obras de mário vargas llosa

11
Alguns títulos do Nobel da Literatura 2010 em tradução portuguesa

Upload: isabel-da-costa

Post on 21-Dec-2014

2.051 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Obras de Mário Vargas Llosa

Alguns títulos doNobel da Literatura 2010em tradução portuguesa

Page 2: Obras de Mário Vargas Llosa

Conversa n' A Catedral

de Mario Vargas Llosa

Edição comemorativa dos 40 anos deste livro

Edição/reimpressão: 2009

Páginas: 632

Editor: Dom Quixote

ISBN: 9789722038942

Colecção: Ficção Universal

Sinopse

Sentados a uma mesa da taberna A Catedral, o jornalista Santiago Zavala conversa com o seu amigo Ambrosio. Estamos em Lima, na época ditatorial do general Manuel A. Odría (1948-1956), e dessa conversa acompanhada de cerveja emerge um Peru cruel, corrupto, desesperançado, matéria-prima ideal, portanto, para um romance que só um grande jornalista e escritor como Vargas Llosa poderia ter produzido.

Uma história esplêndida que reúne muitos dos ingredientes que fizeram a fama do autor peruano - as críticas ácidas, a irreverência, a rebeldia e o humor sarcástico.

Conversa n’A Catedral é a crónica de uma ditadura e da resistência possível graças à palavra. Uma aguda reflexão sobre a identidade latino-americana e sobre a perda da liberdade.

Um romance que, mais do que um marco na carreira literária do autor, é um ponto de referência inevitável na história da literatura universal.

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Por assim dizer, a fina ironia que Losa glosa neste romance, atravessa toda a sua obra, até jornalística. Biografa os costumes como se duma comunhão se tratasse. Uma comunhão com a impaciência, com a necessidade de ver cumpridas certas promessas que terminam sempre da mesma maneira: desaparecidas. As personagens deste romance vão e vêm. E ficam, ficam porque como confessa João de Melo no prefácio ‘há labirintos em Lima’. E os três livros desta ‘catedral’ narrativa entrelaçam-se nesse percurso enviesado, como se um ‘caleidoscópio’ fosse alternando a disposição das peças do puzzle, como uma luz.»Ruben P. Ferreira

Page 3: Obras de Mário Vargas Llosa

A Festa do Chibo

Livro de Bolso

de Mario Vargas Llosa

Um romance esplêndido, uma narrativa poderosa, que se estende aos últimos círculos do inferno numa descida pavorosa de horror e de terror.

Edição/reimpressão: 2010

Páginas: 502

Editor: Leya

ISBN: 9789896600365

Colecção: BIS

Sinopse

Em A Festa do Chibo, Mario Vargas Llosa recupera uma tradição na literatura latino-americana, a do romance sobre ditadores, e retratando a ditadura de Trujillo, na República Dominicana, recupera também a força das suas melhores obras. O inegável talento do autor para manejar conflitos, criar tensões, descrever situações, revelar as razões humanas que se ocultam por detrás dos factos históricos, para poder criar personagens que inspiram repugnância e compaixão, resulta num romance magistral e surpreendente.

Page 4: Obras de Mário Vargas Llosa

A Cidade E Os Cães

de Mario Vargas Llosa

Edição/reimpressão: 1988

Páginas: 304

Editor: Europa-América

ISBN: 9789721004108

Colecção: Livros de Bolso / Série Grandes Obras

Sinopse

Foi com A Cidade e os Cães que Mario Vargas Llosa, nascido no Peru em 1936, iniciou a sua carreira de escritor, e foi através dessa obra que o público e a critica o descobriram como um dos nomes cimeiros da moderna literatura sul-americana.

A acção desenvolvida neste romance desenrola-se no Colégio Militar Leôncio Prado, de Lima, onde se entra por benesse do Estado, por vocação militar ou por castigo imposto pelos pais: onde se fabricam ou se pretende fabricar heróis; onde um determinado conceito de virilidade. proposto como ideal a atingir, se traduz na anulação de toda a sensibilidade.

É aqui, nesta anulação da sensibilidade, que encontra explicação o desfecho trágico da violenta acção que o Autor conduz com mão de mestre, fazendo através dela o processo aos valores dominantes da nossa civilização. Romance de alcance universal, o leitor poderá ouvir nele o eco das contradições e dos paradoxos que marcam o nosso mundo.

