cartilha sbis cfm prontuario eletronico fev 2012

Upload: heleno-moraes

Post on 20-Jul-2015

193 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

C45- M0 - Y35 - K0 C100 - M0 - Y80 - K10 C0 - M0 - Y0 - K80

Entenda o que Pronturio Eletrnico do Paciente (PEP) e Registro Eletrnico de Sade (RES), e saiba como ficar aderente Resoluo CFM N 1821/2007, que aprova as normas tcnicas concernentes digitalizao e uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos documentos dos pronturios dos pacientes, autorizando a eliminao do papel e a troca de informao identificada em sade.

Sumrio1. Apresentao......................................................................................................................4 2. Pronturio Eletrnico do Paciente (PEP) e Registro Eletrnico de Sade (RES)....................................................................................5 3. Certificao Digital............................................................................................................7 3.1. Documento Eletrnico............................................................................................7 3.2. O que um certificado digital?................................................................................7 3.3. ICP-Brasil..................................................................................................................8 3.4. Como emitir um Certificado Digital?.......................................................................9 3.5. CRM Digital...........................................................................................................10 4. Certificao de Software SBIS-CFM..................................................................................11 4.1. O que a Certificao de Software?......................................................................11 4.2. Nvel de Garantia de Segurana.............................................................................12 4.3. Categorias da Certificao....................................................................................12Copyright 2012 Cartilha sobre Pronturio Eletrnico - A Certificao de Sistemas de Registro Eletrnico de Sade. Esta uma publicao conjunta do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Informtica em Sade. Editor: Claudio Giulliano Alves da CostaDiretoria do CFM:Presidente Roberto Luiz dAvila 1 vice-presidente Carlos Vital Tavares Corra Lima 2 vice-presidente Alosio Tibiri Miranda 3 vice-presidente Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti Secretrio-geral Henrique Batista e Silva 1 secretrio Desir Carlos Callegari 2 secretrio Gerson Zafalon Martins Tesoureiro Jos Hiran da Silva Gallo 2 tesoureiro Frederico Henrique de Melo Corregedor Jos Fernando Maia Vinagre Vice-corregedor Jos Albertino Souza

4.4. Selo da Certificao................................................................................................13 5. Validade tica e jurdica de um pronturio eletrnico......................................................14 6. Principais dvidas sobre a Certificao...........................................................................15 7. Para saber mais................................................................................................................19 8. Contatos............................................................................................................................20

Diretoria da SBIS:Presidente Claudio Giuliano Alves da Costa Vice- Presidente Magdala de Araujo Novaes Secretrio Abel Magalhes Tesoureiro Marco Antonio Gutierrez

1. ApresentaoA utilizao da Tecnologia da Informao e Comunicao em Sade (TICS) cresce a cada dia. Hoje so inmeras as possibilidades, os recursos e os benefcios que a informtica pode trazer para a rea de sade, especialmente para o MDICO. O Pronturio Eletrnico do Paciente (PEP) a principal ferramenta de TICS que o mdico precisa ou precisar lidar nas suas atividades dirias, seja no consultrio, centro diagnstico ou hospital. fundamental que o mdico utilize uma ferramenta de alta qualidade, segura e que possa auxili-lo no registro da histria clnica e exame fsico, bem como na solicitao de exames e prescrio. Outro conceito importante o Registro Eletrnico de Sade (RES) que permite o armazenamento e o compartilhamento seguro das informaes de um paciente. Os sistemas devem adotar mecanismos de segurana capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade das informaes de sade. A certificao digital a tecnologia que melhor prov estes mecanismos. Com o intuito de estabelecer as normas, padres e regulamentos para o PEP/RES no Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Informtica em Sade (SBIS) estabeleceram um convnio de cooperao tcnico-cientfica que est em vigncia desde 2002. Esse convnio propiciou a criao de um processo de Certificao de Sistemas de Registro Eletrnico de Sade, com o estabelecimento dos requisitos obrigatrios e, acompanhando a legislao federal para documento eletrnico, reforou a obrigatoriedade do uso de certificao digital (assinatura eletrnica) para a validade tica e jurdica de um PEP/RES. Um marco regulatrio importante foi a publicao da Resoluo CFM N 1821/2007. Para que o mdico compreenda melhor os conceitos-chaves da Certificao de Software e Certificao Digital, o CFM e a SBIS elaboraram esta cartilha educativa. Nela o profissional mdico e os demais interessados podero ter uma viso geral sobre PEP/ RES, Certificao Digital, Documento Eletrnico e quais as regras para um pronturio 100% digital (paperless - sem papel). Tudo isso numa linguagem adequada para facilitar o entendimento de todos os profissionais. Ainda nesta cartilha esto os esclarecimentos s principais dvidas a respeito desse assunto, atendendo assim uma srie de solicitaes que o CFM e a SBIS vm recebendo durante os ltimos anos.

