o espaÇo definitivo de divulgaÇÃo da literatura...

27
2 66 O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA ANO XXII Novembro e Dezembro de 2016 ESCRITORES Avenida Independência, 3075/Alemães – Piracicaba/SP Fone: (19)3422-7191 (Cópias) * (19)3422-1200 (Engenharia) (19)3434-6622 (Impressão) * Fone/Fax: (019)3434-0554 URL: www .copiascia.com.br * E-Mail: [email protected] DEZESSEIS ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 044 - Nylsa de July da Costa e Silva - Patrono: Noedy Krahenbühl Costa ACADEMICUS PRAECLARUS MUITA COISA VAI MUDAR NOANO QUE VEM

Upload: hahanh

Post on 10-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

266

O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA

ANO XXII Novembro e Dezembro de 2016

ESCRITORES

Avenida Independência, 3075/Alemães – Piracicaba/SPFone: (19)3422-7191 (Cópias) * (19)3422-1200 (Engenharia)

(19)3434-6622 (Impressão) * Fone/Fax: (019)3434-0554URL: www.copiascia.com.br * E-Mail: [email protected]

DEZESSEIS ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO

Cadeira 044 - Nylsa de July da Costa e Silva - Patrono: Noedy Krahenbühl Costa

ACADEMICUSPRAECLARUS

MUITA COISA VAI MUDAR NO ANO QUE VEM

Page 2: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

2 3

Revista Literária mensal do Clube dos Escritores Piracicaba.Diagramação e ArteFinal, Administração,Publicidade e Correspondência: Coopia Digitação e ServiçosEditoriais, Rua Jacob Diehl, 77, Bairro Morumbi, CEP 13420-410, Piracicaba/SP.Não fornecemos números atrasados. Matérias assinadas são de exclusiva responsa-bilidade de seus autores.CNPJ: 01.061395/0001-03. Fonefax: (0xx19) 3426-8568. EditorResponsável: Carlos Moraes Júnior, Mtb20.836. E-mail: [email protected] Site:www.clubedosescritores.com Para Pagamentos: Conta 8013-6, Agência 4252-8, Bancodo Brasil. Site:

REVISTA “ESCRITORES”

MUITA COISA VAI MUDAR NO ANO QUE VEM--------------------

2 3 CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------EDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIAL

Carlos Moraes JúniorPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

Vocês já devem estar enjoados de ouvir do Presidente a mesmacantilenaq, mês após mês, ano apósano, mas mesmo com o saco cheio somente ouvfem,lêm e não respondem nada. Parece que não é com nenhum de vocês. Isso deixa claro duasverdades: ninguém lê o que eu escrevo, ou se lê nem presta atenção e nem está interessadoem coisa nenhuma. Vocês já devem estar de ouvidos entupidos de tanto que eu falo que oClube vive um ano pior do que o outro, que não suportamos mais inadimplência, queprecisamos pagar um monte de coisas inadiáveis, de Governo, coisa que tem multa pesadea,e parece que continuo pregando no deserto. Isso desanima qualquer cristão!

Por isso agradeço alguns poucos que me reswpondem, dão satisfação,se interessam com o que está acontecendo. Mas para a maioria não é assim: para a maioriatanto faz o rio correr ao contrário, a chuva cair para cima, que é a mesma coisa, porqueninguém nota, nem está mais interessado em notar, mas não é por causa de país, degoverno, de dívida, é porque, infelizmente, a maioria reswolveu que o Clube não vale maisa pena, porque é isso, é aquilo. Meus amigos! Se a verdade é essa não há razão para que eufique enchendo o saco de todo mundo querendo receber. No mínimo vocês devem meachar o sujeito mais chato e desagradável do mundo! Mas tenho que ser!

Porque se eu não recebo anuidade para pagar Cartório, Imposto deRenda, entrega de Rais e outros documentos oficiais, sou eu o responsável e é o meu nomeque vai paraq o Serasa, para o SPC, porque eu sou responsáv3el por isso aqui. E não foiuma, duas ou dez vezes, que eu me vi obrigado a pagar despesas pesadas do Clube do meupróprio bolso, porque senão estaríamos em maus lençóis, até com a Justiça.

Como vocês não têm essa preocpação, porque a únicaq preocupaçãoda maioria é reclamar isto, reclamar que está caro, que eu cobro isso, que eu sou isso ousou aquilo. Ninguém aguenta o rojão, sem dinheiro ainda por cima. Muitas vezes fizcampanha entre os amigos para pagar uma ou outra coisa, mas tem gente que nuncarespondeu nada, nem participou de nada e todo ano é um sacrifício imenso para pagar!

Verdade seja dita: se você entra para um Clube para participar, parausufruir, usar o nome dele, por que a dificuldade de pagar? Só se for mesmo para me fazerde palhaço. E a partir do ano que vem muita coisda vai mudar por aqui. Osespaçosos e folgados esquecidos que aguardem!

A FESTA DE BABETTE

Assisti a esse filme varias vezes e sempre me empolgo! A história éda escritora dinamarquesa Karen Blixen. Trata-se de um drama, muitíssimo bem escrito elevado às telas com adaptação de Gabriel Axel que buscou ser fiel ao texto. Babette apareceem uma ilhota no litoral da Dinamarca, sozinha, fugindo da Comuna de Paris depois queseu marido e seus filhos foram mortos.

Com a ajuda de um parente viajou em um barco e aparece nessa ilhotapedindo abrigo para duas irmãs solteironas Martina e Filipa filhas do pastor luteranodaquele lugar, onde todos comungavam a mesma religião, depois da surpresa, ela foiacolhida pelas irmãs.Por muitos anos Babette trabalhou na casa dessas irmãs, que não secasaram impedidas por seu pai austero, embora tivessem pretendentes. Babette não sóajudava as solteironas como toda comunidade com seus préstimos.

Certo dia ela recebe o premio máximo, 10 mil francos de uma loteria daFrança, o qual resolve gastar, oferecendo um jantar, para comemorar o centenário denascimento do pastor, pai das duas solteironas. Ninguém sabia quem ela era, nem que foraa “chef” do Café Anglais, um dos mais esmerados e famosos de Paris. Todos os habitantesdo vilarejo eram hipócritas, falsos, fofoqueiros, amargos e cheios de maldade. Eram sérios,não se divertiam não se permitiam se alegrarem. Para eles, tudo era pecado então sótrabalhavam e se encontravam nos cultos dos domingos.

Desconfiaram desse jantar fora da rotina da comunidade e combinaramnão se entregarem à alegria e satisfação pelo prazer da comida, porque não queriam cair nopecado da gula e do prazer. Precisavam ser estoicos! Assim, aconteceu o requintado jantarà francesa, com bebidas e sobremesas divinas. Mas os vinhos, pouco a pouco, foramliberando a alegria e prazer fazendo brotar daqueles corações, endurecidos pela hipocrisiae a falsidade, a sinceridade e mútuo amor entre as pessoas, e então, começaram e a confessarseus pecados e desavenças, pedindo perdão uns aos outros e finalmente se perdoammutuamente. Ao se despedirem das donas da casa, já lá fora, fazem uma roda e de mãosdadas entoam cânticos de redenção e alegria à tanto tempo sufocaos.

È como um resgate de amor. Babette usou os prazeres da mesa e dovinho para que todos abrissem seus corações e finalmente se sentissem felizes, externandoo prazer desse momento vivido todos juntos. Esse filme de Gabriel Axel nos conduz apensar que o sacrifício de Babette não foi em vão, mesmo que eles nem merecessem.Fazendo um paralelo como Deus em Cristo nos salva e nos convida, sem termos merecimento,para uma festa de contentamento e prazer junto dele.

Os aldeões são transformados quando criam coragem para abrir mãode seus pecados há muito escondidos e recebem a graça do perdão dos membros dacomunidade. Procurem assistir esse clássico da filmoteca, que ainda nos prende a atenção,mesmo em preto e branco, porque é uma metáfora sobre o comportamento humano numapequena comunidade, mas ainda está presente quando a inveja, o falatório, a difamação se

incrustam entre nós todos, onde só há malefícios, e nada se constrói comessa atitude!

Elda Nympha Cobra SilveiraColegiado/Piracicaba/SP

[email protected]

Page 3: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

4 5-----------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL-----------------------------------------

Almir Diniz de CarvalhoColegiado/Manaus/[email protected]

Ana Maria OsórioTitular Enperito/Pelotas/RS

[email protected]

Alceu Brito CorreaPraeclarus/Brasília/DF

[email protected]

Alberto SlompPraeclarus/São [email protected]

Antonio Carlos FusattoPraeclarus/Piracicaba/SP

Antonio Augusto Alves AlmozaraConselho/São Pedro/SP

Adélia de Lourdes Klaus EInsfeldtPraeclarus/Porto Alegre/ES

[email protected]

DELÍRIO Pelas ruasda minha cidadefalo meus poemasem voz baixa as pessoas passam observam, curiosas o que pensam pouco importa deliro poesia.

VOCÊ.

O Sol,A primavera,Em tempoDe nova era,Na bela Terra,Trouxeram você.ManhãTão bonita,Risonha,Florida.Alegria,Amar,EstarCom você.

DATA VENIA

traços rápidosversos curtos:moldes de teutalhe formosotuas pétalase perfumeinspiram o poetabrotam ciúmesabelhas espinhosbeija flor

nem só o passarinhodá-te tanto amor

em meio ao jardimtela tinta pincelretrato-te assimcom riscos no papel

O CÉU

Pensei que o Céu fosse longe,longínquas suas delícias;é perto: está do meu lado,na luz de tuas carícias.

NO MEU QUINTAL

Ele vem todos os dias, quer façacalor, frio, sol ou chuva.Da pitangueira, com delicadeza e graça,trilando sonoridade, me saúda!

Sabiá-laranjeira canoro amigo,desfila na janela beleza e harmonia.Alado menestrel, busca alimento e abrigo,deixo sob árvore: mamão, banana ou Laranja-baía.

Com seu canto mavioso me alucino,volto ao tempo de menino, mágico retrocesso.Caçava com arapuca, gaiola de caça, até visco!...

Fico torcendo pro tempo não passar,No seu trinado nostálgico me regresso.Sou idoso,... sou menino,... não quero voltar!...

MAGIA

Soberba, solene, segura a fita.Passos precisos, sinuosos.Ao som da músicaa fita serpenteiacirandas.A atleta dançaenvolta em luzese cores.Alguns segundosde ousadia,magia, fascínio,poder.

O CAMINHO

A morte não é nada!Apenas a vida passada:Conforme pregavaSanto Agostinho,Passei para o outrolado do caminho!

No caminho a energiafica no ar,Se precisar é sóMe chamar:Deus está pronto para ajudar,A prece divina estáem todo lugar.

A oração é uma devoção;Estar com Deus é uma bênção!Oremos para termosconsolaçãoE esperemos o diade nossa redenção!

O pensamento é avivência da vida;Ser feliz nesse mundoé a nossa lida.A felicidade é o sentimentode esplendor,Devemos viver com todo amor!

A vida é um caminho de luz!É a estrada que nos conduz,Devemos seguir sempreo bom caminhoE aguardar a benção doeterno Divino!

Page 4: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

6 7POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL----------------------------------------- POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL-----------------------------------------

CARLOS DE MORAIS LANÇA NOVO LIVRO DE HISTÓRIA

“Nasce uma Cidade” é o novo livro de História do Acadêmico Carlos de Morais, deRibeirão Preto/SP, Cadeira Danilo Sancinetti, da Área de Letras, da Galeria dosAcademicus Praeclarus do Clube dos Escritores Piracicaba. Lançamento da EditoraXFK Contato com o autor: [email protected]

O escritor Antonio Celso Rizzi, de São Paulo/SP, Cadeira Lino Vitti, da Áreade Letras, da Galeria dos Academicus Praeclarus do Clube dos EscritoresPiracicaba, lança seu livro “ O Chorinho através dos Tempos”, E-book quepode ser adquirido nas livrarias virtuais: Amazon, Apple, Cultura, Google,Kobo book e Saraiva. Preço: R$ 10,00.

CELSO RIZZI FALA SOBRE O CHORINHO

Antonio Araújo LoiolaPraeclarus/Campo Maior/PI

Antonio MoreiraPraeclarus/Rio de Janeiro/RJ

Areoaldo de PaulaTitular Emérito/Brasília/DF

[email protected]

Amália Gerda BomheimDecana/Caxias do Sul/RS

Brilha a Via Láctea!Caudalosamente arrastaestrelas e sonhos.

INDESEJÁVEIS

Sua almaÉ igual à lama,Consoante o anagrama.- Alma e lamaConfundem-se,Atraem-se,Formam par sombrio,Eis que iguaisEm ardil,Tristes corpos, Pobres arsenais.De técnicasE de Iodos,Tramas e lamas,São flagelosImundos, sem elos.O organismo de ambosE imundície,Onde pululam:

A NOIVAEstava vestida de brancoSuas faces rosadas sorriamEra grande, o seu encantoMaior sua alegriaAcobertada pelo divino mantoO manto branco de Maria

Choro de alegria e emoçãoSeu sonho estava realizadoA paz no seu coraçãoFazia o seu sonho douradoAo som da bela cançãoSeu amor era eternizado

E daquela bela catedralEntre amigos e convidadosSaia, em tom magistralCom o seu sonho do pedestalSeu “Deus”, estava ao seu lado.

VOU SEUS PASSOS SEGUIR

Copartilhar contigo não pude,na tua hora derradeira, sequerde ti me despedi!Ofertei-te à distância minhaprece e saudade na lembrançaque tive de ti!

Distante, toquei teus lábios comum beijo de despedida o qualnem roubado consegui!Tu o negaste tantas e tantasVezes, quantas e quantasvezes lhe pedi!

Só te amei à distânciaa teu lado nesta vidasó desprezo colhi!Fui um bobo apaixonadosuportando tudo pelo amorque por você nutri!

Adentraste a eternidademeu coração a sangar neste momento viNo espelho de minha saudadeo reflexo de minha paixãopor nunca lhe possuir!

Minha despedida é sem mágoa,mesmo sem sua presença parame despedir!Em vida, repudiaste meuamor e companhia,na eternidade,vou seus passos seguir!

