participe da campanha do mais um 248 -...

21
ACADEMICUS PRAECLARUS O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA ANO XXI Março de 2015 ESCRITORES Avenida Independência, 3075/Alemães – Piracicaba/SP Fone: (19)3422-7191 (Cópias) * (19)3422-1200 (Engenharia) (19)3434-6622 (Impressão) * Fone/Fax: (019)3434-0554 URL: www .copiascia.com.br * E-Mail: [email protected] QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão - Patrono: Marcus Vinicius de Moraes 248 PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM

Upload: vankhanh

Post on 29-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

ACADEMICUSPRAECLARUS

O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA ANO XXI Março de 2015

ESCRITORES

Avenida Independência, 3075/Alemães – Piracicaba/SPFone: (19)3422-7191 (Cópias) * (19)3422-1200 (Engenharia)

(19)3434-6622 (Impressão) * Fone/Fax: (019)3434-0554URL: www.copiascia.com.br * E-Mail: [email protected]

QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO

Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão - Patrono: Marcus Vinicius de Moraes

248PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM

Page 2: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

2 3EDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIAL

Revista Literária mensal do Clube dos Escritores Piracicaba.Diagramação e Arte Final, Admi-nistração e Publicidade: Coopia Digitação e Serviços Editoriais, Rua Jacob Diehl, 77, BairroMorumbi, Cep 13420-410, Piracicaba/SP. Não fornecemos números atrasados. Matérias assi-nadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.CNPJ: 01.061395/0001-03.Correspondência: Rua Jacob Diehl, 77, Bairro Morumbi, CEP 13420-410, Piracicaba/SP, Fonefax:(0xx19) 3426-8568. Editor Responsável: Carlos Moraes Júnior, Mtb20.836. E-mail:[email protected] Site: www.clubedosescritores.com Para Pagamentos: Conta 8013-6, Agência 4252-8, Banco do Brasil.

REVISTA “ESCRITORES”

----------------------

Carlos Moraes Júnior

CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA -------------------ATÉ ONDE SEREMOS CULPADOS?

As nuvens esparsas foram se agregando e formando figurasgrotescas, ao sabor do vento que soprava, obedecendo às ordens climáticas. Quandotodas se agruparam, desanuviaram por inteiro, dardejavam raios e trovejavam e mandavampara a Terra chuvas torrenciais, que intimidavam a todos.

Nesse momento, o gado amedrontado corria pelo pasto emgalope desabalado, à procura de abrigo. Mas ai deles! Se buscassem as árvores, seriamalcançados pelos raios e morreriam carbonizados. Mesmo assim, ali se abrigaram...

As águas caiam dos céus como castigo, levando pontes,inundando casas e matando quem encontrassem pela frente.Era mesmo uma calamidade!Depois da tormenta uma chuvinha miúda, fininha e mansa era despejada pelas nuvens etudo se acalmou e ficou cheirando à terra molhada. Antes, os homens haviam pedido aoscéus que mandassem chuva, batendo latas e tambores, fazendo muito barulho para despertaros deuses da natureza. Foram atendidos e receberam a chuva.

Agora suplicavam para que a ira dos deuses fosse aplacada enão mandassem mais chuva. Eles foram piedosos e não choveu mais. A Terra foi ficandocalcinada e gretando rapidamente, a ponto de nada mais crescer entre as rugas daquelesolo ressequido. Assim, um céu limpo e sem nuvens foi tornando a terra inóspita. Sedentos,os animais morriam aos milhares, deixando as carcaças à mostra na terra árida. Jamais tinhaacontecido um período de seca parecido. Sem água, sem árvores nem a caatinga resistiu.

O mar transformou em deserto, os rios pareciam estradasladeadas de gargantas e grotões, tudo que havia neles desaparecera. Sem animais, semplantas nem esperança, os homens não conseguiam entender porque aconteciam aquelasalterações que rapidamente iam transformando tudo num deserto.

Muitas hipóteses foram levantadas e algumas chegaram aconcluir que tudo ocorrera, porque chegou um tempo em que nada satisfazia o ser humano,porque ele tinha pensamentos imediatistas, não tinha amor à sua terra e só queria usufruirdela, derrubando as árvores por causa da madeira, sem esperar que dessem frutos.

Essa maneira de agir abalou todo o ecossistema terrestre, poisninguém se lembrou daqueles que viriam depois. Comeram tudo e se entupiram sem deixarsobras para ninguém, nem para seus filhos. Assim, os homens migravam de um lado paraoutro, sem saberem para onde ir, e somente encontrando uma forma cada vez mais profundade um caos absoluto. Muitos sobreviventes, sentindo-se solitários, num lugar ermo,abandonados ao deus dará e sem esperança, buscavam a morte.

Milhares de outros, movidos ainda por uma longínquaesperança, se reuniam, para orar. Dobravam os joelhos pedindo aos céus que mandassemnovamente as chuvas, mas as nuvens estavam tão longe dali que não podiam ouvir aqueleslamentos, e o vento soprava levando-as para mais longe de onde ainda existisse água paraque o seu vapor não as transformassem em nuvens de chuva. Vagarosamente, com opassar do tempo, as orações foram sendo substituídas pela competição, pela lei do maisforte, e os homens perceberam que sem brutalidade não conseguiriam sobreviver .ancestrais, da mesma forma fariam se precisassem caçá-lo para se alimentar. Então ele percebeu que nada havia aprendido para essa novarealidade... Nesse novo mundo seria um inútil. Não teria competência nem para sobreviver!Nisso ele ouviu o som de um avião a jato que passava deixando seu rastro e num pulo saiuda sua cama coberta por um edredom e, aliviado, foi beber um grande copode água gelada.

Elda Nympha Cobra SilveiraColegiado/Piracicaba/SP

[email protected]

PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM

Como todos sabem alguns de nossos queridos amigos seforam deixando muita saudade e uma Cadeira vazia, que precisa ser preenchida. Paraisso, todo ano lançamos nesta época, a Campanha do mais um. Durante a Campanhapedimos a todos os Acadêmicos indicassem uma pessoa para fazer parte dos níveisacadêmicos de nossa entidade.

É um só! Procure no seu catálogo de endereços e envie parao Clube o nome, endereço, telefone e e-mail do indicado para que enviemos o convite.Dizemos sempre que convidar e conseguir que uma pessoa integre o Clube é obrigação,porém, quem conseguir mais de um, fica isento da anuidade do ano que vem. Será quenão vale a pena? Temos ao todo 7 vagas, nas categorias de Praeclarus, Colegiado eConselho Acadêmico. Porém, temos uma categoria nova, que é a dos Titulares Eméritos,que ainda precisa ser preenchida.

Caso alguém se interesse em subir de categoria isso podeacontecer, bastando para isso que os interessados tenham currículo suficiente para amudança. Um interessado do Conselho Acadêmico, por exemplo, pode pleitear umaCadeira no Colegiado ou na Galeria dos Praeclarus, desde que encontre uma pessoa páraocupar a sua antiga Cadeira.

Normalmente,chamamos isso de a dança das Cadeiras, e nãoé difícil de acontecer, pois a tivemos muitas vezes. Logicamente, quem sai de uma Cadeirapara ocupar outra, recebe um novo Título, que substitui o anterior. Gente!

A sorte está lançada. Então que comece a dança das Cadeirase mais uma Campanha do mais um, que temos certeza, vai ser muito profícua e trará bonsresultados. Basta que cada um se empenhe! É um! Só um! Procure um candidato na suaagenda, na sua lista de amigos, no caderninho de telefones. Fale para os vizinhos,parentes, para antigos amigos de escolas. E ache um interessado. Basta um!

Contamos sempre com seu empenho, com a sua dedicação,particularmente dos 189 delegados espalhados por 20 estados brasileiros.

Vamos lá gente! Boa sorte nessa empreitada, que parece fácil,mas não é. Confie no seu taco, na sua força de persuasão, no seu carisma,e mãos à obra. A campanha só vale até 30 de junho. É o Clube dosEscritores em mais uma jornada buscando talentos por todo o país.

Page 3: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

4 5-----------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL-----------------------------------------

CAMINHOS Por caminhos floridos,Cortando espinhos,Tenho andado.Em diferentes lugares,Simples ou extravagantes,Sempre ao seu lado,Tenho a felicidade buscado,No dia a dia o amor encontradoE Deus sempre ao meu lado.

Alberto SlompPraeclarus/São [email protected]

Alceu Brito CorreaPraeclarus/Brasília/[email protected]

Almir Diniz de CarvalhoColegiado/Manaus/AM

DE NOITE

A noite dorme vestidacom o negrume da treva.Sem visão triunfa o tato, reina a sombra veludada.Mas é no escuro que a vidacumpre o seu desiderato,num jato morno se eleva,enleva e esconde o recato,rompe a tela, vence a selva,sopra a relva, fende o matosob a manta estrelejada.

A noite ressona leve,chitada de vaga-lumesa compor constelaçõesna abóbada salpicadade estrelas, luar e neve.Mas, sobrevindo os serões,como se fossem cardumes— piracemas de emoções –vestem os sonhos de ardumes,de delírios, libações,sorvendo o mel da alvorada.

Na noite o delírio imperadesde a tapera à mansão.O filão que a alma recatadesata os nós do temor;a penumbra o ardor libera,rompe a quimera, e insensata,acicata o coração;no aceso da serenatao som mata a solidãoe a sedução em cascatadilata as cordas do amor.

NÃO ADIANTA CORRERMAIS QUE O TEMPO

havia um grande horrorde mim mesmoespelhos me feriama vistaventos me feriamos ouvidoscomo o lamentodos aflitoscorri, corri muitomais que o ventomais que o tempoe...nada mais havia!

Amália Marie Gerda BornheimDecana/Caxias do Sulk/RS

Tanta faina, noite e dia!Nos caminhos só labor...Mas dela nasce a alegriade um sonho sem perdedor.

FINAL DE INVERNO

Um sonho azul por sobre o céu,]banhado de sol de primavera.É a cíclica andança do tempo.Flores segredam cores,]para explodir encantamento.Em tempo de espera,a esplendorosa natureza.

Antonio Augusto Alves AlmozaraConselho/São Pedro/SP

Ana Maria OsórioTitular Enperito/Pelotas/RS

[email protected]

BÊNÇÃO

O amor de Deus é puroNão há nada que o depure.Confie na Sua palavra,E continue na sua lavra!

Todos os nossos pensamentosSão frutos de momentos.Procure a todos fazer o bem,Sem olhar a quem!

Deus nos mostra o pergaminhoCompete a nós encontrarmosO bom caminho.Quem procure fazer o bemUm dia o receberá de alguém!

Tudo na vida tem seu momento;Assim como o mundoEstá em movimento.Deus prepara o instante correto,Para abençoá-lo por completo!Louve a Deus e receba sua bênção.

PELO VÃO DOS DEDOS

Deixaste que se escoasse a vida sem vivenciaro amor e a paixão e, pelo vão dos dedos

escorreste a messe que agora põe-te a cobrar,escudada e encolhida por detrás dos medos.