2. Pronturio Eletrnico do Paciente (PEP) e Registro Eletrnico de Sade (RES)A estrutura de um pronturio, independente de ser eletrnico ou em papel, deve seguir as orientaes e determinaes da Resoluo CFM N 1638/2002 que define pronturio mdico e torna obrigatria a criao da Comisso de Reviso de Pronturios nas instituies de sade. O pronturio em papel apresenta diversas limitaes, sendo ineficiente para o armazenamento e organizao de grande volume de dados, apresentando diversas desvantagens em relao ao pronturio eletrnico (veja quadro abaixo). Limitaes do pronturio em papelA informao do pronturio em papel est disponvel somente a um profissional ao mesmo tempo, possui baixa mobilidade e est sujeito a ilegibilidade, ambiguidade, perda frequente da informao, multiplicidade de pastas, dificuldade de pesquisa coletiva, falta de padronizao, dificuldade de acesso, fragilidade do papel e a sua guarda requer amplos espaos nos servios de arquivamento.

Vrios estudos ao redor do mundo tm demonstrado o impacto positivo sobre a Sade que a implementao de um PEP/RES pode trazer, tanto para os profissionais de sade, como para os pacientes, gestores e toda a equipe envolvida na Ateno Sade.

Com um bom sistema de pronturio eletrnico, o mdico pode dedicar mais tempo para os pacientes.

04

CERTIFICAO DIGITAL E CERTIFICAO DE SOFTWARE

SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFORMTICA EM SADE | CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

05

A informao no PEP est muito mais disponvel e atualizada, onde e quando o mdico precisa; os resultados de exames, laboratoriais ou de imagem, esto tambm disponveis para consulta. Todos os dados armazenados tm maior legibilidade, acurcia e exatido. Com as ferramentas que acompanham o PEP, tais como sistemas de alerta e de apoio deciso, a possibilidade de erro reduzida, trazendo assim maior segurana ao paciente. Tambm demonstrado por alguns estudos internacionais que a implantao de um PEP traz uma considervel reduo de custos para a instituio. Alm disso, o PEP muito mais seguro do que o pronturio em papel e as informaes podem ser compartilhadas automaticamente com outros profissionais e instituies que esto cuidando do paciente, possibilitando dessa forma a continuidade da ateno integral sade. Outros benefcios do PEP esto ligados pesquisa clnica, adeso aos protocolos clnicos e assistenciais, alm de usos secundrios da informao para fins epidemiolgicos e estatsticos. Com a evoluo da tecnologia, especialmente da Internet, a possibilidade de compartilhar as informaes de sade tornou-se vivel, e, naturalmente o PEP, antes de uso exclusivo e interno da instituio de sade, evoluiu para o conceito de um Registro Eletrnico de Sade (RES). Este possui em seu ncleo conceitual o compartilhamento de informaes sobre a sade de um ou mais indivduos, inter e multi-instituio, dentro de uma regio (municpio, estado ou pas), ou ainda, entre um grupo de hospitais. Definies da ISORegistro Eletrnico em Sade (RES): Um repositrio de informaes a respeito da sade de indivduos, numa forma processvel eletronicamente. Sistema de Registro Eletrnico em Sade (S-RES): Sistema para registro, recuperao e manipulao das informaes de um Registro Eletrnico em Sade.

3. Certificao DigitalO uso de certificados digitais no Brasil tem crescido muito devido a inmeros projetos e iniciativas governamentais. Exemplos: Nota fiscal eletrnica e Declarao de Imposto de Renda Pessoa Jurdica. Alm disso, no setor bancrio, a certificao digital est presente h alguns anos.