TRENS DE PASSAGEIROS

Os trilhos do trem recortam a paisagemE representam um progresso crescente...Bauru, “Cidade Luz”,Centro educacional de referência,De comércio diversificado e muito lazer.Para conquistá-la, atropelava-meCom passos rápidos e certeirosE a cabeça absorta com novas imagens...Bauru, “Cidade Luz”,Que me faz lembrar alegres momentos,Dos encontros e caminho percorridos...Tudo tem a marca dos trens de passageiros,Que hoje estão no passado do tempo.

Aracy Duarte FerrariColegiado/Piracicaba/[email protected]

Antonio Benedito GalloConselho/Ribeirão Preto/SP

[email protected]

TALVEZ SEJA TARDE

Vá - deixe passar os anos e a sua juventude!Finja que não me conhece e que não me entende;

Mantenha erguida toda essa arrogância rude,de quem acha que o mundo de si depende.

Vá - siga expondo sua capa bem luzente,com cores de verão mas com sorriso de inverno;

Não esqueça que um amor por mais ardente,Se não cumpliciado não pode ser eterno

Não digas depois, que a vida é traiçoeirae que seu fardo é o carma ou que é destino;Não queira que lhe seja amiga e alvissareiraA árvore a quem desprezou só por desatino

E quando, amanhã, talvez, queira me querere eu já esteja noutra, forte e definido;

Não venha maldizer a sorte e se arrepender,pois, talvez já seja tarde e não fará sentido.

Page 5: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

8 9POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Augusto Barbosa Coura NetoPraeclarus/Florianópolis/[email protected]

Carmelinda Rodrigues da CunhaPraeclarus/Campinas/SP

[email protected]

Antonio RodriguesAssinante/Santos/SP

Arlete Mari RaminaColegiado/Curitiba/[email protected]

A FORÇA DO TEU OLHAR

Teu olhar é verde da cor das matas, de um vergelAs vezes é azul, igualzinho a cor do céuQuando me fitas, se torna da cor cio mar

Parece camaleão, mulher com ânsia de amar

Teu olhar me fascina, imensamenteMe perturba, suavemente

As vezes é estranho e imprevisívelFico desconcertado com sua força invisível

Teu olhar é suave, parece de criançaquando a maré, entre nós, está bem mansa

Ele é forte, cheio de ciumeiraQuando notas que cometi alguma asneira

Enfim, a força do teu olharMe convida a te possuir, te amar

Isto é, como defino a tua fortalezaAnte ele meu corpo treme, tomado de fraqueza

REFLEXÃO

Ouço o sonido do silêncioFechando os olhos para seguirGrande paz me envolvendoObservo o que estou a sentir

De pensar vou esquecendoDesprendendo-me no porvirA lógica desvanecendoEm natureza do existir

Nesta essência procuroCom desejo definirManter o que é verdadeiroPara o ego não me iludir

Quanto mais me enlevoUma suavidade a inerirOferecendo equilíbrioPara assim, poder emergir

O MELHOR AMIGO

Eu vim ao mundo te ofertar carinho,Ser o teu alimento... luz... dignidade.

Sou a cruz chantada à beira do caminho,Representando a glória, a eternidade.

Se procuras amor, sou o verdadeiro,Salvo das luxúrias e das vaidades.

Em tua solidão sou teu companheiro,Balsamo tuas dores e enfermidades.

Em ti derramei todo meu perdão,Fui mais que o teu amigo, fui o teu irmão.

Por ti suportei padecer na cruz.

Amigo sou teu núncio e não me vês,Lastimo muito, pois em mim não crês,

Sou somente teu paredro: Jesus.

IMPORTÂNCIA

Se um dia você se lembrar de mimNão se lembre de uma pessoa que te amouLembre-se de uma amigaO vento levará os sentimentosO mar afogará carinhosO mundo rirá a nossa voltaMas, não importaLembre-se de tudo o que fomos juntosLembrará de nossos recantosNossas súplicas e desejosNossos beijos e carinhoLembre-se do nosso mundoMundo onde havia amorE foi construído por nósAgora está se destruindoMas, não importaSe um dia você quiser lembrar alguémLembre-se de mimMas lembre-se que eu, na sua vidaApenas fui uma amigaQue te escreveu uma cartaSem esperar resposta...Que te acendeu um cigarroSem queimar todo o fósforo...Que te amou em segredoSem nunca comentar...Lembre-se de lembrar tudoE não se importe o passadoSe ficar triste,Vá ao canto do quarto;Para curar uma fossaO quarto é o melhor lugarNão chore! Não faça isso!O pranto estraga seu rostoConserve sempre um sorriso de paz...Se um dia você se lembrar de minLembre-se desse modoQue não será difícilLembre-se de me esquecerMe esquecer totalmenteVocê não sabe, mas é precisoPor quê?Não importa...

UMA ROSA

A rosaÉ uma florPerfumada e vaidosa.A rosa vermelhaÉ centelha que queima.A rosa amarelaÉ donzela que ama.A rosaÉ rainha

É princesa,É mulherÉ criançaÉ bonançaDepois datempestade,É noite de luaE suaspétalasSão estrelas Que enfeitamO infinitoDo jardimDa minhavida!

Benedito Carceles TavaresTitular/Mogi das Cruzes/SP

[email protected]

Bruno Nascimento AlleoniConselho/Rio Claro/SP

[email protected]

MOVIMENTO DOS ANIMAIS

Passarinho que bate asa voaO sapo que pula na lagoaPeixinho de nadadeira nadaSucuri de olho na boiadaA formiga carrega o peso nas costasO gato passeia com novas botasO leão vigia a bicharadaTartaruga andando parece paradaPapagaio falando em verso e prosaCachorrinha desfila após a tosaJacaré tomando sol não mecheO elefante lembra quem conheceO tubarão navega oponenteMacaco que anda como a genteO camaleão muda a cor na cor da mataO bote da cobra pode matarAranha pequena é perigoO golfinho é o melhor amigoOs patinhos em fila a pata guiaPinguim no frio nada em alegriaO bebê na mamadeira mamaO bebê na mamadeira mamaE eu assim fazendo nadaE eu curtindo na moradaE eu curtindo namoradaE eu cantando e.... nada.

Page 6: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

10 11-----------------

CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA-----------------

O ESTRESSE CAUSADO PELA ACELERAÇÃO DO PENSAMENTO

Não só o estresse como a ansiedade podem ser causados pelaaceleração dos nossos pensamentos. Se você tem dificuldade em relaxar a sua mente eacalmar os seus pensamentos... Está sempre buscando novos estímulos, precisando cadavez mais informações para satisfazer essa sua vontade. Este pode ser não apenas o caráterde uma pessoa agitada, mas a apresentação de sintomas da Síndrome do PensamentoAcelerado. A tecnologia piora no quadro. A princípio, com a popularização da televisão, hádécadas, as crianças começaram a ter menos atenção na escola e os educadores maisdificuldade para influenciar o universo psíquico dos jovens.

Depois, vieram os computadores, videogames. Hoje, as Redes Sociaissão um mundo que oferece um excesso de estímulos e informações. Passar uma noite inteirano Facebook significa ler e escrever fixar a atenção numa quantidade absurda de textos eimagens passando pelo nosso cérebro em um tempo curto. Além disso, ser usuário de umaRede Social colabora para a ansiedade, quando começa o costume de consultá-las o tempotodo para checar se há novas mensagens. Esta é uma condição moderna que tem origemcom o ritmo alucinante das grandes cidades, com overdoses diárias de informações eobrigações que afetam a saúde emocional de uma boa quantidade de pessoas.

Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficarsem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nasúltimas décadas. As possíveis causas podem vir pela pressão profissional associada aoexcesso de informações às quais somos submetidos, condição considerada normal nosnossos dias. Tudo isto gera o aumento do hormônio cortisol em nosso organismo, que échamado de hormônio do stresse e seus altos índices na corrente sanguínea podem conduzirà obesidade. Isso ocorre porque apesar do cortisol ser fundamental para o bom funcionamentodo corpo, quando em excesso, pode levar ao acúmulo de gordura na região abdominal, quepersiste mesmo com dieta e exercício. O que é necessário e sadio passa a ser letal.

A condição em que o nível do cortisol no corpo está elevado duranteum longo período de tempo é chamada de Síndrome de Cushing ou Hipercortisolismo. Seum mero pensamento, ao se instaurar em nossa mente, gera um custo, uma demanda, umgasto, seja de energia psíquica, de sentimentos, de emoções, sinapses elétricas e químicas,que se desencadeiam; que dirá o resto? Nosso tempo gasto para pensar; para criar; nossoaprendizado; nossas experiências vividas; nossos primeiros anos de vida, as fantasias decriança; a relação mãe/bebe; e pó aí vai...

Por tudo pagamos um preço! Saúde custa? Experimente a doença!Educação custa? Experimente a ignorância! Temos o livre arbítrio... Embora, estas situaçõesde doença, ignorância, que parecem ruins; gerem um ganho secundário inconsciente deprazer, de felicidade. Por isto que, os leprosos tocavam pessoas sadias para transmitir-lhesa doença. Infelizmente, os homens em conflito, devido às suas dissociações eespecializações dos seus conhecimentos, ficaram com as suas mentes estilhaçadas e àparte do todo, tendo de viver numa contundente metáfora da “Psicose Coletiva”.Desenvolvemos a hipertrofia, o enfoque dissociativo até o limite de fabricarmos a nossaprópria loucura. Esquizofrenizamos nossas vidas. Nossas mentes foram dilaceradas,

retalhadas por um bisturi organicista e mecanicista, espalhando nossos restos, pela Terra,num verdadeiro campo de batalha. Exemplo disto: “Os filhos contra os pais”; “Os Governoscontra o seus próprio povo”; “A fome, a miséria, contra os ricos”; “Uns contra os outros”;“O Caos total que vivemos, aqui no Brasil neste momento”.

Lembremos F. W. Nietzsche: “O que o pai calou, aparece na boca dofilho, e muitas vezes descobri que o filho era o segredo revelado do pai” e “Quando não setem um bom pai, é preciso criar um”. “A migração pelo mundo como nunca visto, a não serdepois da segunda Guerra Mundial”, gerado pelos conflitos na Síria e no Afeganistão, e aviolência na Eritreia, são os principais motores desta migração; a pobreza e guerra emlugares como a Líbia, o Sudão do Sul, Eritreia e Nigéria estão impulsionando imigrantes afazerem a perigosa viagem através do Mar Mediterrâneo, durante a qual muitos morreram!

“Os ataques terroristas pelo mundo”, islâmicos, paquistaneses,palestinos e outros, que matam por egoísmo. Desde cedo são doutrinados a buscarem amorte violenta, para si e para os infiéis, em nome de “Alá”, se quiserem ser perdoados dospecados e merecerem o Paraíso. Matam em nome de um Deus, que independente dereligiões ou filosofias, é de amor e compaixão.

Assim como Freud, também Bion não separavam de maneira radicala Psicologia individual, da de grupo, tinham uma visão unificadora das duas. Bion afirmaque no “Grupo de Base” ou “de Pressupostos Básicos”, sejam eles de “Dependência”, de“Luta e Fuga” e de “Acasalamento” (ou “Pareamento”), as emoções básicas de amor,ódio, medo, ansiedade, e outros, estão sempre presentes em qualquer situação.

Porém, como funcionam nos moldes do processo primário dopensamento, obedecem primordialmente às Leis do nosso Inconsciente; ignorando a noçãode temporalidade, de relação causa-efeito ou qualquer outra se oponha ao processo dedesenvolvimento, conservando as mesmas características das reações defensivasmobilizadas por um ego primitivo contra as ansiedades psicóticas.

E não podemos nos esquecer de que ao “falarmos do outro”, estamosfazendo identificação projetiva e falando de nós mesmos. Grupos sem liderança nãosobrevivem, estão fadados a dissolução. A liderança pode ser formalmente designada ousurgir espontaneamente. Um grupo pode ser liderado por um “gênio”, por um “herói”, porum “místico”, por um “messias” que é filho de um casal do próprio grupo e será o redentorde todos. A grande diferença na visualização dos Grupos entre Freud e Bion é que: Freudos estudou a partir dos mecanismos neuróticos e da relação de objeto total. Bion conectouo entendimento da dinâmica de grupo à psicose e à relação de objeto parcial.

Atualmente, as revoluções científicas, filosóficas e bélicas não sãomais uma questão de séculos, anos e sim de momentaneidade, pois elas conseguem nosafetar drasticamente na forma pela qual percebemos, a nós mesmos e ao mundo.

A queda do Muro de Berlim, há 27 anos; a queda das Torres Gêmeasde Nova Iorque, há 15 anos; o atentado terrorista em Paris por duas vezes no ano de 2015;o atentado terrorista na Bélgica em 2016.

A Lama Real que invadiu a cidade mineira de Mariana e arredores, oRio Doce e o mar na costa do Espírito Santo, em 2015 e a lama metafórica, da corrupção, da

Page 7: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

12 13POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

crise política, econômica e financeira, que estamos vivenciando no Brasil neste momento,tudo isso indica que o Brasil e o Mundo, estão aniquilados? Não! Transformações eaprimoramento se fazem necessários!

O que permanece e o que se transforma? Um novo paradigma se faznecessário! Segundo, François Roustang: “Não se fabricam políticos, mestres oupsicanalistas, assim como não se fabricam criadores em Ciências ou Artes. Eles aparecemcomo mutação de vida, por acaso; e, pelo mesmo acaso o dom que os habita pode abandoná-los”. Cabe aqui, relembrar Fernando Pessoa no seu “Poema em Linha Reta”: “Arre. Estoufarto de semideuses! Onde é que há gente no mundo”? E, o Filosofo Sócrates: “A verdadenão está com os homens, mas entre eles”.

Especialistas dizem que a Síndrome do Pensamento Acelerado não éuma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade. Aspessoas mais vulneráveis geralmente são aquelas que são avaliadas constantemente porconta das suas obrigações profissionais, não podem desligar um minuto sequer, casocontrário o trabalho é comprometido. Bons exemplos são executivos, jornalistas, escritores,publicitários, professores e profissionais da saúde.

É comum para quem tem a Síndrome do Pensamento Acelerado ter asensação de estar sendo esmagado pela rotina, com aquela impressão de que 24 horas sãoinsuficientes para cumprir tudo o que havia planejado para o dia. Há o sentimento persistentede apreensão, falta de memória, déficit de atenção, irritabilidade e sono alterado.

