exige, a chamada produção just in time.

11. (UFTM-adaptada) Leia os dois excertos.

Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, basean-do-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para re-alizar-lhe a segurança e a felicidade.

(Declaração de Independência dos EUA, www.direitoshumanos.usp.br.Adaptado.)

A Assembleia Nacional reconhece e declara, em presença e sob os auspícios do Ser Supremo, os direitos seguintes do homem e do cidadão:

I) Os homens nascem e permanecem livres e iguais perante a lei; as distinções sociais não podem ser fundadas senão sobre a utilidade comum.

II) A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.

III) O princípio fundamental de toda autonomia reside, essencialmente, na nação; nenhuma corporação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.

(Declaração dos direitos do homem e do cidadão, aprovada em 26 de agosto de 1789, pela Assembleia Constituinte francesa, www.direitoshumanos.usp.br. Adaptado.)

A leitura dos dois fragmentos apresentados permite concluir que

a) os trechos são contraditórios e apresentam concepções diferentes em relação à forma de governo e aos direitos do cidadão.

b) os ideais apresentados nos fragmentos ficaram restritos ao contexto que marcou o século XVIII e não chegaram a se propagar no mundo atual.

c) o ideal de democracia presente no trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos apro-ximava-se dos ideais políticos da França pré-revolucionária.

d) os dois excertos reconhecem um conjunto de direitos comuns aos seres humanos e fazem referência à participação dos cidadãos na vida política.

e) ambos os trechos defendem que a obediência aos poderes instituídos é um dever do cidadão e, por-tanto rejeitam a ideia de rebelião.

Gabarito: D

Os dois fragmentos são reveladores das ideias liberais iluministas presentes tanto na Independência das Treze Colônias como na Revolução Francesa. As ideologia liberal do século XVIII preconizava os direitos naturais do homem, conforme mostrado nos dois documentos apresentado.

12. Felizmente, a Revolução Francesa ainda está viva. Pois a Liberdade, a Igualdade, a Fraternidade, os va-lores da Razão e do Iluminismo – os valores que construíram a civilização moderna (...). É, portanto, uma boa coisa que, no ano de seu bicentenário (1989), tenhamos a ocasião de pensar novamente sobre os acontecimentos históricos que há dois séculos transformaram o mundo. Para melhor.

(Hobsbawm, Eric. Ecos da Marselhesa: Dois séculos reveem a Revolução Francesa. São Paulo: Companhia da Letras, 1996. p. 127. In: Marques, Adhemar. Pelos caminhos da história. Ensino médio. Curitiba: Positivo, 2006. p. 254.)

Na visão do autor do texto, um dos mais conceituados historiadores de nosso tempo, a “Revolução Fran-cesa ainda está viva”.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 7

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

Analise as imagens abaixo, relacionadas a fatos recentes de grande repercussão nacional ou internacio-nal, e assinale aquela que melhor expressa que os ideais da Revolução Francesa ainda estão vivos:

a) d)

INVASÃO DA CRIMÉIA POR TROPAS RUSSAS - 2014

ENCONTRO ENTRE O PAPA FRANCISCO

E A PRESIDENTE DILMA ROUSSEF – BRASIL/2013

b) e)

RADICAIS RELIGIOSOS

ISLÂMICOS – SÍRIA/2014

c) MANIFESTAÇÃO CONTRA A FALTA DE ÉTICA

NA POLITICA – BRASIL/2013

MANIFESTAÇÃO NEONAZISTA EM ESTÁDIO

DE FUTEBOL – ÁUSTRIA/2014

Gabarito: E

É possível estabelecer relações de semelhança entre os atores sociais, que protagonizaram a revolução burguesa em questão, e os embates, que ainda permanecem presentes em nossa sociedade. As mani-festações realizadas no Brasil no ano passada contra a corrupção na política, contra os elevados gastos governamentais com a copa do mundo e contra a péssima qualidade dos serviços públicos prestados no país mostram, como nos dias da Revolução francesa, a disposição de cidadãos lutarem diretamente por avanços em seus direitos sociais e políticos.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 8

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

13. (DARWIN-2014)

Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo e assinale a alternativa correta.

a) Na imagem o pintor apresenta os homens do campo em ação com seus instrumentos de ofício.

b) A ação retratada na obra destaca o triunfo da Revolução socialista na França, iniciada com a tomada da Bastilha.

c) O quadro promove a exaltação do ideário de liberdade que marcou a sociedade francesa do Antigo Regime.

d) A Liberdade, figura feminina em destaque, alude às ideias liberais da burguesia, presentes na Revolu-ção Francesa.

e) A bandeira tricolor mostrada na tela pode ser associada aos ideais aristocráticos na defesa da igual-dade jurídica entre os três estados.

Gabarito: D

A revolução Francesa foi uma clássica revolução liberal burguesa e consolidou o triunfo sobre o absolu-tismo real. A pintura relembra o ideário da Revolução Francesa, em especial na bandeira tricolor nas mãos da Liberdade.

14. O renomado historiador inglês Erick Hobsbawn definiu o último quarto do século XVIII como a Era das Revoluções. De fato, uma onda de choque sacudiu as estruturas econômicas e políticas do mundo oci-dental, assinalando o fim da Idade Moderna. Na mesma época em que a Revolução Industrial transformou o sistema produtivo e consolidou o capitalismo, as 13 colônias inglesas da costa leste da América do Nor-te deflagraram o primeiro movimento anticolonial bem sucedido do continente americano e a Revolução Francesa soterrava a mais sólida monarquia absolutista da Europa Ocidental. Decididamente, os dias do Antigo Regime estavam contados.

Os eventos acima mencionados inserem-se em um quadro geral de transformações ocorridas no mundo ocidental, que tiveram como resultado

a) o estabelecimento de uma nova sociedade, baseada na igualdade social e no direito de voto univer-sal.

b) o reforço da religião como fator de coesão social, fato que fortaleceu a influência da Igreja Católica.

c) a afirmação de uma nova estrutura social e econômica, caracterizada pelo predomínio dos valores burgueses.

d) o crescimento dos ideais nacionalistas que estruturam os Estados Nacionais do mundo ocidental atu-al.

e) grandes conflitos militares entre as potências industrializadas europeias, disputando áreas coloniais na África.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 9

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

Gabarito: C

As revoluções industrial, americana e francesa, fazem parte do processo que consolidou as bases da or-dem burguesa, inserida no contexto de afirmação do sistema capitalista.

15. (DARWIN-2013) Leia os textos seguintes.

Texto I.

As mães, as filhas, as irmãs, representantes da Nação pedem ser constituídas em Assembleia Nacional. Considerando que a ignorância, o esquecimento ou o menosprezo dos direitos da mulher são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção do governo, resolvemos expor, numa declaração solene, os direitos naturais, inalteráveis e sagrados da mulher. Em consequência, o sexo superior em beleza, como em coragem nos sofrimentos maternais, reconhece e declara, em presença e sob os auspícios do

Ser Supremo, os seguintes direitos da mulher e da cidadã.

Art. 1 - A mulher nasce livre e permanece igual ao homem em direitos. As distinções sociais não podem ser fundadas, senão, sobre a utilidade comum.