Fugiste ao aconchego que te ofereci e, por egoísmonão reconheceste a força de um amor-verdade;

Enquanto sofres e sentes do mundo o antagonismoNão vês que deixaste passar uma eternidade.

A vida, embora seja eterna, vai somando horase a paga pela omissão é imperdoável;

Hoje, quando arrependida no teu leito choras,Teu débito vai se acumulando quase incalculável.

É tarde, já não sei - talvez! quem sabepossas reparar um pouco o tempo omitido;E um sol de novo verão, antes que se acabe,venha iluminar e te dar alento e novo sentido

Mas lembra! Eu por muitas vezes te chamei à falae destes de ombros a tudo quanto te alertei;

Se hoje, clamas meu amor e minha voz se cala,É porque tudo que eu tinha, ontem eu te dei.

Antonio Benedito GalloConselho/Ribeirão Preto/SP

[email protected]

LUZIR

A Luz Viva está presente na modéstia,Delicadeza de um coração aconchegante,E firmeza de uma mente elevada.

Arlete Mari RaminaColegiado/Curitiba/PR

[email protected]

Page 4: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

6 7CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA----------------------------------CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA

SÓ O AMOR PODERÁ VENCER A CRISE

Tantas coisas acontecendo no país e no mundo... Terrorismo...Morte de inocentes... Corrupção... Vivemos dias difíceis... Crise econômica... Política...Crise moral... Tempo de egoísmos e infidelidades... Já se tornou lugar comum presenciartantas notícias ruins... Tantos querendo se dar bem a qualquer preço... Corrupção...Imoralidade... Incompreensão... Incapacidade de convivência...

Ficamos esperando a próxima capa da revista ou a próximachamada do noticiário para sabermos qual será o próximo absurdo... Qual será o próximocaso?Quando será a próxima grande manifestação?

Porém, é preciso, antes de tudo, perceber tudo isso comosintoma de uma crise muito maior que começa no interior de cada ser humano. A dureza decoração... A incapacidade de amar e fazer o que é certo...

A dificuldade de fazer e escolher o bem, mesmo que não sejaa opção mais fácil e prazerosa individualmente.Vivemos uma crise interior sem precedentes.É preciso voltar os olhos para o amor e escolher pelo bem. Quando Jesus pergunta aopovo sobre fazer o bem no dia de sábado, surpreende-se com a frieza deles. A indiferençapara com aquele que sofre enche Seu coração de ira e tristeza. Um povo querendo justificarsua falta de amor no cumprimento cego de uma lei mal interpretada.

É preciso nos atentar para tudo isso. Estamos perdendo acapacidade do amor verdadeiro... Não conseguimos mais dialogar... Não queremos maissofrer as consequências que o compromisso com o bem, a moral, a ética e o amor nosexigem. O hedonismo tomou dimensões catastróficas... A busca desenfreada pelo prazerindividual afronta seriamente nossa moralidade e convivência humana... A dureza decoração que atinge os governos, as empresas, as faculdades, as famílias, as igrejas...Pessoas querendo justificar atos desumanos em nome de suas convicções pessoais...

O tempo do achismo... A geração dos “filósofos” sociais quejustificam seus argumentos com pedras nas mãos... “Religiosos” que matam em nome deDeus... “Intelectuais” que matam em nome dos homens e de uma falsa liberdade...Desrespeito total ao sentimento do outro e a dignidade de cada um...

É preciso parar agora! Degustar da sabedoria da palavra:“Quem não tem pecado, atire a primeira pedra” (Jo 8, 7). Olhar para a dureza dos nossoscorações e buscar incansavelmente o antidoto do amor. Somente o amor poderá nossalvar. A busca por um mundo melhor começa a partir de nós mesmos...

Assim lemos: “O amor é paciente, é bondoso. Não tem inveja.O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus própriosinteresses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubilacom a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais acabará.” (Cor 13, 4-8). E pensar que já chegamostão longe neste imenso universo e tão pouco sabemos do amor. Só o amor pode vencer acrise que vivemos neste século. A conta é simples: aprendamos do amor ounaufragaremos.

Adryadson Flabio NappiConselho/Piracicaba/SP

[email protected]

RECUSA-SE O MELHOR REMÉDIO CONTRA A DENGUE:ESCOLA-ALUNO

Todos nós já sabemos que o ser humano, principalmente opovo brasileiro é um fracasso total. Essa história de que o brasileiro é bom, melhor domundo, trabalhador, lutador, etc, etc é balela de políticos para roubar-lhe o voto econtinuarem roubando no poder. Vejam os casos mensalão, petrolão e ainda não reveladascorrupções: BNDES, Eletros, Correios, Denit, Casa Civil, todos ministérios, estatais e atéjudiciário. Se tiver dinheiro público há corrupção; e neste governo tem mais: corrupção,mentiras, corrupção; roubando-se bilhões e bilhões.

Se o povo é péssimo, os governantes são piores, nada sesalva: mentem, corrompem, enganam, dissimulam, falsificam, dizem que não sabiam! Se aeducação é a grande prioridade, são os belos exemplos aos alunos!

Agora na questão da proliferação da dengue, o caso é tãoterrível quantas mentiras e corrupção.Alias, governantes, vigilância sanitária, especialistas,entendidos sobre dengue parece que criam os mosquitos. Demonstram que não seimportam que a dengue mata. Governantes péssimos, saúde horrível e povo pior aindadispensam o melhor remédio para combater a dengue, digo isso por experiência própria.Desprezam as escolas, os alunos que, bem orientados seriam os melhores agentes sanitáriose eliminariam os criadouros do mosquito vetor do mal. Como se comunicar?

Dificil, não? Rádios, jornais, televisões, facebook, twitter,watzap, e-mails, fones-fixos, celulares, tablets,skypes-cam, comentários de notícias, bocaa boca, folhetos, som de rua, etc, etc. E a mídia? Se governantes, saúde, povo são péssimos,a mídia pior ainda. Com tudo isso na mão a mídia só gosta de dar notícias de mortes peladengue; nada de campanha de combate aos criadouros. Uma campanha pesada na mídiatambém solucionaria o problema.

Colocando-se alunos nas ruas, nos meios de comunicação, noboca-a-boca e tudo isso que tem para alertar, avisar, mostrar o perigo, não teremos dengue.Os locais que as pessoas se reúnem para trabalhar, divertir, orar ou qualquer outro motivode encontro, são ótimos para que a campanha ganhe corpo e todos se unam no combateà terrível doença. Mas nada, governantes querem o povo doente, sem educação, sofrendoviolência e junto com a mídia esse auê de novelas, futebol, BBB, lixos e mais lixos.Governantes querem voto e dinheiro, mídia quer dinheiro e circo e o povo quer sermasoquista, aplaudir quem o leva para o buraco. Povo quer isso que aí está: inflação,impostos, desemprego, péssimas saúde, segurança, educação e aplaude mensalão,petrolão,mentirão, corrupção, falsão, caosão e enganação.

Se escolas, alunos e professores podem acabar com a dengueem dois tapas, deixem pra lá, não se procura remédio para isso. Todos gostam do poder,dissimulação, dinheiro. Chuva, água parada, calor, governantes incapazes, povo frouxo,mídia ausente, saúde na UTI: aguardem epidemia monstruosa nos próximos meses. Quandose anuncia um número de doentes, na realidade existem sete ou oito vezes mais de casos

de dengue. Dengue mata!

Carlos Gustavo FioriniPraeclarus/Sta. Crus das Palmeiras/SP

[email protected]

Page 5: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

8 9POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL----------------------------------------- -----------------------------------------

POR CAUSA DO AMOR

Por causa do amorTanta coisa já ocorreuJesus sofreu na cruz a dorPelo crime que cometeuDe falar só do amorQue o homem não entendeuSó por causa do amor.

Por causa do amorReis e rainhas enlouqueceramSangue foi derramado com dorNas guerras que aconteceramQuando alguém quis se imporE por falta de amor não o entenderamSó por causa do amorSansão se acorrentou e morreu.

Por causa do amorMeus olhos encontraram os seusEcomo o perfume da florO amor aconteceu e viveuSem angustia sem dorEssa flor nosso amor floresceuSó por causa do amorQuem vive por você por você sou eu.

Por causa do amorTenho medo de lhe perderPor ando ou vouTento encontrar vocêNão sei nem bem o que souNão consigo mais me entenderSó por causa do amorEu me tornei um só com você.

Antonio Araújo LoiolaPraeclarus/Campo Maior/PI

Arlette Octaviano RodriguesPraeclarus/Óleo/SP

Aracy Duarte FerrariColegiado/Piracicaba/[email protected] Antonio Moreira

Praeclarus/Rio Claro/SP [email protected]

Benedita Silva Azevedo Conselho/Magé/RJ

[email protected]

CIÚMES

Passaste a vida entre ciúmesinexistências, queixumesNavegaste nas ondas do inevitável,Que é o tempo,Sobretudo invisível,Habitante de tudo,Notadamente do nada,Tua fantasia destemperada,Onde reside atroz saudade,Do irreal que não une,Ao contrário, desune.A vida passou,Eras rainha,Mera raivinha,De um mundo que acabou...Do fingimento da alma,Que não se acalma,E não a deixaste impune...- O ciúme -,Teu companheiro diutumo,Vulcão taciturno.Só, sem amor,Não tens, sequer, um ombro.Oxalá não queira o CriadorTransformá-la em simples escombro!

Menino de rua –Escorre pela barrigacaldo do sorvete.

TÚNEL DO TEMPO(Ao Grupo da 3ª Idade da Unimep)

O túnel do tempo retroagiuVoltas constantes entrecortadasFatos, cenas, realizações, aproximaçõesDo ser, próximo a outro ser!

Interligações...Introspecções profundas... .

Todavia o rio da vida continua a correrEntrecortando outros e outrosVerdejante, calmos, serenosTodos estão a correr.

Porém, existe um ponto de encontroCom freqüências irregulares...No olhar amigo dos amigos...Olhar que exala paz e compreensão.

Indagações... íntimas reflexões...

Oh! Túnel do tempo retroaja e sigaVá ao encontro da mão amiga!Corra! O tempo é inimigo,Mas amigo é sempre amigo!

DÚVIDA

Sobre o meu sentimentopor você eu nada declarei. ...Mas escrevi! Era questãode ler e interpretar.Estava tudo ali...Mas você não me quis e eu,que não sou aprendiz,somente concluí.No entanto, às vezes,me bate uma incerteza,uma dúvida tíbia e claudicante,sobre se você não seria apenasum farsante, metido num papelque não seria o seu...E, no ocaso, um caso nem viveu!Por isso decidi que apanho minhaviola imaginária, enfio num saco que— se existe - ninguém vê ...E prossigo na labuta diária.Para sobreviver.

DÚVIDAS

Palavras ao vento são como versos ao léuEu peço tanto, mas ela nega-me seus beijos de mel

Dizem que água mole em pedra muito dura,cie tanto bater, realmente, um dia fura

Ela tem uma pedra no lugar do coraçãoE eu sou incapaz de lhe transmitir minha paixão

Estou inseguro e um tanto desesperadoDar-lhe todo meu amor e sentir que não sou amado

Confesso que estou ficando desesperançosoA tristeza começa a minar meu jeito amoroso

Querida, por que ages, assim indiferente?Por que não me queres, ou és mais ardente?