O humor flutuante é outra característica bem comum. O esgotamentomental da pessoa que não consegue desacelerar o seu pensamento normalmente, seconverte em cansaço físico também. Isso porque o córtex cerebral, a camada mais evoluídado cérebro, “rouba” energia que deveria ser utilizada em músculos e outros órgãos docorpo. Pensamentos acelerados, podem se transformar em -pensamentos operatórios, queé um modo de pensar pragmático, com carência na capacidade de representar e fantasiar ecom uma pobreza nos investimentos libidinais.

Estas pessoas, na maioria das vezes, não apresentam sintomasneurológicos. Ao contrário, demonstram boa capacidade de adaptação social e são adictosao trabalho, os Workaholic. Chegam a ser denominados de Normopatas por JoyceMacDougall. Pensamento Operatório e Alexitimia, que é a incapacidade ou inabilidade deidentificar e descrever as emoções.

Tipo de pensamento observado por Pierre Marty, que podedesencadear as doenças psicossomáticas. Desacelere! Enquanto é tempo. Você pode mudara sua vida! E se necessário for, procure ajuda de um Profissional. Pode ser um caso para

Psiquiatria e a Terapia Cognitiva Comportamental se faz muito eficaz.

CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA-----------------

Célia GevartoskiPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

Carlos de MoraisPraeclarus/Ribeirão Preto/SP

[email protected]

Vitaminas, minerais e Linha Sidney Oliveira.Quem se interessar entre em contato:

[email protected]

Cuidar da saúde é a coisa mais importante,porque a longevidade depende de uma

vida saudável. Pense nisso quando fizer reposiçãode vitaminas e sais minerais

Caris Licia Garcia do AmaralPraeclarus/Indaiatuba/[email protected]

O TEMPO O tempo passa carregando as folhassecas.Leva o que foi vivido para o passado.Traz para o presente a saudade.Deixa o hoje em nossa responsabilidade. O tempo transporta o passado, presente,futuro.Viver o presente é se encontrar com otempo.Deixar o passado ser carregado em seusbraços.Andando em direção ao futuro. O tempo transforma o universo.Ele é o ontem, hoje e amanhã.Circulando pelo espaço elevai modificando as estações.Primavera, verão, outono, inverno. O tempo é hoje.Para ser vivenciado.Modificando as estações da vida.Para cada momento ser apreciado.

SONHOS PERDIDOS A manhã acordou a passaradadisfarçada nos galhos inquietosdas árvoresque dançavam a valsa do vento.E de repente, as cigarras cantadeiras embrulharam os meus sonhose os esconderam no baú do amor. Sem sonhos vaguei pela vidaem busca de nada. As ilusões ficaram perdidasna opacidade do céu.Todas as fantasias findavamno êxtase da fugacomo flores espalhadas pelas ruasà espera das chuvas de verão.Enquanto raios de sol seenroscavam nas sombras ficavam cada vez mais longeas utopias. E eu continuei vagando em buscados sonhos perdidos

Page 8: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

14 15---------------- -----------------CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA

José Vicente CamposPraeclarus/Jaguariúna/SP

[email protected]

NÃO MATARÁS

A TRANSMUTAÇÃO DA VIDA E O CAMINHO PARA O SUCESSO

Antigamente, num tempo que vai muito distante e que era conhecidocomo Idade Média, surgiram os alquimistas que transformavam chumbo em ouro. Claroque este processo era restrito a um grupo hermético, distante dos olhares profanos.A alquimia, desde então, passou a exercer uma sensação fascinante sobre o homem, levando-o a adentrar num mundo de mistérios em busca dos segredos que estão guardados nosarcanos da sabedoria. Vejam bem que ninguém criava ouro do nada, porque criar do Nadasomente para Deus é possível.

Algumas das substâncias para o ritual alquímico eram: Fogo, Ar,Terra, Água, enxofre, cloreto de sódio, mercúrio, carvão, irradiação, dentre outros. Istosignifica que era preciso dispor de substância para transformar em algo diferente.

Hoje, século XXI, onde a fissão nuclear permite que se altere umaestrutura atômica da molécula, nos leva de volta aos alquimistas da idade média, queatravés do Atanor conseguiam alterar a estrutura de uma substância transmutando-a emoutra. Os alquimistas trabalhavam com a transformação do metal inferior em metal nobre(chumbo transformado em ouro). Buscavam também o Elixir da Longa Vida, ou seja, a curadas doenças que assolavam a população. Mas acima de tudo buscavam a TransmutaçãoInterior, ou seja, a Alquimia da Vida.

Quando se fala em alquimista, nos vem à mente um ser que viviaisolado em sótãos ou porões usando roupas exóticas cheias de símbolos e que era temidopelos demais. Porém, nós, mediante certos processos, podemos também transmutar nossavida de uma forma até mais valiosa do que o próprio ouro mineral. A partir daí a vida passaa ser valorizada como verdadeira preciosidade, exaltando em todos os momentos a dádivada transformação. Tal ação de alquimia pessoal é possível, desde que seja empregada natransmutação interna o despertar das virtudes que residem em todos os seres, mas que,geralmente, estão adormecidas por não serem frequentemente praticadas.

Tais virtudes quando exercitadas transmutam a vida do ser inferiorao Ser Superior. São elas: Perdão; Gratidão;Integridade; Alegria; Verdade; Amorincondicional e Ousadia. Com as sete ações citadas, a Transmutação da Vida se processa,o Atanor Divino purifica o Ser e o transforma em fonte de felicidade permanente.

Todos possuem os ingredientes básicos para a TransmutaçãoAlquímica da Vida, basta ousar e realizar. E ousar é uma das substâncias básicas que estápresente na formulação do sucesso pessoal. A ousadia parecerá para os adversários comoatrevimento ou outros adjetivos depreciativos, mas ainda assim, terão que admitir que algoos incomoda: - a iminência de êxito. Senão o sucesso, pelo menos a eventualidade de seuadvento. Em certa conferência, ano passado, mencionamos que os cinco verbos daRealização Pessoal são: saber, ousar, querer, calar e reinar.

Ouvindo os presentes – a maioria jovens – constatei que o verbo demais difícil conjugação era o verbo ousar. Os valores do momento se apresentam vazios deconteúdos de objetivos futuros, portando a castração da mente e do coração da nossajuventude, que vive a falsa liberdade que conquistaram, se moldando como sendo a últimafase de construção da vida.Os jovens temem o ridículo. Não lhes foi passada a medidaexata, a proporção correta – se é que existe – desse infundado temor do futuro.

Sem ousadia a história seria nula de heróis, de mártires, de santos ede tantas e tantas figuras especiais que engrandecem e até divinizam a raça humana.

Sempre dizemos aos nossos filhos, sobrinhos e netos o que eles “não podem fazer” e nosesquecemos de lhes dizer “o que e quanto podem fazer!”

Esquecemo-nos do tesouro oculto em cada coração, do potencialgigantesco da juventude, da melhor orientação, de toda energia, toda a fé e de todo oentusiasmo que já tivemos na mocidade. Hoje, se somos felizes é porque tivemos emnosso caminho alguém que nos disse o quanto podíamos fazer e o quanto podíamosconstruir. Esta predisposição inibidora vem de longe, remonta a muitas gerações: - o medoàs mudanças, o temor de ousar, modificar e revolucionar.

Felizmente, essa não é uma disposição genética. É totalmente induzidapor um estágio em estado falimentar. As desculpas para a inércia são inúmeras: - a crise, aincompreensão dos outros, o conflito de gerações, a inveja, a falsa moral da sociedade,etc.Mas alguns jovens, em conjunto com pessoas experientes e inovadoras, “ousam mudar”e acompanhar o perpétuo movimento da roda da vida, em direção a uma Luz Maior. Ousando sonhar, dizem que o Impossível, na maioria das vezes, é o que não se tentou.

E tentam, e conseguem, e transmutam o mundo para melhor,colorindo-o com as tintas da ousadia que lhes tingiu todos os sonhos. São apelidados deloucos, visionários, exóticos e... quando o mundo, que insiste em sua evolução secular esua vocação para o progresso, se depara com esses feitos que fogem do cotidiano dosacomodados, com justa razão exclama: “coisa de louco”!.

É nesse momento que se processa a Transmutação daVida onde o Ser renova seus antigos valores passando a viver continuamenteo Caminho do Sucesso.

No meu livro “Eu, moleque”, em trova e em verso, registrei passagemem que, nos tempos da infância, com uma atiradeira, acertei uma pedra numa rolinha efiquei penalizado, ao vê-la ensanguentada, morta. Foi a última vez que tirei a vida de umpássaro. Jamais cometi tal maldade.

Naqueles tempos de garoto, não fui orientado por meus pais paranão matar animais. Talvez, a luta pela vida, o trabalho insano, a incerteza do amanhã,tenha sobrecarregado corpo e mente dos amados pais e eles não me puderam repassar afiel obediência ao “não matar ou não matarás”.

Ao longo da vida, vi seres humanos, não tão humanos, a se divertirmatando este ou aquele indefeso animal. Em todas as vezes, procurei externar o meusentimento para a justa causa que sempre procurei respeitar, desde aquele fatídico diaem que tirei a vida da rolinha. Em muitas delas, não fui compreendido.

A maioria dos matadores costuma fazer alusão à carne de galinha,aos peixes e aos bifes de carnes de vaca e de porco que eu como. Semargumentos, me calo e os deixo com suas perversas atitudes. Até hoje, ficomuito triste ao ver esse tipo de matança gratuita. Matar por esporte... Coisamais desumana.

José Keitel RibeiroDecano/Tres Corações/MG

[email protected]

Page 9: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

16 17------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------

SERGINHO MOTO PEÇASVENDA DE PEÇAS, OFICINA MECÃNICA, INJEÇÃO ELETRÔNICA

Rua São João, 285, Bairro Alto - Piracicaba SP3434-6245/2532-099599633-4673(Vivo)/98265-2256(Tim)

serginho_motopeç[email protected]

Cecy Barbosa CamposPraeclarus/Juiz de Fora/MG

[email protected]

Cecília Rodrigues de SouzaConselho/Manaus/[email protected]

Carmen Lúcia HusseinColegiado/São Paulo/SP

[email protected]

Célia Lamounier de AraújoPraeclarus/Itapecerica/[email protected]

Carlos Eduardo PompeuDecano/Limeira/SP

[email protected]

Carmen Maria F. PilottoAssinante/Piracicaba/[email protected]

Carmen Elza Straub de AbreuDecana/Itapetininga/SP

A ROSA

Fui procurar-te formosa,para enfeitar nosso ninho,seduziu-me a bela rosaque me esqueci dos espinhos.

PIRACICABA: O ESPÍRITO DO LUGAR

As águas recortam odores e paisagensde uma cidade que incorporei em minha almano lusco-fusco da ponte pênsilnas ribanceiras apinhadas de pescadoresna chaminé do Engenho que rasga a Urbanidade

Na pracinha os velhinhos com os carrinhos de passeiotransportam guris, empresários do futuroe as pombas arrulham histórias das dinastiasentremeadas com o metalúrgico que ali caminha

Mas é nos bares que a cidade se revelanas caninhas sorvidas em meio às angústiasnos chopes compartilhados com amigosnos petiscos que marcam sabores e veleidades

Somos partículas do ambiente em que vivemosforça viva do planeta que coabitamosNosso espírito está tatuado no espaçovirtualmente presente nos fluidos cósmicos...

GENUFLEXÃO

Choro, o choro de prata da desilusãoAs lagrimas escoam pelo meu rostoEscorrendo através dos sulcosAs marcas da minha solidãoTenho a idade do mundo,Choro a dor do mundoE ela invade todo o meu ser.Gemidos roucos, não são tão poucosOs sonhos morreram todos na solidãoAgora, em transe, minh’alma ajoelhadaEspera o milagre da ressurreição.

A ROSA A vida é tão breveFrágilPara viver um amor tão delicado.Precisa-se construir a siE a relação a doisPara viver então esseSentimento plenamente.O amor é como uma rosaQue recebe a luz e o calor do solE água todos os diasPara crescerE amadurecerE poder sentir a felicidade do amorE obter o êxtase!

COMPANHIA

A brisa perfumadaentrou pela janela abertado meu quarto vazio,povoando de sonhos estreladoso meu coração insone.

NUNCA SENTIMOS

Nunca sentimosO primeiro olharO primeiro beijoO primeiro sonhoO primeiro presenteO primeiro encontroO primeiro desencontroO primeiro desejoO primeiro carinhoO primeiro crepúsculoO primeiro pôr do sol...

Nunca sentimosA primeira saudadeA primeira poesiaA primeira esperançaA primeira cançãoA primeira inibiçãoA primeira palavraA primeira chuvaA primeira renúnciaA primeira lágrimaA primeira ilusão.Engraçado,Nunca sentimos,Nem vamos sentirNada dissoPorque, entre nós,Nunca existiu amor.

URGENTE Uma só pergunta:por que tanta violência?SOS... atenção mundo!É urgentebuscar as causasMudar as causassegurar as calçashonrar fio de cabelo.Educar as pessoasmelhorar nível de vidadiminuir diferençasentre ricos e pobres.Enxergar quem tem valordizer não ao charlatãoacabar com essabrasileiraDesonestidade...

Page 10: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

18 19POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Cenira Almeida NogueiraColegiado/Mauá/SP

Ceres Marylise Rebouças SouzaPraeclarus/Itabuna/[email protected]

PARABÉNS

Um ano passou,Acompanha-te o sucesso.Paradigma quebrou,Pra frente em progresso.

Votos de fé faço.Futuro ditosos dias.Meu sincero abraço. Multiplicas alegrias.

Nos dias de encanto,Toda via palpite a paz.Se fausto em todo tempo,Do egoísmo seja fugaz.

Ja mais no temerá rio.Se justo no coração.Peneires teu erário.E colherás gratidão.

Hoje é mocidade.Físico nada falho.Amanhã longe vaidade.Da seara rico orvalho.

Olhar mero manhoso.Semblante puro bonito.Gesto gentil carinhoso.Singular jeito descrito.Tens aparência feliz.Sempre de bom humor.Tua aluna assim dizSer um bom professor.

CAMINHOS DO TEMPO

Perco-me pelos caminhos do tempo,dos amores que tive e não, dos que sonhei.Saio por sua porta traseira, mas antes,olharei a vida agradecendo com emoçãoa primavera, com suas flores multicores;o verão, com sua luz em profusão;o outono, com sua paisagem douradae o inverno, com seu branco coração.E num dia qualquer, talvez eu voltepara lembrar das horas já vividas dançando um tango de amore despedida.