Art. 2 - A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis da mulher e do homem. Estes direitos são: a liberdade, a prosperidade, a segurança e, sobretudo, a resis-tência à opressão.

Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã. 1791. (adaptado)

Texto II

A Mulher e a Constituição Federal: Igualdade de Direitos

A Constituição da República Federativa do Brasil é uma das mais avançadas do mundo no que diz res-peito aos direito civis e sociais. O Capítulo I do Título II trata dos Direitos e Deveres Individuais e Coleti-vos, tendo o seu artigo 5º, 77 incisos detalhando todos eles.

Os direitos individuais também são chamados de direitos humanos, direitos das pessoas, direitos de mu-lheres e homens. Seus fundamentos estão no direito natural e em certas liberdades essenciais à perso-nalidade e a dignidade da pessoa humana. Com os direitos fundamentais nossa Constituição proclama que a sociedade e o Estado existem para o bem-estar da pessoa humana.

O artigo 5º diz:

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I) homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; isto significa igualdade de direitos

http://www.ufrgs.br/nucleomulher/direitos.php - Acesso em 15/05/2013

Partindo da leitura dos textos apresentados e de seus conhecimentos sobre o tema abordado, está correto afirmar que

a) o documento proposto durante a Revolução Francesa (texto I) garantiu às mulheres na França a plena igualdade de direitos aos homens, já no século XVIII.

b) a declaração francesa reconhece a fragilidade feminina, devendo a Constituição garantir ações legais e afirmativas de proteção às mulheres.

c) a participação das mulheres francesas no processo revolucionário contribuiu para difundir reivindica-ções visando ampliar os direitos de cidadania e abolir as diferenças de gênero.

d) a Constituição brasileira garante a igualdade de gêneros, fato que por si só elimina qualquer discrimi-nação às mulheres no Brasil.

e) tanto na França no século XVIII, como no Brasil contemporâneo, as mulheres estavam e estão enga-jadas na luta política garantindo maioria das mesmas nas funções de governo.

Gabarito: C

A participação das mulheres na Revolução Francesa foi importante e levou as mesmas a reivindicarem direitos legais conforme mostrado da Declaração do texto I.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 10

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

16.

A seca no Nordeste é sempre sinal de sofrimento para o sertanejo. Mas a falta de chuva também movi-menta o meio político e o comércio das cidades atingidas pela estiagem. A chamada “indústria da seca” fa-tura alto com a falta de alimentos para os animais e de água para os moradores.

https://almanaque.abril.com.br/materia/vidas-secas

Para a caracterização da prática política historicamente ocorrida no Nordeste brasileiro, utiliza-se com fre-quência a expressão Indústria da Seca. A seguir, a alternativa que expressa corretamente sua utilização:

a) Estratégia de políticos que se beneficiavam indevidamente de vantagens oferecidas pelo governo fe-deral em função da seca.

b) Monitoramento para contornar o regime de chuvas, já que a seca é um fenômeno natural periódico que pode ser controlado.

c) Implantação de técnicas próprias para regiões com escassez hídrica ou projetos de irrigação e açu-des, além de outras alternativas.

d) Expressão frequentemente utilizada como referência para descrever um tipo de empreendimento agrícola no sertão nordestino.

e) Agricultores que se organizam para receber recursos do governo e investirem em projetos contra a seca em propriedades particulares.

Gabarito: A

O termo Indústria da Seca refere-se a falta de vontade política de resolver o problema da seca e o uso de dinheiro público pelos políticos em benefício próprio.

17. O climograma é uma ferramenta clássica de representação do clima que permite uma compreensão mais fácil do perfil climático de determinada região. Através do climograma pode se representar graficamente as variações de temperatura e precipitações durante um determinado período de tempo.

A análise de um climograma é feita sempre comparando a taxa de precipitação e a temperatura, portanto, a interpretação dos gráficos mostra que

a) na localidade A as chuvas são mais intensas que na localidade B, mas a variação de temperatura é semelhante entre eles.

b) os dois gráficos representam regiões distintas, com duas estações bem definidas na localidade A e maior amplitude térmica na localidade B, ao longo do ano.

c) a localidade B apresenta as chuvas bem distribuídas ao longo do ano e uma amplitude térmica menor que a localidade A.

d) a localidade A representa um clima quente e úmido e a localidade B representa um clima frio e seco, típico do sul do Brasil.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 11

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

e) a localidade A apresenta as chuvas concentradas nos meses de verão e a localidade B a chuvas se concentram nos meses de inverno.

Gabarito: B

A localidade A mostra o climograma do clima tropical semiúmido, que apresenta verão chuvoso e inverno seco, duas estações bem definidas. A localidade B mostra o climograma do clima subtropical que apre-senta grande queda de temperatura durante o inverno, indicando a maior amplitude térmica dos climas brasileiros.

18.

A falta que a água faz Pior seca em 50 anos no sertão nordestino tem suas causas em fatores climáticos com dinâmica plane-tária.

Giovana Moraes Suzin e Multi/SP

A escassez de chuva tem origem em luga-res distantes e é provocada principalmen-te por mecanismos de circulação de ven-tos. O resultado de tais fenômenos, ao longo de séculos, foi a formação de uma região com clima semiárido, de baixo índi-ce pluviométrico anual (pouca chuva), com predominância da vegetação da caatinga, solo raso e pedregoso e temperaturas ele-vadas em grande parte do ano.

O clima do sertão nordestino apresenta características incomparáveis a outros ti-pos climáticos brasileiros.

Assinale a afirmativa que explica, de acor-do com o texto, as condições do clima.

Fonte: Almanaque Abril, 2014

a) No início do ano é mais comum as chuvas ocorrerem, mas, normalmente são escassas e irregulares, deixando o clima seco a maior parte do ano.

b) A situação de emergência ocorre em municípios do sertão e da região litorânea, onde é comum um longo período de seca típico do clima semiárido.

c) A chuva ocorre apenas no inverno, nos poucos meses em que é normal haver precipitação no semiá-rido do sertão nordestino.

d) O sertão nordestino faz parte de programas do governo federal que financiam obras e resolvem o problema da seca na maioria dos municípios da região.

e) O interior do sertão não teve chuva até o mês de junho, mas é bem provável que a região saia da es-tiagem no inverno, época tradicional das chuvas do semiárido.

Gabarito: A

O texto explica as características do clima semiárido do sertão nordestino e a alternativa A é a única que está de acordo com o enunciado, apontando a principal condição desse clima: chuvas escassas e irregu-lares.

19.