Assim, meu amor, começa a desfalecerMinha ansiedade, meu amor pode fenecer

Acho que não consigo saber mais como amarSerá que o destino a impede de seu amor me doar?

Antonio RodriguesAssinante/Santos/SP

NÃO DÁ MAIS

Não dá mais...Não dá mais para critar,não dá mais para chorar,para calar, silenciar,aceitar.Não dá maispara continuar.

Djanira PioAssinante/São Paulo/[email protected]

Page 6: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

10 11 CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA---------------- ---------------- OPINIÃO OPINIÃO OPINIÃO OPINIÃO OPINIÃO

CRÔNICA PÓS-CARNAVAL

Da agitada monotonia da minha vida no Rio de Janeiro – seassim se pode chamá-la – resolvi ir de carro com minha filha Virgínia, que voltava paraMariana, Minas Gerais e ainda consegui arrastar conosco minha outra filha Vanise por,pelo menos, dois dias na cidade mineira, pois ela retornou ao Rio logo depois (o trabalhoa esperava, que fazer?!) Pós-carnaval 2015, na quinta-feira, qual peregrinos, começamosnossa odisséia religiosa fomos de Mariana a BH, onde almoçamos no “Fogão de Minas”,visitamos a Faculdade de Filosofia e Teologia – minha filha precisava participar de reuniãoimportante lá e eu fiquei na biblioteca, onde li contos de Clarice Lispector e Cora Coralina;também fizemos pequenas compras em lojas da região.

Saímos de BH quase 17 horas e fomos em direção a Itabira –que aventura!... Não tínhamos idéia do trajeto, mas seguindo um rústico roteiro que nosfora elaborado na Faculdade, por “ensaio e erro”, conseguimos chegar lá pelas 19 horas,onde já nos esperavam no Seminário para pernoitarmos, pois minha filha Virgínia teria, nodia seguinte, reuniões com os bispos e seu ex-aluno Júlio na UFOP e atualmente seminaristaem Itabira sobre “comemorações dos 450 anos da Diocese de Itabira”.

Como dama de companhia de minha filha, não me cabiaparticipar das referidas reuniões, mas acompanhei sua jornada até onde me foi possível eaté onde fui convidada. Não sei se foi o afastamento da “monótona agitação” carioca oua mudança constante de ares fluminenses para mineiros – marianenses, belorizontinos eitabirenses – o fato é que eu, que há muito não conseguia escrever, criar textos, coisa quevinha me preocupando bastante – em Itabira consegui escrever um poema modernodedicado à cidade anfitriã daqueles meus dias e esta minha composição em prosa, queconsidero uma “Crônica Pós-Carnaval”. Serão esses meus textos um estertor de vidaliterária? Espero que não, pois aproveitei meu tempo livre em Minas Gerais para reiniciara revisão de um livro que pretendo editar sobre Mário Lago, o sempre poeta. Que outrose mais outros livros possam vir!

Coberta das cinzas da quaresma, como fênix renascida (quesempre comentei eu, ser), ressurge a escritora, assim o dizem, Carvalho Branco.AveCarvalho Branco!... Vida longa à escritora! Que outras vozes igualmente selevantem e formem coro.

Marilza Albuquerque de CastroColegiado/Rio de Janeiro/RJ

[email protected]

Maria Luiza Bortoni Ninis, de Itajubá/MG, Cadeira Nice Bittencourt daGama Aldrovandi, da Área de Letras, do Colegiado Acadêmico do Clubedos Escritores Piracicaba, autografou na 23ª Bienal do Livro de São Paulo,seu livro “Um Funeral na Grécia”. Lançamento da Editora Novo Século.Contato: [email protected] e [email protected]

MARIA LUIZA LANÇA ROMANCE POLICIAL

SER MULHERSer mulher é ser uma mulher moderna uma “superwoman” das

histórias em quadrinhos? Uma mulher maravilha? Esta mulher moderna seria este exemplotípico, que desfilam todos os dias às nossas vistas? Consumistas, vivendo em prol dabeleza a qualquer preço, retalhando-se exageradamente com cirurgias plásticas, exagerandonos exercícios físicos, consequentemente, musculosas; endeusando os falsos valores,num verdadeiro Falso self. Sou um profissional, contribuo para a renda da minha família; oumuitas vezes, sou eu que mantenho a minha família, sou mãe, sou pai e na maioria dasvezes, não é nada... Será então, a mulher moderna, o homem desse terceiro milênio?

Estamos diante do caos! Ainda bem, que nem tudo está perdido!Categoricamente, não. Deveria continuar sendo feminina, sensual, romântica, amorosa,mãe, esposa, companheira, educadora, cuidadora, além do profissional operante,participativo, independente financeiramente, que esta nova condição pós-emancipação,nos ofereceu. Mas, tudo isto, com muita moderação e equilíbrio.

Para que possa conviver com os seus parceiros, também emadaptação da nova situação, constituindo famílias felizes, estruturadas neste novo universo,adaptadas a modernidade, com filhos sadios emocionalmente. Novas células familiares,livre dos seus lutos, de suas pendências filogenéticas, etc... Enfim, a família ideal, sadia efeliz da modernidade. Só assim, esta mulher moderna estaria plenamente realizada comomulher, como ser humano, como mãe e como profissional bem sucedido.

Milênios, lutando para sair de um narcisismo primário, dessaonipotência, dessa possessividade, dessa agressividade, que esse psiquismo terrestre,arcaico, primitivo, tanático, simbiótico; tenta nos levar. O caos está dentro de cada um denós, criativo ou destrutivo e aniquilador. Nós contemporâneos, falamos de um psiquismoterrestre, deste homem que está se enquadrando, nas mudanças de papeis, inversão devalores, etc., se inserindo ainda, neste terceiro milênio.

Verifica-se ainda, que a família é um meio social e grupal em queos indivíduos estão inseridos. Trata-se de pessoas que se influenciam mutuamente comintensidade e certa dependência emocional e respondendo a expectativas recíprocas. Afamília para o portador de necessidades especiais, de transtornos emocionais, deve ser oseu ponto de partida a sua base forte, pois este requer uma readaptação desta família quemuitas vezes se abala frente á problemática da necessidade especial e emocional, em diversassituações, sendo rechaçado pela sociedade vigente. Na Psicologia e nas NeurociênciasContemporâneas, a empatia é uma “espécie de inteligência emocional” e pode ser divididaem dois tipos: a cognitiva, relacionada à capacidade de compreender a perspectivapsicológica das outras pessoas e a afetiva, relacionada à habilidade de experimentar reaçõesemocionais por meio da observação da experiência alheia. Através de vínculos sadios, já

no simbólico, é que esta mulher moderna, simplesmente mulher, encontrará areceita de sucesso.Parabéns! A todas as mulheres.

Célia GevartoskiPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

Page 7: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

12 13POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

SILABADAS

Dados doadosfazer palavras soltas para parecer muitas para aparecer muito.

mar, sol, vento só lamento

mar tamer damir –mor temur ta mir paz russa (nunca, talvez)

Augusto Barbosa Coura NetoPraeclarus/Florianópolis/[email protected]

Adilson Roberto GonçalvesColegiado/Lorena/SP

[email protected]

CINAMOMO

Do cinamomo começou a choverAs primeiras folhas secas do outonoQue deslizavam dos galhos sem gemerBeijando a relva verde em abandono

Pouco a pouco o tristonho cinamomoVê-se envolto numa total nudezDespido de suas folhas fica como]Vegetal fantasma em sua palidez

Nos braços desnudos da triste árvoreOutrora robusta tal qual o mármoreTrina alegre o bem-te-vi sua canção

Enquanto geme um grilo moribundoEm cricrilo plangente e bem profundoPedindo ao cinamomo o verde pão

Benedito Carceles TavaresTitular/Mogi das Cruzes/SP

[email protected]

Bruno Nascimento AlleoniConselho/Rio Claro/SP

[email protected]

AMOR INFINITO

O amor que sintoVibrando aqui no peito,É um amor infinito,Um amor bonitoFeito de paz e ternuraUm amor capazDe remover montanhas,De mudar o curso das águasDe transformar o marEm manancialDe água potável,Admirável,Saudável.O meu amor infinitoÉ capaz de mudar o mundo

ESTÓRIAS DA VIDA

A vida se faz de históriasEstórias pra depois contarDos risos na roda em amigosEm família na mesa de bar

Lembranças de um tempo passadoQue passa ligeiro sem se preocuparMas quando volta na lembrançaÉ a única herança que eu posso deixar

Mudanças por quem se incomodaCom a vida que é cômodaE não a ver-se-ia em mudar

E tem você de fato a chanceEm pleno ato o alcanceOportunidade para aproveitar

UM SONHADOR

Na minha terra,vive um poetasolitário,como se poetapudessesentir solidão.

Na minha terra,vive um poetasolitário,amante da vida,sedento de amor.

Na minha terra,vive um poetasolitário,cheio de anseiose de esperançasnos homens.

Na minha terra,vive um sonhador.

Carlos Eduardo PompeuDecano/Limeira/SP

[email protected]

Carmelinda Rodrigues da CunhaPraeclarus/Campinas/SP

[email protected]

SILÊNCIO

Fechei meus olhos, assim nada viaCalei a boca, assim não falavaTentei fechar meu coraçãoPara ver se assim não te amava

Tentei calar meu pensamentoMas foi inútil e vãoEsperei uma eternidadePor um carinho e um perdão

Carinho: não sei de quemPerdão: por que não sabiaE continuei caladaFingindo que não te ouvia

Estava farta, farta de tudo,Farta de ser enganadaE fingi que não te ouviaQue por ti não sentia nada

Fiquei calada. FingindoMas logo pensei: “Não!”Desabafo, choro e gritoE que fale meu coração

Mas meu coração foi covardeCovarde. Não sei porqueE continuei no silêncioSem nada dizer a você

E você partiu sozinhoEu pensei que voltavaE só depois que partiuEu gritei que te amava

Hoje aguardo tua voltaVendo não adiantar nadaFecho os olhos, e novamenteFinjo que estou calada.

Carmen Lúcia HusseinColegiado/São Paulo/SP

[email protected]

A VIDA ÍNTIMA

A segunda vidaVida secretaVida íntimaA vida secreta é inesgotávelPor outro lado a vida socialE a burguesia é superficialÉ visível demaisVê-se o final de modo claroTodos os atos levam até láParece loucura!O tempo devora a vida superficialA vida secreta e íntima é inesgotávelSentimento inefável ao seu ladoO que tenho agora ao seu ladoBem-aventurança!