COMUNICAÇÃO

no início a arte rupestresímbolos, sinais, gestosrevolução da escritapapirospergaminhostabuletas de barroo som, a voz, a desenvolturaas articulaçõesas frasesos textosos cochichosas fofocasas intrigasas calúniasa maldadeas contendastanta evolução pra nada.

Geraldo José Sant’AnnaColegiado/São José Rio Preto/SP

[email protected]

Cláudio Dortas AraújoDecanoEstância/SE

[email protected]

Cícero Pedro de AssisConselho/São Paulo/SP

[email protected]

VINTE ANOS DE SAUDADE

A viagem de meu paiPra vida espiritualDeixou em mim um vazioQue não existe outro igual.A morte tirou de mimUm valioso fanal.

Não esqueço de seu jeito.Na mente eu estou lhe vendo.Tudo quanto me ensinouVai continuar valendo,Somado às lições de vidaQue continuo aprendendo.

Em poucos dias de aulaO meu pai aprendeu ler,Igualmente fazer contas,Como também escrever,Mas uma fatalidadeFez-lhe o estudo perder.

Era uma professoraCom quem feliz estudouBem pouco, porque um carroA sua mestra matou,Quando ele muito alegreA estudar começou.

Depois do triste ocorridoNão frequentou mais escola,Mas o pouco que aprendeuNão lhe saiu da cachola,Foi como ter recebidoDe ouro uma grande bola.

Eu vivo sempre lembradoDa torturante partida.Parece que ainda vejoA terrível despedida.Há vinte saudosos anosMeu pai deixou essa vida.

PARA TODO O SEMPRE TE AMO!

Que saudades do Meu Amor!Em cada dia que eu sei “você existe”Mesmo que passe um ou dois dias

Sem te ver e te beijar não me imagino “não tecontemplar”

Nos minutos fugidios que é este viver “sem O teuSer”.

Desde que “chegaste” preencheu tudo em meuderredor

De contentamento e de “Real Sentir”.E teus olhos “oxigenam” todas as células...E me perco embevecido com teus passos

A correrem em a minha direção e fico sempre “asaborear”

O calor mágico do aperto dos teus braços de fada.Desde “há muito te amo”... e contigo converso e

sonho!Quantas vezes “dialogando” vi “tu estremecer”

No ventre bendito que te geraste!E... Constante “vou estar ao teu lado”.

Para todo o sempre... Te Amo!

SENTIMENTO

A paixão é tochaincandescenteque se acendena fogueirade cadaemoção.

Felícia Terezinha Soares LopesPraeclarus/Caçapava do Sul/RS

[email protected]

Page 11: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

20 21 CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA---------------- CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------

Clóvis Rolim da SilveiraConselho/Piracicaba/SP

[email protected]

O CACHORRO

Eram dias difíceis aquela época de ouro dos anos 60, para você teruma idéia a Rodovia Anhanguera era asfaltada e pista única, e nós íamos bem cedinho paraGuareí, íamos até Tatuí com pista única asfaltada, e depois pegávamos a Rodovia Tatuí aGuareí, que eram uns 60 km de terra, que dava umas quatro horas de ônibus.

Meu pai ficava nervoso com tudo, estava contente ia rever a família,logo se embrulhava naquele casaco a la Hunphrey Bogart, do filme Casablanca. Na rodoviáriatomava calmamente seu café, não me lembro mas acho que a rodoviária nos anos 60, era nomesmo lugar que é até hoje, embarcávamos para uma aventura, os ônibus sem arcondicionado, sem música, sem mp3, sem televisão, sem dvd, sem nada, no máximo umradinho portátil pegando estação local e ondas curtas.

Cerca de duas horas ou três horas da tarde chegávamos a Guareí, jáno começo da cidade o povo olhava o ônibus e se comunicava de forma que meu avô e meutio que eram vizinhos já estavam sabendo que estávamos chegando. Ao chegar vinha meuavô com calça de brim, sandálias alpargatas de corda, feita de tecido marrom, camisaxadrez, e minha avó materna, já a terceira mulher de meu avô. A primeira faleceu quandomeu pai tinha dezessete anos.

Era uma alegria imensa, o casarão tinha onze cômodos, uma salahospitaleira, em bancos de madeira, e cristaleira, bancos forrados com tecido de algodão,um armazém, e um paiol dominavam a paisagem, mas o que chamava a atenção mesmo eraum cachorro, o Marengo, era de uma raça que não se costuma criar mais, eram bonscachorros, este da raça perdigueiro, era marrom, de corpo esguio, como cachorros ingleses,e tinha o nariz rosa, meigo e dócil era brincalhão, meu pai vinha com as malas alegre porqueem Guareí ele era importante, ele era rico lá, tínhamos pés de manga, abacate, milharal, coisaque aqui em somente tínhamos onde morar.

Meu avô tinha além do cachorro perdigueiro, uma cágado que ficavano portão da casa e a gente brincava com ele, todos os dias. Depois chegavam os primos,tantos primos que nunca mais vi desde 1990 quando estive lá pela última vez.

Logo nos instalamos e começamos a caminhar com Marengo pelachácara verdejante, e íamos ao paiol brincar, com os primos e o cachorro perdigueiro. Nãosei o fim de Marengo, o nome e o cachorro de olhar triste ficou na minha memória.

Ainda voltamos várias vezes a Guareí terra natal de meu pai, sempreigualzinha com cinco mil habitantes, hoje parece que tem uns dez mil. Ainda na minhainfância havia cachorros perdigueiros em Piracicaba, que eram cachorros bons para caça,mas com o tempo foram desaparecendo da cidade, dando lugar para outras raças. Foi uma

pena mesmo, eram bons tempos aqueles.

A MAGIA DE SONHAR

O legal é que dentro de um sonho tudo é possível! Podemos ir aonde quisermos! Num momento, estamos assistindo um lindo pôr do sol à beira da praia;noutro, acordarmos ao balanço de um passeio de gôndola em Veneza.

Você pode se deparar em frente a uma aconchegante lareira num diafrio, ou acordar com um grito de gol em meio a um estádio lotado vendo seu time jogar.

Você pode estar num almoço em família onde todos seus queridosestão juntos e felizes, ou pode acordar sozinho deitado num parque olhando para o céuazulzinho, e ainda sentir a mesma alegria!

O legal é que dentro de um sonho tudo é permitido! Você podenadar com golfinhos, pode voar com as águias, pode caminhar desertos e de repenteencontrar um Oasis que sacia inclusive a sede da alma. Pode voltar no tempo e encontrarseu amor de infância ou pode pular os anos e brincar de ciranda com seus netos.

Tem sonhos que a gente sonha acordado, outros que a gente fechabem os olhos pra sonhar. Tem vezes que a vida está tão boa que temos até medo de fecharos olhos para dormir. E tem vezes que o sonho é tão perfeito que se pudéssemos nãoacordaríamos nunca! Porém, uma hora ou outra a gente acorda, e percebe que os nossoscastelos de areia as ondas derrubaram.

E ai, só nos resta contar com o tempo novamente, para fazer omundo girar, e nos posicionar exatamente naquele lugar que a realização dos nossos

sonhos está.Gosto de sonhadores por natureza! Aqueles que jamaisdeixam de sonhar!

Aninha está à janela olhando para o quintal. Nesse momento, o cão Rick eos gatos Bubi e Danadinha estão numa brincadeira sem fim. Aninha ri a não poder mais, éque o Bubi joga-se em cima da Danadinha e os dois rolam pelo chão, enquanto que o Rickobserva-os atentamente. Em dado momento, o cão pula para um lado e para o outro paraassustar os gatos, pois é imenso em relação a eles. Aninha grita:

— Mãe, venha ver uma coisa engraçada!A mãe achega-se à janela e diz:— Nunca vi uma coisa dessas: cão brincando com gatos. Só faltava essa!

Agora os gatos, ao mesmo tempo, pulam no dorso do cão e ele saiem disparada. Os gatos agarram-se, porém não resistem por muito tempo e logo sãojogados à distância. Aninha, juntamente com sua mãe divertem-se a valer. Por um momentoos animais somem, reaparecendo logo após o Rick andando bem devagarzinho com osgatos sobre o dorso. Aquilo foi a gota d’água. Aninha pôs-se a rir tão alto, que o Rickassustou-se saindo novamente em disparada, jogando os gatos para longe. Aninha dizpara a mãe:

— Como é lindo a união... até entre cão e gato.

Ruth Prestes GonçalvesConselho/Manaus/AM

[email protected]

RICK E OS GATOS

Juliani Gomes dos SantosPraeclarus/Alegrete/RS

[email protected]

Page 12: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

2322 POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Denivaldo PiaiaConselho/Campinas/[email protected]

Cosme Custódio da SilvaDecano/Salvador/[email protected]

Djanira PioAssinante/São Paulo/[email protected]

Condorcet AranhaJoinville/SC/In [email protected]

Darcy Reis RossiColegiado/São Paulo/[email protected]

A VELHA NAU

Se a velhice fosse um infortúnioE a morte apenas um naufrágio,Eu não teria hoje esse presságio,Olhando o céu e vendo o plenilúnio.

Quando o amanhã, já for nosso futuro,Nas mãos dos jovens viveremos mais,Pois, como a nau, a navegar no escuro,Aportaremos em milhões de cais.

Os anos passam, assim, com rapidez,Nos seca o corpo e enruga a nossa tez,Mas nos oferta a luz, sabedoria.

Então olhando a lua, linda e cheia,O mar revolto, a nau não mais receia,Pois sabe ver, no adeus, só alegria.

PAZ AMOR

Mudou-se o somÉ outra a dança na salaMudou-se o tom, a menteOu a bola cairá na vala

Abaixo às armasSalve-se a paz geléia geralNão atire a primeira pedraTire-a do caminhoAmor é semente que medra

Todo dia é dia DNão dê todo diaO vidro vira cacoSe a vida é vaziaSimpatia é quase amorAmor, simpática poesia

ROSA-MIM

Eu Rosa-rosaRosa era- foi-nuncaNa busca do foi porquêPerdi-me nos canteiros mal idosDo vou agora sem mim...

Eu rosa-poliMultivivente de encantos cercadaFui revivendo nos meus passadosE germinando no faz-de-contaNo parque aurora onde nasci...

Eu pluri-vida no arrastão da vidaRosa reflexo...vela apagadaVida semente, derretendo seivaSeiva de sangue, Jaraguá despidaFui semeando na seara ausenteUm roseiral que transbordou de espinho...

Espinho-sangue, facas verde-fogoAguilhoando o seio maternal da terraAté sangrá-la, sanguessuga-filhaEu matei mim no ardor do meu venenoMim fez do eu, a sobra do reflexo

Eu rosa de você, rosa sua toda vida,Eu rosa-espinho,rosa-flor,rosa perfumeEu rosa-vida, rosa-morte, rosa forte,Eu rosa impar, rosa-pluriRosa rainha, rosa ninguémQueira você, queira não, queira sim,Na morte da rosa-EuOferto-te a rosa-mim!

DE VUVUZELA A BEETHOVEN

Silenciada a vuvuzelaRoubo do teu silêncio a dorE um trovão de primaveraFaz-se arauto do amorNuma rima óbvia e intragável

Neste resto de inverno que me restaVou visitar a estrela mais próximaEsperar que, em festa, se abra uma frestaPara ouvir Mozart e Beethoven

Assim esperoQue ninguém é de ferroSanidade, uma quimeraMozart salvaBeethoven recupera

PESSOAS

Há coisasque ao fazê-las,assumi-las,integrá-las,causam a morte.Se não a biológica,a da alma.E nos transformamosem fantasmasque se movimentamcomo se fossem pessoas.

CONTINGÊNCIA

Os anos de formas diversas pleitearam o sabugoCujo vulto abençoou todos os compassosAbraços!!! Todos por vez nem de uma vez

Ao braço que se esticou em abusoDisse: “Talvez a mente suporte, talvez...”

Em meio ao apito do trem, saiu o natimortoEm sono, em paz, em torno, belo contorno

Mesmo amarelo, com todos os dentes, fez o arco-írisNeste dia de ressurreição, o meu dia brilhou de vez

Talvez...

Edielson José GroppoTitular/Iguape/[email protected]

Eliseu OroColegiado/Descanso/SC

O RIO

Há o rio RioE do rir, eu rio...

Existe o rioCongelado e frio.Às vezes, o rioEntra em desafio.Outras vezes, com brioAdentra no mar bravio.

Não raro, o navioNavega pelo rio.

O pescador usa o fio Para pescar no rio.

Na vida há o pé frio,O terreno baldioE o coração vazio...

Porém, existe o ser pio,Dentro do pobre casario,Com valor e amor sadio...

Page 13: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

24 25POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Francisco de Assis Ferraz de MelloColegiado/Botucatu/SP

Emiliana Souza TeixeiraTitular Emérita/Itapipoca/CE

[email protected]

Eloísa Antunes MacielDecana/Santa Maria/[email protected]

Evane Barros BarbutoColegiado/Eugenópolis/MG

[email protected]

Hazel de São FranciscoPraeclarus/São Paulo/SP

[email protected]

Edvaldo RosaConselho/São Paulo/SP

[email protected]

VOCÊ ESTÁ SEMPRE INDO EMBORA.

Você está sempre indo embora...Mesmo naquelas horas,Em que te retenho em meus braços,E entre meus abraços,Murmuras que mato os teus desejos...Parece que você de mim se distânciaCom teus atos,Que te levam embora sem cerimônia!Como mal digo estes outros espaços,A que você se lança estandoEm meus braços,Dizendo que eu mato os teusDesejos mais íntimos...Sobressaltam-se os meus sentidos,Com tal medo, tal cisma...Que tipo de amor é este que sentimos?Se o meu te aprisiona?Se o teu me abandona,Mesmo quando estás comigo?

BALÃO SOLIDÁRIO

Lá vai o meu balão singrando o espaço,A superar o topo das montanhas...Lá vai o meu balão, como um abraço,Vencendo desafios e artimanhas...

Lá vai o meu balão, de sonho inflado,Levando o seu recado a multidões...E na mensagem desse seu recado,Leva esperança para os corações...

Lá vai o meu balão, flutuando airoso,Pelas montanhas, e por sobre os mares;Percorre seu caminho, pressuroso,A minorar tristezas e pesares...

