o prontuário eletrônico do paciente heimar f. marin, rn, ms, phd, facmi [email protected]...

47
O Prontuário O Prontuário Eletrônico do Eletrônico do Paciente Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI FACMI [email protected] [email protected] SBIS-Presidente (2004-2006) SBIS-Presidente (2004-2006)

Upload: internet

Post on 17-Apr-2015

106 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

O Prontuário O Prontuário

Eletrônico do Eletrônico do

PacientePaciente

Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMIFACMI

[email protected]@denf.epm.brSBIS-Presidente (2004-2006)SBIS-Presidente (2004-2006)

Page 2: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

ProntuárioProntuário

Inventado por médicos e Inventado por médicos e enfermeiros para garantir que se enfermeiros para garantir que se lembrassem individualmente dos lembrassem individualmente dos fatos sobre cada paciente, e fatos sobre cada paciente, e assim, todos os profissionais assim, todos os profissionais envolvidos no cuidado pudessem envolvidos no cuidado pudessem ter a mesma informação.ter a mesma informação.

Slee, Slee e Schmidt, 2000Slee, Slee e Schmidt, 2000

Page 3: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Prontuário médicoProntuário médico

Representa o veículo de Representa o veículo de comunicação entre os membros comunicação entre os membros da equipe de saúde da equipe de saúde responsável pelo atendimento responsável pelo atendimento ao cliente/paciente.ao cliente/paciente.

InformaçõesInformações– subsidiar diagnósticos, subsidiar diagnósticos,

tratamentos, controles gerenciais.tratamentos, controles gerenciais.

Page 4: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

HistóricoHistórico

Hipócrates – sex V a.C.Hipócrates – sex V a.C.– Influencia o médico a fazer o Influencia o médico a fazer o

registroregistro– Propósitos do prontuário:Propósitos do prontuário:

Refletir de forma exata o curso da Refletir de forma exata o curso da doençadoença

Indicar as possíveis causas da Indicar as possíveis causas da doençadoença

– Registro cronológicoRegistro cronológico Prontuário orientado pelo tempoProntuário orientado pelo tempo

Page 5: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Séc. 19Séc. 19– Informações e anotações no prontuário Informações e anotações no prontuário

baseadas no que os médicos ouviam, baseadas no que os médicos ouviam, sentiam e viam.sentiam e viam.

1816 – Laenec inventa o 1816 – Laenec inventa o estetoscópioestetoscópio

Page 6: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Histórico 3Histórico 3

1880 – Willian Mayo1880 – Willian Mayo– Médicos mantinham um registro de anotações Médicos mantinham um registro de anotações

das consultas de todos os pacientes, de forma das consultas de todos os pacientes, de forma cronológica em um único lugar.cronológica em um único lugar.

– Dificuldade em localizar informações sobre um Dificuldade em localizar informações sobre um pacientepaciente

1907 – Clínica Mayo adota um arquivo 1907 – Clínica Mayo adota um arquivo separado para cada pacienteseparado para cada paciente– Paciente prontuário médico centrado no Paciente prontuário médico centrado no

pacientepaciente

Page 7: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Na tentativa de chegar à verdade, eu tenho buscado, em todos os locais, as informações; mas, em raras ocasiões eu consigo obter os registros hospitalares possíveis de serem usados para efeito de comparações. Estes registros poderiam nos mostrar como o dinheiro tem sido usado, o que de bom foi realmente feito com ele…”.

Florence Nightingale1820-1910

Fonte: Johns Hopkins Nursing School

Page 8: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Atendimento em saúdeAtendimento em saúde

Diferentes locaisDiferentes locaisambulatórioambulatórioenfermariaenfermaria

centro cirúrgicocentro cirúrgicoUTIUTI

casa de repousocasa de repouso......

