o livro da escrita

10
O LIVRO DA ESCRITA RUTH ROCHA E OTÁVIO ROTH ILUSTRAÇÕES: RAQUEL COELHO

Upload: livia-oliveira

Post on 30-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

O livro da escrita de Ruth Rocha

TRANSCRIPT

Page 1: O livro da escrita

O LIVRO DA ESCRITA

RUTH ROCHA E OTÁVIO ROTH

ILUSTRAÇÕES:

RAQUEL COELHO

Page 2: O livro da escrita

O LIVRO DA ESCRITA

HÁ QUARENTA MIL ANOS, O HOMEM NÃOSÓ EXISTIA, COMO PENSAVA E TINHA ATÉQUALIDADES DE ARTISTA, POIS ELE PINTAVANAS PAREDES DAS CAVERNAS TOUROS EBISÕES, RENAS E CAVALOS.ESSAS PINTURAS, NO INÍCIO, ERAM FEITASNO FUNDO DAS CAVERNAS, E NÃO NAENTRADA, ONDE OS HOMENS VIVIAM.MAIS TARDE COMEÇARAM A APARECERDESENHOS QUE COMUNICAVAM ALGUMACOISA. ERAM UMA TENTATIVA DE ESCRITA,EMBORA FOSSEM MUITO SIMPLES.QUANDO O HOMEM DESENHAVA UM BOI,QUERIA DIZER BOI E QUANDO DESENHAVAO SOL, QUERIA DIZER SOL.ERA A ESCRITA PICTOGRÁFICA.

Page 3: O livro da escrita

O LIVRO DA ESCRITA

COM O TEMPO, AS PESSOASPRECISAVAM ESCREVER COISASMAIS COMPLICADAS.ENTÃO, QUANDO DESENHAVAM UMBOI, NEM SEMPRE QUERIAMREPRESENTAR UM BOI. PODIAMESTAR REPRESENTANDO UMABOIADA, O GADO OU A CARNE.ESSE TIPO DE ESCRITA JÁ PERMITIACONTAR UMA PEQUENA HISTÓRIA,OU MANDAR UMA MENSAGEMSIMPLES.ERA A ESCRITA IDEOGRÁFICA.

Page 4: O livro da escrita

O LIVRO DA ESCRITAOS BABILÔNIOS TIVERAM A PRIMEIRAESCRITA BEM CODIFICADA. USAVAMLAJOTAS DE BARRO MOLE PARAESCREVER E UM PEQUENO BASTÃO DEMADERIA OU FERRO.COMO ERA DIFÍCIL FAZER LINHAS CURVASNO BARRO, PASSARAM A FAZER“MARCAS” CALCADAS NA ARGILA, COMUM ESTILETE DE PONTA TRIANGULAR, ACUNHA. CADA CONJUNTO DE MARCASSIGNIFICAVA UMA PALAVRA.ESTA ESCRITA FOI CHAMADA DECUNEIFORME.

Page 5: O livro da escrita

O LIVRO DA ESCRITA

SEUS VIZINHOS, OS EGÍPCIOS, CRIARAM UMA ESCRITA QUE PODIA SER GRAVADA NA PEDRA. ERA TRABALHOSO, MAS OS DOCUMENTOS DURM PARA SEMPRE. CADA FIGURA DA ESCRITA EGÍPCIA REPRESENTAVA UMA PALAVRA. ESSAS FIGURAS SÃO OS HIERÓGRAFOS. MAIS TARDE ELES INVENTARAM O PAPIRO, QUE PERMITIU A ESCRITA RÁPIDA E MAIS SIMPLIFICADA DOS HIERÓGLIFOS.

Page 6: O livro da escrita

O LIVRO DA ESCRITA

A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIADUROU MUITOS SÉCULOS, EA ESCRITA FOI SEMPREEVOLUINDO.NA VERDADE, OS EGÍPCIOSCHEGARAM A INVENTARUMA ESCRITA FONÉTICA,QUER DIZER, UMA ESCRITAEM QUE CADA SOM TEMUM SÍMBOLO OU UMALETRA.

Page 7: O livro da escrita

O LIVRO DA ESCRITA

A ESCRITA FONÉTICA PERMITEQUE SE REPRODUZAM TODOS OSSONS DE TODAS AS LÍNGUAS COMPOUCOS SINAIS.OS FENÍCIOS DEVEM TERCONHECIDO A ESCRITA FONÉTICAATRAVÉS DOS EGÍPCIOS.ADAPTARAM O ALFABETOFONÉTICO AGÍPCIO À LÍNGUAFENÍCIA E CRIARAM O ALFABETODE 24 LETRAS, QUE USRAM COMMUITA HABILIDADE.

Page 8: O livro da escrita

O LIVRO DA ESCRITA

OS GREGOS ADOTARAM O ALFABETOFENÍCIO, MAS INVENTARAM NOVASLETRAS PARA OS SONS QUE NÃO EXISTIAEM FENÍCIO.ALÉM DISSO, ESTABELECERAM A REGADE ESCREVER DA ESQUERDA PARA ADIREITA.

Page 9: O livro da escrita

O LIVRO DA ESCRITA

OS ROMANOS HERDARAM OALFABETO GREGO. ELES TAMBÉMFIZERAM ADAPTAÇÕES,INTRODUZINDO NOVAS LETRAS EELIMINANDO AS QUE NÃO SERVIAM.A FORMA DAS LETRA TAMBÉM FOISE MODIFICANDO. FOI ASSIM QUEAS LETRAS GANHARAM UMA BASE,UM PEZINHO ESPECIAL, QUEPERMITE O ALINHAMENTO DASLETRAS.AINDA SE USAM ESSAS BASES EMALGUNS TIPOS DE LETRAS, E SÃOCHAMADAS “SERIFAS”.

Page 10: O livro da escrita

O LIVRO DA ESCRITA

MÓBILE

WANESSA

MARIANA