100%Para um pronturio sem papel, totalmente digital, obrigatrio o uso de certificao digital para assinatura dos pronturios.

3.1. Documento EletrnicoSegundo o autor Moacyr Amaral Santos, pode-se entender por documento a coisa representativa de um fato. Dessa forma, de acordo com Aldemario Arajo Castro, documento eletrnico pode ser entendido como a representao de um fato concretizada por meio de um computador e armazenado em formato especfico (organizao singular de bits e bytes), capaz de ser traduzido ou apreendido pelos sentidos mediante o emprego de programa (software) apropriado. Exemplos de documentos eletrnicos na rea de SadeAnamnese Laudo de exame de imagem Exame Fsico Anotao de enfermagem e outros Prescrio mdica Odontograma Resultado de exame laboratorialOBS: Sero considerados eletrnicos quando estes documentos forem elaborados e armazenados utilizando um sistema informatizado.

3.2. O que um certificado digital?Certificado digital um arquivo de computador que identifica uma pessoa fsica ou jurdica no mundo digital. Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informao (ITI), o certificado digital um documento eletrnico que contm o nome, um nmero pblico exclusivo denominado chave pblica e muitos outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informao. A chave pblica serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrnicos. O certificado digital tem diversas finalidades, tais como garantir a comunicao segura entre dois sistemas e criptografar o acesso a diversos websites (clique noSOCIEDADE BRASILEIRA DE INFORMTICA EM SADE | CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

E o pronturio digitalizado (escaneado)? O pronturio em papel pode e deve ser digitalizado. Mas, evidentemente, isso no um PEP. Trata-se de um pronturio em papel que foi escaneado e armazenado, preferencialmente, num sistema de Gerenciamento Eletrnico de Documentos (GED) que, ao indexar e armazenar os pronturios, facilita o manuseio, acesso e disponibilidade do pronturio em papel. A Resoluo CFM N 1821/2007 normatiza e legitima o pronturio digitalizado.

06

CERTIFICAO DIGITAL E CERTIFICAO DE SOFTWARE

07

cadeado que aparece no navegador quando estiver acessando um internet banking por exemplo). tambm muito utilizado para a assinatura eletrnica de documentos. So utilizadas diversas tcnicas computacionais para garantir que o documento eletrnico assinado por um certificado digital seja totalmente seguro. Pode-se comparar o certificado digital com a sua impresso digital, j que cada documento assinado possui um identificador nico e at mesmo uma pequena alterao no documento, como a simples insero de um espao em branco, invalida totalmente o documento, garantindo assim a sua integridade.Estrutura das Autoridades Certificadoras. Fonte: O que Certificao Digital ITI www.iti.gov.br.

3.4. Como emitir um Certificado Digital?Em termos de processo, a emisso de um certificado digital muito similar a emisso de um documento de identidade (RG, CPF ou CRM). O interessado deve procurar uma Autoridade de Registro (AR) que esteja necessariamente vinculada a uma Autoridade Certificadora (AC) capaz de emitir um certificado digital ICP-Brasil. Sero exigidos uma srie de documentos para comprovao da identidade enquanto pessoa fsica ou jurdica. Aps a etapa inicial, que normalmente ocorre pelo preenchimento de um formulrio na Web, a entrega desses documentos e recebimento do certificado digital ocorre de forma presencial. Tecnicamente, a chave privada do certificado digital (a sua identidade digital) pode ser armazenada de Algumas empresas que emitem forma segura num computador, certificados digitais para o pblico em geral* token, smartcard ou HSM (hardware criptogrfico capaz de armazenar CAIXA ECONMICA FEDERAL (CEF) CERTISIGN milhares de assinaturas ao mesmo CORREIOS SERASA tempo). A recomendao da SBIS e SERPRO do CFM a utilizao de token ou * para consultar a lista completa, acesse www.iti.gov.br. smartcard, como forma de garantir que somente o dono do certificado digital seja o seu fiel guardio. Onde est armazenado o certificado digital Smartcard Similar a um carto de crdito com chip. Necessita de uma leitora de carto. Token Assemelha-se a um pendrive08CERTIFICAO DIGITAL E CERTIFICAO DE SOFTWARE SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFORMTICA EM SADE | CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

Fonte: O que Certificao Digital ITI www.iti.gov.br

3.3. ICP-BrasilA Medida Provisria N 2.200 publicada no dia 29 de Junho de 2001 no Dirio Oficial da Unio, instituiu a Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil para garantir a autenticidade e a integridade de documentos eletrnicos atravs da sistemtica da criptografia assimtrica (chaves pblicas e privadas). Com a ICP-Brasil, definiu-se a Autoridade Certificadora Raiz - AC Raiz, que o Instituto Nacional de Tecnologia da Informao ITI. de responsabilidade da AC Raiz emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das AC de primeiro nvel.