Page 9: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Atendimento em SaúdeAtendimento em Saúde

Participação de Participação de múltiplos profissionaismúltiplos profissionais– médicosmédicos

– enfermeirosenfermeiros

– nutricionistasnutricionistas

– fisioterapêutasfisioterapêutas

– psicólogospsicólogos

– ……

Page 10: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Prontuário - funçõesProntuário - funções

Suporte à assistência ao Suporte à assistência ao paciente, como fonte de avaliaçãopaciente, como fonte de avaliaçãoe tomada de decisão e como fonte e tomada de decisão e como fonte de informação a ser compartilhadade informação a ser compartilhadaentre os profissionais de saúde;entre os profissionais de saúde;

Documento legal nos autos médicos;Documento legal nos autos médicos;

Suporte à pesquisa clínica, estudos Suporte à pesquisa clínica, estudos epidemiológicos, avaliação de qualidade epidemiológicos, avaliação de qualidade e ensaios clínicos;e ensaios clínicos;

Page 11: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Prontuário - funçõesProntuário - funções

Apoio ao ensinoApoio ao ensino

Gerenciamento e Gerenciamento e serviços: faturamento, serviços: faturamento, autorização de autorização de procedimentos, procedimentos, administração, custos,…administração, custos,…

Page 12: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Dado ClínicoDado Clínico

HeterogêneoHeterogêneo– sinais vitais: sinais vitais:

planilhas e gráficosplanilhas e gráficos– exames exames

laboratoriais: laboratoriais: tabelastabelas

– Raio-X, tomografia: Raio-X, tomografia: imagemimagem

– Observações: texto Observações: texto livrelivre

– Anamnese, exame Anamnese, exame físico: check listfísico: check list

– ......

Page 13: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Sistema centrado na empresaSistema centrado na empresa

PropostaProposta = sobrevivência da empresa = sobrevivência da empresa Contexto Contexto = o que é necessário para sobrevivência e = o que é necessário para sobrevivência e

crescimento da organização e suas metascrescimento da organização e suas metas ConfiançaConfiança = indivíduo precisa confiar no sistema inteiro = indivíduo precisa confiar no sistema inteiro OrganizaçãoOrganização = integração em torno das unidades e funções = integração em torno das unidades e funções

de operaçãode operação Atividade típicaAtividade típica = episódios de intervenção = episódios de intervenção Continuidade do cuidadoContinuidade do cuidado = gerenciamento de políticas e = gerenciamento de políticas e

fluxo de trabalhofluxo de trabalho Sistema de InformaçãoSistema de Informação = unido ao organograma da = unido ao organograma da

instituiçãoinstituição AutoridadeAutoridade = unitária e cadeia de gerenciamento da = unitária e cadeia de gerenciamento da

organizaçãoorganização ControleControle = políticas, regulamentações e gerenciamento = políticas, regulamentações e gerenciamento

Page 14: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Sistema centrado na pessoaSistema centrado na pessoa PropostaProposta = sobrevivência do indivíduo = sobrevivência do indivíduo Contexto Contexto = o que é melhora a saúde do indivíduo?= o que é melhora a saúde do indivíduo? ConfiançaConfiança = indivíduo constrói confiança na comunidade, confia = indivíduo constrói confiança na comunidade, confia

em terceiros que mantém as bases de dadosem terceiros que mantém as bases de dados OrganizaçãoOrganização = associado com diferentes e constantes mudanças = associado com diferentes e constantes mudanças

no conjunto de profissionais e fontes de informaçãono conjunto de profissionais e fontes de informação Atividade típicaAtividade típica = adotando o comportamento saudável, = adotando o comportamento saudável,

ajustando a injúria, auto-gerenciamento, recuperação, aderência ajustando a injúria, auto-gerenciamento, recuperação, aderência aos provedores do cuidado em saúdeaos provedores do cuidado em saúde

Continuidade do cuidadoContinuidade do cuidado = diz respeito a pessoas e agentes que = diz respeito a pessoas e agentes que atuam em benefício do indivíduoatuam em benefício do indivíduo

Sistema de InformaçãoSistema de Informação = unido ao contexto das necessidades da = unido ao contexto das necessidades da pessoa (computer literacy, virtual community)pessoa (computer literacy, virtual community)

AutoridadeAutoridade = o indivíduo = o indivíduo ControleControle = o indivíduo, respeitando os limites de regulação: = o indivíduo, respeitando os limites de regulação:

padrões sociais e da comunidadepadrões sociais e da comunidade

Page 15: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Prontuário Eletrônico do PacienteProntuário Eletrônico do Paciente