Page 8: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

14 15POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Cícero Pedro de AssisConselho/São Paulo/SP

[email protected]

Ceres Marylise Rebouças SouzaPraeclarus/Itabuna/BA

[email protected]

Cecília Rodrigues de SouzaConselho/Manaus/[email protected]

Cenira Almeida NogueiraColegiado/Mauá/SP

É TUDO SEU

Nasci sabendo que ia sofrer,Nasci sabendo que ia chorar,Nasci sabendo que o mundo era mau,Nasci sabendo que ia conhecê-lo e amá-lo.Então, esqueci o sofrimento,a lágrima, a maldade e vim,Vim para a mar você,Que justifica o meu viver.Repara em cada palavra a minha revelação.Foi o único modo que encontreiDe me declarar a você.Antes de o conhecer,Já tinha a certeza de lhe encontrarE por isso esperei.Sorria... Eu o amo!É tudo seu,

Até mesmo Eu!

FESTAS

Quantas delas.Uma após outra.E não são poucas.

Todo começo,Alvoroço popular.Tudo vira festival

Quem festa, festa.Quem não festa, anormal.Ou acorda no hospital,

No finalMuita fadiga, fadiga. O bolso que o diga

Enquanto há vida,Toda raça é igualA festa é mundial

ENCONTROS E DESPEDIDAS

Pelos caminhos agrestesque estendidos nos olham,há encontros que nos chamame despedidas que choram.Há a colheita do pranto,dos risos em retrocesso,das alegrias que morreme anulam qualquer regresso.Há a viagem que fundenossos sonhos renascidos,ou seria o livre arbítrioque traça nossos destinos?Ah, território implacávelde lamentos, de miragens,e que nas noites de sempredesconhece minhas paisagens!

A JUSTIÇA BRASILEIRA

O Brasil vive sofrendoUm terrível desrespeito, O que jamais eu aceito, E seu direito defendo, Porque está carecendoDe um novo modo de vida.A minha pátria queridaPrecisa transpor barreira.A justiça brasileiraÉ uma empresa falida.

Pelos jornais sempre seiDo sofrimento do povo.Precisa urgente renovoA nossa vetusta lei.De falar não deixareiSobre nação tão sofridaQue vive muito oprimida,Sempre levando rasteira.A justiça brasileiraÉ uma empresa falida.

Vemos o crime hediondoNão ser com rigor punido,Recebendo o merecido.Esse fato eu não escondo.Me assanho igual marimbondoQuando sofre uma investida.Qual estragada comidaOu lixo de fim de feira,A justiça brasileiraÉ uma empresa falida.

Às vezes o preso riGalhofando da justiçaComo a ele submissa.Isso que disse já viE não vou negar aqui.Minha missão foi cumprida,Creio que não foi perdida,Como nuvem de poeira.A justiça brasileiraÉ uma empresa falida.

DONA DO MAR

Tu vens do azul do marSão ondas os teus cabelosSereia és por inteiroCorpo-ilha de mil segredos.

Teu corpo bonito oscilaPor forças de desejosDançam ancas quando tu andasPalpitantes e belos seios

Sereia de água em perfumeTenho de tu grande ciúmeDa mitológica realiza.

Vens comigo dançarLeva-me contigo ao marQuando acenderem as estrelas.

Cosme Custódio da SilvaDecano/Salvador/[email protected]

Denivaldo PiaiaConselho/Campinas/SP

[email protected]

NO CONFORTO DE MINHA POLTRONA

Hoje vou vestir poesia,calçar duas enormes asas,abraçar minha mochila de sole seguir o caminho dos ventos.

Num barco movido a sussurrosnavegarei por mares de leite,vou mergulhar em palavras de amore me secar nas páginas de um bom livro.

Sob um céu verde-limãovou escalar montanhas de creme,refrescar-me ao som de um blues,cochilar num tapete de pedras.

Só vou acordar com o cheiro de café frescoCoado pela mulher amada.

O PRETO NO BRANCO

Põe o branco no pretoe o preto no branco:è moda!

Põe o sol na manhã,a onda no mar,saudade no amor,felicidade no ar...

Põe minha mão na sua mão,seu rosto no meu:quero lhe beijar!

Põe o negro na noite,a lua no céu,a flor no jardim!Acabou-se o dia,Põe o mundo a dormire tu junto á mim...

Dirce Ramos de LimaConselho/Piracicaba/SP

[email protected]

Page 9: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

16 17POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Edielson José GroppoTitular/Iguape/SP

[email protected]

LIBERDADE NATURALISTA

Prestes a cair em grau no alémPosto na ponta do ponto, porémSaídas nas lágrimas da marca benignaO ovo ocorreu na paz brandaEm alegria nasceu, no amém da féNada mais de dilemasA vida, em pé éCriatura que se elevaNa mata, nada mataVoa, luzes, voa, pules, voa

Eliseu OroColegiado/Descanso/SC

Edvaldo RosaConselho/São Paulo/SP

[email protected]

ÁGUA NA BOCA.

Ver-te assim, tão linda!Sorriso aberto na face,Lábios carmins insinuantes...Ver-te, assim, tão solta,Sobre pés tão delicados,Indo e vindo como um sonho,Entre as gentes...Dá-me água na boca...Parece que me afogarei em instantes!Em minha mente crio estratagemas,Para ter-te!E meu corpo treme, ardentemente...Parece que me perdereiDe desejos, em instantes!Ver-te, assim, tão perto de mimE tão distante,Causa-me espanto!Parece que enlouquecei em instantes...E assim, em tuas mãos, sem que se apercebasTens as rédeas de minha vida inteira!Ainda estas longe de mim.

CRITÉRIO CONVENCIONAL

O Critério Convencional,Ilegal ou ilegalDe fato existeE até persiste...

Sem ser inventado,Porém é encontrado...Talvez, fruto da evoluçãoDa humanidade em ação...

O Critério Convencional,Revestido de aspecto formal,Serve de norma de bem viverPara a gente ser e crescer...

Ele existe na linguagem,Nos conceitos de imagem,E nas regras, em geral,O Critério Convencional...

O mesmo dita tambémModos de vida que convémRespeitar, pra erros não cometerE as causas poder entender...

O Critério Convencional enfim,Sem discussão é aceito até o fim,Embora, às vezes, questionado,Outras vezes, é até valorizado...

Eloísa Antunes MacielDecana/Santa Maria/[email protected]

A ARTE, O ARTISTAE A NATUREZA

A Natureza ostenta:A sua pujança,Um misto de bonançaE de desafios...

A Arte representa:Os bens da natureza,Também suas asperezas(em tons semi - sombrios)...

A Natureza expressa a sua realidade,Em quadros de bonança ou de tempestade,Suscita o repensar perante um cataclismo...

A Arte, ao expressar a voz da natureza,Reveste cataclismos com genial beleza,Usando sua vertente, o expressionismo...

Enquanto a Natureza, em fim de madrugada,Desenha seus painéis, na tela da alvorada,A Arte os representa pelo impressionismo...

E nessa orquestração de Natureza e Arte,O artista se desvela, em sua contraparte,Sem pretender alçar-se à imortalidade...

Se a Natureza - Mater tem os seus segredos,Cabe ao artista (atento) desvelar enredos,E persegui-los sempre... pela Eternidade...

APELO

Mar toma os meus segredos,Envolve-os em tua revolta inquietação,Para que se desmanchem e se percam,No misterioso caminho da tua ondulação.

Leva também contigo minhas mágoas,Para que as misture, revolva e desfaça,No turbilhão confuso de tuas águas.

Depois, mostra-me a calmaria.De tua branca espuma faz um véu,Onde meus pensamentos se deitem,E, suavemente, derramados se espelhem,Na superfície efêmera de teu céu.

ÊXTASE

Na imensidão domar, meus olhosse perdem, navegamseguindo o balançodas ondas atéa beirada doCéu, ondeas cores semesclam.

Evane Barros BarbutoColegiado/Eugenópolis/MG

[email protected]

Felícia Terezinha Soares LopesPraeclarus/Caçapava do Sul/RS

[email protected]

Page 10: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

18 19 CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------

CABELEIREIROS

15% de desconto para os sócios do Clube dos Escritores

IVAN MARQUES

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Rua Riachuelo, 545 * Centro * PiracicabaFones: 3433-7077/3371-1077

Clóvis Rolim da SilveiraConselho/Piracicaba/[email protected]

PÁSCOA: NOVAS EXPECTATIVASBrindemos a chegada de mais uma Páscoa que se aproxima.

Que as mágoas se transformem em promessas de nova vida! Chegaremos à Páscoa, apesardos pesares! O sol vai nascer amanhã e mesmo com a terra fora do seu centro, vamosassistir ao nascer do sol, e saber que teremos mais força para enfrentar o amanhã.

Que o dia de hoje tenha um amanhã melhor, é o que nossospolíticos proclamam, apesar dos índices todos indicarem justamente o contrário. Vamosbrindar a queda do desemprego, a queda da fome zero, o fim das catástrofes, o fim do crimeorganizado e as glórias de um povo heróico, que merece um amanhã melhor. Vamos festejar,até o dia raiar, para que esses momentos não sejam esquecidos pelo nosso sofrido povo,que sempre terá um churrasco para compartilhar e festejar.

Ainda hoje fico pensando o que representa para nós, brasileiros,católicos espíritas ou crentes ou islâmicos, as tragédias hediondas que assistimosacontecerem todos ao dias. Prá que tudo isso, que finalidade têm essas catástrofe? OsLivros Sagrados do mundo inteiro nos ensinam a viver em paz, embora haja previsãoBíblica do final dos tempos! Mas parece que o julgamento final não significa muito paraessa pobre gente, que mais pensa em um dia valer-se do Turismo Espacial, para visitar aLua, do que de outra coisa. Ninguém crê no Juízo Final, mais vemos diariamente a respostada natureza tão agredida pelo homem, ou pelo bicho homem!

O predador nato que extrapolou as profecias e tantas previsõesde tantos profetas e gurus, pois sua letalidade transcende aos preceitos pregados pelosLivros Sagrados. O Bicho homem que tanto pode se preocupar com a arte e a poesia, comopode ser o motivo da devastação, que certamente leva a um Juízo Final provocada pelohomem. Se a resposta da natureza é essa, então teremos mais terremotos, maremotos,vulcões... Mas teremos de verdade, porque esses fatos não são coisas ilusórias, mas umaconseqüência, um castigo porque o homem teve a pretensão de se igualar a Deus, ma, nofinal, ao invés de se transformar em divindade, tornou-se o anjo Lúcifer!

Os avanços científicos são necessários para a humanidade enão para serem um aparato para satisfazer a vaidade. Tudo isso soa para o Senhor, que nãovê com bons olhos tudo o que acontece no planeta Terra... Tanta ganância, tanta ilusãopela matéria e pelo dinheiro, tanta má distribuição de renda, fazendo que poucos tenhammuito, e muitos passem fome. Será que não é o momento de se pensar em preservar o

planeta, do que almejar ir para Marte? Será que o Turismo Espacial ainda nãovai ser a saída para os problemas de todos nós?

Condorcet AranhaJoinville/SC/In memoriam

[email protected]

Francisco de Assis Ferraz de MelloColegiado/Botucatu/SP

O ARTESÃO

Velho artesão disse ao seu filho, um dia:Me ajude a terminar a minha obraPorque é pequeno o tempo que me sobraPara tê-la completa. E não mentia.