No Brasil, para que um documento eletrnico possa ter validade jurdica, tica e legal, deve-se necessariamente assin-lo utilizando um certificado digital padro ICP-Brasil.

09

3.5. CRM DigitalPara estimular e massificar o uso de certificao digital por todos os mdicos no Brasil, o CFM est distribuindo gradualmente a nova carteira de identificao do mdico na forma de um smartcard. Imagem ilustrativa do CRM Digital

4. Certificao de Software SBIS-CFMEm 2002, a SBIS e o CFM firmaram um convnio de cooperao tcnica-cientfica para a definio do que um PEP/RES no Brasil e quais os requisitos mnimos e obrigatrios para esse tipo de sistema. O grande motivador para isso foi a percepo de que a informao sobre a sade dos pacientes no estava sendo armazenada de forma segura.

4.1. O que a Certificao de Software?A Certificao para Sistemas de Registro Eletrnico em Sade (S-RES) um processo de auditoria em sistemas informatizados que armazenam informao identificada de sade. Essa auditoria verifica se o sistema atende a 100% dos requisitos obrigatrios definidos no Manual da Certificao. Para a definio dos requisitos, a SBIS realizou uma extensa reviso das experincias e projetos similares, bem como utilizou diversas normas e padres nacionais e internacionais, de forma a garantir um alinhamento com as tendncias e ainda plena adeso com a legislao nacional. Os fundamentos da maior parte dos requisitos so normas ISO internacionais.

A lista oficial dos sistemas que j foram auditados e, portanto, atendem a todos os requisitos obrigatrios, est disponvel no site: www.sbis.org.br/certificacao.

Ao receber o CRM Digital, o mdico poder us-lo como sendo a sua identidade. Entretanto, para utiliz-lo nos sistemas de informao, o mdico deve procurar uma Autoridade de Registro (AR) capaz de inserir o certificado digital padro ICP-Brasil no CRM Digital (ver lista de ARs neste documento). A distribuio ser progressiva e oportunamente os CRMs iro comunicar sobre a disponibilidade do CRMs Digital em seus Estados. Na primeira etapa, o certificado digital a ser inserido no CRM Digital ser o mesmo de um e-CPF A3, ou seja, um certificado digital ICP-Brasil para pessoa fsica vlido por 3 anos. Sob os aspectos tcnicos, jurdicos e legais, bem como para os CRMs e CFM, a validade de um CRM Digital e um e-CPF absolutamente a mesma. Dessa forma, todas as instituies e mdicos que j investiram na aquisio de certificados digitais no precisam migrar imediatamente para o CRM Digital, preservando assim o investimento previamente realizado. A recomendao : quando da renovao do certificado, ou seja, aps o vencimento da validade do certificado (normalmente de 3 anos), o certificado digital novo j seja inserido no smartcard do CRM Digital.10

Um dos requisitos estabelecidos na certificao de software o uso da assinatura eletrnica com certificao digital padro ICP-Brasil.

ATENO: no emita um certificado digital fora da hierarquia da ICP-Brasil, pois no tem validade jurdica no Brasil.

A certificao de software SBIS-CFM tem por objetivo: 1 2 3 Aumentar a segurana da informao armazenada em sistemas de PEP/RES; Criar os regulamentos e normativas para o suporte legal para eliminao do papel (pronturio eletrnico); Melhorar a qualidade dos sistemas de informao em sade no Brasil.11

CERTIFICAO DIGITAL E CERTIFICAO DE SOFTWARE

SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFORMTICA EM SADE | CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