Proposta para unir diferentes Proposta para unir diferentes

tipos de dadostipos de dados

– variados formatosvariados formatos

– épocas distintasépocas distintas

– profissionaisprofissionais

Page 16: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Prontuário Eletrônico do PacienteProntuário Eletrônico do Paciente

Registro eletrônico que reside em um sistema Registro eletrônico que reside em um sistema

especificamente desenhado para apoiar os especificamente desenhado para apoiar os

usuários, fornecendo acesso a um completo usuários, fornecendo acesso a um completo

conjunto de dados, sistema de aviso e conjunto de dados, sistema de aviso e

alertas, como links para bases de alertas, como links para bases de

conhecimento médico.conhecimento médico.

(IOM, 1997)(IOM, 1997)

Page 17: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Prontuário Eletrônico do PacienteProntuário Eletrônico do Paciente

Estrutura eletrônica para Estrutura eletrônica para

manutenção da informação manutenção da informação

sobre o estado de saúde e o sobre o estado de saúde e o

cuidado recebido por um cuidado recebido por um

indivíduo, durante todo seu indivíduo, durante todo seu

tempo de vida.tempo de vida.

(CPRI, 1996)(CPRI, 1996)

Page 18: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

P.E.P.P.E.P.

É um repositório de informações É um repositório de informações mantidas de forma eletrônica sobre o mantidas de forma eletrônica sobre o estado de saúde e de cuidado à estado de saúde e de cuidado à saúde de um indivíduo, durante toda saúde de um indivíduo, durante toda sua vida, armazenado de modo a sua vida, armazenado de modo a servir a múltiplos usuários legítimos.servir a múltiplos usuários legítimos.

Tang e McDonaldTang e McDonald

Page 19: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

CaracterísticasCaracterísticas

Integração da informaçãoIntegração da informação

– coletacoleta

– armazenaarmazena

– distribui nos setores envolvidosdistribui nos setores envolvidos

Dados compartilhados, Dados compartilhados, de acordo com o diretode acordo com o diretode acessode acesso

Page 20: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Desenvolvimento Desenvolvimento

É um processo!É um processo!

A digitalização de documentos não pode A digitalização de documentos não pode ser considerada um Prontuário Eletrônico ser considerada um Prontuário Eletrônico do Paciente, uma vez que não traz do Paciente, uma vez que não traz mudanças de comportamento e não mudanças de comportamento e não possibilita a estruturação da informaçãopossibilita a estruturação da informação

Page 21: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Etapas evolutivas na criação do Etapas evolutivas na criação do PEPPEP

Nível 1 – Registro médico automáticoNível 1 – Registro médico automático– Formato em papel; 50% das Formato em papel; 50% das

informações geradas por computadoresinformações geradas por computadores Nível 2 – Sistema de registro médico Nível 2 – Sistema de registro médico

computadorizadocomputadorizado– Muito semelhante ao nível 1, exceto Muito semelhante ao nível 1, exceto

pelo fato que incorpora imagens pelo fato que incorpora imagens capturadas via scannercapturadas via scanner

Page 22: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Etapas…Etapas…

Nível 3- Registro médico eletrônicoNível 3- Registro médico eletrônico– Requer que o sistema seja implantado na Requer que o sistema seja implantado na

instituição toda e contenha elementos como instituição toda e contenha elementos como integração com sistema de gerenciamento da integração com sistema de gerenciamento da prática, sistemas especialistas como alertas prática, sistemas especialistas como alertas clínicos e programas de educação aos pacientes;clínicos e programas de educação aos pacientes;

Nível 4 – Sistema de registro eletrônico do Nível 4 – Sistema de registro eletrônico do pacientepaciente– O escopo de informação presente é maior do O escopo de informação presente é maior do

que o suposto registro médico. As informações que o suposto registro médico. As informações vão além das paredes da instituição que está vão além das paredes da instituição que está atendendo o pacienteatendendo o paciente