Page 5: Obras de Mário Vargas Llosa

A Tia Julia e o Escrevedor

de Mario Vargas Llosa

Uma história de amor em tom shakespeariano entre o jovem escritor Varguitas e a sua tia Julia

Edição/reimpressão: 2010

Páginas: 376

Editor: Dom Quixote

ISBN: 9789722043304

Colecção: Ficção Universal

Sinopse

A nova edição, revista, de um dos mais originais e famosos romances de Mario Vargas Llosa.A Tia Julia e o Escrevedor é um dos livros mais originais de Vargas Llosa. Conta a história de Varguitas, um jovem peruano com ambições literárias que se apaixona por uma tia com quase o dobro da sua idade. Em paralelo a esse romance proibido, na Lima dos anos cinquenta, Varguitas conhece Pedro Camacho, autor excêntrico de radionovelas cujos enredos mirabolantes fascinam os peruanos. As novelas vão muito bem, até ao dia em que Pedro Camacho, sobrecarregado, começa a confundir enredos e personagens. E, ao mesmo tempo, o romance entre Varguitas e a tia Julia é descoberto pela família. Ironia e romance em doses perfeitas, memórias autobiográficas e criação literária magistral fazem deste livro um clássico da literatura contemporânea

Page 6: Obras de Mário Vargas Llosa

O Paraíso na Outra Esquina

de Mario Vargas Llosa

Edição/reimpressão: 2003

Páginas: 328

Editor: Dom Quixote

ISBN: 9789722025317

Críticas de imprensa

"Seduzido pelas figuras de Flora Tristán, nascida em 1803, e do seu neto, o pintor Paul Gauguin (que ela nunca conheceu), ambos rebeldes à sua maneira (ela, na vida social dos seus tempos, ele, nos cânones estéticos) Vargas Llosa recria a vida de ambos em capítulos alternados (pode dizer-se por isso que são dois livros em um) tendo como pano de fundo um esplêndido fresco da época (...) Por todas as razões, O Paraíso na Outra Esquina é um romance obrigatório."in, Expresso , 04.10.03

"Novela apaixonante, parte de uns tantos dados históricos e transfigura-os 'como é próprio da ficção'".Maria Augusta Silva, in Diário de Notícias

Sinopse

Onde se encontra o Paraíso? Na construção de uma sociedade igualitária ou no retorno ao mundo primitivo? Duas Vidas: a de Flora Tristán, que põe todos os seus esforços na luta pelos direitos de mulher e dos operários, e a de Paul Gauguin, o homem que descobre a sua paixão pela pintura e abandona uma existência burguesa para viajar para o Tahiti em busca de um mundo não contaminado pelas convenções. Duas concepções do sexo: a de Flora, que só vê nele um instrumento de domínio masculino, e a de Guaguin, que a considera uma força vital imprescindível posta ao serviço da sua criatividade. O que têm em comum estas duas vidas desligadas e opostas, à parte o vínculo familiar por ser Flora a avó materna de Gauguin? É isto que Mário Vargas Llosa põe em relevo neste romance: o mundo de utopias que foi o século XIX. Um vínculo entre duas personagens que optam por modelos de vida opostos que revelam um desejo comum: alcançar um Paraíso onde seja possível a felicidade para os seres humanos.

Page 7: Obras de Mário Vargas Llosa

Os Cadernos de Dom Rigoberto

de Mario Vargas Llosa

Edição/reimpressão: 2003

Páginas: 272

Editor: Dom Quixote

ISBN: 9789722015196

Sinopse

Este livro é o verdadeiro elogio do erotismo, numa arte de amar nas suas formas mais variadas e profundas, nos seus níveis estéticos mais refinados. Deste romance falará toda a gente, por todo o mundo.