Friagem causa recorde de frio no Norte terça-feira, 8 de julho de 2014

Voltou a esfriar em Rio Branco e em muitas áreas do Acre desde a tarde de segunda-feira, dia 7, quando o ar polar entrou no Estado provocando a friagem. Este fenômeno é caracterizado pela forte queda da tem-peratura, mas causado justamente pela passagem do ar polar e não por causa de alguma outra situação como um dia chuvoso.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 12

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

De acordo com a afirmação acima e seus conhecimentos, podemos considerar a resposta sobre o fenô-meno da friagem:

a) Errada, pois, a massa polar atlântica (mPa) não consegue chegar até o norte do país porque perde

suas características de umidade e temperatura antes.

b) Certa, porque a região da Amazônia ocidental é litorânea e recebe a influencia das massas de ar que

se formam no oceano atlântico equatorial.

c) Errada, pois, a região Amazônica, de clima equatorial, tem temperaturas elevadas o ano todo e baixa

amplitude térmica.

d) Certa, porque a friagem ocorre quando a massa polar atlântica (mPa), em um de seus ramos, atinge a

região e provoca queda de temperatura.

e) Errada, já que esse fenômeno é provocado pela massa equatorial continental (mEc), formada pela

evapotranspiração da floresta amazônica.

Gabarito: D

A alternativa justifica corretamente o fenômeno da friagem que atingiu a Amazônia ocidental, quando a massa polar atlântica consegue por um dos seus caminhos atingir a região.

20. A frente fria que chegou ao estado de São Paulo nessa quarta-feira dia 25/06/2014, conseguiu avançar para o Sul de Minas Ge-rais e, ainda na noite de ontem, provocou chuva nessa região e também no Triângulo Mineiro e na Zona da Mata. A frente fria que avançou para Minas se desloca lentamente para o oceano e não irá atingir o centro-norte do estado. Em Belo Horizonte, ainda pode chover entre hoje e amanhã, mas a chuva deve ser pouco expressiva.

As informações do texto e a imagem de satélite mostram uma si-tuação seguida pela massa de ar polar durante o caminho percor-rido, que está representado na alternativa a seguir.

a) A massa polar atlântica avança pelo litoral e ao entrar em contato com a massa tropical atlântica, quente e úmida, provoca chuvas frontais.

b) O contato da massa polar atlântica com a massa tropical continental ocasiona uma zona de estabili-dade, consequência do ar quente e seco.

c) Nessa estação do ano, atuam com mais intensidade a massa equatorial atlântica e a tropical atlântica, que penetram pelo território brasileiro.

d) A massa polar atlântica avança pelo Brasil central, uma área de relevo baixo, e chega a atingir o norte do país com queda brusca de temperatura.

e) A massa polar atlântica segue da direção nordeste para o sudoeste e chega a atingir o litoral do Nor-deste, provocando chuvas em toda a região.

Gabarito: A

A massa polar atlântica quando avança pelo litoral, como mostra a figura, e entra em contato com a mas-sa tropical atlântica, ocasiona chuvas frontais na região, devido a diferença de temperatura entre elas, uma quente e outra fria.

21. Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a projeção da tábua de mortalidade para 2012 resultou em uma expectativa de vida de 74,6 anos no Brasil para ambos os sexos, um acréscimo de cinco meses e 12 dias em relação ao valor estimado para o ano de 2011 (74,1 anos). Mesmo que ligeiro, o aumento da esperança de vida afeta o bolso dos brasileiros. Quando a expec-tativa de vida aumenta, maior é o desconto do fator previdenciário nas aposentadorias, ou seja, menor é o valor do benefício.

A partir dos dados apresentados no fragmento, pode-se afirmar que:

a) O aumento da porcentagem de idosos no país pressiona o sistema Previdenciário, demandando sua reforma para evitar o estrangulamento.

b) O maior número de idosos no Brasil consolida novos conceitos e estruturas para atender a alteração da composição étnica da população.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 13

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

c) A semelhança demográfica com os países europeus revela a entrada do Brasil no grupo dos países centrais.

d) A estrutura etária atual sinaliza a posição na transição demográfica, garantindo a condição de desen-volvimento econômico.

e) A política de controle rigoroso de natalidade e o estreitamento da pirâmide etária brasileira é resultado da queda da taxa de natalidade.

Gabarito: A

A alternativa está de acordo com o texto sobre a consequência do aumento da expectativa de vida que impacta os gastos do governo com a Previdência devido a tendência do envelhecimento da população brasileira.

22. Os fenômenos da maritimidade e continentalidade estão relacionados com a interferência da proximidade ou distância de um determinado local com relação às grandes quantidades de água, tais como os ocea-nos ou mares. As grandes massas de água possuem a característica de reter o calor dos raios solares por mais tempo do que o solo, assim como, também, possuem a característica de resfriar mais lentamente.

Assinale a alternativa que explica a influência da continentalidade e/ou maritimidade sobre as condições de temperatura de uma região.

a) Em áreas que sofrem influência da continentalidade, ocorre pequena amplitude térmica durante o dia.

b) Em áreas que sofrem influência da maritimidade, há maior variação de temperatura durante o dia.

c) As correntes marítimas quentes, próximas ao litoral, influenciam diretamente o clima com a formação de desertos.

d) No litoral, a amplitude térmica diária é menor do que no interior dos continentes, devido o efeito da maritimidade.

e) O calor específico da água é menor do que o da terra, pois a água possui baixa capacidade de reten-ção do calor.

Gabarito: D

A alternativa apresenta uma explicação correta do efeito da maritimidade sobre a variação da temperatu-ra no clima de uma região.

23. Sobre o fator climático em questão, que influencia nas condições de temperatura de um determinado lu-gar, assinale o que for correto.

a) A longitude é um fator preponderante na influência das condições climáticas ao redor do globo, princi-palmente na temperatura, muito mais do que a lati-tude.

b) A pressão atmosférica influencia na amplitude térmica, sendo ela maior quanto mais alto esteja um determinado lugar, à mesma latitude de outro mais próximo do mar.

c) A cobertura vegetal e a urbanização são fatores que influenciam na temperatura do ar atmosférico e em outros elementos climáticos.

d) A altitude influencia na temperatura do ar atmosfé-rico, sendo que os locais de maior altitude apre-sentam temperaturas em média mais baixas em relação aos de menor altitude ao nível do mar.

e) As diferentes altitudes influenciam nas condições de temperatura e umidade de determinados luga-res ou regiões, independentes da latitude que se encontram.

Gabarito: D

A alternativa explica corretamente o efeito da pressão atmosférica na altitude, influenciando na tempera-tura. Quanto maior a altitude menor a pressão atmosférica e menor é a concentração do calor.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 14

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

24. O Brasil passa por um momento de profundas mudanças na sua estrutura populacional.

Fonte: IBGE, 2010

Compreender a dinâmica da população é um caminho para elaboração de políticas públicas demográficas e econômicas para melhoria da população. Logo, a pirâmide em foco nos leva à reflexão de que

a) o estreitamento na base revela o aumento da quantidade de jovens (0 a 19 anos) no conjunto da po-pulação, devido às quedas nas taxas de mortalidade e aumento na expectativa de vida.

b) a grande taxa de fecundidade deu-se a partir da década de 1960. Os diversos métodos anticoncepti-vos e o elevado custo para criação de filhos tem-se tornado um fator econômico incentivador.

c) o alargamento no topo mostra, por sua vez, o aumento da população adulta (60 anos ou mais), con-sequência de menor taxa de mortalidade e do aumento da expectativa de vida.

d) o aumento da longevidade dos brasileiros acentuou um novo olhar sobre o mercado de consumo da popu-lação idosa: academias de ginástica, atividades recreativas, cursos de língua e o setor de turismo.

e) a pirâmide etária comprova as tendências de crescimento porcentual dos jovens devido à queda da taxa de natalidade.