Page 23: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Etapas…Etapas…

Nível 5 – Registro eletrônico de Nível 5 – Registro eletrônico de saúdesaúde– Inclui rede de fornecedores e redes Inclui rede de fornecedores e redes

locais, tendo o paciente como centro. A locais, tendo o paciente como centro. A informação não é baseada somente nas informação não é baseada somente nas necessidades dos serviços de saúde; é necessidades dos serviços de saúde; é baseada na saúde e na doença do baseada na saúde e na doença do indivíduoindivíduo

Page 24: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

IOM - Atributos - IOM - Atributos - “gold standard”“gold standard”

1. Oferecer uma lista de problema que possa indicar o 1. Oferecer uma lista de problema que possa indicar o problema atual do pacienteproblema atual do paciente- Indicar o número de ocorrências associadas com o - Indicar o número de ocorrências associadas com o passado e o atual problemapassado e o atual problema

2. Ter habilidade de medir o estado funcional e de 2. Ter habilidade de medir o estado funcional e de saúde do pacientesaúde do paciente

- Dar atenção a medidas de resultado de qualidade do - Dar atenção a medidas de resultado de qualidade do cuidado é imperativocuidado é imperativo

3. Poder documentar o raciocínio clínico para 3. Poder documentar o raciocínio clínico para diagnósticos e conclusõesdiagnósticos e conclusões

- Meios automáticos para acompanhar os caminhos da - Meios automáticos para acompanhar os caminhos da tomada de decisãotomada de decisão

Page 25: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

IOM - Atributos - IOM - Atributos - “gold “gold standard”standard”

4. Ser um registro longitudinal e de todo tempo de 4. Ser um registro longitudinal e de todo tempo de vida do pacientevida do paciente- - Ligar os dados de consultas e atendimentos anterioresLigar os dados de consultas e atendimentos anteriores

5. Garantir confidencialidade, privacidade, auditoria5. Garantir confidencialidade, privacidade, auditoria

6. Oferecer contínuo acesso a usuários autorizados6. Oferecer contínuo acesso a usuários autorizados

7. Permitir simultânea e customizada visualização 7. Permitir simultânea e customizada visualização dos dados do paciente pelos profissionais, dos dados do paciente pelos profissionais, departamentos, empresas,..departamentos, empresas,..- dado apresentado no formato que é mais usado por - dado apresentado no formato que é mais usado por estes usuários estes usuários

Page 26: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

IOM - Atributos - IOM - Atributos - “gold “gold standard”standard”

8. Apoiar o acesso online a recursos de informação 8. Apoiar o acesso online a recursos de informação locais e remotoslocais e remotos- bases de dados literárias, e-mail, CD-ROM- bases de dados literárias, e-mail, CD-ROM

9. Facilitar a solução de problemas clínicos 9. Facilitar a solução de problemas clínicos fornecendo instrumentos de análise de decisão.fornecendo instrumentos de análise de decisão.- sistemas de alerta e de apoio à decisão- sistemas de alerta e de apoio à decisão

10. Apoiar a entrada de dados diretamente pelo 10. Apoiar a entrada de dados diretamente pelo profissionalprofissional- fornecer mecanismo simples e direto de entrada de dados- fornecer mecanismo simples e direto de entrada de dados

Page 27: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

IOM - Atributos - IOM - Atributos - “gold “gold standard”standard”

11. Apoiar profissionais no gerenciamento e 11. Apoiar profissionais no gerenciamento e controle de custos para melhoria da qualidadecontrole de custos para melhoria da qualidade

12. Ter flexibilidade para apoiar incorporação de 12. Ter flexibilidade para apoiar incorporação de existentes e futuras necessidades das existentes e futuras necessidades das especialidades clínicasespecialidades clínicas- - deve ser flexível para poder ser expandidodeve ser flexível para poder ser expandido

Page 28: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Fatores para o sucessoFatores para o sucesso Escopo das informaçõesEscopo das informações

– Todas as informações devem estar Todas as informações devem estar registradas,não somente as de registradas,não somente as de pacientes internadospacientes internados

Tempo de armazenamentoTempo de armazenamento– Indefinidamente, estando as dos Indefinidamente, estando as dos

últimos anos disponíveis (média = 5 últimos anos disponíveis (média = 5 anos)anos)

