compromisso farmacêutico

12

Upload: compromissofarmaceutico

Post on 24-Jul-2016

255 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Conheça as propostas e os candidatos da Chapa 1 para que o CRF-RJ continue avançando.

TRANSCRIPT

Caros amigos Farmacêuticos,

Vamos continuar a expansão do-QUALIPHARMA (maior programa de ca-pacitação já realizado pelo CRF-RJ), criar turmas de EAD (Ensino à Distância) e cursos com base na escolha dos profis-sionais. Criar o Serviço de Atendimento Técnico ao Farmacêutico. Estimular o empreendedorismo, dando apoio téc-nico para que os farmacêuticos possam abrir sua própria empresa. Estimular a criação de consultórios farmacêuticos no SUS e na iniciativa privada. Criar o CRF Jovem. Implantar um modelo no qual o fiscal atue também como orien-tador ao farmacêutico. Continuar cum-prindo, fielmente, os procedimentos do

TCU, com contas rigorosamente em dia e com transparência.

Nossas propostas foram registra-

das em cartório e reafirmamos o com-promisso com você.

Com o gesto, assumimos perante os farmacêuticos e toda a sociedade o compromisso com a execução de cada uma delas em nosso mandato.

O registro do documento atesta a “coragem” da chapa “Compromisso Far-macêutico” em garantir aos farmacêuti-cos do Rio de Janeiro que transformará “discursos em ações”.

Marcus Athila

RUMO AO CRF-RJ QUE QUEREMOS

VOCÊ QUER UM CRF-RJ AINDA MELHOR?

2 - COMPROMISSO FARMACÊUTICO

Somos a Chapa 1: Nosso dever será sempre defender, valorizar, ouvir e apoiar os farmacêuticos

CONHEÇA OS SEUS CANDIDATOS

COMPROMISSO FARMACÊUTICO - 3

CHAPA COMPROMISSO FARMACÊUTICO

4 - COMPROMISSO FARMACÊUTICO

PROPOSTAS PARA AVANÇAR: Conheça algumas das propostas da Chapa 1 - Compromisso Farmacêutico

1. CAPACITAÇÃO

• Vamos continuar a expansão do QUALIPHARMA: maior programa de qualificação já realizado pelo CRF-RJ.

• Novas turmas para o QUALIPHARMA Especialização.• Criar o QUALIPHARMA Direcionado, no qual os farmacêu-

ticos podem escolher, através de pesquisa de opinião, quais cursos gostariam que o Conselho oferecesse gratui-tamente.

• Implementar o QUALIPHARMA EAD.

2. ATENDIMENTO

Criar o Serviço de Atendimento Técnico ao Farmacêutico (SAF), com atendimento de caráter técnico-orientativo, vol-tado ao esclarecimento de questões relativas à legislação e à prática profissional.

3. APOIO TÉCNICO

• Para que os farmacêuticos possam abrir seu próprio con-sultório farmacêutico.

• Linha de crédito para consultórios farmacêuticos, farmá-cias e outros;

• Através da Câmara Técnica de Empreendedorismo, criar programas e material de apoio aos farmacêuticos.

4. ATUAÇÃO CLÍNICA

• Estimular a criação de consultórios farmacêuticos no SUS e na iniciativa privada.

• Capacitar os farmacêuticos para o exercício clínico.

5. CRF JOVEM

• Criar o Serviço de Atendimento ao Jovem Farmacêutico, com orientação sobre dúvidas técnicas, jurídicas e norma-tivas, a fim de que os acadêmicos saiam da faculdade com mais informações acerca das leis e normas de sua profis-são, proporcionando a integração do futuro farmacêutico.

• Criar a Câmara Técnica Jovem, coordenada por acadêmi-cos de farmácia.

6. FARMACÊUTICO NO SUS

• Oferecer suporte técnico e jurídico aos gestores que pre-tendem estruturar a assistência farmacêutica municipal, garantindo mercado de trabalho para os farmacêuticos e saúde para a população.

COMPROMISSO FARMACÊUTICO - 5

Saiba mais sobre nossas propostas em www.votechapa1.com e http://facebook.com/CompromissoFarmaceutico

7. FISCALIZAÇÃO

• Implantar um modelo no qual o fiscal, além de exercer sua função de fiscalizar o exercício profissional, servirá, também, como orientador ao colega farmacêutico.

• Inserir os fiscais nos programas educativos do CRF/RJ.

8. TESOURARIA

• Fiel cumprimento dos procedimentos do Tribunal de Con-tas da União - TCU.

• Manter as contas do Conselho rigorosamente em dia.• Manter a seriedade e a responsabilidade financeira.

9. COOPERAÇÃO

• Continuar apoiando as ações que promovam o ensino far-macêutico;

• Manter o diálogo e trabalho em conjunto com as enti-dades farmacêuticas.