Page 8: Obras de Mário Vargas Llosa

Diário do Iraque

de Mario Vargas Llosa

Edição/reimpressão: 2007

Páginas: 144

Editor: Quasi Edições

ISBN: 9789895522385

Colecção: Biblioteca Primeiras Pessoas

Sinopse

Protestos em massa por parte dos cidadãos, a opinião pública contra, negativas de muitos Governos … nada impediu a intervenção norte-americana no Iraque. Mas após a batalha, para lá das ruínas, o caos e a desolação, qual o futuro que aguarda os iraquianos? Mario Vargas Llosa viajou até ao cenário do conflito, falou com os líderes de opinião e gente da rua, recolheu testemunhos … O resultado foi uma magnífica série de reportagens publicada no diário El País, reunidas agora neste livro em conjunto com as fotografias de Morgana Vargas Llosa que o ilustrou.

Page 9: Obras de Mário Vargas Llosa

Pantaleão e as Visitadoras

Autor Mario Vargas Llosa

Editora Dom Quixote

Colecção Ficção Universal

ISBN 9789722032605

Dimensões 15,2 x 23,2 x 3 cm

Nº Páginas 364

Encadernação Capa Mole

Sinopse

Baseado em factos verídicos, Pantaleão e as Visitadoras é um romance engenhoso, divertido e sarcástico que põe em evidência a outra face de um sistema a partir das suas próprias raízes, deixando entrever o funcionamento ambivalente de uma instituição.

Publicada em 1973 e adaptada ao cinema, Pantaleão e as Visitadoras é uma das obras mais populares e divertidas de Mario Vargas Llosa.

Pantaleão Pantoja, um oficial do exército com uma folha de serviços irrepreensível, enfrenta a missão mais arriscada da sua vida: organizar, dentro do mais absoluto sigilo militar, um serviço de prostitutas para aplacar as necessidades das Forças Armadas do Peru isoladas na selva amazónica.

Rigoroso cumpridor do dever, Pantoja muda-se para Iquitos para levar a cabo esta missão, mantendo-se afastado dos demais militares, vestindo à civil e, sobretudo, sem nada revelar à mãe e à mulher. No entanto, em pouco tempo, o que era uma missão discreta transforma-se no maior empreendimento de prostitutas do país, virando do avesso a vida de Iquitos e do próprio Pantaleão, que, como se não bastassem os problemas familiares, se verá envolvido com uma bela e insinuante «visitadora», acabando por pôr em perigo a sua tarefa.

Page 10: Obras de Mário Vargas Llosa

Travessuras da Menina Má

Autor Mario Vargas Llosa

Editora Dom Quixote

Colecção Ficção Universal

ISBN 9789722031462

Dimensões 15,4 x 23,3 x 3,5 cm

Nº Páginas 376

Encadernação Capa Mole

• Sinopse

Paixão e distância, sorte e destino, dor e prazer... Qual é o verdadeiro rosto do amor?

Ricardo vê cumprido, muito cedo na vida, o sonho que sempre alimentara de viver em Paris. Mas o reencontro com um amor da adolescência mudará tudo. Essa jovem, inconformista, aventureira, pragmática e inquieta, arrastá-lo-á para fora do estreito mundo das suas ambições.Criando uma admirável tensão entre o cómico e o trágico, Mario Vargas Llosa joga com a realidade e a ficção para dar vida a uma história na qual o amor se nos revela indefinível, senhor de mil caras, tal como a menina má.

Page 11: Obras de Mário Vargas Llosa

Sitografia:• http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mario_Vargas_Llosa_%282010%29.jpg • http://www.wook.pt/ficha/conversa-n-a-catedral/a/id/2918942• http://www.wook.pt/ficha/a-festa-do-chibo/a/id/4939864• http://www.wook.pt/ficha/a-cidade-e-os-caes/a/id/63550• http://www.wook.pt/ficha/a-tia-julia-e-o-escrevedor/a/id/9635061• http://www.wook.pt/ficha/o-paraiso-na-outra-esquina/a/id/71838/filter/• http://www.wook.pt/ficha/os-cadernos-de-dom-rigoberto/a/id/71163• http://www.wook.pt/ficha/diario-do-iraque/a/id/190400/filter/• http://www.fnac.pt/Pantaleao-e-as-Visitadoras-Mario-Vargas-Llosa/a189983?PID=20757• http://www.fnac.pt/Travessuras-da-Menina-Ma-Mario-Vargas-Llosa/a179659?PID=20757

• Todos os sítios foram consultados a 12 de outubro de 2010.• IC, outubro de 2010