Representação dos dadosRepresentação dos dados– Texto livre = dificulta ou inviabiliza a Texto livre = dificulta ou inviabiliza a

recuperaçãorecuperação– Dado estruturado e codificado = Dado estruturado e codificado =

sistemas de alerta e de apoio à decisãosistemas de alerta e de apoio à decisão

Terminais de acessoTerminais de acesso– Número e distribuiçãoNúmero e distribuição– Ponto de cuidadoPonto de cuidado Esperando o Sucesso

1882 – Henrique PousãoÓleo sobre tela 131 x85 cmMuseu Nacional Soares dos Reis

Page 29: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Riscos e obstáculosRiscos e obstáculos Falta de entendimento das Falta de entendimento das

capacidades e benefícios do PEPcapacidades e benefícios do PEP– Sem entender e conhecer o usuário Sem entender e conhecer o usuário

não pode usufruir os recursos todosnão pode usufruir os recursos todos– Desenvolvedores = deficiente Desenvolvedores = deficiente

levantamento das necessidadeslevantamento das necessidades– Fundamental = profissional de Fundamental = profissional de

informática em saúdeinformática em saúde

Padronização Padronização – Falta de padrões provoca a perda de Falta de padrões provoca a perda de

muitos recursosmuitos recursos

Interface com o usuárioInterface com o usuário– Armazenamento de dados estrturados, Armazenamento de dados estrturados,

entrada de dados estruturadaentrada de dados estruturada– Texto livre – dificulta a análiseTexto livre – dificulta a análise

Um mar de obstáculosJuan Casero, Ciudad RealEspanha

Page 30: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Riscos e obstáculosRiscos e obstáculos Segurança e confidencialidadeSegurança e confidencialidade

– Processo legais contra a instituiçãoProcesso legais contra a instituição– Aumentar a falta de confiança dos usuáriosAumentar a falta de confiança dos usuários

Aceitação do usuárioAceitação do usuário– Envolver no processo desde o inícioEnvolver no processo desde o início– Participar ativamente = evite atitudes de resistência e sabotagemParticipar ativamente = evite atitudes de resistência e sabotagem

Page 31: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Riscos e obstáculosRiscos e obstáculos Falta de infraestruturaFalta de infraestrutura

– Troca de dados – padrões de Troca de dados – padrões de comunicação,comunicação,

– Leis e regras para regulamentar o Leis e regras para regulamentar o processo de transmissãoprocesso de transmissão

– Especialista no desenvolvimentoEspecialista no desenvolvimento– Redes locais, regionais, nacionaisRedes locais, regionais, nacionais

Aspectos legaisAspectos legais

Conteúdo do PEPConteúdo do PEP– Ainda não há consensoAinda não há consenso

Mudança de comportamentoMudança de comportamento– Estar convencido não significa ter Estar convencido não significa ter

comportamento mudadocomportamento mudado– Envolver, ensinar, treinar….Envolver, ensinar, treinar….

Food and Animal Initiative, Oxford), tentar descobrir em qual tipo de fazenda os animais querem viver.

Page 32: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

BarreirasBarreiras Falta de planejamento estratégicoFalta de planejamento estratégico Pouco incentivo para atingir integração Pouco incentivo para atingir integração

clínicaclínica Autonomia institucional dos hospitaisAutonomia institucional dos hospitais ProfissionaisProfissionais

– novas funções, novos papéisnovas funções, novos papéis Sistemas de informação inadequadosSistemas de informação inadequados Filosofia administrativaFilosofia administrativa

– hospitais gastam em média 1 a 3% do orçamento em hospitais gastam em média 1 a 3% do orçamento em sistemas computacionaissistemas computacionais

– industrias gastam 7 a 10%industrias gastam 7 a 10%

Page 33: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

BenefíciosBenefícios

Processo de entrada de dadosProcesso de entrada de dados Acesso rápido aos problemas de Acesso rápido aos problemas de

saúde e intervenções atuaissaúde e intervenções atuais Comunicação inter-profissionalComunicação inter-profissional Proteção dos dadosProteção dos dados Melhoria de qualidade dos dados do Melhoria de qualidade dos dados do

pacientepaciente Aumento da produtividadeAumento da produtividade Melhora integridade dos dadosMelhora integridade dos dados

