o impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... o impacto da tecnologia na...

16
123 Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012 Resumo: Neste trabalho foram abordadas as facilidades trazidas para a educação à dis- tância através das tecnologias e recursos da Web 2.0. Foi possível mostrar que a relação entre professor-estudante, tutor-estudante, professor-tutor e estudante-estudante é ga- rantida, pois as tecnologias disponíveis são capazes de contribuir para evitar o isolamen- to e manter um processo instigante, motivador de aprendizagem, facilitador de inter- disciplinaridade que possibilita ao estudante o sentimento de pertencimento ao grupo, em decorrência da correta utilização dos artefatos tecnológicos. Para concluir a pesquisa bibliográfica, um levantamento de informações foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus São João da Boa Vista – SP. Nesta instituição está inserido o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil, (e-Tec Brasil) implantado pelo Ministério da Educação – MEC. Foi analisada a estrutura do programa e os recursos tecnológicos utilizados para minimizar as distâncias entre os envolvidos nos cursos disponibilizados. Palavras-chave: Tecnologia. Educação à distância. Ensino. Aprendizagem. O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil 1 Especialista em Metodologia da Educação a Distância pelo centro universitário claretiano (SP). E-mail: <[email protected]>. Jaqueline Ferreira Domenciano 1

Upload: others

Post on 18-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

123Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

Resumo: Neste trabalho foram abordadas as facilidades trazidas para a educação à dis-tância através das tecnologias e recursos da Web 2.0. Foi possível mostrar que a relação entre professor-estudante, tutor-estudante, professor-tutor e estudante-estudante é ga-rantida, pois as tecnologias disponíveis são capazes de contribuir para evitar o isolamen-to e manter um processo instigante, motivador de aprendizagem, facilitador de inter-disciplinaridade que possibilita ao estudante o sentimento de pertencimento ao grupo, em decorrência da correta utilização dos artefatos tecnológicos. Para concluir a pesquisa bibliográfica, um levantamento de informações foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus São João da Boa Vista – SP. Nesta instituição está inserido o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil, (e-Tec Brasil) implantado pelo Ministério da Educação – MEC. Foi analisada a estrutura do programa e os recursos tecnológicos utilizados para minimizar as distâncias entre os envolvidos nos cursos disponibilizados.

Palavras-chave: Tecnologia. Educação à distância. Ensino. Aprendizagem.

O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil

1 Especialista em Metodologia da Educação a Distância pelo centro universitário claretiano (SP).E-mail: <[email protected]>.

Jaqueline Ferreira Domenciano1

Page 2: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

124 Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

Page 3: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

125Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

1. INTRODUÇÃO

O ensino à distância (EaD), é conhecido desde o século XVIII quan-do o jornal “A Gazeta de Boston”, em sua edição de 20 de março, oferece num anúncio: “material para ensino e tutoria por correspondência” con-forme artigo publicado pela UFC apud LANDIM (1997). Entretanto, no Brasil, somente nas últimas duas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Esta modalidade de ensino surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial. O ensino à distância evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histó-rico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.

No início, as orientações pedagógicas eram passadas aos alunos atra-vés dos meios de comunicação da época: cartas, jornais, rádio, televisão, entre outros.

Atualmente, estamos totalmente expostos a inovações tecnológicas no campo das telecomunicações e informática. Basta repararmos como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão presentes em nos-so dia a dia, tanto na vida familiar como em nossas atividades profissio-nais. Desde o acordar, de manhã, até o início do sono, à noite, nos dias de trabalho e também nos dias de descanso, a conexão online, os modernos aparelhos eletrônicos (smartphones, TV digital, net/notebook, tablets...) são nossos companheiros inseparáveis, onde quer que estejamos.

Tais tecnologias facilitam o processo de aprendizagem na educação à distância. Hoje, o conhecimento é adquirido através de informações que podem ser disponibilizadas tanto em impressos como em simuladores online, através das redes de computadores, avançando em direção da co-municação instantânea de dados, voz e imagem, via satélite ou por cabos de fibra ótica, com aplicação de formas de grande interação entre o aluno e o centro produtor, quer utilizando-se de inteligência artificial - IA, ou mesmo de comunicação instantânea com professores e tutores. Desta for-ma, a relação entre professor-estudante, tutor-estudante, professor-tutor e estudante-estudante é privilegiada e garantida, pois, as tecnologias dispo-

Page 4: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

126 Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

níveis são capazes de contribuir para evitar o isolamento e manter um pro-cesso instigante, motivador de aprendizagem, facilitador de interdiscipli-naridade e de adoção de atitudes de respeito e de solidariedade ao outro, possibilitando ao estudante o sentimento de pertencimento ao grupo.

2. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Segundo o dicionário Aurélio (TECNOLOGIA, 2001, p. 664), “[...] tecnologia é o conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade”. Ou seja, tecnologia é a aplicação do conhecimento científico e de outras formas de conhecimento organizado a tarefas práticas de organizações compostas por pessoas e máquinas.

Num mundo globalizado, é comum ouvir que estamos vivendo na era da tecnologia, e principalmente, podemos sentir seus efeitos quando tratamos de tecnologia de informação e comunicação.

Trazendo a tecnologia para um cenário educacional, podemos perce-ber como ela está presente no dia a dia das instituições de ensino. Porém, há uma grande preocupação: Como a tecnologia pode auxiliar o acesso à educação e potencializar a aprendizagem?

Para DANIEL (2003), as pessoas comuns e os governantes têm mui-tas preocupações a respeito da educação, que podem ser resumidas em três questões essenciais. A primeira é o acesso, a segunda a qualidade e a terceira o custo. Estes três pilares precisam ser cuidadosamente analisados, pois, nem sempre é possível alcançar um deles sem se esquecer de outro. Por exemplo, seria fácil aumentar o número de vagas nas escolas e colocar em uma sala de aula 60 estudantes. Desta forma, resolveria o problema de acesso (mais vagas) e do custo, pois, um único professor atendendo a um número elevado de estudantes, mas, e a qualidade? Por outro lado, uma turma pequena afetaria o custo e uma educação com um custo elevado não favorece o acesso.

O desafio é claro, porém, voltando à questão anterior, como a tecno-

Page 5: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

127Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

logia pode auxiliar o acesso à educação? E de que forma, os estudantes e os professores / tutores devem se preparar para enfrentar esta realidade?

2.1 Como usar a tecnologia?

Estando cada vez mais presente no cotidiano, a tecnologia deve ser usada de forma a facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Conforme relatado por DANIEL (2003), há algumas atividades que os estudantes realizam de forma independente, como ler um livro, assistir a um pro-grama de televisão, ouvir uma conferência ou uma gravação, e está neste tipo de atividade a maior fonte da aprendizagem. São estas atividades que permitem o emprego da tecnologia para ampliar o acesso, melhorar a qua-lidade e reduzir o custo, pois tanto os textos impressos, como o material de áudio ou programas de televisão, custam relativamente pouco para se reproduzir em grande escala. Ou seja, a quantidade (volume) ajuda a di-minuir o custo e eleva a qualidade, pois, quando o material é produzido em larga escala fica possível investir para que seja excelente.

Todos os problemas da educação estariam resolvidos se isso bastasse. Entretanto, os estudantes estão cada vez mais sedentos por novos recursos tecnológicos e cada vez mais desmotivados com as aulas teóricas e tradi-cionais. Esta desmotivação dos estudantes é facilmente identificada por professores que ministram aulas teóricas e ao mesmo tempo aulas práticas em laboratório. É visível a diferença no modo de interagir dos alunos.

De uma forma geral, tanto os professores que atuam na modalidade presencial ou à distância devem aperfeiçoar-se em práticas pedagógicas que sejam mediadas pela tecnologia, visando à melhoria do processo de aprendizagem.

A Web é encarada como uma grande aliada no processo de constru-ção do conhecimento. Segundo MORAN (2006), as possibilidades vão desde seguir algo pronto (tutorial), apoiar-se em algo semi-desenhado para complementá-lo até criar algo diferente, sozinho ou com outros. A facilidade do acesso à internet, fez com que as pessoas mudassem a forma

Page 6: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

128 Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

de a utilizarem. As pessoas deixaram de ser meros utilizadores das infor-mações disponíveis e passaram a ser produtoras de informação. Deu-se então uma nova era da internet – a Web 2.0.