4.2. Nvel de Garantia de SeguranaOs sistemas devem adotar mecanismos de segurana capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade das informaes de sade. A certificao digital a tecnologia que melhor prov estes mecanismos. Um dos pontos mais importantes da Certificao SBIS-CFM a segurana da informao. Para isso, definiu-se uma srie de requisitos de segurana que os sistemas devem obrigatoriamente atender. O Processo de Certificao SBIS/CFM classifica os S-RES, do ponto de vista de segurana da informao, em dois Nveis de Garantia de Segurana (NGS): NGS1:define uma srie de requisitos obrigatrios de segurana, tais como controle de verso do software, controle de acesso e autenticao, disponibilidade, comunicao remota, auditoria e documentao. NGS2: exige a utilizao de certificados digitais ICP-Brasil para os processos de assinatura e autenticao. O NGS2 o nvel mais elevado de segurana; para atingi-lo necessrio que o S-RES atenda aos requisitos j descritos para o NGS1 e apresente ainda total conformidade com os requisitos especificados para o Nvel de Garantia 2. IMPORTANTE: somente os sistemas em conformidade com o NGS2 atendem a legislao brasileira de documento eletrnico e, portanto, podem ser 100% digitais, sem a necessidade da impresso do pronturio em papel.

At o momento, foram criados requisitos somente para algumas categorias, permitindo que determinados tipos de S-RES possam ser auditados: Assistencial: S-RES voltados para a assistncia, ou seja, qualquer sistema que auxilie o mdico no atendimento ao paciente. GED: sistemas de gerenciamento eletrnico de documentos, utilizados para o armazenamento e visualizao de documentos relacionados informao de sade. TISS: categoria dirigida ao atendimento do padro TISS da ANS.

4.4. Selo da CertificaoQuando um sistema auditado e apresenta 100% de adeso aos requisitos obrigatrios, a SBIS e o CFM emitem um selo que representa visualmente a adeso do sistema norma, de acordo com as categorias nas quais foi auditado:

4.3. Categorias da CertificaoO Processo de Certificao SBIS/CFM destina-se, genericamente, a Sistemas de Registro Eletrnico de Sade (S-RES). Podem ser considerados S-RES: sistemas de gesto hospitalar, pronturio eletrnico do paciente, sistemas para clnicas e consultrios, sistemas de resultado de exames laboratoriais, sistemas para laudos de exames de imagens e sistemas para sade do trabalhador, dentre outros.12

De acordo com a definio das normas ISO, um Sistemas de Registro Eletrnico de Sade (S-RES) qualquer sistema que capture, armazene, apresente, transmita ou imprima informao identificada em sade.CERTIFICAO DIGITAL E CERTIFICAO DE SOFTWARE

O uso deste selo est autorizado segundo as regras estabelecidas no Manual de Certificao. importante que o mdico tenha ateno em qual verso de sistema est trabalhando. A SBIS s garante que o sistema est aderente se a verso for aquela que foi auditada.SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFORMTICA EM SADE | CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

O selo da Certificao uma opinio tcnica qualificada e imparcial da SBIS sobre um S-RES.

13

5. Validade tica e jurdica de um pronturio eletrnicoNo Brasil, como pode ser visto nos captulos anteriores, um documento eletrnico para ter validade jurdica deve ser assinado com um certificado digital padro ICP-Brasil, definio esta instituda pela MP 2.200. Neste conceito, o original o eletrnico/digital, sendo a impresso uma cpia do original sem qualquer validade jurdica. H vrios projetos governamentais que utilizam certificao digital. Assim, por exemplo, so hoje aceitos como documento eletrnico original: Nota Fiscal eletrnica e Declarao do Imposto de Renda Pessoa Jurdica. Tambm na rea contbil autorizado o uso de certificados digitais para assinatura eletrnica de Balano Patrimonial, dentre outros. No Judicirio, h algum tempo aceito o uso de certificado digital. H diversos fruns 100% eletrnicos, nos quais somente so aceitas peties eletrnicas assinadas com certificado digital padro ICP-Brasil. No diferente na rea de Sade. Para se ter validade jurdica, qualquer documento eletrnico na sade, tal como um pronturio, deve ser assinado com um certificado digital padro ICP-Brasil. Adicionalmente, o Conselho Federal de Medicina exige que os sistemas de Registro Eletrnico de Sade atendam TODOS os requisitos obrigatrios da Certificao de SOFTWARE (veja captulo anterior), alm de, obviamente, exigir que os documentos eletrnicos sejam assinados com certificados digitais padro ICP-Brasil. O CFM exige que os sistemas atendam aos requisitos mas, nesse momento, no exige ainda que o sistema tenha sido auditado pela SBIS. Evidentemente que, com a auditoria pela SBIS, o desenvolvedor, a instituio e os mdicos tero a certeza que o sistema realmente atende aos requisitos, garantindo assim maior tranquilidade para utilizar um sistema 100% eletrnico.

