grito ecetista dezembro 2012

4
dezembro / 2012 m um claro desrespei- to aos trabalhadores, a empresa está convocando os ecetistas para trabalhar no próximo final de semana (dias 22 e 23 de dezembro), as vésperas do Natal. Para o Sindicato, os tra- balhadores jamais deveriam ser convocados aos domin- gos, pois amplia a jornada de trabalho, desgastando enor- memente os ecetistas. Essa é uma convocação arbitrária. O Sindicato tem buscado bar- rar esta medida da empresa, mas infelizmente ela tem sido insensível com as reivindica- ções. Para completar a arbitra- riedade, a empresa não quer conceder o direito de duas folgas, se limitando a infor- mar que vai pagar os 200%. Isso viola o disposto no acor- do coletivo que dá o direito ao trabalhador de trocar o tra- balho aos domingos por duas folgas. Essa intransigência da empresa, dirigida por Omar, demonstra o seu verdadei- ro interesse: oprimir a clas- se trabalhadora. O Sindicato não aceita esta arbitrariedade e vai continuar pressionando para garantir os direitos dos trabalhadores, inclusive re- correndo à justiça. Companheiros ecetistas, che- gamos a mais um final de ano e nós, da direção do SINTECT-RJ, felicitamos a todos os trabalha- dores, que mesmo com todos os problemas e adversidades do dia a dia nas unidades estiveram ao lado da entidade classista, que nunca abandonou a luta. Nossa categoria jamais cairá ante a sanha dos patrões, pois sabemos que os ecetistas do Rio de Janeiro são um bastião na trin- cheira de luta contra essas pes- soas. Agradecemos a todos que acreditam no direcionamento po- lítico desta entidade classista. Desejamos a todos um feliz natal e um ano novo de vitórias, pois já em janeiro estaremos combatendo o bom combate. Te- mos fé e vontade de luta para conquistar dias melhores. Cor- reio unido é muito forte, avante companheiros. Essa luta é nossa e sua. Fora patrões. Viva os tra- balhadores. Forte abraço, a luta continua. Eleições do SINTECT-RJ, dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2013 DR/RJ massacra trabalhadores ao convocar para sábado e domingo Editorial E Ronaldão Secretário Geral do SINTECT-RJ OMAR EVERTON

Upload: marcos-pereira

Post on 28-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

gritoecetista

TRANSCRIPT

Page 1: Grito Ecetista Dezembro 2012

dezembro / 2012

m um claro desrespei-to aos trabalhadores,

a empresa está convocando os ecetistas para trabalhar no próximo final de semana (dias 22 e 23 de dezembro), as vésperas do Natal.

Para o Sindicato, os tra-balhadores jamais deveriam ser convocados aos domin-gos, pois amplia a jornada de trabalho, desgastando enor-memente os ecetistas. Essa é uma convocação arbitrária. O Sindicato tem buscado bar-rar esta medida da empresa, mas infelizmente ela tem sido insensível com as reivindica-ções.

Para completar a arbitra-riedade, a empresa não quer conceder o direito de duas folgas, se limitando a infor-mar que vai pagar os 200%. Isso viola o disposto no acor-do coletivo que dá o direito ao trabalhador de trocar o tra-balho aos domingos por duas folgas.

Essa intransigência da empresa, dirigida por Omar, demonstra o seu verdadei-ro interesse: oprimir a clas-se trabalhadora. O Sindicato não aceita esta arbitrariedade e vai continuar pressionando para garantir os direitos dos trabalhadores, inclusive re-correndo à justiça.

Companheiros ecetistas, che-gamos a mais um final de ano e nós, da direção do SINTECT-RJ, felicitamos a todos os trabalha-dores, que mesmo com todos os problemas e adversidades do dia a dia nas unidades estiveram ao lado da entidade classista, que nunca abandonou a luta.

Nossa categoria jamais cairá ante a sanha dos patrões, pois sabemos que os ecetistas do Rio de Janeiro são um bastião na trin-cheira de luta contra essas pes-soas. Agradecemos a todos que acreditam no direcionamento po-lítico desta entidade classista.

Desejamos a todos um feliz natal e um ano novo de vitórias, pois já em janeiro estaremos combatendo o bom combate. Te-mos fé e vontade de luta para conquistar dias melhores. Cor-reio unido é muito forte, avante companheiros. Essa luta é nossa e sua. Fora patrões. Viva os tra-balhadores. Forte abraço, a luta continua.

Eleições do SINTECT-RJ, dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2013

DR/RJ massacra trabalhadores ao convocar para sábado e domingo

Editorial

E

Ronaldão Secretário Geral do SINTECT-RJ

OMAREVERTON

Page 2: Grito Ecetista Dezembro 2012

2

O SINTECT-RJ partici-pou mais uma vez da fes-ta de fim de ano do CDD Freguesia, quando foram entregues presentes para centenas de crianças que escreveram sua cartinha para o Papai Noel.