DANIEL (2003) conclui que para os educadores, as facilidades disponíveis na Web 2.0 podem modificar suas formas de transmitir o co-nhecimento de modo a acompanhar a evolução tecnológica a que seus os educandos estão submetidos, pois, se isto não acontecer, serão ultrapas-sados pelos seus irrequietos alunos que, nas aulas e fora delas, se fazem acompanhar do que há de mais atualizado nas vias digitais e nas redes so-ciais. Conforme descrito por MOTA (2009), estas mudanças na internet e na forma como está sendo utilizada pelas pessoas também teve um forte impacto na educação e na aprendizagem. Tais mudanças deram origem à designação Web 2.0 e, consequentemente, levou a ao e-Learning.

O termo e-Learning corresponde a um modelo de ensino à distân-cia realizado com base nas tecnologias disponíveis. Para MOTA (2009), este modelo de ensino/aprendizagem utiliza-se dos ambientes virtuais, aproveitando as facilidades da Web 2.0 para comunicação e distribuição de conteúdos. Podemos concluir que, o e-Learning aumentou as possi-bilidades de transmissão do conhecimento e da informação para todos, além de proporcionar uma interação entre os participantes, contribuir para a construção de ideias e tornou-se uma forma de levar conhecimento a quem quer que seja, por permitir que as informações estejam disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar.

Segundo DANIEL (2003), houve um tempo em que o principal emprego da tecnologia na educação era para o ensino-aprendizagem à dis-tância. Esta terminologia não está correta, visto que, a distância geográfica não é a única que existe. Os estudantes podem estar distantes da aprendi-zagem pelo tempo, por não se adequarem às regras de ensino da sala de aula, também podem estar separados socialmente, por não se sentirem à vontade na instituição de ensino ou até mesmo por incapacidade física, por não ouvir o professor ou ter dificuldade para enxergar as informações na lousa.

Page 7: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

129Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

2.2 Quem são os beneficiados com a tecnologia na educação?

Segundo DANIEL (2003), “todos” os envolvidos no sistema edu-cacional são beneficiados, pois, misturar atividades independentes e in-terativas leva naturalmente à ideia de misturar tecnologia e professores de diferentes maneiras com diferentes objetivos. É importante frisar que a tecnologia é para todos, em toda parte. Tendo como ponto de partida a necessidade do aluno, seja física, emocional, ou geográfica.

Mas, oferecer curso à distância não é sinônimo de saber utilizar os recursos que a tecnologia pode oferecer. Para isso, é necessário tratar de educação escolar e tecnologia, abordando o processo de aprendizagem como um todo.

José Manuel Moran (2000, p. 139), em seu livro Novas Tecnologias e mediação pedagógica, conclui bem este assunto. Segundo ele:

“[...] a tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo de aprendizagem. A tec-nologia reveste-se de um valor relativo e dependente desse processo. Ela tem sua importância apenas como um instrumento significativo para favorecer a aprendizagem de alguém. Não é a tecnologia que vai resolver ou solucionar o problema educacional do Brasil. Poderá colaborar, no entanto, se for usada adequadamente, para o desenvol-vimento educacional de nossos estudantes”.

3. PROGRAMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL

Como já abordado, a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação fizeram com que a modalidade de educação à distância, apresentasse oportunidades de adquirir uma formação às pessoas que an-teriormente não teriam acesso a uma Instituição de Ensino. Um exemplo de democratização do conhecimento é o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) implantado pelo Ministério da Educação – MEC. O Ministério da Educação, por meio da articulação da extinta Secretaria

Page 8: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

130 Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

de Educação a Distância e Secretaria de Educação Profissional e Tecnoló-gica, lançou o Edital 01/2007/SEED/SETEC/MEC, dispondo sobre o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec Brasil. O Presidente da República assinou o decreto Nº 6.301, de 12 de dezembro de 2007, que institui o Sistema Escola Aberta do Brasil – e-Tec Brasil.

Lançado em 2007, o programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) visa à oferta de educação profissional e tecnológica à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

O MEC é o responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos. Aos Estados, Distrito Federal e Municípios cabe providenciar es-trutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para a implantação dos cursos.

O objetivo do e-Tec Brasil é levar os cursos técnicos às regiões afas-tadas das instituições de ensino técnico e à periferia das grandes cidades brasileiras. Desta forma, os jovens são estimulados a concluírem o ensino médio com uma formação profissional que os capacite a ingressar no mer-cado de trabalho, além de qualificar os profissionais que já estão nele, mas que sentem necessidade de atualização para exercerem suas atividades.

