o estado moderno (aula 01)

19
O ESTADO MODERNO (AULA 01) PROF. CARLOS BIDU

Upload: carlos-benjoino-bidu

Post on 23-Jun-2015

1.117 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

O ESTADO MODERNO (AULA 01)

TRANSCRIPT

Page 1: O Estado Moderno (aula 01)

O ESTADO MODERNO (AULA 01)PROF. CARLOS BIDU

Page 2: O Estado Moderno (aula 01)

VAMO QUE VAMO!!!!!!!

Page 3: O Estado Moderno (aula 01)

ABSOLUTISMOJUSTIFICATIVAS PARA O

ABSOLUTISMO

Nicolau Maquiavel: na obra “O Príncipe”, afirma que os poderes do rei são ilimitados, desde que seus objetivos sejam a grandeza do Estado. Os fins justificam os meios.

Thomas Hobbes: na obra “Leviatã”, menciona que é necessário o poder ilimitado do soberano para uma melhor organização e defesa da sociedade. Sem essa autoridade, a sociedade tende ao caos.

Jacques Bossuet: na obra “Política Segundo a Sagrada Família”, o rei é um representante de Deus na Terra e todos os súditos devem respeitá-lo.

-ABSOLUTISMO MONÁRQUICO . Concentração total dos poderes nas mãos do rei. . O rei era visto como grande árbitro das questões nacionais.

. Luxo e ostentação reforçavam a imagem do rei diante das massas miseráveis. . Cobrança cada vez maior de tributos, irritando burguesia e povão. . “casamento” da monarquia com a Igreja Católica.

Page 4: O Estado Moderno (aula 01)

ILUMINISMO

Page 5: O Estado Moderno (aula 01)

Como ESTADO MODERNO, concebemos uma forma de ordenamento jurídico que nasce da concentração do poder e evolui firmando e expandindo o seu domínio, passando do absolutismo à globalização, e provocando de modo contínuo uma transformação no palco e no espaço onde a prática e a teoria política são encenadas cotidianamente

Page 6: O Estado Moderno (aula 01)

O Estado só existe porque o cidadão o criou. A medida que começava a conviver em grupos cada vez maiores, que se tornaram cidades e megalópoles, o ser humano começou a sentir necessidade de serviços que o ajudassem a viver tanto individualmente, com a melhoria da qualidade de vida, quanto em sociedade, regulando as suas possibilidades e seus limites.

Trabalhadores deveriam ser pagos para exercer essa função social de suprir as necessidades dos cidadãos dentro das áreas correlatas. Esses trabalhadores são os conhecidos agentes públicos: políticos, juízes, procuradores, fiscais, policiais, profissionais da saúde, técnicos de todas as categorias, enfim, todos que ocupam um cargo público e são remunerados pelo Estado através dos impostos cobrados de todos (supostamente).

Page 7: O Estado Moderno (aula 01)

ESTADO/NAÇÃO

Page 8: O Estado Moderno (aula 01)

ALGUNS TEÓRICOS

Hegel; Marx; Weber

Page 9: O Estado Moderno (aula 01)

O Estado é para Hegel o representante da coletividade social, acima dos interesses particulares das classes, assegurando que a competição entre os indivíduos e os grupos permanecessem em ordem, enquanto os interesses coletivos do “todo” social seriam preservados na ações do próprio Estado.

Hegel

Page 10: O Estado Moderno (aula 01)

Karl Marx O Estado é para Marx, nada mais que um órgão ou instrumento de dominação de uma classe sobre a outra. Para ele as idéias dominantes de uma época são as idéias da classe economicamente dominante do período.

O tema Estado na obra de Marx está sempre vinculado à noção de que a estrutura social e a consciência humana estão na relação direta das condições materiais de uma sociedade. Desta maneira as formas de Estado emergem das relações de produção e não do desenvolvimento geral da mente humana, ou do conjunto das vontades humanas.

Page 11: O Estado Moderno (aula 01)

Max Weber (1864-1920)

A autoridade política se caracteriza pelo exercício de um das três formas:

Legalidade – Burocracia: tem sua base de fundamentação na tradição jurídica, no direito. A autoridade política é legal, pautada pela “ordem impessoal do direito” e os governados devem obediência às regras e normas que compõem a ordem impessoal, como as constituições e demais códigos jurídicos característicos do Estado Moderno. A forma em que se estrutura e funciona um Estado de Direito ou de bases legais é a Burocracia.

Page 12: O Estado Moderno (aula 01)

Tradição – Patrimonialismo: É Estado que têm como domínio político o modelo de autoridade pessoal do governante, advinda do costume e exercida tradicionalmente, seus princípios têm uma certa rigidez, sendo fixos e formais. Nas circunstâncias de governos tradicionais, os governados podem ser pares ou súditos e os servidores são ligados pessoalmente ao chefe. É o oposto do princípio da impessoalidade, neste perfil, predominam as relações pessoais e de influência junto à autoridade.Nesta forma de domínio político, segundo Weber, “sua norma nada tem de racional ou de técnico, possui um conteúdo concreto: a validade do costume considerado inviolável, em razão da santidade do que sempre foi. Não é um código que faz sua unidade, mas a própria pessoa do soberano que perpetua o ‘eterno ontem’”. (Galliano, 1981:84)

Page 13: O Estado Moderno (aula 01)

Carisma: Quando abolidos os regimes tradicionais ou legais. As autoridades se constituem a partir do “carisma, qualidade tida como excepcional de liderança, que se manifesta como uma espécie de magnetismo pessoal mágico e que leva a pessoa ‘carismática a ter certa preponderância sobre as demais”. Podem ser situados como autoridades carismáticas, heróis militares, líderes revolucionários, demagogos, ditadores, líderes político-religiosos - que governam estados cujas doutrinas e confissões guiam politicamente os governados, entre outros.

Page 14: O Estado Moderno (aula 01)

Tipos de Sociedade Características Exemplos

Tradicional Patriarcal e patrimonialista.Conservantismo

Clã, tribo, família, sociedade medieval

Carismática Personalista, mística e arbitrária.Revolucionária

Grupos revolucionários, partidos políticos, nações em revolução

Legal, racional ou burocrática

Racionalidade dos meios e dos objetivos

Estados modernos, grandes empresas, exércitos

Page 15: O Estado Moderno (aula 01)

SÉCULO XX

Page 16: O Estado Moderno (aula 01)

TOTALITARISMO

“Regime Político em que o Estado é mais importante que o indivíduo, o cidadão. Em nome dos interesses do Estado, os governantes passam a controlar, de forma absoluta, os diversos setores da sociedade, intervindo nos meios de comunicação, nos órgãos de segurança, nos sindicatos, etc. Esse tipo de atuação leva ao fim da democracia liberal e da liberdade de expressão”

Page 17: O Estado Moderno (aula 01)

CARACTERÍSTICAS

1) NACIONALISMO EXALTADO (Alemanha = Xenofobia)

2) ANTI-LIBERALISMO3) ANTI-SOCIALISMO4) UNIPARTIDARISMO5) LIDERANÇA CARISMÁTICA6) MILITARISMO7) ROMANTISMO8) AUTORITARISMO9) RACISMO10) IRRACIONALISMO

Page 18: O Estado Moderno (aula 01)
Page 19: O Estado Moderno (aula 01)

ATÉ A PRÓXIMA AULA!!!!