o goytacá - legiaodainfantaria.eb.mil.br inf/56bi... · de infantaria, de niterói, foi...

15

Upload: trannguyet

Post on 24-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DIREÇÃO GERALLuis Antonio Correia Lima

Tenente-Coronel

REDAÇÃO E CRIAÇÃOMárcio Barreto VIANA - 2° Ten

Rogério dos SANTOS Martins - STenFERNANDO da Cruz Coelho - 3° Sgt

REVISÃO ORTOGRÁFICAMárcio Barreto VIANA - 2° Ten

FOTOGRAFIASFERNANDO da Cruz Coelho - 3° Sgt

MAYKE Gomes da Silva - Sd

EDITORAÇÃOGráfica ATREVIDA

(22) 99947-0775PERIODICIDADE: Anual

TIRAGEM: 400 exemplares

DISTRIBUIÇÃO: Gratuita

2

C aro leitor,

Na sétima edição da revista O Goytacá, ser-lhe-ão apresentadas

as principais atividades realizadas pelo nos-so 56º Batalhão de Infantaria, iniciando-se com as palavras do Ten Cel Luis Antonio Correia Lima, Comandante da Unidade. Em seguida, percorreremos o caminho traçado pelo Batalhão Capitão Manoel The-odoro, apresentando, resumidamente, aos fa-

miliares de nossos militares e a nossa socie-dade civil, as atividades realizadas durante o ano de 2013.

Atividades estas que materializam toda a energia e espírito de cumprimento de missão que nossos militares colocaram em prática, para atingir a consecução dos objetivos propostos no início desta grande jornada.

O GoytacáInicio as minhas palavras, agra-

decendo a Deus pela proteção ao nosso 56° BI, durante todo o ano de 2013, nos dando saúde e prosperidade.

As atividades correntes, tais como for-maturas diárias e comemorativas, instruções para formação do combatente mobilizável e para manutenção dos padrões do efetivo profissional, além dos encargos administrati-vos, cada vez mais crescentes, foram alterna-das com outras que acresceram ao Batalhão operacionalidade e capacitação profissional.

A participação do 56° BI na exe-cução das ações voltadas para se-gurança dos grandes eventos proporcionou motivação para tropa e aumentou o espírito militar.

O emprego de nosso Batalhão em Angra dos Reis, durante a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, foi precedida de árduo preparo, tanto operacional quanto administrativo, uma vez que teríamos que ter capacidade de aumentar a proteção da Usina Nuclear Almirante Álvaro Alberto e durar na ação, com meios de comunicações, transporte e manutenção, saúde e aprovisionamento.

O Batalhão Capitão Manoel Theodoro participou, ainda, dos tiros das armas coletivas, coordenados pela Brigada Escola, em Juiz de Fora-MG, e da Operação Cabiúnas, exercício de mobilização conduzido pelo 38° BI, em Aracruz-ES.

Outro grande desafio foi o de adaptar-se à realidade das instituições públicas para aquisições de bens e serviços, por intermédio da ampliação da Seção de Aquisição, Licitações e Contratos. Com isso, o 56° BI tem recebido mais recursos para serem empregados na OM, em prol do bem-estar dos seus integrantes.

Ao final do mês de outubro, os chefes de seção foram reunidos para iniciar os planejamentos organizacionais para todas as atividades previstas para o ano de 2014. Neste contexto, todos os quadros do Batalhão estarão envolvidos, buscando, desta forma, abranger ao máximo todas as ações a serem implementadas.

Destarte, encerramos 2013 com as melhores expectativas para o próximo ano, almejando que o nosso 56° BI alcance cada vez mais dias melhores. Que o empenho de todos os seus integrantes reflita-se em mais sucesso, nos orgulhando cada vez mais de pertencermos ao Batalhão Capitão Manoel Theodoro, honrando, assim, as tradições de nossos antecessores.

3 - Palavras do Comandante 8 - CCAp 15 - Nota de Falecimento

4 - Histórico da OM 10 - 1ª Cia Fuz 16 - Grandes Eventos

5 - Efetivo da OM 15 - Ano do Recruta 18 - Atividades da OM3

palavras d o comandanteTen Cel Luis Antonio Correia Lima

Comandante do 56° Batalhão de Infantaria

HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO MILITAR

O antigo casarão, que serve hoje de sede para o 56º Batalhão de Infantaria, teve o seu assentamento militar em 1909, quando adquirida, pelo Ministério dos Negócios da Ma-rinha, da Srª MARIA RITA DE SOUSA MOTA, uma chácara

com casa de vivenda, sob o nº 247, na rua Beira Rio – Distrito de Guarulhos - 7º Distrito de Campos, RJ, onde, em 1910, foi levada a efeito a criação da Escola de Aprendizes de Marinheiros.

Tempos depois, mediante o Aviso nº 41, de 17 de julho de 1936, foi criada a Organização Militar do Exército, denominada “Posto de Monta Fixo de Campos” e no Ofício 306-F, de 03 de abril de 1937, foi autorizado o recebimento do edifício e terrenos da Escola de Aprendizes de Marinheiro para o Exército. Em 1938, é inaugurado o Posto de Monta de Campos dos Goytacazes, o qual em 1939, passou a funcionar como o Depósito de Reprodutores de Campos, tendo sido posteriormente, em 1947, transformado na Coudelaria de Campos.