10. TRANSPARÊNCIA

• Manter e aprimorar o Portal Transparência do CRF-RJ, seguindo a lei de acesso à informação.

• Continuar realizando plenárias abertas e também itine-rantes.

• Manter os farmacêuticos informados sobre os atos de gestão do Conselho através do portal do CRF-RJ, Boletim de Notícias, Portal Transparência e Revista RIOPHARMA.

11. VALORIZAÇÃO, DEFESA E APOIO AO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO

• Apoiar e defender os farmacêuticos.• Criar mobilizações para defender as atribuições do far-

macêutico e garantir a presença destes nos estabeleci-mentos de saúde.

• Através da comissão parlamentar, continuar o trabalho junto ao Legislativo para aprovação de leis que benefi-ciem os profissionais farmacêuticos e a saúde da popu-lação.

6 - COMPROMISSO FARMACÊUTICO

AVANÇAR OU RETROCEDER?

Conheça como era o Conselho em 2012/2013.

Veja como o Compromisso Farmacêutico mudou o CRF-RJ em 2014/2015Vamos continuar avançando com a equipe que salvou o CRF-RJ da falência.

Em 2015/2016 vamos avançar com Compromisso #VoteChapa1

COMPROMISSO FARMACÊUTICO - 7

Em 2015/2016 vamos avançar com Compromisso #VoteChapa1

8 - COMPROMISSO FARMACÊUTICO

Marcus Vinicius Romano AthilaAtual presi-

dente do CRF-RJ, foi responsável por liderar a equipe que res-gatou o conse-lho da falência, criou o maior programa de

capacitação de toda a história da enti-dade e levou transparência às ações da gestão. Possui um grande orgulho por pertencer a uma família de farmacêu-ticos, filho e pai de farmacêutico, tem uma verdadeira paixão pela profissão, o que o motivou a se engajar na política de classe. É farmacêutico formado pela Unigranrio, especialista em Geriatria e Gerontologia, pós-graduado em Farma-cologia, pós-graduado em Gestão Ambi-ental, fundador e presidente licenciado da Afaerj e membro titular da Academia Brasileira de Farmácia Militar. Condeco-rado com a Medalha Pedro Ernesto

pelos relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica. Coordenador da Câmara Técnica de Farmácia da SBGG-RJ.

Robson Roney BernardoAtual diretor

tesoureiro e res-ponsável por res-gatar o CRF-RJ de um déficit de mais de R$ 700 mil, her-dado da gestão 2012/2013. Além disso, conseguiu colocar as contas

do conselho rigorosamente em dia e com fiel cumprimento das regras do TCU.

Possui graduação em farmácia pela UFRJ(1992), mestrado em Química de Produtos Naturais pela UFRJ(1994) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela UFRJ(1998). Em 1998, de-fendeu o doutorado e esta tese rendeu

CONHEÇA OS INTEGRANTES DA CHAPA “COMPROMISSO FARMACÊUTICO” PARA AS ELEIÇÕES NO CRF-RJ

a primeira produção da vacina contra leishmaniose, que foi adquirida pela GSK e aprovada pela OMS . Foi gerente da empresa ATM e pesquisador da AS-SESSA na área de cosmetologia, onde foi responsável em P&D. Atualmente, é professor e diretor adjunto da UFRJ do Pólo de Xérem e atua na área de nano-tecnologia.

Talita Barbosa GomesNasceu em Ca-

bo Frio e sempre foi engajada nos trabalhos relacio-nados à profissão farmacêutica. É apaixonada por trabalhar na área de saúde, minis- tra aulas em cur-

sos de pós-graduação e técnico, é presi-dente da AFAERJ, graduada em Farmá-cia, com Licenciatura em Biologia, espe-cialista em Manipulação Magistral pela

O primeiro passo é conhecer bem os candidatos, se informar sobre eles. Os farmacêuticos que formam a Chapa 1 são pessoas de luta no dia a dia do Conselho e da profissão. Saiba um pouco mais sobre eles.

VOCÊ QUER UM CRF-RJ MELHOR?

vamente, o farmacêutico em seu impor-tante papel como profissional da saúde.

Maria Eline MatheusPossui gradu-

ação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminen-se (1983), mestra-do em Ciências Biológicas (Farma- cologia e Terap. E x p e r i m e n t a l ) pela Universidade

Federal do Rio de Janeiro (1993), douto-rado em Ciências Biológicas (Farmacolo-gia e Terap. Experimental) pela Univer-sidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e pós-doutorado em Ciências Biológi-cas (Farmacologia Celular e Molecular) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Universi-dade Federal do Rio de Janeiro. Tem ex-periência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia da Dor e da In-flamação, Carcinogênese e Obesidade, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoterápicos, antinocicepção, anti-inflamatórios e antitumorais.