Gabarito: D

A alternativa está de acordo com o enunciado sobre a tendência de novas políticas públicas e econômi-cas com o aumento da população idosa, incentivando o mercado de investir na área do turismo e outras atividades.

25.

As cidades de Primeiro Mundo estão agora enfrentando o que podemos chamar de marginalidade avança-da, isto é, novas formas de exclusão social e de marginalização que surgiram – ou intensificaram-se – na cidade pós-fordista como resultado não do atraso, mas das transformações desiguais e desarticuladas dos setores mais avançados das sociedades e economias ocidentais, à medida que estas repercutem nos ex-tratos mais baixos da classe trabalhadora e nas categorias etnoraciais dominadas, bem como nos territó-rios que estas ocupam na metrópole dividida.

(Novas formas de exclusão social? Reflexões sobre o digital divide. Rainer Randolph e Mário Hélio Trindade de Lima)

Essas novas formas de exclusão, típicas das grandes cidades, podem ser identificadas, principalmente, por

a) inserção precária no mercado de trabalho, violência urbana, segregação socioespacial. b) baixos níveis de renda, precária escolarização e elevadas taxas de migração campo-cidade. c) reduzidos graus de consumo, limitada oferta de bens culturais e desestruturação do emprego formal. d) elevação das taxas de mortalidade, evasão de pessoal qualificado e redução da desigualdade. e) ingresso da mulher no mercado de trabalho, redução da renda da classe média, segregação racial.

Gabarito: A

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 15

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

Em investigações recentes do acesso diferenciado a diversos segmentos e/ou classes sociais às novas tecnologias de informação e comunicação vem sendo estudada com referência a diferentes escalas, em relação a três elementos principais: levanta-se e compara-se o acesso à telefonia; ao uso do computador e à Internet por parte de determinados grupos da população, mostrando novas formas de exclusão de-terminadas pela mercado de trabalho, violência urbana e segregação socioespacial.

26.

Aumenta participação de mulheres no mercado de trabalho, constata IBGE

A participação das mulheres no grupo de pessoas ocupadas nas 5,2 milhões de empresas e outras orga-nizações formais ativas no país registrou alta de 3,2% entre 2011 e 2012 – crescimento de 1,5 ponto per-centual em relação ao aumento da participação dos homens no período (1,7%). Além disso, a participação feminina na variação de pessoal ocupado assalariado, de um ano para outro, foi pela primeira vez superior à presença masculina. Enquanto os homens somaram 41,5% (438,9 mil pessoas), as mulheres, 58,5% (619,8 mil pessoas).

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-05/aumenta-participacao-das-mulheres-no-mercado-de-trabalho-contata-ibge

Sobre a entrada das mulheres brasileiras no mercado de trabalho, pode-se afirmar:

a) As mulheres de classe média, principais responsáveis pela elevação da taxa de ingresso da mulher no mercado de trabalho, estão satisfeitas com o papel tradicional da mulher, restrito ao âmbito domés-tico.

b) A entrada das mulheres no mercado de trabalho é causada pela alta taxa de desemprego entre a po-pulação feminina, crescentemente relegada a trabalhos precários e de baixa remuneração.

c) O grau de escolaridade das mulheres chefes de família tende a ser maior do que o das mulheres ocu-padas em geral, o que facilita seu ingresso no mercado de trabalho.

d) A mudança no padrão de atividade feminina, relacionada não apenas a aspectos econômicos mas também demográficos e socioculturais, entre eles a queda da fecundidade, contribui para o ingresso da mulher no mercado.

e) As mulheres chefes de família, atualmente empregadas, enfrentam uma jornada de trabalho menor, pois precisam reservar parte do seu tempo para as atividades domésticas.

Gabarito: D

A alternativa justifica corretamente a entrada da mulher no mercado de trabalho, exemplificando com a mudança no padrão de atividade e nos aspectos econômicos e demográficos refletido pela queda da fe-cundidade.

27.

Vitória tem 4º melhor IDH Municipal do Brasil, segundo estudo

Entre os 5.565 municípios do Brasil, Vitória aparece com o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Hu-mano Municipal (IDHM), segundo apontou uma pesquisa do 'Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2012, divulgada nesta segunda-feira (29), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). De acordo com a publicação, a cidade aparece atrás de São Caetano do Sul, Águas de São Pedro e Florianópolis, respectivamente. A capital capixaba também é um dos cinco municípios brasileiros com índice 'muito alto' de desenvolvimento em educação.

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/07/vitoria-tem-4-melhor-idh-municipal-do-brasil-segundo-estudo.html

Pode-se concluir que

a) a cidade de Vitória , por contar com a melhor qualidade nos serviços de saúde do país e de sanea-mento ambiental, ampliou a expectativa de vida de seus habitantes.

b) Vitória apresenta índice alto de anos de escolaridade igual à dos outros seis municípios da região me-tropolitana.

c) Vitória, apesar de ter o rendimento nacional bruto elevado, não investe no setor educacional e na sa-úde de sua população.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 16

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

d) a cidade de Vitória, por estar em crise econômica, apresenta os índices de renda, educação e saúde inferiores a média do Brasil.

e) Vitória está entre os cinco municípios brasileiros com índice 'muito alto' de desenvolvimento em edu-cação, um dos principais indicadores do IDH.

Gabarito: E

De acordo com o texto, Vitória confirma sua posição no IDH municipal do Brasil e apresenta a educação como um dos principais indicadores.

28. A figura abaixo está retratando a (o):

a) Chuva ácida. b) Chuva orográfica. c) Furacão Katrina. d) Chuva frontal. e) Chuva convectiva.

Gabarito: D

O esquema da figura representa a chuva frontal, quando duas massas de ar uma quente e outra fria se encontram e formam esse tipo de chuva.

29.

Dobra o volume de chuva no Espírito Santo nos próximos três dias

Previsão de 20/12/2013

Os capixabas devem enfrentar mais chuvas fortes ao longo de todo o fim de semana que antecede o Na-tal. Segundo o Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a quantidade de chuva esperada para sábado, domingo e segunda-feira, representa o dobro do que já atingiu a Grande Vi-tória e o norte do Estado, nos últimos três dias. São esperados até 470 milímetros em território capixaba nas próximas 72 horas.

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/12/noticias/cidades/1472976-dobra-o-volume-de-chuva-no-espirito-santo-nos-proximos-tres-dias.html

Nesse sentido, assinale a alternativa que confirma a previsão do tempo da reportagem:

a) Os elementos do clima (temperatura, umidade e pressão atmosférica) apresentam diferenciações es-paciais devido à influência dos fatores geográficos (latitude, longitude, altitude e maritimidade).

b) Os climas da Terra são definidos tanto por fatores astronômicos quanto por fatores estáticos, como as mudanças climáticas globais, que atingiram o estado do Espírito Santo nas últimas décadas.

c) A circulação atmosférica da Terra é definida pela atuação das massas de ar, cuja dinâmica é contro-lada pela massa polar atlântica que atinge o litoral do Espírito Santo com frequência nos meses de dezembro e janeiro.

d) No estado do Espírito Santo, ocorrem os menores contrastes térmicos e pluviométricos, haja vista o predomínio do clima equatorial com elevadas temperaturas e pluviosidade abundante e bem distribuí-da durante o ano.

e) Os climas do Brasil apresentam aspectos de tropicalidade expressos nas variações pluviométricas en-tre as estações do ano, notadamente no Espirito Santo as chuvas tendem a se concentrarem na esta-ção de verão.

