o que é

19
O que é isso, companheiro? Fernando Gabeira Profª. Josi

Upload: profajosi

Post on 07-Aug-2015

9 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O que é

O que é isso, companheiro?Fernando Gabeira Profª. Josi

Page 2: O que é

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?

CONTEXTO • Publicada em 1979 (Anistia) Relato sobre o período da Ditadura Militar no Brasil. • Golpe Militar (1964) • 1968 / Morte de Édson Luís• Participa do sequestro do embaixador estadunidense, Charles Elbrinck, em 1969.• É preso, [posteriormente] torturado e exilado em 1970.• Liberado em 1970, junto com 39 presos políticos, em troca da libertação do embaixador alemão Ehrenfried Von Holleben, sequestrado pelos militantes.• Anististia (e posterior publicação. fecha-se o ciclo)

Page 3: O que é

Fique ligado!

Antecedentes ao Golpe

Page 4: O que é
Page 5: O que é

É PRECISO SABER

Page 6: O que é
Page 7: O que é
Page 8: O que é

MR-8: o Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8) foi uma organização brasileira de orientação marxista-leninista que promoveu combate armado contra a ditadura militar, tendo como instalação de um Estado socialista no Brasil. Seu nome é inspirado no dia em que Ernesto Che Guevara foi preso na Bolívia.O grupo revolucionário de esquerda nasceu no estado da Guanabara, no Rio de Janeiro, a partir do golpe militar promovido no país em 1964

Ação Libertadora Nacional (ALN) é uma organização política de ideologia socialista que participou da luta armada contra a ditadura. Surgiu no fim de 1967, com a saída de Carlos Marighella do Partido Comunista Brasileiro, após sua participação na conferência da Organização Latino-Americana de Solidariedade (OLAS) em Havana.Seus ideais de luta contra a ditadura militar e pela instalação de um regime socialista no Brasil eram constantemente disseminados para a população por meio de panfletagem e discursos.Em seu programa de ação a Ação Libertadora Nacional autodefinia-se da seguinte forma: Todos nós somos guerrilheiros, terroristas e assaltantes e não homens que dependem de votos de outros revolucionários ou de quem quer que seja para se desempenharem do dever de fazer a revolução. O centralismo democrático não se aplica a Organizações revolucionárias como a nossa.

É PRECISO SABER

Page 9: O que é

AnistiaO governo do general João Baptista Figueiredo (1979-1985), durante o período da Ditadura Militar, já mostrava ser mais conciliatório com os contrários ao regime instaurado. Depois de muita violência, tortura e repressão política por parte dos militares, em seu governo, Figueiredo promulgou a lei nº 6.683, que ficaria conhecida como Lei da Anistia, no dia 28 de agosto de 1979.O artigo 1º da lei concedia anistia a “todos (...) no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979 que cometeram crimes políticos ou conexos com estes (...) punidos com fundamento em Atos Institucionais e complementares”.

É PRECISO SABER

Page 10: O que é

VOLTEMOS AO LIVRO!

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?

Autor: Fernando Gabeira.Escola literária: Lit. Contemporânea.Ano de publicação: 1979.Gênero: Texto memorialísticoNarração: 1ª pessoaDivisão da Obra: 16 capítulosLocal: Rio de Janeiro/ São Paulo/Chile

Page 11: O que é

PERSONAGENSFernando Gabeira - Militante do Movimento Revolucionário 08 de Outubro (MR-8). Jornalista (Jornal do Brasil e em um outro jornal clandestino)

Vários são os nomes citados pelo narrador, dentre eles: Dominguinho (militante com menos de 16 anos de idade); Zé Roberto, Vera (tornou-se sua companheira); Edson Luiz; Maringhela; Márcia, a loura dos assaltos; Elias; Dona Luiza (empregada de Gabeira); Toledo; Helena ( moça que servira de avalista); Ana (dona da casa em que Gabeira ficara após o sequestro do embaixador dos EUA); Paulo; frei Tito; Mário Alves e tantos outros militantes; Capitão Albernaz: cabo Mariani; Charles Burke Elbrick (embaixador dos EUA).

Page 12: O que é

Gênero, linguagem e estilo Caráter memorialístico Relato informal, conversa com o leitor

“O amigo(a) talvez fosse muito jovem em 64. Eu mesmo achei a morte de Getúlio um barato só porque nos deram um dia livre na escola. Um golpe de estado, entretanto, mexe com a vida de milhares de pessoas. Gente sendo presa, gente fugindo, gente perdendo o emprego, gente aparecendo para ajudar, novas amizades, ressentimentos ...”

Page 13: O que é

Narrativa não-linear

“Irarrazabal chama-se a rua por onde caminhávamos em setembro. É um nome inesquecível porque jamais conseguimos pronunciá-lo corretamente em espanhol e porque foi ali, pela primeira vez, que vimos passar um caminhão cheio de cadáveres. Era uma tarde de 1973, em Santiago do Chile [...]”

(flashes)

Page 14: O que é

Estrutura da Obra: 16 capítulos:

1 a 14: – Análise da conjuntura política brasileira; – Resistência contra a ditadura: divisão interna da esquerda. – Relatos da atividade como jornalista; – Episódios históricos (Golpe, morte de Édson Luís, Passeata do 100 mil) – Guerrilha conta o Regime

“Chega um momento em que o narrador precisa ajustar melhor suas linhas, tensionar melhor o seu arco, tirar alguns efeitos técnicos. Todos esperam isso dele, sobretudo na hora da emoção”

Page 15: O que é

Cap. 15: Babilônia, Babilônia – Sequestro do Embaixador dos EUA (Charles Burke Elbrick) – Gabeira: Intelectual, não Guerrilheiro. Figura apenas vigiando o Embaixador no cárcere. – Sensibilidade para o drama humano: Gabeira solta a arma durante a conversa com o Embaixador.

Page 16: O que é

Manifesto do MR-8 Grupos revolucionários detiveram hoje o Sr. Charles Burke Elbrick, embaixador dos Estados Unidos, levando- o para algum lugar do país, onde o mantêm preso. Este ato não é um episódio isolado. Ele se soma aos inúmeros atos revolucionários já levados a cabo: assaltos a bancos, nos quais se arrecadam fundos para a revolução, tomando de volta o que os banqueiros tomam do povo e de seus empregados; ocupação de quartéis e delegacias, onde se conseguem armas e munições para a luta pela derrubada da ditadura; invasões de presídios, quando se libertam revolucionários, para devolvê-los à luta do povo; explosões de prédios que simbolizam a opressão; e o justiçamento de carrascos e torturadores. [...]

Page 17: O que é

Fique ligado!Leia a íntegra do manifesto redigido por Franklin Martins

Page 18: O que é

Cap.16: Onde o Filho chora e a mãe não ouve – “Geladeira” / Transferência para SP – Prisão, interrogatórios – Tortura: Cap. Albernaz – Tranferência para o DOPS, depois para o RJ – Conversa com um Guarda que se diz cansado (participara da perseguição que resultou na morte de um estudante) – Sequestro do Cônsul Japonês – Sequestro do Embaixador Alemão – Exílio : “Tchau Brasil.”

Page 19: O que é