o grito ecetista

4
Novembro / 2012 A direção do SINTECT-RJ realizou uma grande as- sembleia na noite do dia 23 de outubro. Centenas de trabalhadores responderam ao chamado do Sindicato e participaram da assembleia que convocou a eleição para a nova direção da entidade e aprovou a composição da comissão eleitoral. Três chapas foram apre- sentadas na assembleia. A chapa 1, da CTB, ficou com três representantes na comissão eleitoral; a chapa 3, da CUT, ficou com dois repre- sentantes. A chapa do Conlu- tas não elegeu representante. A assembleia foi o início do processo eleitoral, um mo- mento de grande importân- cia para a categoria. Nos próximos meses, teremos um processo democrático de debates de ideias, onde será discutido o rumo do nosso Sindicato, como também so- bre a empresa que queremos. Participe!!! Assembleia aprova eleição para a nova direção do Sindicato e elege comissão eleitoral Participe da eleição do Postalis e do Conselho Administrativo dos Correios

Upload: marcos-pereira

Post on 18-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Novembro de 2012

TRANSCRIPT

Novembro / 2012

A direção do SINTECT-RJ realizou uma grande as-

sembleia na noite do dia 23 de outubro. Centenas de trabalhadores responderam ao chamado do Sindicato e participaram da assembleia que convocou a eleição para a nova direção da entidade e aprovou a composição da comissão eleitoral.

Três chapas foram apre-sentadas na assembleia. A chapa 1, da CTB, ficou com três representantes na comissão eleitoral; a chapa 3, da CUT, ficou com dois repre-sentantes. A chapa do Conlu-tas não elegeu representante.

A assembleia foi o início do processo eleitoral, um mo-mento de grande importân-cia para a categoria. Nos próximos meses, teremos um processo democrático de debates de ideias, onde será discutido o rumo do nosso Sindicato, como também so-bre a empresa que queremos. Participe!!!

Assembleia aprova eleição para a nova direção do Sindicato e

elege comissão eleitoral

Participe da eleição do Postalis e do Conselho Administrativo dos Correios

2

Em assembleia realiza-da no dia 16 de outubro, os trabalhadores aprovaram a criação de uma Comissão de Ética para analisar atitudes desrespeitosas e contra o es-tatuto de diretores afastados.

Serão analisados os ca-sos de Ana Zélia Almeida dos Santos, Cláudio Roberto de Oliveira e Silva, Antônio Car-los Fernandes Constantino, José Germano Santana Abreu e Carlos Luciano Azevedo dos Santos, por desrespeito ao Estatuto e decisões do Sindi-cato e dos trabalhadores.

Durante a campanha sa-larial deste ano, eles convo-caram assembleias paralelas as do Sindicato, que é o úni-co de direito e de fato com poderes para convocar tais atos.

A decisão de criar uma comissão de ética já havia sido tomada em assembleia durante a própria campanha salarial, pois tais atitudes visavam desagregar e des-mobilizar os trabalhadores e

Comissão de Ética é criada para apreciar desrespeito ao estatuto do

Sindicato por diretores afastadosenfraquecer a greve da ca-tegoria.

A comissão é formada por três ecetistas: Hermano Leonel, Moacir da Rocha e José Robson de Menezes. A designação de comissão de ética foi criada nos termos do artigo 59 do Estatuto da Entidade Sindical, para apreciação da suposta falta cometida pelos associados. Os nomes citados acima já tiveram seus nomes publi-cados em edital de convoca-ção e receberam telegrama e mensagem eletrônica para que apresentem suas defe-sas.

O ponto triste da assembleia ficou por conta de pessoas que a todo o mo-mento tentaram tumultuar e fazer com que a assembleia não ocorresse, des-respeitando a decisão dos trabalhado-res.

A assembleia do dia 23 teve uma importância ainda maior, pois foi ela que decidiu sobre a eleição da próxi-ma direção do Sindicato. Isso ficou de-monstrado na ampla participação dos trabalhadores, que lotaram a sede do Sindicato.

Entretanto, o que se viu foi uma ver-gonha de alguns setores da empresa. Primeiramente, ficou claro que a DR/RJ liberou algumas pessoas mais cedo do trabalho, em uma clara tentativa de interferir na decisão da categoria.

Ao mesmo tempo, Ana “Vale-far-mácia” Zélia, Emerson e Cláudio Ro-berto levaram pessoas que não são da categoria. E mais do que isso, uma delas estava armada ameaçando as

Cenas tristes e ameaças dos diretores afastadospessoas. O Sindicato está apurando o caso e tomará todas as medidas para a segurança dos trabalhadores.

O membro da CUT, Ademir, pau mandado da DR/RJ, subiu nas cadeiras para arrumar confusão e tentar atrapa-lhar o processo de votação. Antes dis-so, ele quebrou um vidro do Sindicato, simulando que alguém o teria agredi-do, o que várias pessoas viram que não ocorreu. O Sindicato irá buscar o res-sarcimento pelos prejuízos causados na sede, que é patrimônio dos ecetistas. Aliás, Ademir é conhecido por arrumar confusões. No congresso da categoria, ele roubou a cópia da ata com as reso-luções da mão de um diretor.