Lá vai o meu balão cumprindo, á risca,Uma missão de solidariedade;Por entre nuvens seu poder arrisca,Num testemunho de fraternidade...

Lá vai o meu balão feito de alentoE de esperança para a Humanidade...No impulso de atingir o seu intento,Parece não temer a tempestade...

Cuidado, meu balão! A tempestadeO teu percurso pode interromper:Rompendo um ciclo de estabilidade,Comprometendo todo teu poder!

Por isso, meu balão, mantém cautelaE muito senso de observação!Ante os indícios de eventuais procelas,Revê tua base de sustentação!

MULHER ESPECIAL

Sou 40 tinhaE daí?Sou igual a todas asmulheres:Que trabalha... batalha...Que sonha... acredita....Que se estressa.Que ama...Que se ilude...Que sofre...Que chora...Brinca...rir e se desesperaEmociona e se emociona;Que supera... e vence.Os sentimentos,São iguais!As atitudes,Parecidas!As reações,Idênticas!Somos delicadas comoUm cristal, mas fortesComo uma rocha;Mulher é sempre mulherEm qualquer lugar que há.

VERDADE QUE SE ESCONDE

Tantas vezes, a verdade se esconde,Entranhada em enganações mal resolvidas.

Camuflada, alimenta desconfianças rouba a pazEncontrada,desencadeia desilusões,lágrimas sentidas.

Para reconhecê-la em sua real certeza,Temos que rebuscar as descabidas mentiras,

Que se acumulam no baú de fantasias,Que a vida cria para nossa inquietação e agonia.

É mergulhando fundo nas evidências, E revolvendo tudo – que se viu, sentiu e intuiu-

Poderemos, assim, peitar, uma enganosa sinceridadeque não existiu.

E a verdade escondida, então, emerge pura,Numa decepção cruel que dilacera,Mostrando uma certeza nua e crua.

Desprotegida do casulo das falsidades,Ela, enfim, expõe - descuido do tempo

que aguarda o dia, a hora e o melhor momento-A taça que extravasa o fel da desilusão

e da dor.Derradeira constatação do temível e inconfiável

caldo do desamor.SONETO TRES

Depois, o vi envolto em armadurasBrandindo a lança, ensangüentando a Terra.Fabricando infernais armas de guerraCada vez mais perfeitas e maduras.

E surgiram, então, grandes figuras.Assassinos se o meu julgar não erra,Que, na ganância de roubar mais terra,Destruíram cidades e culturas.

Mas vi, também, o gênio e vi o santo.O gênio a sublimar o homem, enquantoO santo lapidava sua alma crua.

Vi tanta coisa na escalada abrupta. Tanta miséria vi, vi tanta lutaE vi, afinal, o homem sobre a Lua.

Ao Luar de AgostoO casal de velhinhosEm tempo passado.

Page 14: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

26 27 CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA---------------- CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------

Dirce Ramos de LimaConselho/Piracicaba/SP

[email protected]

VOZES... VOZES

Ah! Se você soubesse... Existissem vozes e vozes e todos temosa nossa sensibilidade e receptividade para cada tipo de voz.

Nem imagina quanto podemos dizer dessas vozes todas queouvimos diariamente nas ruas, no comércio, nas conversas, nos rádios, na TV.

Algumas doem e fugimos, algumas atraem e seduzem, outraspacificam e confortam Engraçado! Algumas pessoas são cara e voz, tão ajustadasque não sabemos o que surgiu primeiro: a pessoa ou sua fala.

Outros são tão contraditórios que parecem implante: pegaram acara de um e botaram a voz de outro. Então olho, escuto; escuto, olho. Daí fechoos olhos e percebo o contraste.Coitados!

Algumas vozes são tão honestas que induzem á falsidade.Ninguém pode ser tão honesto assim! Outras são tão sensuais que não dá prasuportar. Não há sensualidade que resista á tanta apelação: vinte e quatro horas pordia, em qualquer lugar? E, já notaram que alguns forçam a barra em público.

Em particular, mudam tudo, até a voz! Detesto filmes dubladosque, aliás, são os preferidos dos semialfabetizados em geral.

Nesses filmes as vozes são sempre as mesmas; mudam ospersonagens, o enredo, o mistério e a voz continua igual.

Ah! Droga! Olha ai essa mesma voz me perseguindo em todosos dramas,comédias, romances, etc.

Já foi Papa, anjo, mocinho, bandido, assassino; já morreu,ressuscitou, riu, chorou, dormiu, acordou; tramou intrigas, foi herói, virou gay,morreu de AIDS; foi médico ,paciente, valentão, covarde e nunca mudou de voz.Quem aguenta isso? De idiomas estrangeiros não entendo nada.

Mas ouço a voz e já sei quem é. Eles também forçam, ás vêzes.Já viu o Tom Cruise na Missão Impossível? Impossível de acreditar! Aquela vozmelosa dando uma de Schwarzenegger...As cenas de paixão, então!

Que horror! Não faltou paixão, faltou emoção mesmo! Mas,quando me lembro de quantas vêzes tais cenas foram repetidas até serem concluídas,perdoo. Meu professor de literatura diz que sons e vozes são tão importantes quegostamos ou detestamos ouvir até o que não entendemos o significado real, ou seja:música erudita, música estrangeira, ruídos estranhos, vozes de animais, etc.

Se após tudo isso ainda me aconselharem trocar sua voz poralguns de seus colegas de trabalho, não me justifiquei nem me expliquei corretamente.

È sua a voz que combina comigo; enaltece meu ego e tranquilizaminha alma! Fale...e estarei sempre ouvindo

POR QUE PRECISAMOS DO SUPER-HOMEM?

De repente estou aqui sentado para falar da importância do Super-homem, como Louis Lane, em “O Retorno do Super-homem”, onde a personagem hesitouem falar do quilate da importância do mais famoso dos super-heróis.

Mande o Super-homem aqui para os trópicos que ele teria maisserventia, pois o parâmetro norte-americano não pararia quieto.

A primeira aventura seria substituir a escuta de toda a corja quepermeia a nossa sociedade, as escutas telefônicas seriam a sua poderosa audição, ondenão passaria nada! Daí se ele conseguisse prender os grandes vilões que atravancam onosso continental Brasil, realmente sairia fortalecido, se não aparecesse no meio de seucaminho uma pedra, de kriptonita...

Mas o que realmente atormenta a sociedade brasileira é o tráfico dedrogas, destrói a população em todos os níveis, produzindo criminalidade e violência,onde o nosso herói sopraria aquele pó todo para cima deles, para eles provarem o gostodo seu próprio veneno.

Os assaltos a ônibus enfim teria um final, com a velocidade queaumenta só mesmo com esses super-poderes para poder dirimir esse modalidade de crime.

Um item importante também seria no sistema de saúde, um homemcom aquela velocidade poderia exportar doentes para todo o globo, o HGE hospital Geraldo Estado da Bahia, diminuiria a quantidade de entrada, pediríamos à Onu, Organizaçãodas Nações Unidas para a “super-ambulância” levar para o Hospital Geral do Planeta, nãosei como seria com os outros países, mas como iríamos deter a patente do homem de aço,o resto só depois de resolver o nosso problema.

A falta de moradia seria suprida com o nosso super-pedreiro, imaginequantas casas populares ele poderia fazer, impedindo invasões à áreas públicas e manancialflorestal? Mas o primordial seria que esse herói poderia ser de fundamental importância,pois as seqüelas brasileiras, que se arrastam durante os desgovernos e as inúmerasdesculpas de falta de verbas, teriam alguém para fiscalizar, os grandes vilões da sociedade,e no desvio do dinheiro público, nem o nosso implacável defensor poderia impedir, poisé ladrão que não acaba mais e um só super-homem não será capaz de segurar a erupção dedinheiro que some em cada esquina.

No final ainda ficaríamos insatisfeitos com os seus serviços,igualzinho ao filme pois a inquietude da crise social que habita em cada um de nós, é aindapior do que em Metrópolis e a ingratidão que existe dentro dos seres humanos, terminaria

culpando o nosso defensor por tudo que nos tornamos, e fatalmenteainda, depois de tudo isso, perguntaríamos “ por que precisamos doSuper-homem?”.

Marcelo de Oliveira SouzaConselho/Salvador/BA

[email protected]

Page 15: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

28 29POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Filemon Félix de MoraesColegiado/Brasília/[email protected]

CONS-TRU-ÇÃO

A forta-leza que euvejo estam-pada nos teus olhosnão com-bina comascores camu-fladasdoteupeito(Que euconhe-ço muito bem).

Ilda Maria Costa BrasilPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

Frederico Eduardo WollmannTitular/Cachoeira do Sul/SP

Francisco FerreiraPraeclarus/Conceição do Mato Dentro/MG

[email protected]

Geraldo Gabriel BossiniColegiado/São José do Rio Preto/SP

[email protected] Evandro de Oliveira

Colegiado/Belford Roxo/[email protected]

A CESTA E O LIXO

Falou um dia a cesta para o lixo:sua presença me incomoda,por que tu não vais emborae me deixas livre desteteu cheiro insuportável?

Tu és que me apertas ninguém vem te buscar,aqueles que me fazem,vem sempre me levar

E para onde vou soudisputadíssimopor pessoas que vivem de mim.Eles até brigam por minha causa.

Como vês. és apenas uma cesta inútil!Portanto não me incomodes.Tu achas mesmo que alguém vai brigar

Por alguém insuportável como tu és?Es uma tola e visionária.Aí o lixo falou e disse:Você ainda não conheceo Apartheid social?

A globalização o criou e por causa dele.agora eu valho uma pérola.Então, a cesta envergonhadadisfarçou um sorriso e disse:

Espero que te venhambuscar o mais rápidopossível para que não morrasninguém por não ter você.

A FRAGILIDADE DO AZUL

Todo carinho ainda é poucopara coração assimtão frágil.

Sim, cuidado! Pois meu coraçãoé frágil como um faquirou professor de físicatísico e desgrenhado.

Fragilíssimo!Como a moça de porcelana e celulitesque, às quintas, cospe fogoem circos de quinta.

Frágil como uma réstia de luzno derradeiro instantede um crepúsculo azul.

ISMOS

A escravatura ao perfeccionismoInduz ao desejo de ver tudo claroPreservar a lucidez com fanatismoE criar horror ao ridículo, não raro

O medo de infringir preceitos moraisLeva a uma espécie de misticismoQue contempla em seus inúteis rituaisO palerma do próprio egocentrismo.

De que vale esta insípida socapaSe o valor, com o tempo, escapa E metamorfoseia-se dia a dia?

Ter a coragem, de viver em plenitudeSaciando a vontade, é a atitudePara não imergir na monotonia

INSÔNIA

a certeza de teu beijoé que move meus sonhosno transpirar sereno do travesseiroque bichos da seda teceramenrolo-me em conchasembalado na praia dos meus sonhosacalentado pelas ondas friasentre espumasque me abraçamapenas o calor da noitee a distância do teu corpo.

UMA BUSCA!

Os mais diferentestons esverdeadosentre os tons amarronzadosde algumas árvorese o avermelhadoda terracontrastam com o tomacinzentado do asfaltoda BRe das paredesde uma velha construção.Os primeiros representama vida, o desenvolvimento,a esperança;o segundo representao fim, a morte.De longe em longe,lagos de águas escurase lodaçantes.E eu, tentando acharexplicaçõespara a sensaçãode medo vivenciadadurante uma visitaque fiz.Portas frias e pesadasfechavam-se atrás de mim.Olhos curiososobservavam-me, e eu,com o coração saltitante,buscando poesia.Em cada rosto,uma expectativa;em cada pensamento,um mesmo sonho,o recomeço!

Page 16: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

30 31---------------- CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICAPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------

José Roberto PanaiaPraeclarus/Piracicaba/SP

CÓDIGO DE AMIZADE

Nosso código é diferentedo dos outros.É cheio de símbolose de sinais intrigantese misteriosos.Não tem fala,só códigos com númerose letras à mão.

Iolanda Martha BeltrameColegiado/Santa Maria/RS

[email protected]

Inês Tafarelo TuonPraeclarus/Piracicaba/[email protected]

Iva da SilvaColegiado/Francisco de Paula/RS

[email protected]

Gabriele Loureiro BruschiPraeclarus/Porto Alegre/[email protected]

João Riél Nunes de Oliveira BritoPraeclarus/Tunas/ES

[email protected]

ENCANTO DE SENTIR

Não quero fazer poesias com palavras.Quero me sentir absolta e sensibilizada,entrando na essência solta pelos ares,como uma antena que capta ecos perambulantes,os diferentes sons que transitamcomo o vento forte,deixando seu zunido assustador e feiticeiro.Minhas vibrações são como uma penamovida pelo redemoinho do vento,levantando-se da terra e pondo-se a girar.E me encontro sobrevoando também pelos ares,como que empurrada por uma força muito grande.É a correnteza da satisfação absoluta.Transponho espaços do tempoque emergem até os movimentosque esqueço o que procuro,envolvida no véu de tanto amor puro,com tanta vibração de vida.Volto novamente ao mesmo ponto de onde parti,a desenrolar o encanto de sentir,de autorizar a mim,

a escrever poesias.

SABEDORIA

Amigo, dê-me a mãoVenha comigoLivre é o espaço infinitoVenha, voe comigoHá amplidão suficienteDireção em frenteNo louros, nos caminhosLuz de um sol mais quente

TEORIA

Ah, se tudo fosse fácil,Como diz a teoria,Em lugar dos dissabores,Só havia alegria.

A cada novo equipamento,Que surge para melhorar,Aparece um novo esperto,Decidido a atrapalhar.

Cada nova invenção,É uma faca de dois gumes,Há quem use para o bem, Há quem fique com ciúmes.

A utilidade dos novos inventos,Se usados corretamente,Visam sempre o bem estar,De um maior número de gente.

Parece a corrida do ouro,A busca constante de progresso,Uns saem sempre vencendo,Outros caem no insucesso.

Se os objetivos fossem comuns,Se os esforços fossem unidos,Não havia diferença,Entre vencedores e vencidos.

JESUS CRISTO REDENTOR

Esta história verdadeiraQue eu vou lhe contarAconteceu numa cidade do interiorDe nosso rico país.

É sobre uma estátuaDe Jesus Cristo RedentorQue estava na torreDa igreja da matriz.