Gabarito: E

As chuvas no Espírito Santo nessa época do ano de dezembro, são controladas pela atuação da massa tropical atlântica que traz umidade do oceano para o estado.

Frente Fria

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 17

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

30.

A repressão chega ao rolezinho

A violência no Brasil é alarmante, causa apreensão social e vitima principalmente a juventude

Em 7 de dezembro de 2013, cerca de 6 mil adolescentes e jovens tomaram os corredores do Shopping Metrô Itaquera, na zona leste de São Paulo, correndo nas escadas rolantes, cantando músicas e fazendo bagunça. Lojas fecharam com medo de furtos, a administração do shopping chamou a polí-cia e acabou fechando as portas uma hora e meia antes do horário. Assim o rolezinho, que já existia antes, debutou no noticiário, e uma das razões foi sua impressionante dimen-são: 6 mil jovens reunidos é praticamente uma “rave” no shopping. Nos fins de semana seguintes, os rolezinhos con-tinuaram a ser marcados por meio de redes sociais e volta-ram a acontecer em shoppings de outras regiões da capital, e se estenderam para mais cidades.

Os rolezinhos causaram apreensão, principalmente em razão da violência social no Brasil, que é elevada, crescente e envolve os jovens. Para os defensores que acreditam nas manifestações de jovens como di-reito de expressão, o rolezinho significou

a) uma invasão de um lugar considerado seguro por jovens “desencaminhados” cujo objetivo seria tumul-tuar, furtar e depredar.

b) uma juventude excluída das áreas periféricas da cidade, buscando inclusão social, indo ao shopping para se afirmar como parte da sociedade de consumo.

c) simplesmente um “rolê”: um encontro para fazer amigos, conhecer ao vivo pessoas com quem se re-lacionam pelas mídias sociais sem provocar tumultos.

d) uma invasão de um espaço privado impedido de funcionar por manifestações que agridem pessoas e depredam o patrimônio dos shoppings.

e) uma reação natural dos administradores dos shoppings, chamando a polícia para impedir os rolezi-nhos, com o argumento de que havia perigo de furtos e baderna.

Gabarito: B

A alternativa justifica a posição dos que consideram o rolezinho uma manifestação dos jovens que bus-cam se afirmar na sociedade, uma posição defensora de lutas sociais contra a exclusão.

31. Sobre a aprovação do Marco Civil da Internet, leia:

Dilma: Marco Civil da Internet foi saudado como exemplo para o mundo

A presidenta Dilma Rousseff voltou a comemorar hoje (28/04/2014) a aprovação do Marco Civil da Internet, sancionado por ela na semana passada. Segundo ela, o Brasil tem agora um instrumento efetivo para garantir a liberdade de expressão, o respeito à privacidade das pessoas e das empresas e aos direitos humanos na in-ternet.

A presidenta também comemorou a aprovação do prin-cípio da neutralidade na nova lei.

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-04/

Assinale a alternativa que melhor descreve o significado do princípio da neutralidade, descrita no Marco Civil da Internet.

a) O princípio da neutralidade refere-se ao sigilo das comunicações dos usuários da internet, que não pode mais ser violado. Fica estabelecido também que os provedores de acesso à internet serão obri-gados a guardar os registros das horas de acesso e do fim da conexão dos usuários pelo prazo de seis meses.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 18

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

b) O princípio da neutralidade refere-se ao armazenamento de dados, que por meio de decreto judicial, tanto empresas que oferecem conexão quanto sites (como Google e Facebook) que armazenam e ge-renciam dados no Brasil terão que respeitar a legislação brasileira.

c) O princípio da neutralidade estabelece que o provedor de internet tem que oferecer uma internet sem limitar serviços que possam ser acessados pelos usuários. A neutralidade impede que provedores de conexão privilegiem o acesso a determinados sites e serviços em razão de acordos econômicos. Es-tas empresas não poderão oferecer planos de acesso que permitam aos usuários utilizar somente e-mail, redes sociais ou vídeos.

d) O princípio da neutralidade refere-se ao fato de os provedores de conexão à web e aplicações na in-ternet não serem mais responsabilizados pelo uso que os internautas fizerem da rede. Conteúdos pu-blicados pelos usuários só serão retirados, obrigatoriamente, após ordem judicial.

e) O princípio da neutralidade refere-se à proibição das empresas de acesso de "espiar" o conteúdo das informações trocadas pelos usuários na rede. Há interesse em fazer isso com fins comerciais, como para publicidade, nos moldes do que já fazem o Facebook e Google.

Gabarito: C

O Princípio da Neutralidade é essencial para a regulação democrática da internet, por permitir condições igualitárias de navegação e proibir a discriminação dos consumidores na rede. O conceito define o trata-mento da navegação dos usuários na internet pelas operadoras de telecomunicações. A neutralidade é o princípio que determina que todos sejam tratados com igualdade, sem que haja benefício para uns e não para outros na hora de navegar ou que haja limitação para clientes específicos. Uma internet neutra, as operadoras de telecomunicações não podem fazer distinção de tráfego com base em interesses comerci-ais, nem privilegiar a transferência de determinados pacotes de dados em detrimento de outros.

32.

Homenagem a Simón Bolívar

Em comemoração aos 230 anos de nascimento de Simón Bo-lívar, comemorados no dia 24/07/2013 na Venezuela, a As-sessoria Internacional do GDF participou de cerimônia reali-zada no Medalhão a Bolívar, na Praça dos Próceres, na capi-tal do país.

Ao lado do busto em homenagem ao ícone venezuelano, o embaixador Sevilla Borja, destacou sua importância para a história latino-americana.

Disponível em: http://www.internacional.df.gov.br/noticias/item/2061-homenagem-a-sim%C3%B3n-bol%C3%ADvar.html

Assinale a alternativa que melhor retrata a importância de Simón Bolívar para a Venezuela, justificando assim tantas homenagens, como descrito na reportagem.

a) Bolívar lutou para criar uma união com a Santa Aliança na Europa com os países latinos, como forma de fortalecer a autonomia dos países recém-libertados na América.

b) A participação de Bolívar foi fundamental para a consolidação da independência dos países andinos e principalmente da Venezuela do domínio espanhol.

c) Bolívar efetivou a independência econômica da Venezuela mantendo, porém, o vínculo colonial com a Espanha.

d) Bolívar executou ações diplomáticas de negociações pela independência da América espanhola, a fim de manter a Venezuela livre do domínio da Colômbia.

e) O objetivo principal de Bolívar era de fragmentar os países libertados da Espanha para melhor asse-gurar suas independências.