H uma dvida frequente com relao s demais profisses da rea de sade. Alm do CFM, somente o Conselho Federal de Odontologia editou resoluo similar que exige requisitos adicionais certificao digital. Dessa forma, como no h nenhuma exigncia adicional nem por parte dos demais conselhos, nem por intermdio de outras legislaes, para que uma instituio de sade atenda perfeita e completamente a legislao brasileira sobre documentos eletrnicos, os demais profissionais de sade devem utilizar tambm certificados digitais padro ICP-Brasil para assinatura de suas anotaes e registros no pronturio eletrnico.

Para se possuir um pronturio 100% eletrnico, necessria a utilizao de certificao digital e de um sistema que atende a todos os requisitos obrigatrios da certificao SBIS-CFM.

6. Principais dvidas sobre a CertificaoAbaixo um resumo com as principais dvidas relacionadas Certificao (em linguagem coloquial). a) Utilizo um sistema no meu consultrio h algum tempo e no imprimo mais o pronturio no papel. Todas as informaes dos meus pacientes esto armazenadas l. Estou aderente resoluo do CFM? Resposta: No. Para estar aderente com a Resoluo CFM N 1821/2007, que define as exigncias para utilizao de um pronturio eletrnico, voc deve utilizar um certificado digital padro ICP-Brasil para assinar os pronturios no seu sistema (veja captulo 3). Alm disso, o seu sistema deve atender a TODOS os requisitos obrigatrios da Certificao de Software SBIS-CFM (veja captulo 4).

Essas definies esto detalhadas e autorizadas na Resoluo CFM N 1821/2007 que aprova as normas tcnicas concernentes digitalizao e uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos documentos dos pronturios dos pacientes, autorizando a eliminao do papel e a troca de informao identificada em sade. Veja a resoluo na ntegra no endereo: http://www.portalmedico.org.br/ resolucoes/cfm/2007/1821_2007.htm.14CERTIFICAO DIGITAL E CERTIFICAO DE SOFTWARE

SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFORMTICA EM SADE | CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

15

b) Como saber se um sistema atende a Resoluo CFM N 1821/2007? Resposta: Verifique com a sua instituio (hospital, clnica, etc.) qual o nome do sistema, desenvolvedor ou empresa e nmero da verso. Com essas informaes, acesse www. sbis.org.br/certificacao e verifique se esse sistema consta na lista de sistemas auditados pela SBIS; confira ainda o nmero da verso. Caso no esteja nesta lista ou o nmero da verso no coincida, procure a Diretoria Tcnica da instituio para questionar se o sistema, apesar de no auditado, atende todos os requisitos da Certificao de Software. c) O Hospital onde trabalho utiliza um sistema que foi auditado pela SBIS, mas no utilizamos certificao digital padro ICP-Brasil. Estou aderente Resoluo CFM N 1821/2007 e posso eliminar o papel? Resposta: No. Para estar aderente com a Resoluo CFM N 1821/2007, voc tambm deve utilizar um certificado digital padro ICP-Brasil para assinar os pronturios no seu sistema (veja captulo 3). S assim, possvel ter um pronturio paperless. d) H alguma punio ao descumprir a Resoluo CFM N 1821/2007? Resposta: O Art. 18 do Cdigo de tica Mdica prev ser vedado ao mdico desobedecer aos acrdos e s resolues dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina ou desrespeit-los. Em eventual processo na justia comum ou nos Conselhos Regionais, as informaes dos pronturios no sero consideradas vlidas como prova se essas estiverem armazenadas em sistemas que estejam em desacordo com as exigncias da Certificao. e) As minhas anotaes no pronturio eletrnico podem ser modificadas posteriormente? Resposta: Se o sistema de pronturio eletrnico atende a todos os requisitos do Manual da Certificao de Software e voc utiliza um certificado digital para assinar os pronturios, as suas informaes no so passveis de modificao, estando assim plenamente seguras. Por outro lado, se o sistema no atende os requisitos ou voc no utiliza certificado digital, a informao registrada passvel de mudanas por quem tiver acesso para tal e, portanto, a segurana no est garantida. f) Posso eliminar o pronturio original em papel aps digitaliz-lo (escaneado)? Resposta: Pela lei brasileira atual, pode-se eliminar o original em papel desde que o documento seja microfilmado. Entretanto, no h uma legislao aprovada para a simples digitalizao do original em papel (escanear). Segundo a Resoluo CFM N 1821/2007, est autorizada a eliminao do pronturio em papel desde que o arquivo resultante do processo de digitalizao seja assinado com um certificado digital padro ICP-Brasil, bem como seja armazenado num sistema de gerenciamento eletrnico de documentos. Por outro lado, como o pronturio multiprofissional contendo anotaes de outros profissionais de sade e, como ainda no houve uma regulamentao efetiva nesse assunto por parte dos demais conselhos de classe, mesmo ao se digitalizar16CERTIFICAO DIGITAL E CERTIFICAO DE SOFTWARE