Tais figuras que dizem “amém” para a direção regional não merecem a con-fiança da categoria e a direção do Sin-dicato continuará denunciando esses absurdos. O Sindicato é dos trabalha-dores, vamos dizer não à tentativa de interferência da empresa.

Os trabalhadores do CDD Madu-reira fizeram um abaixo-assinado contra a transferência arbitrária do companheiro Hélio para o CDD Del Castilho. O Sindicato lamen-ta a postura do delegado sindical Quirino, da Articulação Sindical, que foi até a empresa interceder pelo gerente de Madureira, sem consultar os trabalhadores, mas nada fez para ajudar o compa-nheiro Hélio, carteiro como ele na unidade.

CDD Madureira

3

Democratizar o acesso à informa-ção sobre os investimentos é condição fundamental para um Postalis transpa-rente.

Por isso, a direção do SINTECT-RJ apoia a eleição do diretor da nossa en-tidade André Sambag ([email protected]) para o Conselho Delibera-tivo do Postalis.

Sambag é carteiro há dez anos. Sindicalista, desde 2007 é diretor do Sindicato, tendo participado ativa-mente de todas as greves da catego-ria. André Sambag é um combativo lutador pela democracia no Postalis e melhorias dos benefícios para os tra-balhadores.

Mas suas propostas não se pren-dem somente à fiscalização dos inves-timentos. Lutar pela maior participa-ção dos trabalhadores no fundo e com o apoio dos sindicatos conquistar de volta os direitos que nos foram arran-cados também é sua meta.

Democratizar o Postalis elegendo representantes dos trabalhadoresSindicato apoia André Sambag, Rogério Ubine e Vinícius do Postalis

Propostas:

1) Revisão do Estatuto com a de-mocratização. Objetivo: Aumentar o controle do fundo de pensão pe-los participantes com a eleição de 2 diretores.

2) Revisão do Postalprev. Objetivo é ter um plano ideal para o parti-cipante que ganha mais e quem ganha menos.

3) Lutar pela redução das despe-sas administrativas.

4) Diversificação das aplicações estipulando metas e acompa-nhando a execução. Objetivo é criar um ambiente de segurança e de cobranças para obter maiores ganhos.

5) Desenvolver educação previ-denciária com entidades de clas-se.

Veja mais: www.ubineoconselhei-ro.blogspot.com

Vinícius iniciou a carreira profis-sional como menor Bolsista, nos Cor-reios, atuando na gerência de RH/GA-REC. Em 1996, ingressou no Postalis/SPM, onde atua até a presente data no atendimento ao participante, na concessão de benefícios e serviços. É formado em Administração de Empre-sas, Pós Graduado com MBA em Se-guros e Previdência Complementar.

Vinícius realiza trabalho voluntário com práticas esportivas nas Associa-ções de Moradores, com foco na Edu-cação Sócio Cultural das crianças e adolescentes, encontros preventivos no uso de drogas e álcool, orientação e educação sobre finanças pessoais e previdenciárias em comunidades.

Propostas: Fiscalizar com Ética, transparência e responsabilidade a gestão do Instituto, verificando o cor-reto cumprimento da legislação e nor-mas em vigor; Verificar e analisar as demonstrações contábeis, a seguran-ça econômica e financeira e a liquidez de cada plano de beneficio do Institu-to; Analisar e submeter ao Conselho

Rogério Ubine para o Conselho Deliberativo do Postalis

Vinícius do Postalis (Vinícius Moreno) para o Conselho Fiscal

Deliberativo as sugestões de melho-rias apresentadas pelos participantes, discutidas em plenárias com as bases Sindicais; Manter os empréstimos com as taxas de juros reduzidas, au-mentar os limites para empréstimos e prazo para pagamentos. Contato: [email protected].

Rogério Ubine entrou no Correio em janeiro de 1992 no cargo de carteiro. Compôs a diretoria do sindicato de Ri-beirão Preto em 1994. Foi presidente daquele sindicato de 1997 a 2003, e te-soureiro de 2003 a 2008. Na Fentect foi diretor de 2003 a 2012. É vice-presiden-te do Comitê Postal e Logísticas da UNI AMÉRICAS - UNI GLOBAL. Em 2008 foi eleito conselheiro deliberativo do POSTA-LIS com 6.300 votos. É graduado em Ad-ministração e concluiu sua Certificação em Administração pelo ICSS-Instituto de Certificação de Profissionais da Seguri-dade Social. Contato:

[email protected]

Apoiamos

a chapa do Postalis;

Rogério Ubine, de

Riberão Preto, Sambag,

do Rio de Janeiro, e

Vinícios, de São Paulo.

A Força dos

Trabalhadores!