O prefeito para enfeitar a cidadeNo centro da praça construiu um chafarizE colocou uma estátuaDe uma sereia desnudada.

Um dia deu um temporalE um raio acertou a estátua do CristoPegou no seu pescoçoE tirou sua cabeça do lugar.

Um cético desses que brincamCom coisa sagradaSaiu dizendo pelos cantos da cidadeQue isso aconteceuPorque Cristo estava olhandoPara o seio da estátua da sereia.

Não passaram mais do que sete diasE lá veio outro temporalEsse cético homem que zombou de JesusFoi esconder debaixo de uma árvore da cidadeE nesse dia foi ele que o raio pegou.

Por isso nunca devemos brincarCom coisa sagradaE muito menos com o nosso PaiQue é Jesus Cristo Redentor.

A MINHA VIA CRUCIS...

Quando tu foste embora sedenta de carinhos,tentando alimentar esta minha bruta ilusão,

transformaram-se em carreiros meus caminhos, com os quais tu marcaste a minha atual solidão.

E depois de tanto eu já ter colhido espinhos

Sem nunca mesmo achar a tua própria direção.Naquela “Via Crucis” tão distante dos sozinhos,

eu deixei pedaços de minha alma e coração.

E nessa minha andança inútil e sem destino,eu também provei a dor cruel do desatino

e todo aquele grande pavor dos desenganos.

Mas não te encontrei e por isso em poucos meses,este meu coração já parou milhões de vezese a minh’alma envelheceu mais de 100 anos!

Maria de Lourdes S. MachadoPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

afetocompanheirismomãossolidáriasjoiapreciosa.

Page 17: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

32 33 ------------------- CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA -------------------

Maria Luiza Bortoni NinisColegiado/Itajubá/[email protected]

Zadir Campos da SilvaConselho/Caldas Novas/[email protected]

AS HEROÍNAS BRASILEIRAS

Elas existem e tiveram papel de destaque na história de nosso país.Entretanto, apesar de sua atuação em diversos momentos da vida brasileira, são muitopouco conhecidas. Por que será que os vultos femininos que contribuíram de diversasformas para o engrandecimento de nossa Nação não são cultuados como deveriam?

Acredito que existam duas causas que levam a esta atitude incorreta:a primeira delas está implícita na formação cultural de nosso país. Com o ciclo econômicoda cana de açúcar, formou-se em nossa terra uma sociedade latifundiária, patriarcal epaternalista. No Brasil colônia, a mulher era considerada uma pessoa inferior ao homem edeveria prestar cega obediência ao pai e depois ao marido. Esta situação perdurou porlongos anos. Só no segundo quartel do século XX, a mulher foi legalmente equiparada aohomem. Nesse contexto político e social, naturalmente, os atos patrióticos e heroicos devárias mulheres foram pouco divulgados.

A outra causa que leva a Nação a desconhecer suas heroínas é oestudo precário, uma vez que em alguns currículos escolares, o número de aulas de históriado Brasil não é suficiente para ministrar bem a matéria. Faz-se mister que esta situação sejacorrigida, pois um povo precisa conhecer e cultuar seus heróis e heroínas, assim como

precisa aprender amar e respeitar sua pátria.

CRISTIANISMO SEM RÓTULO

Ser cristão é primordialmente seguir as pegadas luminosasdo Cristo e não sermos identificados por qualquer tipo de rótulo, mesmo porque oque vai nos salvar, nos conduzir a um estado de bem-aventurança não estáimpresso ou ligado ao rótulo que usamos, pois são as ações e atos dignos erelevantes que nos salvarão, ou seja: o grau de espiritualidade conquistado é oque nos propiciará a mudança de comportamento e a reforma íntima.

Isto ocorre quando o individuo, sabedor do seu papel na vidae diante do Universo assume as responsabilidades inerentes a sua existência epassa a cultivar as virtudes nobres, advindas do seu interior, do seu Cristo interno,de Sua Divina Presença. Ela passará a comandar todos os atos de sua vida, poisela é nosso “Eu” real e não a personalidade ligada aos erros e desacer-tos humanos.

Passamos a viver em nossa individualidade que transcende apersonalidade e é o nosso verdadeiro “Eu”. Para ser cristão, não há necessidadede estar atrelado a nenhuma reli-gião ou dogma humano, basta a ligação da almade cada um com os ensina-mentos do Divino Mestre, e segui-Lo com o coraçãopuro, cheio de esperança e alegria no porvir luminoso.

Muitos indivíduos, erroneamente acreditam que se nãoestiverem ligados a nenhuma religião, não terão a salvação eterna. O que nãocondiz com a realidade da vida. O mestre pediu que fôssemos puros de coração,que se tivéssemos uma fé do tamanho de uma grão de mostarda já seria suficiente.

Que perdoássemos nossos semelhantes, que amássemos onosso Pai Celestial e ao próximo como a nós mesmos. Seguindo as bem-aventuranças do Sermão da Montanha, e que de-veria ser a Carta Magna daHumanidade, todos conseguiriam a salvação. Pois todos, sem exceção de raçaou credo, são filhos do Altíssimo, o Criador do Universo, que nunca abandonaráum único filho seu, inclusive os tidos como pagãos, pois viemos damesma origem divina.

INVASÃO

Sem permissãoÉ invasão.Sem respeito ou consideração,Na vida ou na computação,Em dados alheios,É bisbilhotação.O invasor de hojeSerá invadido amanhãPelo conhecimento que usou,Do mesmo jeito que ousouE falta de escrúpulos que utilizou.

CABELEIREIROSIVAN MARQUES

Rua Riachuelo, 545 * Centro * PiracicabaFones: 3433-7077/3371-1077

INTERROGAÇÕES

Prantos sonorosinundandovelórios sonolentos,tristeza triturandotantos corações:eis o mistério da vidae seu velho espetáculode assombro e interrogações!

Yara Regina FrancoPraeclarus/Araraquara/[email protected]

Raymundo Farias de Oliveira Colegiado/São Paulo/SP [email protected]

NOSSAS PERDAS

Perdemos o Acadêmico Nelson Polizel, de Piracicaba/SP, agora Patrono daCadeira 040, da Área de Letras, do Quadro de Membros Titulares Eméritosdo Clube dos Escritores Piracicaba. Os nossos sentimentos para a famíliaenlutada com essa triste perda.

Page 18: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

34 35POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

José Antonio NappiDecano/Piracicaba/SP

[email protected]

José Nogueira da CostaConselho/Itajubá/MG

José Paulo Castro SouzaConselho/Blumenau/[email protected]

José Airton MellegaDecano/Piracicaba/[email protected]

José D. Nicolini Gonçales Colegiado/Osasco/SP

[email protected]

CONTRASTES

Quando surge a manhã ridente e pura,Quando é tanta a beleza matutina,Livre de mágoa, cheio de ventura,Que faz o pássaro no ninho? - Trina.

Quando o sol sobre o poente se reclina,Da tarde dando informação segura,Acariciando as plantas da campina,Que faz a doce viração? - Murmura.

Quando, à noite, no céu, alva de neve,A lua, de Cupido, iça o estandarte,Que faz o poeta, embevecido? - Escreve.

Quando, à noite, de dia, qualquer hora,Alguém despreza o seu amor e parte,Que faz quem fica abandonado? - Chora.

PASSAGENS

Pausei para reflexão,momento de refletir,com indignaçãoe admiração.Às vezes a mente embaralha,traz recordações ao presente,revive velhos fantasmasadormecidos.Outras vezes nos emociona,com lembranças que nos proporcionam,momentos de prazer.Cada passagem,traz imagens,tem um toque próprioque causa uma emoção,de alegria ou de tristeza,dependendo da passagem,que revivemos no pensamento

ENCONTRO DAS ALMAS

Imagine o universoEm sua imensidão.Imagine duas estrelasRiscando a escuridão.São as almas no infinito,Bailando ao pulsar do coraçãoInexplicável sensaçãoMaravilhoso de estar.Pois o tempo parou para se encontrar;O universo deixou se tocar;O brilho das estrelas permitiu se olhar;E a luz da lua se fez ficar a desejar,Um abraçar, um beijar e uma amar.São sentimentos que não seSente com o corpo, somenteA sensibilidade da alma para seSentir saciada com um singeloGesto de se encontrar.

O PESADELO

Essa noite tive um sonhoQue tirou a minha pazSonhei que minha garotaBeijava outro rapaz

Eu os peguei em flagranteNão tinham como disfarçarO susto que ela levouDá até pra se imaginar

Foi tão grande a minha raivaQue com nada se comparaPeguei o rapaz pro colarinhoE lhe dei um murro na cara

Minha menina, chorandoVeio aos meus pés se ajoelharPedindo e implorandoPara eu lhe perdoar

Mas quando eu ia dizer-lheTudo que na hora penseiNo meu quarto, com o coração aos pulosAcordei.

MÃE JUCI

Você faz Jus ao ser uma mãe,Com certezaNunca pensou aonde isso chegaria,Mas com outra Certeza,A sua Inteligência,A colocou Longe.A Estrada não foi fácil...A sua Idéia fixa.Dado a tantas dificuldades:

Você simplesmente:Existe.

Juliana Diniz JoséConselho/Londrina/PR

[email protected]

TRAIÇÃO

Nos deixa à mercêdo complexo de inferioridadeNos traz um sofrimento contínuo...

A traição, direta ou diretamenteTira-nos a alegria.Transforma o antigo amor, em ódioA esperança, em depressão...Nos deixa carentes...Insegura...Tira qualquer boba ilusão...

E algo que fere qualquerser humano Mesmo o mais mesquinho...A traição é o pior pesadeloque alguém pode ter!

MEU RUMO?

Dentro em mim se agita um vendaval.O sangue, nas veias,é rio caudalosoa caminho do coração-mar.Meu corpo é caravela,meus pensamentos, velas pandas.Mas, como se o leme estivesse solto,estou sem rumo.

Leda Mendes JorgeColegiado/Niterói/[email protected]

Milton Mariano de SouzaColegiado/Governador Valadares/[email protected]

Oh! Mundo devorador,Não perdoa, não esquece!Nem sequer ouve um clamor,Nem sequer ouve uma prece!

Page 19: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

3736 POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------

Maria Gema MartinsConselho/São Paulo/SP

[email protected]

Marco Maurer Dalla VecchiaPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

Maria Helena CorazzaPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

Lúcia MartinsConselho/Ituporanga/SC

[email protected]

Luiz Barboza NetoColegiado/Florianópolis/SC

[email protected]

PODER

Quem tem o poderNão devia poderSe achar no poder de humilharDe massacrarSem ouvir a outra versãoTomar decisõesLevada por emoçõesPesadasCausando lesõesInesperadas

Quem tem o poderDevia saberQue antes de agirE de reagirTem que mostrar sensibilidadeCom o outro serTem que fazer ver com serenidadeToda verdadeE convencerQue vale a pena... ter o saber... e o poder

POETA

Descobri que sou poetaLibertei- me das regrasE... Fiz rimas soltas...Versos brancos...Estrofes doidas.

Sou poeta de alma puraInspirado nos deusesQue certos da inocênciaRevelam-me enigmasNos oráculos da vida.

Apenas um poeta menorRevive-dor de momentosAma-a-dor das emoçõesCaça-a-dor dos sentimentosCompartilha-a-dor dos corações.

LAS PIEDRAS

Con piedrasse puede hacer una callecom personas;que tiene armoniaque forma una família.En la família hay verdadero amorcon respeto y alegría.Las piedras construyem caminos;la família muestra el camino.

INUTILIDADE

Nada a esperarse tudo se perdeu

No vão abertoo vento passabuscando refugioentre as pedras- abrem-se vãos –

Vãs fantasiasque se perdemvãos que se formamà esperade serem preenchidoscomo se o tempolhe fizesse a graça!

O CONTROLE DO EXAGERO

É Importante lembrar que a virtude reside no “meio termo” doscomportamentos e das ações, no bom senso das ideias e atitudes de qualquer situaçãoque possa surgir. “Virtus in medius est””: A virtude está no meio, como diz o latim. Tudoque extrapola os limites e foge do controle partindo para o anormal dos contatos, não ébom para viver naturalmente. Em certos casos ceder, ir até um ponto lógico é uma coisa,proibir, porém ao extremo, impondo sem questionar ou discutir opiniões resulta num malestar que desmerece o individuo, agride seu ego e o revolta; preocupar-se demais tambémnão é bom, leva ao nervosismo que somente atrasa e atrapalha, tumultuando as emoçõese descontrolando os sentimentos.

O próprio amor superprotetor, além de chegar a confundir e maltrataro outro, sufoca, levando ao cansaço ou ao descrédito em meio a tantas chantagens,imposições, súplicas ou lamentações que surgem. Muito bom lembrar também, que osbons hábitos ensinados e aprendidos desde a infância são um forte suporte deautoconhecimento e moderação da autoafirmação e continuidade de costumes que,absolutamente, não precisarão jamais de um desvelo constante, injusto ou desarvorado.

Os vícios, que são o contraste das virtudes, tem que ter sim umavigilância permanente, se bem que importa aqui estar atento ao “exagero” na vida comnaturalidade. O exagero não é bom em nada, e, é péssimo em tudo, no consumo dademanda que insiste em oferecer milhares de opções em aparelhos e produtos infindáveise renováveis, desde os domésticos até os da moda ou de uso pessoal, para todos ostipos que a vida anda exigindo, roupas, comidas e bebidas descontroladas, automóveis,e automotivos, no cuidado doentio com os bens materiais, no medo de ser roubado, emtudo enfim que tira o sossego deixando a vida passar despercebida das belezas quepossui! O “equilíbrio” precisa tomar seu lugar de destaque e de preferência em estar bematento a ele, sobretudo nesta época, pois, se for permitido, só restará mesmo, o medo e afalta da liberdade, já que o “ir e vir” está se tornando cada vez mais contido, tema parasérias discussões e conclusões no refugio das próprias casas, hoje repletas de grades,correntes, cadeados e cercas por tudo quanto é lado.

Uma situação aflitiva, desagradável e desgastante, mas que precisaser controlado com parcimônia e menos exagero também, para que o cidadão consigarespirar mais folgadamente, e se sentir mais livre para ser feliz!