Um exemplo deste projeto em andamento está na cidade de São João da Boa Vista – SP. Em agosto de 2009, foi implantado um polo de educa-ção à distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP.

3.1 A Organização

No dia 06 de Outubro de 2011, o Prof. Gustavo Aurélio Prieto – Coordenador Geral do e-Tec Brasil no IFSP foi contatado a fim de escla-recer algumas questões sobre o Programa em desenvolvimento.

Durante a entrevista, vários aspectos foram destacados, entre eles, o organograma da Instituição:

Page 9: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

131Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

Figura 1: Organograma do Programa e-Tec Brasil2

Como em toda organização, cada um tem uma função para que o objetivo maior da Instituição seja alcançado, em especial, tendo em vista os propósitos do projeto no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

O coordenador de polo é o responsável por coordenar e acompanhar as atividades dos tutores no polo. Além de gerenciar a entrega de materiais, gerenciar a infraestrutura do polo, sendo responsável por articular junto às prefeituras o uso das instalações do polo para atividades presenciais.

O coordenador de tutores supervisiona os alunos durante a realiza-ção de avaliações on-line realizadas no Moodle, além de mediar a comuni-cação de conteúdo entre os conteudistas e os alunos. Os conteudistas são os profissionais que desenvolvem o material didático usado nos cursos e os encaminha aos tutores virtuais, que são os responsáveis por disponibi-lizar e acompanhar as atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVEA.

2 Organograma construído com base nos dados obtidos durante a entrevista com Prof. Gustavo Aurélio Prieto – Coordenador Geral do e-Tec Brasil no IFSP.

Page 10: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

132 Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

Nos encontros presenciais, os alunos são monitorados pelo tutor presencial que também é o responsável por apoiar os professores das dis-ciplinas nas atividades. O tutor presencial aplica as avaliações presenciais e faz a mediação entre o tutor virtual e os alunos.

3.2 Ambiente Virtual de Aprendizagem

O IFSP promove cursos técnicos de nível médio à distância por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), suportado pelo sistema Moodle. Os cursos à distância também possuem aulas práti-cas em laboratório nos polos presenciais (semanais ou quinzenais), além da aplicação de provas periódicas presenciais que são realizadas no polo onde o aluno está matriculado através do sistema Moodle.

Uma prática interessante, visto que, as avaliações sendo feitas através da plataforma de ensino, o professor responsável pela disciplina pode ofe-recer um retorno muito mais rápido ao aluno, pois, se tivesse que aguardar as avaliações impressas chegarem através de um meio de transporte o tem-po de resposta seria muito maior.

Nos encontros presenciais os alunos também solucionam as dúvidas sobre a plataforma de ensino, sobre as atividades, além de montarem gru-pos de estudos. Os encontros presenciais ocorrem aos sábados ou domin-gos, de acordo com o calendário escolar.

3.3 Perfil dos alunos

Conforme citado anteriormente, o objetivo do programa e-Tec Bra-sil é atender jovens residentes em municípios não assistidos por Escolas Técnicas e das periferias das grandes cidades que concluíram o ensino mé-dio, ou estão em vias de conclusão. Desta forma, as vagas oferecidas pelo polo de São João da Boa Vista, são preenchidas na maioria por jovens que procuram uma formação rápida para poder adquirir uma profissão e

Page 11: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

133Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

serem inseridos no mercado de trabalho. Além de cidadãos de São João da Boa Vista, o polo também atende as cidades vizinhas, como Águas da Prata, Vargem Grande do Sul e Casa Branca. Mais informações sobre o perfil dos alunos não puderem ser divulgadas devido a impossibilidade de acessar o formulário sócio-econômico dos estudantes.

3.4 Organização didática

O e-Tec Brasil oferece todo o material aos alunos de forma impressa. Este material usado pelos professores é desenvolvido pelos conteudistas (professores do próprio Instituto Federal) e como norma do Programa e-Tec Brasil, os professores responsáveis pela disciplina (formadores, como também são chamados) devem utilizar o material disponibilizado como base para construir um referencial e passar aos tutores virtuais para que possam ser seguidos com os alunos. Além do material impresso, os alunos participam de fóruns, chats e listas de exercícios.