Meu pai, tua obra há muito está completa.Basta o nome assinar, depois datá-la.Será uma obra prima em qualquer salaOu de um museu de arte a mais seleta.

Veja, meu filho, esta figura rota.Onde o toque de luz de um Buonarotta,De um Ticiano ou de um Rafael, fecundo?

Uma grande obra nunca se completaSeja a de um gênio, seja a de um profeta.Nem Deus, menino, terminou o mundo.

SAUDADE

Mói-te o peito de novoOu trás desdém em teus lábios.É rancor, te diz o povo!Saudade, te falam os sábios!

EM TORRENTE

Se você se dedica a ativo trabalhoDe caráter sumamente intelectual,O passo é ao espírito dar agasalhoDeixando a ele a escolha do primordial.

A maneira de pensar é feita naturalmenteDepois de conscienciosos preparativos,Os grandes escritores adotam na menteA arte de valer-se de termos persuasivos.

Quando quiser escrever uma históriaDelineie o enrêdo, despreze o pormenor,Deixe para os meandros da memóriaDos recônditos, os detalhes surgem melhor.

A ideia deixe imersa na profundezaEspecífica da sua perspicaz mente,Onde ela adquire forma e sutilezaEntão jorram os conceitos em torrente.

Se escreve sobre um difícil tema,A melhor maneira é sobre ele meditarCom atenção e consideração extremaPor dias, para o desiderato alcançar.

O silêncio traz transformações notáveis,Dever-se-ia incluir a sala do silêncio no lar,Onde o cérebro e o coração sejam sondáveisE a paz no corpo e n’ alma possa predominar.

Frederico Eduardo WollmannTitular/Cachoeira do Sul/SP

Gabriele Loureiro BruschiPraeclarus/Porto Alegre/[email protected]

ALIMENTO DA ALMA

Minha vida não teria sentidosem a dança.Vejo-a como uma fonte de alimentopara a minha alma.Sem a dança, eu não existiria.

Page 11: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

20 21 ------------------- CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA -------------------

TEMOS SEMPRE UMA SOLUÇÃO PARA VOCÊ

Medalhas, Troféus, Placas, Gravação em laser, crachás,chaveiros,e outros produtos em metal, vidro, acrílico e pedra.

Rua Lima Barreto, 212/São Paulo/SPContato: (11) 2215-1133/[email protected]

CONFLITO POLÍTICOA política miguelense teve um período conturbado em sua

história. Por volta de agosto de 2011, a cidade de São Miguel dos Campos, Estado deAlagoas, com 60mil habitantes, a 60 km da capital Maceió, passou por um momento detransição política, que os miguelenses a consideraram de uma suposta ditadura.Aproximadamente 16 anos, a cidade foi administrada por uma só família. Nivaldo jatobáfoi eleito prefeito por dois mandatos consecutivos e Roseane dos Santos, sua chefa degabinete, que foi eleita e reeleita e administrou por quase dois mandatos. O candidato daoposição George Clemente, enfrentou seus adversários políticos durante quatro eleições,sem êxito. Sempre se reelegiam os que já estavam no poder.

Na quarta eleição, George convida o sobrinho do prefeitopara ser seu vice, Pedro Alves Jatobá o (Pedoca), aceita o convite, pois não era coniventecom o que acontecia. No final os dois assumem o poder provisório, se elegem legalmentee assumem em harmonia. O prefeito Nivaldo Jatobá, em seu primeiro mandato fez uma boaadministração, que surpreendeu e conquistou o povo.

Foi reeleito, mas seu segundo mandato deixou muito a desejar.Mesmo assim, confiaram nas propostas de um novo governo e elegeu sua chefa degabinete Roseane dos santos, uma jovem bonita, simples, integrante de uma família deoperários da Fábrica de tecidos Vera Cruz (extinta), residia com seus pais na Vila Operária.Ela não demonstrava interesse pela política, e sem experiência política, foi incentivadapelo prefeito e alguns amigos, e resolveu se candidatar á prefeita.

Foi eleita e reeleita, mas não fez uma boa administração. Quaseoito anos ficou no poder, o povo insatisfeito com os descasos com que eram tratadosdesejavam mudanças, achavam difícil porque o e-x prefeito usineiro, tinha influênciaspolíticas e poder aquisitivo,isso pesava muito para o apoio e fortalecimento político. Aponto de receber o apelido de ‘Faraó’, pela autonomia e por sua marca de governosimbolizado por uma Pirâmide, e slogan, “São Miguel Acima de Tudo”.

No primeiro mandato, a prefeita Roseane dos Santos,engravidou do ex- prefeito que a elegeu, dando á luz a um filho que recebeu o nome dopai. Mesmo transgredindo ás leis, ela continuou no poder, que gerou muitas críticas epolêmicas. Até que alguns parlamentares se indignaram com o descaso com que o povopassava resolveram dá um basta e fazer justiça.Que culminou na cassação da prefeita ,pelo Supremo Tribunal Federal ( STF), por unanimidade.Com a decisão do Supremo, opovo esperava a chegada do novo prefeito George Clemente , que se encontrava emBrasília. Ao chegar foi recebido pelos políticos e o povão, que o receberam com aplausos,apitos, bandeiras, carreata, carro de som e muita música.

As ruas ficaram repletas de gente, foi a noite inteira de festa,o povo já esperava por esse dia! O palanque foi erguido na Praça do Relógio, onde houvediscursos do prefeito, e dos vereadores e políticos convidados. O vereador Elson Vieira,na ocasião, sugeriu em lançar um projeto para aquela data ser comemorada como o ‘Diada Libertação dos Miguelenses’. No dia seguinte após toda aquela euforia, surgiu umcomentário que a dupla cassada, resolveu buscar recurso judicial, para prorrogar o mandato

por mais três meses. A notícia se repercutiu, em cada esquina surgiam comentários, opovo começou a ficar triste, não esperava que a alegria do dia anterior se tornassemelancólica. Mas o (STF), tomou conhecimento e depôs do poder a prefeita cassada, queentregou o gabinete do executivo ao prefeito George Clemente.

Que assumiu o último ano do mandato da ex- prefeita, emsetembro de 2011. Foi uma festa memorável! Vários parlamentares que muito contribuírampara que tudo acontecesse se fizeram presentes como: Deputados Federais João Lira,João Caldas, Célia Rocha, O deputado estadual Fernando Toledo, o Senador Benedito deLira, prefeitos e vereadores de outros municípios.

No ano seguinte de 2012, já eleito pelo povo, com uma vitóriaesmagadora, mais de três mil votos na frente do candidato a prefeito Nivaldo Jatobá.Mesmo estando inelegível se candidatou e foi derrotado.Também a ex-prefeita cassadase candidatou a vereadora foi eleita, mas não pode assumir, por inelegibilidade. No dia 1ºde janeiro 2012, George toma posse com prefeito eleito pelo povo, e dá continuidade ao

trabalho que começara. Com poucos recursos financeiros, passou porapertos, mas a coisa foi tomando forma e ele se reergue e segue em frente,com coragem e afinco, construindo, consertando, renovando e muito mais.

Maria Francisca Alves dos SantosDecana/São Miguel dos Campos/AL

[email protected]

Um livro de curiosidades é este “Contos & Magia”, de autoria de CarlosGustavo Fiorini, de Santa Cruz das Palmeiras/SP, Cadeira José Baptista deLuné, da Área de Letras, da Galeria dos Academicus Praeclarus do Clube dosEscritores Piracicaba. Lançamento da Editora Gráfica São Paulo. Contato:[email protected]

FIORINI LANÇA LIVRO DE CURIOSIDADES

Livro infantil é este “A Mata Misteriosa”, de Carlos de Morais, de SãoPaulo/SP, Cadeira Francisco Antonio Derin, da Galeria dos Decanos doConselho do Clube dos Escritores Piracicaba. Lançamento da ScortecciEditora. Contato: [email protected]

CARLOS DE MORAIS LANÇA LIVRO INFANTIL

Page 12: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

22 23 CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA ------------------- POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Maria Luiza Vargas RamosConselho/Florianópolis/SC

[email protected]

“SABE DE NADA, INOCENTE!”

Esta frase da letra de Gabriel Diniz ilustra muito bem nossaopinião sobre as grandes decisões do país, inclusive as políticas.

Enquanto os anônimos, o bando dos Zé Ninguém, nos quaisme incluo, se destratam nas redes sociais, os “grandes” se reúnem em amplas salas, aoredor de grandes mesas, fazendo todos os conchavos e coligações possíveis, desde quenão percam, ou consigam o poder.

Assim foi e continua sendo em relação, por exemplo, aos gastoscom a Copa do Mundo, anestésico perfeito para o clima eleitoreiro que se seguirá a ela.

Um xinga, outro elogia, mais outro desacata, fazem montagensde fotos, vociferam ofensas e os alvos... ah, esses não estão nem aí pra lado algum!

Se ganharem as eleições, se começarem a mandar, ou continuaremmandando e usufruindo desse poder corrosivo, outorgado por imbecis como nós,continuarão se lixando para essas guerrinhas inócuas nas redes sociais.

Meu filho e minha nora acabaram de chegar completamenteesgotados de mais um plantão numa emergência, com gente sofrendo em todos os cantos

do hospital, mal acomodados e mal assistidos. Mas, se o Brasil conseguirvencer a Colômbia nas quartas de final, quem se importa com isso? “Nãosabe nada, inocente”!

COLETIVO DE POETAS HOMENAGEIA THIAGO DE MELLO

Há mais de dois anos sem promover saraus, o Coletivo de Poetas está devolta. Dia 20 de março o grupo homenageou o poeta, tradutor e ensaístaThiago de Mello, no Empório Mineiro. O poeta amazonense será tema demini-palestra sobre sua vida e sua obra e rodas de leituras de sua poesia.O certame envolveu um sem número de poetas e intelectuais convidados,todos admiradores da vida e da obra deste importante autor brasileiro.Palestrantes: Alceu Brito Côrrea (foto), Carla Andrade, José Edson dosSantos e Menezes y Morais. Músico convidado: Nonato Veras

O livro “O Santo Sudário” é o primeiro volume de uma históriaemocionante, repleta de suspense, romance e emoção que irá prendero leitor do início ao fim. A autoria é de Adryadson Flabio Nappi, dePiracicaba/SP, Cadeira Emílio Nappi, da Área de Letras, do ConselhoAcadêmico do Clube dos Escritores Piracicaba. Edição do autor.Contato:[email protected]

ADRYADSON LANÇA PRIMEIRO VOLIME DE TRILOGIA

Filemon Félix de MoraesColegiado/Brasília/[email protected]

ANGOLA

Um uivo dentro da noite(é lua cheia)

Eu sou um loboganindo pra lua!— olhos fixos no mar –Do outro lado do Atlânticohá duas cidadesacesasna pupila dos meus olhos:Luanda — a lua cheia;Lobito — o lobo menino.Eu sou um lobouivando pra lua!a noite... o uivo... o cio...ecoam em meu coração.