“Ronaldão,

Secretário Geral do Sintect-RJ

4

A direção do SINTECT-RJ, enten-dendo a importância desse espaço, apoiará candidato dos trabalhado-res para a eleição do Conselho de Administração. Pela primeira vez, os trabalhadores dos Correios terão um representante no Conselho de Admi-nistração da empresa. A medida é em cumprimento a Lei nº 12.353, de 28 de dezembro de 2010, que fixou essa obrigação para todas as empresas pú-blicas e sociedades de economia mista em que a União detenha a maioria do capital social com direito a voto. O pro-cesso eleitoral ainda não começou, mas em breve o Sindicato apresentará o seu candidato.

O Conselho de Administração é o órgão colegiado responsável pela orientação geral dos negócios da ECT, pela definição das políticas, diretrizes

A última assembleia da categoria, realizada no dia 23 de outubro, mos-trou o descaramento da empresa em tentar “ganhar” o Sindicato. O diretor regional Omar Caveirão, em conluio com o diretor afastado Cláudio Ro-berto, liberou mais cedo do trabalho os funcionários da Zona Oeste para votarem a favor da chapa cutista.

Infelizmente, os diretores afas-tados, em clara traição aos traba-lhadores, se uniram à DR/RJ para tentar ganhar o Sindicato, atrelan-do ele à empresa. Para isso, não medem esforços, inclusive liberam

O Grito Ecetista é uma publicação do SINTECT/RJAv. Pres. Vargas, 502, 14º andar - Centro Rio de Janeiro RJ Cep: 20071-000. Tel: (21) 22213-2788 / 2213-2789 / 2213-2790 www.sintectrj.org.br e-mail: [email protected] de Imprensa: Marcos Sant’aguida e André MessiasJornalista Responsável: Marcos Pereira JP24308RJ - Programação Visual: Marcos AzevedoTiragem: 10.000 - As matérias publicadas são de responsabilidade da Diretoria do SINTECT/RJ

EXPEDIENTE

O Sindicato recebeu a denúncia de que a chefe da SEAO/TECA/BFC entregou o plano de férias para 2013 com datas determinadas para o iní-cio das mesmas em cada mês. Na ECT são os funcionários que indicam a data de início das respectivas fé-rias. Questionada, a chefe disse que a tabela foi elaborada pela GENAF e a recebeu via e-mail do superior hie-rárquico.

Entretanto, a CI/SMOR/SUCAD/GAREC/DR/RJ-0014/2012-CIRCULAR esclarece que “a data de início para gozo de férias poderá ser programa-da para qualquer dia do mês, exceto feriado ou dia de repouso”. Esclarece

Trabalhadores poderão pela primeira vez eleger um representante no

Conselho de Administração dos Correiose objetivos corporativos e pelo moni-toramento dos resultados. Por isso, eleger um representante dos traba-lhadores no Conselho é importante para que todos saibam e tenham cla-reza das decisões da empresa.

A votação ocorrerá de 5 a 12 de dezembro, através do sítio eletrôni-co http://eleicoesca.postalis.org.br/eleicoesca, que poderá ser acessado a partir das 8h do dia 15/10/2012 até às 18h horas do dia 24/10/2012, ho-rário de Brasília-DF, mediante senha individual a ser encaminhada aos elei-tores pela ECT. Todos os trabalhado-res dos Correios podem votar.

A participação dos trabalhadores nesta instância de decisão é um avan-ço importante no sentido de democra-tizar o acesso às informações das em-presas por parte dos trabalhadores.

ECT tenta impor data das férias

ainda que “a programação das férias, durante o período concessivo corres-pondente, deverá ser definida pela chefia do órgão/unidade, de comum acordo com o empregado, respeitan-do-se conveniência do serviço e as orientações da Área gestora”.

É importante ressaltar que os tra-balhadores escolhem as datas de ini-cio de suas férias considerando vários fatores tais como: viagens programa-das com as famílias, coincidência com férias escolares de filhos, questões financeiras, etc, e quando essas da-tas não impactam no bom andamento dos serviços, não se vislumbra razões profissionais para não atende-las.

Omar Caveirão e Cláudio Roberto fazem acordo para entregar Sindicato à empresa

alguns trabalhadores mais cedo para votarem em assembleia. En-tretanto, essa aliança do mal não conseguiu seu objetivo, pois não elegeu a maioria da Comissão Elei-toral, venceu a chapa apoiada pelo Sindicato. Vale lem brar que em 2011, Cláudio aceitou o acordo que descontava os dias dos trabalhado-res, que foi rejeita do pela categoria e o Sindicato. Outra questão é que ele recebeu da empresa os adicio-nais retroativos na mesa de nego-ciação, que aliás também recebia do SINTECT-RJ.

• Como votar

A eleição acontecerá de 12 de no-vembro a 3 de dezembro. O eleitor terá que acessar o endereço eletrô-nico http://eleja.postalis.org.br, pre-encher os campos solicitados (matrí-cula, CPF, data de admissão ou data de nascimento e a senha de acesso contida na carta encaminhada pelo

Veja como votar e o conograma para a eleição do Postalis

Postalis). Em seguida, clicar no bo-tão “Iniciar Votação”, localizado no canto inferior direito da tela. A se-nha conterá caracteres MAIÚSCULOS e MINÚSCULOS. Digite exatamente como estiver escrita no envelope ou no e-mail enviado para recuperação da senha.

=