A parceria do Sindicato, com os ecetistas e outros colaboradores já está no seu quarto ano. São cente-nas de crianças que reali-zam o sonho de ganhar um pre-sente de natal. A festa aconte-ceu no dia 12 de dezembro, no clube do Largo do Anil, onde a direção do Sindi-cato esteve para contribuir com esse gesto de carinho.

Os trabalhadores do CDD Pilares paralisaram o servi-ço por 24 horas por conta da falta de condições de traba-lho. Os diretores do Sindica-to, André Sambag e Edna,

CDD NiteróiOs trabalhado-res que restaram na unidade estão denunciando que vários companheiros foram emprestados para outras lotações e que não chegou ninguém para a reposição. Por causa disso, metade dos escaninhos fica vazio na hora da triagem, pois há ainda trabalhadores afastados por problemas médicos. A empresa diz que a situação vai melhorar em janeiro. Vamos cobrar!

CDD São GonçaloOs trabalhadores denunciam que a cobrança da empresa aumenta a cada dia. Agora tem horário até para sair para a entrega, sem importar a quantida-de de objeto do dia.

CDD ItaboraíA empresa alega que vai implantar um SAP dife-rente. O Sindicato alerta que o SAP pode ser igual, diferente ou parecido, o importante é não assinar.

CDD TribobóValeu a espera. Os trabalhadores não param de comemorar a saída da antiga gestão. Os carteiros tinham razão, atualmente o ambiente no local de trabalho está extremamente melhor.

CEE Santo CristoOs carteiros motorizados estão revoltados. A co-brança é enorme, mas o valor da portaria é ridículo.

CDD Del CastilhoOs trabalhadores não aguentam mais os dias de ve-rão na unidade, além da poeira excessiva, a tempe-ratura interna chega aos 45º. Segundo a categoria é o verdadeiro caldeirão do diabo, pois a unidade sequer tem ventiladores. Acorda, Omar!!!

CDD Rocha MirandaOs trabalhadores não aguentam mais o gestor Jorge Mentirinha. Sua gestão não tem diálogo e a catego-ria quer sua saída. Fora mentirinha.

Everton CooperQuer convocar os trabalhadores para trabalhar aos domingos, contrariando o acordo coletivo e leis trabalhistas vigentes. No entanto, gestores vão aos domingos nas unidades, fazem “cara de paisagem” e têm seus proventos triplicados. Que vergonha!!!

GerenVentiladores e banheiros quebrados, elevadores e bicicletas sucateadas. Walker, acorda!!

Eleições do SINTECT-RJ, dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2013

Festa de Natal presenteia centenas de crianças

Paralisação do CDD Pilares

estiveram na unidade e ou-viram todas as denúncias.

Até o momento, pou-ca coisa foi feita para me-lhorar a qualidade do CDD e os trabalhadores estão

indignados. Os ventilado-res, por exemplo, continu-am quebrados. O Sindicato está acompanhando o caso e não descarta novas para-lisações.

Sindicato em ação

Os diretores

Camello,

Ronaldo e

Brazil na festa

de Natal.

Page 3: Grito Ecetista Dezembro 2012

3

O Grito Ecetista é uma publicação do SINTECT/RJAv. Pres. Vargas, 502, 14º andar - Centro Rio de Janeiro RJ Cep: 20071-000. Tel: (21) 22213-2788 / 2213-2789 / 2213-2790 www.sintectrj.org.br e-mail: [email protected] de Imprensa: Marcos Sant’aguida e André MessiasJornalista Responsável: Marcos Pereira JP24308RJ - Programação Visual: Marcos AzevedoTiragem: 10.000 - As matérias publicadas são de responsabilidade da Diretoria do SINTECT/RJ

EXPEDIENTE

Como o Dissídio estipulou que a Fentect deveria negociar a PLR e esta fez pirraça, se retirando da negociação, os trabalhadores podem ficar na mão com uma PLR decidida arbitrariamente pela ECT.

Para tentar corrigir esta lambança, os Sindica-tos Unificados, que congregam os sindicatos do Rio, São Paulo, Bauru e Tocantins, estiveram reu-nidos com a ECT nos dias 4 e 5 de dezembro para tratar da PLR.

Entretanto, no caso da PLR 2012, pelo fato de a Fentect ter se retirado das negociações, a ECT fez uma PLR sem acordo com os trabalhadores. A discussão agora se dá para a PLR 2013, que será paga em 2014. Os Sindicatos Unificados estão ne-gociando com a ECT, pois se depender da Fentect, esta também irá para o buraco.