Francisco Evandro de OliveiraColegiado/Belford Roxo/RJ

[email protected]

Geraldo José Sant’AnnaColegiado/São José Rio Preto/SP

[email protected]

O TEMPO

Deixa-te embalarNo castelo dos teus sonhos.Ouve a voz dos teus desejos íntimos.Navegue em busca dos teus ideais.

Porque, breve vem a saudade!A liberdade é teu lema, sente-a.Corre mulher! ouça o pulsar da vida.O mel da vida é o tempo, bebe-o!

Não desperdice.] Porque perdê-loé passar por ela sem viver.

SAUDADE

saudade da minha gentedaqueles olhares interrogadoresdaqueles rompantes de felicidadedas surpresas de cada dia

tenho saudades dos dias quentesda languidez das horasdo esconde-esconde do sole da lua entre as nuvensem suas brincadeirastão cheias e gostosasde ingenuidade e pureza

a saudade é algo que seguarda e se acalentase é triste não é saudade,é pena do que aconteceua saudade que guardome acorda a cada dia eme embala a cada noiteé companheira, é mestra,é amiga, é conselheira

tenho saudades...e é muito bom cultivá-la nosolo de minhas memóriasse houver algo além da vidalá vai ela – a saudade– comigo para além do tempopara lembrar-me daquelesdias, daquela gentesaudade é lição de amoreternamente presente.

Page 13: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

24 25POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Maria Gertrudes Horta GrecoConselho/Guaratinguetá/SP

SEJA FIRME

Sendo firme, acreditarNo que possa melhorarno dia-a-dia do ser...Sempre fazendo o melhorcom carinho e com amortudo haverá de obter....

Se cada ser assim tivero que melhor lhe convier,não terá o que reclamar...Acreditando, farásempre o bem praticará,]aprendendo a se dedicar...

Dedicação já constanteem toda a vida é importante,pois ensina a viver...Viver sempre com firmeza,]tendo consigo a certezada razão do seu viver...

ANO NOVO

Ano Novo chegouPisando em largas poçasCrianças de rua.Esmolando moedasPara o pão do dia seguinteDia de Ano Novo.Na promiscuidadePartilham estripuliasAté os cães vadios.Nas sobras do lixoUm cãozinho famintoFareja ao relento.Uma ratazanaNa penumbra do crepúsculoAtravessa a viela.Noite de sombra úmidaNuvens ainda visíveisSuspiros rosados.O Sol se levantaPreguiçoso no horizonteFeliz Ano Novo.

Ilda Maria Costa BrasilPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

Inês Tafarelo TuonPraeclarus/Piracicaba/[email protected]

Helena Curiacos NallinConselho/Cosmópolis/SP Iolanda Martha Beltrame

Colegiado/Santa Maria/[email protected]

Hazel de São FranciscoPraeclarus/São Paulo/SP

[email protected]

Pacotepacotinhopacotãoesperado com apreensão,quando outros mandam para gente,] mas se você preparar seu pacotede ilusõesde ambiçõesde desejosde almejose dele for tirandoalegrias e realizações,será felizconforme o pacote que você fabricouVocê venceu...você viveu.

RETRATO EMPRETO E BRANCO

Repousa sobre a velha cômodaum retrato em preto e brancobastante desbotado.Mão esquerdajunto ao queixo;sorriso leve, puroe encantador;cabelos ondulados presosao alto;nesses detalhes e em tudo maishá altivez e nobreza.Em preto e brancoquantos segredos guardaesse retrato que marcao início do século XX.

TRANSFIGURAÇÃO

Ser o nadaOu coisa marcadaSer o tudoSobre sons do prelúdioFantasias girandoDançando em altos maresOndas perdendo-seEcos respondemNos profundos valesGritos se formamCristais partindo-seSombras transfiguramTransformando imagens

NOVA MULHER

“Toda a mulher é belaSe bela é a alma dela”Assim falam os aisDe Vinicius de Morais.

Com plástica, mais jovem e bela.Se inteligente, mais se aprimoraUm charme a faz atraenteSimpatia a torna envolvente.

Não carece se esconderPor trás da timidez, sem quererOu do preconceito, inutilmenteSe força é sua maior qualidade

Por disparidades superadasMais mulher torna-se elaMulher para ser completaPrecisa ter coração,corpo e cabeça.

SÓ ATENÇÃO

Bom dia!Boa tarde!Boa noite!

Tão simples!Tão esperado!Quanto carinhoQuanta atenção!

Aqueles cabelos brancosno asilo sozinhosAbandonados à própria sortedesconfortáveis e tristesSó esperança ao longo dos dias

Apenas um cumprimentoBom dia, Boa tarde, Boa noitePra seus olhos brilharem...

Jamile AssefTitular/São Bernardo/SP

INDIFERENTE

Guardo de meu passado,pesadelos,sonhos elembranças.Às vezes me atrapalha,outras vezes se espalhanos neurônios de minha mente.

Embriagado, bêbado,pelo néctar suave e doce,dessa dura vida,de desperdício sem acalanto,meu coração palpita.

A violência do dia a dia,com gestos me consome.E no meu vago pensamento,qualquer esperança me absorve,me tornando indiferentea tudo que ao meu lado ocorre.

José Airton MellegaDecano/Piracicaba/[email protected]

Page 14: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

26 27------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------

José Keitel RibeiroDecano/Tres Corações/MG

[email protected]

José Angelo GiacomeliColegiado/Barra Bonita/SP

[email protected]

DEIXA Como apagar o seu nomeda minha imaginação.Imagina como seria bomeu dormir sem te prestar atenção. Deixa eu chorar a minha dorDeixa seu doutor.Que eu nem vou prestar queixaDeixa por favor. Deixa que o triste entristeçae quem sabe um dia te esqueça.Deixa que eu não quero nunca maissentir o seu calorDeixa que um novo amor apareça,Deixa por favor. Deixa ele ficar adormecido.Deixa eu tentar esquecero nosso amor bandido

CLAUSURA

O elo se partiu,Ela partiu,Ele ficou.

Ficou prostrado,Derrotado,Cheio de culpas,Se desculpando.

Ficou torcendo pro tempo passar,Pra tudo apagar,Pra tudo esquecer.

Tentando aturarO que não se atura.Sabendo ser justaAquela clausura.

Ficou...Só ficou,E, sequer, sabe comoAinda respirava,Pois a dor e o frio,Que ele sentia,O ar expulsava da massa doentia,Que, aos poucos, expirava,Que, aos poucos, se ia.

José Donizetti Nicolini GonçalesColegiado/Osasco/SP

[email protected]

José Nogueira da CostaConselho/Itajubá/MG

Leda ColettiConselho/Piracicaba/[email protected]

José Antonio NappiDecano/Piracicaba/SP

[email protected]

MENINA MORENA

Menina morena, és o lírio do campoQue perfuma, adorna, e embriaga meu serÉs o símbolo da beleza, bondade e encantoQue um dia me trouxe a alegria de viver

Tuas faces, morena, são pétalas de rosasTão macias, cheirosas e lindas que sãoMe faz desejar ser um pássaro, ter asasPra voar ao teu redor e pousar em tuas mãos

Menina morena, de longos cabelosNegros, sedosos, com perfume de florQueria ficar para sempre em teus braçosE em teus lábios macios, morrer de amor

Teu corpo, morena, tem curvas que matamOnde me perco pra sempre sem achar saídaPor isso te amo e afirmo soleneVocê é hoje, sem dúvida, a razão da minha vida.

TOQUE

Percebo que o toqueTe transformaTe tele transportaAo mundo das sensaçõesProvocando ebuliçõesTranscendendo as emoções.Percebo que o abraçoAconchegante, bem apertadoTransmite todo o carinhoQue com mil palavras ouVersos declamadosNão conseguem expressar eNem explicar o caminhoQue o gesto realmenteSignifica.Fascinante poder te tocar E ver você transbordarDe carinho e afetoDelatados pelo teuOlhar.

BEIJA-FLOR

Ele vem todas as manhãs quer façaFrio ou calor, quer haja sol ou bruma.E com muita destreza e muita graçaAs flores vem beijando uma por uma.

É um auriverde beija-flor que a taçaDo amor enxuga sem cautela alguma.Nem parece um ser vivo que esvoaçaMas uma simples e mimosa pluma.

Sua vinda porém me dilapida.É que quando eu o vejo, sedutor,As flores a beijar com tanta vida,

Me quedo a recordar, cheio de dor,Que alguém já foi a minha flor querida,Que já fui seu faminto beija-flor.

Ao fazer hidroginásticademonstramos que cuidamosda saúde, corpo e plástica,cada vez mais nos amamos.

SOU ISTO...

Sou espontâneae, muitas vezes, momentânea.Gosto de literatura contemporânea.Extravaso...A cada lugar, que passo,conforto-me num simples abraço.

Maria de Lourdes S. Rossi MachadoPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

AQUELA MENINA

Chamego chegado,dengoso,cheiroso, gostado.O cheiro é de matoe aquela menina,corada na cor,cheia de espanto (gostando no entanto)inocente da dorexala do corpoágua-de-cheiro,cheiro de flor.No agreste sem charcose viu encharcadano encharco do amor.

Leda Mendes JorgeColegiado/Niterói/[email protected]

Page 15: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

28 29POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Juliana Diniz JoséConselho/Londrina/PR

[email protected]

Maria Angélica B. dos SantosPraeclarus/Belo Horizonte/MG

[email protected]

Mara Sílvia Munhoz BerniniConselho/Jaú/SP

[email protected]

Luiz Barboza NetoColegiado/Florianópolis/SC

[email protected]úcia MartinsConselho/Ituporanga/SC

[email protected]

Marco Maurer Dalla VecchiaPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

Marcelo Astolphi MazzeiColegiado/Piracicaba/SP

[email protected]

NOVAMENTE ESPEREI

Esperei-te, em vão...Fiquei horas sentada na janelaOlhando o céuMe sentindo como a luaSolitária...Te esperando...

O telefone tocavaUma, duas, três vezesE não eras tu.Esperei-te ligar, e nada.

Fiquei horas acordadaPensando que vieste a mim...Foi a toa...Esperei por um abraçoCheio de afetoUm beijo loucoOu só a tua presença.Não vieste.Esperei-te, em v

OUTRA VEZ... NATAL

Meus olhos brilham e se encantam......com o mundo mágico do natal

Meu coração se enche de emoção...... aquece um berço no meu coração

Minha mente despolui os pensamentos...... que não condiz com a beleza do momento

Minha alma paira em uma dimensão...... de amor e paz com o meu irmão

Minha vontade que esta multidão...... tenha a bondade de repartir o pão

Minha esperança que com Jesus nos corações...... solidárias sejam todas as nações

Meu desejo é que permaneça no mundo inteiro...... Jesus criança de janeiro a janeiro

DELATORA

Uma porta viciadaem ranger, quando a toco.Por que choras, velha porta?Tens as dores do teu tempoou mexericos a contar?Meus passeios escondidos,meus sapatos sem calçar?Chora porta, bem baixinho.