Rogério Ribeiro DiasG r a d u a d o

em Farmácia pe-la UFRJ (1984), possui habilita-ção em Indústria Farmacêut ica pela UFF, habili- tação em Bioquí-mica pela UFRJ. Capitão de Fra-

gata da Marinha do Brasil. Ex-presidente da ABRAFARM. Membro titular da Aca-demia Nacional de Farmácia. Membro titular da SBAC. Farmacêutico mais an-tigo da Prefeitura de Caxias.

COMPROMISSO FARMACÊUTICO - 9

ANFARMAG, especialista em Homeopa-tia pelo IHB, mestre em Ensino de Ciên-cias da Saúde e Ambiente, coordenado-ra da Câmara Técnica de Homeopatia do CRF-RJ, supervisora da UPA de São Pe-dro da Aldeia, pós-graduanda em Pres-crição Farmacêutica e pós-graduanda em Farmácia Hospitalar.

José Roberto Lannes AbibHoje, atua pa-

ra a regulamenta-ção da prescrição farmacêutica nos municípios e por melhorias nas far- mácias comunitá-rias. Foi ativo po-liticamente para

a aprovação da Lei 13.021/14, em Bra-sília. Graduado em Farmácia com habili-tação em Bioquímica. Pós-graduado em Análises Clínicas, Imunodiagnóstico e Gestão Universitária. Atuou como pro-fessor na Unigranrio até 2014 e, atual-mente, é responsável técnico pelo LABO- RAFE. Conselheiro efetivo do CRF-RJ, de 2011 a 2014, e reeleito para 2015 a 2018. Presidente da Comissão de Ensino do CRF-RJ (2011/2013), coordenador da Câmara Técnica de Análises Clínicas (2010/2013), membro da Câmara Téc-nica de Análises Clínicas do DGH do RJ (2008/2013), membro da Câmara Mu-nicipal de Saúde de Niterói (2012/2013), membro da Comissão Parlamentar do CRF-RJ. Recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico.

Alex Sandro Rodrigues Baiense

Graduado em Farmácia pela UNI- GRANRIO (1999), Farmácia Industrial pela UFRJ (2006) e licenciatura plena em Quí- mica pela Universidade UNIGRANRIO (2004). Tem pós-graduação em Análises

Clínicas pela UNIG (2007). Profissio-nalmente, exerce o magistério na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro como es-tatutário DOC I, professor univer-sitário da Universi-

dade Iguaçu - UNIG e Faculdade Bezerra de Araújo - FABA. Também exerceu a profissão na farmácia comunitária e magistral, trabalhando nas Drogarias Pa-checo, Ofertão e Medicinal Flora. Rece-beu a Comenda do Mérito Farmacêutico do CFF em 2014.

Nylza Maria Tavares Gonçalves

Mestre em Ci- ências Farmacêuti- cas pela UNISO, es- pecialista em Ho-meopatia pelo IHB, especialista em Plantas Medici-nais pela UFLA, especialista em Gestão em Saúde

para Preceptores do SUS pelo HSL, membro titular da ABFM, docente há 13 anos na área farmacêutica, atuante em diferentes setores há mais de 25 anos. Seu percurso é acompanhado pela certeza da obrigação e a impres- cindível missão para consolidação da profissão, através de atitudes éti-cas e competentes. Por isso, atua na educação formadora de um profis-sional consciente, capaz e sabedor de suas responsabilidades. Vislumbrando a possibilidade de fazer parte da mate-rialização dessas mudanças, coloca sua candidatura como contribuição para tri-lhar um caminho que consolide, definiti-

CHAPA COMPROMISSO FARMACÊUTICO

10 - COMPROMISSO FARMACÊUTICO

Com compromisso e seriedade a Chapa 1 representa os verdadeiros anseios da classe farmacêutica do Rio de Janeiro no Conselho Federal de Farmácia (CFF), unindo experiência e conhecimento. Comprometemos-nos a lutar pelo não aumen-to da anuidade. Estaremos sempre presentes e disponíveis aos colegas de nosso es-tado, representando uma forte ponte entre as questões regionais e federais. Atuare-mos levando as demandas e anseios às plenárias e comissões do CFF. Atuaremos no resgate, valorização e reconhecimento do profissional farmacêutico. Entre nossas pautas estão: empreendedorismo, atuação clínica do farmacêutico, prescrição far-macêutica, reestruturação curricular, garantir a presença do farmacêutico no SUS, lutar por leis que beneficiem o profissional farmacêutico e resgatar as áreas em que perdemos espaço.

Vote Chapa 1 para Diretoria e Conselheiro Federal!