As transformações profundas, que assinalaram a estrutura do 56º Batalhão de Infantaria, começaram a ganhar efeito a partir do ano de 1972, quando, pela Port Min nº 043, de 7 de novembro de 1972, o II/3º RI (Segundo Batalhão do 3º Regimento de Infantaria) passa a denominar-se 56º Batalhão de Infantaria e ganha, ainda, maior proporção quando da emissão da Port nº 057-DGEF, de 20 de setembro de 1973, que concedeu semiautonomia adminis-trativa, ao 56º BI. Em 1974, pela Port Min nº 084, de 23 de dezembro de 1974, foi extinto o 3º Regimento de Infantaria, e o 3º Batalhão de Infantaria (que era o I/3º RI) assumiu todas as atribuições do extinto Regimento, e o 56º BI passou à situação de Unidade incorporada ao 3º BI.

O 56º Batalhão de Infantaria ficou constituído da 1ª Companhia de Fuzileiros, esta oriunda da transformação da 2ª Companhia de Fuzileiros do an-tigo II/3º RI, e de um Núcleo de Companhia de Comando e Serviço, oriunda da fusão da Companhia de Comando e da Companhia de Serviço, ambas do extinto II/3º RI.

Em 1975, o Presidente da República ERNESTO GEISEL, pelo Dec nº 76.256, de 12 de setembro de 1975, transferiu a sede do 56º BI, de São Gonçalo-RJ para Campos dos Goytacazes-RJ. Pela Port Min nº 1.834, de 21 de novembro de 1975, o Exmo Sr Ministro do Exército nomeou como primeiro Comandante do 56º BI, o Ten Cel Inf CARLOS FRAGOMENI. A Portaria nº 025-DGEF, de 19 de de-zembro de 1975, concedeu ao 56º BI a autonomia administrativa, que vigoraria a partir de 1º de janeiro de 1976, data em que o quartel do 56º BI foi instalado nesta Cidade, ocupando a sede da extinta Coudelaria.

Outro fato a ser destacado no histórico do 56º Batalhão de Infantaria é a sequência da alteração de subordinação que envolveu a Unidade:

- a partir de 1972, ano da sua criação, o Batalhão esteve subordinado ao 3º Regimento de Infantaria, até o ano de 1974, quando o Regimento foi ex-tinto e o 56º BI passou a funcionar como Unidade incorporada ao 3º Batalhão de Infantaria (que teria assumido as atribuições e responsabilidades do Regi-mento, sendo que essa situação perdurou até o ano de 1975).

- com a transferência do 56º BI, de São Gonçalo para Campos dos Goytacazes, de 1976 até o ano de 2004, a Unidade ficou subordinada à 2ª Bri-gada de Infantaria, a qual era sediada na cidade de Niterói.

- em 2004, pela Portaria nº 459, de 30 de julho de 2004, a 2ª Brigada de Infantaria, de Niterói, foi transformada na 2ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em São Gabriel da Cachoeira, município do Estado do Amazonas, e, com isso, o 56º ficou em uma situação atípica: de 2004 a 2010, ficou pertencen-do à estrutura organizacional da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, aguardando a sua própria transformação de Batalhão de Infantaria para Batalhão de Infan-taria de Selva, mas enquanto isso não ocorria, ficava subordinado administrati-va e operacionalmente ao Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército – Divisão General Mascarenhas de Moraes.

- em 2010, com a Portaria nº 804, de 12 de novembro de 2009, o 56º Batalhão de Infantaria passou a ser subordinado e a integrar a estrutura do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, sedia-da no Rio de Janeiro, tendo se aquietada, dessa forma, a ansiedade do Batalhão se transformar em Infantaria de Selva e ser deslocado de sua sede.

(Texto - 1° Ten QAO Rocelito Paulo Pinto)

54

TC Dário

O Estado-Maior (EM) da Unidade é constituído pelo Subcomandante, TC NILTON CÉSAR DE ALMEIDA DÁRIO e pelos chefes de Seção de Pessoal (S1), TC LAÉRCIO ROSA JUNIOR, da Seção de Inteligência (S2) e Seção de Comunicação Social, Cap LEONARDO MISCALI DE OLIVEIRA, da Seção de Operações (S3), Cap MICHEL ALEX SANDER PONTES TEIXEIRA, da seção de Fiscalização Administrativa/Seção de Logística (S4), TC DAVID LEONARDO DE SAINT JUST FONTES RIBEIRO.

INTEGRANTES DA UNIDADE

A cidade de Campos dos Goytacazes no censo do ano de 2010 teve uma população estimada em 463.731

habitantes, sendo considerada uma cidade média-grande, considerando-se o tamanho da população. É o município com a maior extensão territorial do Estado, 4.026.696 km², ocupando área pouco menor que a do Distrito Federal. Com densidade demográfica em torno de 115,16 hab/km² e Produto Interno Bruto da ordem de R$ 25.313.179.000,00, sendo em todo o país o 19º colocado e no Estado do Rio de Janeiro, o 3º colocado.

A história da cidade se inicia por volta do meado do século XVI, quando a região foi doada, pelo rei de Portugal Dom João III, a Pero de Góis da Silveira, passando a constituir a chamada Capitania de São Tomé. Na época, porém, a região já era habitada pelos índios goitacases, que opuseram feroz resistência inviabilizando a colonização portuguesa.

A partir de 1627, com o fracasso do sistema de capitania na região, foi realizada a doação do território aos chamados Sete Capitães. E, desde então, a colonização portuguesa, baseada na pecuária, começou a se processar de modo efetivo, evoluindo para o cultivo da cana de açúcar, tendo em 1652, ocorrido a instalação do primeiro engenho de açúcar.