Ou para de ranger!O barulho incomoda;uma escolha há de ser.Se não calas, lubrificoa dobradiça enferrujada.Desse modo ninguém ouve,desse jeito ninguém sabe;só a noite que me viue o travesseiro que me cabe.

PEDRA SOBRE PEDRA

Em nosso caminho cruzampessoas desagregadorasque nos causam transtornam.No dia a dia, a vidase encarrega de isolá-lase, quando do reencontro,mostra que os problemasse transformam em passado.

DENÚNCIA

Sei que deturparão minhas palavrasAo longo dos séculos que virão.Dirão que sou mais um louco que lavraAs mentiras que nascem da ilusão.

Mas mesmo assim quero dizer sem travasO que aprendi no uso da razão,E livre do temor que me anulava,Grito ao mundo a minha convicção:

São os embustes que aprendi a verHá muito escritos no livro ardilosoQue nas entranhas dogmas encerra.

Foi assim que o mal turvou o saberQue faria do homem o valorosoRecipiendário de Deus na Terra.

DELIRANTE

Um olharUm semblanteSuas mãos delirantesSomam vícios gritantesNas masmorras da minha ilusão.Sua boca estonteanteDe delírios excitantesDe palavras escaldantesDe sons insinuantesJorram peças de um diamante.Seu corpoDe cores ofegantes.De tristeza elegante.De choro silencioso.De abraços sufocantes.Percebem minha inquietação.Sua almaDe tons púrpurosDe calor esfuzianteBusca acalmar a minhaTrazendo-me ao finalA realidade na minha imaginação.

TERROR NA ESCOLA

O chão da escolamanchou-se de vermelho e dorNos corredores ecoam aindatiros gritos choros – surpresa e pavor

O ar da escola movimentou-se diferenteCrianças correram, professores esconderamsem rumo, sem saída, buscaram saídas

A menina baleada – anjo mensageiroencontrou no guarda a guardaque, nas escadas, desfere a bala que calao estrondo da loucura que fere fundo

O chão da escolamanchou-se de vermelhodore água nenhuma limpará a manchaque vermelho o chão ficou

folhagens

verdejantes

trazem-me

alegria

e

harmonia.

Nilza de July Costa e SilvaPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

Page 16: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

30 31POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Milton Mariano de SouzaColegiado/Governador Valadares/MG

[email protected]

Marcelo de Oliveira SouzaConselho/Salvador/BA

[email protected]

POETIZAR

Poetizando o mundo O poeta faz sonhar, Poetizando o leitor O poeta faz amar, Poetizando o estudante O poeta faz crescer, Poetizando o idoso O poeta faz rejuvenescer, Poetizando a natureza O poeta vai proteger, Poetizando a vida O poeta vai crescer, Poetizando a família O poeta vai unir... Poetizando a poesia O poeta vai se eternizar!

NÃO EXISTE COMPARAÇÃO

O Brasil anda sofrendoUma crise sem igualE o povo já querendoMudança radical!

Pra todos terem mais sossego,Que hoje nos é negado,Um governo sem apegoA tudo que nos é roubado.

Ignora toda açãoQue seus seguidoresPratiquem corrupçãoE só recebem louvores.

O povo brasileiroVive sempre assustado,Vê sumindo dinheiroSem rumo, ignorado.

Quebraram a Petrobras,Nossa maior estatal,E sabem como se fazUm golpe fenomenal.

Presidenta quer reeleição,Usando todo artifícioMente com tal perfeiçãoPois sempre foi o seu ofício.

O seu nobre opositorTem um nome a zelarPois foi um grande gestorDe um estado a governar.

Não existe comparaçãoQue possa os igualar.A Dilma é o PT em açãoQue já deu o que falar.

ÚLTIMO DOS ÚLTIMOS

Não vim para ser o primeiro,Nem o último dos medianos.

Mas posso vir a ser apenasUm dentre os seres justosA fazer repensar a JustiçaEntre os homens de bem

Tão atraídos pelo mal,Melífluo, fascinante,Serpente sem chocalho,Ataque súbito, cilada,Retorno impossível.

Não vim para ser o primeiro,Nem o último dos últimos.

Mas quero crer e quero verQue não estou, que não ando só,Demente, de ancinho somente,Para enfrentar a trilhadeira!

TRISTE OLHAR(homenagem ao Odilon Santos Silva)

Triste é o olharQue miram no espelhoTão grande é a profundezaQue desvela a alma,

Triste são os olhosQue transbordam em lágrimasPenetra na almaInvadem a mente humana.

Triste são os olhosQue buscam um olhar sem direçãoPercorre kilometros de distanciaSem desviar o olhar do chão.

Triste é o olharQue não pode mais te verAprofunda no coraçãoSó encontra saudade de você.

Triste são os olhosQue procura encontrar vidaUm sinal! Uma esperança!Mas só encontra lembranças.

Triste é o olhar dos meus olhosQue procura uma saídaToca o sino! Cai a ficha!Você se foi: é a nossa despedida.

Nadir Silveira DiasConselho/Porto Alegre/[email protected]

Odila PlacênciaTitular/Barueri/SP

[email protected]

Neide de Oliveira SilvaEmérita/São Caetano do Sul/SP

[email protected]

NOITE DE LUA CHEIA.

Lua cheia, numa intensa claridade.Clima agradável. Noite morna.Uma brisa suave e esta saudade!

Da minha varanda a vejo tão linda, tão branca!O céu parece ser todinho meu.Será que tu a vê, assim como eu?

Pego o telefone sem fioe sem sentir algum frio envolver o meu corpo,te ligo, e peço para sair à janela.

Olhar o céu só por um pouco.Contemplar a maravilha que vejo nela!

Apesar da distância que separa nossos corpos,sentir o clarão num mesmo instante,iluminando o meu e o teu rosto.

Nos entregar num deleite amoroso,até cansarmos de ficar olhandoela desaparecer na madrugada.

Por nenhum momento, vê-la escondida.E ficar assim, no sereno, bem envolvida.Sereno que me deixou toda molhada.

Depois, desligar aquele colóquio distante,que nos fez ficar tanto tempo conversando,sem ver nossos semblantes.

Tu em tua janela e eu na minha varanda,ao telefone, contemplando a mesma lua; – namorando, como velhos amantes!

Ricarda Maria Leal AlvimDecana/Miracema/RJ

[email protected]

ÁGUAA água vem e purifica,molha o que a gente semeia.Não lava a língua que fica,falando da vida alheia.

Page 17: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

32 33POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------------------------------------------------

DESEJO

Eu desejo para toda humanidadea paz, alegria, harmonia e amordesejo também intensa felicidadeque o homem não sofra dor.

Quero que haja paz na nossa terraQue os homens vivam felizesQue não haja jamais guerraQue não haja trevas e deslizes.

Que o homem não destrua a naturezapara depois nunca tristemente sofrero homem não pode destruir a belezaque haja doçura, bondade e saber

Os caminhos da humanidade seja brilhantepara que o homem não seja sofredorviver com o próximo e seu semelhanteter no âmago do coração só amor.

REFLEXÃO COSMO/ETÍLICA

Se o nada não existee o espaço é infinito.O tempo não teve começo.Imagino, – imaginar pode –,que o bóson de Higgs, - que tal –.pode estar muito bem, contido

nesse caneco de chope.

Paulo Dias NemePraeclarus/São Paulo/SP

Paulo Alberto GarbusPraeclarus/Curitiba/[email protected]

Pedro de Quadros Du BoisPraeclarus/Balneário Camboriú/SC

[email protected]

Reginaldo Costa de AlbuquerqueConselho/Campo Grande/MS

[email protected]

Pilar Reynes CasagrandePraeclarus/Rio Claro/SP

[email protected]

Othniel Fabelino de SouzaConselho/Ribeirão Preto/SP

SINFONIA DAS ANDORINHAS

O poste retorcido é clave de sol!Um punhado de andorinhasEscreve uma sinfonia ao arrebol,Na pauta das linhas telefônicas.

EU QUERO VER VOCÊ

Eu quero ver vocêDe outra maneiracom olhos puroslivres de malíciade censura e intenção

Eu quero ver vocêbem diferente]Com os olhos claroslúcidos e limposde maldade ou condição

Eu quero ver vocêSantificadaCom olhos de devotoE apenas admirarO templo de sua alma!

Eu quero ver vocêigual irmã ou filhado imenso Pai EternoE conviver contigoNo bater dos corações !

DÓ RÉ MI

Sirvo mais uma taça amarguradae avivo um sentimento que me invade...Entre insônias e esperas não sou nada,fundas rugas cinzela esta saudade...

O cuco lembra que é alta madrugada...Soluça um violão e vence a grade,teu canto em dó ré mi chega à sacadae enche o meu coração de ansiedade.

Deita-se o luar na alva luz da aurora...Entras... sobes a escada... O quarto agoratraduz um tempo que suponho extinto...

Ao sol o desalinho é triunfal!São marcas do pecado original,ou ainda estou bêbeda de absinto?

EU QUERO VER VOCÊ

Eu quero ver vocêDe outra maneiracom olhos puroslivres de malíciade censura e intenção

Eu quero ver vocêbem diferente]Com os olhos claroslúcidos e limposde maldade ou condição

Eu quero ver vocêSantificadaCom olhos de devotoE apenas admirarO templo de sua alma!

Eu quero ver vocêigual irmã ou filhado imenso Pai EternoE conviver contigoNo bater dos corações !

Renato Afonso MoreiraConselho/Montes Claros/[email protected]

Rita Bernadete Sampaio VelosaColegiado/Américo Brasiliense/SP

[email protected]

É!

A vida sempre foi, é e será,Contradição sem fim.Muitos são os conhecimentosQue desembocam em sabedoria:Em tudo tem e há o bem e o mal,Em eterna interação;

Às vezes, a sabedoria está em aceitar;Outras, em conhecer para compreender;E, ainda, em discernir para interferir.

Aceitar exige humildade,Saber suscita confiança,Atitude traduz determinação.

FLORES AZUIS

Por que não vejo flores azuis?Nosso planeta é azul.Onde estão as flores azuis?

Page 18: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

3534 POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Hercília Gomes SiqueiraColegiado/Uberaba/MG

[email protected]

NO TEMPO DE TODOS OS TEMPOS

No tempo de todos os tempos,seremos livres, caminharemos nus, de mãos juntassobre a areia fina da praia deserta,só nós dois...Nos banharemos na água morna do mar imenso.Eu, serei tua Eva, e tu serás meu Adão,seremos únicos, e haverá para nós, o paraíso...

No tempo de todos os tempos,não mais existirá Labão, sendo assim, me terás por Raquel no nosso presenteque se fará sem escravidão dos sete anos de angústias.Eu te terei por Jacob, sem as amarras de Lia...

No tempo de todos os tempos,o tapete das águas do marnos transportará ao horizonte azul do céu,e o sol dividirá conosco sua luzpresenteando-nos com seus raios cintilantespostos sobre nossas cabeças,tal qual auréolas de Querubins e Serafins...