Gabarito: B

O projeto de Simón Bolívar para a América Espanhola visava à independência política, dos países andi-nos e da Grande Colômbia, da qual a Venezuela fazia parte, que estavam sob o domínio espanhol. A uni-ficação política, proposta por Bolívar, tinha o objetivo de formar uma poderosa nação, forte o bastante pa-ra comandar politicamente o continente, sem sofrer influência da Europa.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 19

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

33.

O Brasil é o décimo maior consumidor mundial de energia elétrica, segundo dados da Agência Internacio-nal de Energia (AIE), com sede em Paris. Desde 2001, o consumo de eletricidade no país aumentou quase 38%, acima da média mundial, que foi de 30% no período.

Apesar de significativo, o crescimento do consumo de eletricidade no Brasil ficou bem abaixo das taxas re-gistradas pela China e pela Índia entre 2001 e 2009 (último dado disponível). Nesses dois países, o au-mento foi, respectivamente, de 153% e de 64%, de acordo com a AIE. Os Estados Unidos, a China, a Uni-ão Europeia e a Índia representam mais de 60% do consumo mundial de eletricidade.

O crescente aumento do consumo de energia é uma grande preocupação mundial. Disponível em:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120331_brasil_ranking_consumo_energia_df_rw.shtml

No gráfico encontram-se dados sobre o Consumo Energético Mundial, referente ao ano de 2001.

Disponível em: www.iea.org.br

Sobre a exploração e utilização dos recursos energéticos na atualidade pode-se afirmar que:

a) Apesar de o petróleo ocupar posição de destaque em termos de consumo e exploração, o gráfico em análise indica o crescimento do consumo da eletricidade proveniente das hidrelétricas.

b) Nos dias de hoje, os recursos menos utilizados estão distribuídos de maneira homogênea pelo mun-do, tais como o carvão e petróleo, sendo assim o aumento do uso do consumo energético no mundo não é problemático.

c) As grandes reservas de combustíveis fósseis estão concentradas em estruturas geológicas recentes, por isso o seu uso é predominante, principalmente em países como os Estados Unidos, a China, a União Europeia e a Índia, que representam mais de 60% do consumo mundial de eletricidade.

d) Os recursos energéticos mais usados nos dias de hoje estão distribuídos de forma desigual pelo mundo e os custos para sua obtenção também são diferenciados, justificando assim, a problemática do aumento do consumo energético mundial, verificado nos últimos anos.

e) A variedade na utilização de diferentes tipos de energia indica os custos extremamente reduzidos em relação às suas obtenções, fato que justifica o aumento do consumo de eletricidade no Brasil, que aumentou 38%, acima da média mundial, que foi de 30% no período em 2001.

Gabarito: D

Os recursos enegéticos da Terra não são infinitos, diz-se que não são renováveis, pois a sua formação, no decorrer de uma história geologica, foi tão lenta que não tem comparação possível com o ritmo em que estão a ser explorados e consumidos. Cerca de 80% da energia consumida em 1985 foi obtida a par-tir do petróleo, carvão e gás natural.

Mas a sua distruição e utilização, são muito desiguais no mundo. O uso dos recursos enegéticos reflete a evolução técnica (desde a máquina a vapor ao microcircuito), assim como o crescimento da população humana.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 20

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

34. O governo brasileiro aprovou no mês de abril de 2014, o Marco Civil da Internet, sobre este tema e a importância da Internet, analise as informações I & II:

Informação I

O Marco Civil considera a internet uma ferramenta fundamental para a liberda-de de expressão e diz que ela deve ajudar o brasileiro a se comunicar e se manifestar, nos termos da Constituição.

O texto chega a apontar que "o acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania". A administração federal, estadual e municipal terão uma série de determinações a cumprir. Entre eles, estabelecer “mecanismos de governança multiparticipativa, transparente, colaborativa e democrática, com a participação

do governo, do setor empresarial, da sociedade civil e da comunidade acadêmica”. Os governos serão obrigados a estimular a expansão e o uso da rede, ensinando as pessoas a mexer com a tecnologia para “reduzir as desigualdades” e “fomentar a produção e circulação de conteúdo nacional”.

Disponível em: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/41053/41053 e Ibmecrj 2013/com adaptações.

Informação II

A integração econômica global é facilitada pelo uso das mesmas técnicas, contudo, integrar não significa incluir a todos.

Disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/

Com base nas informações I & II e em seus conhecimentos, escolha a alternativa que melhor explica a afirmativa apresentada.

a) Ao mesmo tempo em que a Internet facilita o processo de integração econômica global, é também responsável pela chamada exclusão digital, pois acentua a distância entre os usuários e aqueles que já viviam em situação de marginalidade econômica e social, por isso agora um dos objetivos do Go-verno Federal é estimular a expansão e o uso da internet no Brasil.

b) A era da informação e da revolução científica não prioriza a qualificação da mão de obra e a incorpo-ração de novas habilidades, reconhecendo assim no Marco Civil da Internet, as muitas restrições para o uso da rede mundial de computadores no Brasil.

c) A velocidade da informação é o benefício apresentado pela Internet para a globalização, pois reduz o espaço mundial a um espaço virtual, sem a necessidade de integrar a todos os internautas no Brasil, de acordo com o Marco Civil da Internet.

d) A internacionalização da rede e a incorporação de centenas de milhões de usuários por todo o planeta excluem as diferenças culturais e econômicas devido à mundialização dos padrões de consumo e do princípio da neutralidade, previsto no Marco Civil da Internet.

e) A Internet dinamizou e tornou imediatas as transações e negociações em escala mundial, evitando a exclusão digital pelas parcerias com empresas e investimentos em inovações tecnológicas, sendo ne-cessário assim a garantia da liberdade de expressão descrita no Marco Civil da Internet.

Gabarito: A

A internet faz parte do nosso cotidiano, isso é fato, seja para crianças, jovens, adultos ou até mesmo os idosos já se adaptaram a esse novo estilo de vida. Cada vez é mais comum o uso da internet, seja para o trabalho ou mesmo para distração, a grande maioria das pessoas já não podem mais se imaginar sem a internet.

Mas ao mesmo tempo, que este veículo, auxilia na integração econômica dos países, pode acelerar e ex-clusão digital, das pessoas mais pobres. Sendo assim, um dos objetivos do Marco Civil da Internet é au-mentar, estimular o uso da internet no Brasil, diminuindo assim a exclusão digital em nosso país.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 21

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

35. Leia a charge:

Charge da semana: Votação da lei geral da copa na câmara federal:

Disponível em: http://chicoalmir.blogspot.com.br/2012/03/charge-da-semana-votacao-da-lei-geral.html

Assinale a alternativa que melhor expressa as críticas geradas pelo item ilustrado na charge e aprovado na Lei Geral da Copa em 2012.

a) Com a venda de bebidas alcoólicas, nos estádios, a FIFA e o Brasil vão ganhar 25 milhões de dóla-res, anualmente, de agora até 2022 da maior fabricante de cerveja do mundo a AmBev-Budweiser, es-te dinheiro será investido na melhoria dos estádios.

b) Com a venda de bebidas alcoólicas, nos estádios de futebol, será difícil conter a violência das torcidas rivais e como também será difícil a realização da fiscalização da venda de álcool para menores de idade.

c) O Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, atrás dos Estados Unidos e da China, assim terá total apoio e controle da venda de bebidas nos estádios de futebol, por parte da FIFA e da AmBev-Budweiser.

d) Com a aprovação do tema mais polêmico da Lei Geral da Copa, que é a liberação de bebidas alcoóli-cas nos estádios de futebol, será permitido a venda de outras marcas de cerveja, não apenas as mar-cas ligadas a AmBev-Budweiser.

e) Com a Lei Geral da Copa, bares, restaurantes, lojas de conveniência e baladas, entre outros locais, poderão vender e oferecer bebidas alcoólicas a menores de idade, entrando em vigor 30 dias antes do evento.