A evolução política se inicia em 29 de maio de 1677, quando foi fundada a Vila de São Salvador de

Campos, que foi elevada à categoria de cidade, em 28 de março de 1835, com a denominação de Campos, e por força da Lei Municipal nº 559, de 16 de outubro de 1986, homologada pela Lei Estadual nº 1.371, de 24 de outubro de 1988, o município passou a denominar-se Campos dos Goytacazes.

No aspecto militar, em 28 de janeiro de 1865 ocorreu a partida dos primeiros voluntários para a Guerra do Paraguai, pelos vapores Ceres e Presidente. Sim, Campos foi a primeira cidade a fornecer os Voluntários da Pátria, entre eles, o Sr MANOEL THEODORO

DE ALMEIDA BAPTISTA, o qual faleceu em combate e foi homenageado, se tornando a designação histórica do B a t a l h ã o .

Em 17 de julho de 1881, ocorreu a fundação da Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros, na qual se destacou JOSÉ DO PATROCÍNIO, campista que entrou para a história como o “Tigre da Abolição”, e que por seus esforços e luta, sete anos depois, seria assinada a Lei Áurea, a Lei que assinalou a libertação dos escravos.

Campos foi a primeira cidade da América Latina e a terceira do mundo a possuir um serviço municipal de luz elétrica, a qual foi inaugurada com a presença de Sua Majestade D. Pedro II.

Destaca-se, também, em Campos, o canal Campos-Macaé, um canal artificial que interligava as cidades Macaé e Campos dos Goytacazes. O canal corta os atuais municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus e Macaé, além do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. É considerado como uma das maiores obras de engenharia do país à época do Império. O seu percurso, com uma largura média de 15 metros, estendia-se por 106 Km, sem contar os diversos canais de derivação. Considerando-se, apenas a extensão, como o segundo canal artificial mais longo do mundo, sendo superado apenas pelo Canal de Suez (163 Km). Sua construção levou em torno de 17 anos, utilizando mão de obra escrava.

Outro marco histórico da cidade foi a descoberta do petróleo, o que se deu oficialmente a 07 de dezembro de 1974. Porém, desde 18 de março de 1918, o Coronel OLAVO ALVES SALDANHA, quando adquiriu a Fazenda Boa Vista, na qual havia uma vala com uma água misturada a óleo, que em algumas circunstâncias se incendiava, empreendeu esforços no sentido da pesquisa do petróleo.

ASPECTOS HISTÓRICOS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

GALERIA DOS ANTIGOS COMANDANTES

TEN CEL FRAGOMENI TEN CEL AMAURY TEN CEL MARCANT CEL SIMÕES TEN CEL ANDRADE CEL FRÕES CEL FEITOSA CEL XEXÉO CEL PERLINGEIRO

CEL HELTON CEL PAULO CÉSAR CEL MARETTI TEN CEL CLÁUDIO CEL RICARDO MELLO TEN CEL RODRIGUES CEL JOEL CEL ANGONESE TEN CEL JULIO CÉSAR

TEN CEL MARTORELLI

TC FRAGOMENI 18 DEZ 75 a 27 JAN 78 CEL FEITOSA 05 FEV 88 a 26 JAN 90 TC CLÁUDIO 14 JAN 00 a 17 JAN 02

TC AMAURY 27 JAN 78 a 28 JAN 80 CEL XEXÉO 26 JAN 90 a 24 JAN 92 CEL RICARDO MELLO 17 JAN 02 a 30 JUN 03

TC MARCANT 28 JAN 80 a 29 JAN 82 TC PERLINGEIRO 24 JAN 92 a 26 JAN 94 TC RODRIGUES 29 AGO 03 a 19 JAN 05

TC SIMÕES 29 JAN 82 a 30 JAN 84 TC HELTON 26 JAN 94 a 26 JAN 96 CEL JOEL 19 JAN 05 a 18 JAN 07

TC ANDRADE 30 JAN 84 a 31 JAN 86 TC PAULO 26 JAN 96 a 27 JAN 98 TC ANGONESE 18 JAN 07 a 30 JAN 09

TC FROES 31 JAN 86 a 05 FEV 88 CEL MARETTI 27 JAN 98 a 14 JAN 00 TC JÚLIO CÉSAR 30 JAN 09 a 12 JAN 11

TC MARTORELLI 12 JAN 11 a 14 JAN 13

6 7

Seção de PessoalTC Laércio, Ten Azevedo, STen Monteiro, Sgt Pessanha

Sgt Sallin, Sd Jackson, Cb Vitor, Sgt Eucário e Sgt Bastos

Seção de Pagamento de PessoalSd Luiz Felipe, Sgt Diego Duane, Sgt Zanganelli e Sgt Gilsandro

INTEGRANTES

da

unidade

Seção de Inteligência Sgt Augusto, Sgt Costa, Sgt Antônio, Ten Miscali e Sgt Edilberto

Seção de OperaçõesSgt Heron, Cap Alex Sander, Sgt André e Cb Zinavaldi

4ª Seção/Fiscalização AdministrativaSd Neves, Sgt Joaquim, STen Valter, Sgt Miranda, TC Sant’Just, Sgt Rogerson, Sgt Wedson, STen R.Sousa, Sd Figueiredo e Sgt Costa

Seção de Inativos e PensionistasSgt Rocha, Sgt Rosifran, Sgt De Paula, Ten Maurício, FC Roseli, Cb

Santiago, FC Fernando, Sd Gomes e FC Fátima

Seção de Comunicação SocialSTen Santos, Sd Calixto, Ten Miscali, Sd Mayke e Sgt Fernando

FUSExTen Fabiano, Sd Nogueira, STen Caula, Sd Damasceno, Sgt Aredes,

Cb Viana, Sgt Bruno e Sd Alves

Seção de Aquisição, Licitações e ContratosCap Pimentel, Sgt Philipe, Sgt Cleber, Sgt Cristiano,

Sgt Batalha e Sgt Dariva.