No tempo de todos os tempos, nos permitirãocomer da fruta que já não mais será proibida.Haverá a tão sonhada paz.Então, desfrutaremos da verdadeira felicidade,pois poderemos contar aos astros e estrelasque nos amamos imensamente...

No tempo de todos os tempos,brotará na terra flores de cores mil. Poderás me ofertar um ramalheteorvalhado com tuas juras, em cada alvorecer.Ornarei meus cabelos com elas todas as manhãs,e quando cair a noite,perfumarei nosso leitocom as pétalas doadas de teus carinhos...

No tempo de todos os tempos,dormiremos o sono tranqüilode duas almas gêmeas se completandona mais perfeita comunhão de sentimentos nobres.Seremos embalados neste suave repouso,pela melodia da natureza,que é a perfeição Divina...

CALMARIA

Quando a quentura do solse desmancharem sombras,farei um jantarzinhopara nós.

Preciso aquietar meu espírito doloridoe encontrar não sei ondeuma tufada de brisaque perfume o meu dia.

Juro que não sabiaser tão reala minha fragilidade.Ai, que saudadeda antiga levezada minha poesia.

Valdemar Alves JúniorConselho/Fortaleza/CE

Soely Regina Camargo ManuelColegiado/Itápolis/SP

[email protected]

ENIGMA

Vemos o dominó agoraAs peças soltas do ladrilhoArranjos, combinações de zero a seisSeqüências em duas a oito fichas

Vamos à moeda agora,Para vencer uma a maisSe revelar cara ou coroa,Duas faces

O realejo executa a partitura musicalNotamos painel eletrônicoO controle remotoA animação audiovisual

No tempo que se despediuSem voltaO flash do momentoO que ele traz. Vera Regina de Barcellos

Conselho/Florianópolis/[email protected]

Yara Regina FrancoPraeclarus/Araraquara/SP

[email protected]

Terezinha Ofélia N. RennóColegiado/Itajubá/MG

[email protected]

Valentina Kroeff SperbPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

INQUIETUDE

Ainda dormirei aqui, mais uma noite.Porém, a todo o momento,as mesmas dúvidaso mesmo tormento... Quisera esquecer o óbviomas quando os olhos fechosozinhaos lençóis brancos do imprestável leito,persistem nas perguntas... ...E o tempo passa lentoa mente a revolver sementesque não germinam em solo árido. Meus olhos queimam meu corpo dóio leito rodao medo crescee a aurora chega indiferente...

Amiúdeesbarro na inquietude... Quiçá o tempo sepulteMeu malfadado fado...

MEU AMOR, O COMPUTADOR. O meu computadorCasou comigo,Tem muito do que preciso:Conversa,Escuta,Não reclama,Diverte,Joga,É inteligente e às vezes ganha.Os meus amigos sempre chama,Traz notícias do mundo.Ele sabe quem eu sou,Respeita-meE ao seu modo me ama.Não fico longe do meu amor,Você, meu computador!

MOMENTO MÁGICO!

Não esquecerei o diade ontem.Mágico para mim,mágico para vocês.Tenho que agradecerpelo momento,o momentode um sonho realizado.

RUMOS...

Rumo...Pelos caminhos que busco...Pelos atalhos que seguem...Pelas veredas que via...Pelas guias que ensina...Pelos cantos do mundo...Rumo:Pelos ventosVentanias...Pelos cantosCantorias...Pelos maresMaresia...Pelas campinasCampesinas...Maria... JoãoRumam em romariaAo nascimento de Jesus!

Page 19: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

BANDEIRA BRASILEIRA

Bandeira Brasileira!Nosso símbolo sagradotremulando entre o céu e a terra,em cada aceno de encontro ao vento forte,recorda-nos episódios grandiososde nosso histórico passado...

Bandeira Brasileira!Nosso pavilhão adorado,um imenso tecido de glórias,desfraldada sobre nós,evocando-nos a grandezade nossa querida Pátria...

Bandeira Brasileira!Empunhada pelos desbravadoresde nosso rico território,em acenos de perspectivas,de gloriosas descobertas,em um solo tão fecundo...

Bandeira Brasileira!Retrato da nobreza de um povo,que vibra com a sua imagem venerada,orgulhando -se em defendê-la,com a alma transbordando de ufanismo,e o coração a jorrar brasilidade...

37

Therezinha de Jesus LopesAssinante/Juiz de Fora/MG

36

PROMESSAS

“Amo você por toda minha vida!”Dizias baixinho ao meu ouvido.Mentira... Quanta mentira!“Não vivo sem o seu amor,não lhe deixarei jamais!Promessas...Promessas de amor fingidodizendo ser infinito e infindo.seu corpo ausente,de minha cama e vida.O calor deixado por ele,ainda sinto em meu lençol.Lembro...Quantas juras de amor fizemosembalados pelos “Blues”de Holliday e B.B KingRolando no tapete,do apartamento em NYfalando de sonhos,da vida e coisa e tal.Hoje recordo tudo o que passoucom saudade e grande dorvocê jurou!Prometeu e esqueceua fidelidade constante,desprezou um grande amorjogou-o ao léu sem pudorferiu meu eu e desencantoua poesia dessa paixão.

Marice PriscoConselho/Rio de [email protected]

PRESENÇA

Durmo o espaçode tua ausência.Acordo o momentode tua presença.

Ver-teé surgir num instantedo tempo infinito;é viver o presente no tempo imutável;é esquecer o momentono espaço vazio.

Tua presença imobiliza o tempoe transforma o segundo,a eternidade de tua presença,num sonho constante.

Entre um momento e outrode tua presença,só conto os minutosde tua presença.O resto é silênciode espaço vazio.

A volúpia do tempoPára no êxtase de teus beijose na desesperada angústiade te ver chegar.

Não sofro tua ausência,pois a esperança de ver-te novamente,anula a distância.

Wilson Rosa da FonsecaColegiado/Rio Grande/RS

[email protected]

Carlos de MoraesDecano/São Paulo/[email protected]

DAS ÁGUAS PARA O POMAR

Aquela bela sereia que avistei saindodo mar,Em pleno mês de maio com um chapéuna mão,Pensei ser um delírio de um poeta deplantão...Buscando em tudo que vê motivo deinspiração!

Seus lindos cabelos pretos olhosescuros a brilhar,Com sua face tão cálida, na areiasolitária a vagar,Talvez, nunca mais voltasse pra ondasdo mar...Quem sabe permaneceria na beira dapraia a cantar!

Fim de outono, vento soprando,inverno chegando,A sereia novamente adentrou as águasdo mar e sumiu!desta vez não se transformou numafigura irreal...

fora encontrada, num lindo eaconchegante pomarcom belo chapéu branco, mas semmostrar a face,de braço esticado colhendo goiabaspara se deliciar.

Page 20: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão

38 39POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

AMADA POESIA

Deixaste-me aqui com a solidãoE a soberba da ciência traiçoeira;Cheia de si, dona da razão,A vangloriar sua glória passageira.

Volta, amada minha!Sem ti a saudade avançaE o universo, antes infinito,Vive só da tua lembrança.

Por ti, abstraí-me do desgostoE fiz-me verso por um diaSó para lembrar-me do teu gosto,Minha amada poesia.

Zeila Fátima GiangiácomoDecana/Sorocaba/SP

[email protected]

Wagner Luiz AndrioteColegiado/São Paulo/SP

[email protected]

Quem conheceu você?O campoO solNa noite, a luaNo tempo, o vento Na chuva, nuaVocê existiu.

Você viu a belezaque ninguém viu.Sentiu a solidãoque ninguém sentiu.Viveu para alguémque loucamente amoupor ele morreu e nuncacontou quem seria esse reique mereceu seu perfume

sua cor sua vida sua dorque mereceu sua graça: amorde quem silenciosamente passa.E mais linda que você existiu alguém?

Acadêmica Hazel de São Francisco, de São Paulo/SP, Cadeira DamázioCardoso Monteiro, da Área de Letras, da Galeria dos AcademicusPraeclarus do Clube dos Escritores Piracicaba, recebeu o “PrêmioExcelência”, outorgado pelo Círculo de Escritores Moçambicanos naDiáspora, em reconhecimento pela divulgação da literatura lusófona.Recebeu ainda o “Prêmio Luso-Brasileiro de Poesia”, outorgado pelaSociedade Cultural da Ilha da Madeira, pela sua contribuição à literaturaLuso-brasileira. À homenageada os nossos parabéns.

HAZEL RECEBE PRÊMIOS INTERNACIONAIS

Acadêmico Valdemar Alves Júnior, de Fortaleza/CE, Cadeira Salvador deToledo Piza Júnior, da Área de Letras, do Conselho Acadêmico do Clubedos Escritores Piracicaba, recebeu o “Diploma de Mérito Acadêmico”,outorgado pela Academia Brasileira de Estudos e PesquisasLiterárias,pela sua dedicação à cultura. Recebeu ainda a “Medalha deMérito Categoria Ouro”, outorgada pela Câmara do Livro, pela suacontribuição à literatura com a publicação do livro “Ronda Poética”. Aohomenageado os nossos parabéns.

DELEGADO DE FORTALEZA É DUPLAMENTE PREMIADO

Paulo Murilo Carneiro ValençaPraeclarus/Recife/PE

[email protected]

O MUNDO ÍNTIMOHoje...Na varanda, a cadeira de balanço vai para frente e para

trás, ao embalo do corpo gordo da velha que de olhos fechados, cadencia-seao ritmo das lembranças.

A adolescente chega à porta da sala conjugada que secomunica com essa varanda e, respeitando o repouso da idosa, então retrocede.Que avó Raquel fique aí, com as recordações naturais da própriaidade. Seu mundo íntimo de ontem!

José Roberto PanaiaPraeclarus/Piracicaba/SP

ADORMECIDA

Ela me quisEu dei meu amorEla gostouEsse amor a seduziu

Fez cobrança depoisDisse que antes era maisfelizCulpou-me porque fui euQue na sua vida apareci

Ela estava na delaE ao mesmo tempo inquietaPrecisando de um amorQue a fizesse despertar

Que paradaEstava como o tempoAnos separadaEsquecida do amor viviaComo uma adormecida

Que precisava de alguémQue fizesse sentir o prazerDo amor e da vida

Quando tudo acabouEla me culpouPor ter o tempoPerdido comigo

Mas esqueceuQue passou o tempoMais feliz de sua vida

Acadêmica Elda Nympha Cobra Silveira, de Piracicaba/SP, Cadeira VitórioÂngelo Cobra, da Área de Letras, do Colegiado Acadêmico do Clubedos Escritores Piracicaba, está preparando o seu novo livro, desta vezde crônicas, que foram publicadas nos jornais da cidade nos últimosanos. O lançamento será do dia 19 de abril, no Auditório da Escola deMães Branca Motta de Toledo Sachs. Participe.

ELDA LANÇA LIVRO DE CRÔNICAS

Page 21: PARTICIPE DA CAMPANHA DO MAIS UM 248 - …files.comunidades.net/clubedosescritores/Escritores__Marco__15.pdf · QUINZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 032 - Gilberto Peter Caramão