Gabarito: B

A Justiça julgou procedente uma ação que pede a liberação da venda de bebida alcoólica nos estádios de fute-bol do Brasil, a Lei Geral da Copa, que liberou em caráter excepcional a venda de bebida alcoólica nos es-tádios, durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

A lei dispõe sobre autorização e a regulamentação da venda e do consumo de bebidas alcoólicas em di-as de jogos, tratando desde a habilitação do vendedor, tipos de recipientes autorizados e vedações como a venda dessas bebidas para menores de 18 anos de idade, mas na lei não fica claro, quais serão as ações que o governo e a FIFA, vão realizar durante o evento para evitar a violência entre as torcidas ri-vais, o que pode ser um problema para a realização deste evento.

36. Os trechos abaixo retratam o princípio basilar (arché) de vários filósofos. Leia com atenção.

“O ar originou tudo, pois é essencial para manter a vida e conseguimos percebê-lo pela respiração e pela brisa do vento”.

“Acreditava que tudo era constituído por uma substância primordial, neste caso, a água. Assim sendo, toda a vida teria se originado dela. Afirmava que o mundo teria evoluído da água por processos naturais”.

“O ser é único, imutável, infinito e imóvel. Não há como negar a existência de movimento, pois as coisas nascem e morrem, mudam de lugar e são múltiplas. Porém esse movimento existe apenas no mundo sen-sível, e a percepção pelos sentidos é ilusória”.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 22

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

Identifique os filósofos que defendiam cada teoria citada anteriormente e marque a alternativa que os re-presente respectivamente:

a) Anaxímenes, Tales de Mileto e Parmênides.

b) Heráclito, Parmênides e Tales de Mileto.

c) Anaxímenes, Anaximandro e Tales de Mileto.

d) Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.

e) Anaxímenes, Heráclito e Parmênides.

Gabarito: A

Resposta: Anaxímenes acreditava que o ar originou tudo; Tales de Mileto acreditava que a água era a

substancia primordial e Parmênides defendia que era o ser.

37.

“Não se pode pensar em nenhum homem que não seja filósofo, que não pense, precisamente porque pen-sar é próprio do homem como tal”.

(Antônio Gramsci)

O pensamento filosófico prevê:

a) A aceitação acrítica das explicações tradicionais relativas aos acontecimentos naturais.

b) A discussão crítica das ideias e posições, que podem ser modificadas ou reformuladas.

c) A busca por uma verdade mítica e inquestionável, que pudesse substituir a verdade imposta pela ra-zão.

d) A confiança na tradição e na “imposição religiosa” como fundamentos para o conhecimento.

e) A desconfiança na capacidade da razão em virtude da “proliferação de óticas” conflitantes entre si.

Gabarito: B.

Resposta: A filosofia surge quando o pensar torna-se objeto de reflexão. Reflectere (reflexão), em latim, significa fazer retroceder, voltar atrás. Refletir é retomar o próprio pensamento, pensar o já pensado, vol-tar para si mesmo e questionar o já conhecido.

38. Na célebre pintura “A Escola de Atenas”, o artista renascen-tista italiano Rafael Sanzio reuniu os principais nomes da Filo-sofia grega, tendo ao centro do quadro as figuras de Platão e Aristóteles. Na pintura, Platão aponta com sua mão para o al-to e Aristóteles aponta para baixo. Deste modo, com esses gestos, Rafael Sanzio estava ilustrando a distinção entre filo-sofia de Platão e filosofia de Aristóteles. Com base na ima-gem identifique nas alternativas a principal diferença entre a Filosofia de Platão e de Aristóteles.

(www.odiario.com. Acesso: 12/06).

a) Platão como filósofo empirista acreditava na experiência como forma de alcançar a verdade e Aristó-teles como filósofo racionalista acreditava na razão para alcançar a verdade.

b) Platão como filósofo dogmático acreditava nos dogmas como forma de alcançar a verdade e Aristóte-les como filósofo cético acreditava na dúvida para alcançar a verdade.

c) Platão como filósofo apriorista acreditava nos objetos como forma de alcançar a verdade e Aristóteles como filósofo do criticismo acreditava na crítica como forma de alcançar a verdade.

d) Platão como filósofo apoiava-se na reminiscência como forma de alcançar a verdade e Aristóteles como filósofo apoiava-se na indução para alcançar a verdade.

e) Platão como filósofo apoiava na ironia como forma de alcançar a verdade e Aristóteles como filósofo apoiava-se na maiêutica como forma de alcançara a verdade.

Gabarito: D

Resposta: A tela representa a contradição de pensamento entre Platão e Aristóteles. O primeiro acredita-va ser possível alcançar a verdade através da reminiscência, ou seja, retorno em pensamento para o mundo das ideias (por isso as mãos apontadas para cima). Já o segundo acreditava ser possível alcan-çar a verdade através da indução, partindo do particular (com o auxilio dos nossos sentidos, por isso a mão em direção ao centro) para o geral.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 23

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

39.

“Ó, Sócrates, tinha ouvido, antes mesmo de encontrar-me, que tu não fazes senão duvidar e fazes com que os outros também comecem a duvidar. Ora, tu me fascinas, me encantas me enredas com-pletamente, de modo que me tornei cheio de dúvidas. E parece-me, se me permites uma brincadeira, que te assemelhas, pelo aspecto e por tudo mais, à raia marinha.

Que também entorpece quem as toca. Pois me parece que produziste sobre mim um efeito semelhante. Com efeito, tendo a alma e a boca entorpecidas e não sei mais o que te responder. Contudo, muitas ve-zes discorri sobre a virtude, diante de muitas pessoas e muito bem, pelo menos segundo me parecia. Agora, ao contrário, não sei nem mesmo dizer o que ela é.”

(PLATÃO, Mênon. In: Diálogos. Bauru: Edipro,2007)

O trecho em destaque acima representa qual momento da dialética socrática?

a) Maiêutica.

b) Ironia.

c) Indução.

d) Manipulação.

e) Metafísica.

Gabarito: B

Resposta: O momento da dialética socrática retratada no trecho é a ironia, quando o filósofo fingia não saber para iniciar o diálogo e levar as pessoas em busca do conhecimento.