Para o próximo ano, o campus contará com um estúdio para gra-vação de vídeo aulas para enriquecer as aulas e minimizar as dúvidas dos alunos. As vídeo aulas ficarão à disposição para acesso sob demanda e, ini-cialmente, não ocorrerão ao vivo.

3.5 Cursos

Atualmente, no campus de São João da Boa Vista - SP são oferecidos os cursos de Técnico em Administração e Técnico em Informática para In-ternet. As turmas se iniciam com 50 alunos em cada curso, porém alguns alunos desistem do decorrer do curso, terminando com uma evasão média de aproximadamente 35%, conforme relatado pelo Prof. Gustavo Aurélio Prieto – Coordenador Geral do e-Tec Brasil no IFSP.

Os encontros são determinados pelo coordenador do curso, se limi-tando a duas visitas por disciplina, sendo que, o aluno cursa duas discipli-

Page 12: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

134 Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

nas ao mesmo tempo. Em suma, as visitas acabam acontecendo a cada três ou quatro semanas.

O técnico em informática tem duração de quatro semestres e por ser um curso mais difícil e também mais longo, o curso de informática sofre mais com a evasão.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante todo o trabalho foi relatada a importância existente na rela-ção entre tecnologia e educação à distância. É notório que uma instituição de ensino à distância que almeje conquistar a excelência invista em recur-sos tecnológicos para aperfeiçoar seus resultados. É claro que somente a implantação de novos recursos tecnológicos não garantirá o sucesso na modalidade de ensino à distância, é necessário usá-los adequadamente para o desenvolvimento educacional dos estudantes.

Conforme descrito no decorrer do trabalho, uma das barreiras da educação à distância é a distância geográfica, temporal e transacional exis-tente entre o aluno e o professor e porque não dizer do aluno e do material didático, como também do aluno com o restante da turma. Desta forma, as tecnologias atuam como artefatos que podem evitar as distâncias entre tutores-estudantes, estudantes-estudantes e estudantes-conteúdos.

Conforme salientado por MORAN (2006), a internet é encarada como uma grande aliada no processo de construção do conhecimento. Com o avanço da Web 2.0 as pessoas estão tendo a possibilidade de en-contrar material de apoio para estudos com mais facilidade, além de poder complementá-lo até criar algo diferente, sozinho ou com outros.

Aproveitando-se das facilidades da Web 2.0 para comunicação e distri-buição de conteúdos chegamos ao e-Learning, que é um modelo de ensino/aprendizagem que utiliza os ambientes virtuais para transmissão de conhe-cimento, informação a quem quer que seja, em qualquer parte do mundo, além de permitir a interação entre os participantes, que muito contribui para a construção de ideias e, consequentemente, de conhecimento.

Page 13: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

135Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

Tal evolução na arte de aprender e ensinar fez com que pessoas que anteriormente não teriam acesso a uma instituição de ensino pudessem adquirir uma formação através dos cursos da modalidade à distância. Esta afirmação foi comprovada através de uma pesquisa realizada com o Pro-fessor Coordenador do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec Brasil, o Sr. Gustavo Preito. O programa e-Tec Brasil está implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – cam-pus São João da Boa Vista – SP.

Através da pesquisa foi comprovado que através dos cursos ofereci-dos à distância, muitos alunos da região de São João da Boa Vista estão tendo a oportunidade de adquirir uma formação profissional e se inserir no mercado de trabalho.

As aulas são totalmente à distância, sendo que, os encontros presen-ciais são destinados a esclarecimento de dúvidas, atividades complemen-tares e interação entre o grupo. As atividades virtuais são desenvolvidas unicamente através do sistema Moodle. Na plataforma, o aluno interage com o tutor e com os outros alunos. Tem acesso a todo o material do cur-so, embora também sejam disponibilizadas apostilas impressas.

Foi cogitada a hipótese de uma pesquisa com os profissionais envol-vidos e os alunos do programa, porém a direção geral do Programa e-Tec Brasil não foi favorável, alegando que discutir a funcionalidade do am-biente virtual de aprendizagem poderia gerar conflitos entre os alunos e os profissionais, trazendo uma situação desagradável ao ambiente de estudo. Além disso, a Instituição tem algumas limitações com respeito à divulga-ção de práticas docentes, e estas foram respeitadas.