SFPC/GuSgt W. Leite, Sgt Da Costa, Ten Rangel

Sd Gonçalves e Sgt Costa

Seção MobilizadoraSgt Osmar e Cb Junior

Arquivo da OMFC Maia

Seção de IdentificaçãoSgt Crespo e Sd Matos

Hotel de TrânsitoSd Rhamon, STen Santana, Sd Ruan, Sd Cayke e Sd Maciel

HortaSd Lucas, Cb Milson e Sd Bernardo

Sd Rodrigues, Sd Sardinha e Sd Azevedo

OrdenançasSd Eber e Sd Anchieta

INTEGRANTES

da

unidade

COMPANHIA DE COMANDO E APOIO

8 9

Cap SUGYA- Cmt SU

Pelotão de Obras Pelotão de Transportes

Pelotão de Comunicações Almoxarifado

Pelotão de Suprimento

Pelotão de Comando

1ª COMPANHIA DE FUZILEIROS

SEÇÃO DE COMANDO

1º PELOTÃO DE FUZILEIROS

Cap CARVALHO LIMA - Cmt SU2º PELOTÃO DE FUZILEIROS

3º PELOTÃO DE FUZILEIROS

10 11

1312

EFETIVO

INCORPORADO

301 ADEMIR 302 ADRIANO 303 ALBERTH 304 ALEXANDRE 305 SOUZA MATOS 306 ALLEF 307 ANDERSON 308 ANDRE 309 PAES 310 ARTHUR 311 VIGNERON 312 BRUNO 313 FIUZA 314 VELASCO 315 C.ARLOS HENRIQUE316 SARDINHA 317 DAVI 318 CHARLES 319 CESAR 320 AZEVEDO 321 DALVAN322 DANILO323 DIOGO324 BUENO 325 DOUGLAS326 DYEGO327 EDIVAN 329 COIMBRA330 ELTO331 ARAUJO332 EZEQUIAS 333 LOPES334 ANCHIETA 335 CALDAS336 CHAGAS337 FLAVIO338 FERREIRA 339 GABRIEL340 LEITE341 GUSTAVO342 GUTENBERG 343 HEITOR 344 HELVIO 345 LIMA 346 RISCADO347 IVAN348 JACKSON349 PIERRE 350 NUNES

351 TEIXEIRA352 JEOVANIO 353 BARBOSA354 DA SILVA 355 ALBUQUERQUE356 CATACHONE357 ARÊAS358 CARDOSO359 JOÃO VICTOR 360 FIRMINO361 BALTAZAR 362 BERNARDINO363 JORGE364 COSTA 365 MENDES366 LEANDRO 367 SANTOS368 LEONARDO369 LEONE370 NORONHA371 LUAN372 LUCAS373 DAMASCENO374 MADEIRA375 LUCAS GONÇALVES376 MACHADO MONTEIRO377 BARRETO378 FIGUEIREDO379 MONTEIRO380 LUIS GUSTAVO 381 LUIZ FELIPE 382 GOMES 383 GONÇALVES384 LUIZ SILVA385 SIQUEIRA386 LIRIO387 ANGELO388 MOTA389 MARIANO390 MARCOS 391 SARLO392 NEVES393 MARIO394 VICTOR395 ALBINO396 DE ALMEIDA 397 AZEREDO398 JESUS SANTOS399 PASSARINHO400 RAMOS

14

De acordo com o previsto no Plano Regional de Convocação (PRC/2013), o Batalhão Capitão Manoel Theodoro incorporou, no dia 1° de março de 2013, o contingente de 144 recrutas para a prestação do Serviço Militar Inicial.

O Comandante do Batalhão, TC CORREIA LIMA, recebeu os novos recrutas no Corpo da Guarda e, juntamente com o recruta mais moderno, realizou a abertura simbólica do portão principal, pelo qual o novo contingente adentrou ao 56° Batalhão de Infantaria.

Em seguida, realizou-se a formatura geral, com a participação de diversas autoridades da região e familiares e amigos dos militares recém incorporados.

ANO DO RECRUTA

Em razão do falecimento do Sd 336 Fernando Iuri CHAGAS Rangel, o Cmt 56° BI, em nome de todos os integrantes do Batalhão, externa os pêsames aos familiares, neste momento de tristeza e dor. Registra-se, por oportuno, que o Sd Chagas sempre demonstrou boa conduta, sendo um militar de grande fibra, moral e comprometimento

com os valores e princípios militares. Sua falta representará uma perda imensurável.