Controlar o exagero, apelar para a tranquilidade com mais calma,serenidade e lucidez, com os recursos que se tem, apesar do terror, da baderna mal vistae da violência, frutos da desonestidade e incompetência “exagerada” e sem limites dehomens corruptos, egoístas, sem escrúpulos e sem compaixão pelo próximo!

Exagerar, só se for para fazer o Bem aos borbotões, dar muitas risadas,beijos e abraços “fora da conta”! Exagerar, só se for para encher este mundo de amizadeverdadeira, alegria constante e interminável, ternura deliciosa e amor infinito!

Page 20: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

3938 ARTIGO------------ CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------

José Otávio Machado MentenPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

MAIS UMA VEZ, O AGRO SALVANDO A LAVOURA

O PIB (soma de toda a renda gerada no País) do primeiro trimestre de2014 foi assunto de muita discussão. Cresceu apenas 0,2% ante o trimestre anterior,trazendo preocupações, devido, principalmente, as quedas no consumo das famílias, daindústria e dos investimentos. As previsões de crescimento em 2014 estão sendo revistaspara baixo, variando entre 0,8 % e 1,90%, com mediana de 1,30%.

Trata-se de crescimento muito inferior ao desejado e abaixo doprevisto para outros países, tanto desenvolvidos como emergentes.Mais uma vez, o agroimpediu que o crescimento do PIB brasileiro fosse ainda mais desastroso. No primeirotrimestre, a agro cresceu 3,6% em relação ao trimestre anterior, graças, dentre outras, assafras de soja, arroz, feijão e algodão.

Outros setores positivos foram produção de eletricidade, gás e água(1,4%), intermediação financeira, previdência complementar (1,2%), atividades imobiliáriase aluguel (0,9%), transporte, armazenagem e correio (0,8%) e indústria extrativa mineral(0,5%). Os serviços, setor de maior peso na economia, cresceram apenas 0,4%.

A construção civil apresentou queda de 2,3%, a taxa de investimentofoi de -2,1%, a indústria de transformação -0,8%, e o consumo das famílias -0,1%.Considerando o acumulado dos últimos 12 meses, o agro cresceu 4,8%, enquanto o PIBtotal foi de 2,5%.O bom desempenho do agro não está sendo suficiente para evitar o pífiocrescimento do PIB do Brasil. Considerando a variação no primeiro trimestre de 2014 emrelação ao primeiro trimestre de 2013, o PIB brasileiro cresceu 1,9%, abaixo da China(7,4%), Peru (4,8%), Coreia do Sul (4,0%), Grã-Bretanha (3,1%), Japão (3,0%), Chile (2,6%),Estados Unidos (2,3%) e Alemanha (2,3%). O Brasil só superou o México (1,8%), África doSul (1,6%), Portugal (1,2%), Rússia ( 0,9%), França (0,8%), Espanha (0,6%) e Itália (-0,5%).As perspectivas não são animadoras para 2014.

Certamente não será repetido o resultado de crescimento observadoem 2013, de 2,5%, com o agro crescendo 7,3%. Mesmo com a estimativa do agro apresentarbom desempenho em 2014, não será suficiente para evitar que a economia brasileira cresçamenos que seus principais competidores.

O Brasil continuará a apresentar baixa eficiência e capacidadeprodutiva.O agro deve continuar sendo o setor mais competitivo da economia brasileira,representando mais de 20% do PIB (cerca de 1 trilhão de reais) e com 41% das exportaçõese 25 a 30 milhões de pessoas trabalhando (cerca de 30% da população economicamenteativa). A produção de grãos deve atingir 191 milhões de toneladas em 2014, mantendo taxade crescimento de 4% ao ano. A expectativa é de que, no próximo trimestre, o agro mantenhaa tendência crescente devido ao término da colheita da safra de verão e inicio da colheita

da segunda safra e de algodão.

ATAQUES DE RISOVocê nunca teve um? Nem quando criança? Daqueles incontroláveis,

que só pioram com a censura ou reprimenda? Eu tive vários e lembro com saudades decada um deles. Os motivos eram quase sempre fracos, ou nenhum até, o riso crescia comocascata, altamente contagioso e a gente ria até doer a barriga e as lágrimas inundarem osolhos. Tempo bom! Lembrei disso porque sinto falta de sorrisos no mundo em nossosdias. Cadê o sorriso dos meus filhos? Aquela risada gostosa, barulhenta, até inconvenienteàs vezes? Dia desses um deles riu alto contando uma piada e eu até estranhei.

Aonde anda o sorriso que sempre foi a marca registrada da minhamãe? E o meu então? Acho que até já esqueci o som da minha risada.

Custo a acreditar que já gargalhei e tive dor no maxilar de tanto rir.Meu marido tinha uma risada tão alta quanto ele que também silenciou.

As crianças fazem pirraça, barulho, gritaria, mas não sorriem tantoquanto gostaríamos de ver e ouvir. Quem roubou o sorriso do mundo?

E onde o escondeu? Ou será que foi só aqui em casa que as risadasdiminuíram?

E como é bonito ver alguém sorrindo de verdade! Aquele sorrisãoque ilumina os rosto, acende os olhos, contagia!

Que pena que o sorriso está se tornando uma raridade! Faz tantafalta no mundo! Vocês não acham?

Maria Luiza Vargas RamosConselho/Florianópolis/SC

[email protected]

Quando for escrita a históriados meus irmãos combatentesVai ser a nova vitóriavai deixá-los mais contentes!

Paulo Alberto GarbusPraeclarus/Curitiba/[email protected]

Othniel Fabelino de SouzaConselho/Ribeirão Preto/SP

Alguma canção,“Natura, sive omnia”,

algumas cores.

Page 21: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

40 41POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------

Nadir Silveira DiasConselho/Porto Alegre/[email protected]

Maria Antonina de Lima SoldáConselho/São Paulo/SP

[email protected]

A VIOLETA(Para Isabel, pelo aniversário de casamento).

Melhor presente não existe que umVaso de violetasQuando queremos dizer àUma pessoa querida:— Te amo, te quero bem!

As pétalas multicores tem osSuaves matizesDe obra de arte perfeita doDivino Criador.Então, por que te ocultas humilde?

Levanta-te pois violeta comSegurança e altivezE por entre as verdes folhas grandese aveludadasExibe orgulhosa tuas flores.

Mostra tua formosura, tuasCores variadas,A delicadeza das formas e teuDiscreto perfume.

Não permita que outras floresDesdenhem ou zombem de ti,E nem que pés descuidadosVenham a te ferirPor estares rente ao chão.

Mas se tal acontecer, imita as tuas folhasQue criam novas raízes seColocadas na terraE se desdobram em mudaspara florir novamente.

Tua fragilidade é apenas aparente,Pois és capaz de lutar,De vencer e reflorir.

SONHOS VÃOS

O de sempre, passado fonte,Falta de vagas, presente real,E para a pretensão, quase certo,Provável futuro letal.

E nada estranho nessa arrancadaAutomóveis, satélites,Cerveja, refrigerante, cigarros,Expectativa, quarenta mil empregos.

Contra duzentos mil desempregadosSó na Grande Porto Alegre,No aguardo, virtuais interessados.

E vejo no texto frio da mídia,Pai e filha, mestre de obras, secretária,Mulher sem marido, os filhos.Formandos, economia, mudança.Ares de melhoria, aglutinação.

Na verdade, só esperança,Incerteza certa, nessa quadra incerta,Juventude, madureza, que procuramColocação digna, funcional, ainda buscam.

Sonhos vêm, sonhos vão.E certamente que não, para um quintoDesse contingente-população.E os outros? O que farão?E sem somar aqueles da migração.Sonhos vãos... ou não?

Maria Gertrudes GrecoConselho/Guaratinguetá/SP

[email protected]

Maria Helena GuedesPraeclarus/Vitória/ES

[email protected]

ETERNO USUÁRIO.

Outra vez fora levadoà oficina transportadoo automóvel de um sujeito.Lá assim fora pesquisado,num geral, observado,surgiu um pequeno defeito.

Defeito que, se consertado,pode ser reutilizado,por todos em si, na vida!...Tem é que saber usarpra nunca vir a faltara ninguém... Se merecida...

Como tudo em nossa vidacom utilidade e medidatemos que bem conviver...A vida é uma oficina,seu método... Nossa sina...Que nos ajuda bem viver!..

ACREDITANDO NO AMOR Acreditei no amar,Fiquei cega de paixão,Com a traição que me fez,Machucou meu coração.Retratos tantos guardados,Com tantas recordações,Guardo sempre o seu retrato,Bem juntinho do meu coração.Desprezos que a vida oferece,Solidão não quer mais,Viverei todos os dias,Rompendo a compreensão de espaços.Nunca podemos garantir a ninguém,Porque Deus lhes responde.Com tudo podemos descansar,Na certeza de que Ele é SábioDemais para errar.Cabelos lindos você tem,E o corpo arredondados,Volte linda menina,Não me deixe desprezado.Vivo sempre a pensar,Neste mundo tão ingrato,Que levou meu grande amor,Só me deixando saudades,Quanta caricia eu senti,Da brisa que eu sentia,Todinho se arrepiou.

ERA UMA VEZ...

Em um lugarno meio do nada.Você me amandoe eu sendo amada,nós nos amando.

Valentina Kroeff SperbPraeclarus/Porto Alegre/[email protected]

Page 22: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------4342 POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------

Rua Lima Barreto, 212/São Paulo/SP

TEMOS SEMPRE UMA SOLUÇÃO PARA VOCÊ

Medalhas, Troféus, Placas, Gravação em laser, crachás,chaveiros,e outros produtos em metal, vidro, acrílico e pedra.

Contato: (11) 2215-1133/[email protected]

Odila PlacênciaColegiado/Barueri/SP

[email protected]

Nilza de July Costa e SilvaPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

Pedro de Quadros Du BoisPraeclarus/Balneário Camboriú/SC

[email protected]

INSÔNIA

No frio do meu quarto estou sóe sei que não vou fechar os olhos,que vou deixar a insôniatomar conta da minha noite.

E esta noite que não termina.que me deixa zonzeare me faz pensar no passado,nas pessoas queridasque não estão mais a meu lado,que se foram para não mais voltar.Que vontade de chorar...

E esta insônia malditaque não se afasta.Minha cabeça a latejarbatendo na mesma tecla.Só pensando, pensando,que o dia não vai chegar.

E eu com esta agoniaesperando a noite passar para ficar assim mais um dia,no aguardo da nova noite,na esperança de poder dormir,mas me deixando levarpela mesma angústiae ver de novo a noite chegarpara tudo recomeçar.

DESFECHO No desfechofecho a portae dentroesqueçoa horapermitidaaos pensamentosfilosóficos o desvelo com que cuidomeu tempo permitidona desilusão aleatóriados enganos fecho o cadernoe repouso a mãosobre o tempo o grafite inertesobre razões confessadasem juízo.

naprimaveraflorescordecarmim.

PRUMO

Desejar o bem da populaçãoe não o seu mau, sofrimentoo povo sempre tem razãono seu triste e sincero lamento.

Quem ajuda o povo tem o Criadorporque demonstra filantropia,bondade e no coração há o finíssimo amorencontra-se o espírito de fraternidade.

Todos nessa vida somos irmãos e nossopai é o Pai da Criação temos que ser verdadeiramente cristãosfazer eternamente boa ação.

O homem deve cumprir sua missãojamais perder o certo rumonesses simples versos não há ficçãoé verídico e tem bom prumo. Pilar Reynes Casagrande

Praeclarus/Rio Claro/[email protected]

Paulo Dias NemePraeclarus/São Paulo/SP

À VOLTA

É impossível voltar ao tempo antigo,Com tudo começando novamente!Mesmo assim, quero ser o teu abrigo,Nesta fase da vida de sol poente.

Quantas horas perdemos meu amigo,Na escalada dos tempos tristemente!E passou a ilusão, que hoje eu bendigo,Por ver-te em minha estrada, frente a frente.

Foge do vento frio dos caminhosEscondidos nos ramos farfalhantes,Vê quanto amor existe pelos ninhos.

Há de florir em versos palpitantes,O nosso amor, só feito de carinhos,Num turbilhão de rimas delirantes.

PAULO VALENÇA EMPOSSADO NA LETRAS DO BRASIL

O Acadêmico Paulo Murilo Carneiro Valença, de Recife/PE,Cadeira José Domingos Christofolletti, da Área de Letras, daGaleria dos Academicus Praeclarus do Clube dos EscritoresPiracicaba, no último 15 de outubro foi empossado nas Cadeira036, que tem como Patrono Gilvam Lemos, da Academia de Letrasdo Brasil. Compartilhamos da alegria do homenageado e a ele osnossos parabéns, por enriquecer ainda mais a nossa Academia.

Page 23: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

44 45POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------

Reginaldo Costa de AlbuquerqueConselho/Campo Grande/MS

[email protected]

Ricarda Maria Leal AlvimDecana/Miracema/RJ

[email protected]

Rita Bernadete Sampaio VelosaColegiado/Américo Brasiliense/SP

[email protected]

FRASCO DE PERFUME

Guardo em meu quarto, sobre a penteadeira,e, de cartões-postais de amor em meio,um frasco de perfume ainda cheioque me traz alegria passageira.

“Quem dá mais?...” Num impulso arremateio-ono leilão. “Contém notas de madeirado oriente...” Truques da ilusão fagueirade esperar pela dama que pranteio.

“Doação, senhores, de gentil sultana!...Dou-lhe uma...” Um só borrifo me conforta!“Bebam do aroma especial que emana...”

Então ouvi teus passos pela escada...O coração pulsar atrás da porta...“Vendido ao cavalheiro ali na entrada!...”

O QUE REALIZAR COMIGO?

Nada do que existe permanece para sempre.Nem fantasias, sonhos, milhares de certezas.Todos nós viajamos, varando o universopara revirar ideias, tempo e toda a história.Desejo ser feliz para saber me encontrar,ver o meu sorriso passeando no meu rosto.Não quero lembrar, morar, ficar no que passei,mas voltar em mim o prazer de cantar, poesiar. os momentos exatos de tudo o que abracei.Poder ver as cores e mais luzes no mundo,correr pra sentir o prazer de encontrar o novo,apreciar a vida, demonstrar a minha coragem.Preciso acreditar, agora, que não perdi o mundo.Tenho o Tudo dentro de mim – a fé em Deus.Ela me diz: As suas imagens seguem juntas,lembrando gestos, sonhos, carinhos palavras,que choram, soluçam e eu me questiono:- O que pretendo, ainda, realizar comigo?- Dormir, acordar, passear na minha saudade?Nada mais existe além de nós, eu em você.

