o papel do farmacêutico na saúde mental

13
O Papel do Farmacêutico na Saúde Mental Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências da Saúde PET-Saúde/ Saúde Mental Maria Luiza Cortez Natal-RN, 2014

Upload: petsmufrn

Post on 16-Jul-2015

228 views

Category:

Presentations & Public Speaking


2 download

TRANSCRIPT

O Papel do Farmacêutico na Saúde Mental

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Ciências da Saúde

PET-Saúde/ Saúde Mental

Maria Luiza Cortez

Natal-RN,

2014

Perfil Profissional Farmacêutico

# Formação generalista

- Atribuições essenciais a promoção e aproteção da saúde humana

- Atividades associadas ao fármaco, aomedicamento e aos cosméticos, às análisesclínicas e toxicológicas e ao controle,produção e análise de alimentos.

Projeto Pedagógico do curso de farmácia da UFRN

Profissional Farmacêutico

# Além da tradicional atuação nafabricação e dispensação demedicamentos, o farmacêutico é ummembro integrante da equipe de saúde eassume funções variadas, fornecendoserviços de atenção farmacêutica eajudando a garantir o melhortratamento para os pacientes.

Conselho Regional de Farmácia – São Paulo

Atribuições do Farmacêutico

# Funções

- Ações técnico-gerenciais

- Ações técnico-assistenciais

Atribuições do Farmacêutico

# Ações de suporte ao processo gerencialda assistência farmacêutica voltadasprincipalmente para a LOGÍSTICA domedicamento. Estas também dão suporteà prescrição e dispensação.

Ações técnico-gerenciais

Atribuições do Farmacêutico

# Coordenar e elaborar o planejamentoanual de compras para o município deforma a manter a regularidade noabastecimento de medicamentos;

# Executar, acompanhar e assegurar aaquisição dos medicamentos;

# Receber e armazenar adequadamente osmedicamentos;

Ações técnico-gerenciais

Atribuições do Farmacêutico

# Elaborar, junto a outros profissionais, a RelaçãoMunicipal de Medicamentos utilizando critériospreconizados pelo Ministério da Saúde e*OPAS/OMS, promovendo sua divulgação paraos diversos profissionais de saúde;

# Elaborar, em conjunto com outros profissionais,informes técnicos, protocolos terapêuticos emateriais informativos sobre AssistênciaFarmacêutica e medicamentos, bem comopromover sua divulgação;

Ações técnico-gerenciais

*Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial da Saúde

Atribuições do Farmacêutico

# Visam o CUIDADO AO USUÁRIO,considerando o uso do medicamento,contribuindo para a efetividade dotratamento, seja no âmbito individual oucoletivo por meio de ações voltadas aopaciente e não ao medicamento.

Ações técnico-assistenciais

Atribuições do Farmacêutico

# Identificar as necessidades da populaçãoem relação à informação em saúde segundoa Estratégia Saúde da Família e emconjunto com a equipe de saúde;

# Realizar ações de educação em saúdevoltadas para a comunidade;

# Junto ao *NASF, implementar GruposOperativos e Educativos com objetivo deprevenir e promover à saúde, estimulando aadoção de hábitos saudáveis de vida;

Ações técnico-assistenciais

*Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Atribuições do Farmacêutico

# Realizar gestão de caso junto a outrosprofissionais visando adesão ao tratamento;

# Desenvolver ações e intervenções pararedução de erros de medicação;

# Promover ações de educação permanentepara funcionários das farmácias locais,prescritores, equipe multiprofissional e*ACS.

Ações técnico-assistenciais

*Agente Comunitário de Saúde

O Papel do Farmacêutico

"O papel do Farmacêutico no mundo é tãonobre quão vital. O Farmacêuticorepresenta o órgão de ligação entre amedicina e a humanidade sofredora. É oatento guardião do arsenal de armas comque o Médico dá combate às doenças. Équem atende às requisições a qualquer horado dia ou da noite. O lema do Farmacêuticoé o mesmo do soldado: servir.”

Monteiro Lobato

Referências

VERUSKA NARIKAWA. Conselho Federal de Farmácia orienta aparticipação de farmacêuticos na Conferência Nacional de SaúdeMental. Disponívelem:<http://www.cff.org.br/noticia.php?id=385>. 04.09.2014.

Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais. A IMPORTÂNCIADO FARMACÊUTICO NO SUS - Suas Competências eAtribuições nas ações de Saúde Pública / Organizador CASP-CRF/MG 1ª Ed. Belo Horizonte: CRF/MG, 2011. 28p.

Carvalho; M. C. R. D. Santos; M. M. Projeto Político-pedagógico doCurso De Farmácia: Os Caminhos da Mudança. Disponível em:file:///C:/Users/omc%20informatica/Downloads/Flexibiliza%C3%A7%C3%A3o_5%20(1).pdf. 05.09.2014.

Obrigada!