NOTA DE FALECIMENTO

* 1994+ 2013

15

401 RODRIGUES402 PEREIRA403 TATAGIBA404 MATHEUS RANGEL 405 VIANNA 406 MAXWELL407 MAYCON 408 BASILIO409 NETO410 NICHOLLAS 411 PABLO412 BARROS413 PATRIQUE414 CORREA415 PEDRO 416 PORFIRIO417 BOTELHO418 FAGUNDES419 CALIXTO420 SANTOS SOUZA421 RIBEIRO422 RHAMON423 RODRIGO 424 DOMINGOS425 MOÇO PEREIRA426 RUAN 427 RULIAN 428 FREITAS 429 BERNARDO430 SAMUEL 431 FERNANDES432 MACIEL433 BRITO434 SOTERO435 TALVANE 436 THALES 437 THARLLY 438 MEDEIROS439 SANCHES 440 FILHO441 AMARO 442 WANDERSON 443 WANDYK444 ABREU445 QUEIROZ446 BATISTA447 TERRA448 ZELMO

2013

Operação COPA e Operação PAPA

Durante a Copa das Confederações (Operação Copa) e Jornada Mundial

da Juventude (Operação Papa), o 56º Batalhão de Infantaria foi empregado na proteção da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (Usina Nuclear de Angra dos Reis).Esta Usina possui grande importância estratégica para esses eventos, pois contribui com a matriz energética com cerca de 70% da energia que abastece o Estado do Rio de Janeiro. O 56º BI iniciou sua pre-paração específica para atuar nos grandes eventos com módulo de instruções centralizadas, desenvol-vido pelo Comando do GUEs/9ª Bda Inf Mtz, no mês de abril. Em

seguida, os oficiais e sargentos ministraram instruções de revis-ta de pessoal e de veículos, posto de controle de estradas, patrulha-mento ostensivo de vias, emprego de armamentos letais e não letais. No mês de junho, a 1ª Divisão de Exército iniciou as atividades de proteção das estruturas estratégicas, em sua área de responsabilidade. Neste contexto, o 56º BI foi empregado na Operação Copa para proteger a Usina Nuclear, no período de 12 de junho a 2 de julho de 2013. No mês de julho, no-vamente, o 56º BI foi empre-gado para proteger a Usina Nuclear na Operação Papa, no pe-ríodo de 20 a 30 de julho de 2013. Durante a missão foi rea-

lizada formatura, com a presença da Banda de Música do 1º BIMtz, ocasião em que foram distribuídos kits da Bandeira Nacional, a três escolas da Vila de Mambucaba, e entrega de Diplomas de Agra-decimento a três funcionários da Usina Nuclear, Sr Guilherme, Sr Pereira e Sr Ventura, que mais con-tribuíram para o êxito da missão. Dessa forma, o 56º BI pos-sibilitou aumentar o conhecimento sobre a região de Angra dos Reis e contribuiu para o aperfeiçoamento da capacidade de proteção das es-truturas estratégicas terrestres na-cionais pelo Exército Brasileiro.

A seguir algumas atividades do ano de 2013, em que o 56° Batalhão de Infantaria, Ba-talhão Capitão Manoel Theodoro, realizou ou teve sua participação destacada.

Incorporação/2013No dia 1º de março de 2013, o 56º Batalhão de Infantaria realizou a formatura de incorporação dos novos recrutas. A forte chuva,

que atingiu a cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, não foi capaz de apagar o brilho da formatura, nem diminuir o orgulho dos novos recrutas e de seus familiares de integrarem a família Verde Oliva.

Passagem de ComandoO 56° Batalhão de Infantaria realizou no dia

14 de janeiro de 2013, às 10:00 horas, a solenida-de de transmissão de Comando da Unidade. O Tenente-Coronel Luis Antonio Correia Lima as-sumiu o Comando desta Organização Militar em substituição ao Tenente-Coronel Vítor Martorelli Alexandre, transferido para o Departamento-Geral do Pessoal, Brasília - DF. A solenidade foi presidida pelo Exmo Sr General de Brigada Car-los Maurício Barroso Sarmento, Comandante do Grupamento de Unidades Escola / 9ª Brigada de Infantaria Motorizada. O evento foi prestigiado por diversas autoridades civis, militares e convi-dados de toda região.

Apresentação de Novos MilitaresO Batalhão realizou confreternização para recepção aos militares transferidos para esta Unidade. Em suas palavras, o TC

Correia Lima, Comandante da Organização Militar, congratulou aos militares e suas famílias, desejando felicidades e êxito na nova missão.

16 175

Palestra do General de Exército R1 CARLOS TINOCO RIBEIRO GOMES O Gen Ex R1 Carlos Tinoco Ribeiro Gomes, Antigo Comandante do Exercito, proferiu palestra para integrantes do Batalhão,

militares da reserva e autoridades locais sobre o histórico da Unidade. Na ocasião, foi homenageado o 3° Sgr QE R1 Carlos da Silva Rêgo por fazer parte do continente de fundação da Unidade.

18 19

Aniversário da Cidade de Campos dos Goytacazes-RJO Batalhão Capitão Manoel Theodoro participou das comemorações do Aniversário da cidade de Campos dos Goytacazes.

A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (CEPOP) e contou com a presença de varias autoridades civis e militares.

MarchasO 56º Batalhão de Infantaria, como parte do Plano de Instrução Individual Básica, previsto no cronograma anual de instrução

de tropas operacionais, realizou as marchas de 8, 12 e 16 Km, na zona rural do Distrito de Morro do Coco, oportunidade na qual, a OM pode reafirmar a presença da Instituição junto à comunidade local.

Dia do Exército Brasileiro Como parte das comemorações da Semana do Exército, o Batalhão Capitão Manoel Theodoro realizou, no dia 19 de abril 2013,

solenidade comemorativa ao Dia do Exército com a presença de autoridades civis e militares.