O MISTÉRIO DE AMAR

Amar prá quê?A gente ama;pensa que é feliz.depois descobreque só ama,mas não é amado.O filho abandona.O irmão trai.O pai desaparece.A mãe ignora.A nora persegue.O genro explora.O tio esquece.O sobrinho rouba,O neto vai embora.O primo vira as costas.O vizinho bate a porta.A vizinha não se importa.O gato arranha.O cachorro morde.E o companheiro?Este, o pior desgosto:abandona, trai, manipula,discrimina, ignora, persegue,explora, esquece, rouba.Arranha e morde.Vira as costas.Não se importa.Desgosta.E te troca!

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Maria Valeska L. CabralConselho/Rio de Janeiro/[email protected]

MOMENTO DE PAIXÃO

Não me vendoNem quero te comprarGosto da trocaTroca de olhar

O tocar vem devagarPara não derrubarA curiosidade alegreQue é concretizar

Tudo depressa gastaTudo sem graça passaNão gosto do comumNem produção em massa

Quero o exclusivo inédito e preferidoQuero nuances e não coresO direito de perceber diferença desaboresQue vier em cada um dos amores

Quero no olhar captar com alegriaE no sorrir acolher de coraçãoPara nesse momento tão sublimeSaber viver essa paixão.

MEUS SENTIDOS...

Acariciando pedrasTroncos entorpecidosQue a natureza efetua...Oh! Sol...Oh! Lua...Quantos louvoresDos povos idosEm tua homenagemPelos mistériosQue sempre tiveramOh! Sol ...Oh! Lua...Namoro eternoCarinhos de diferentes rumosNos corações infinitos sentimentoA natureza percebeQue todos os diasQue todas as noitesUm canto enamoradoAplaca a dor do mundoÉ a canção do Sol e da LuaEternizando a criação de Deus !

Vera Regina de BarcellosConselho/Florianópolis/[email protected]

Terezinha de Jesus LopesAssinante/Juiz de Fora/MG

Terezinha Ofélia N. RennóColegiado/Itajubá/[email protected]

No peregrinar da vida,plantemos sempre harmonia,visando safra florida,de muita paz e alegria!

ÚLTIMO ALENTO

Não há mais tempo, agora é muito tardePara os meus versos, para as minhas telas.Ainda há paisagens, tantas flores belas,Tantos pinceis e tintas... sem alarde!...

Não aos poemas, pois a mente ardeSem as longínquas e sutis quimeras...Só os lamentos rugem como ferasQuando a inércia silencia a Arte...

Ai, como é tarde!... Pouco tempo resta...Ora o piano não é mais tocado,E na paleta a tinta já não presta,

Só resta a pena para o meu intento:Com mão trêmula, dedo encarquilhado,Um verso de amor, meu último alento.

Page 24: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

46 47

RESTAURANTE E ROTISSERIE

BOM GOSTO

Rua Rio Grande do Norte, 148 - Vila Prudente - Piracicaba/SPEm frente do Pronto Socorro do Piracicamirim- 3426-4378

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

O OUTONO

O Outono chegou, trazendo consigoUm ser divino, encantado.Por quem eu sempre havia esperado.Alma gêmea existe, eu lhe digo.

Um Outono mágico, colorido.Dias quentes, ensolarados.Não vi folhas caindo, vi tudo florido.O mundo é diferente para os enamorados.

Abraços, beijos, carícias,Juras de amor ao luarE outras tantas delícias.

O Outono vem intensificarA vida, o amor, a belezaMais um presente da Mãe Natureza.

Vera Maria da PenhaConselho/Vila [email protected]

Thaís Mariane StenicoPraeclarus/Piracicaba/[email protected]

Robinson TuonColegiado/Piracicaba/SP

[email protected]

Selma Queiróz GradilDecana/São Paulo/[email protected]

A HISTORIA DO HUBBLE

O telescópio espacial Hubble (1990)Mais avançado da astronomiaAs previsões de Jules VerneAs viagens siderais de reparoLançamento em Cabo CarnaveralImagens precisas da Via LácteaVisão ultramodernaDa expansão cósmica acelerada,Instigada pela “energia escura”Citada por Einstein de “Constante cosmológica”O nascimento de estrela anos-luzFoto inédita: planeta extrassolarOrbitando uma estrelaO espectrógrafo de origensCósmicas indica:Composição química, temperatura,Densidade e velocidadeDe galáxias e nuvens de gásO cérebro do telescópioTransmite imagens captadasE manuseio de instrumentosSendo função da câmeraGerar luz, visível, ver infravermelhoE ultravioleta,performance dosexperimentos científicos

Valdemar Alves JúniorConselho/Fortaleza/CE

NÃO MEXAM

Não mexam com a minha solidão!Ela gostade ficar assim recolhida,ausente de tudo,escutando pios,o som do mar,o soprar do vento,a música que vem das folhas em movimento.Não mexam com a minha solidão!Ela se satisfaznos passos de danças inventadasao som de música provocanteque me é chegada,de forma inesperada...(Sem par garboso que me sustente).Não mexam com a minha solidão!Ela se realizaNo recitar das rimas de versos esquecidos,por acaso achados,de outros tantos poetas tristes,como eu, ensimesmados.Não mexam com a minha solidão!Ela pode ser tocada de mau jeitoE me fazer desabarEm queda nostálgica de profunda depressão.Não mexam com a minha solidão!Não mexam!

LIVRE

Não ter mais você em minha vidaEstranhamento, sem suas mãos friasCheiro quente, whisky geladoSorriso fácil, debochado.

Tão lindo, não era euUm fantoche, modelo perfeitoVocê seguia, eu te seguiaEnlouquecia-me a distância.

Seus braços fortes, sem carinhoOlhar profundo, nenhum brilhoBeijo amargo, cigarro doceViagem longa onde quer que eu fosse.

Mas ainda vivo, respiroE num frágil suspiro eu corroMeus sonhos me chamam, perseguemChoro e grito por socorro.

Sem você fico longe de tudoDistante do mundo, perdidaMas num sopro de vida renasçoSigo em frente, encontro a saída.

Há uma luz no fim da estradaEstou bem, não há perigoVocê já não me faz mais faltaMe reencontrei, finalmente, comigo.

DELÍRIO

Servindo-se de tão meigos traços,debaixo das cinzas se incendiouSoluçando nas labaredas fumegantes,trazia consigo o cerne do fogo,A boca vermelha, os lábios de ouro.Entre risos e gritos, se levantou.

E então nas quentes formas,ao ar se firmou, e se rompeucom grandes asas ao vento.Entre ecos, fumaça e faíscas, se degradou.As brasas lhe torciam o estômagoe a fornalha de seu ventre explodiu.

Libertando-se das chamas e da loucura,nas sombras e nos vapores, escondeu.E nas tocas, nas grutas e cavernasrestos de suas asas, e olhos,pedaços de seu corpogemendo e doendo de amor...

Page 25: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

48 49

CAVERNA HIGH-TECH

Neste universo de infinitas utilidades fúteisUm pensamento agora me ocorre:O tempo escorre em tecnologias inúteisE o essencial agoniza como quem morre.

Tudo ilusão, um disfarce.Ante o medo do espelhoQue revela a verdade, face a face.

Entretanto, caminha, mutilada e combalida,A beleza do amor que move o mundo,À procura do encontro tátil com a vida.

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Wagner Luiz AndrioteColegiado/São Paulo/[email protected]

BRAÇOS ABERTOS “Asilo de Mendigos de Pelotas”

Velhos TemposTenho apego especialpor uma antiga Capela !

Muitas vezes cheguei lá,desde o tempo de criança...Nas minhas horas desertassei que Deus sempre me espera,sereno,braços abertos!

Sou sua ovelha rebeldeque sempre volta ao rebanhoem busca de proteção.

A cada encontro, por certo,penso nas minhas angústias,minhas desilusões,as esperanças que levo,desafiando incertezas,fraquezas, ingratidões...

Mas, também, em linguagem silenciosa,agradeço meu quinhão de felicidade...Humilde peço perdão...

Perdão pelas queixas infundadas,pela tristeza supérflua,pelo descaso com a fé!

Meu Deus... Meu Deus!Sei que estás em toda partepor onde, descuidada, tantas vezes vou...

Todavia, aquele santo lugarsempre fez bem à minh’alma...Tenho raízes por láque o tempo não arrancou!

Yeda Araújo PereiraColegiado/Pelotas/[email protected]

Na manhã de 15 de agosto de 1909, Euclydes Pimenta da Cunhadesembarca da estação de trens de Piedade, subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, dispostoa ficar frente a frente com Dilermando de Assis, amante de sua esposa Ana Emília Ribeiroda Cunha, posteriormente Ana de Assis, por ter se casado com Dilermando. Estava dispostoa matar ou morrer. Várias vezes caminhei por aquelas ruas de Piedade que vão terminar naAv. Dom Hélder Câmara - ex-Av. Suburbana e ex-Estrada Real de Santa Cruz, tentandopisar o mesmo chão onde Euclydes teria passado.

Em 7 de setembro de 2012, Janaína da Cunha, bisneta de Euclydes, eeu pegamos um trem na Central do Brasil em direção a Piedade. Durante a viagem, tentamosimaginar o que Euclydes havia pensado. Tenso como estava, teria prestado atenção napaisagem suburbana? Lamentavelmente, passei uma informação errada para Janaína.

A rua por onde o escritor passou não era a Rua João Pinheiro. E acasa onde pensávamos ser a casa dos irmãos Dilermando e Dinorah não é a casa quevimos e fotografamos. A casa, que já foi demolida e transformada num lava a jato, fica umpouco mais adiante, quase em Quintino Bocaiuva, indo para Cascadura. Queria o tempoque a Tragédia da Piedade se apagasse por completo. Mas, por onde teria passadoEuclydes, desde que desembarcou na estação de Piedade?

A Professora, historiadora e escritora Mary Del Priore, em seu livro“Matar para não morrer - A morte de Euclydes da Cunha e a morte sem fim de Dilermandode Assis”, Editora Objetiva, Rio de Janeiro, RJ, 2009, relata que o escritor de Os Sertõessubiu um ladeirão entre a Rua Goiás e a Av. Dom Hélder Câmara,

Segundo a Professora, Euclydes evitou passar por algumas ruas,pois estas estavam alagadas e elameadas, por causa da chuva forte daquele dia de agosto.Mas que ladeirão seria este? Voltei ao local, um dia desses, pois pensava ser o ladeirão aRua Belarmina, que vai terminar em frente a casa dos irmãos Assis. Mas esta rua não é umladeirão, é uma rua de pequena elevação.

Escrevi para a Professora, falando-lhe que havia encontrado a talladeira, mas que esta não era um ladeirão. No dia 21.12.2016, vindo de Quintino Bocaiúvapara Piedade sob um sol de Canudos, inclemente, avisto, do outro lado da linha férrea, aRua Lima Barreto, talvez o tal ladeirão citado pela escritora.

Como havia me esquecido da Rua Lima Barreto, se tantas vezes porali passei? Volto para casa e escrevo para a Professora, acreditando ser este o Caminho deEuclydes em direção à morte.

Se o subúrbio não é a morada dos infelizes, como escreveu LimaBarreto, que virou nome de rua, em Piedade, foi, pelo menos, sítio de morte Euclydes e desofrimento do poeta Cruz e Sousa [que morou no Encantado e do próprio Lima Barreto[que morou em Todos os Santos].

E fica a pergunta: o Caminho de Euclydes é hoje aRua Lima Barreto?

CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA -------------------

CAMINHOS DE EUCLYDES

ELEGIA AOS POETAS

Ame os poetas...Eles pertencem a uma geraçãoque se extingue, mas todoscarecem deles, da sua tristezae da sua voz...Ame os poetas e a poesia...Eles são passarinhos ingênuossem ninho e sem esperançae ela apenas arte esquecida,condenada a morrercom o passar do tempo.Ame os poetas...Pois que a tristezaé companheira delese nessa profissão,tênue e insípida,eles perdem tempo,perdem a vidaatrás da ilusão que,ao invés de felicidade,só traz o amargor deuma vida sem sentido!

Carlos Moraes JúniorPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

Nelson Marzullo TangeriniColegiado/Rio de Janeiro/RJ

[email protected]

Page 26: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto

50

A CONTINUAÇÃO

Paulo Murilo Carneiro ValençaPraeclarus/Recife/PE

[email protected]

CANTO INTERIORCANTO INTERIORCANTO INTERIORCANTO INTERIORCANTO INTERIOR-------------------------------

CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA -------------------

Será pai... Sorri, de repente, sentindo-se feliz.O filho, que será a continuação de Rosa e dele, Amaro, que é pobre,

luta pela sobrevivência e a da esposa, contudo, assim é a vida, seu destino.O coletivo se aproximaErgue o braço e com a mão espalmada acena-lhe. A condução

estaciona, a porta se abre e ele, com duas mulheres e uma adolescente, adentram apressados,e o ônibus retorna a viagem, integrado ao trânsito lento, estafante.

Sentado junto à janelinha, vai observando o quefica para trás, mas, sem tardar, cochila, ao embalo da condução.

Amanhã, tudo se repetirá.Tudo...

JEITO ERRÔNEO

Felicidade! Oh! Felicidade...Momentos que me acompanhamEntre a vida e a morte...Sendo assim sou felizDo meu jeito errôneo.Mas sei que algum dia ireiE a morte me levará,Mas a felicidade conquistadaSempre será algo especial e luminoso.Nunca tive medo da morte,Mas tinha medo de nunca ser feliz,Tinha medo de um dia viverSem provar desse sentimento.Nascemos e um dia chegaremos ao fim,E durante a nossa vida inteiraA única busca que empreendemosé tentarmos ser, na medida do possível, felizes.Ficarei melhor, minha vida seguiráMas jamais deixaremos de errar seguidamente,pois o erro faz parte da vidae é através dele que um dia seremos felizes!A felicidade é a nossa alma, a nossa busca,é a busca eterna e sem ela não há como viver.

Luis Emiliano Alves de MoraesPiracicaba/SP/iIn [email protected]

BOAS FESTAS AOS AMIGOS ESCRITORES

Page 27: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__novembro_e... · Mas para a maioria não é assim: para a maioria tanto