O secretário-geral do SINTECT-RJ, Ronaldo Martins, esteve em Brasília junto com os Sindica-tos Unificados para discutir a PLR 2013. Foi apre-sentada uma proposta de prorrogação do prazo de negociação para promover um maior debate com a categoria, visto que o prazo final foi 15/12. Os Sindicatos Unificados solicitaram ainda a docu-mentação sobre os lucros auferidos pela ECT até o momento para que nossa assessoria técnica possa fazer uma avaliação para a negociação.

Segundo Ronaldo Martins, “esse descompro-misso da Fentect com os trabalhadores evidencia a necessidade de construir um novo caminho de luta. A desfiliação da Fentect foi o caminho corre-to, eles quase destruíram a Campanha Salarial e agora fazem lambança com a PLR, mas os traba-lhadores podem ter certeza que, no que depender do Sindicato do Rio, a luta vai continuar por uma PLR justa”.

Veja ao lado a ata das reuniões da ECT com os Sindicatos Unificados:

Eleições do SINTECT-RJ, dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2013

PLR 2012: Fentect deixa trabalhadores

na mão

Page 4: Grito Ecetista Dezembro 2012

4

Em assembleia realizada no dia 28/11, os trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro aprovaram o afas-tamento por 6 meses dos diretores que desrespeitaram o estatuto da en-tidade e as decisões do Sindicato e dos trabalhadores: Ana Zélia, Cláudio Roberto, Antônio Carlos Fernandes Constantino, José Germano e Carlos Luciano Azevedo dos Santos.

Os diretores afastados realizaram uma série de irregularidades e des-respeitaram frontalmente as decisões da categoria. Estiveram envolvidos diretamente no famigerado Vale-far-mácia, onde os ecetistas nunca fo-ram consultados, também estão no caso denunciado por um membro do Conselho Fiscal da Fentect sobre irre-gularidades financeiras, além de pro-moverem assembleias paralelas, con-trariando a decisão do Sindicato e dos

Na assembleia do dia 28/11 foi aprovado o parecer da comissão eleitoral que suspendeu os dire-tores Claudio, Zélia, Constantino, Azevedo e Germano. Estes direto-res foram os responsáveis pela con-

Eleições do SINTECT-RJ, dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2013

Aprovado afastamento de diretores por desrespeito ao estatuto A disputa eleitoral no Sindicato

e a violência contra os diretorestrabalhadores, entre outras situações.

Esses diretores afastados há muito deixaram de estar ao lado dos traba-lhadores para se aliarem à empresa. Para isso, atuam conjuntamente com Janjão X-9 e o diretor regional Omar Caveirão, tudo no intuito de entregar o Sindicato para a empresa.

A Comissão de Ética, eleita em assembleia no dia 16 de outubro e formada por Hermano Leonel, Moacir da Rocha e José Robson de Menezes, apresentou um parecer designando o afastamento por 6 meses de cada um desses diretores.

Em votação secreta, os trabalha-dores acataram o parecer da Comis-são de Ética: votaram pelo afasta-mento 100 trabalhadores, 54 contra o afastamento e 2 anularam o voto (em breve publicaremos o conteúdo completo do parecer).

Assembleia marcada por provocações

Durante toda a assembleia a turma da oposição ligada à empre-sa provocou a mesa na tentativa de criar confusão e afastar os trabalha-dores. Como os companheiros que conduziram a assembleia não cede-ram às provocações, eles resolveram partir para a violência.

Foi por isso que o diretor suspen-so Claudio resolveu puxar com vio-lência o fio do microfone enquanto o diretor Ronaldo Leite falava. Com isso, Claudio tentava acabar com a assembleia. O fio estava enrola-do na mão do companheiro Leite e

vocação das assembleias paralelas que quase derrotaram os trabalha-dores na campanha salarial.

Com a decisão, os trabalhadores disseram não a divisão e a esta tenta-tiva patronal de derrotar a categoria.

quando foi puxado acabou quebran-do o microfone e machucando a mão do companheiro Ronaldo Leite.

Mas a assembleia não acabou e no fim estas pessoas foram punidas pelos trabalhadores com suspensão do Sindicato por seis meses. O re-sultado foi de 100 votos a 54 para que os diretores fossem punidos.

“A atitude do Claudio foi um ato de violência gratuita, desonesta e inconsequente. Tive que ir ao hos-pital e por sorte não houve uma lesão mais séria na mão”, declarou Ronaldo Leite.

O SINTECT-RJ já está com seu boletim ele-trônico de notícias da categoria. Se você ainda não recebe, envie um email para [email protected] e coloque no assunto “Assinar”. Você receberá no seu email todas as notícias da categoria no Rio de Janeiro. O Sindicato também está com sua página no fa-cebook, procure por: Sintect Rio de Janeiro.

Receba o boletim eletrônico do SINTECT-RJ

Ronaldo Leite teve que ser atendido no hospital pela agressão