40. Os gregos com seu espírito especulativo proporcionaram a grande mudança de pensamento que foi a passagem da cosmogonia para a cosmologia. Com relação à Cosmologia podemos afirmar que:

a) Podemos perceber uma descontinuidade entre as narrativas míticas e as cosmologias, essa passa-gem acabou não propiciando mudanças qualitativas.

b) Podemos perceber a originalidade da reflexão cosmológica no modo como procura aproximar-se das forças divinas e mitológicas.

c) Podemos perceber que a cosmologia procura distanciar-se dos discursos míticos por aspirarem a ex-plicações exclusivamente racionais.

d) Podemos perceber que a cosmologia tem como grande preocupação revelar os mistérios do homem e seu papel na sociedade.

e) Podemos perceber que ocorreu uma continuidade entre o pensamento mítico e a cosmologia que se apresentou como reprodutora do mito.

Gabarito: C

Resposta: A cosmologia procura responder as questões renunciando à ação de forças divinas e desen-volvendo, dessa maneira, discursos que pretendem sustentar sua validade unicamente na razão.

41. Observe a charge do cartunista Adão Iturrusgarai.

(adão.blog.uol.com.br/Acesso em 12/06)

Com base na imagem e nos seus conhecimentos acerca do processo de socialização podemos afirmar que:

a) A imagem representa como a internet exerce pouco fascínio nas pessoas nos dias atuais.

b) A imagem representa como a internet aproxima o contato direto entre as pessoas.

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 24

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

c) A imagem representa como a internet não exerce influência nas relações.

d) A imagem representa como a internet distancia o jovem do mundo real.

e) A imagem representa o pouco impacto das redes sociais na vida das pessoas.

Gabarito: D

Resposta: A charge apresenta como a internet molda as formas de comunicação da juventude contempo-rânea, fazendo aumentar a distancia desse jovem do mundo real.

42. Leia o texto abaixo:

“Podemos entender a Sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento cientifico, que vinha se constituindo desde Copérnico, passa a cobrir, com a Sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber cientifico, ou seja, o mundo social. (...)”

(Martins, Carlos Benedito. O que é Sociologia? São Paulo: Brasiliense, 1993.p.10).

Com base no texto marque a alternativa correta sobre a natureza do conhecimento sociológico:

a) Sendo a Sociologia o estudo científico das sociedades, ela não contribui para a compreensão dos in-divíduos e de seus comportamentos. Afinal, sociedade e indivíduo são diferentes e estão sempre se-parados.

b) Como a Sociologia não está baseada no senso comum, ela pode evidenciar forças e poderes sociais que, muitas vezes, não percebemos sem um instrumental de análise adequado.

c) Sendo um resultado das transformações sociais ocorridas na Europa entre os séculos XVIII e XIX, a Sociologia dispõe de um instrumental inadequado para analisar as questões do mundo atual.

d) A Sociologia não contribui para a análise das nossas vivências cotidianas e para o estabelecimento de relações entre elas e as situações sociais mais amplas.

e) Como a Sociologia só estuda as questões políticas e econômicas, ela não colabora para uma com-preensão cientifica dos comportamentos culturais relacionados ao vestuário e à alimentação.

Gabarito: B

Resposta: A questão trata de propor uma reflexão acerca da natureza do conhecimento sociológico. A Sociologia deixa de ser vista como um saber do senso comum para adquirir um caráter de ciência, auxili-ando as sociedades para analisarmos com uma metodologia as várias questões mundiais.

43. Observe atentamente a tela Operários, pintada por Tarsila do Amaral em 1933.

(mestresdahistória.blogspost.com. Acesso 12/06)

No que se refere à cultura brasileira, essa representação de Tarsila do Amaral:

G:\2014\Pedagógico\Documentos\Avaliacoes\Resoluções\2º Período\Objetivas\ENEM_Prova_2.doc 25

NOME COMPLETO - LEGÍVEL: _______________________________________________________

a) prioriza os homens em detrimento das mulheres, tal como se observa nas manifestações da nossa cultura popular.

b) reforça o domínio simbólico da cidade de São Paulo em relação às demais capitais brasileiras.

c) manifesta estereótipos da cultura nacional.

d) destaca a condição marginalizada da classe operária no país.

e) expressa a diversidade como elemento constitutivo da identidade cultural brasileira.

Gabarito: E

Resposta: Tarsila do Amaral participou ativamente do Modernismo brasileiro. A tela Operários representa a diversidade cultural e étnica da população, expressando o entendimento da artista acerca da identidade cultural brasileira.

44.

“(...) É fato social toda maneira de agir, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coer-ção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer, que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.”

(Émile Durkheim)

Analisando o trecho acima e com base no pensamento de Durkheim, identifique nas afirmativas abaixo qual representaria as características de um fato social para esse sociólogo:

a) Coercitividade, exterioridade e generalidade.

b) Coercitividade, parcialidade e generalidade.

c) Coercitividade, aplicabilidade e coletividade.

d) Coercitividade, racionalidade e exterioridade.

e) Coercitividade, objetividade e generalidade.

Gabarito: A

Resposta: Para ser fato social para Durkheim o acontecimento precisa apresentar três características: coerção (força que os atos exercem sobre as pessoas), exterioridade (imposição feita pela sociedade) e generalidade (e social todo fato que é geral).

45.

A mídia é composta pelos mais diversos meios de comunicação: cinema, televisão, rádio, internet, jornais, revistas, livros, panfletos, cartazes, outdoors. Enfim, tudo aquilo que comunica em massa, ou seja, que torna algo comum a todos ou a um grande número de pessoas, pode ser considerado mídia. E qual o pa-pel da mídia na sociedade? Como ela pode influenciar na construção e formação cultural e política?

Para a jornalista Marisa Sanematsu, a mídia informativa é um importante espaço de poder, debate e me-diações de conflitos. Ela diz que "estar na mídia é sinônimo de existir. Define os assuntos sobre os quais as pessoas conversam dentro de casa, nas reuniões sociais, no ponto de ônibus e no trabalho. Em outras palavras, a mídia tem o poder de selecionar e hierarquizar temas, definindo prioridades. É nesse contexto que se pode afirmar que a imprensa tem muito poder e uma responsabilidade social muito grande na con-figuração da agenda de debates de uma sociedade".

(Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_papelao_da_midia_na_sociedade)

A partir da leitura do excerto anterior, pode-se inferir que:

a) A mídia é composta de vários meios de comunicação importantes no cotidiano, não obstante a televi-são é o que menos tem influência sobre a sociedade.

b) O poder da mídia está no sentido que é capaz de influenciar a vida das pessoas em vários ambientes (casa, trabalho e rua) e levantar temas para discussão.

c) Embora a mídia seja meio de entretenimento, a imprensa não tem a responsabilidade social de orga-nizar debates importantes.

d) A mídia é extremamente importante veiculo de informações, no entanto, não atinge a massa com mui-ta eficiência.

e) A mídia é considerada um meio para mediar conflitos a fim de deixar claro para a sociedade sua ca-pacidade de influenciá-la ideologicamente.

Gabarito: B

Resposta: O poder da mídia está no sentido que é capaz de influenciar a vida das pessoas em vários ambientes (casa, trabalho e rua) e levantar temas para discussão.