Dia da Vitória O Batalhão, juntamente com a Associação do Ex-Combatentes do Brasil (Seção Campos dos Goytacazes/RJ), realizou no dia

08 de maio de 2013, às 09:00 horas, formatura alusiva ao Aniversário do Dia da Vitória, na praça central da cidade. Na oportunida-de, foi realizada homenagem aos ex-integrantes da Força Expedicionária Brasileira da Região e colocação de corbelia de flores no Monumento aos Mortos na II Guerra Mundial. O evento contou com a participação de autoridades e de personalidades da região.

6° Encontro Internacional de Astronomia No dia 19 de abril, o 56º BI sediou o Campeonato de lançamento de foguetes de material reciclável. Participaram da competição

vários alunos das escolas municipais de Campos e de cidades vizinhas. O evento foi organizado em parceria com a Prefeitura Mu-nicipal de Campos e o Clube de Astronomia Louis Cruls. A competição contou com a participação do único astronauta brasileiro a ir ao espaço, o Senhor Marcos Pontes.

Visita à Defesa Civil MunicipalO 56º Batalhão de Infantaria visitou as instalações da Defesa Civil Municipal de Campos dos Goytacazes. Estes órgãos histo-

ricamente têm trabalhado nas operações de apoio à população, vítima de enchentes em nossa cidade. Com o objetivo de melhor preparar estas instituições para este tipo de missão, o 56º BI realizou, posteriormente, instrução de orientação com emprego de cartas topográficas, bússolas e GPS. A atividade possibilitará à Defesa Civil Municipal capacitar seus profissionais, fazendo com que o socorro às vítimas de uma catástrofe natural seja mais ágil e eficiente.

Tomada de Monte CasteloO56° BI realizou solenidade comemorativa à Tomada de Monte Castelo em homrnagem aos Ex-Pracinhas da Região. Na oca-

sião, estiveram presente os ex-integrantes da Força Expedicionária Brasileira/Seção Campos dos Goytacazes.

Dia das MãesFoi realizada na Área de Lazer dos Subtenentes e Sargentos (ALASS) do Batalhão, a comemoração do Dia das Mães. Naquela

data, as esposas dos militares, bem como, familiares dos mesmos foram homenageadas. A diretoria do ALASS, bem como a Seção de Comunicação Social da OM, arrecadaram diversos brindes e lembranças que foram oferecidos as presentes.

Aniversário da Cidade de Miracema-RJO 56º Batalhão de Infantaria participou do desfile comemorativo aos 78 anos de emancipação político-administrativa do

município de Miracema-RJ. O evento contou com a participação do PELOPES e de dois oficiais de saúde daquele município. O PELOPES chamou a atenção pela vibração que contagiou todos os presentes.

Entrega da Boina Verde Oliva Ainda no dia 08 de maio, foi realizada no 56° Batalhão de Infantaria a tradicional solenidade de Entrega da Boina Verde Oliva

ao efetivo de Soldados incorporados no corrente ano. Este evento marcou o encerramento do Período Básico de Instrução Militar. A cerimônia, aberta ao público em geral, foi marcada pela emoção da conquista por parte dos Soldados. Os destaques do Período Básico, em 2013, receberam das mãos de suas mães a Boina Verde Oliva.

20 21

Visita do Comandante da 1ª Divisão de Exército No dia 15 de maio, o Comandante da 1ª Divisão de Exército, Gen Div José Alberto da Costa Abreu,

acompanhado do Comandante do Grupamento de Unidades Escola - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, Gen Bda Henrique Martins Nolasco Sobrinho, realizou sua 1ª visita oficial ao 56° Batalhão de Infantaria, Batalhão Capitão Manoel Theodoro. O Gen Abreu foi recebido com Guarda de honra, seguido de solene for-matura e reunião com os oficiais da OM, bem como verificou o aprestamento do Destacamento da Unidade que participará dos grandes eventos no Comando Militar do Leste.

Páscoa dos Militares Proporcionar aos militares a oportunidade de expressar a religiosidade em eventos festivos, elevar o moral e integrar os mili-

tares da Unidade, estes foram os objetivos da Páscoa dos Militares, que foi iniciada com a realização dos cultos dos vários credos e religiões.

Dia do Soldado da PazO Batalhão realizou, no dia 29 de maio, cerimônia em homenagem ao “Peacekeepers” (Pessoas que participam de Operações

de Paz) da Guarnição de Campos. Esteve presente, além dos militares da OM, o Senhor Aluízio dos Santos Vasconcellos, presidente da Associação dos Ex-combatentes do Batalhão Suez, seção Campos.

Visitas do Capelão Militar O Batalhão recebeu durante o ano de instrução, a visita do Cap DANIEL PEDRO DA SILVA, Capelão Militar do Cmdo

GUEs-9ª Bda Inf Mtz, a primeira em 15 de maio, fazendo parte da comitiva do Comandante da 1ª Divisão de Exército, General José Alberto da Costa Abreu. Em outra oportunidade proferiu instrução sobre a conduta moral do soldado, com objetivo de aperfeiçoar os valores e os atributos da área afetiva. Já em 03 de dezembro, durante as festividades do aniversário da OM, realizou culto de Fun-dação do Núcleo Evangélico/56° BI, dando posse da diretoria eleita para o período. familiares, amigos, militares da ativa e reserva, bem como Ex-Combatentes da FEB, participaram do evento.