Alex Bahiense e Nilza TavaresCandidatos a Conselheiros Federais

Conheça nossos candidatos a Conselheiros Federais

“A profissão farmacêutica está pas-sando por momentos de profunda transformação e precisa mais do que nunca de unidade para avançar na con-quista de vários desafios. Prescrição farmacêutica, farmácia clínica, melho- ria das condições de trabalho são al- guns dos temas que precisamos avan-çar. Precisamos continuar com o traba- lho que já vem sendo realizado e avançar nesta e em outras conquis-tas!!!”

Carlos Eduardo - Coordenador de Farmácia da FMC

“Nesta eleição renovo o meu apoio à Chapa 1 que, com integrantes compro-metidos com o crescimento profissional e pessoal dos farmacêuticos, buscaram incessantemente a valorização da cate-goria utilizando as mais variadas estra-tégias”.

Jairo Alves de Oliveira – Farmacêutico bioquímico,

Tenente-coronel da Aeronáutica “Eu, Elizabeth Macedo Valverde, pres- to este depoimento em favor da Cha- pa 1 e, especialmente, para a pes-soa do Dr. Marcus Athila pelos rele- vantes serviços prestados ao CRF/RJ du- rante o período 2014/2015. Neste biê- nio, observou-se de forma segura e efi- caz a recuperação financeira e adminis-trativa da entidade, bem como e, prin-cipalmente, o notável trabalho de valo- rização profissional dos farmacêuticos que atuam no Estado do Rio de Janeiro. Esta meta foi conseguida por meio da

e no diálogo. Por tudo isso, meu voto e meu comprometimento estão com a Chapa 1. Vamos continuar conquistando para a profissão!”

Josileyde Dutra - Farmacêutica bioquímica, professora do curso de

Farmácia da UNIG “Prezados colegas, em novembro tere-mos mais uma eleição para a direção do nosso Conselho. Para crescermos academicamente e profissionalmente, precisamos de uma gestão séria e com-prometida com os nossos interesses. É notório o desenvolvimento do nosso CRF com a atual Diretoria. Por ter convivido muitos anos com os companheiros da Chapa 1, tenho certeza absoluta que eles possuem todos os requisitos para dar continuidade aos avanços que a profis-são farmacêutica busca, com a com-petência necessária.”Antonio Carlos Carreira – Professor de

graduação e pós-graduação “Sobram-me motivos para votar na Chapa 1. Eu e muitos outros farmacêuti-cos do CRF-RJ temos tido um atendimen-to de qualidade sempre que precisamos. Falando por mim mesmo, fiquei muito satisfeito com o engajamento dos inte-grantes desta chapa na defesa à profis-são e aos profissionais farmacêuticos durante a luta contra a MP 653/2014. A transparência tem sido uma marca registrada desta chapa, principalmente, em relação à prestação de contas e isso inspira confiança.”

Geoffrey Ogoye – Farmacêutico

Com a palavra, nossos apoiadores!

disponibilidade de realização de diversos cursos de aperfeiçoamento colocados à disposição dos profissionais e a valori-zação da imagem do farmacêutico junto à mídia e aos diferentes segmentos da população, trazendo respeito e confian-ça a este profissional da saúde. Por tudo isso, meu voto vai para a Chapa 1 e aos membros que a compõe, objetivando a continuidade deste trabalho e a consoli-dação do status desta categoria profis-sional.”

Elizabeth Macedo Valverde – Presidente da ABF

“Os diretores e conselheiros dos Conse-lhos de Farmácia exercem papel funda-mental para aprimorar e fortalecer toda atividade farmacêutica. Por isso, como farmacêutico do setor de medicamen-tos magistrais, apoio os candidatos que trabalham pelo desenvolvimento desse segmento e que têm compromisso com a atividade do farmacêutico magistral. Peço aos colegas que atuam no setor, que também apoiem os candidatos que, ao longo de suas atividades políticas, tenham contribuído incansavelmente para a área magistral.”

Ademir Valério - Presidente da Anfarmag Nacional

“Conhecimento e respeito. São os mo-tivos básicos que me fazem estar com a Chapa 1. Os integrantes são todos profissionais reconhecidamente com-prometidos com a profissão farmacêu-tica, imbuídos no crescimento, na ca-pacitação, na transparência de ações

COMPROMISSO FARMACÊUTICO - 11

EXPEDIENTE: Publicação Oficial da Chapa 1 - Compromisso Farmacêutico - Outubro de 2015 - Presidente: Marcus Athila - Acesse: www.votechapa1.com.br - Tiragem: 2.000 exemplares - Conteúdo Editorial/Projeto Gráfico: Grupo Letra Comunicação - Adriane Lopes - MTb 17195 - [email protected]