Deste modo, é possível concluir que a pesquisa bibliográfica realiza-da juntamente com o levantamento de informações junto ao projeto de educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecno-logia de São Paulo comprovam que os recursos tecnológicos, em especial as ferramentas da Web 2.0, favorecem o processo de ensino/aprendizagem fazendo com que mais pessoas tenham acesso a educação, de uma forma democrática e de qualidade.

Page 14: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

136 Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, J. O que os Aprendizes Esperam dos Professores na Educação a Distância. Disponível em: <http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=71> Acesso em: 12 mar. 2011.

BARRETO, Raquel G. Discursos, Tecnologias, Educação. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Rio de Janeiro, 2009.

DANIEL, John. Educação e Tecnologia num mundo globalizado. Brasília: UNES-CO, 2003.

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFIS-SIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Disponível em: <http://www.unicentro.br/nead/editais/edital_01-2007.pdf> Acesso em: 09 de Out. 2011.

E-TEC BRASIL VAI FACILITAR O ACESSO AO ENSINO TÉCNICO. Disponí-vel em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8605&catid=209> Acesso em: 19 ago. 2011.

GUTIERREZ, Suzana. Professores conectados. Disponível em: <http://tecnologias-na educacao.pro.br/revista/a1n1/pal7.pdf> Acesso em: 24 Mai. 2011.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Disponível em: <http://www.ifsp.edu.br> Acesso em: 18 ago. 2011.

JONASSEN, David. O uso das novas tecnologias na educação à distância e a aprendi-zagem construtivista. Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/ema-berto/article/view File/1054/956> Acesso em: 24 mai. 2011.

LITTO, F. Indicadores de uma Escola Moderna... Um “Checklist”. Disponível em: <http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=54> Acesso em 01 mai. 2011.

MOORE, Michael G. Educação à Distância: Uma visão integrada; [Tradução Roberto Galman]. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

Page 15: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

137Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

MORAN, J. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474/3862> Acesso em 01. mai. 2011.

MOTA, J. C. Da Web 2.0 ao E-learning 2.0: Aprender na rede. 2009. 198 f. Disserta-ção (Mestrado em Pedagogia do E-learning) - Universidade Aberta.

_______. Novas Tecnologias e mediação pedagógica / José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens. - Campinas: Papirus, 2000.

NUNES, I. Noções de Educação a Distância. Disponível em: <http://www.rau-tu.uni-camp.br/nou-rau/ead/document/?view=3>. Acesso em 21. mar. 2011.

QUESTÕES GERAIS SOBRE O E-TEC BRASIL. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br /dmdocuments/etecbrasil.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2011.

SCREMIN, Sandra B. Educação à Distância - Uma possibilidade na educação profis-sional básica. Florianópolis: Visual Books, 2002.

TECNOLOGIA. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

TORI, R. Avaliando Distâncias na Educação. Disponível em: <http://www2. abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=23>. Acesso em: 21. mar. 011.

UFC - Universidade Federal do Ceará - Cronologia EaD. Disponível em: <http://www.vdl.ufc.br/catedra/telematica/cronologia.htm#_Toc457632061> Acesso em: 27. mar. 2011.

Page 16: O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão ... O impacto da tecnologia na educação à distância: revisão bibliográfica na perspectiva do e-tec brasil ... TV

138 Educação a Distância, Batatais, v. 2, n. 1, p. 123-138, junho 2012

Title: The impact of technology in distance education: literature review in view of e-tec brasil.Author: Jaqueline Ferreira Domenciano.

ABSTRACT: At this work were addressed the facilities brought into the distance edu-cation through technologies and resources of web 2.0. However, it was possible show that the relationship between teacher-student, tutor-student, teacher-tutor is guaran-teed, because the technologies available are capable to contribute to avoid isolation and keep one process incendiary, motivating of learning, facilitator of interdisciplinary that allows to student the feeling of belonging to the group, due to the correct use of tech-nological artifacts. To complete the literature research, a survey of information was ac-complished at the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo - Campus São João da Boa Vista - SP. This institution is inserted in the Technical Open School Program in Brazil (e-Tec Brazil) implemented by the Ministry of Education - MEC. Was analyzed the structure of program and the technological resources to mini-mize the distance between those involved in the courses available.Keywords: Technology. Distance Education. Education. Learning.