Page 34: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Benefícios…Benefícios…

Múltiplos usuários acessam o registro Múltiplos usuários acessam o registro simultaneamentesimultaneamente

Melhores relatóriosMelhores relatórios Menos espaço para estoqueMenos espaço para estoque Dados para pesquisa mais acessíveis Dados para pesquisa mais acessíveis

e confiáveise confiáveis Possível redução de custo e Possível redução de custo e

otimização de recursosotimização de recursos

Page 35: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Melhor acesso a InformaçãoMelhor acesso a Informação

melhoria no processo de tomada de melhoria no processo de tomada de decisãodecisão

cuidado mais efetivocuidado mais efetivo melhor resultado final melhor resultado final redução de custosredução de custos

Profissional mais informado, Profissional mais informado, qualidade do atendimento melhorqualidade do atendimento melhor

Page 36: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Onde encontrar um PEP?Onde encontrar um PEP?

Não é possivel atualmente comprar um PEP que Não é possivel atualmente comprar um PEP que esteja de acordo com os princípios do IOM. Nenhum esteja de acordo com os princípios do IOM. Nenhum

fabricante tem nenhum produto que chega perto fabricante tem nenhum produto que chega perto da visão de interoperabilidade, da documentação da visão de interoperabilidade, da documentação sem papel, dos registros que documentam todo e sem papel, dos registros que documentam todo e qualquer cuidado, integrando as bases de dados e qualquer cuidado, integrando as bases de dados e bases de conhecimento e oferecendo a segurança bases de conhecimento e oferecendo a segurança

necessária.necessária.

Peter Waegmann, TEPR, 1996Peter Waegmann, TEPR, 1996

Page 37: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Ações para facilitar e direcionar o Ações para facilitar e direcionar o processoprocesso

Identificar e entender os requisitos para o projeto Identificar e entender os requisitos para o projeto PEPPEP

Desenvolver, adotar e implantar padrõesDesenvolver, adotar e implantar padrões Envolver os usuários no processoEnvolver os usuários no processo Pesquisar e conhecer experiências de Pesquisar e conhecer experiências de

desenvolvimentodesenvolvimento Poder demonstrar eficiência, custo-benefícioPoder demonstrar eficiência, custo-benefício Reduzir as limitações legais para o uso, elaborando Reduzir as limitações legais para o uso, elaborando

leis que protejam a privacidade do pacienteleis que protejam a privacidade do paciente Preparar a infraestrutura necessária antes de Preparar a infraestrutura necessária antes de

implantarimplantar Coordenar os recursos e suporte para o Coordenar os recursos e suporte para o

desenvolvimento e sua difusãodesenvolvimento e sua difusão

Page 38: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Mais ações…Mais ações…

Educar e treinar usuários e desenvolvedoresEducar e treinar usuários e desenvolvedores Garantir soluções de interface adequadasGarantir soluções de interface adequadas Procurar alternativas para redução de custos Procurar alternativas para redução de custos

(tecnologias abertas, projetos colaborativos,…)(tecnologias abertas, projetos colaborativos,…) Avaliar o processo de implantação do sistema e Avaliar o processo de implantação do sistema e

acompanhar aceitação do usuárioacompanhar aceitação do usuário Desmitificar questões de segurança e Desmitificar questões de segurança e

confidencialidadeconfidencialidade Obter apoio incondicional da diretoria da Obter apoio incondicional da diretoria da

instituiçãoinstituição Poder comprovar o aumento da qualidade no Poder comprovar o aumento da qualidade no

atendimentoatendimento

Page 39: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Papel X EletrônicoPapel X Eletrônico

PapelPapel– Fácil de carregar, maior liberdade de Fácil de carregar, maior liberdade de

estilo ao fazer um relatório, não requer estilo ao fazer um relatório, não requer treino especial, não “sai do ar”.treino especial, não “sai do ar”.