(escanear), os originais em papel devem ser guardados por um perodo mnimo de 20 (vinte) anos. g) Por que utilizar um sistema auditado pela SBIS? Resposta: a garantia que o sistema realmente atende a todos os requisitos obrigatrios da Certificao SBIS-CFM, o que junto com a certificao digital, pr-requisito fundamental para um sistema de pronturio paperless. Alm disso, esses sistemas possuem maior qualidade e uma melhor estrutura de informaes. h) Recebi o CRM Digital, mas j tenho um e-CPF, sou obrigado a utilizar o CRM Digital? Resposta: No. Utilize o seu certificado digital atual enquanto estiver vlido e na renovao (normalmente a cada trs anos), insira o novo certificado digital no smartcard do CRM Digital. i) Um fornecedor de software diz que o sistema dele foi homologado pela SBIS e pelo CFM, mas o nome dele no consta na lista oficial de sistemas auditados pela SBIS. Como devo proceder? Resposta: Envie um email com detalhes do assunto para [email protected]. Todas as providncias sero tomadas pela SBIS para que o referido fornecedor comunique de forma adequada a situao do sistema dele: no aderente, aderente norma ou auditado pela SBIS.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFORMTICA EM SADE | CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

17

7. Para saber maisCaso tenha interesse em entender mais sobre os assuntos apresentados neste documento, acesse os endereos abaixo. Sociedade Brasileira de Informtica em Sade www.sbis.org.br Conselho Federal de Medicina www.portalmedico.org.br Site da Certificao SBIS-CFM www.sbis.org.br/certificacao Manual da Certificao SBIS-CFM http://www.sbis.org.br/certificacao/Manual_ Certificacao_SBIS-CFM_2009_v3-3.pdf Instituto Nacional de Tecnologia da Informao www.iti.gov.br ICP-Brasil http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/EstruturaIcp O documento eletrnico e a assinatura digital: uma viso geral (Aldemario Araujo Castro) http://www.aldemario.adv.br/doceleassdig.htm Resoluo CFM N 1638/2002 http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2002/1638_2002.htm Resoluo CFM N 1821/2007 http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2007/1821_2007.htm Certificao Digital http://www.iti.gov.br/twiki/pub/Certificacao/CartilhasCd/ brochura01.pdf http://www.iti.gov.br/twiki/pub/Certificacao/CartilhasCd/ Folder1.pdf

www.sbis.org.brSociedade Brasileira de Informtica em Sade (SBIS) Rua Tenente Gomes Ribeiro, 57 - sala 33 Vila Clementino. So Paulo - SP CEP 04038-040 Fone: (11) 3791-3343 E-mail: [email protected]

www.portalmedico.org.brConselho Federal de Medicina Cmara TcnicaC45- M0 - Y35 - K0 C100 - M0 - Y80 - K10

de Informtica em SadeC0 - M0 - Y0 - K80

SGAS 915 Lote 72. Braslia-DF CEP: 70390-150 Fone: (61) 3445 5900 FAX: (61) 3346 0231 E-mail: [email protected]