Aniversário da Cidade de São João da Barra-RJO Batalhão Capitão Manoel Theodoro participou, no dia 21 de junho, das comemorações do 163º Aniversário da cidade de

São João da Barra-RJ. A cerimônia foi realizada no centro daquela cidade, e contou com a presença do Prefeito José Amaro Martins de Souz e de autoridades civis e militares do município. Na oportunidade, o 56° BI participou com um Pelotão no desfile. A Guarda à Bandeira que participou, minutos antes, do Juramente à Bandeira Nacional na Junta do Serviço Militar, daquela cidade.

VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA DA 1ª ICFEx

No período de 3 a 7 de junho, o 56º BI recebeu orientações voltadas para gestão contábil, particularmente, na Seção de Intivos e Pensionistas, Almoxarifado, Aprovisionamento, Setor de Pagamento de Pessoal, Seção de Aquisição Licitações e Contratos

e na gestão ambiental da área patrimonial, o que têm permitido o aprimoramento dos processos administrativos.

Semana da Infantaria Em comemoração ao Dia da Arma de Infantaria, o Batalhão Capitão Manoel Theodoro realizou, no dia 24 de maio, a Corrida

do Infante. Com um percurso de aproximadamente 6km, a atividade possibilitou maior integração entre os militares da Unidade e estimulou a prática do pedestrianismo.

22 23

Semana da PátriaEntre as atividades comemorativas da Semana da Pátria, o 56° BI participou do desfile cívico-militar nos municípios de São

Francisco de Itabapoana e Quissamã. Em Campos dos Goytacazes, o Batalhão abriu o desfile juntamente com as Associações dos Ex-Combatentes da FEB e do Batalhão SUEZ.

Curso de Formação de CabosO Curso de Formação de Cabos 2013 foi conduzido durante o período de Instrução Individual de Qualificação e teve como

destaques os seguintes militares: Aluno Bueno (1º Colocado), Aluno Anchieta (praça Mais Distinta) e Aluno Danilo (Melhor Ap-tidão Física ).

Homenagem do Lions Club de CamposO 56° Batalhão de Infantaria participou no dia 21 de agosto de uma solene homenagem ao Dia do Soldado prestada pelo

Lions Club de Campos, realizada na Praça do Santíssimo Salvador, neste município. O evento contou com a participação de esco-lares, autoridades civis, militares e personalidades locais.

Semana do Soldado

Soldado por um diaEntre as atividades comemorativas à Semana do Soldado, destaca-se, na programação, a expressiva participação de 120 crianças e adoles-

centes, que passaram um dia no interior do Batalhão, executando oficinas de primeiros socorros, higiene oral, prática desportiva, pista de cordas e ordem unida. Ao final foram distribuídos certificados de participação. A SOAMI contribuiu, significativamente, para a execução deste evento.

Exposição de Material e Apresentação de Banda de Música Ainda, dentro da programação, foi realizada exposição, no Shopping Boulevard, de meios de emprego militar, tais como via-

turas, uniformes, equipamentos para emprego em GLO etc. Além disso, a Banda de Música do 38º BI realizou apresentação para o público interno e externo.

Formatura do Dia do SoldadoNo dia 23 de agosto, dentro das comemorações, realizou-se a solenidade cívico-militar com o intuito de celebrar o Compro-

misso dos Soldados incorporados no corrente ano, entrega de condecorações a militares. O evento contou com a presença de auto-ridades civis e militares da Guarnição, bem como de familiares dos militares.

Visita de Tiros de GuerraNo ano de instrução, o 56° BI recebeu a visita dos Tiros de Guerra 01-001, Bom Jesus de Itabapoana, 01-003, São Fidélis-RJ, e

01-008, Itaperuna-RJ. Este pedido de cooperação de instrução ao Batalhão, teve como principal objetivo, proporcionar à turma de Atiradores a oportunidade de conhecer uma Unidade Operacional do Exército Brasileiro. Os Atiradores tiveram palestra sobre a estrutura, efetivo e as diversas missões da Unidade; instruções de armamento; construção de abrigos e, também, uma exposição de material utilizado pelo Batalhão nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Distribuição de Novos TestamentosMembros dos Gidões da região estiveram na OM, realizando a distribuição de Novos Testamentos de Bolso. A receptividade ao

Evangelho, por parte dos recrutas, foi evidente durante a distribuição.

Dia da Bandeira Nacional O 56º Batalhão de Infantaria realizou, no dia 19 de novembro, a formatura comemorativa ao Dia da Bandeira Nacional. O

evento contou com a participação dos membros do LYONS CLUB de Campos dos Goytacazes, de professores e alunos de Escolas do município e da sociedade civil de Campos dos Goytacazes- RJ. Na ocasião, foi realizada a incineração das bandeiras inservíveis e os diretores das escolas presentes receberam um kit da Bandeira do Brasil.

Visita do Comandante Militar do LesteNo dia 22 de outubro, o Comandante Militar do Leste, Exmo Sr Gen Ex Francisco Carlos Modesto, acompanhado do Coman-

dante do Grupamento de Unidades Escola - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, Gen Bda Henrique Martins Nolasco Sobrinho, realizou sua 1ª visita oficial ao Batalhão Capitão Manoel Theodoro. O Gen Modesto foi recebido com Guarda de Honra, seguido de solene formatura e reunião com oficiais e praças da OM, em seguida, percorreu as instalções da OM e verificou a manutenção de materiais e viaturas recebidas.