EletrônicoEletrônico– Acesso simultâneo em locais distintos, Acesso simultâneo em locais distintos,

legibilidade, suporte de entrada de legibilidade, suporte de entrada de dados estruturada, oferece apoio à dados estruturada, oferece apoio à decisão, apoio a análise dos dados, decisão, apoio a análise dos dados, assistência à pesquisa, dados assistência à pesquisa, dados atualizadosatualizados

Page 40: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Desvantagens do PEPDesvantagens do PEP

Necessidade de grande investimentoNecessidade de grande investimento– hardware e software e treinamentohardware e software e treinamento

Os usuários podem não se acostumar com Os usuários podem não se acostumar com os procedimentos informatizadosos procedimentos informatizados– Estar atento a resistências e sabotagensEstar atento a resistências e sabotagens

Demora para ver os reais resultados do Demora para ver os reais resultados do investimentoinvestimento

Sujeito a falhasSujeito a falhas– Hardware e softwareHardware e software

Dificuldade para a completa e abrangente Dificuldade para a completa e abrangente coleta de dadoscoleta de dados

Page 41: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Fatores de SucessoFatores de Sucesso

CooperaçãoCooperação Programas de tratamento – guias de Programas de tratamento – guias de

condutaconduta Educação da equipeEducação da equipe PadrõesPadrões Independente das mudanças Independente das mudanças

organizacionaisorganizacionais Apoiar o acompanhamento de produção, de Apoiar o acompanhamento de produção, de

cuidado e de medidas de custo e qualidadecuidado e de medidas de custo e qualidade

Page 42: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Qualidades de um PEP com Qualidades de um PEP com sucessosucesso

É rápido – usuários capazes de entrar e É rápido – usuários capazes de entrar e recuperar dados com rapidezrecuperar dados com rapidez

Familiar – o registro segue uma interface Familiar – o registro segue uma interface gráfica familiar convencionalgráfica familiar convencional

Flexível – permite personalização do estilo Flexível – permite personalização do estilo de documento, possibilitando atender as de documento, possibilitando atender as necessidades de informação de diversos necessidades de informação de diversos tipos e por categorias de usuáriostipos e por categorias de usuários

Melhora o fluxo de trabalho – melhora e Melhora o fluxo de trabalho – melhora e eficiência e a efetividadeeficiência e a efetividade

Page 43: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

ArquiteturaArquitetura

De orientado a funções para orientado por De orientado a funções para orientado por processosprocessos

Do cuidado hierárquico para em redeDo cuidado hierárquico para em rede Do documento baseado em papel para o Do documento baseado em papel para o

virtual, com recursos multimídiavirtual, com recursos multimídia Atender as mudanças que o Atender as mudanças que o

cliente/paciente contemporâneo possuemcliente/paciente contemporâneo possuem

Page 44: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

O novo paciente…O novo paciente…

De passivo recebedor do cuidado para um De passivo recebedor do cuidado para um indivíduo que faz exigênciasindivíduo que faz exigências

Está alerta e mais consciente da qualidade Está alerta e mais consciente da qualidade do cuidado que recebedo cuidado que recebe

Quer ter seu registro de saúde disponívelQuer ter seu registro de saúde disponível Quer entender a documentação neste Quer entender a documentação neste

registroregistro Irá demandar um registro único Irá demandar um registro único

independente do provedor ou localindependente do provedor ou local

Page 45: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Assim, o PEP…Assim, o PEP…

Apoiar o fornecimento de qualidade Apoiar o fornecimento de qualidade no atendimentono atendimento

Alta qualidade da informaçãoAlta qualidade da informação Produzir correto e rápido Produzir correto e rápido

acompanhamento das atividades de acompanhamento das atividades de produção de custo e da equipeprodução de custo e da equipe

Permitir acompanhamento clínico e Permitir acompanhamento clínico e de pesquisade pesquisa

Page 46: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05 Quanto mais transparente, melhor

Page 47: O Prontuário Eletrônico do Paciente Heimar F. Marin, RN, MS, PhD, FACMI heimar@denf.epm.br SBIS-Presidente (2004-2006)

©©HFM05HFM05

Se procuramos por problemas, nós vamos encontrar e criar mais problemas. Se procuramos por soluções, nós vamos encontrar e criar mais soluções