Estágio Básico de Combatente de MontanhaNo período de 4 a 9 de novembro, o 3° Sgt Bastos, aluno 08, e o Cb Dumas, aluno 14, da OM participaram, juntamente com

militares de várias unidades das Forças Armadas, do Estágio Básico de Combatente de Montanha, no 32º BI Mtz – Batalhão Dom Pedro II. Na oportunidade, foram formados escaladores militares aptos a operarem em ambiente operacional de montanha.

24 25

Instrução de Garantia da Lei e da Ordem O 56º Batalhão de Infantaria realizou uma instrução sobre Operações de Garantia da Lei e da Ordem para seus oficiais e sargentos.

Na ocasião, os militares poderam atualizar seus conhecimentos sobre Operações de GLO. A instrução contou, ainda, com oficinas práticas de lançamento de granadas não letais e tiro de espingarda calibre 12, com munições de borracha.

Visita de EscolasO Batalhão recebeu a visita de alunos das escolas da região. Durante a visitação, os alunos executaram uma pista de corda e

conheceram algumas das viaturas utilizadas pela Infantaria. Foram ministradas palestras sobre a origem e a evolução histórica do Exército Brasileiro e, no final, assistiram a uma exposição de material e instrução de ordem unida.

Tiro das armas ColetivasDurante a semana de 7 a 10 de outubro, o 56º Batalhão de Infantaria participou do tiro das armas coletivas do GUEs - 9ª Bda

Inf Mtz, no Campo de Instrução de Juiz de Fora, MG. Foram realizados tiros de Fuzil Automático Pesado, Metralhadora MAG e Metralhadora .50, além desses tiros, foram realizados lançamentos de granada de bocal pelas frações da OM.

Curso de Mecânica DieselNo dia 13 de dezembro de 2013, o 56º Batalhão de Infantaria realizou o encerramento do Curso de Mecânica Diesel, em suas

instalações. Na ocasião, 21 militares (sargentos, cabos e soldados) e 5 civis (funcionários da Prefeitura de Campos) receberam o cer-tificado de conclusão do curso. A parceria entre o Batalhão e a Secretaria de Trabalho e Renda, da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, teve como objetivo capacitar jovens para inserção no mercado de trabalho regional.

26 27

O 56º Batalhão de Infantaria comemorou o seu 38º aniversário. As festividades tiveram início no dia 02 de dezembro de 2013, com a participação especial da Banda de Música do 38º BI, que realizou uma belíssima apresentação no Teatro do Instituto Federal Fluminense, Campus Guarus. No dia 03 de dezembro, as comemorações tiveram continuidade com cultos religiosos

em ação de graças a mais um ano de vitórias de nossa OM. Encerrando as atividades festivas, o Batalhão realizou uma formatura, na qual foram homenageadas as personalidades que contribuíram para que o Batalhão obtivesse êxito nesses anos de jornada e oficiais e sargentos agraciados com medalhas militares.

Aniversário do 56° Batalhão de Infantaria

Formatura

Eventos Religiosos

Apresentação da Banda de Música

Reformas e Construções

As novas instalações do Pelotão de Obras, aliadas ao recebimento e aplicação de recursos, permitiram o estoque, controle e aplicação de materiais de forma a atender às demandas do Batalhão. Foram realizados reparo e manutenção de instalações da OM; pintura, substituição de telhado e troca de piso

em oito próprios nacionais residenciais manutenidos; reforma da Área de Lazer dos Subtenentes e Sargentos, com a substiuição de telhado, colocação de forro e pintura do pavilhão de apoio, onde é conduzida a comissão de seleção; substituição de parte da rede de energia elétrica do pavilhão de comando; e, por fim, início da recuperação de um PNR desocupado a alguns anos.

SOCIEDADE DE AMIGOS DO BATALHÃO - SOAMI(56° BI)

A SOCIEDADE DE AMIGOS DO BATALHÃO, denominada por seu Estatuto – SOAMI é

uma instituição sem fins lucrativos, devidamente registrada no Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, com prazo devigência indeterminado, cujas atividades reger-se-ão pelas disposições das leis aplicáveis e por seu Estatuto. Tem como finalidade integrar o 56º BI com a

sociedade campista.

Nas diversas atividades realizadas pela OM, em 2013, a SOAMI teve sua participação destacada no Dia da Infantaria, patrocinando o churrasco para todos os integrantes da OM, e nas comemorações da Semana do Soldado, com o evendo denominado SOLDADO POR UM DIA.

Em 20 de maio, foram realizadas as eleições para composição da Diretoria Social, na qual o Sr Edinho foi reeleito por unanimidade para a Presidência da agremiação.

Diretoria:Sr. Wedson Gebara Dumas, Presidente.Sr. Élvio da Silva Araújo, Vice-Presidente.Sr. Cel R/1 Adailton Santana Gonçalves, SecretárioSr. Felipe Wady Buachaul, Tesoureiro.Sr. Joilton de Souza Tavares, Diretor Social.Wedson Gebara Dumas

Presidente

Recuperação Operacional do Batalhão

As recentes participações episódicas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem e em ações subsidiárias, com destaque para a Defesa Civil, somadas às demandas operacionais da Força Terrestre, possibilitaram ao 56º BI ser contemplado pelo Projeto de Recuperação da Capacidade Operacional

(RECOp), ao receber viaturas operacionais e administrativas, bem como materiais destinados à proteção individual e coletiva da tropa, materias de sinalização, balizamento e bloqueio de vias, armamento individual e munições letais e não letais, fardamentos e materiais de estacionamento.